Vous êtes sur la page 1sur 3

IDOSO, VOC CONHECE SEUS DIREITOS?

considerado pessoa idosa, todo aquele com idade igual ou superior a sessenta anos. Abaixo alguns direitos dos idosos, garantidos pelo Estatuto do Idoso, sob n 10.741/03: Atendimento preferencial, imediato e individualizado em rgos pblicos e privados (reparties pblicas, bancos, teatros, cinema, supermercados, rodovirias etc.). Fornecimento gratuito, pelo poder pblico, de medicamentos, especialmente os de uso continuado. Desconto de pelo menos 50% nos ingressos para eventos artsticos, culturais, esportivos e de lazer. Benefcio de Prestao Continuada (BCP), no valor de um salrio mnimo, queles que no possuam meios para prover sua subsistncia, nem t-la provida por sua famlia. Gratuidade no transporte pblico urbano a partir dos sessenta e cinco anos de idade, em algumas cidades, a gratuidade concedida a partir dos sessenta anos, como por exemplo, na capital, para mulheres. Reserva de 5% das vagas nos estacionamentos pblicos e privados, posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade do idoso.

DIREITO A SOLICITAR PENSO ALIMENTCIA: O idoso pode pedir penso alimentcia para seus parentes e assim suprir suas necessidades dentro das possibilidades de quem ir pagar. Pode pedir penso alimentcia para seus ascendentes (pais, avs etc.), descendentes (filhos, netos etc.), cnjuge que, apesar de no ser parente, deve obrigaes decorrentes da sociedade conjugal. E, na hiptese de no existir nenhuma das pessoas acima mencionadas, pode pedir penso alimentcia para seis irmos, tios e sobrinhos. Se o idoso estiver recebendo benefcio previdencirio que no satisfaa suas necessidades, ele pode pedir penso alimentcia aos parentes que devem conced-lo dentro de suas possibilidades econmicas. Caso a penso alimentcia j esteja fixada judicialmente ou por acordo, o idoso pode ingressar com ao de execuo de penso alimentcia contra o devedor. Se a execuo tiver por base uma deciso judicial, ele pode pedir a priso do parente inadimplente, caso este no pague os atrasados.

DIREITO A PROTEO NO CASO DE CRIMES CONTRA OS IDOSOS

No transporte coletivo: O motorista ou qualquer outra pessoa que discrimine o idoso, impedindo ou dificultando o seu acesso ao meio de transporte, pratica crime passvel de punio (de seis meses a um ano de recluso e multa). Omisso: Comete crime quem deixa de prestar assistncia ao idoso em situao de perigo, sem risco pessoal. Da mesma forma, comete crime quem dificultar, retardar ou recusar a assistncia sade, ou deixar de pedir socorro necessrio aos rgos pblicos. Abandono: Os filhos, netos, cnjuge, ou qualquer pessoa parente que deixar uma pessoa idosa em hospital, casas de sade, entidades de longa permanncia, ou simplesmente deixar de prover as suas necessidades bsicas estaro cometendo crime de abandono. Maus tratos: Ao contrrio do que se pensa, maus tratos no so somente agresses fsicas. A negligncia no cuidado com o idoso tambm constitui exemplo de maus tratos, como a falta de troca regular da fralda, que permite a formao de assaduras, a alimentao inadequada ou insuficiente e a falta de medicao ou de assistncia mdica. A falta de pacincia do cuidador que agride verbalmente o idoso; Neste caso, a pessoa comete crime e a pena pode chegar at doze anos de recluso, se o fato resultar a morte do idoso. Portanto, voc, meu querido idoso, no tenha medo de reivindicar seus direitos, se no puder faz-lo sozinho pea ajuda a algum prximo, mas no fique no silncio sofrendo sozinho, faa valer seus direitos. DELEGACIA DO IDOSO DE BARUERI: 1 DP e DELEGACIA DE PROTEO AO IDOSO esto localizados na rua Projetada, 39, Jardim Tup. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9 s 19h, fones: 4201-2088, 4201-1918 e ainda o Disque Denncia da Polcia Civil, nmero 181 que funciona 24 horas. Nos finais de semana, os boletins de ocorrncia que porventura forem registrados nas Delegacias de Polcia das respectivas cidades sero automaticamente encaminhados para investigaes especficas pela Delegacia do Idoso.

Cada marca em seu rosto, representa a experincia de vida que tem para oferecer ao mundo. Lgrimas e sorrisos fizeram de suas vidas os seus melhores feitos Nossa gratido e carinho a todos os idosos do mundo!!

Por Luciane Souza;


Fonte principal: http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Default.aspx?idPagina=3343

Vous aimerez peut-être aussi