Vous êtes sur la page 1sur 70

Instituto de Cincias Exatas e Tecnologia - ICET

Materiais de Construo Mecnica Aplicada


Aula 01 Introduo Qumica e Energia.

Professor: Ms. Winston F. de L. Gonalves


Referncias:
- Mahan, B. H. Qumica Um curso universitrio. Trad. Ernerto Giesbrecht, et al. 2.ed - So Paulo: Edgard Blcher, 1972. - Russell, J. B. Qumica Geral Volume 1 Trad. Mrcia Guekezian, et al. 2.ed. So Paulo: Makron Books, 1994. - Solomons, T.W.G. Qumica Orgnica 1 Trad. Horacio Macedo. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 1996. - Callister, W. Engenharia e Cincias dos Materiais: Uma introduo LTC Editora, 5 Edio, 2002. - James Holler, F.; Nieman, T.; Skoog, D.A. Principios De Analise Instrumental Bookman Editora, 3Edio, 2002.

tomo
At fins do sculo XIX, era considerado a menor poro em que se poderia dividir a matria. Mas nas duas ltimas dcadas daquele sculo, as descobertas do prton e do eltron revelaram o equvoco dessa idia. Posteriormente, o reconhecimento do nutron e de outras partculas subatmicas reforou a necessidade de reviso do conceito de tomo.
Modelos atmicos: Leucpo (450 a.C.) Demcrito (380 a.C.) Dalton (1807 d.C.) Thomson (1897 d.C.) Rutherford (1907 d.C) Bohr (1913 d.C.) Sommerfield (1916 d.C.)

John Dalton
Qumico ingls que props o primeiro modelo atmico, conhecido como modelo de Dalton. Ele era Meteorologista e descreveu uma anomalia na vista na qual ele tinha que no conseguia distinguir as cores. Seu modelo atmico criado em 1807, retomava o antigo conceito dos gregos:
O tomo uma pequena esfera, com massa definida e propriedades caractersticas, explicando assim todas as reaes qumicas. Toda matria constituda por tomos. So indivisveis, indestrutveis, e no podem ser transformados em outros, nem mesmo durante os fenmenos qumicos.

Joseph John Thomson


Engenheiro ingls que props que descobriu o eltron e mediu a carga eltrica de um eltron. Considerou o tomo eletricamente neutro (com quantidades iguais de partculas positivas e negativas), ele representou o tomo como uma esfera uniforme, de carga positiva, incrustada de eltrons (partculas negativas). Este modelo foi conhecido tambm como "pudim de passas".

Enerst Rutherford
Nascido em Nelson (Nova Zelndia), estudou Fsica na Inglaterra e teve como orientador Prof. J.J. Tomson, e foi para o Canad na Universidade de McGill (Montreal) em 1898. Em 1907 foi nomeado professor de Fsica da Universidade de Vitria (Manchester), ano em que conquistou o prmio Nobel da Qumica.
Bombardeou uma lamina de ouro (Au) com partculas (partculas de carga positiva, liberadas por elementos radioativos). Rutherford fez uma importante constatao: a grande maioria das partculas atravessava diretamente a lmina, algumas sofriam pequenos desvios e outras, em nmero muito pequeno (uma em cem mil), sofriam grandes desvios em sentido contrrio.

Experincia de Rutherford

Concluses de Rutherford
No tomo existem grandes espaos vazios; a maioria das partculas o atravessava sem sofrer nenhum desvio. No centro do tomo existe um ncleo muito pequeno e denso; algumas partculas alfa colidiam com esse ncleo e voltavam, sem atravessar a lmina. O ncleo tem carga eltrica positiva; as partculas alfa que passavam perto dele eram repelidas e, por isso, sofriam desvio em sua trajetria.

Modelo de Rutherford

Eltrons seriam atrados pelo ncleo e colapsariam.

+ + + + +

No entanto, o tomo no deixou de ser um conjunto das partculas: Prtons (+), eltrons (-) e Neutrons (0)

n (neutrnio) Z=0 e N= 11H (hidrognio) Z=1 e N=0 21H (deltrio) Z=1 e N=1 31H (tritrio) Z=1 e N=2 He (hlio) Z=2 e N=2

Composies atuais alm das j conhecidas (estudada pela disciplina Fsica de Partculas).
Partculas atmicas fundamentais: - Os lptons so partculas leves como o eltron. - Os bsons so partculas sem massa que propagam as foras do Universo - O glon, por exemplo, um bson que une os quarks. Os quarks se combinam para formar as partculas pesadas, como o prton e o nutron
Tal como outras partculas que tem cargas diferentes, tipos diferentes de quarks tambm tem propriedades distintas, chamadas "sabores" e "cores", que afetam a forma de como eles se combinam.

Niels Henrik Bohr


Fsico Dinamarqus foi orientado por J.J. Thomson e foi trabalhar no laboratrio de Rutherford. Entre 1914 e 1916 foi professor de fsica da Universidade de Vitria (Manchester). Em 1920 voltou para Copenhaga (Dinamarca). Em 1922 ganha o prmio Nobel pelas suas investigaes da Estrutura da luz quntica.
Bohr acreditava que, utilizando a teoria quntica de Planck, seria possvel criar um novo modelo atmico, capaz de explicar a forma como os eltrons absorvem e emitem energia radiante. Notou 2 equvocos no modelo de Rutherford:
uma carga negativa, colocada em movimento ao redor de uma carga positiva estacionria, adquire movimento espiralado em direo carga positiva acabando por colidir com ela; uma carga negativa em movimento irradia (perde) energia constantemente, emitindo radiao. Porm, sabe-se que o tomo em seu estado normal no emite radiao.

Max Karl Ernst Ludwig Planck


Fsico Alemo Considerado pai da teoria quntica. Nasceu em 23 de abril de 1858 em Kiel e faleceu em 4 de outubro de 1947 em Gttingen. Obteve seu doutorado em 1879 em Berlin na qual estudou com por exemplo Gustav Kirchhoff. Despertou seu estudo diretamente para a termodinmica. Dez anos mais tarde foi chamado para substituir Gustav Kirchhoff em aulas de fsica na Universidade de Berlin. Durante a Segunda Guerra Mundial, Planck tentou convencer Hitler a dar liberdade aos cientistas judeus. O filho de Planck, Erwin, foi executado no dia 20 de julho de 1944, acusado de traio relacionada a um atentado para matar Hitler. Em 1899, descobriu uma nova constante fundamental, chamada posteriormente em sua homenagem Constante de Planck, e que usada, por exemplo, para calcular a energia do fton. Um ano depois, descobriu a lei da radiao trmica, chamada Lei de Planck da Radiao. Essa foi a base da teoria quntica, que surgiu dez anos depois com a colaborao de Albert Einstein e Niels Bohr. Como conseqncia desta teoria quntica veio o nascimento da mecnica quntica, na qual o rendeu um prmio Nobel em 1918.

Explicao do tomo baseado na luz emitida por alguns elementos quando aquecidos.

tomo segundo Neils Bohr


nh P= 2
P = Momento angular n = nmero inteiro h = Constante de Planck (6,62 x 10-34Js)

Energia das Camadas


N1 (K) E = 0 eV N2 (L) E = 10,2 eV N3 (M) E = 12,1 eV N4 (N) E = 12,8 eV

CONTINUO de Excitao E = 13,2 eV

Excitao do tomo
O tomo absorve um fton com uma determinada energia especifica correspondente a diferena de energia entre os nveis qunticos, e o eltrons saltar do nvel de energia mais para o nvel de energia mais alta.

Desexcitao do tomo
O retorno do eltrons para o nvel de energia mais baixo, liberando um fton que transporta este excesso de energia. Este fton possui energia equivalente diferena de energia entre nveis.

Calculo da energia absorvida/liberada

E=

hc

E = diferena de energias (1eV = 1,602 x 10-19J) h = constante de Planck (6,626x10-34Js) c = velocidade da luz (2,998 x 108m/s) = Comprimento de onda (m)

Equaes fsicas:
c = f

1 f = T

= Comprimento de onda (nm) c = Velocidade da luz (299.792,458 km/s ou 2,998 x 108m/s) f = freqncia (Hz) T = Perodo

Exemplo
Qual a energia, em eletronvolt, de um fton da luz verde do mercrio cujo comprimento de onda 5461 Angstrom ? Soluo: Dados do problema:

E=? = 5461 = 5461 x 10-10 m

Sabemos que:

E=

hc

h = constante de Planck (6,626x10-34Js ou 4,136x10-15 eV.s) c = velocidade da luz (2,998 x 108m/s) = Comprimento de onda (m) Substituindo os valores na equao acima temos: E = (4,136x10-15 eV/s) x (2,998x108 m/s) 5461x10-10 m E = 2,27 eV Um fton de luz verde do mercrio transporta 2,27 eletrovolts de energia em seu quantum.

Comprimento de onda

Espectros de ondas eletromagnticas

Espectros de ondas eletromagnticas

Quanto mais prxima do ncleo, mais energtica a radiao

Raios X
Excitao Desexcitao

Produo de Raios X do tipo K (K alpha salto quntico da camada K para L na excitao e da L para a K na desexcitao)

Raios X
Excitao Desexcitao

Produo de Raios X do tipo K (K beta salto quntico da camada K para M na excitao e da M para a K na desexcitao)

H tambm os Raios X do tipo L (saltos da L p/ M e M p/L) e L (saltos da L p/ N e da N para L)

A eletrosfera est dividida em camadas ou nveis eletrnicos, e os eltrons nessas camadas, apresentam energia constante; Em sua camada de origem (camada estacionria) a energia constante, mas o eltron pode saltar para uma camada mais externa, sendo que, para tal necessrio que ele ganhe energia externa; Um eltron que saltou para uma camada de maior energia fica instvel e tende a voltar a sua camada de origem; nesta volta ele devolve a mesma quantidade de energia que havia ganho para o salto e emite um fton de luz.

Modelo Atmico Atual


Modelo matemtico- probabilstico que se baseia em dois princpios:

Princpio da Incerteza de Heisenberg: impossvel determinar com preciso a posio e a velocidade de um eltron num mesmo instante. Princpio da Dualidade da matria de Louis de Broglie: o eltron apresenta caracterstica DUAL, ou seja, comporta-se como matria e energia, sendo portanto, uma partcula-onda.

Atual modelo Atmico

Conceitos
Nmero Atmico (Z): Quantidades de prtons. Z=P=E Nmero de Massa (A): Soma dos prtons e neutrns que constituem o tomo. A=Z+N A=Z+N Representao

Nmeros qunticos
Para designar a camada, a subcamada e o orbital de um eltron podemos utilizar os nmeros qunticos . Esses nmeros identificam cada eltron do tomo, porm, no existem dois eltrons com o mesmo conjunto de nmeros qunticos (princpio da excluso de Pauli).
Nmero quntico principal (n) - O nmero quntico principal, representado por n , indica a camada em o eltron se encontra, e s pode assumir valores inteiros e positivos. Nmero quntico secundrio ou azimutal ( l ) (letra L)- O nmero quntico azimutal, representado por l , especifica a subcamada e, assim, a forma do orbital. Pode assumir os valores 0, 1, 2 e 3, correspondentes s subcamadas s , p,d,f Nmero quntico magntico (m l ) - O nmero quntico magntico, representado por ml , fornece informaes sobre a orientao de um orbital no espao. Pode assumir valores inteiros de + l a - l (letra L). Por exemplo, para uma subcamada d ( l = 2), m pode ser igual a -2, -1, 0, +1 ou +2, cinco valores que correspondem aos cinco orbitais da subcamada d. Nmero quntico spin ( m s ) - O nmero quntico spin, representado por ms , especifica o spin do eltron e possui valor + 1/2 ou - 1/2.

Estrutura do tomo
Ordenao por camadas

Neils Bohr (1913): Os eltrons mantinha-se em movimento circular em rbitas especificas devida a fora centrpeta exercida pelo ncleo.

K=2 L=8 M = 18 N = 32 O = 32 P = 18 Q=8 R = 2 (?)

Linus Carl Pauling


Qumico Cristalgrafo e bilogo molecular Norte Americano de Oregon Ganhou o prmio Nobel da Qumica em 1954 pelo trabalho feito referente as ligaes qumicas. Em 1962 recebeu o prmio Nobel da Paz pela campanha contra testes com bombas atmicas.

Distribuio eletrnica, baseado em Linus Pauling

Seqncia de distribuio de eltrons linear


1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s2,4d10, 5p6, 6s2, 4f14, 5d10, 6p6, 7s2, 5f14, 6d10, 7p6, 8s2

Ordem de distribuio de eltrons (Z=e-)


1) Trace linhas inclinadas em cada uma das linhas das subcamadas (uma paralela a outra representada pela linha preta). 2 ) Ligue as linhas conforme o modelo (representado pela linha vermelha).

Seqncia de distribuio de eltrons fica:


1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p6, 5s2,4d10, 5p6, 6s2, 4f14, 5d10, 6p6, 7s2, 5f14, 6d10, 7p6, 8s2

Diviso por Spin


H (Z=1) He (Z=2) Li (Z=3) C (Z=6)

Orbitais atmicos
s p d f Suportando apenas 1 par de eltrons Suportando 3 pares de eltrons Suportando 5 pares de eltrons Suportando 7 pares de eltrons

1Nvel --> existe apenas o orbital atmico s 2Nvel --> existem os orbitais s e p 3Nvel --> existem os orbitais s, p e d 4Nvel --> existem os orbitais s, p, d e f 5Nvel --> existem os orbitais s, p, d, f e g 6Nvel --> existem os orbitais s, p, d, f, g e h 7Nvel --> existem os orbitais s, p, d, f, g, h e i

Geometria do tomo de sdio

Formao da molcula do Cloreto de Berlio

Elemento

Nmero Atmico

Distribuio Eletrnica

Perodo

16

Li Na K

3 11 19

1s2 2s1 1s2 2s2 2p6 3s1 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s1

2 3 4

1s2 2s2 2p6 3s2 3p4

3 perodo Grupo 16 (6 + 10)

Interaes interatmicas (ligaes qumicas)


So unies de dois ou mais tomos iguais ou diferentes para formar as molculas. Esta unio ocorre em funo dos eltrons das ultimas camadas dos eltrons, formando assim as ligaes qumicas que podem ser do tipo inica, covalente e metlica. Estas ligaes esto relacionadas a regra do octeto, na qual os tomos se combinam de forma a se tornarem estveis, com oito eltrons em sua ltima camada (camada de valncia), a exemplo dos gases nobres.

Foras e Energias de Ligao


FL = FA + FR
r r r

E = Fdr

EL = FL dr = FA dr + FR dr = E A + ER
1( Z1e)( Z 2 e) 4 0 A EA = = r r

B EB = n r

Ligaes Inicas
Consiste na doao de eltrons de um elemento para outro. Assim um atrai o outro por atrao eletrosttica.

[Na]+ [Cl ]
Caractersticas das Substncias Inicas As fortes atraes eletrostticas entre ctions e nions, em uma substncia inica, tm suas conseqncias;
Toda substncia inica slida e forma um retculo cristalino, nas condies ambientes. Os pontos de Fuso (PF) e de ebulio (PE) so bem altos. As substncias inicas conduzem corrente eltrica quando fundidas ou quando dissolvidas em gua.

Metal + Ametal Ligao Inica Substncia Inica Slido

Outros Exemplos:

Ligaes Metlicas
Os metais so bons condutores de eletricidade por causa da facilidade com que os eltrons se movimentam, pois se encontram livres. E isso ocorre porque os metais tm baixa energia de ionizao, ou seja a atrao sobre os eltrons baixa. Temos ento uma estrutura formada por ctions fixos cercados por um "mar de eltrons" provenientes da camada de valncia. A interao entre os eltrons livres (-) e os ctions (+) determina a estrutura cristalina dos metais e uma srie de propriedades caractersticas:
maleabilidade ductibilidade boa condutibilidade trmica e eltrica. alto ponto de fuso resistncia trao brilho

Os metais podem se unir entre si ou a outros elementos e formar misturas slidas chamadas ligas metlicas: Por exemplo:
o ao uma liga de ferro e carbono: o ao inoxidvel uma liga de ferro e carbono com adio de cromo e nquel; o bronze uma liga de cobre e estanho; o lato uma liga de cobre e zinco; o ouro de 18 quilates uma liga de ouro e cobre.

Ligao Covalente
o tipo de ligao que ocorre quando os dois tomos precisam adicionar eltrons em suas ltimas camadas. Somente o compartilhamento que pode assegurar que estes tomos atinjam a quantidade de eltrons necessria em suas ltimas camadas. Cada um dos tomos envolvidos entra com um eltron para a formao de um par compartilhado, que a partir da formao passar a pertencer a ambos os tomos. Ocorre entre no metais e no metais, no metais e hidrognio e entre hidrognio e hidrognio. O hidrognio possui somente uma camada contendo um nico eltron, compartilhando 1 eltron, atinge a quantidade necessria para a camada K, que de dois eltrons. Os eltrons compartilhados passam a ser contados para as eletrosferas dos dois tomos participantes da ligao.

Molcula apolar
Estas trs ligaes garantem que os dois tomos de nitrognio atinjam a quantidade de oito eltrons nas suas ltimas camadas. A ligao covalente entre dois tomos iguais dita apolar, pois nela os eltrons so compartilhados de maneira igual, nenhum dos tomos tem mais fora que o outro para atrair o eltron para si.

Molcula Polar
A molcula de CO2 formada por dois tomos de oxignio e um de carbono unidos atravs de ligaes covalentes. O tomo de carbono compartilha 4 eltrons e cada tomo de carbono 2, garantindo assim que ambos atinjam os oito eltrons nas ltimas camadas.

Como a ligao entre tomos diferentes e com diferentes eletronegatividades, a ligao dita polar pois o tomo de oxignio atrai para si mais fortemente os eltrons compartilhados.

Alm da frmula eletrnica, os compostos covalentes podem ser representados pela frmula estrutural, onde cada par compartilhado representado por um trao. Ex.: H - H, O = C = O. Uma ligao covalente unindo dois tomos dita simples. O conjunto de duas ligaes unindo dois tomos dito dupla ligao. O conjunto de rs ligaes unindo dois tomos dito tripla ligao.

Ligao Covalente Coordenada


A existncia de algumas molculas no pode ser explicada simplesmente atravs da ligao covalente simples. Para estes casos foi formulada a teoria da ligao covalente coordenada. Neste tipo de ligao, um dos tomos que j estiver com ltima camada completa entra com os dois eltrons do par compartilhado. Este par de eltrons apresenta as mesmas caractersticas do da ligao covalente simples, a nica diferena a origem dos eltrons, que somente um dos tomos participantes da ligao. Os eltrons do par passam a pertencer a ambos os tomos participantes. A ligao covalente coordenada representada por uma seta que se origina no tomo doador e termina no tomo receptor.

Dadas as distribuies eletrnicas em camadas para os tomos de 16S e 8O.

No entanto, esta molcula ainda pode incorporar ainda um ou dois tomos de oxignio. Tal fato s pode ser explicado se o enxofre utilizar um ou dois pares de eltrons no envolvidos em ligaes para formar um ou dois pares dativos com o oxignio.

Outra molcula que no pode ser explicada somente com a ligao covalente simples a de CO. O interessante desta molcula que a ligao covalente dativa ocorre do tomo mais eletronegativo (O) para o menos eletronegativo (C).

Vous aimerez peut-être aussi