Vous êtes sur la page 1sur 104

Classe CLS.

Coup e Shooting Brake.

egundo a norma ser ultrapassado pela moda. Quem se orienta em funo do Status qu vo CLS Shooting Brake. Seja tambm um caador. Com motores geis e a caixa 7G-TRON o sofisticado que se reflete nos acabamentos ornamentais requintados? Ser que algu conduzirmos pela primeira vez. Como se define algo novo? Como se descreve uma form ar a um automvel sem igual? Permita-nos apresentar o novo CLS Shooting Brake. Est a por a. E porque faria isso? Para se descontrair basta entrar no novo CLS Shooting Bra um grande incentivo para ser o primeiro a fazer algo novo. So caractersticas que o no o seu prprio espao. Os artistas pintam em ateliers, os grandes tenores cantam nos pa dever tambm ter um espao especfico? O cho da superfcie de carga em madeira de olharmos para o CLS. Um objeto de design, com um nico objetivo: seduzi-lo. Mas pa comea na mente. Aqui a fraqueza no pecado. O design do interior do CLS mima tod tisfaz as mais elevadas exigncias de esttica e conforto. Pecado ser no entrar. A bel

uo no o superar. Quem conceber um automvel sem paixo no ir construir um que NIC PLUS. Ser que algum precisa de luxo? Ser que algum precisa de esttica? Ser m precisa de sentir as finas costuras duplas nos exclusivos materiais? Sim, precisamo ma desconhecida? Como se designa um puro automvel desportivo com uma generosa o um passo mais frente. Levantou-se mais cedo. Reprova ideias e desenvolve novas. Fe ake. preciso fora para remar contra a mar e preciso coragem para desviar-se de t ovo CLS63 AMG Shooting Brake integra e transfere em forma de conduo dinmica m alcos das peras e os fans do desporto automvel rumam at ao autdromo. Nesta orde cerejeira americana designo, porosa, com inseres pretas, opcional. difcil controla arte do seu expressivo visual, muitas razes racionais falam a favor do Coup de quatr dos os sentidos. Est na hora de um novo visual. A ligao harmoniosa entre madeiras n eza no o seu nico atributo. O CLS tambm contempla qualidades impressionantes

Fascnio.
Fascnio Shooting Brake. A funo segue o formato em vez do formato seguir a funo. O novo CLS Shooting Brake revoluciona princpios de design bsicos. Da resulta um automvel invulgar com impressionantes linhas de design e uma traseira marcante que se integra na imagem global deste modelo de raa pura. Mas o fascinante irmo do CLS Coup destaca-se pelo visual atraente e pela sua elevada versatilidade. O novo CLS Shooting Brake. Chegou uma nova forma.
Introspeo|Pgina 4Viso geral|Pgina 6

Fascnio Coup. O seu corao bate mais depressa e a razo sabe porqu. O CLS coloca a racionalidade e a emoo em sintonia. Uma silhueta apaixonante em combinao com uma tecnologia convincente. Caractersticas de conduo soberanas aliadas aos mais modernos sistemas de segurana. O invulgar parece ser natural e, por isso, to proibitivamente atrativo. A fuso entre beleza extraordinria com design inteligente. Do visual atraente com a excelncia tecnolgica. O CLS. A harmoniosa simbiose entre sensibilidade e bom-senso.
Introspeo|Pgina 22Viso geral|Pgina 24

Modelos: CLS500 BlueEFFICIENCY Shooting Brake|designo magno cinzento alanit|Capa e pgina 6, Jantes de liga leve de 10 raios, pele designo em branco platin pearl, elementos ornamentais em pinao lacado preto CLS350 CDI BlueEFFICIENCY Shooting Brake|designo magno branco cachemira|Pgina 14, Jantes de liga leve, de 10 raios, Pack Exclusive, Pele PASSION Exclusive bege almond, elementos ornamentais em madeira de lamo castanho claro acetinado mate CLS63 AMG Shooting Brake|Branco diamond BRIGHT|Pgina 18, Jantes de liga leve AMG, de 5 raios triplos, pele preta, elementos ornamentais em carbono CLS350 BlueEFFICIENCY|designo Alubeam Titnio|Capa, pgina 24, jantes de liga leve, de 5 raios, pele PASSION Exclusive preto/beringela, elementos ornamentais em piano lacado preto CLS350 CDI BlueEFFICIENCY|Vermelho Thulit|Pgina 12, Jantes de liga leve AMG, de 5 raios, Pack Desportivo AMG, pele na cor preto/porcelana, elementos ornamentais em madeira de lamo castanho claro acetinado mate CLS63 AMG|Prata Iridium metalizado|Pgina 36, Jantes de liga leve AMG, de raios triplos, pele preta, elementos ornamentais em piano lacado preto

As ilustraes podem conter acessrios e equipamentos opcionais, que no fazem parte do volume de fornecimento de srie.

Factos.
Dinmica que se sente: BlueEFFICIENCY, motores Diesel e a gasolina, caixas de velocidade e chassi.
Motores e chassi|Pgina 44

Exclusividade e performance: CLS63 AMG Exterior, Interior, Tecnologia e Performance Studio.


AMG|Pgina 66

Para o melhor Servio: Mercedes-Benz Financiamento, Mercedes-Benz Service24h, Museu Mercedes-Benz, Test drive, Manual Interativo, Contact Center, Contratos de Servio e Reparao em caso de acidente.
Servios|Pgina 96

Segurana mxima: tecnologias que podem ajudar a evitar acidentes ou a reduzir a sua gravidade e consequncias.
Segurana|Pgina 52

Personalizao do Classe CLS: equipamento de srie e opcional, packs de equipamento, designo, estofos e elementos ornamentais, jantes e Acessrios Originais Mercedes-Benz.
Equipamento|Pgina 74

Ao pormenor: dimenses, cores e dados tcnicos.


Factos e Cores|Pgina 98

Viva a experincia de uma conduo descontrada: iluminao, sistemas multimdia e de assistncia, bancos, espao e versatilidade.
Conforto|Pgina 56

A origem do nome Shooting Brake.

Introspeo

O padroeiro do nome era um veculo de caa. O facto de se ter denominado Shooting Brake ao novo CLS deve-se paixo da nobreza inglesa pela caa. Em tempos, Brake (travo) significava na Inglaterra Fuhrwerke que travavam os movimentos de cavalos desenfreados. Como as carruagens podiam ficar ligeiramente danificadas, utilizavam-se carruagens de substituio, que tambm serviam para transportar caadores com o equipamento necessrio. Um veculo deste gnero com o qual se ia caar, designava-se por Shooting Brake. Nos anos 60

os Shooting Brakes motorizados entraram na moda, principalmente na Gr-Bretanha (shooting em ingls) carros desportivos de culto que ofereciam aos seus proprietrios alm de um lugar, o luxo adequado para os seus passatempos mundanos. Com o CLS Shooting Brake a Mercedes-Benz acrescenta um novo captulo a esta classe de veculos exclusiva. Naturalmente no s bem visto nos condados ingleses. O seu territrio estende-se tambm s avenidas das capitais do mundo.

Uma nova era no se quer fugaz.

Viso geral

Quem se orienta em funo das normas ser ultrapassado pela moda. Quem se orienta em funo do Status quo no o superar. Quem conceber um automvel sem paixo no ir construir um que adere estrada como o novo CLS Shooting Brake. Seja tambm um caador. Com motores geis e a caixa 7G-TRONIC PLUS.

Curvas rpidas. Sem tendncias.

10

11

Ser que algum precisa de luxo? Ser que algum precisa de esttica? Ser que algum precisa de um gosto sofisticado que se reflete nos acabamentos ornamentais requintados? Ser que algum precisa de sentir as finas costuras duplas nos exclusivos materiais? Sim, precisamos. O mais tardar logo aps o conduzirmos pela primeira vez.

12

Um novo termo no dicionrio de design.


Como se define algo novo? Como se descreve uma forma desconhecida? Como se designa um puro automvel desportivo com uma generosa oferta de espao? Como chamar a um automvel sem igual? Permita-nos apresentar o novo CLS Shooting Brake.

13

14

15

Linha ideal da curva da potncia.

16

Est um passo mais frente. Levantou-se mais cedo. Reprova ideias e desenvolve novas. Comemora sucessos mas no se fica por a. E porque faria isso? Para se descontrair basta entrar no novo CLS Shooting Brake.

17

18

Os pioneiros precisam de fora.


preciso fora para remar contra a mar e preciso coragem para desviar-se de trilhos. Mas tambm preciso um grande incentivo para ser o primeiro a fazer algo novo. So caractersticas que o novo CLS63 AMG Shooting Brake integra e transmite em forma de conduo dinmica mxima. Pgina 6673

19

20

Cada pessoa necessita do seu prprio espao. Os artistas pintam em ateliers, os grandes tenores cantam nos palcos das peras e os fans do desporto automvel rumam at ao autdromo. Nesta ordem de ideias a sua bagagem no dever tambm ter um espao especfico? O cho da superfcie de carga em madeira de cerejeira americana designo porosa, com inseres pretas, opcional.

21

22

Introspeo

23

O futuro olha para ns com olhos vermelhos, verdes e azuis.


A seco dianteira de um automvel transmite-nos por norma o seu carter, a sua dinmica e as suas prestaes: sendo que o formato ideal dos faris deveria assemelhar-se ao olho humano. Alis, at h pouco tempo, as possibilidades tcnicas impunham limites aos designers que buscavam este ideal. O que se alterou com uma revoluo tecnolgica: faris com LEDs, Diodos que emitem luz. Os diodos de luz potentes, de reao rpida e individualmente controlveis nas cores primrias aditivas vermelho, verde e azul, abrem dimenses emocionantes, incomparveis na conceo, prometem formas emotivas ainda maiores e uma espetativa adicional. A tecnologia de iluminao no apenas um atrativo adicional do visual. A visibilidade do condutor tambm foi melhorada. Porque a luz que estes diodos produzem tem uma temperatura de cor de 5.500 graus Kelvin, equiparvel luz a meio do dia. Como no decurso dos anos o olho humano se habituou luz solar, os nossos olhos consideram a luz de LED bastante agradvel.

24

Viso geral

25

Sem palavras.

26

difcil controlar as emoes. Sobretudo ao olharmos para o CLS. Uma pea de design, com um nico objetivo: seduzi-lo. Mas parte do seu expressivo visual, muitas razes racionais falam a favor do Coup de quatro portas. At porque a seduo comea na mente.

Nunca a sensibilidade e o bom-senso estiveram to interligados.

27

28

Aqui a fraqueza no pecado. O design interior do CLS mima todos os sentidos. A ligao harmoniosa entre madeiras nobres, pele de elevada qualidade e elementos ornamentais com superfcie em prateado cromado satisfaz as mais elevadas exigncias de esttica e conforto. Pecado ser no entrar. Pgina 8491

29

Aumenta a sua adrenalina. Reduz o nvel de emisses de CO2.

30

Um visual que faz o seu corao acelerar. Assistentes de segurana que o protegem.
A beleza no o seu nico atributo. O CLS tambm contempla qualidades impressionantes que s se revelam a um segundo olhar. Em situaes de conduo crticas os seus assistentes de segurana podem estabelecer a diferena decisiva e aumentar consideravelmente a sua segurana. bom que isso acontea. Uma nova paixo por quem pode confiar de imediato. Pgina 5255

31

32

33

Constante seduo.
Quem consegue resistir-lhe? Mesmo parado: o CLS tem o poder de o arrebatar. O Pack Desportivo AMG, opcional, refora a sua presena atltica. O que v, at pode sentir. No se retraia, porque o CLS tambm no o faz. Pgina 8283

34

35

Trs palavras mgicas. Reduzidas a trs letras.

36

37

Um belo corpo torna-se ainda mais atraente quando o moldamos. Mas os valores internos tambm devero corresponder s nossas expetativas. Como no CLS63 AMG. Sente-se nos bancos desportivos AMG em pele Confort e selecione o seu ajuste com o DRIVE UNIT. Seria bom que o desporto de alta competio fosse assim to cmodo. Pgina 6869

38

Apaixonado em segundos. O CLS63 AMG desencadeia esse sentimento. No apenas a sua empolgante acelerao que contribui para que cada conduo se transforme numa emocionante experincia. O atltico design AMG acelera o corao de cada atleta. Pgina 6673

Provavelmente a mais rpida declarao de amor do mundo.

39

ndros. Dados tcnicos. Dimenses. Servios. BlueEFFICIENCY. Sistemas de assistncia G. Acelerao. Design. Classe de emisses. Conduzir em segurana. Jantes de liga leve. es de LED de conduo diurna. Motores. Cores. Cilindrada. Factos e cores. Climatizao originais. Airbags. Equipamento. Test drive. Jantes de liga leve. Pack Memrias. Caixa mentos ornamentais. Segurana. Dados tcnicos. Conforto. Conduzir em segurana. Ser zada. Sistema de som. AMG. Acelerao. Design. Classe de emisses. Conduzir em segu bags. Numa situao de perigo. Luzes de LED de conduo diurna. Motores. Cores. Cilin dia. Unidade propulsora. Acessrios originais. Test drive. Equipamento. Emisses de CO o ambiente. Pele. BlueEFFICIENCY. Conforto. Cilindros. Dados tcnicos. Habitculo. Se a. Motores a gasolina. Sistema de som. AMG. Acelerao. Design. Classe de emisses. C l. Unidade propulsora. Interior. Airbags. Numa situao de perigo. Luzes de LED de con a. Unidade propulsora. Acessrios originais. Test drive. Equipamento. Jantes de liga lev

a. Estofos e elementos ornamentais. Em caso de acidente. Pintura metalizada. Sistema d . Velocidade mxima. Chassi. Equipamento opcional. Consumo de combustvel. Interio o. Bancos. ESP. Dimenses. Equipamento de srie. Iluminao. Sistemas multimdia. de velocidades. Sistema de som surround. Jantes. Habitculo. Conduzir em segurana rvios. Estofos e elementos ornamentais. Sistemas de assistncia. BlueEFFICIENCY. Em urana. Jantes de liga leve. Velocidade mxima. Chassi. Equipamento opcional. Consum ndrada. Factos e cores. Climatizao. Bancos. ESP. Dimenses. Equipamento de srie O2. Pack Memrias. Caixa de velocidades. Sistema de som surround. Jantes. Habitculo ervios. Segurana. Sistemas de assistncia. Estofos e elementos ornamentais. Em caso Conduzir em segurana. Jantes de liga leve. Velocidade mxima. Equipamento opciona nduo diurna. Factos. Cores. Cilindrada. Climatizao. Bancos. Dimenses. BlueTEC. E ve. Pack Memrias. Caixa de velocidades. Sistema de som surround. Jantes. Habitculo

42

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

44

BlueEFFICIENCY CLS BlueEFFICIENCY Motores Diesel 4 cilindros 6 cilindros Motores a gasolina 6 cilindros 8 cilindros Caixas de velocidades 7G-TRONIC PLUS Chassi Trao integral 4MATIC Suspenso pneumtica AIRMATIC Suspenso DIRECT CONTROL

52

45

46

48

50

51

Conceito de segurana integral ATTENTION ASSIST Assistente de Conduo Noturna Plus Pack de Assistncia de Faixa de Rodagem Pack de Assistncia Conduo Luzes de LED traseiras e luz de travo adaptativa Sistema PRE-SAFE Travo PRE-SAFE Sistema de assistncia na travagem BAS PLUS Airbags Apoios de cabea NECK-PRO Sistema de chamada de emergncia da Mercedes-Benz Medidas aps um acidente

56

Iluminao Faris de LED High Performance Intelligent Light System (Sistema de luzes inteligente) Faris Bi-Xenon Farolins traseiros de LED com design Sistemas multimdia COMAND Online Audio 20 CD Becker MAP PILOT Sistema de som Surround Harman Kardon Logic 7 Sistema de som Bang&Olufsen Sistemas de assistncia Assistente de Limite de Velocidade Cmara de marcha atrs Sistema de estacionamento ativo (inclui PARKTRONIC) Bancos Pack Memrias Pack banco multicontorno ativo Apoios de cabea NECK-PRO Bancos individuais na traseira Espao Compartimento de carga Calhas em alumnio com design Kit de fixao EASY-PACK Versatilidade

66

CLS63 AMG Exterior CLS63 AMG Interior Tecnologia CLS63 AMG Motor AMG V8, de 5,5 litros Caixa desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT Suspenso desportiva AMG RIDE CONTROL AMG Performance Studio

68

70

58

72

60

62

64

Equipamento

Servios

Factos e Cores

43

74

Equipamento de srie Equipamento opcional Packs de equipamento Pack Exclusive Pack Desportivo Exterior Pack Desportivo AMG designo Estofos e elementos ornamentais Jantes Jantes de srie Jantes opcionais Jantes AMG Acessrios Originais Mercedes-Benz Entretenimento traseiro Jantes Incenio de liga leve Embaladeiras

96

76

78

Servios Mercedes-Benz Financiamento Mercedes-Benz Service24h Museu Mercedes-Benz Test drive Manual Interativo Contact Center Contratos de Servio Reparao em caso de acidente

98

Dimenses Cores Dados Tcnicos

98|101

99

84

86

92

94

44

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

BlueEFFICIENCY acelere para o futuro.

Com a Mercedes-Benz as tecnologias do futuro chegam mais depressa ao seu destino: a estrada. At finais de 2012 ter sua disposio mais de 140 modelos Mercedes-Benz equipados com a tecnologia BlueEFFICIENCY, que poupam significativamente o meio ambiente. s nossas inovaes para uma mobilidade eficiente e aos otimizados processos de contnua valorizao chamamos BlueEFFICIENCY. Medidas BlueEFFICIENCY o pack de eficincia da Mercedes-Benz. constitudo por otimizaes integrais nos veculos, que poupam o meio ambiente. Em cada modelo combinam-se os mais eficientes motores com medidas de aerodinmica e de gesto de energia da mais recente gerao, da qual faz parte a funo ECO Start/ Stop, disponvel num cada vez maior nmero de modelos. Exemplo disso so os motores BlueDIRECT V6 e V8 a gasolina, que em muitos modelos reduzem at cerca de 25% o consumo, apesar de um considervel aumento da potncia.

BlueTEC o Diesel mais limpo. Um sistema modular de depurao dos gases de escape torna o BlueTEC uma tecnologia Diesel especialmente limpa. Porque elimina 95% das partculas de fuligem e tambm reduz at 90% os xidos ntricos. No final resta fundamentalmente gua e nitrognio. HYBRID a inteligente combinao do motor a combusto com o motor eltrico. O motor eltrico pode apoiar o motor a combusto na acelerao (efeito boost) ou ser utilizado como alternador para, ao travar, recuperar a energia a ser armazenada na bateria. A mais recente gerao dos hbridos permite uma propulso 100% eltrica a uma velocidade at 35km/h. Possui tambm uma funo de sailing: a velocidades inferiores a 160km/h o motor a combusto desativado para um rolamento mais eficiente, isento de emisses, sendo a velocidade mantida apenas pelo motor eltrico. Agora, pela primeira vez, tambm num modelo Diesel Premium: o E300 BlueTEC HYBRID1.

Inovadoras unidades propulsoras que percorrem novos caminhos: E-CELL e F-CELL. Colocmos j duas unidades propulsoras isentas de emisses, de srie limitada, a circular na estrada. O Classe A E-CELL propulsionado com a energia de duas baterias de ies de ltio. Por sua vez, o Classe B F-CELL utiliza hidrognio para gerar energia para o motor eltrico. Com o F 125! F-CELL Plug-in HYBRID a nossa viso de uma conduo isenta de emisses aproxima-se mais um passo dos modelos topo de gama. Mas vamos ainda mais longe: com o Design for Environment consideramos todo o ciclo de vida de um veculo, desde o seu planeamento at reciclagem, de forma especialmente amiga do ambiente. Tambm participamos no desenvolvimento de combustveis alternativos e na investigao Bionik. Saiba mais sobre todas as nossas medidas em www.mercedes-benz.com/blueefficiency

Classe E Limousine E300 BlueTEC HYBRID: corresponde classe de emisses Euro 5. Consumo de combustvel urbano: 4,34,2 l/100km, extra urbano: 4,34,2 l/100km, misto: 4,34,2 l/100km; emisses de CO2 combinadas: 112109 g/km. Os dados indicados foram apurados segundo um determinado mtodo de medio (directiva [UE] 715/2007 na verso atualmente em vigor) e no se referem a um veculo especfico, servindo apenas para estabelecer comparativos com diversos modelos.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

45

CLS BlueEFFICIENCY.
No mbito de um princpio uniforme, o CLS combina agilidade e dinmica com tecnologias de eficincia pioneiras, bem como um conjunto de medidas alargadas para a otimizao do consumo de combustvel e de emisses.

4 7 3

No desenvolvimento de um automvel, a responsabilidade ecolgica desempenha um papel preponderante. As pessoas esto cada vez mais conscientes desse fator, sendo as emisses, o consumo e o preo dos combustveis temas importantes a nvel global. Por conseguinte, nada mais natural que os modelos do Classe CLS tenham verses BlueEFFICIENCY (excepto CLS63 AMG). Mais que a viso de um meio ambiente mais limpo, o BlueEFFICIENCY integra um pack completo de medidas concretas.

1 Agregados secundrios ajustados para economizarem energia 2 (bomba de leo, de gua e de combustvel, direo eletromecnica). 2 Grelha de refrigerao para o CLS250 CDI BlueEFFICIENCY e 8 CLS350 BlueEFFICIENCY. 3 Gesto de alternadores com recuperao da energia. 4 Gerao de motores V6 e V8 BlueDIRECT com injeo direta de gasolina, alm de sobrealimentao Bi-Turbo no CLS500 BlueEFFICIENCY e 1 9 CLS500 4MATIC BlueEFFICIENCY. 5 Compressor do ar condicionado s ativo quando necessrio. 6 Aerodinmica otimizada (alojamento dos retrovisores exteriores, saia dianteira e traseira, proteo inferior). 7 Funo ECO Start/Stop (indisponvel para o CLS350 CDI BlueEFFICIENCY e CLS350 CDI 4MATIC BlueEFFICIENCY). 8 Resistncia ao rolamento otimizada (dependente da respetiva combinao de jantes e pneus). 9 Caixa automtica 7G-TRONIC PLUS otimizada.

46

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Motores Diesel.
Os motores so potentes, silenciosos e apresentam extraordinrios valores de consumo e de emisses: o CLS integra a mais recente tecnologia Diesel da Mercedes-Benz.

Motor de 4 cilindros em linha. O motor Diesel de 4 cilindros comprova as suas qualidades e convence pelo seu binrio mximo de 500Nm, ao mesmo tempo com baixos nveis de consumo de combustvel, de emisses e de rudos, sendo especialmente potente com os seus 150kW (204cv), considerando a classe de cilindrada a que pertence. Tudo isto resultado de um pack de modernas tecnologias. A mais recente gerao da tecnologia Diesel Common-Rail surpreende com o aumento da presso de injeo para

2.000bar, otimizadas cmaras de combusto e injetores Piezo especialmente precisos. O elevado binrio em todos os regimes de rotao deve-se alta presso de ignio e sobrealimentao de dois nveis. Os dois veios de equilbrio Lanchester contribuem para o seu trabalhar silencioso. A funo ECO Start/Stop desliga temporariamente o motor numa paragem. Atravs da gesto otimizada do alternador, utilizam-se sistematicamente as fases de impulso do motor

bem como os processos de combusto para a recuperao da energia de movimento. Quando o motor necessitar apenas de uma moderada refrigerao, a grelha do radiador reduz a resistncia ao ar. As medidas integradas neste modelo, como pneus de reduzido atrito ao rolamento, (dependente da respetiva combinao de jantes e pneus), agregados secundrios inteligentemente regulados e aerodinmica melhorada, contribuem para aumentar de forma sustentvel a eficincia do automvel.

CLS250 CDI BlueEFFICIENCY


600 500 400 300 200 500Nm 150kW 150 125 100 75 50

1.500

3.000

4.500

Binrio (Nm)

Rotaes (rpm)

Potncia (kW)

O CLS250 CDI BlueEFFICIENCY disponibiliza o seu binrio mximo de 500Nm entre as 1.600 e as 1.800 rpm.

O CLS250 CDI BlueEFFICIENCY combina a disponibilidade do motor com nveis de consumo e de emisses favorveis.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

47

Motor de 6 cilindros em V. A eficincia tambm um atributo do CLS350 CDI BlueEFFICIENCY e do CLS350 CDI 4MATIC BlueEFFICIENCY. Para o motor Diesel V6 foi desenvolvido um sistema de admisso e de sada dos gases de escape com uma relao do fluxo de admisso e de escape otimizada, o que o torna a mais potente unidade propulsora Diesel no CLS, com tecnologia Common-Rail. Ao mesmo tempo, os precisos e rpidos injetores Piezo, a elevada presso de injeo at 1.600 bar e o Turbo contribuem para a economia do consumo de combustvel. O motor gera um binrio mximo de 620Nm entre as 1.600 e 2.400 rpm. No conjunto, representa uma elevada disponibilidade em todas as situaes de conduo, bem como um baixo nvel de rudos que corresponde s exigncias mais elevadas. A integrada funo ECO Start/Stop (indisponvel no CLS Coup) reduz em cerca de 4% o consumo de combustvel e as emisses.

CLS350 CDI BlueEFFICIENCY com 195kW (265cv) de potncia.

48

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Motores a gasolina.
Os motores BlueDIRECT a gasolina foram desenvolvidos com o objetivo de reduzirem significativamente o consumo e as emisses, sem comprometer a dinmica e o conforto de conduo. O resultado uma tecnologia de motores moderna da Mercedes-Benz.

Motor de 6 cilindros em V. O CLS350 BlueEFFICIENCY destaca-se pela sua eficincia com reduzido consumo de combustvel e baixo nvel de emisses de CO2 com aumento da dinmica. Estas vantagens resultam, fundamentalmente, da atual gerao da injeo direta de gasolina desenvolvida pela Mercedes-Benz. Opera com um processo de combusto de fluxo guiado e uma injeo por alta presso atravs de injetores Piezo. A potncia atinge 225kW (306cv), sendo o binrio mximo de 370Nm disponibilizado entre as 3.5005.250 rpm. Para a reduo do consumo contribui a funo ECO Start/Stop, de srie, o sistema de admisso e de sada dos gases de escape, agregados secundrios regulados, gesto do alternador inteligente, bem como a construo sistemtica com recurso a materiais leves. De acrescentar que um dos motores V6 mais silenciosos na classe em que se insere.

O motor do CLS350 BlueEFFICIENCY dispe de uma excelente disponibilidade em qualquer situao de conduo.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

49

Motor de 8 cilindros em V. A unidade propulsora da famlia de motores BlueDIRECT no CLS500 BlueEFFICIENCY impressiona com um consumo misto de 9,0 l/100km (CLS Shooting Brake 9,39,2 l/100km). A construo com recurso a materiais leves, a reduo da cilindrada para 4,7 litros, bem como a injeo direta a gasolina com injetores Piezo especialmente rpidos e precisos contribuem tanto para esse efeito como as tecnologias BlueEFFICIENCY de vanguarda. A funo ECO Start/Stop pode desligar temporariamente o motor numa paragem do automvel. De referir ainda que o CLS500 BlueEFFICIENCY e o CLS500 4MATIC BlueEFFICIENCY desenvolvem uma conduo dinmica mais elevada, graas sobrealimentao Bi-Turbo com intercooler. Em valores representa uma potncia de 300kW (408cv) e um binrio mximo de 600Nm logo a partir das 1.600 rpm em qualquer situao de conduo. Deste modo, o motor V8 desenvolve logo a baixas rotaes uma impressionante fora, um trabalhar silencioso e eficincia invulgares num modelo de 8 cilindros. Os turbo-compressores contribuem para que o motor disponibilize
1

um elevado binrio a baixo regime de rotaes. Isto faz com que o motor V8 Biturbo se comporte de forma agradvel e soberana como o motor de aspirao V8 com uma cilindrada significativamente superior. A motorizao

topo de gama do CLS o CLS63 AMG com um motor V8 Bi-Turbo, de 5,5 litros de cilindrada, 419kW (557cv) de potncia e 800Nm de binrio1.

CLS500 BlueEFFICIENCY
700 650 600 550 500 600Nm 300kW 350 300 250 200 150

2.000

4.000

6.000

Binrio (Nm)

Rotaes (rpm)

Potncia (kW)

O CLS500 CDI BlueEFFICIENCY disponibiliza o seu binrio mximo de 500Nm entre as 1.600 e as 4.750 rpm.

O motor V8 com 300kW (408cv) est disponvel para os modelos CLS500 BlueEFFICIENCY e CLS500 4MATIC BlueEFFICIENCY.

Com Pack Performance. S para o CLS AMG Coup.

50

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Caixas de velocidades.
A caixa de velocidades 7G-TRONIC PLUS adapta-se a cada motorizao, quer se trate de um estilo de conduo econmico quer desportivo. De destacar o seu modo de acionamento intuitivo e ergonmico.

7G-TRONIC PLUS. O CLS est equipado, de srie, com a caixa automtica de 7 velocidades 7G-TRONIC PLUS e com o seletor DIRECT SELECT integrado na coluna da direo. O condutor pode selecionar as velocidades atravs das patilhas incorporadas no volante. As sete velocidades de marcha permitem, opcionalmente, um regime de rotaes sempre ideal que, por sua vez, baixa o consumo de combustvel. No trnsito urbano, a caixa automtica de 7 velocidades, em combinao com a funo ECO Start/Stop (indisponvel no CLS350 CDI BlueEFFICIENCY Coup e CLS350 CDI 4MATIC BlueEFFICIENCY Coup), desliga automaticamente o motor aquando de uma paragem do automvel, permitindo reduzir ainda mais o consumo. A unidade de comando eletro-hidrulica, em combinao com o software do motor e da caixa, contribui para uma excelente dinmica e qualidade de engrenagem, o que para o condutor se traduz, entre outros, numa capacidade de resposta mais direta do automvel em relao s solicitaes no pedal do acelerador.

7G-TRONIC: uma das mais de 18 milhes de caixas automticas da Mercedes-Benz produzidas ao longo de mais de 50 anos.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

51

Chassi.
A trao integral permanente 4MATIC oferece mxima trao e elevada estabilidade de conduo. O chassi e a suspenso pneumtica comprovam as suas vantagens em estrada, pois so confortveis e, ao mesmo tempo, extremamente geis.

4MATIC (opcional). Como o sistema 4MATIC est sempre ativo, no necessita de tempo de reao para intervir em caso de situaes de conduo desfavorveis, como piso molhado, com gelo ou neve. O 4MATIC apoiado pelo Programa Electrnico de Estabilidade ESP e pelo sistema de trao eletrnico 4ETS. O 4ETS trava sistematicamente as rodas em patinagem e transfere o binrio do motor s rodas com boa trao, o que facilita a capacidade de arranque e de acelerao, em especial sobre ms condies de aderncia da estrada.

O 4ETS torna desnecessrios os bloqueios dos diferenciais convencionais. Os impulsos de travagem automticos melhoram o arranque sobre pisos escorregadios e aumentam a estabilidade em caso de situaes de conduo crticas. Outra vantagem o facto da construo compacta e da seleo inteligente dos materiais no aumentar substancialmente o peso relativamente ao modelo com trao traseira. O CLS350 CDI 4MATIC BlueEFFICIENCY e o CLS500 4MATIC BlueEFFICIENCY esto equipados com trao s 4 rodas.

AIRMATIC (opcional para os modelos de 4 e de 6 cilindros, de srie nos modelos de 8 cilindros). A suspenso pneumtica AIRMATIC adapta-se com os amortecedores de presso varivel s condies da estrada e do comportamento de conduo, melhorando o conforto de rolamento e a segurana de conduo relativamente s convencionais molas de ao. O condutor pode optar manualmente entre uma afinao confortvel ou desportiva. A elevada velocidade, a suspenso automaticamente rebaixada, otimizando assim a estabilidade de conduo, a aerodinmica e o consumo. O CLS Shooting Brake dispe de de uma suspenso pneumtica com regulao do nvel no eixo traseiro. Suspenso DIRECT CONTROL (de srie nos modelos de 4 e de 6 cilindros). A suspenso com sistema de amortecimento adaptativo combina agilidade com conforto de conduo. Os amortecedores de presso varivel adaptam-se automaticamente situao de conduo melhorando o efeito de amortecimento e a estabilidade do veculo, mesmo sobre mau piso da estrada.

O 4ETS proporciona uma melhor trao sobre ms condies do piso da estrada como chuva, gelo e neve.

52

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Conceito de segurana integral.


A viso de uma conduo sem acidentes o que nos move. Com o nosso conceito de segurana integral aproximamo-nos mais um passo deste objetivo que pode aumentar a segurana em cada situao.

Como inventores do automvel sentimo-nos especialmente responsveis pela segurana nas estradas. Por isso, como um dos primeiros construtores de automveis, desenvolvemos um conceito de segurana integral, que combina as medidas de segurana ativa e passiva num alargado mbito de proteo. Est subdividido por quatro fases e oferece solues de segurana em quaisquer situaes. Inclui, por exemplo, sistemas para uma conduo em segurana, que ajudam a evitar perigos alertando atempadamente e prestando assistncia. O nosso excecional sistema PRE-SAFE intervm numa situao de risco e aciona medidas preventivas de proteo dos ocupantes. Se, apesar de todas estas medidas preventivas no for possvel evitar a coliso, outras tecnologias contribuem para uma proteo adequada. Pensando tambm no perodo a seguir ao acidente, desenvolvemos solues para minimizar situaes mais graves e permitir uma assistncia rpida. Nas pginas seguintes apresentamos uma srie de tecnologias para as fases Conduzir em segurana, Numa situao de risco, Em caso de acidente e Aps um acidente.

Conduzir em segurana: ATTENTION ASSIST (de srie). Este sistema de reconhecimento do cansao do condutor especialmente til em viagens longas. A uma velocidade entre 80 e 180km/h, o ATTENTION ASSIST alerta o condutor assim que lhe detetar sinais de falta de concentrao ou de fadiga. Sensores analisam o comportamento de conduo e podem reconhecer quaisquer alteraes em funo de um perfil do condutor previamente definido.

Conduzir em segurana: Assistente de Conduo Noturna Plus com vidro do para brisas atrmico (opcional). No display central apresentada em tonalidades de cinzento toda a rea das luzes de mximos abrangida pela cmara por infravermelhos deste sistema. Deste modo, em situaes sem luzes de mximos, o condutor pode orientar-se melhor e reagir mais cedo a pessoas, animais ou objetos que se encontrem na ou beira da estrada.

Quando o condutor apresentar sinais de falta de concentrao e de fadiga acrescidos, o ATTENTION ASSIST sugere uma pausa.

O Assistente de Conduo Noturna Plus dispe de uma marcao especial de passagem de pees no visor, para melhor reconhecimento da situao.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

53

Conduzir em segurana: Pack de Assistncia de Faixa de Rodagem (opcional). Este sistema reconhece os tracejados na estrada e alerta o condutor mediante discretas vibraes no volante, se este sair involuntariamente da trajetria. A partir dos 30km/h o Assistente de ngulo Morto vigia a situao atravs de dois sensores de radar montados no parachoques traseiro, alertando sobre mudanas de faixa perigosas.

Conduzir em segurana: Pack de Assistncia Conduo Plus (opcional). Inclui o sistema de regulao da distncia DISTRONIC PLUS, com o Assistente ativo de Faixa de Rodagem e o Assistente ativo de ngulo Morto. O DISTRONIC PLUS ajuda a manter a distncia programada ao veculo que circula frente. Caso seja necessrio, trava o automvel at sua imobilizao e acelera-o de novo. O Assistente ativo de ngulo Morto vigia a zona do lado esquerdo e do lado direito, assim como a zona

lateral atrs do automvel. Ao ser detetado um automvel prximo da zona vigiada, o condutor alertado atravs de um smbolo no espelho exterior. Se o condutor no reparar nele e iniciar uma mudana da faixa de rodagem apesar dos sinais de alarme acsticos, o sistema pode intervir ativamente atravs do comando do ESP e corrigir o sentido da direo. Com o Assistente ativo de Faixa de Rodagem o sistema regista permanentemente o tracejado da estrada. Verificando-se que o trao contnuo branco ultrapassado involuntariamente, o sistema emite um aviso atravs de uma discreta vibrao no volante. Se ainda assim o condutor no reagir, o sistema tambm pode intervir ativamente com o travo e contrariar a sada da trajetria. Conduzir em segurana: Luzes de LED traseiras e luz de travo adaptativa (de srie). As luzes traseiras e de travo, bem como a 3 luz de Stop, funcionam com a tecnologia LED e realam o design desportivo. Numa travagem de emergncia, a luz de travo adaptativa avisa o trnsito que circula atrs de uma situao de perigo, atravs do piscar intermitente das luzes de travo.

O Assistente de Faixa de Rodagem e Assistente de ngulo Morto alertam o condutor sobre situaes de conduo perigosas.

O sistema de regulao da distncia DISTRONIC PLUS pode travar o veculo at sua imobilizao, por exemplo, em caso de filas de trnsito compactas.

54

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Numa situao de risco: Sistema PRE-SAFE (de srie). Consoante a situao de conduo e o equipamento do veculo, o sistema PRE-SAFE pode acionar medidas de proteo preventivas, que podem preparar os ocupantes para um acidente iminente. Por exemplo, o tensionamento reversvel dos cintos de segurana para o condutor e acompanhante, o fecho automtico dos vidros laterais ou do teto de abrir, opcional.

Numa situao de risco: Travo PRE-SAFE (includo no Pack de Assistncia Conduo Plus, opcional e, opcionalmente em combinao com o DISTRONIC PLUS). Como sistema de aviso e de travagem de trs nveis de ativao, o travo PRE-SAFE pode intervir na iminncia de uma coliso. Se o condutor no reagir ao primeiro alerta visual e acstico, ativa-se automaticamente uma travagem parcial. Se mesmo assim o condutor continuar a no reagir, poder acionar-se autonomamente uma travagem a fundo. O travo PRE-SAFE reage cerca de 0,6 segundos antes de um acidente inevitvel, travando a fundo para minimizar a velocidade de embate e a gravidade do acidente. Numa situao de risco: Assistente de Travagem BAS PLUS (includo no Pack Assistente de Conduo Plus, opcional e opcionalmente em combinao com o DISTRONIC PLUS). As colises podem ser efetivamente evitadas com o sistema de travagem BAS PLUS em combinao com o travo PRE-SAFE. O sistema preventivo analisa automaticamente atravs dos sensores de radar as situaes de trnsito e, caso necessrio, refora a travagem do condutor em funo da distncia ao veculo que circula

frente e da velocidade relativa. Se os sensores de radar detetarem um iminente perigo de coliso e o condutor acionar atempadamente o travo, o BAS PLUS disponibiliza uma presso de travagem adaptada situao, que utiliza o existente curso de travagem. E numa travagem a fundo as luzes de travo adaptativas alertam o trnsito que circula atrs. Em caso de acidente: Airbags (de srie). Nove airbags contribuem para a proteo dos ocupantes: airbags dianteiros com dois nveis de ativao em funo da gravidade da coliso, airbags laterais e pelvisbags para o condutor e acompanhante, bem como windowbags. O airbag para os joelhos pode reduzir adicionalmente a sobrecarga sobre o condutor durante o acidente. Opcionalmente, esto disponveis airbags laterais traseiros. Os cintos de segurana so parte integrante essencial da proteo dos ocupantes, sendo ainda mais seguros graas aos elementos ativos. Os tensores dos cintos, de acionamento eletromecnico, reagem em fraes de segundo antes da ocorrncia de um acidente, reduzindo assim a sobrecarga nos ocupantes.

O sistema de proteo dos ocupantes PRE-SAFE pode reconhecer situaes crticas de conduo e, na iminncia de um acidente, acionar medidas de proteo preventivas para os ocupantes.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

55

Em caso de acidente: Apoios de cabea NECK-PRO (de srie). Estes apoios de cabea para o condutor e acompanhante podem ser ativados dependendo da gravidade do acidente, em caso de uma coliso traseira. Um mecanismo de molas desloca-os para a frente e para cima, o que permite apoiar a cabea com antecedncia e reduzir a sobrecarga na coluna cervical. De referir ainda que a segurana da estrutura da carroaria, a slida clula dos passageiros com estruturas paralelas de absoro das foras frente

e atrs para melhorar a distribuio da carga numa coliso, bem como reforos laterais de embate especficos nas portas, contribuem para que os ocupantes sofram ao mnimo possvel as consequncias de um acidente. Aps um acidente: sistema de chamada de emergncia da Mercedes-Benz (incluido no COMAND Online). O sistema pode efetuar automaticamente uma chamada de emergncia atravs de um telefone operacional ligado

ao automvel, assim que o sistema de reteno reconhecer um acidente. Em simultneo so transmitidos dados do GPS sobre a localizao e outras informaes do veculo central de emergncia da Mercedes-Benz, seguindo-se uma ligao por voz. O sistema de chamada de emergncia pode ser ativado manualmente. Medidas aps um acidente. Para reduzir danos sequenciais e, caso necessrio, apoiar os trabalhos de socorrismo aos ocupantes do veculo, a Mercedes-Benz desenvolveu medidas adicionais como, por exemplo, a desconexo automtica do motor ou o a ativao dos piscas de emergncia e da iluminao interior de emergncia. O fecho centralizado desbloqueia-se automaticamente e fendas causadas pelo embate entre a porta e o guarda-lamas facilitam a abertura das portas aps uma coliso frontal. Alm disso, a Mercedes-Benz disponibiliza um Guia de Socorrismo em vrias linguas cujo download pode ser efetuado na Internet a nvel mundial em www.mercedes-benz.de/rettungsleitfaden. Como pode constatar, na Mercedes-Benz a segurana prioritria em cada situao.

Os apoios de cabea NECK-PRO podem diminuir consideravelmente o risco de leso cervical em caso de uma coliso traseira.

As zonas de deformao na seo dianteira e traseira, a extremamente resistente clula de segurana dos passageiros e as portas reforadas com perfis especiais, constituem um eficiente escudo de proteo numa situao crtica.

56

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Iluminao.
Uma boa visibilidade noturna no apenas uma questo de conforto , fundamentalmente, uma questo de segurana. Os faris do CLS iluminam a estrada de forma otimizada e adaptam-se bem ao traado da mesma.

Faris de LED High Performance com luz de presena em forma de C (opcional). Os dinmicos faris de LED High Performance (de srie no CLS63 AMG) so uma fascinante tecnologia na rea da iluminao, em combinao com as luzes de LED de conduo diurna integradas no revestimento do para-choques. O design moderno e inconfundvel dos faris de LED High Performance, refora a silhueta dinmica do automvel e confere seco dianteira um aspeto especialmente sofisticado. noite os faris com as luzes de presena LED em forma de C, so inconfundveis. Combina uma potncia de iluminao mxima, com um mnimo consumo de energia e uma longa vida til. Alm disso, a luz dos faris de LED High Performance no fere a vista porque, com a temperatura de cores de 5.500 graus Kelvin, aproxima-se mais da luz do dia do que as luzes de Xenon.

Os faris de LED High Performance, opcionais, so parte integrante dos destaques de design do CLS.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

57

Intelligent Light System (Sistema de luzes inteligente) (em combinao com os faris de LED High Performance opcionais, de srie no CLS63 AMG). Pela primeira vez combinaram-se as cinco funes do Intelligent Light System com a tecnologia LED: luz para estradas secundrias e autoestradas, luzes de nevoeiro de maior extenso e luzes direcionais e de berma. O sistema adaptativo das luzes de mximos proporciona automaticamente a melhor iluminao possvel da estrada em qualquer situao.

Faris Bi-Xenon (de srie). As luzes de mdios dos faris Bi-Xenon iluminam as bermas das estradas com maior intensidade e largura e as luzes de mximos dispem de um maior alcance do que os faris convencionais. A dinmica regulao da distncia comandada por sensores, nivela automaticamente as alteraes do automvel, na travagem e na acelerao.

Luzes de LED traseiras (de srie). As luzes de LED traseiras prolongam-se lateralmente conferindo seco traseira o seu caracterstico perfil. A luz de travo corresponde graficamente luz traseira, aumentando a intensidade da iluminao ao travar. Placas intermdias das luzes destacam o contorno mesmo quando desligadas.

O sistema adaptativo das luzes de mximos disponibiliza automaticamente sempre a melhor visibilidade.

Os faris Bi-Xenon, com luzes de conduo diurna em formato redondo integradas no para-choques, so de srie.

As luzes de LED traseiras dominam o visual traseiro do CLS.

58

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Sistemas multimdia.
As funes multimdia do CLS podem acionar-se comodamente atravs do Controller na consola central e atravs das teclas no prprio aparelho ou no volante multifunes. Tem escolha o Audio 20 CD e o COMAND Online.

COMAND Online (opcional). Este sistema multimdia dispe de um visor a cores de alta definio, com 7" (17,8cm). As funes do sistema integram rdio, regulao do volume de som dependente da velocidade, MUSIC REGISTER com disco rgido de 10 GB e navegao por disco rgido. Inclui tambm atualizaes gratuitas de mapas da Europa durante 3 anos a partir do primeiro registo do automvel. O leitor de DVD proporciona um excelente entretenimento atravs de DVDs de vdeo e udio, de CDs, bem como a leitura de ficheiros MP3. Com a funo Online tem acesso Internet atravs de um telemvel com capacidade para o efeito, alm de diversos servios de mobilidade da Mercedes-Benz. A ligao USB e Aux-in, uma entrada para cartes de Memria SD e um Bluetooth Interface permitem a ligao a dados externos e a um telemvel. O sistema comandado atravs do Controller e pelas patilhas integradas no volante multifunes. O Manual do Condutor digital inclui a descrio completa para o acionamento do veculo e sistema COMAND Online por voz, fcil e comodamente acessvel atravs do sistema.
O COMAND Online combina o sistema udio e de navegao com as funes de telefone. Todos os principais ajustes podem ser efetuados atravs do sistema de comando por voz LINGUATRONIC.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

59

Audio 20 CD (de srie). O rdio Audio 20 CD dispe de um visor a cores com ecr de 5,8" (14,7cm), RDS e sintonizador duplo com descodificador de emisses de trnsito, Bluetooth Interface e leitor de CD com capacidade para MP3. Opcionalmente, pode obter um carregador de 6 CD. Todas as funes so comodamente acionadas atravs do volante multifunes e do Controller na consola central.

Becker MAP PILOT (opcional). O Becker MAP PILOT permite a extenso do Audio 20 CD para um aparelho de navegao completo. O recetor GPS e o computador esto integrados no aparelho. O Becker MAP PILOT fixa-se no porta luvas sendo fcil de retirar. Para obter mapas atualizados basta fazer um Update via Internet. Sistema de som Surround Harman Kardon Logic 7 (opcional). Este sistema Dolby-Digital-5.1 com 14 altifalantes, subwoofer e um amplificador de som DSP de 9 canais com 610 Watt de potncia de sada, contribui, em combinao com o Audio 20 CD ou COMAND Online, para uma impressionante acstica em todos os lugares, acrescida pelo som em 3D e a regulao do volume de som dependente da velocidade.

Sistema de som Bang&Olufsen High-End (opcional). Este sistema de som surround proporciona, com 14 altifalantes de elevada capacidade no CLS Shooting Brake e 15 altifalantes no CLS Coup, bem como um amplificador DSP recentemente desenvolvido com 1.200 Watts, uma impressionante acstica. A transmisso surround ajustvel individualmente no habitculo. O som em 3 D e o software de afinao do som comandado por microfone contribuem para uma experincia de som mxima constante e de grande preciso.

Audio 20 CD com Becker MAP PILOT, opcional.

14/15 altifalantes e 1.200 Watts mimam os ouvidos: o sistema de som Bang&Olufsen High-End.

60

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Sistemas de assistncia.
tarefa dos assistentes facilitar a nossa vida. Neste contexto, o Assistente de Limite de Velocidade, a cmara de marcha-atrs e o Sistema de Estacionamento ativo (inclui PARKTRONIC), contribuem para a extraordinria sensao de conforto e segurana no CLS.

Assistente de Limite de Velocidade (opcional em ligao com COMAND Online). O Assistente de Limite de Velocidade reconhece placas de sinalizao de limite de velocidade atravs de uma cmara integrada no para-brisas e transmite o respetivo smbolo no painel de instrumentos. A cmara filtra sinais de trnsito redondos, independentemente da sinalizao de velocidade estar colocada na margem da estrada ou em postes de sinalizao sobre a estrada. O Assistente de Limite de Velocidade especialmente til em percursos com variao dos sinais de trnsito ou junto de locais com obras. Alm disso, os limites de velocidade so comparados com os dados do sistema de navegao, por exemplo, entrada e sada de localidades, indicando ao condutor se a velocidade se mantm nos limites.

O Assistente de Limite de Velocidade tambm informa sobre limites de velocidade temporrios.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

61

Cmara de marcha atrs (opcional em combinao com COMAND Online). A cmara de marcha atrs, com grande lente angular, capta a rea diretamente atrs do veculo e transmite as imagens ao display central do COMAND. Ativa-se automaticamente ao selecionar a marcha atrs, prestando apoio ao condutor nas respetivas manobras.

Sistema de estacionamento ativo, que inclui PARKTRONIC (opcional). Com o sistema de estacionamento ativo da Mercedes-Benz, o automvel procura um espao adequado e estaciona automaticamente com o premir de um boto, apenas precisando o condutor acionar o acelerador, o seletor e o travo assim que parar, confirmar a sugesto de estacionamento e engrenar a marcha atrs. A direo assumida pelo sistema de estacionamento

ativo. O sistema opera com a mxima preciso: para a manobra de estacionamento automtico, o espao tem de ser 1,30m mais comprido que o automvel. Os sensores ultrasnicos do PARKTRONIC medem a distncia ao veculo da frente e traseiro ao efetuarem automaticamente a manobra de estacionamento. O sistema de estacionamento ativo inclui um total de dez sensores ultrasnicos, seis no para-choques da frente e quatro no de trs, alm de uma unidade de comando eletrnica que processa os sinais dos sensores e calcula o melhor ngulo de entrada no espao de estacionamento.

O visor central do COMAND Online mostra a rea por detrs do automvel durante a manobra de estacionamento.

O visor no painel de instrumentos transmite a qualquer altura uma viso geral do atual processo de estacionamento.

62

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Bancos.
A ligao entre o design interior e exterior do CLS nica. Porque a personalizao esttica no interior tambm estabelece notveis contrastes e aumenta o agradvel conforto de conduo.

No design interior adotaram-se aspetos da configurao exterior, refletindo os revestimentos das portas atravs do formato Dropping Line, a dinmica e a vanguardista linha lateral do exterior. O design arqueado da consola central adaptado s portas e nas extremidades, transmitindo aos ocupantes uma sensao de proteo, apoiada por elegantes costuras ornamentais e materiais de elevada qualidade e genunos como a pele, madeira e o piano lacado, utilizados na configurao do interior de acordo com o equipamento. Pack Memrias (opcional, de srie no CLS63 AMG). Este pack aumenta o conforto em caso de mudana frequente de condutor e acompanhante. Atravs de uma unidade de comando podem movimentar-se e memorizar-se trs diferentes ajustes dos bancos dianteiros, apoios de cabea, coluna da direo e retrovisores exteriores. O apoio lombar eltrico de 4 vias pode adaptar-se individualmente coluna vertebral.

Os bancos multicontorno dinmico correspondem s mais elevadas exigncias de conforto, ergonomia e segurana.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

63

Pack Banco multicontorno ativo (opcional). O banco multicontorno ativo com funo de massagem e de conduo dinmica para o condutor e acompanhante, contribui para uma conduo confortvel nas viagens de longa distncia. O contorno do banco pode ser adaptado individualmente a cada estatura atravs do COMAND Controller, alm de se adaptar de forma dinmica situao de conduo. Os apoios de cabea NECK-PRO Conforto esto integrados nos bancos dianteiros.

Apoios de cabea NECK-PRO Conforto (opcionais em combinao com o banco multicontorno e o Pack Banco multicontorno ativo). Os flexveis apoios de cabea Confort melhoram o apoio lateral da cabea e aumentam o conforto. Alm disso, so ativados atravs do comando de sensores quando estes registarem um embate traseiro e colocados numa posio mais adequada para reduzirem o risco de um trauma cervical. Aps a ativao, o apoio de cabea pode ser colocado manualmente na sua posio original.

Bancos individuais na traseira (de srie no CLS Coup). O requintado ambiente no habitculo do CLS acentuado pelo formato, cor e material dos bancos. O carter individual da configurao reforado pelos bancos individuais traseiros, separados por uma consola central com apoio de braos rebatvel. No CLS Shooting Brake a consola central substituida por um 5 banco. O design dos assentos e encostos conferem aos bancos um perfil inconfundvel.

Bancos multicontorno dinmico com funo de massagem e conduo dinmica.

Os apoios de cabea NECK-PRO podem diminuir o risco de leso cervical.

Para os ocupantes dos bancos traseiros do CLS Coup esto disponveis cmodos bancos individuais.

64

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Espao.
Um compartimento de carga de sonho: O novo CLS Shooting Brake destaca-se pela bagageira especialmente elegante.

Compartimento de carga. Na conceo do compartimento de carga do CLS Shooting Brake foi dada especial ateno. Opcionalmente, por exemplo, est disponvel para a superfcia de carga madeira de cerejeira americana designo, porosa, com inseres em preto. Adapta-se na perfeio ao conceito de interior e confere-lhe um elevado requinte. Detalhes exclusivos, como as extremidades com costuras ornamentais, complementam a imagem elegante. Objetos belos devem ficar bem acomodados. Para o efeito ajudam redes laterais para guardar pequenos utenslios. E onde a versatilidade se escreve com letra grande, o conforto no fica longe. Porque o novo CLS Shooting Brake est equipado, de srie, com a tampa da mala EASY-PACK. Com o premir de um boto, um motor abre e fecha automaticamente a porta da parede traseira, o que facilita extraordinariamente as operaes de carga e de descarga.

A superfcie de carga em madeira de cerejeira americana designo com inseres pretas est disponvel opcionalmente.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

65

Calhas de alumnio com design (opcional). Estas calhas montadas na superfcie de carga aumentam a exclusividade do compartimento de carga e evitam o deslizar da carga durante o transporte.

Kit de fixao EASY-PACK (opcional). Com este kit pode subdividir-se o compartimento de carga em segmentos variveis. A barra telescpica mantm os objetos seguros durante o transporte. E a rede de proteo da carga, opcional, protege adicionalmente os objetos.

Versatilidade. Mais espao com apenas um movimento da mo. O sistema EASY-PACK-Quickfold, opcional (de srie no CLS Shooting Brake) facilita-lhe o carregamento. Com a alavanca de acionamento esquerda e direita do compartimento de carga pode-se rebater os encostos dos bancos traseiros totalmente ou em separado, consoante a necessidade.

Equipamento opcional: calhas em alumnio com design na superfcie de carga.

Compartimento de carga com EASY-PACK-Fixkit, opcional.

Bancos traseiros tipo individuais, 1/3:2/3 rebatveis.

66

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

CLS63 AMG. Exterior.


AMG trs letras que simbolizam mundialmente tecnologia de ponta, exclusividade e dinmica. A experincia nica que se vive no CLS63 AMG comea mesmo antes de entrar, ao apreciar o design exterior. www.mercedes-amg.com

O seu fascnio prende-nos. Desde o exclusivo design AMG do cap at ao spoiler AMG na tampa da mala do Coup, o CLS63 AMG convence pela expressividade enrgica que reflete. Este automvel combina a elegncia do CLS com o design de um desportivo. Os guarda-lamas dianteiros mais largos, a grelha do radiador com uma lamela integrada

e a imponente saia dianteira AMG unem-se com os faris de LED High Performance e as luzes de LED de conduo diurna especficas AMG integradas nas aberturas exteriores do ar de refrigerao, constituindo uma imagem arrebatadoramente dinmica. Tudo isto realado pelas jantes de liga leve AMG, de raios triplos, em cinzento Titnio, polidas,

a saia traseira especfica AMG com farolins de nevoeiro integrados no difusor e, como no podia deixar de ser, o sistema de escape desportivo AMG, com sadas duplas cromadas.

CLS63 AMG com faris de LED High Performance.

Sistema de escape desportivo AMG com sadas duplas cromadas.

Jantes de liga leve AMG de 5 raios triplos.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

67

A conceo caracterstica AMG confere ao veculo um visual ainda mais dinmico.

68

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

CLS63 AMG. Interior.


Basta um olhar para o interior do CLS63 AMG para percebermos o que os tcnicos especializados Mercedes-AMG entendem por dinmica talhada medida.

No interior do CLS63 AMG o sentido pelos materiais nobres e uma exmia arte artesanal combinam efusivamente com um sistemtico design desportivo. Ao centro do cockpit est integrada a AMG DRIVE UNIT com seletor E-SELECT e placa AMG, atravs da qual so ajustados individualmente os programas de conduo, as funes ESP e as afinaes do chassi. Na parte de cima encontra-se o volante AMG Performance, de 3 raios, plano em

cima e em baixo, com patilhas em alumnio prateado e painel de instrumentos AMG com menu principal AMG e RACETIMER. Estes atributos desportivos envolvem um ambiente de exclusividade com os bancos AMG desportivos e ergonmicos em pele Confort, embaladeiras AMG em ao inoxidvel escovado e pedais desportivos AMG com aplicaes de borracha anti-derrapantes. Os elementos ornamentais em piano lacado preto e o relgio analgico

no design exclusivo IWC completam a impresso de inegvel esttica desportiva. O sistema de som High-end Bang&Olufsen BeoSound AMG, opcional, com 1.200Watts de potncia e 14 altifalantes no CLS Shooting Brake e 15 altifalantes no CLS Coup, promete mxima performance para os ouvidos.

Volante desportivo AMG e painel de instrumentos AMG.

A AMG DRIVE UNIT encontra-se ao centro do cockpit.

Sistema de som High-end Bang&Olufsen BeoSound AMG, opcional.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

69

O interior do CLS63 AMG apresenta uma combinao exclusiva de materiais nobres e design desportivo.

70

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Tecnologia CLS63 AMG.


O motor AMG V8 Bi-Turbo, de 5,5 litros e a desportiva caixa de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT, proporcionam uma experincia de conduo emocionante. O CLS63 AMG oferece sempre ao condutor a opo de escolha entre uma conduo dinmica ou confortvel.

Motor AMG V8 de 5,5 litros. O motor AMG V8 Bi-Turbo que equipa o CLS63 AMG impressiona pela sua dinmica e invulgar eficincia nesta classe de performance. Como se espera da Mercedes-AMG, o motor com 410kW (557cv) de potncia, 800Nm de binrio e Pack Performance AMG (s para o CLS Coup), opcional, dispe de um caracterstico som forte. O baixo nvel de consumo de combustvel deve-se, entre outros, injeco directa de gasolina com combusto de fluxo guiado, sobrealimentao Bi-Turbo, gesto do alternador e o programa de conduo Controlled Efficiency com funo ECO Start/Stop.

Caixa desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT. Combina o melhor de dois mundos: a resposta desportiva, direta e gil de uma caixa de velocidades manual e o conforto mximo de uma caixa automtica. A caixa de velocidades de tecnologia de ponta oferece ampla liberdade de escolha ao condutor. Alm do Race-Start e da funo intercalar automtica de acelerao, disponibiliza mais quatro programas de conduo: Controlled Efficiency C, para uma conduo especialmente otimizada em termos de consumo, os programas S (Sport), S+ (Sport Plus) e M Manual. Estes aumentam a dinmica e

permitem a mudana de velocidades em menos de 100mls, graas desconexo parcial de cilindros individuais ao engrenar velocidades mais altas. O habitual conversor de binrio substitudo por uma embraiagem de arranque compacta em leo, o que converte os movimentos do pedal do acelerador em fora propulsora. Suspenso desportiva AMG RIDE CONTROL. O eixo dianteiro mais largo da suspenso desportiva AMG contribui para uma dinmica transversal melhorada. O sistema de amortecimento, de regulao eletrnica no eixo traseiro, permite uma adaptao imediata entre a mxima agilidade possvel e mximo conforto de conduo. Alm disso, a suspenso desportiva AMG RIDE CONTROL convence pela sua exclusividade. O condutor pode optar entre os nveis de suspenso Confort, Sport e Sport Plus.

A tecnologia derivada do desporto automvel oferece a mxima agilidade com o motor V8 AMG de 5,5 litros.

A caixa desportiva de 7 velocidades AMG SPEEDSHIFT MCT proporciona programas de conduo exclusivos.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

71

Tambm permite ao condutor determinar automaticamente o apoio do sistema de conduo dinmica ESP com a funo ON, SPORT HANDLING MODE, e OFF. A direo paramtrica desportiva AMG proporciona uma direo mais precisa e direta. Os valores de retardamento melhorados e a elevada estabilidade so alcanados com o sistema de travagem AMG de elevada capacidade, com discos de traves de 360mm e pinas dos traves de 6 mbolos de grande dimenso frente, uma tecnologia comprovada no desporto automvel e em situaes de carga extrema.

72

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

AMG Performance Studio.


O AMG Performance Studio reala ainda mais as caratersticas desportivas do CLS63 AMG tanto em termos de performance como de visual e permite uma srie de atrativas personalizaes.

Para destacar ainda mais o lado desportivo do CLS63 AMG, o AMG Performance Studio disponibiliza o Pack AMG Performance (s para o CLS Coup), elevando a potncia para 410kW (557cv) e o binrio para 800Nm. No s aumenta a performance do CLS63 AMG com o cap do motor e spoiler AMG em carbono, as pinas dos traves AMG em vermelho e o volante AMG Performance com

aplicaes em DINAMICA. Opcionalmente tambm esto disponveis elementos ornamentais AMG em carbono/piano lacado preto, embaladeiras iluminadas, Pack AMG Exterior em carbono e jantes AMG em ferro forjado, de 5 raios duplos. De referir ainda a suspenso AMG RIDE CONTROL Performance com uma afinao ainda mais rgida nos trs nveis da suspenso para o CLS Coup. O bloqueio

do diferencial no eixo traseiro AMG permite uma trao ainda melhor. Os traves compsito AMG, em cermica, de grande dimenso e capacidade, reconhecem-se logo primeira vista pelas pinas pintadas. Proporcionam um ponto de presso preciso e elevada resistncia e asseguram distncias de travagem mais curtas com uma reduo de peso de 40%. Caso toda esta dinmica no seja suficiente, pode optar pelo Pack AMG Drivers, onde a velocidade mxima est limitada apenas aos 300km/h (CLS Shooting Brake aos 280km/h) incluindo participao acompanhada num curso de formao para o condutor na AMG Driving Academy. O AMG Performance Studio em Affalterbach realiza ainda outros desejos do cliente at os de um modelo nico.

Volante AMG Performance com aplicaes em DINAMICA.

Sistema de traves compsito AMG, em cermica, de grande capacidade.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

73

Elevada Performance mesmo parado: o CLS63 AMG Coup com Pack AMG Performance.

74

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Equipamento de srie.

Volante multifunes em pele Confort, de 3 raios.

Audio 20 CD.

CRUISE CONTROL.

EASY-PACK-Quickfold (opcional para o CLS Coup).

THERMOTRONIC Ar condicionado automtico Conforto.

Seletor DIRECT SELECT com patilhas de seleo integradas no volante.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

75

Relgio analgico.

Fixao da cadeira de criana ISOFIX na traseira.

Faris Bi-Xenon com luzes de conduo diurna (desligadas).

Tampa da mala EASY-PACK (s para o CLS Shooting Brake).

Luz traseira com LEDs.

Cobertura do compartimento de carga (s para o CLS Shooting Brake).

76

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Equipamento opcional.

Pack KEYLESS GO (com boto Start/Stop).

COMAND Online com visor a cores (ecr com 7" (17,8cm)).

Sistema de aquecimento dos bancos.

Sistema de estacionamento ativo (inclui PARKTRONIC).

Iluminao ambiente, ajustvel em trs cores.

Climatizao automtica THERMOTRONIC.1

De srie em todas as motorizaes.2De srie no CLS63 AMG.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

77

Pack Memrias para guardar trs posicionamentos dos bancos2.

Kit de fixao EASY-PACK com calhas em alumnio (s para o CLS Shooting Brake).

Faris de LED High Performance, com luzes de LED de conduo diurna2.

Vidros atrmicos escurecidos na traseira e laterais traseiros a partir do pilar B (s para o CLS Shooting Brake).

Teto de abrir em vidro.

Caixa EASY-PACK Confort para a bagageira (s para o CLS Coup).

78

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Pack Exclusive.
Um interior nico: o Pack Exclusive, opcional, utiliza materiais da mais elevada qualidade em tonalidades que criam elegantes contrastes.

Com o Pack Exclusive, opcional, tem escolha todas as cores de interior do CLS. O teto, os pilares e as palas para o Sol so revestidos a microfibra DINAMICA e os tapetes de veludo so rematados a Nubuk na cor do equipamento.

Em complemento aos estofos em pele PASSION Exclusive, o painel de instrumentos, os apoios dos braos, os apoios de cabea, a consola central e a parte central das portas esto revestidos a pele Confort. De referir ainda a luz

ambiente com trs ajustes de cores e o volante em madeira e pele disponvel opcionalmente. O Pack Exclusive pode ser combinado com o Pack Desportivo Exterior ou Pack Desportivo AMG.

Iluminao ambiente.

Painel de instrumentos revestido a pele Confort.

Volante em madeira e pele, opcional.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

79

O equipamento Pele PASSION Exclusive, com painel de instrumentos revestido a pele Confort no Pack Exclusive.

80

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Pack Desportivo Exterior.


Se quiser realar o carter atltico do seu CLS com detalhes cuidadosamente selecionados, o Pack Desportivo Exterior a escolha certa.

As sadas de escape cromadas so o remate brilhante do para-choques traseiro retangular. O carter desportivo do CLS reforado adicionalmente pelas atrativas jantes de liga leve de 5 e de 10 raios, com pneus mistos na dimenso 255/40 R18 frente e 285/35 R18 atrs ou 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs, em prateado, antracite ou cinzento Himalaya, bem como a aplicao em preto no para-choques traseiro.
Jantes de liga leve, de 5 raios, em antracite (cdigo R36, escolha em prateado, cdigo R32). Jantes de liga leve, de 5 raios duplos bicolor, (cdigo R17).

O visual do seu CLS torna-se ainda mais irresistvel com o Pack Desportivo Exterior e a afinao mais desportiva da suspenso atravs de amortecedores e molas de ao mais rgidas (indisponvel em combinao com AIRMATIC).

Jantes de liga leve, de 5 raios bicolor, (cdigo 22R).

Jantes de liga leve, de 10 raios, em cinzento Himalaya, (s para o CLS Shooting Brake, cdigo 656).

Equipamento

Servios

Factos e Cores

81

Pack Desportivo com jantes de liga leve, de 5 raios, prateadas (cdigo R82), escolha em antracite (cdigo 49R).

82

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Pack Desportivo AMG Interior.


Confira ao seu CLS uma dinmica adicional com os desportivos e atlticos elementos de design includos no Pack Desportivo AMG, opcional.

A imponente saia dianteira AMG e a saia traseira AMG com friso ornamental cromado integrado, assim como a grelha do radiador de uma s lamela, realam o visual do CLS. Os modelos de 4 e de 6 cilindros dispem de um sistema de escape duplo, com sadas cromadas integradas na saia traseira. Com molas de ao a afinao da suspenso mais rgida e desportiva. As jantes AMG de liga leve, polidas, de 5 raios e pneus mistos 255/40 R18 frente e 285/35 R18 atrs so o remate do dinmico exterior. Opcionalmente, esto disponveis jantes de

liga leve AMG de maior dimenso, com pneus mistos 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs. No interior domina o desportivo volante multifunes de 3 raios com teclas de seleo integradas, com fundo plano, revestido a pele Confort preta (em bege Almond com equipamento da mesma cor). Com o seletor E/S/M o condutor pode optar entre os modos de conduo econmico, desportivo e manual. Os tapetes com inscrio AMG, os pedais desportivos em ao inoxidvel escovado, com aplicaes de borracha, bem como as costuras contrastantes de

tonalidade clara em combinao com os estofos em pele preta, pele PASSION ou pele PASSION Exclusive, completam o desportivo interior. Os modelos de 8 cilindros CLS500 BlueEFFICIENCY e CLS500 4MATIC BlueEFFICIENCY esto equipados, de srie, com pedais desportivos, saia dianteira AMG, grelha do radiador de uma s lamela, saia traseira AMG com friso cromado integrado e sistema de escape desportivo de duas sadas.

A traseira do CLS com Pack Desportivo AMG.

Desportivo volante multifunes em pele Confort, de 3 raios.

Elegncia desportiva no interior.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

83

O Pack Desportivo AMG, opcional, para uma presena dinmica do CLS.

84

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

designo.

O interior em pele designo na cor branco platina e elementos ornamentais em piano lacado preto.

Exterior na cor designo grafite.

Exterior na cor designo azul mystic.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

85

X06

X35

Personalizao no seu formato mais belo: com o programa designo, opcional, complementa o design mpar do CLS. A exclusiva gama designo permite aos exigentes clientes a escolha de atrativas tonalidades para os estofos em pele designo, bem como impressionantes cores opcionais e elementos ornamentais. www.mercedes-benz.pt

X10

X39

X12

X40

Pele designo1 X06 Pele designo maron X10 Pele designo areia X12 Pele designo amarelo claro X17 Pele designo vermelho classic
X17 X46

X30 Pele designo branco platina X35 Pele designo castanho claro X39 Pele designo preto profundo X40 Pele designo azul Mystic X46 Pele designo branco

X30

Equipamento opcional.

86

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Estofos e elementos ornamentais.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

87

Com o conceito de cor preta pode escolher entre estofos dos bancos em pele ARTICO/tecido (de srie no CLS250 CDI) e, dependente do modelo, entre estofos dos bancos em pele opcionais (de srie exepto no CLS250 CDI e CLS63 AMG), pele PASSION ou pele PASSION Exclusive. O interior (estofos, volante e painel de instrumentos) apresenta-se na maioria em preto, contrastando o teto e os pilares B e C com superfcies cinzentas ou pretas (Pack Desportivo AMG) dependente do modelo. Na variante de equipamento em pele PASSION Exclusive o painel de instrumentos, os apoios de cabea e de braos dos bancos, esto revestidos a pele.

Preto
H19 701

701 Pele ARTICO/tecido 201 Pele1 801 Pele PASSION1 501 Pele PASSION Exclusive1, 2

731

Elementos ornamentais H19 lamo claro, acetinado mate

201 736

731 Raiz de nogueira brilhante1 736 Freixo preto brilhante1 H21 Piano lacado preto1

801 501

H21

Equipamento opcional.2De srie em combinao com Pack Exclusive.

88

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

O conceito de cores bege Almond dispe, opcionalmente e em funo do modelo, de estofos em pele (opcional no CLS250 CDI), em pele PASSION ou pele PASSION Exclusive. Os bancos, volante, parte inferior do painel de instrumentos, teto, centro das portas, alcatifa e pilares A, B, C apresentam-se na cor bege Almond. Na variante de equipamento pele PASSION Exclusive, o painel de instrumentos, os apoios de cabea e de braos esto revestidos a pele.

Bege Almond
H19

205 Pele1 805 Pele PASSION1 505 Pele PASSION Exclusive1, 2 Elementos ornamentais

205

731

H19 lamo claro, acetinado mate 731 Raiz de nogueira brilhante1 736 Freixo preto brilhante1 H21 Piano lacado preto1

736

805 505

H21

Equipamento opcional.2De srie em combinao com Pack Exclusive.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

89

O conceito de cores preto/Beringela dispe, opcionalmente e em funo do modelo, de estofos em pele, pele PASSION ou pele PASSION Exclusive. O volante, teto, extremidades e alcatifa, bem como as colunas A, B e C so em preto, estando os bancos revestidos na cor contrastante Beringela, apresentando-se, adicionalmente, a parte de baixo do painel de instrumentos, a parte da frente e traseira da consola central, o centro das portas e os apoios dos braos na mesma cor. Na variante de equipamento em pele PASSION Exclusive o painel de instrumentos, os apoios de cabea e de braos esto revestidos a pele.

Preto/Beringela1
H19

207 Pele1 807 Pele PASSION1 507 Pele PASSION Exclusive1, 2 Elementos ornamentais

207

731

H19 lamo claro, acetinado mate 731 Raiz de nogueira brilhante1 736 Freixo preto brilhante1 H21 Piano lacado preto1

736

807 507

H21

Equipamento opcional.2De srie em combinao com Pack Exclusive.

90

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

O conceito de cores cinzento Alpaca dispe, opcionalmente e em funo do modelo, de estofos em pele (opcional no CLS250 CDI), em pele PASSION ou pele PASSION Exclusive. Os bancos, teto, parte inferior do painel de instrumentos, o centro das portas, alcatifa, e pilares A, B, C apresentam-se na cor cinzento Alpaca, sendo as extremidades e a parte superior do volante em preto. Na variante de equipamento em pele PASSION Exclusive o painel de instrumentos, os apoios de cabea e de braos esto revestidos a pele.

Cinzento Alpaca
H19

208 Pele1 808 Pele PASSION1 508 Pele PASSION Exclusive1, 2 Elementos ornamentais

208

731

H19 lamo claro, acetinado mate 731 Raiz de nogueira brilhante1 736 Freixo preto brilhante1 H21 Piano lacado preto1

736

808 508

H21

Equipamento opcional.2De srie em combinao com Pack Exclusive.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

91

O conceito de cores preto/Porcelana dispe, opcionalmente e em funo do modelo, de estofos em pele, pele PASSION ou pele PASSION Exclusive. O volante, teto, bagageira, extremidades, bem como os pilares A, B e C so em preto, estando os bancos e o centro das portas e parte inferior do painel de instrumentos revestidos na cor contrastante Porcelana. Na variante de equipamento em pele PASSION Exclusive o painel de instrumentos, os apoios de cabea e de braos, esto revestidos a pele.

Preto/Porcelana1
H19

225 Pele1 825 Pele PASSION1 525 Pele PASSION Exclusive1, 2 Elementos ornamentais

225

731

H19 lamo claro, acetinado mate 731 Raiz de nogueira brilhante1 736 Freixo preto brilhante1 H21 Piano lacado preto1

736

825 525

H21

Equipamento opcional.2De srie em combinao com Pack Exclusive.

92

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Jantes.

Jantes de liga leve, de 10 raios, com pneus 245/45 R17 (de srie no CLS250 CDI BlueEFFICIENCY, cdigo 25R). (No disponvel para Portugal).

Jantes de liga leve, de 5 raios, com pneus 255/40 R18 (opcionais nos modelos de 4 e 6 cilindros, de srie no CLS500 BlueEFFICIENCY e CLS500 4MATIC BlueEFFICIENCY, cdigo R96).

Jantes de liga leve, de 15 raios, com pneus 255/40 R18 frente e 285/35 R18 atrs (opcionais, cdigo R34).

Jantes de liga leve AMG, de 5 raios duplos, com pneus 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs, em cinzento Himalaya, polidas (opcionais, cdigo R17).

Jantes de liga leve, de 10 raios, com pneus 245/45 R17 (de srie nos modelos de 4 e 6 cilindros, cdigo R43).

Jantes de liga leve AMG, de 5 raios duplos, com pneus 255/40 R18 frente e 285/35 R18 atrs, em cinzento Himalaya, polidas (opcionais, cdigo 22R).

Jantes de liga leve, de 5 raios, em prateado, com pneus 255/40 R18 frente e 285/35 R18 atrs (de srie no Pack Desportivo Exterior, cdigo R32, em antracite cdigo R36).

Jantes de liga leve, de 5 raios duplos, com pneus 255/40 R18 frente e 285/35 R18 atrs, em Titnio prateado (opcionais, cdigo R70).

Equipamento

Servios

Factos e Cores

93

Jantes de liga leve, de 5 raios, em prateado, com pneus 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs (opcionais, cdigo R82, em antracite cdigo 49R, no Pack Sport Exterior).

Jantes de liga leve, de 10 raios, com pneus 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs, em cinzento Himalaya (opcionais, disponvel s para o CLS Shooting Brake, cdigo 656).

Jantes de liga leve AMG, de 5 raios, com pneus 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs, em Titnio prateado, polidas (opcionais, cdigo 770).

Jantes de liga leve AMG, de raios triplos, com pneus 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs, em cinzento Titnio, polidas (de srie para o CLS63 AMG, cdigo 797).

Jantes de liga leve, de 10 raios, com pneus 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs, em Titnio prateado, polidas (opcionais, cdigo R97).

Jantes de liga leve AMG, de 5 raios, com pneus 255/40 R18 frente e 285/35 R18 atrs, em cinzento Titnio, polidas (de srie no Pack Desportivo AMG, cdigo 790).

Jantes de liga leve AMG, de 10 raios, com pneus 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs, em preto mate e polidas (opcionais para o CLS63 AMG, cdigo 752).

Jantes de ferro forjado AMG, de raios duplos, com pneus 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs, em cinzento Titnio e superfcie polidas (opcionais para o CLS63 AMG, cdigo 793).

94

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Acessrios Originais Mercedes-Benz.


Qualquer que seja a ocasio, um Mercedes-Benz companheiro de viagem, local de trabalho e espao habitacional. Para usufruir ainda mais desta diversidade, a gama de Acessrios Originais Mercedes-Benz est perfeitamente adaptada ao CLS.

Sistema de entretenimento traseiro. O elegante sistema de DVD projeta os seus filmes preferidos, imagens e vdeos de jogos1 em dois monitores LCD a cores com ecr de 7" (17,8cm). Isto permite aos ocupantes dos lugares traseiros ver filmes em conjunto ou em separado escolher um programa a seu gosto graas aos leitores de DVD individuais. Alm disso podem utilizar-se outros meios de media atravs do USB interface ou de cartes SD. O sistema de entretenimento traseiro no necessita de pr-equipamento de fbrica, podendo ser integrado posteriormente.

Com o entretenimento traseiro como estar sentado na primeira fila (tambm disponvel como opcional, cdigo E78).

possvel ligar aparelhos externos como, por exemplo, uma consola de jogos.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

95

Jantes em liga leve Incenio. O formato nico das jantes de liga leve Incenio, no design High-End, sublinha a notvel presena do CLS. As jantes de liga leve esto escolha em diferentes dimenses e design, por exemplo, jantes em preto, polidas, de 10 raios, com pneus mistos 255/35 R19 frente e 285/30 R19 atrs.

Embaladeiras. Em alumnio escovado salientam a elegante inscrio Mercedes-Benz em branco contribuindo para a sua requintada aparncia. As calhas tambm protegem a zona de entrada e contribuem para o seu visual exclusivo.

A gama de Acessrios Originais Mercedes-Benz oferece-lhe uma alargada seleo de artigos de elevada qualidade para o seu automvel, da qual lhe apresentamos aqui uma pequena amostra. Consulte o nosso catlogo de Acessrios ou o concessionrio oficial Mercedes-Benz mais prximo de si.

Jantes Incenio de liga leve em preto.

Embaladeiras com inscrio Mercedes-Benz (tambm disponvel como opcional, cdigo E13).

96

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Para o melhor servio.

Mercedes-Benz Financiamento. A Mercedes-Benz representa qualidade, inovao e segurana. As mesmas caractersticas que conferimos Mercedes-Benz Financiamento. Disponibilizamos-lhe produtos financeiros inovadores, adequados s suas necessidades, para obter sem problemas a chave do seu automvel de sonho. Em viagem, as nossas propostas de Seguro Automvel e de Servios proporcionam uma excelente proteo e contribuem para que o seu automvel esteja sempre nas melhores condies, sendo os custos apresentados de forma transparente e abrangente. A via mais rpida para detalhadas propostas: o Concessionrio oficial Mercedes-Benz mais perto de si, que ter todo o gosto em inform-lo sobre os atuais servios e condies de financiamento.

Mercedes-Benz Service24h. O Service24h est disponvel 24 horas por dia, 365 dias por ano, atravs dos nmeros 800 200 752 para contactos nacionais ou 00 351 21 942 91 15 para contactos feitos a partir do estrangeiro. Em caso de avaria tcnica, problema de arranque ou mesmo de acidente1 em qualquer parte da Europa, basta a distncia de um telefonema para que seja rpida e devidamente assistido por uma equipa profissional do Service24h que poder, at, resolver o seu problema na estrada. Se isso no for possvel, o seu automvel ser transportado at Oficina Autorizada Mercedes-Benz mais prxima, para que possa rapidamente e em segurana prosseguir viagem at ao seu destino.

Museu Mercedes-Benz. Mais de 125 anos da histria do automvel aguardam-no num cenrio nico. Mais de 1.500 peas expostas em nove pisos revelam a tradio nica e a fora inovadora da Marca Mercedes-Benz em Estugarda. Aguardamos a sua visita. Tambm online em: www.mercedes-benz-classic.com/museum

Rede nacional fixa.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

97

Test drive. difcil descrever por palavras o ambiente que se vive ao conduzir um Mercedes-Benz. Por essa razo gostaramos de o convidar para o ensaio do seu modelo de eleio, cuja data poder marcar no seu concessionrio Mercedes-Benz (em www.mercedes-benz.pt, ou ligue 707 200 699). Manual Interativo. Em www.mercedes-benz.pt ter tambm oportunidade de conhecer melhor o seu modelo de eleio. Atravs de uma visita interativa e simulaes de produto obter informao mais detalhada sobre as funes e o interior do seu automvel, bem como sobre as vantagens de cada um dos modelos. Contact Center. Caso pretenda mais informaes sobre a gama de automveis Mercedes-Benz, poder contactar-nos atravs do nmero 707 200 699, ou por email, atravs do endereo info_mbp@daimler.com.

Contratos de Servio. Garanta que o seu Mercedes-Benz beneficia de uma proteo duradoura sem custos imprevistos de reparao, alm de um Servio de elevada qualidade e com Peas Originais Mercedes-Benz. Prefira o Servio Aps Venda da nossa vasta Rede de Oficinas Autorizadas, onde pode contar com a experincia de tcnicos altamente qualificados e um plano de custos fixos. Informe-se num Concessionrio ou Oficina Autorizada Mercedes-Benz perto de si.

Reparao em caso de acidente. Na Mercedes-Benz obtm sempre o melhor apoio para o seu automvel, mantendo as suas caratersticas de elevada segurana. Sejam trabalhos de pintura, danos na carroaria ou nos vidros, na sua Oficina Autorizada Mercedes-Benz trabalham tcnicos altamente qualificados, assegurando rapidamente a continuao da sua viagem. Saiba mais na sua Oficina Autorizada Mercedes-Benz.

98

Motores e chassi

Segurana

Conforto

AMG

Dimenses Shooting Brake.

Dimenses Coup.

Cores.
O sistema de pintura da Mercedes-Benz inclui uma extremamente resistente tinta transparente e contribui decisivamente para a valorizao do automvel.
1.626 2.075

1.416

1.416

1.596 1.881

1.626 2.075

1.596 1.881

Cores slidas 040 Preto


1.018 517 535 276 342 708 504 974 748 1.158 640 276 882 1.739 576 1.018 517 535 708 488 927

Cores metalizadas1 197 Preto Obsidian 497 Castanho Cuprit 541 Vermelho Thulit 755 Cinzento Tenorit

337

901

2.874 4.956

1.181

901

2.874 4.940

1.165

775 Prata Iridium 792 Prata Palladium 794 Bege Pearl 795 Cinzento Manganit SHAPE2 799 Branco diamond BRIGHT 890 Azul Cavansit

1.495

1.494 1.495 1.453 1.494 1.435

963 Cinzento indium Cores extras1

1.453

1.435

044 designo magno cinzento alanit2 047 designo alubeam titnio3, 4 049 designo magno branco cachemira2

Todos os dados em milmetros. As dimenses apresentadas referem-se a valores mdios e aplicam-se a veculos com equipamento de srie e sem carga.

Equipamento opcional.2Cor mate3Encomenda s atravs de pedido de produo.4Disponvel s para o CLS Coup.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

99

Dados tcnicos.
Motores Diesel CLS250 CDI BlueEFFICIENCY N cilindros/disposio Cilindrada em cm3 Potncia em kW (cv) a rpm
1

CLS350 CDI BlueEFFICIENCY 6 em V 2.987 195 (265)/3.800 620/1.6002.400 6,2 [6,6] 2502 245/45 R17 Diesel 7,8 [7,57,3] 5,15,0 [5,45,3] 6,16,0 [6,16,0] 160159 [162159] Euro 5 80/9 520 [590] 11,27 1.815 [1.910] 2.300 [2.435]

CLS350 CDI 4MATIC BlueEFFICIENCY 6 em V 2.987 195 (265)/3.800 620/1.6002.400 6,4 [6,7] 2502 245/45 R17 Diesel 8,8 [8,07,9] 5,85,6 [6,05,9] 6,96,7 [6,76,6] 181177 [176174] Euro 5 80/9 520 [590] 11,27 1.875 [1.970] 2.360 [2.495]

4 em linha 2.143 150 (204)/3.800 500/1.6001.800 7,5 [7,8] 242 [235] 245/45 R17 Diesel 6,56,4 [6,46,3] 4,54,4 [4,84,7] 5,35,1 [5,45,3] 138134 [143139] Euro 5 59/8 520 [590] 11,27 1.785 [1.865] 2.270 [2.390]

Binrio1 em Nm a rpm Acelerao dos 0 aos 100 km/h em s [Shooting Brake] Velocidade mxima em km/h (Shooting Brake) Pneus frente/atrs Combustvel Consumo de combustvel3 em l/100 km Urbano [Shooting Brake] Extra urbano [Shooting Brake] Misto [Shooting Brake] Emisses de CO23 em g/km combinadas [Shooting Brake] Classe de emisses Depsito de combustvel em l/reserva Capacidade da mala em l [Shooting Brake] Dimetro de viragem em m Peso em vazio4 em kg [Shooting Brake] Peso bruto admissvel em kg [Shooting Brake]

Dados segundo diretiva 80/1269/UE na verso atualmente em vigor.2Limitada eletronicamente.3Os dados indicados foram apurados segundo um determinado mtodo de medio (diretiva [UE] 715/2007 na verso atualmente em vigor) e no se referem a um veculo especfico, servindo apenas para estabelecer comparativos com diversos modelos.

100

Motores a gasolina CLS350 BlueEFFICIENCY 6 em V 3.498 225 (306)/6.500 370/3.5005.250 6,1 [6,7] 2502 245/45 R17 S/chumbo 95 9,59,1 [9,89,7] 5,65,4 [5,95,8] 7,06,8 [7,47,3] 164159 [172169] Euro 5 80/9 520 [590] 11,27 1.735 [1.830] 2.220 [2.355] CLS500 BlueEFFICIENCY 8 em V 4.663 300 (408)/5.0005.750 600/1.6004.750 5,2 [5,3] 2502 255/40 R18 S/chumbo 95 12,5 [12,812,7] 6,9 [7,27,1] 9,0 [9,39,2] 209 [216214] Euro 5 80/9 520 [590] 11,27 1.890 [1.955] 2.375 [2.480] CLS500 4MATIC BlueEFFICIENCY 8 em V 4.663 300 (408)/5.0005.750 600/1.6004.750 5,2 [5,3] 2502 255/40 R18 S/chumbo 95 13,513,4 [13,413,3] 7,57,4 [7,97,8] 9,79,6 [9,99,8] 226224 [231229] Euro 5 80/9 520 [590] 11,27 1.940 [2.005] 2.425 [2.530] 8 em V 5.461 386 (525)/5.2505.750 700/1.7005.000 4,4 2502 255/35 ZR19, 285/30 ZR19 S/chumbo 98 13,9 [14,0] 7,6 [7,8] 9,9 [10,1] 231 [235] Euro 5 66/14 520 [590] 11,30 1.870 [1.955] 2.415 [2.540] CLS63 AMG CLS63 AMG Pack Performance5 8 em V 5.461 410 (557)/5.2505.750 800/2.0004.500 4,3 2502 255/35 ZR19, 285/30 ZR19 S/chumbo 98 13,9 7,6 9,9 231 Euro 5 66/14 520 11,30 1.870 2.415

Dados segundo a diretiva 92/21/UE na verso 95/48/UE (peso com veculo em ordem de marcha, depsito de combustvel 90% cheio, condutor com 68 kg de peso e 7kg de bagagem) para veculos com equipamento de srie. Regra geral, os acessrios e equipamentos opcionais aumentam estes valores, diminundo, por conseguinte, a carga til.Os valores referem-se a motores com caixa automtica 7G-TRONIC PLUS e caixa desportiva de 7 velocidades automtica AMG SPEEDSHIFT MCT, de srie, (CLS63 AMG).5S para o CLS63 AMG Coup.

Equipamento

Servios

Factos e Cores

101

Cores slidas

Cores metalizadas1

Cores extras1, 2

040

197

775

799

044

497

792

890

047

541

794

963

049

755

795

Recolha de veculos em m de vida1. Aps muitos quilmetros de conduo, o seu veculo em m de vida dever ser entregue num centro de receo ou num operador de desmantelamento devidamente licenciado. A entrega num dos Centros pertencentes Rede Valorcar gratuita, nos termos e condies previstos na lei, e garante que o tratamento do seu veculo em m de vida respeitar o ambiente.
1

Aplicada de acordo com a legislao nacional.

Em relao aos dados apresentados neste catlogo: aps o fecho da redao desta publicao, 18.07.2012, podero surgir alteraes no produto. Ressalvam-se as modicaes na construo e formato, desvios nas cores e alteraes no volume de equipamentos por parte do construtor durante o perodo de fornecimento, desde que estas alteraes ou desvios sejam admissveis para o comprador, tendo em considerao os interesses do vendedor. Desde que o vendedor ou o construtor utilizem sinais ou nmeros para referenciarem a encomenda ou o objeto encomendado, estes no podero ser objeto de reclamao de direitos. As ilustraes contm equipamentos opcionais e acessrios que no fazem parte das especicaes de srie. Alteraes nas cores devem-se tcnica de impresso. Este catlogo poder tambm apresentar modelos e servios que no so oferecidos em todos os pases, pois distribudo internacionalmente. Informaes sobre normas legais, jurdicas, scais e os seus efeitos aplicam-se apenas na Alemanha data do fecho da sua redao. A informao contida neste catlogo no constitui uma proposta ou oferta de venda, nem vincula legal ou contratualmente a Mercedes-Benz Portugal ou os seus Concessionrios. Os dados relativos ao equipamento de srie e opcional constantes deste catlogo so fornecidos a ttulo meramente indicativo. Para mais informaes sobre a gama de automveis Mercedes-Benz, poder contactar-nos atravs do nmero 707 200 699, ou por email, atravs do endereo info_mbp@daimler.com www.mercedes-benz.pt
Daimler AG, Stuttgart BC/MC 6701 0709 05-00/0912

Vous aimerez peut-être aussi