Vous êtes sur la page 1sur 14

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao

XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

A influncia da linguagem dos filmes Star Wars na Publicidade e Propaganda: anlise de um comercial de televiso1 Diego Daniel RODRIGUES2 Rafael Jose BONA3 Universidade Regional de Blumenau, FURB, Blumenau/SC

Resumo Este trabalho pretendeu analisar a influncia do cinema, utilizado como referncia em comerciais de televiso. Para a anlise, foi selecionado um comercial de televiso veiculado em 2011 nos Estados Unidos que teve como referncia os filmes da saga Star Wars. Com a anlise, almejou-se identificar qual a mensagem principal que a pea tentou informar, por meio das referncias utilizadas. Para identificar os significados dos elementos foi utilizado a metodologia de Elin e Lapides (2006) no que diz respeito aos comerciais de televiso e de Joly (2005) no que diz respeito a anlise das mensagens publicitrias. Por meio da anlise foi possvel compreender a mensagem que o comercial passou para o pblico almejado, com a utilizao de clssicos do cinema de George Lucas como referncia. Palavras-chave: Publicidade e Propaganda; Comerciais de televiso; Cinema; Star Wars.

1 INTRODUO

H tempos os filmes tm sido utilizados como referncia em campanhas publicitrias para gerar credibilidade ao produto para seu pblico-alvo. Segundo Covaleski (2009), alm do apelo emocional e esttico que a obra cinematogrfica propicia e do fascnio exercido sobre a maioria das pessoas, uma fonte quase inesgotvel de ideias, formatos e linguagens. Ao partir deste princpio resolveu-se estudar um comercial de televiso que utilizou da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas) referncia de sucesso no cinema internacional, gerando uma legio fiel de fs e criando linguagens prprias que facilitam o vnculo com seu pblico at os dias de hoje. Este
1

Trabalho apresentado no IJ Publicidade e Propaganda do XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste realizado de 28 a 30 de junho de 2012. 2 Bacharel em Comunicao Social Hab. Publicidade e Propaganda (FURB). 3 Mestre em Educao (FURB), Especialista em Cinema (UTP), Fotografia (UNIVALI) e Educao a Distncia: Gesto e Tutoria (UNIASSELVI), Graduado em Publicidade e Propaganda (FURB). Docente da FURB Departamento de Comunicao (Curso de Publicidade e Propaganda).

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

estudo importante na rea de comunicao social, pois amadurece a ideia de influncia que o cinema pode exercer sobre o pblico alvo das campanhas publicitrias. Este estudo partiu dos seguintes questionamentos: Nos comerciais de televiso que utilizam o cinema como referncia, como e quais as mensagens que so passadas ao telespectador? A partir disso se teceu o objetivo geral do estudo que foi analisar a influncia de Star Wars em um comercial de televiso veiculado em 2011 nos Estados Unidos. Para a realizao da pesquisa foi necessrio, num primeiro momento, uma reviso bibliogrfica para absorver mais conhecimento sobre cinema, comerciais de televiso e intertexto na publicidade e propaganda. O que se apresenta neste artigo so os resultados desse estudo (haja vista que partiu de uma monografia do curso de Comunicao Social da FURB no ano de 2011). De acordo com Gil (2006), a pesquisa usada para realizar um estudo prvio do objetivo da pesquisa em questo para familiarizar-se com o caso que est sendo investigado, de modo que a pesquisa possa ser feita com maior compreenso. Foram realizadas pesquisas em diversos livros e sites que abordam temas relacionados aos assuntos que envolvem cinema, publicidade e comerciais de televiso para obter informaes a respeito do tema. Segundo Yin (2001) uma razo para se adotar um estudo de caso quando se quer representar um caso cuidadosamente testado em uma teoria bem formulada sendo assim, este trabalho utilizou a metodologia de pesquisa estudo de caso. Segundo Gil (2006), a pesquisa tipo estudo de caso caracteriza-se pelo estudo aprofundado, minucioso e descritivo de determinados objetos de estudo, permitindo assim o seu amplo conhecimento.

2 LINGUAGEM PUBLICITRIA

Eco (1991) afirma que os cdigos publicitrios (sistema de smbolos que permitem interpretar uma mensagem) funcionam num duplo registro: verbal e visual. Esta correlao de significados entre texto e imagem acontece tanto pela ambiguidade da imagem quanto do texto; neste ltimo, em virtude dos artifcios retricos utilizados. O registro verbal, segundo Eco, tem a funo principal de ancorar a mensagem. Isso acontece porque a comunicao pode ser frequentemente compreendida de formas diferentes. Esta ancoragem nem sempre ocorre da mesma forma e uma das finalidades de uma investigao retrica sobre a publicidade ver como se cruzam as solues retricas nos dois registros, ressalta Eco (1991, p. 161).
2

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

Para as peas publicitrias, so criados textos publicitrios por meio de profissionais especializados. Conforme Ladeira (1987), no incio da publicidade profissional, era costume pessoas com formao em outras reas, como Jornalismo, Direito ou Literatura, realizarem o trabalho de redatores. Eram pessoas que dominavam o idioma, bem como estavam bem informadas sobre o cotidiano e tinham muita sensibilidade e percepo. O discurso da publicidade e propaganda (usados como sinnimos nesse estudo) baseia-se na comunicao de massa e afirma-se na linguagem da seduo. Na opinio de Carvalho (1996), deve-se considerar que a linguagem publicitria usa recursos estilsticos e argumentativos da linguagem cotidiana; a publicidade tenta impor. H uma base informativa que, manipulada, serve aos objetivos do emissor. A diferena est no grau de conscincia quanto aos recursos utilizados para o convencimento. A linguagem publicitria utiliza estes recursos para mudar ou manter a opinio do pblico. Segundo Carvalho (1996), como um estranho no tem autoridade, a publicidade adota tcnica variadas como: a ordem, fazendo agir; a persuaso, fazendo crer e a seduo.
O discurso publicitrio um dos instrumentos de controle social, e para realizar essa funo, simula igualitarismo, remove da estrutura de superfcie os indicadores de autoridade e poder, substituindo-os pela linguagem de seduo. (CARVALHO, 1996, p. 16)

A mensagem publicitria utilizada para vender produtos, servios, conceitos e ideais, promete abundncia, progresso, lazer, beleza, juventude. A publicidade fala de um mundo utpico e prazeroso. Esse prazer est associado ao uso de determinado produto ou servio, criando a linguagem da marca. A publicidade tende a tornar o produto acessvel a todos e, ao mesmo tempo, exaltar suas qualidades e causar a diferenciao social (CARVALHO, 1996). Segundo Predebon et. al. (2004) como a maioria das pessoas possuem muitos afazeres, interesses e preocupaes, automaticamente criam inconscientemente um processo de seleo dos contedos e sempre lembram ou prestam mais ateno aos que mais chamam a ateno. Por isso, a mensagem publicitria precisa vencer a concorrncia de outros assuntos que permeiam a comunicao e, por isso, a estrutura publicitria precisa trabalhar com diversos elementos atrativos que so constitudos por qualidades e caractersticas como a originalidade e com os signos do pblico alvo. Carvalho (1996) afirma que toda estrutura publicitria sustenta uma argumentao icnica e lingustica que leva o consumidor a convencer-se consciente ou
3

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

inconscientemente. Alm disso, na elaborao da mensagem, a publicidade e propaganda compartilham de caractersticas da poesia, msica popular, teatro, visando provocar interesse, informar, convencer e transformar convico em compra. Tudo isso vem com contexto do que diz Sampaio (2003) que a propaganda funciona, porm, ela precisa ser bem feita, notvel, convincente e pertinente.

3 COMERCIAIS DE TELEVISO

Segundo Elin e Lapides (2006), O comercial de TV como um filme de curta durao que capaz de persuadir grande nmero de telespectadores em poucos segundos. Segundo Barreto (2004), a influncia exercida pelos comerciais de televiso se d por meio de aspectos psicolgicos, sociais, culturais, morais etc., relacionados ao modo de vida, costumes e valores do receptor da mensagem. A propaganda causa impacto, mesmo quando utiliza a simplicidade, para que seja lembrada alm do momento em que transmitida. A propaganda necessita de atributos que surpreendam e chamem a ateno do telespectador, diz Barreto (2004). Ainda de acordo com o autor, como a linguagem de TV polimrfica, ou seja, existe uma enorme variedade de imagens, conceitos e gneros submetendo o telespectador a uma avalanche de informaes; o comercial que vai despertar algum interesse no consumidor aquele que vai lhe parecer mais importante, agradvel e essencial. O filme publicitrio, segundo Barreto (2004), possui gneros e estilos. A publicidade televisiva pode ser classificada como humorstica, de suspense, dramtica e ertica, passando uma mensagem que pode ser comunicada por meio de depoimento, demonstrao ou narrao. Segundo Elin e Lapides (2006), as propagandas de televiso podem ter o intuito de vender um produto/servio, de construir uma imagem ou de persuadir o telespectador. Os roteiros de comerciais de televiso possuem os seguintes aspectos essenciais para o seu desenvolvimento de acordo com os autores: Pblico Alvo: Consumidores em potencial que devem ser atingidos por possurem um perfil que correspondam aos atributos do produto ou servio anunciado. baseado nos costumes, valores, estilo de vida (aspectos sociais, religiosos, psicolgicos, culturais, fsicos, demogrficos etc.), do possvel cliente que ser definida a mensagem, o conceito, o tema, a linguagem usada, o tipo de propaganda e quando e
4

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

onde o comercial deve ser veiculado. Conceito: A primeira etapa da criao de uma campanha de TV. A partir dos conceitos definidos, que os demais aspectos como o tema, o desenvolvimento do roteiro etc., sero criados e ligados mensagem que o anunciante quer passar ao consumidor. Mensagem: a essncia da propaganda, ideia principal transmitida ao pblico. a mensagem que o receptor vai levar com ele mesmo depois de ter visto o comercial. Tema: a linguagem utilizada para apresentar o conceito ao pblico. importante para que o telespectador se identifique com a mensagem passada no comercial. Linguagem Visual: So os elementos estticos da cena como o enquadramento, composio, iluminao, profundidade, cores, textura etc.

4 INTERTEXTUALIDADE NA COMUNICAO

Segundo Covaleski (2009, apud FIORIN 2002), entende-se por intertexto o conjunto de discursos a que um discurso remete e no interior do qual ele ganha seu significado pleno. Segundo Kadota (1999), a intertextualidade uma forma de dilogo entre textos, que pode se dar de forma mais implcita ou mais explcita e em diversos gneros textuais, ou seja, acontece quando h uma referncia de um texto em outro. Tambm pode ocorrer com outras formas alm do texto, msica, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer aluso outra ocorre a intertextualidade. O intertexto serve para ilustrar a importncia do conhecimento de mundo e como este interfere no nvel de compreenso do texto. Ao relacionar um texto com outro, o leitor entender que a intertextualidade uma das estratgias utilizadas para a construo dos mesmos. No caso especfico do anncio publicitrio, por exemplo, o intertexto, quando usado, uma forma diferente de persuaso, com o objetivo de levar o leitor a consumir um produto e tambm difundir a cultura. Segundo Kadota (1999), a intertextualidade se apresenta explicitamente quando o autor informa o objeto de sua citao. Num texto cientfico, por exemplo, o autor do texto citado indicado, j na forma implcita, a indicao oculta. Por isso importante para o leitor o conhecimento de mundo, um saber prvio, para reconhecer e identificar quando h um dilogo entre os textos. A intertextualidade pode ocorrer afirmando as mesmas ideias da obra citada ou contestando-as. Para Covaleski (2009, apud KRISTEVA, 1974), o processo de construo de um
5

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

texto decorre de um mosaico de citaes no qual surge o novo a partir da absoro e transformao de um texto anterior. A publicidade e propaganda utilizam de elementos do cinema, sejam eles de iluminao, elementos de decorao entre outros, de forma a ser percebida pelo observador ou no. Covaleski (2009) afirma que determinados comerciais de televiso no s se utilizam de alguns elementos da linguagem cinematogrfica como tambm acabam se apropriando de alguns efeitos especiais, truques e certos estilos do cinema. Muitas campanhas nacionais foram criadas a partir de referncias cinematogrficas, sendo que algumas delas eram reconstituies fiis das obras citadas.

5 OS FILMES STAR WARS

Os filmes Star Wars so compostos por duas trilogias; a primeira lanada em 1977 narrava a histria dos episdios 4, 5 e 6 e a segunda trilogia lanada em 1999 foi concluda com os episdios 1, 2 e 3. Devido a falta de recursos e tecnologias necessrias para se contar a histria criada para os episdios 1, 2 e 3 pelo roteirista, diretor e produtor George Lucas, os filmes no foram produzidos em ordem cronolgica (IMDB, 2011). O filme se tornou uma das franquias mais rentveis da histria do cinema. Segundo Weschenfelder (2008) o lanamento de Star Wars nos cinemas em 1977 representou uma renovao da indstria cinematogrfica e abriu caminho nas dcadas seguintes para vrios filmes de fico. Segundo Pertuzzatti (2009, p. 06):
Os filmes Star Wars, tambm conhecidos como Guerra nas Estrelas no Brasil, so uma das mais rentveis franquias da histria do cinema. [...] O roteiro completo da saga espacial concebida por George Lucas era enorme, de modo que no caberia em apenas um filme de cerca de duas horas de projeo. Ento, Lucas pegou a segunda metade de sua histria e a dividiu em 3 partes, sendo cada ato do roteiro, um filme. Caso o primeiro filme lanado fizesse sucesso, as outras partes seriam produzidas. Caso contrrio, no. Apesar do visual tecnolgico e futurista, no se trata de uma produo do gnero fico cientfica, mas sim de aventura/fantasia, pois a histria acontece h muito tempo atrs em uma galxia distante, uma clara aluso aos contos de fadas.

O visual do filme apresenta uma realidade futurstica e tecnolgica porm o filme classificado como aventura/fantasia (IMDB, 2011). Toda a saga de Star Wars ocorre em uma galxia fictcia e em um tempo indeterminado do passado. Muitos dos personagens so humanos que interagem com vrias criaturas de diferentes espcies,

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

como aliengenas.

6 ESTUDO DE CASO

O comercial de televiso estudado neste trabalho foi veiculado recentemente na Televiso nos Estados Unidos (em 2011) no qual a Volkswagen anuncia o novo Passat. Quanto a classificao dos comerciais foi utilizado o mtodo de Elin e Lapides (2006) no que diz respeito ao pblico-alvo, mensagem, conceito, tema e linguagem visual. Esta ltima, linguagem visual, tem influncia no outro mtodo de anlise de imagem proposto por Joly (2005) que tambm foi utilizado para a anlise. Ele um dos mais conhecidos para se analisar as mensagens presentes na comunicao publicitria. Este mtodo feito por meio da anlise na qual a mensagem segmentada em elementos plsticos, icnicos e lingusticos, que permitem detectar a mensagem implcita contida num anncio publicitrio que, segundo Predebon et. al. (2004) o primeiro objetivo de toda mensagem de propaganda a de atrair a ateno do pblico alvo e prender a ateno do mesmo at onde for possvel. Mensagem plstica: Composta pelos signos visuais que esto presentes na imagem. a citao de atributos estticos caracterizados pelas cores, iluminao, formas, cenrio, figurino, enquadramento, dimenses etc. (JOLY, 2005). Mensagem icnica ou figurativa: So os significados dos elementos representativos da imagem, ou seja, a interpretao do que est implcito. Cada espectador que analisa pode ter uma percepo dos signos por meio da sua viso, influenciado por fatores culturais, religiosos, econmicos etc. (JOLY, 2005). Mensagem lingustica: a interpretao da imagem por meio da fala ou textos contidos no anncio. Esta mensagem determinante para que o receptor compreenda os signos sem uma anlise mais detalhada. (JOLY, 2005).

QUADRO 01: DADOS TCNICOS DO COMERCIAL ANALISADO COMERCIAL VOLKSWAGEN THE FORCE Cliente: Vokswagen Produto: Novo Passat 2012 Agncia: Deutsch, Los Angeles. Direo: Eric Springer e Michael Kadin

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

Produo: Park Pictures Ano: 2011 Durao: 30 Fonte: os autores.

Decupagem e anlise do comercial de TV: A cena tem incio com um menino vestido de Darth Vader andando pelo corredor da casa com pose se imponncia como o personagem original faz no cinema. A trilha de marcha imperial original do filme comea a tocar no fundo.

Figura 01: frame do vdeo Fonte: os autores

Figura 02: frame do vdeo Fonte: os autores

O garoto tenta usar a fora para abrir a lavadora da roupas mas no obtm sucesso. Frustrado o garoto tenta levitar o cachorro utilizando a fora conforme Luke faz com as pedras em seu treinamento com Yoda no quinto episdio da saga. O cachorro dando mnima ateno ao garoto no levanta um milmetro do cho. O garoto vai at o quarto da irm e tenta utilizar a fora num objeto menor, como a boneca que est em cima da cama. Em uma lenta aproximao de enquadramento, a cena mostra a boneca esttica aos esforos do garoto.

Figura 03: frame do vdeo Fonte: os autores

Figura 04: frame do vdeo Fonte: os autores

Desistente e desanimado o garoto vai at a cozinha refletir sobre o seu fracasso. Nisto ele ouve o latido de seu cachorro. Percebe que seu pai chegou em casa. A cena

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

enquadra o produto a ser vendido. Desesperado por suas tentativas o garoto ignora receber o pai correndo em direo ao carro. O garoto se coloca a frente do carro e a cena corta para dentro do veculo mostrando todo o painel e luxo interno do produto novamente com uma leve aproximao de enquadramento.

Figura 05: frame do vdeo Fonte: os autores

Figura 06: frame do vdeo Fonte: os autores

O garoto pra, e se concentra novamente na frente do carro para utilizar a fora. A cena corta para um close no garoto utilizando as mos para a fora conforme vrias cenas originais da saga. A msica comea a se tornar mais suave. O carro misteriosamente ativado e as luzes de sinalizao frontais piscam duas vezes. O garoto se assusta com o carro dando um leve recuo para trs. A cena revela um close da mo do pai que ativara o carro pelo controle de chave. A msica volta a se intensificar em sua parte mais marcante e temtica.

Figura 07: frame do vdeo Fonte: os autores

Figura 08: frame do vdeo Fonte: os autores

Em um enquadramento mais distante a cena mostra o pai exibindo o seu poder com o seu novo carro para a esposa que est ao lado cozinhando e acompanhando a tentativa do filho pela janela. O filho ainda assustado olha para o pai com jeito de quem est orgulhoso pela conquista. Fecha em fundo preto com lettering anunciando O todo
9

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

novo Passat Volkswagen. A logomarca da empresa disposta no canto inferior direito da tela seguindo as condies legais. O lettering maior muda para Em breve. Comeando por $20,000.

Figura 09: frame do vdeo Fonte: os autores

Figura 10: frame do vdeo Fonte: os autores

O comercial termina com o filho voltando a olhar pro carro desacreditado e impressionado com o seu poder Jedi.

A Volkswagem uma empresa que sempre contratou timas agncias e produziu comerciais que ganharam vrios prmios importantes no ramo publicitrio. Com lanamentos de campanhas sempre chamativos, este comercial teve sua primeira apresentao no intervalo do evento Super Bowl XLV no incio de 2011, que um dos eventos esportivos de maior importncia mundial. Este comercial teve pequenas verses modificadas para cada pas que foi veiculado, pequenos detalhes como o preo no final no anncio, a cor do produto apresentado, e escolhas diferentes de sequncia de cenas foram feitas sem alterar o contexto geral do comercial. Ao se fazer a anlise foram observados inicialmente aspectos de acordo com Elin e Lapides (2006) que foram: pblico-alvo, mensagem, conceito, tema e linguagem visual.

QUADRO 02: ASPECTOS ESSENCIAIS DO COMERCIAL Pblico-alvo Pblico adulto que acompanha esportes ao vivo ou via televiso por assinatura. Pai de famlia.

10

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

Mensagem No final, quem realmente possui a fora quem possui o produto anunciado. Conceito O poder da fora vem junto com o poder da posse do produto, o esforo do garoto no se compara ao poder do pai que possui o controle do carro. Tema Ambiente interno familiar, manh de sol leve e tranquila. Linguagem Visual Enquadramentos em Plano Geral, Plano Prximo e Close-up. Iluminao natural, saturao mdia e brilho alto. Fonte: Os autores.

Alm da anlise dos aspectos essenciais numa propaganda de TV, foram analisadas tambm as mensagens plsticas, icnicas e lingusticas do comercial. A mensagem plstica do comercial a mais abundante durante o desenvolvimento das cenas. Comeando pelo enquadramento geral utilizado, caracterstico das cenas em que Vader aparece no filme. A primeira cena do corredor do comercial faz referncia direta s cenas do filme em que Vader caminha com seus Storm Troopers ou ao lado do Imperador. O Close na mo do garoto um elemento de extrema importncia na mensagem plstica pois alm de ter sido muito utilizada no filme, um dos recursos mais enfticos na linguagem cinematogrfica [...] o cenrio onde se desenvolve ao praticamente eliminado. E as expresses do ator tornam-se mais ntidas para o espectador. (GAGE E MEYER, 1991, p.79). O forte brilho durante as cenas internas da casa do garoto so referncia das cenas internas da Estrela da Morte tornando assim tambm uma mensagem plstica importante. Ainda na questo plstica no podemos deixar de perceber que a cena do comercial em que aparece o carro internamente direcionando para fora remete as cenas do filme que mostram as naves e transportes pelo mesmo ngulo. Tanto no filme como no comercial, este ngulo serve para mostrar evoluo tecnolgica, inovao e luxo que so fatores decisivos na compra do produto. Na parte de mensagem icnica encontra-se forte representao do papel do

11

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

Imperador perante Vader. No comercial, o garoto no mede esforos para conseguir chegar aos seus objetivos e acaba sendo iludido por seu pai que utiliza a chave do carro para ativar o veculo. O papel do pai para o filho no comercial o mesmo do Imperador para Vader no filme e novamente percebemos uma forte hierarquia de poder entre os dois personagens. Outra representao icnica com referncia ao filme seria que o pai que possui a verdadeira Fora que o filho tanto procura. Assim como no filme, o pai est indiretamente declarando ao filho que a fora est com voc, mas voc ainda no um Jedi e Eu sou o seu pai como Vader declara para Luke no quinto episdio da saga. Por se tratar de um filme sem falas, somente expresses, a mensagem lingustica quase que ausente no comercial. A parte final do comercial a nica que apresenta textos e os mesmos so dados tcnicos ou racionais, no sendo atribudos como signos ou que influam no contexto da histria contada. A intertextualizao de pardia utilizada neste comercial a mais eficiente por apresentar muita comicidade sobre o personagem principal. A inferiorizao de Vader como criana e da sua falta de poder perante o pai torna o comercial extremamente bem humorado facilitando tambm para sua viralizao posterior na internet.

7 CONSIDERAES FINAIS

O estudo apresentado neste artigo vem ao encontro do que diz Predebon et .al. (2004) ao se referir s mensagens da propaganda, sendo que a mesma pode apresentar diversas funes muito alm do que apenas a venda de produtos servios ou ideias. Com isso, os autores dizem que a propaganda precisa seduzir, precisa ser criativa e para isso necessita de vrios elementos para atingir seu pblico. Covelski (2009) nos diz que cada vez mais comum perceber o quanto a publicidade e propaganda utiliza o cinema como referencial criativo. Portanto, esse artigo tratou de estudar um comercial de televiso que utilizada a saga Star Wars como referencial em uma pea publicitria lanada em 2011 nos Estados Unidos. A proposta da pesquisa no era identificar qual a percepo do pblico em relao ao trabalho produzido, mas sim, estudar os diferentes tipos de mensagens propostos por Joly (2005) Pode-se considerar, a partir da observao e anlise feita do objeto de estudo, que comerciais de televiso ajudam e colaboram na influncia direta na deciso do pblico-alvo na compra ou uso de servio veiculados na TV pois o pblico se identifica
12

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

com o filme gerando interesse maior pelo contedo que est sendo veiculado. Estas veiculaes, conforme Joly (2005) podem ser passadas ao telespectador pelas mensagens plsticas que so responsveis pela sensao na qual o pblico se envolve na cena transmitida. Nas mensagens icnicas criam-se identificaes em que se encontram elementos que tornam o ambiente mais reconhecvel ao pblico influenciado e nas mensagens lingsticas por meio do discurso das personagens ou dos textos que so inseridos na pea. Este trabalho contribuiu para um melhor entendimento do processo de utilizao da linguagem criada no cinema adaptada para comerciais de televiso e chegou-se a considerao que independente dos signos que so utilizados num roteiro de material desse tipo importante que todos eles sejam trabalhos sempre com signos que atinjam o pblico alvo, algo j mencionado por Elin e Lapides (2006). De acordo com Predebon et .al. (2004, p. 105) a mensagem da propaganda tem a finalidade maior de seduzir. E a seduo pode tornar-se efetiva pela razo ou pela emoo portanto, nada melhor ao utilizar um filme de grande conhecimento pelo pblico para trabalhar num comercial televisivo. A partir desta pesquisa realizada deixa-se de sugesto para outros estudos uma anlise de comerciais que utilizam como referncias outros filmes e nos quais poderia ser verificado se os mesmos conquistam os seus objetivos iniciais conseguindo manterse fiel a linguagem criada originalmente no cinema e respeitada pelos fs de cada obra.

REFERNCIAS

BARRETO, T. Vende-se em 30 segundos: manual do roteiro para filme publicitrio. So Paulo: Senac, 2004. CARVALHO, N. Publicidade: A linguagem da seduo. So Paulo: tica,1996. COVALESKI, R. Cinema, publicidade, interfaces. Curitiba : Maxi Ed, 2009. ECO, U. Histria da beleza. So Paulo: Record, 1991. ELIN, L.; LAPIDES, A. O comercial de televiso: planejamento e produo. So Paulo: Bossa Nova, 2006. GAGE, L. D.; MEYER, C. O filme publicitrio. 2. ed. rev. e atual. So Paulo : Atlas, 1991.

13

Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicao


XVII Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sudeste Ouro Preto - MG 28 a 30/06/2012

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 2006. IMDB. Site do Internet Movie Database. Disponvel em: www.imdb.com. Acessos intermedirios em abril de 2011. JOLY, M. Introduo anlise da imagem. Traduo Marina Appenzeller. Campinas: Papirus, 2005. KADOTA, N. P. A escritura inquieta: linguagem, criao e intertextualidade. So Paulo: Estao Liberdade, 1999. LADEIRA, J. G. 1935: Contato imediato com criao de propaganda. So Paulo: Global, 1987. PERTUZZATTI, L. A Jornada do Heri em Star Wars: Uma Nova Esperana. In.: XXXII Congresso Brasileiro de Cincias da Comunicao. Curitiba/PR, 04 a 07 set. 2009. (1 CD-ROM). PREDEBON, J. (coord.) et. al. Curso de Propaganda: do anncio comunicao integrada. So Paulo: Atlas, 2004. SAMPAIO, R. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 3a edio rev. e amp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003. STAR WARS. Site do Star Wars Databank. Disponvel em: www.starwars.com/vault/databank. Acessos intermedirios em Abril e Maio de 2011 WESCHENFELDER, R. Guerra nas Estrelas: O Gesto do Heri para Alm do Cu. In: Anais eletrnico do IX Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Sul. Guarapuava/PR, Unicentro, 29 a 31 de maio de 2008. (1 CD-ROM) YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e mtodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

14

Vous aimerez peut-être aussi