Vous êtes sur la page 1sur 2

BACHARELADO em Sistemas de Informao EaD UAB/UFSCar Fundamentos de Sistemas de Informao Prof. Dr. Nocles Alves Pereira Prof. Dra.

. Ana Rita T. T. Argoud

Curso: BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAO Disciplina: Fundamentos de Sistemas de Informao Atividade Avaliativa Tarefa: AA 3-2 Data de envio: 11/03/13 Nome do Aluno:

Respostas para esta AAT: Questo 1) Considere de um lado as dimenses humana (foco nas pessoas),

tecnolgica (foco em software e hardware) e organizacional (foco nos procedimentos e prticas gerenciais) e de outro lado as dificuldades do uso do comrcio eletrnico (tpico 3.4.4 da Unidade 3). Selecione uma das dificuldades e a comente frente a cada uma trs dimenses. Para fazer os exerccios 2 e 3, identifique uma empresa que possua comrcio eletrnico, que voc conhea bastante ou da qual j fez uso. Segurananas informaesqueo clienteenviapela Internet,comosenhase dadospessoais, devidoa, por exemplo,programasquese instalamnos computadoresdosusurios(spyware), semsua autorizao,e quepodempegare enviaras informaesdos clientespara outros destinos; DimensoHumana:Os Clientes ainda que confiem na loja virtual podem ser prejudicados por programas que esto indevidamente instalados em seus computadores. A conscincia deste risco faz com que as pessoas prefiram o mtodo tradicional que o uso dos servios pela internet. Para aumentar a confiabilidade, alguns bancos solicitam as informaes no via teclado, mas clicando em imagens apresentadas pelo navegador, fazendo que mesmo que o sistema possua um keylogger (programa que l todas as teclas digitadas) as informaes sejam perfeitamente protegidas. As pessoas precisam sentir que suas informaes esto sendo bem cuidadas. DimensoTecnolgica:Para que as informaes sejam protegidas existe uma srie de formas de criptografas os dados, e formas para que ainda que o computador do cliente no esteja protegido, alterando a forma de coletar as informaes, conseguir protege-lo de possveis roubos de dados. DimensoOrganizacional:A organizao dever criar procedimentos para que o cliente consiga atravs da internet ter confiana para transao comercial. Pode oferecer diversas formas de pagamento, incluindo o boleto bancrio que permite que no seja entrada senhas ou maiores informaes, alm do pague seguro, que caso acontea um imprevisto, o cliente possa reaver seu dinheiro. Alardar muito quanto os riscos de ter seus dados roubados no uma boa prtica, pois este procedimento reduz a

confiana. A organizao deve demonstrar que seguro, e criar mecanismos de reduzir os riscos.
Questo 2) Cite o nome da empresa. Na figura 5 da Unidade 3, indique em que cubo,

de 2 a 8, voc alocaria esta empresa e justifique. Por que voc acha que foi excludo o cubo 1 entre as opes dadas? Empresa:Casas Bahia Posicionamentono Cubo:5 Tipo de produto fsico, pois eles vendem coisas reais. Em outras palavras, vendem tomos e no bits. Tipo de agente fsico: As casas Bahia j existia fisicamente antes de criar seu CE. Porm, o tipo de processo virtual no estudo de caso do site de vendas das casas Bahia, porque acontece atravs da internet e no presencialmente.

Exclusodo Cubo1: O cubo 1 foi excludo porque representa o estudo de caso de uma empresa que no tem senhma dimenso (produto, agente, processo) de forma virtual. E a empresa escolhida sob o critrio de ter comrcio eletrnico.

Questo 3) Classifique a empresa indicando em que clula da tabela 5 da Unidade 3,

ela mais se aproxima. Justifique esta classificao. Cdulaque maisse aproxima: Comerciante / Misto B2C. Uma loja que vende diretamente para seus consumidores finais, no nosso caso tem instalaes fsicas e procedimentos virtuais para compra.

Vous aimerez peut-être aussi