Vous êtes sur la page 1sur 12

1 ANLISE PROFISSIOGRFICA TCNICA ASPECTO LEGAL" RETIRADO DO SITE: http://www.geocities.com/CapeCanaveral/4045/legislacao/analise_profissiograf.

html

EngLeondio F.Ribeiro Filho Presidente Tcnico da ABRAPHISET Devido as inmeras consultas que a ABRAPHISET tm recebido a respeito dos itens bsicos que devem constar da "Anlise Profissiogrfica" que se tornou exigncia estabelecida pelo Decreto do Ministrio da Previdncia e Assistncia Social n 2.172/97 e regulamentada pela Ordem de Servio do Instituto Nacional de Seguro Social/Diretoria do Seguro Social INSS/DSS n 600/98, de 02/06/98, subitem 2.1.3 e item 6.5 e que deve ser entregue todo trabalhador quando do seu desligamento de qualquer empresa, a Associao Mineira de Engenharia de Segurana-AMES nos deu a honra de apresentar "Modelo de Anlise Profissiogrfica" criativo e que poder atender tanto a pequena e mdia empresa como a empresa de grande porte. Por outro lado, tambm apresentaremos comentrios e interpretaes dos pontos mais controvertidos referentes ao "Laudo Tcnico Para Aposentadoria Especial" levando em considerao no s a Ordem de Servio n 600, j referenciada como tambm a mais recente de n 611, de 10/09/98, publicada as fls.25, do DOU n 175, de 14/09/98. Assim, inicialmente, o que vem a ser "Anlise Profissiogrfica"? algo novo? Vai valorizar realmente o segurado? A "Anlise Profissiogrfica" que poder se constituir no "verdadeiro currculo profissional de todo trabalhador" no algo novo. Se recorrermos ao grande acervo bibliogrfico que traduz a experincia brasileira do dia-a-dia e que infelizmente no tem sido consultado pelos chamados profissionais da "4 Gerao" que esto sob a gide da Lei n 7410, de 27/11/85, regulamentada pelo Decreto 92530/86 e que mais conhecido pelos prevencionistas das geraes anteriores por "Anais dos CONPATCongresso Nacional de Preveno de Acidentes do Trabalho" institudo pela Portaria MTb n 3233, de 09/07/71. Assim, resgatando esta pequena parte da histria do prevencionismo brasileiro, verificamos que a ANLISE PROFISSIOGRFICA ou PROFISSIOGRAFIA, cujas origens est na palavra "PROFISSO" (Quadro A), uma metodologia utilizada pelo prevencionistas para atender a necessidade de se bem conhecer os tipos de trabalho, as exigncias morfo-fsico-psicolgicos para o seu desempenho e verificar se a adequao do homem ao trabalho e do trabalho ao homem bem como ao seu ambiente laboral compatvel com a busca dos objetivos: produtividade, preveno de acidentes e preservao da sade e da integridade fsica do trabalhador (Quadro B). Um outro objetivo da ANLISE PROFISSIOGRFICA o de permitir a verdadeira integrao da Medicina do Trabalho com a Segurana do Trabalho e a rea da Psicologia do Trabalho, com vistas preveno do acidente e levantamento das causas de insalubridade e/ou periculosidade existentes em cada tipo de atividade, constituindo-se, portanto, em uma ao multiprofissional (Quadro B).

2 QUADRO A PROFISSO: CONCEITO "... CONJUNTO DE ATIVIDADES/OPERAES ESPECFICAS, MANUAIS OU MENTAIS, NA EXECUO DE UM DETERMINADO TRABALHO...". QUADRO B ANLISE PROFISSIOGRFICA E OS ACIDENTES DO TRABALHO.

"... OS ACIDENTES DO TRABALHO SO EVENTOS NO DESEJVEIS MAS SEMPRE SIGNIFICATIVOS NA ECONOMIA DA EMPRESA E DE GRANDE REPERCUSSO NO CAMPO PSICO-SOCIAL, CONSTITUINDO MOTIVO DE ESTUDOS, PESQUISAS E PREOCUPAES DOS PROFISSIONAIS DE SEGURANA E SADE DO TRABALHO...".

QUADRO C A ANLISE PROFISSIOGRFICA PERMITE A INTERAO DO PPRA/PCMSO/ERGONOMIA, DEMONSTRANDO A NECESSIDADE E A IMPORTNCIA DA VISO HOLSTICA EM PROL DA MELHORIA CONTNUA DOS AMBIENTES E DAS CONDIES DO TRABALHO. Portanto, a "ANLISE PROFISSIOGRFICA" deve ser composta dos seguintes mdulos: 1.- Perfil do Cargo/Funo Descrio detalhada do que realmente o trabalhador executa na sua rea/posto de trabalho e no uma descrio resumida constante da chamada "Descrio de Cargo" normalmente utilizada pela "rea de RH" para fins de pesquisa salarial. Essa descrio detalhada que deve naturalmente cobrir um ciclo completo de trabalho deveras importante para se analisar no s as condies de trabalho como tambm os possveis riscos acentuados aos quais podem ficar submetido o trabalhador na sua jornada de trabalho. recomendvel consultar a "CBO-Classificao Brasileira de Ocupaes" , elaborada pelo "Sistema Nacional de Emprego", do Ministrio do Trabalho. Observao: A "ABRAPHISET", contm listada descrio detalhada de vrias profisses.

uma atividade de responsabilidade do Engenheiro de Segurana do Trabalho/Tcnico de Segurana do Trabalho, bem como do Mdico do Trabalho, em conjunto com as reas de produo, manuteno e de recursos humanos. 2.- Perfil Ambiental a anlise correta e adequada dos riscos ambientais existentes no posto de trabalho do segurado, mas no entendidos conforme a "Escola Americana", isto , somente os riscos qumicos, fsicos e biolgicos mas como o entendido pela "Escola Brasileira", ou melhor, que os riscos ambientais

3 tambm devem incluir os "Ergonmicos" e os decorrentes do chamado "Acidente-Tipo" (Mecnicos/Eltricos) (Quadro D). uma atividade do Engenheiro de Segurana do Trabalho em colaborao com o Tcnico de Segurana do Trabalho. Observao: Em funo do constante na alnea "b", do subitem 2.2.3.1, da nova OS-611/98, subsdios para atender o "Perfil Ambiental" podero ser conseguidos no Programa de Preveno de Riscos Ambientais-PPRA, da Port.MTb/SSST n 25/94. Nota Consultar o livro "PPRA e o PCMSO Na Prtica" da Editora Gnesis, de nossa co-autoria em conjunto com os Mdicos do Trabalho, Antonio e Elaine Buono. QUADRO D ANLISE PROFISSIOGRFICA "... DEVE SER DIRECIONADA DUPLAMENTE PARA AVALIAO DO TRABALHADOR E PARA AVALIAO DO BINMIO TRABALHO-AMBIENTE, PARA O MELHOR EQUACIONAMENTO DO SISTEMA HOMEM-MQUINA, NA BUSCA DO EQUILBRIO DAS PESSOAS E O MEIO EM QUE VIVE E TRABALHA...". 3.- Perfil Psicolgico De posse das informaes coletadas nos dois itens anteriores, o "Psiclogo do Trabalho" traar o "Perfil Psicolgico" que o trabalhador deve ter para o correto exerccio da funo/cargo para inclusive minimizar ou mesmo eliminar as chamadas "Falhas Humanas" e ter uma qualidade de vida no trabalho mais adequada. uma atividade do Psiclogo do Trabalho, com a colaborao do Engenheiro de Segurana do Trabalho e com o Mdico do Trabalho (Quadro E). QUADRO E ANLISE PROFISSIOGRFICA "... A AVALIAO DO TRABALHADOR DEVER TER SEMPRE UM SENTIDO PREVENTIVO, PROCESSADA POR MEIO DE SELEO ADMISSIONAL DIRECIONADA VERIFICAO DE CAPACITAO PARA UMA DETERMINADA FUNO, SELEO PSICOLGICA PARA AVALIAO DE CARACTERSTICAS INATAS DO INDIVDUO, AS QUAIS PODERO EVIDENCIAR E DEIXAR PREVER O SEU FUTURO COMPORTAMENTO FACE AOS DIFERENTES FATORES DE ESTMULOS E OCORRNCIAS...".

4.- Perfil Mdico Com todas as variveis fixadas nos itens anteriores, o Mdico do Trabalho definir quais sero os exames mdicos necessrios: admissional, peridico, complementares bem como implementar as "Campanhas de Sade/Sanitrias", para que seja mantida a adequada sade e integridade fsica do segurado.

4 Procura-se com esse perfil tentar fixar a hierarquia dos rgos ou setores orgnicos, mediante atribuio cada um deles de um valor numrico, expressando sua importncia relativa para a execuo de um determinado trabalho. Adota-se ento como podemos ver no "Modelo Simplificado de Anlise Profissiogrfica" (Quadro F) no campo "GRADUAO", os graus de 1 a 4 que correspondem a essa predominncia, com os seus equivalentes que so: Grau 1 = levemente significativo; Grau 2 = significativo; Grau 3 = muito significativo; Grau 4 = Altamente significativo. O Grau 4 por exemplo, significa que a atividade do rgo ou aparelho fundamental para o exerccio do trabalho no sendo apenas uma expresso de alterao neurofsica, motora ou funcional, mas relaciona-se sobretudo com a importncia de determinada alterao no gesto profissional. uma atividade do Mdico do Trabalho. Observao a: Em funo do constante na alnea "b", do subitem 2.2.3.1, da nova OS-611/98, subsdios para atender o "Perfil Mdico" podero ser conseguidos no Programa de Controle Mdico de Sade OcupacionalPCMSO, da Port.MTb/SSST n 24/94. Observao b: Esclarecimentos bem como o "Levantamento deste Perfil Mdico" sero dados pelo Mdico do Trabalho Dr.Vicente Pedro Marano, Diretor da ABRAPHISET, em palestra especfica desse CONSIN/99. Proposta Conceitual Portanto, como proposta de concluso para este "VIII Congresso Nacional de Segurana Integral" podemos gerar o seguinte conceito para "ANLISE PROFISSIOGRFICA". "... O ESTUDO ANALTICO DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS, PROCEDENDO A SUA SISTEMTICA CLASSIFICAO PSICOFISIOLGICA E A SUA ADEQUADA INTERAO COM A ANLISE AMBIENTAL DE UM POSTO DE TRABALHO...". Leondio Ou podemos tambm dizer: "...ANLISE PROFISSIOGRFICA A GESTO DINMICA E CONTINGENCIAL DE FATORES AMBIENTAIS, MDICOS E SCIO-PSICOLGICOS QUE AFETAM A CULTURA E RENOVAM O CLIMA ORGANIZACIONAL, REFLETINDO-SE NA QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR E NA PRODUTIVIDADE DAS EMPRESAS...". Leondio

Concluso Final A AMES bem como a ABRAPHISET, conclamam que a rea patronal e sindical dentro da maior harmonia possvel levantem esta bandeira construda pelo Ministrio da Previdncia e Assistncia Social implementando e executando a "Anlise Profissiogrfica" tendo em vista que nesta poca de "Globalizao", de "Mudanas Constantes", de "Melhoria Contnua" a mesma constitui o real

5 "Curriculum Profissional" do trabalhador brasileiro o que indiscutivelmente ir gerar maior segurana para aqueles que colaboram com o verdadeiro desenvolvimento do nosso Pas. Assim, que seja difundido o modelo a seguir apresentado e que foi discutido neste VIII Congresso Nacional de Segurana Integral realizado pela AMES. Leondio.

Logotipo da empresa

PERFIL PROFISSIOGRFICO

N____________ RE:

NOME: FUNO: DATA INICIAL DA FUNO: REA DE TRABALHO: POSTO DE TRABALHO: DESCRIO DA ATIVIDADE: DESCRIO DO POSTO DE TRABALHO: PERFIL PSICOLGICO: CTPS:

SRIE:

DATA FINAL DA FUNO:

FORMA DA EXPOSIO AGENTE FSICO:


CONCENTRAO INTENSIDADE

GRADUAO 1 2 3 4

HABITUAL PERMANENTE

INTERMITENTE OU OCASIONAL

QUMICO: BIOLGICO: MEDIDA DE PROTEO INDIVIDUAL: TECNOLOGIA DE PROTEO COLETIVA: OBSERVAES COMPLEMENTARES: ASSINATURA DO PREPOSTO: DATA: _____/_____/_____

RECIBO: Declaro que recebi este Perfil Profissiogrfico em ____/____/_____ _____________________ Assinatura

MODELO DE LAUDO TCNICO PARA APOSENTADORIA ESPECIAL

6 Leondio F.Ribeiro Filho Em funo de solicitaes apresentamos tambm "Modelo Informatizado de Laudo Tcnico Para Aposentadoria Especial" que atende os desgnios do Decreto 2.172/97 bem como da Ordem de Servio n 600/98 e a nova Ordem de Servio n 611/98, o qual vai subsidiar o preenchimento do novo SB-40 denominado DSS-8030 o qual, ir comprovar a efetiva exposio do segurado aos agentes nocivos.

Este "Modelo Informatizado de Laudo Tcnico Para Aposentadoria Especial" que constitui documento primordial para a empresa emitir o "Formulrio DSS-8030" conforme especificado no subitem 2.2.2, da OS-600/98, atende os desgnios das alneas "e" e "d", do subitem 2.2.3, da OS600/98. Por outro lado, contm todos os campos especificados no subitem 2.2.4, da OS-600/98 e atende os desgnios da recente Ordem de Servio n 611/98, j referida. Observaes: 1) No campo "Mudanas no local de trabalho" deve ser colocado: "No houve mudanas no local de trabalho que pudessem interferir nas avaliaes e concluso". Caso contrrio citar onde interferiram.

2) No campo "Tecnologia de Proteo Coletiva" que aquela incorporada ao sistema construtivo da empresa, que no interfere nos mtodos e processos de trabalho e que reagem, passivamente, quando do desenvolvimento de um risco acentuado sade e/ou integridade fsica do segurado, no estabelecendo condies propcias aos seu crescimento e propagao ao ambiente laboral, est prevista no subitem 9.3.5, da NR-9 PPRA e tambm legalmente conhecida pelo nome de "Medidas de Ordem Geral", conforme alnea "a", do subitem 15.4.1, da NR-15, Port.MTb 3214/78. de todo recomendvel que no laudo tcnico, quando no existir esta medida coletiva que nele fique adequadamente esclarecido, com a devida justificativa, da sua "inviabilidade tcnica" e/ou "inviabilidade econmica" ou fique destacado que se encontram em fase de estudo, planejamento ou implantao, mas que existem outras medidas j implantadas, naturalmente se for o caso.

3) Embora o EPI no esteja previsto na OS-600/98 porque o seu uso no descaracteriza o enquadramento da atividade sujeita a agentes agressivos, para evitar que a empresa seja vista como negligente em termos de neutralizao do agente agressivo e como medida cautelar contra uma possvel "Ao Regressiva", colocamos o campo relativo ao mesmo e assim sugerimos o seguinte texto bsico: "... O segurado no exerccio de suas atividades aps o devido treinamento, recebia e utilizava corretamente e obrigatoriamente os seguintes e adequados EPI......................".

7 4) No campo "Concentrao/Intensidade do Agente Nocivo" deve ser colocado os aspectos quantitativos advindos das avaliaes ambientais calcadas nos anexos da NR-15, da Port.MTb 3214/78, que tem respaldo no 1, do artigo 66, do Decreto 2172/97, bem como na nova Ordem de Servio n 611, de 10/09/98, nas alneas "a" e "b", do seu item 2.2.

5) No campo "concluso" quando o Engenheiro de Segurana do Trabalho ou Mdico do Trabalho concluir que realmente a empresa tem um Programa de Segurana e Sade no Trabalho e que um determinado agente agressivo no pode ser eliminado mas est neutralizado e o uso da proteo individual adequada, aps treinamento obrigatrio, recomendamos colocar o seguinte texto pois caso contrrio poder-se- evidenciar uma negligncia dos profissionais da segurana e medicina do trabalho da referida empresa "... A exposio aos agentes que ainda persistem e qualificados/quantificados neste laudo tcnico refere-se a condio do ambiente de trabalho, sem considerar o uso correto e obrigatrio permanente dos equipamentos de proteo coletiva e individual e outras medidas administrativas que no eliminam mas atenuam os riscos sade do segurado..." .

6) Como medida cautelar com relao a utilizao indevida do laudo em pauta para subsidiar reclamaes trabalhistas de insalubridade e/ou periculosidade, embora continue este risco, recomendamos aps a concluso colocar a seguinte observao: Este laudo s tem validade para fins de avaliao da Previdncia Social e no para fins de direito ao Adicional de Insalubridade e/ou Adicional de Periculosidade, pois estes so regulamentados por dispositivos legais emanados do Ministrio do Trabalho.

7) Os agentes nocivos descritos no Laudo Tcnico devem ser colocados no Formulrio DSS-8030 que consta desta "Orientao da Comisso" o qual consta deste trabalho, no disquete tem o cdigo "Anexo OS-600" e que pode ser requisitado na ABRAPHISET pelo telefonefax: (011) 2289528.

LAUDO TCNICO INDIVIDUAL PARA FINS DE

8 APOSENTADORIA ESPECIAL CARACTERSTICAS DA EMPRESA RAZO SOCIALRS ALTERAO RS C.G.C. ENDEREO CEP C.N.A.E. (Port.MTb n 01/95) MUNICPIO GRAU DE RISCO DADOS DO SEGURADO NOME/IDENTIDADE/CTPS FUNO DATA ADMISSO/SADA CARACTERSTICAS DO LOCAL OBJETO DA PERCIA SETOR/LOCAL DE TRABALHO P Direito Piso Paredes Cobertura Condies Ambientais Iluminao e ventilao natural Iluminao artificial Arranjo Fsico Mudanas no Local de Trabalho Atividades Exercidas Registro dos Agentes Nocivos Concentrao/Intensidade do Agente Tempo de exposio ao agente nocivo Durao do Servio/Trabalho Tecnologia de Proteo Coletiva e Recomendao de Data:

9 sua adoo Medidas de proteo individual INFORMAES PERICIAIS Percia Realizada em Acompanhantes/Informantes Instrumental Utilizado MARCA: DATA CALIBRAO: Metodologia Utilizada na Percia CONCLUSO NOME E ASSINATURA DO Engenheiro de Segurana do Trabalho CREA ......... - CREST MTb........ ou Mdico do Trabalho CRM N....... - CRMT MTb ....... RETIRADO DO PORTAL PRUDENTE. http://www.portalprudente.com.br/apostilas/Adm%20de%20Empresas/Admin_C01_RH_Arruda.doc Mtodos De Seleo Como a seleo de RH um sistema de comparao e de tomada de deciso, deve necessariamente apoiar-se em algum padro ou critrio para adquirir alguma validade. O padro ou o critrio geralmente extrado a partir das caractersticas do cargo a ser preenchido. O ponto de partida do processamento de seleo a obteno de informao sobre o cargo a preencher. As informaes a respeito do cargo a ser preenchido podem ser colhidas atravs de: Anlise do cargo: que o levantamento dos aspectos intrnsecos (contedo do cargo) e extrnsecos (requisito que o cargo exige de seu ocupante fatores de especificaes) do cargo. Qualquer que seja o mtodo de anlise aplicado, o importante para a seleo so as informaes a respeito dos requisitos e das caractersticas que o ocupante dos cargos dever possuir. Assim, o processo de seleo concentrar-se- na pesquisa, na avaliao desses requisitos e nas caractersticas dos candidatos que se apresentarem; Aplicao da tcnica dos incidentes crticos : que consiste na anotao sistemtica e criteriosa que os chefes diretos devem fazer a respeito de todos os fatos e comportamento dos ocupantes do cargo considerado, que produziram um melhor ou pior desempenho no trabalho. Essa tcnica visa localizar as caratersticas desejveis (que melhoram o desempenho) e as indesejveis (que pioram o desempenho) nos futuros candidatos. Obviamente, traz a inconveniente de fundamentar-se quase somente no arbtrio do chefe direto. Alm do mais, difcil definir exatamente o que chefe direto deve considerar como comportamento desejvel ou indesejvel: Constante da Port.MTb 3214/78 - Norma Regulamentadora NR15. TIPO SRIE Data: HORRIO:

10
Caractersticas desejveis Afabilidade no trato com pessoas; Facilidade no relacionamento; Vontade de agradar ao cliente; Resistncia a frustrao; Verbalizao fcil; Facilidade em trabalhar com a equipe; Boa memria; Caractersticas indesejveis Irritabilidade fcil; Introverso; Impacincia; Pouco controle emocional; Dificuldade de expresso; Dificuldade no relacionamento; Pouca memria; Disperso mental; Dificuldade em lidar com nmeros.

Anlise de descrio de empregado , que consiste na verificao dos dados contidos na requisio do empregado, preenchidos pelo chefe direto, especificando os requisitos e as caractersticas que o candidato ao cargo dever possuir. Principalmente quando a organizao no tem um sistema da anlise de cargos, o fomulrio de requisio de empregado dever possuir campos adequados, onde o chefe direto possa especificar esses requisitos e essas caractersticas. Todo o esquema de seleo basear-se- nesses dados; Anlise do cargo no mercado, quando se tratar de algum cargo novo, sobre o qual a organizao ainda no tem nehuma definio, nem mesmo o chefe direto, existe a alternativa de verificar, em organizaes similares, cargos comparveis, seu contedo, os requisitos e as caractersticas do seus ocupantes; Hiptese de trabalho, caso nenhuma das alternativas acima possa ser utilizada, resta o emprego de uma hipotese de trabalho, ou seja, uma previso aproximada do contedo do cargo e sua exigibilidade em relao ao ocupante (requisitos e caractersticas necessrias), como simulao inicial.

Anlise Profissiogrfica A partir dessas informaes a respeito do cargo a ser preenchido, o rgo de seleo tem condies de convert-las para a sua linguagem de trabalho. Em outros termos, as informaes que o rgo recebe a respeito dos cargos e de seus ocupantes so transformados em uma ficha de especificao do cargo ou ficha profissiogrfica, que deve conter os atributos psicolgicos e fisicos necessrios ao desempenho satisfatrio do ocupante no cargo considerado. Com essa ficha, o rgo de seleo pode estabelecer as tcnicas de seleo mais adequadas ao caso. A ficha profissiogrficas um resumo da anlie profissiogrfica. Em sentido mais amplo, anlie profissiogrfica o sinmino de anlise do trabalho. Em sentido mais restrito, a pesquisa dos elementos componentes de um trabalho e de sua interao, com o objetivo de determinar as condies necessrias a um desempenho adequado. Por elementos componentes de um trabalho entende-se os fatores humanos, intrumento, ambiental e organizacional envolvidos. Por condies necessrias entendem-se as condies ambientais ou de organizao das tarefas, de melhor adaptao do equipamento ao homem ou de seleo de pessoal.
FICHA PROFISSIOGRFICA Carg o:____________ ________ ____ Em termos prticos, a ficha profissiogrfica pretende leventar todos os elementos preditivos de um bom ____________ desempenho. Obviamente, a _ seleo de pessoal encarrega-se simplesmente, dos elementos que predizem o trabalho Seo:________________________ do futuro ocupante do cargo._ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

A ficha possuir.

Descrio do cargo:_________________________ __ profissiogrfica representa uma especie de codificao das caractersticas que o ocupante ______________________________ Atravs dela, o selecionador que quanto _ _ _ _ _ _ _ poder _ _ _ _ _ _ saber _ _ _ _ _o __ _ _ _e __ _ _ _ _ _ pesquisar nos candidatos. __________________________ Equipamentos de trabalhos:____________________ ______________________________ _____________ Escolaridade:__________________ ______________ Relacionamento Humano:______________________ ______________________________

do cargp dever

11

Tcnicas De Seleo Aps uma anlise do cargo e do documento de requisio de empregado, gerando a "ficha de especificao do cargo", escolhe-se as tcnicas de seleo mais adequadas. 1) Entrevista de seleo: a tcnica que mais influencia a deciso final e a mais utilizada, alcanando caractersticas intangveis do candidato, apesar de subjetiva. Por causa disso, deve ser utilizada com bastante habilidade por entrevistadores treinados em "entrevista padronizada ou dirigida". Divide-se em quatro fases - planejamento (coleta de informaes, escolha do tipo de informaes a serem solicitadas e transmitidas aos candidatos), preparao (locais de espera e execuo, horrio, designao dos entrevistadores e material), execuo (a entrevista propriamente dita - "dirigida" quando o entrevistador segue um roteiro, atravs de um formulrio devendo cobrir as informaes e o comportamento do candidato) e avaliao do candidato (imediatamente aps a sada do candidato da sala de entrevista, o avaliador deve avaliar o candidato, checando a ficha de avaliao e anotando os detalhes); 2) Provas de conhecimentos ou de capacidades: podem ser orais, escritas (tradicionais dissertivas - menos abrangentes, de fcil organizao e julgamento subjetivo, so de difcil correo -, objetivas - de abrangncia maior, de correo rpida e organizao demorada, permitem acerto ao acaso - ou mistas) ou de realizao (prticas); gerais ou especficas (testando o conhecimento tcnico relacionados ao cargo); 3) Testes psicolgicos: tm a finalidade de avaliar a "personalidade" do candidato, podendo ser psicomtricos ou de personalidade: Testes psicomtricos: a medio, em condies padronizadas de comparao, da quantidade de determinados comportamentos humanos (aptides = potencialidades e capacidades = habilidades atuais, de inteligncia, aprendizagem, destreza, etc) presente no candidato, para admisso, transferncia, promoo, treinamento ou reteno de pessoal Testes de personalidade: para analisar o carter (adquirido) e o temperamento (inato) do indivduo, podendo ser genricos (testam a personalidade geral) ou especficos (concernentes a determinados aspectos da personalidade, como equilbrio emocional, ansiedade, agressividade, etc) 4) Tcnicas de simulao: a partir dos resultados dos testes psicolgicos e entrevistas, submete-se o candidato a uma "dramatizao" relacionada ao tipo de papel que desempenhar na empresa, reduzindo a margem de erro da seleo e permitindo inclusive ao candidato analisar sua adequao ao cargo pretendido. As Etapas Do Processo De Seleo A seleo de pessoal funciona como um processo composto de vrias etapas ou fases seqenciais pelas quais passam os candidatos. Nas etapas iniciais esto as tcnicas mais simples e econmicas, ficando as tcnicas mais caras e sofisticadas para o final:

12 Etapa 9: Etapa 8: Etapa 7: Etapa 6: Etapa 5: Etapa 4: Etapa 3: Etapa 2: Etapa 1: Deciso final de admisso Aplicao de tcnicas de simulao Entrevista de seleo com o gerente Aplicao de testes de personalidade Aplicao de teste psicomtricos Entrevista de seleo Aplicao de provas de conhecimento Entrevista de triagem Recepo preliminares dos candidatos

Avaliao E Controle De Qualidade Da Seleo Podemos avaliar os resultados de uma seleo atravs de alguns parmetros:

Adequao do homem ao cargo (e decorrente satisfao pessoal); Rapidez de ajuste do empregado s suas funes; Melhoria do potencial humano da empresa; Maior estabilidade do pessoal (e conseqente reduo do turnover); Maior rendimento e produtividade do pessoal da empresa; Melhoria nas relaes humanas;
Menores necessidades de treinamento.

Vous aimerez peut-être aussi