Vous êtes sur la page 1sur 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR

CAMPUS DE SOBRAL
CURSO DE ENGENHARIA ELTRICA
LABORATRIO DE ELETRNICA ANALGICA PROFESSOR: ISAAC MACHADO EXPERIMENTO IV RETIFICADORES A DIODO NOME:_____________________________________________________ DATA: ____________

1. INTRODUO: Na famlia dos componentes eletrnicos o diodo retificador certamente um dos mais simples e no difcil entender seu funcionamento. Apesar da simplicidade, ele est presente em praticamente todos os circuitos eletrnicos, incluindo circuitos que operam com correntes elevadas.

Figura 1: Doidos Retificadores. Os diodos possuem dois terminais chamados de catodo e anodo. O catodo, nos diodos mais comuns, marcado com um anel pintado (Fig. 1). Nos diodos de alta potncia (Fig. 1) o catodo o terminal com rosca, que deve ser aparafusado. O fornecimento de energia eltrica feito, essencialmente, a partir de uma rede de distribuio em corrente alternada, devido, principalmente, facilidade de adaptao do nvel de tenso por meio de transformadores. Em muitas aplicaes, no entanto, a carga alimentada exige uma tenso contnua. Logo, a converso CA-CC realizada por conversores chamados retificadores. Os retificadores podem ser classificados segundo a sua capacidade de ajustar o valor da tenso de sada (controlados x no controlados); de acordo com o nmero de fases da tenso alternada de entrada (monofsico, trifsico, hexafsico, etc.); em funo do tipo de conexo dos elementos retificadores (meia ponte x ponte completa). Os retificadores no-controlados so aqueles que utilizam diodos como elementos de retificao, enquanto os controlados utilizam tiristores ou transistores. Usualmente topologias em meia ponte no s o aplicadas. A principal razo que, nesta conexo, a corrente mdia da entrada apresenta um nvel mdio diferente de zero. Tal nvel contnuo pode levar elementos magnticos presentes no sistema (indutores e

transformadores) saturao, o que prejudicial ao sistema. Topologias em ponte completa absorvem uma corrente mdia nula da rede, no afetando, assim, tais elementos magnticos. 2. OBJETIVOS Conhecer o funcionamento dos diodos; Montar as topologias de retificadores (meia onda e onda completa); Comparar as topologias experimentalmente.

3. PARTE PRTICA MATERIAL NECESSRIO: Fonte de tenso contnua, resistores, diodos, prontoboard, osciloscpio. Parte A Retificador de meia onda 1. Monte o circuito da Figura 2 abaixo com R = 1 k. 2. Aplique uma tenso de entrada senoidal de 10 V pico a pico e 60 Hz.

FIGURA 2: Retificador de Meia Onda.

3. Observe a tenso de sada Vo e a tenso sobre o diodo. Parte B Retificadores de onda completa 1. Monte o circuito da Figura 3 abaixo com R = 1 k. 2. Aplique uma tenso de entrada senoidal de 10 V pico a pico e 60 Hz.

FIGURA 3: Retificador de Onda Completa.

3. Observe a tenso de sada Vo e a tenso sobre o diodo. 4. QUESTES PARA O RELATRIO A) Explique a principal diferena observada nos dois circuitos montados. Cite as vantagens/ desvantagens de cada topologia. B) Quais as observaes que foram feitas com relao tenso e corrente sobre os diodos nas duas topologias?

Vous aimerez peut-être aussi