Vous êtes sur la page 1sur 4

Faculdade Sumar 2013. PSICOLOGIA DA EDUCAO. 2.SEMESTRE DE PEDAGOGIA E DE HISTRIA. Profa. Cristina J. Dias. A TEORIA DE DESENVOLVIMENTO DE VYGOTSKY.

. LEV SEMINOVITCH VIGOTSKI UMA CONCEPO SCIO-INTERACIONISTA DO DESENVOLVIMENTO Nasceu em 1896 e faleceu em 1934 Viveu na mesma poca que Piaget; Sua me era presente e se reunia com os filhos a fim de discutir, em vrios idiomas assuntos referentes cultura. Sua casa sempre foi muito receptiva cultura. Cursou medicina, literatura, histria, direito e filosofia; Interessou-se pelo estudo de crianas com problemas congnitos; Estudou sobre a influncia da Arte na Psicologia. A grande questo de Vigotski: COMO O HOMEM CONSTRI CULTURA? Interacionismo? O que significa? Interao= ao conjunta O que garante a interao? O acordo em interagir; exige reciprocidade ao conjunta Para ele, no h dicotomia entre o homem e o mundo, h uma relao dialtica: o ser humano se constitui humano na interao com sua cultura, ao mesmo tempo em que a transforma. Cabe ainda mencionar que, seguindo este preceito, as funes psquicas do sujeito, entre elas, o uso da memria, a capacidade de solucionar problemas, a formao de novos conceitos, teriam origem nas relaes do indivduo com seu contexto cultural e social.

A teoria de Vygotsky caracterizada por quatro planos genticos: o filogentico (histria da espcie humana); o sociogentico (histria da cultura na qual o sujeito est inserido); o ontogentico (histria pessoal do sujeito); o microgentico (histria de cada fenmeno psicolgico; singularidade do sujeito). Um conceito tambm central para o entendimento das idias de Vygotsky sobre o desenvolvimento humano o conceito de mediao. Para ele, a relao do homem com o mundo seria intermediada pelos instrumentos, que auxiliam o homem a transformar a natureza e atuar no mundo com utilizao de ferramentas; e pelos signos, instrumentos simblicos que auxiliam a construo e o desenvolvimento dos processos psicolgicos. Ao internalizar instrues Os indivduos modificam suas funes psicolgicas: percepo, ateno, memria, capacidade para solucionar problemas. A apropriao que a criana/jovem faz da experincia social, parte do social (da interao com os outros) e, paulatinamente, internalizada por ela. O papel do adulto Todo aprendizado necessariamente mediado e isso torna o papel do ensino e do professor mais ativo e determinante. A qualidade das trocas que se do no plano verbal entre professor e aluno ir influenciar decisivamente na forma como os indivduos tornam mais complexo o seu pensamento e processam novas informaes. Para ser considerada como possuidora de certa capacidade, o indivduo tem que demonstrar que pode cumprir a tarefa sem nenhum tipo de ajuda. NVEL DE DESENVOLVIMENTO REAL Refere-se a etapas j alcanadas, j conquistadas Nvel de desenvolvimento potencial Capacidade de desempenhar tarefas com a ajuda de adultos ou companheiros mais capazes. H tarefas que um indivduo no capaz de realizar sozinho, mas que se torna capaz de realizar se algum lhe der instrues, fizer uma demonstrao, fornecer pistas, ou der assistncia durante o processo.

A ideia de nvel de desenvolvimento potencial capta, assim, um momento do desenvolvimento que caracteriza no as etapas j consolidadas, alcanadas, mas etapas posteriores, nas quais a interferncia de outras pessoas afeta, significativamente, o resultado da ao individual. a partir da postulao da existncia desses dois nveis de desenvolvimento real e potencial que Vigotski define a ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL como a distncia entre o nvel de desenvolvimento real (determinado pela soluo independente de problemas) e o nvel de desenvolvimento potencial (determinado atravs da soluo de problemas sob a orientao de um adulto ou em colaborao com companheiros mais capazes. O conceito de zona de desenvolvimento proximal muito importante para o ensino efetivo. Apenas conhecendo o que os indivduos so capazes de realizar com ou sem ajuda externa que se pode conseguir planejar as situaes de ensino e avaliar os progressos individuais. Quando um aluno recorre ao professor como fonte de informao para ajud-lo a resolver algum tipo de problema escolar, no est burlando as regras do aprendizado, mas ao contrrio, utilizando-se de recursos legtimos para promover seu prprio desenvolvimento. E uma das melhores formas de o professor ajud-lo propondo algo que o faa buscar uma resposta. Por exemplo, se um aluno lhe pergunta se benefcio escreve-se com c, , s ou ss, o professor pode, juntamente com ele, buscar a resposta num dicionrio. Ou pode propor um desafio para grupos de crianas, oferecendo-lhes uma lista com palavras para trabalharem e criarem regras ortogrficas, fazendo-as defrontar-se com o problema. Princpios bsicos da teoria: A linguagem,o pensamento e a cultura tem origem social e deve ser integrada ao estudo das funes psicolgicas superiores: Pensamento, Memria, Percepo Ateno, Vontade, Imaginao,

Vigotski desenvolveu, tambm, uma estrutura terica marxista para a Psicologia: O Homem constitui-se e se transforma ao atuar sobre a natureza com sua atividade e seus instrumentos. A mudana individual tem sua raiz nas condies sociais de vida. Assim, no a conscincia do homem que determina as formas de vida, mas a vida que se tem que determina a conscincia. Referncias

- DAVIS, C.; OLIVEIRA, Z. Psicologia na educao. 2 edio. So Paulo: Cortez, 1994. p. 27-34 - PRINCEPE, L.M. et al. Lev S. Vigotsky. Texto elaborado sob a orientao da professora Dra. Claudia Davis. Programa de estudos ps-graduados em educao: Psicologia da Educao. 2008.

Vous aimerez peut-être aussi