Vous êtes sur la page 1sur 3

O CONSOLADOR

EMMANUEL CAP.V Mediunidade Desenvolvimento

382 Qual a verdadeira definio da mediunidade? - A mediunidade aquela luz que seria derramada sobre toda a carne e prometida pelo Divino Mestre aos tempos do Consolador, atualmente em curso na Terra. A misso medinica, se tem os seus percalos e as suas lutas dolorosas, uma das mais belas oportunidades de progresso e de redeno concedidas por Deus aos seus filhos misrrimos. Sendo luz que brilha na carne, a mediunidade atributo renovador da posio moral da criatura terrena, enriquecendo todos os seus valores no capitulo da virtude e da inteligncia, sempre que se encontre ligada aos princpios evanglicos na sua trajetria pela face do mundo.

383 justo considerarmos todos os homens como mdiuns? - Todos os homens tm o seu grau de mediunidade, nas mais variadas posies evolutivas, e esse atributo do esprito representa, ainda, a alvorada de novas percepes para o homem do futuro, quando, pelo avano da mentalidade do mundo, as criaturas humanas vero alargar-se a janela acanhada dos seus cinco sentidos. Na atualidade, porem, temos de reconhecer que no campo imenso das potencialidades psquicas do homem, existem os mdiuns com tarefa definida, precursores das novas aquisies humanas. certo que essas tarefas reclamam sacrifcios e se constituem, muitas vezes, de provaes speras; todavia, se o operrio busca a substancia evanglica para a execuo de seus deveres, ele o trabalhador quem faz jus ao acrscimo de misericrdia prometido pelo Mestre a todos os discpulos de boa-vontade.

384 Dever-se- provocar o desenvolvimento da mediunidade? - Ningum devera forar o desenvolvimento desta ou daquela faculdade, porque, nesse terreno, toda a espontaneidade necessria; observando-se, contudo, a florao medinica espontnea, nas expresses mais simples, deve-se aceitar o evento com as melhores disposies de trabalho e boa-vontade, seja essa possibilidade psquica a mais humilde de todas. A mediunidade no deve ser fruto de precipitao nesse ou naquele setor da atividade doutrinaria, porquanto, em tal assunto, toda a espontaneidade indispensvel, considerando-se que as tarefas medinicas so dirigidas pelos mentores do plano espiritual.

385 A mulher ou o homem, em particular, possuem disposies especiais para o desenvolvimento medinico?

- No capitulo do mediunismo no existem propriamente privilgios para os que se encontram em determinada situao; porem vence nos seus labores quem detiver a maior porcentagem de sentimento. E a mulher pela evoluo de sua sensibilidade em todos os climas e situaes, atravs dos tempos, esta, na atualidade, em esfera superior a do homem, para interpretar, com mais preciso e sentido de beleza, as mensagens dos planos invisveis.

386 Qual a mediunidade mais preciosa para o bom servio a Doutrina? - No existe mediunidade mais preciosa uma que a outra. Qualquer uma campo aberto as mais belas realizaes espirituais, sendo justo que o mdium, com a tarefa definida, se encha de esprito missionrio, com a dedicao sincera e fraternidade pura, para que o seu mandato no seja trado na improdutividade.

387 Qual a maior necessidade do mdium? - A primeira necessidade do mdium evangelizar-se a si mesmo antes de se entregar as grandes tarefas doutrinarias, pois, de outro modo poder esbarrar sempre no fantasma do personalismo, em detrimento de sua misso.

388 Nos trabalhos medinicos temos de considerar, igualmente, os imperativos da especializao? - O homem do mundo, no circulo de obrigaes que lhe competem na vida, devera sair da generalidade para produzir o til e o agradvel, na esfera de suas possibilidades individuais. Em mediunidade, deveremos submeter-nos aos mesmos princpios. O homem enciclopdico, em faculdade, ainda no apareceu, seno em grmen, nas organizaes geniais que raramente surgem na Terra, e temos de considerar que a mediunidade somente agora comea a aparecer no conjunto de atributos do homem transcendente. A especializao na tarefa medinica mais que necessria e somente de sua compreenso poder nascer a harmonia na grande obra de vulgarizao da verdade a realizar.

389 A mediunidade poder ser retirada em determinadas circunstancias da vida? - Os atributos medianimicos so como os Talentos do Evangelho. Se o patrimnio divino desviado de seus fins, o mau servo torna-se indigno da confiana do senhor da seara da verdade e do amor. Multiplicados no bem, os talentos medinicos crescero para Jesus, sob as bnos divinas; todavia, se sofrem ao insulto do egosmo, do orgulho, da vaidade ou da explorao inferior, podem deixar o intermedirio do invisvel entre as sombras pesadas do estacionamento, nas mais dolorosas perspectivas de expiao, em vista do acrscimo de seus dbitos irrefletidos.

390 justo que um mdium confie em si mesmo para provocao de fenmenos, organizando trabalhos especiais com o fim de converter os descrentes? - Onde o mdium de to elevada condio de pureza e merecimento, para contar com as suas prprias foras de produo desse ou daquele fenmeno? Ningum vale, na Terra, seno pela expresso da misericrdia divina que o acompanha, e a sabedoria do plano superior conhece minuciosamente as necessidades e mritos de cada um. A tentativa de tais trabalhos um erro grave. Um fenmeno no edifica a fe sincera, somente conseguida pelo esforo e boa-vontade pessoal na meditao e no trabalho interior. Os descrentes chegaro a verdade, algum dia, e a Verdade Jesus. Anteciparmo-nos a ao do Mestre no seria testemunho de confuso? Organizar sesses medianimicas com o objetivo de arrebanhar proslitos agir com demasiada leviandade. O que santo e divino ficaria exposto aos julgamentos precipitados dos mais ignorantes e ao assalto destruidor dos mais perversos, como se a Verdade de Jesus fosse objeto de espetculos, nos picadeiros de um circo.

Vous aimerez peut-être aussi