Vous êtes sur la page 1sur 7

Prezado Prof.

Dalpian,

Venho aqui em pblico prestar esclarecimentos em relao ao comunicado intitulado "MEC na UFABC", esclarecimentos estes necessrios diante do retorno que o Sr. nos providenciou.

Inicialmente, gostaria de agradecer sua resposta. Como expressei diversas vezes, acredito na transparncia como fundamento de todo sistema constitudo por representantes eleitos. Neste sentido, suas ltimas manifestaes como docente e vice-reitor contribuem para o fortalecimento da transparncia dentro da UFABC e complementam os recentes posicionamentos da Reitoria publicadas no Portal.

Conhecendo tanto meu estilo de expresso quanto sua atitude contumaz de reao, posso dizer que sua resposta no me surpreendeu. Mesmo assim, procurei em seguida entender a origem do tamanho espanto que a leitura da minha mensagem gerou em voc. Naturalmente, como pano de fundo, haviam os ltimos atos da Reitoria. O resultado foi o seguinte texto:

Representados, representes e cobrana A relao entre representados e representantes varia de pas a pas. Em um extremo encontramos alguns pases rabes, a exemplo do (antigo) Egito e Sria, nos quais polticos so eleitos como candidatos nicos e eternos. No outro extremo h pases como Japo e EUA, nos quais os eleitos so fiscalizados e cobrados continuamente ao longo de seu mandato. No meio, encontramos outros pases, o Brasil entre eles. Neste caso, candidatos so eleitos democraticamente e ao longo dos anos de seu mandato representam nas suas atividades exclusivamente seus prprios interesses ou ideias. Esta situao se constitui no porque nossos candidatos so melhores ou piores que em outros pases: porque

os cidados no consideram que tm alguma influencia sobre eles e, frequentemente, acreditam que deste jeito eles (os eleitores) podem ficar despreocupados e livres para cuidar de suas vidas. Esta atitude culturalmente enraizada no Brasil e gera pelos menos dois efeitos: (a) o eleito fica a vontade de exercer seu mandato da forma que ele bem entende, com ou sem relao com os interesses dos seus eleitores; (b) uma vez feita a eleio, os representados no cobram seus direitos dos eleitos, se satisfazendo na melhor das hipteses em encaminhar solicitaes aos dirigentes.

Nossa cultura carregada para todos os lugares. Quando conheci o sistema eleitoral no Brasil, levei um choque: Os principais candidatos presidncia e prefeitura apresentaram sua plataforma eleitoral, quando tinham uma, no ltima dia das eleies. Em relao a campanha eleitoral do Prof. Waldman, em 2010, quantos de ns recordamos a plataforma eleitoral?! Quanl foi sua proposta de poltica para a universidade? Qual foi a diferena das propostas da outra candidata, Profa. Adelaide?1... provavelmente no muitos lembram. Porque no? Porque esta plataforma foi apresentada nos ltimos dias e portanto no foi discutida nos debates. O foco foi os chaves "Responsabilidade", ""Qualidade" e outros do mesmo gnero. Sem compromissos, o eleito sente a vontade de exercer a poltica e gesto que achar por bem durante 4 anos. Os eleitores, por sua vez, possuem apenas noes difusas das responsabilidades e compromissos do dirigente e suas prprias obrigaes e diretos. Nestas condies os dirigentes ficam a vontade de ditar os rumos por quatro anos com o mnimo de interferncia por parte da comunidade. Cobrar os erros e correo de rumos percebido tanto pela comunidade quanto pelos dirigentes como falta com o respeito e ousadia descabida; definir as polticas, nem pensar.

Colocado desta forma, pode parecer uma mentira, e a rigor, ela . Como em toda instituio organizada hierarquicamente e representativamente, as principais
1

Cabe observar que fui membro do comit eleitoral da Profa. Adelaide.

decises so tomadas por rgos compostos por colegiado de membros, sendo nos superiores o Reitor um membro presidente que nem vota. Ledo engano. Estimo que, no ConsEPE e Consuni 80% das matrias (fora itens simples) so elaboradas, apresentadas e apoiadas pela gesto. Destas, quase 100% so aprovadas com mnimas alteraes, mesmo aps horas de discusso. Que eu me recordo, a Reitoria no aprovou uma proposta sua somente em dois casos: (1) Informe ao MEC de que o pacto assinado pelo Reitor com o MEC fica sem validade, dado que o Reitor no cientificou o Consuni de sua existncia, muito menos foi aprovado por ele2; (2) Interrupo das aulas de graduao pelo Consuni. Os meios pela qual a Reitoria consegue uma taxa de aprovao to alta so um assunto complexo para este texto, mas o fato que uma vez o Reitor ou um dos pr-reitores encaminha sua proposta, a chance desta ser alterada significativamente beira a nulidade.

Agresso e desrespeito: Em palavras ou aes Tudo isso dito, voltamos a questo principal: A origem do espanto e indignao do Vice-Reitor. Nos ltimos anos venho apresentando constantemente crticas severas gesto do Prof. Waldman e esporadicamente elogios. Estas crticas ou elogios so normalmente pontuais, sobre casos especficos, e raramente genricos, uma espcie de anlise3. Minha ltima mensagem no foi diferente: Foi parcialmente factual e parcialmente analtica.

J Prof. Dalpian a recebe, como foi o caso em eventos anteriores (comunicaes pessoais), como sendo "calunia, falta de compostura e de tica, desrespeito e agresso ... ataca de forma desenfreada e desproposital toda a equipe dirigente da UFABC..."
2

Trata-se de um pacto assinado pela Reitoria com o MEC, na qual o Reitor aceitou abrir em um futuro campus de Mau alguns cursos especficos. Observa-se que, at onde eu saiba, o Reitor nunca apresentou ao Consuni os termos do comunicado aprovado. 3 Os leitores que fazem parte do corpo do CMCC poderiam testemunhar o nvel de detalhismo dos meus relatos como representante junto ao ConsEPE, entre outros.

No cabvel entrar aqui em contra-argumentao, pois Prof. Dalpian no forneceu nenhum elemento para substanciar seus sentimentos e avaliaes 4 . Mesmo assim, vejo na sua reao a expresso do tpico dirigente eleito que ao sentar na cadeira, sente-se livre das amarras dos representados e acredita ser incabvel receber crticas a sua atuao, ou ao menos quer escolher a forma e contedo destas. Vejamos os termos usados por ele: "falta de tica... desrespeito e agresso". Por vezes uso expresses lingsticas fortes e diretas, verdade, que podem ser consideradas agressivas. Neste contexto, o uso de expresses agressivas muito mais impressionante do que a prpria ao.

Explico, usando um exemplo concreto e real. Em uma reunio do ConsEPE em 2011, a ProGrad entregou aos conselheiros uma proposta de abertura de aproximadamente 1840 novas vagas em cursos de graduao. A poca, este nmero representava cerca de 1/3 de todos os alunos da UFABC. Diante da dimenso da proposta e esperados problemas, principalmente levando em conta as graves deficincias estruturais em Santo Andr e So Bernardo, solicitei Prograd que justifique este nmero, apresente estatsticas para subsidiar esta escolha e apresentar as condies para receber este volume de alunos. Aps um breve perodo, a matria voltou em carter de urgncia sem nenhum dos dados solicitados e como de praxe, a Reitoria argumentou que tem que aprovar imediatamente a matria sob grande risco universidade. No adiantaram os protestos de alguns conselheiros (eu entre eles). Matria aprovada. 1840 novos alunos em 2012. Para agravar (sim, possvel), a Prograd recomendou a abertura
4

A exceo o trecho na qual se l: " Em diversos lugares de sua carta voc acusa a Reitoria de estar desobedecendo o rgo mximo da instituio, o CONSUNI. Se est errado como voc diz, voc obrigado a fazer a denncia justia. Veja a Lei 8112. Ento, caso voc esteja convicto disso, faa a denncia." O fato que a Reitoria, ao agir no sentido de interromper a greve, age contra a vontade expressa na moo de apoio do consuni. Em relao a minha obrigao de denunciar na justia o caso, fao a notao de que no acusei a Reitoria de um crime e sim interpretei como leigo da lei a situao. Entretanto, se Prof. Dalpian acredita que eu violei alguma lei ao no prestar denncia, fica ele mesmo obrigado a me denunciar segundo mesma a Lei citada. o mesmo caso do Prof. Igor que deve ser denunciado por todos ns por no ter denunciado Profa. Iseli que no denunciou sua alegada inconstitucionalidade da Resoluo Consuni.

de vagas de dois novos cursos de graduao (acredito que foram Relaes Internacionais e Gesto). Os Conselheiros indagaram do que se trata, j que eles nunca viram os projetos pedaggicos destes cursos. Pois a resposta foi que no h projetos pedaggicos (sic), mas h urgncia para abrir vagas (qual, no foi informado). Vagas abertas. Hoje temos alunos matriculados em cursos que no tm seus projetos pedaggicos aprovados (por sinal, at hoje, quase um ano depois da abertura das vagas, estes projetos no foram aprovados).

E o que tem a ver esta histria com nossa pauta? Considero a restrio de informaes cruciais aos conselheiros para itens em pauta uma severa falta de respeito, pois extrai dos mesmos o poder de julgamento consciente e independente da instncia gestora e conseqentemente leva a grave erros. Prof. Dalpian, o que voc considera mais grave, o desrespeito de um professor aos dirigentes que identificou na carta ou o desrespeito dos dirigentes ao ConsEPE?

Poltica de carga didtica por meio de portarias Prof. Dalpian estava presente na ocasio da abertura de tantas vagas novas e de cursos sem projetos pedaggicos e naturalmente acompanhou a Reitoria na defesa dos dois. Porm, as propostas no foram dele. Talvez ficaria mais fcil entender meu ponto de vista lembrando a Portaria 174 (se no me engano). Neste episdio, Prof. Dalpian, no papel de Vice-Reitor, assinou uma portaria que criou um precedente: Atribuio de crditos de carga didtica a professores (supervisores de ps-doc) sem que seja necessrio pisar em sala de aula. At aquele momento, o ConsEPE havia deliberado que crditos de carga didtica somente so vlidos em aulas presenciais para os professores que de fato deram a aula. Aqui Prof. Dalpian modificou, por sua iniciativa, uma importante poltica da universidade (no estou argumentando que foi um ato ilegal). Se isso por si parece grave, segue que o Prof. no consultou, submeteu nem sequer informou o ConsEPE da existncia de tal portaria. Este "informe" somente aconteceu logo aps a revelao do pacto do reitor com Braslia. Prof. Dalpian, se minha carta

faltou com a tica e foi agressiva sua pessoa, como exatamente devemos caracterizar sua compostura junto a este rgo superior? Da minha parte, prefiro que 100 docentes me encaminhem textos agressivos do que ter agido deste forma com o ConsEPE usando das atribuio do cargo de vice-reitor.

Responsabilidade A Reitoria, em seu ltimo comunicado informa: "Cabe ao CONSEPE discutir a reposio, e isso que ser feito. Questo de responsabilidade." Eu j escrevi em diversas outras oportunidades que o lema do Prof. Waldmam sempre foi "Responsabilidade". E esta justificativa usada para aprovar qualquer ao tomada pela Reitoria. Impressiona bem o ouvido e quem dera que fosse verdade. que difcil acreditar nisso vindo de uma gesto que aprova a barbaridade de aumentar o nmero de alunos de um ano para o outro em 30% sem infraestrutura para garantir formao com o mnimo de qualidade e a abertura de vagas em cursos sem que os alunos saibam do que eles tratam. E o que diramos quando uma gesto soltar para o mercado os primeiros engenheiros aeroespaciais e bilogos do Brasil que nunca usaram tneis de vento e que no pisaram em um biotrio? Este o maravilhoso sonho da UFABC, o ensino por Youtube? Prof. Dalpian, voc que um srio Pesquisador, quanta responsabilidade voc enxerga naqueles responsveis por oferecer e certificar este nvel de formao? Responsabilidade um termo que surgiu na minha cabea quando ouvi no ConsEPE que a taxa de reprovao em disciplinas de 40% e que aproximadamente a mesma proporo de alunos esta passveis de jubilamento. Pode-se argumentar que os professores so muito rigorosos nas avaliao (e so), mas a gesto era obrigada a criar comisses e outras instncias para auxiliar estes alunos (h resolues em vigor) Prof. Dalpian, por favor, levanta para ns os dados para entendermos quanto alunos a Reitoria atendeu nestes programas e quanto ela jubilou de fato nos ltimos 3 anos. Se foram muito poucos (como suspeito), o prejuzo causado universidade seria imensurvel. Traga os dados e

saberemos com quanta responsabilidade a Reitoria agiu. Depois vamos julgar o que a Reitoria quer dizer quando usa o termo Responsabilidade.

ltimas palavras Prezado Prof. Dalpian, a UFABC no foi feita para ser igual a outras instituies por onde voc e eu passamos e farei o possvel para que ela no seja. Para ser uma universidade de ponta, ao eleger nossos dirigentes, nos depositamos a confiana neles ao mesmo tempo que fiscalizamos e cobramos responsabilidade e respeito para com s instituies e seus membros. Se voc vai interpretar todo tipo de crtica como uma agresso, saiba que o tamanho da agresso do tamanho da gravidade da cobrana e eventual falha. E os alunos esto includos nisso. Se a Reitoria pretende tratar os discentes como se fossem moleques que necessitam de um padrinho e no adultos que sabem escolher seu destino por si5, venho aqui recomendar a leitura do Projeto Pedaggico da UFABC que reconhece nos seus alunos a maturidade e capacidades de escolha. Sugiro ainda uma navegao no site do Comando Local de Greve dos Alunos com informaes sobre as deliberaes de suas Assemblias Gerais. Por fim, uma coisa temos em comum hoje: voc a favor da sada da greve. Hoje, eu tambm. Entretanto, uma das diferenas que eu procuro oferecer elementos informativos para as pessoas decidirem por si que atitude tomar, enquanto voc (como vice-reitor) age pressionando para que elas tomem a opo escolhida por voc.

Cordialmente, meu colega, Yossi

22 de Agosto de 2012
5 Nota da Reitoria: "A Reitoria entende que, ao desmobilizar sete mil alunos, mantendo-os em casa sem propsito durante meses a fio, a UFABC est falhando na sua misso educativa"

Vous aimerez peut-être aussi