Vous êtes sur la page 1sur 48

Lei 2.

889/1956

Embora sempre tenha existido, na Histria, atos de barbrie adequados ao que se considera atualmente crime de genocdio, a preocupao internacional de estabelecer mecanismos jurdicos para sua preveno e represso s surgiu ao fim da 2 Guerra Mundial, como reao aos atos de extermnio levados a cabo pelos nazistas no perodo de 1941 a 1945, notadamente contra os judeus, poloneses e ciganos.

O prprio termo genocdio um neologismo criado nessa poca (1944) pelo polons Rafael Lemkin, sobrevivente das perseguies raciais dos nazistas, professor de Direito Internacional da Universidade de Yale, obtido, para alguns, da juno do vocbulo grego genos (gente, grupo humano) e do sufixo latino cidio (matar), e para outros, dos lexemas latinos genus (raa, povo) e excidium (destruio, exterminao). Esta ltima concepo, tendo em conta que o genocdio, como conceituado na Conveno para a Preveno e Represso do Crime de Genocdio da ONU, de 09.12.1948, no se restringe ao de matar, delineia-se mais adequada.

A doutrina, na esteira dos conceitos adotados pela Conveno de 1948, concebe o genocdio como a prtica de determinados atos, definidos em lei, finalisticamente dirigidos destruio, total ou parcial, de um grupo nacional, tnico, racial ou religioso enquanto tal.

H posies divergentes sobre a questo do bem jurdico tutelado nos tipos de genocdio. Podem-se identificar trs correntes de opinio:
As que defendem a proteo de um bem jurdico coletivo, cujo substrato ideolgico o reconhecimento da diversidade humana e a inadmissibilidade de nela radicar qualquer critrio de inferioridade ou superioridade racial, tnica, nacional ou religiosa; As que vem no crime de genocdio a tutela de bens jurdicos individuais, de que so titulares cada qual dos membros do grupo atingido; e, enfim, os que preconizam tratar-se de delito pluriofensivo, que tem como objetividade jurdica imediata o bem individual (vida, integridade fsica, liberdade, etc) e, de forma reflexa, o bem jurdico coletivo consistente no direito do grupo existncia na diversidade.

Perfilha-se o entendimento de que o crime tem por objeto bem jurdico de carter supraindividual, consubstanciado na idia de diversidade e pluralidade como direitos inerentes prpria dignidade humana. O bem jurdico protegido nos tipos da Lei 2889/56 o direito existncia de grupos humanos, independentemente de raa, etnia, nacionalidade ou religio j que o genocdio se consubstancia na prpria negao desse direito. Trata-se, portanto, de bem jurdico supraindividual.

Nessa esteira, o STF, no julgamento do R.E. n 351487-RR, que tinha por objeto delito de genocdio contra a tribo Yanomami da Comunidade Haximu, em Roraima, pronunciou-se no sentido de que a objetividade jurdica nesse crime a tutela penal da existncia do grupo racial, tnico, nacional ou religioso, a que pertence a pessoa ou pessoas imediatamente lesionadas, cuidando-se de delito de carter coletivo ou transindividual. Crime contra a diversidade humana.

Sujeito ativo de qualquer das condutas descritas nos tipos incriminadores da Lei 2.889/56 qualquer pessoa. Delito unissubjetivo, pode ser cometido por um s indivduo; sem olvidar, contudo, que no genocdio marcante a pluralidade de agentes, os quais geralmente esto ligados s foras de represso de determinado grupo detentor do poder poltico e/ou militar.

De se ressaltar que s a pessoa fsica, no a jurdica, poder figurar como agente do crime, tanto em razo do que estabelecem os artigos IV e V da Conveno de 1948, que mencionam pessoas culpveis, como porque, do ponto de vista penal, a capacidade de ao, de culpabilidade e de pena exige a presena de uma vontade, entendida esta como faculdade psquica da pessoa individual, que no existe na pessoa jurdica.

No pode ser agente o prprio membro do grupo cuja extino se pretende, porquanto, o extermnio em massa de pessoas da mesma nacionalidade poder consubstanciar crime contra a humanidade, mas no genocdio, quando a inteno no seja acabar com esse grupo, e sim com aqueles integrantes dele que se apresentem como dissidentes, de modo que o grupo vitimado j no o em razo de sua nacionalidade, etnia ou religio, mas por sua oposio ideolgica ao agente.

De se observar que no crime do artigo 2 da Lei 2889/1956, modalidade especial de crime de quadrilha ou bando, delito de concurso necessrio, s se perfaz o tipo com a convergncia de mais de trs pessoas, isto , exigem-se ao menos quatro integrantes na associao. Em quaisquer dos crimes definidos nos artigos 1, 2 e 3, da Lei 2889/1956, incide uma majorante de 1/3 (um tero) da pena se o agente for governante ou funcionrio pblico, por fora do disposto no artigo 4; o que se justifica em razo da maior magnitude do delito em tais casos.

Sujeito passivo direto e imediato do crime que se confunde tambm com seu objeto material a pessoa, o membro da coletividade que se busca extinguir e sobre o qual recaia a conduta do agente, e sujeito passivo mediato o gnero humano e, especificamente, os grupos nacionais, tnicos, raciais ou religiosos cuja existncia na diversidade se busca proteger. A Conveno de 1948, em seu artigo II, relacionou o que repetido no artigo 1 da Lei 2.889/1956 como destinatrios da proteo jurdica os grupos nacionais, tnicos, raciais ou religiosos, como tais, excluindo deliberadamente os grupos polticos, cuja incluso fora inicialmente aventada.

Nem a Conveno nem a Lei brasileira definem o que seja grupo nacional, grupo tnico, grupo racial ou grupo religioso, de modo que tais expresses revelam-se elementos normativos extrajurdicos e o propsito teleolgico da lei permite afirmar que o que relevante a existncia de uma coletividade como objeto do crime, es decir, de una colectividad humana dotada de cierta estabilidad y seas comunes de identidad.

Tem-se como grupo nacional aquele constitudo de pessoas, ocupantes ou no de um mesmo Estado, vinculadas por unidade de origem, de territrio, idioma, costumes, cultura e aspiraes coletivas; em sntese, um grupo de pessoas unidas por laos naturais e portanto eternos ou pelo menos existentes ab immemorabli e que, por causa destes laos, se torna a base necessria para a organizao do poder sob a forma do Estado nacional.... Entretanto, tal definio no completa nem fechada, havendo grupos nacionais com certas diversidades culturais e at de lnguas vejam-se os diversos dialetos italianos assim como composto de membros esparsos por vrios territrios, como era o caso dos judeus antes da criao do Estado de Israel, etc.

Pode-se, entretanto, afirmar que o vnculo que integra o grupo nacional preponderantemente de ordem scio-cultural, e no biolgica ou antropolgica. Grupo tnico, por sua vez, um conjunto relativamente estvel de indivduos que mantm continuidade histrica porque se reproduz biologicamente e seus membros estabelecem entre si vnculos de identidade social distinta, a partir do que se assumem como uma unidade poltica (real ou virtual, presente ou passada), que tem direito exclusivo e controle de um universo de elementos culturais que consideram prprios.

Grupo tnico e grupo racial so conceitos que se entrelaam, porque seu ponto de convergncia so homogneas caractersticas biolgicas, como laos de sangue, genticos, de anatomia, cores da pele e dos olhos, traos fsicos, etc. Por isso, muito difcil uma precisa distino entre raa e etnia, sendo comum que os lxicos os tratem como sinnimos, devendo-se destacar, ademais, que la pureza racial es algo inexistente em la prctica, por lo que toda unidad racial a su vez ser la integracin de varias otras razas que se han integrado ms o menos en la misma. Grupo religioso o integrado por adeptos da mesma f religiosa, seguidores de um determinado esoterismo ou prtica de culto comum.

No artigo 1, tipo misto alternativo, diversas so as aes incriminadas, todas como expresso de um especfico propsito, referido no caput: a inteno de destruir, no todo ou em parte, grupo nacional, tnico, racial ou religioso, como tal. Nele se podem identificar condutas constitutivas do denominado genocdio fsico.

A primeira conduta incriminada (art. 1, alnea a) a de matar membros do grupo. A conduta objetiva a mesma do tipo do homicdio, descrito no artigo 121 do Cdigo Penal. a eliminao da vida humana, por qualquer meio, direto ou indireto, fsico, qumico, trmico, etc. a morte de um ou mais membros do grupo com o propsito de extirpao do grupo. De se ressaltar que, embora o tipo empregue o termo membros do grupo no plural, basta a morte de um nico integrante do grupo para que se configure o crime de genocdio, desde que haja nexo lgico entre esse fato e a pretenso de destruio do grupo a que pertence a vtima.

Melhor redao tem o artigo 607 do Cdigo Penal espanhol, que se refere morte de algum de seus membros. Consigne-se que a ociso de vrios membros do grupo visado, num mesmo contexto, configura um nico crime de genocdio; isto , no h um delito de genocdio para cada morte, mas um s crime de genocdio em concurso formal com os homicdios, um s ataque contra o bem jurdico supra-individual em concurso com as agresses individuais, cada qual em relao de concurso ideal com o crime de genocdio.

A hiptese de concurso formal imprprio, implicando a aplicao cumulativa da pena do genocdio, em razo dos desgnios autnomos do agente. o entendimento expressado pelo Pleno do Supremo Tribunal Federal no julgamento do Recurso Extraordinrio 351487-RR, proferido em 03.08.2006, de que foi relator o Min. Cezar Peluso. A consumao se d no momento da morte do integrante da coletividade visada, coincidindo com a consumao do homicdio. A tentativa possvel, quando o agente no consegue a morte do membro do grupo por causas alheias sua vontade.

A segunda ao prevista (art. 1, alnea b) a de causar leso grave integridade fsica ou mental de membros do grupo. , como a conduta anterior, tipo de forma livre, podendo o agente empregar quaisquer meios capazes de produzir leso integridade fsica ou mental de membro do grupo. E, do mesmo modo, para que se configure o crime basta que um nico membro do grupo seja lesionado, se o mvel da conduta do agente o intuito de extermnio, total ou parcial, do grupo nacional, racial, tnico ou religioso a que pertence o ofendido. Leso grave elemento normativo jurdico do tipo, remetendo ao artigo 129, pargrafos 1 e 2, do Cdigo Penal, mas para que consubstancie crime de genocdio deve ter magnitude ou gravidade suficiente para refletir na perenidade do grupo (ex: a mutilao de uma parte do corpo caracterstica de determinada etnia).

No suficiente caracterizao do crime a prtica de leso de natureza leve contra membros do grupo, ainda que o agente esteja imbudo do propsito genocida. Consuma-se o crime com a efetiva produo da leso de natureza grave, seja integridade fsica ou mental do ofendido. A tentativa, em que pese certa divergncia doutrinria, admissvel, eis que o agente pode iniciar a execuo de ato plenamente eficaz produo de leso grave, sem lograr sua consumao, v. g., atirar de cima de um prdio pesado objeto sobre a vtima que, num timo antes de ser atingida, d um passo adiante, esquivando-se do projtil.

A terceira conduta incriminada (art. 1, alnea c) a de submeter intencionalmente o grupo a condies de existncia capazes de ocasionar-lhe a destruio fsica total ou parcial. Trata-se de tipo excessivamente vago e indeterminado, que no se coaduna com o princpio da taxatividade ou determinao da lei penal. Submeter sujeitar, subordinar. Pune-se a sujeio do grupo a situao de vida que, por sua precariedade ou circunstncias hostis, possa implicar sua extino. A conduta do agente, aqui, no dirigida a um ou outro membro, mas ao grupo. Obviamente, no preciso que todo o grupo, em sua integralidade, seja posto sob condies de perecimento, mas necessrio que a submisso seja de um nmero tal de componentes que se evidencie a ofensa coletiva.

D-se o crime quando o agente sujeita uma pluralidade de integrantes do grupo a uma situao de existncia degradante ou desumana, capazes de acarretar a prpria morte de tais pessoas, como na hiptese em que o grupo seja isolado num gueto, privado de alimentao, gua potvel, remdios, assistncia mdica, sanitria e outros recursos bsicos indispensveis sobrevivncia humana. Trata-se de delito permanente, protraindo-se no tempo sua consumao por vontade do agente; circunstncia que no obsta a possibilidade de tentativa. A quarta ao incriminada (art. 1, alnea d), adotar medidas destinadas a impedir os nascimentos no seio do grupo. Tambm um tanto vago o tipo, porque no especifica quais medidas so punidas, o que estende seu alcance sobre quaisquer providncias que tenham a tendncia de obstar os nascimentos no grupo.

Trata-se de hiptese que a doutrina denomina genocdio biolgico, em que, embora no haja a eliminao fsica direta de componentes dos grupos visados, o agente prepara a sua destruio a longo prazo, adotando medidas com o propsito de impedir a reproduo dentro do grupo, obstando o nascimento de infantes. Basta, pois, que a providncia tomada pelo agente seja voltada cessao da procriao dos componentes da etnia, raa, nacionalidade ou seita. Esto includos os mtodos contraceptivos, dentre os quais a esterilizao, cirrgica ou no, de homens e/ou mulheres do grupo, assim como as diligncias abortivas, j que tanto umas quanto as outras visam obstar a reproduo da espcie.

No caso de adoo de providncias abortivas, os eventuais abortamentos ocorridos sero punidos em concurso formal com o crime de genocdio; entretanto, na hiptese de esterilizao, trs so as possibilidades: se o agente realiza concretamente as medidas de esterilizao, incide no tipo em comento; se induz ou instiga terceiros prtica de atos de esterilizao contra os membros do grupo, incide no artigo 3 da Lei 2889/1956; e, enfim, se induz ou instiga um ou mais membros do grupo visado, com o intuito de extermnio do grupo, prtica de esterilizao cirrgica exclusivamente cirrgica incidir no artigo 17, pargrafo nico, da Lei 9.263, de 12.01.1996, norma especial.

Consuma-se o crime com a adoo, isto , aplicao ou implementao, de qualquer medida apta a obstar a procriao, independendo a consumao de qualquer resultado naturalstico decorrente da adoo das medidas. A tentativa possvel, v. g., no caso em que o agente distribui uma droga esterilizadora s mulheres do grupo que, no entanto, por uma razo ou outra no a utilizam. A quinta conduta tipificada (art. 1, e) constitui-se na transferncia forada de crianas do grupo para outro grupo. a ao de retirar, fora, isto , de modo compulsrio, mediante coao fsica ou moral, crianas integrantes de uma coletividade nacional, tnica, racial ou religiosa, para inclu-las em outra.

Essa conduta determina, a mdio ou longo prazo, a extino do grupo pelo natural envelhecimento e desaparecimento de seus componentes, aliada insero de suas crianas a outros grupos, de forma a diluir ou extinguir os traos caractersticos ou distintivos de seu grupo originrio. Crianas expresso que deve ser lida consoante a definio do artigo 2 da Lei 8.069/1990, referindose, pois, aos menores de 12 (doze) anos. Consumase o delito no momento do efetivo deslocamento da criana de um grupo para outro. Delito plurissubsistente, admite a tentativa, quando o agente, iniciando os atos de remoo compulsria da criana, tem obstada sua atividade por circunstncias divorciadas de sua vontade.

O crime tipificado no artigo 2 da Lei 2889/1956 o de formao de quadrilha ou bando destinado prtica de quaisquer dos crimes definidos no artigo 1 da mesma Lei. A ao incriminada , como no artigo 288 do Cdigo Penal, associarem-se os agentes, isto , agruparem-se em carter estvel, com nimo de perenidade. O ponto distintivo entre este delito e o de quadrilha ou bando do Cdigo Penal o especial fim da sociedade, qual seja, o propsito de cometer delito de genocdio. Ressalte-se que s se configura o tipo se o fim visado pela quadrilha for o de praticar crimes de genocdio tipificados no artigo 1, configurando-se o delito do artigo 288 do Cdigo Penal se o propsito a prtica de outros delitos, inclusive o do artigo 3, da Lei 2889/1956, que incrimina a incitao ao genocdio.

Delito de mera atividade, consuma-se no momento da formao efetiva da associao criminosa, ainda que nenhum outro crime tenha ainda sido levado a efeito. crime de perigo abstrato contra o bem jurdico tutelado, o direito de existncia do grupo nacional, tnico, racial ou religioso. inadmissvel a tentativa, pela impossibilidade de fracionamento do iter criminis.

No art. 3 pune-se a incitao ao crime de genocdio. delito similar ao do artigo 286 do Cdigo Penal, distinguindo-se deste em razo da espcie de crime a cuja prtica o agente incita: o genocdio.

A ao nuclear do tipo incitar, que no texto tem o significado de instigar, aular, estumar; isto , o agente estimula, instiga, seja por palavras, gestos ou escritos, prtica de uma ou mais das condutas tipificadas no artigo 1 da Lei.
A incitao deve ser pblica isto , realizada em local, ocasio e outras circunstncias que a tornem perceptvel por nmero indeterminado de pessoas, alm de direta, ou seja, inequvoca, clara, ostensiva.

Se o agente d publicidade incitao por meio da imprensa, a compreendidos os jornais, revistas, emissoras de rdio, televises, stios de acesso pblico da Internet, etc, incide uma causa de aumento de tera parte da pena (art. 3, 2), o que se justifica pela maior potencialidade de divulgao e alcance da incitao que da decorrem. Tambm delito de mera atividade, cuja consumao se d com a s incitao, independente de qualquer outro evento. Na hiptese de o crime incitado vir a ser realizado, e demonstrado o vnculo entre a ao precedente do incitador e a conduta do agente do delito subseqente, a pena da incitao ser a mesma do crime incitado (art. 3, 1, da Lei 2.889/56). A tentativa , em tese, admissvel, notadamente na forma escrita.

Nas figuras do artigo 1 da Lei, a tipicidade subjetiva representada pelo dolo, representado pela vontade livre e consciente de realizar a conduta tipificada, mais o elemento subjetivo do injusto, consistente na inteno de destruir, no todo ou em parte, o grupo alvo. No tipo do artigo 2, o dolo de se associar de forma estvel, mais o propsito de cometimento de crimes de genocdio, elemento subjetivo do injusto. Por fim, a figura incriminada no artigo 3 tipo congruente, que se satisfaz com o dolo, constitudo da conscincia e vontade de incitar, publicamente, a prtica de condutas definidas no artigo 1 como crimes de genocdio.

admissvel, em quaisquer dos crimes da Lei 2.889/1956 tanto na modalidade de co-autoria como participao. Mesmo na figura do artigo 2, que define crime de quadrilha ou bando genocida, consistente de tipo plurissubjetivo ou de concurso necessrio, admite-se o concurso eventual, que se d pela cooperao consciente de terceiro, no integrante da quadrilha.

No crime do art. 1 da Lei, tipo misto alternativo, a consumao dar-se- consoante a realizao de cada conduta incriminada. Assim, na hiptese da alnea a o crime tem o mesmo momento consumativo do homicdio, ou seja, com a morte do membro do grupo vitimado, bastando a morte de um s indivduo, em que pese o emprego do termo membros, no plural. A tentativa possvel, como no homicdio, porquanto se cuida de crime plurissubsistente.

A segunda ao incriminada no art. 1 (alnea b) tem seu momento consumativo quando o indivduo alvejado sofre, efetivamente, a leso corporal ou psquica de natureza grave.

Tambm aqui se admite a tentativa, que ocorre quando o agente, animado do propsito de produo do evento lesivo e motivado pela inteno de destruir, integral ou parcialmente, o grupo a que pertence o indivduo visado , realiza ato de execuo tendente a ofender a incolumidade fsica ou psquica da vtima, mas no atinge o fim anelado por intercorrncia de evento alheio sua vontade.
Entretanto, como elemento normativo jurdico do tipo a leso grave (cuja definio encontra-se nos 1 e 2, do art. 129 do CP), para se reconhecer a tentativa necessrio que o meio empregado seja apto, nas circunstncias, a produzir leso grave.

A terceira conduta prevista no art. 1 (alnea c), tipo mal construdo, excessivamente vago, pode levar a incertezas quanto ao momento consumativo. De todo modo, o crime no estar consumado antes da efetiva sujeio de uma pluralidade de integrantes da nacionalidade, etnia, raa ou religio a condies de perecimento.Cuida-se de delito permanente. A tentativa possvel.

A quarta conduta prevista no art. 1 (alnea d), tambm descrita de forma demasiado genrica, tem seu momento consumativo quando o agente adota, isto , realiza, pe em prtica, qualquer medida apta a obstar a procriao dentro do grupo. No preciso que a medida adotada cause, efetivamente, o efeito naturalstico almejado, basta que tenha aptido para tanto. Possvel a tentativa, v.g., no caso em que o agente distribui uma droga esterilizadora s mulheres do grupo que, no entanto, por alguma razo no a utilizam.

Na hiptese da alnea e do art. 1, a consumao se d com o efetivo deslocamento da criana de seu grupo nacional, tnico ou religioso para um outro, diverso. Possvel a tentativa, que se d quando, tendo o agente iniciado os atos executrios necessrios compulsria transferncia da criana, animado do propsito de fazer perimir o grupo, v malograda a consumao por fato alheio sua vontade. O tipo do art. 2 da Lei 2889/56, crime de mera atividade, permanente e de perigo, tem sua consumao no momento em que, imbudos do propsito de futura prtica de quaisquer dos crimes relacionados no art. 1, agregam-se ao menos quatro pessoas, a computados eventuais inimputveis. A tentativa no admissvel, eis que o iter criminis no passvel de fracionamento.

A figura do art. 3, que pune a incitao ao crime de genocdio. Delito de perigo, instantneo e de mera atividade, tem seu momento consumativo no ato de aular publicamente prtica de qualquer uma das condutas tipificadas no art. 1 da Lei, independente da ocorrncia de qualquer outro evento subseqente. Se a incitao pela imprensa (art. 3, 2), a consumao ocorre no momento da publicao ou transmisso incitativa.

tipo do artigo 1 delito internacional, comum, comissivo (podendo se realizar tambm, eventualmente, por omisso), de ao mltipla, de dano, plurissubsistente, de forma livre, doloso e instantneo, salvo na modalidade da alnea c, que configura crime permanente. O artigo 2 delito internacional, comum, plurissubjetivo, comissivo, unissubsistente, de ao nica, de perigo abstrato, doloso e permanente.

A figura do artigo 3 constitui delito internacional, comum quanto ao agente, comissivo, de ao nica, plurissubsistente, unissubjetivo, de perigo abstrato, doloso e instantneo. Nenhum dos crimes descritos na Lei 2.889/1956 crime poltico, em vista da norma explicativa do seu artigo 6. Por fim, em razo do disposto no artigo 1, pargrafo nico, da Lei 8.072/1990, so crimes hediondos todas as modalidades definidas nos artigos 1, 2 e 3 da Lei n 2.889/1956.

No comina a Lei penas prprias para as condutas que tipifica, tendo o legislador adotado o expediente de remeter s penas de delitos descritos no Cdigo Penal, alguns deles sem relao alguma com as condutas tipificadas como genocdio (nenhuma relao h, v. g., entre a conduta descrita no art. 1, c, da Lei, com o crime de envenenamento de gua potvel do art. 270 do CP), dificultando a inteligibilidade da Lei e criando situaes de perplexidade: para se saber, v. g., qual a pena para o crime de associao, descrito no artigo 2, ou para o de incitao, definido no seu artigo 3, preciso definir exatamente qual espcie de conduta, dentre as diversas do tipo misto alternativo do artigo 1 da Lei, tinha a quadrilha o propsito de praticar ou cuja prtica o incitador estimulou.

Merece nota a adoo de um critrio rgido para a punio da tentativa: dois teros da pena cominada ao crime consumado (art. 5), sem dar ao juiz qualquer margem de discricionariedade, diversamente do critrio adotado no Cdigo Penal. No artigo 1 da Lei 2.889/1956, comina-se a pena do homicdio qualificado (doze a trinta anos de recluso) primeira modalidade (alnea a); a do artigo 129, 2, do CP (dois a oito anos de recluso) segunda modalidade (alnea b); a pena do artigo 270 do CP (dez a quinze anos de recluso) terceira modalidade (aliena c); a pena do artigo 125 do CP (trs a dez anos de recluso) quarta modalidade (alnea d); e a do artigo 148 do CP (dois a oito anos de recluso) quinta modalidade de conduta (aliena e). Se o agente for governante ou funcionrio pblico a reprimenda ser acrescida de um tero.

No artigo 2, a pena cominada pela associao de metade da pena prevista no artigo 1. Assim, v. g., ser de seis a quinze anos de recluso, se a quadrilha formar-se para o fim de matar membros de uma certa nacionalidade ou raa, ou de um a quatro anos de recluso se o objetivo da associao criminosa for a transferncia forada de crianas de um grupo para outro. No artigo 3, comina-se, igualmente, prtica de incitao, a metade da pena cominada ao crime definido no artigo 1.

Pblica incondicionada. A competncia, no caso especfico da modalidade prevista na alnea a do artigo 1, do Tribunal do Jri. No porque se trate de crime contra a vida, mas em razo do concurso formal com o homicdio, este sujeito competncia do Tribunal do Jri por disposio do artigo 5, XXXVIII, d, da Constituio da Repblica, e da aplicao das regras de competncia por conexo e continncia (art. 78, inc. I, do CPP.)

Vous aimerez peut-être aussi