Vous êtes sur la page 1sur 10

Tutorial: Modelando um Dado

Vamos comear a modelar nosso dado! Primeiro adicione um cubo (Add>Mesh>Cube) e v para o Edit Mode, tecla TAB:

Agora precisamos subdividi-lo. Para isso, caso ele no esteja todo selecionado, tecle A para selecionar todos os vrtices. Em seguida tecle W e escolha a opo Subdivide Multi:

Em Number of Cuts coloque 4:

Depois de OK e seu cudo deve estar subdividido, dessa forma:

Agora troque do modo de seleo de vrtices para o modo de seleo de faces, voc pode usar o atalho Ctrl+TAB e em seguida selecionar a opo Faces:

J po odemos faze er os furos no n nosso da ado, aqueles s pretos. Par ra comear a fazer isso, desel lecione toda as as faces, tecla A, e com c a tecla Shift pressi ionada selec cione as faces de onde e estaro os furos. Lemb bre-se de se elecionar as s faces corre etamente, um m dado cert to semp pre tem a so oma dos lados opostos com c resulta ado 7, por ex xemplo, se de um lado est o nm mero 5, do lado l oposta a estar o n mero 2, e assim a por di iante:

Agor ra preste ate eno, ns vamos v dar uma u extrus o, mas no vamos mov ve-la para nenh hum lado. Com as faces s ainda selec cionadas, te ecle E para dar d uma ext truso, selec cione a op o Individu ual Faces e logo em seg guida tecle Enter. Ns precisamos s diminuir o tama anho das fac ces. Para faz z isso voc precisa p alterar algumas s opes. Pr rovavelmen nte o seu Piv P est co omo Median n Point , com isso o suas aes s vo se base ear no ponto o centr ral da sele o. Mude pa ara Individu ual Centers para que q cada fac ce seja modi ificada indiv vidualmente. Voc pod de mudar pa ara o Piv In ndividual C Centers pelo o atalh ho Ctrl+. (po onto). Vamo os diminuir o tamanho das faces para p aproxim madamente 80% do or riginal, para a isso, ainda a com as fac ces selecion nadas, tecle S e digite 0 0.8 (no Blen nder: 1.0=100% 0.5=50% 0.0=0 0%) e para finalizar f tecle Enter. Dica: D depois s que voc der d o coman ndo de escal la, S, voc pode p teclar Ctrl e mant ter press sionado que e quando vo oc mover o mouse o ta amanho das s faces ir dimin nuir/aumentar de 0.1 em e 0.1

Agora vamos fazer o buraco. De um extruso, tecla E, e selecione a opo Individual Faces. As vo agora se mover para dentro ou para fora (isso tambm depende do lado para qual elas esto viradas) mova o mouse para dentro, com isso as faces iro todas para dentro, se quiser, voc pode teclar -0.2 para ser mais exato. Tecle Enter para confirmar.

Nota: se por um acaso cada face for para um direo, tecle Ctrl+N para que todas virem-se para o lado de fora! Finalmente ns vamos sair do Edit Mode e vamos ao Object Mode, tecla TAB, para adicionar o toque finais! Seu cubo deve estar assim:

O dado ainda precisa de um arredondamento para ficar mais real! E isso uma tarefe mais do que simples! V para o menu Editing (F9) e na aba Modifiers clique no boto Add Modifiers. Selecione o modificador Subsurf.

Agora o seu dado j est mais redondo! Mas ainda tem mais coisas a fazer!

Aumente o valor do Levels para arredondar mais o dado:

Dica: voc pode aumenta/diminuir o valor do Subsurf teclando Cltr+1, Ctrl+2, Ctrl+3 e Ctrl+4. Para no pesar enquanto voc edita algum objeto, voc pode deixar o valor do Subsurf baixo e s aumentar o Render Levels, assim a ao do Subsurf aparecer apenas na renderizao. Repare que mesmo com o modificador Subsurf as pontas do dado ainda no esto lisas. Resolvemos este problema adicionando um Set Smooth no objeto. O boto Set Smooth est no menu Editing (F9) e na aba Link and Materials (a primeira aba).

Nota: N se voc quiser dei ixar o objeto o sem arred dondamento o pressione o boto ao lado: : Set Solid. Pode emos consid derar o nosso dado pron nto. Porm muitos dado os possuem m os cantos mais m arred dondados, para p fazer iss so siga os passos p abaix xo: Prim meiro volte para p o modo o de seleo o de vrtices s, tecle Ctrl+ +TAB e selecione a op po Verti ices. Depois s tambm configure o seu s Piv co omo Median n Point , pode usa ar o atalh ho Ctrl+, (v rgula). E po or ultimo se elecione os 8 vrtices das d pontas com o boto direit to do mouse e e pression nando Shift. .

Agora de uma escala, tecla S, e mova o mouse para dentro. Procure no diminuir mais que 0.82!

Pronto, agora seu dado deve estar com os cantos arredondados!

Acabamos! Espero ter ajudado todos com este tutorial de modelagem! Este artigo um traduo deste tutorial da Wiki do Blender. As imagens foram retiradas do mesmo.
Por:http://blendertotal.wordpress.com

Vous aimerez peut-être aussi