Vous êtes sur la page 1sur 7

A LITERATURA FANTSTICA DE EDGAR ALLAN POE: HISTRIAS EXTRAORDINRIAS

Hanny Francy Passos Teles Luciano Everton Costa Teles

"No fui o que os outros foram No vi o que os outros viram Mas por isso, o que amei, amei sozinho." (Edgar Allan Poe)

Falar da vida de Edgar Allan Poe no nada fcil, considerado "O pai dos contos de terror", um dos precursores da literatura fantstica. Foi escritor, poeta, romancista e crtico literrio. Poe ficou conhecido pelo mistrio que suas obras carregam.

Para o poeta francs Paul Valry, ele foi "o nico escritor impecvel". Para Verlaine e Rimbaud, chegou a ser "o poeta mximo". Tambm autores de lngua portuguesa foram seduzidos pelos seus versos. Fernando Pessoa e Machado de Assis estiveram entre seus tradutores.

Conforme o perfil do autor, na obra Histrias Extraordinrias. Poe nasceu em Boston, em 19 de janeiro de 1809, no seio de uma famlia escocs-irlandesa, filho de atores fracassados que morreram tuberculosos em 1811. Teve a infncia marcada pela insegurana e amargura. No estudo denominado Edgar Allan Poe, sua Vida e sua Obra, o poeta francs Baudelaire afirmou: "Existem destinos fatais, homens que trazem escrita, em caracteres misteriosos, nas rugas sinuosas de sua testa, a palavra ?azar? ". Poe foi acolhido e criado por Francis Allan e o seu marido Jonh Allan, um mercador de tabaco bem sucedido em Richmond. Poe estudou em Londres, frequentou a Universidade de Virginia na qual foi expulso por seu estilo bomio e aventureiro. Depois que Francis e John Allan faleceram, Poe mudou-se para a casa de uma tia em Baltimore e casou-se em segredo com sua prima Virginia Clemm de 18 anos, e foram morar em Nova Iorque. Poe comea a consumir lcool excessivamente quando Virginia, sua esposa soube sofrer de tuberculose, e que a tornou

invlida e levou-a morte. E dois anos depois, Poe foi encontrado nas ruas de Baltimore em tremendo delrio.

Na ocasio ele usava roupas que no eram suas, mas, nos quatro dias que precederam sua morte, no se conseguiu informaes consistentes do que haveria acontecido. Suas ltimas palavras, misteriosas foram: "Est tudo acabado: escrevam Eddy j no existe".

Surgiram vrias causas a respeito da morte de Poe, incomprovadas, sendo bastante comum a embriaguez. H teorias tambm propostas ao longo dos anos como a diabete, raiva, sfilis e doenas cerebrais raras.

A LITERATURA FANTSTICA DE EDGAR ALLAN POE

Edgar Allan Poe usa em suas obras uma espcie de terror psicolgico, sempre narrados na primeira pessoa, o que faz parecer retrato de sua prpria vida. Os personagens de suas obras vivem entre a lucidez e a loucura. Sofrem de alguma doena e quase sempre cometem atos infames.

A obra de Poe vasta em gnero e qualidade artstica. O autor escreveu desde poemas, a novelas e contos. Exerceu grande influncia sobre autores como Baudelaire, Maupassant e Dostoievski. Alm disso, Poe considerado um dos grandes escritores da literatura mundial, no apenas pela variedade, mas tambm pela extenso de sua produo literria, at mesmo Paul Valry o aclamou como "o mestre da imaginao material" (TODOROV, 2004: p.75)

A morte um tema muito abordado na literatura, mas se destacou quando Poe o fez to bem e por isso considerado "O pai dos contos de terror". As obras de Edgar Allan Poe so gticas, a morte est sempre ligada ao mistrio, ao terror e o macabro. A morte segundo Poe a continuidade da vida, mas tudo acontece no plano terreno e com uma forte ligao com os personagens de suas histrias. Mas, Poe tambm escreveu stiras, contos de humor. E inventou o gnero de horror e as histrias de detetive, consideradas a base da literatura policial. Surpreendeu Baudelaire com seu gnero, e no Brasil, foi traduzido por ningum menos que nosso grande mestre, Machado de Assis.

Atravs das diversas tradues de sua obra pelo poeta Baudelaire, a literatura de Poe conquistou muito mais influncia na Frana que em seu pas, definindo os rumos de todo um subgnero literrio em finais do sculo XIX, conhecido como "gtico", influenciando artistas como Mallarm, Valry e posteriormente, os surrealistas, que o caracterizariam como um precursor.

Edgar Allan Poe publicou cerca de trinta livros, entre contos, romances, poemas, artigos crticos e textos tericos sobre literatura. Em sua poca no obteve nenhum xito editorial, mas atualmente a obra Histrias Extraordinrias considerada um marco da literatura norte-americana.

HISTRIAS EXTRAORDINRIAS

A obra Histrias Extraordinrias um livro de Edgar Allan Poe, composto por sete contos selecionados e considerados clssicos da literatura de horror e policial, publicado entre os anos de 1833 e 1845. Entre os contos selecionados esto: O gato preto (1843); Manuscrito encontrado em uma garrafa (1833); Os crimes da Rua Morgue (1841); A carta roubada (1845); O poo e o Pndulo (1842); O escaravelho de ouro (1843); A queda da casa de Usher (1839).

As sete histrias no esto interligadas. Representam o horror com personagens que vivem entre a lucidez e a loucura, e o pensamento analtico que se prevalece da lgica e da deduo intelectual do escritor a fim de solucionar crimes, os dois temas abordados pelo autor. Em O gato preto, as palavras de abertura aguam a curiosidade do leitor:

No espero nem peo que se d crdito histria sumamente extraordinria e, no entanto, bastante domstica que vou contar. Seria louco se esperasse tal coisa, uma vez que se trata de um caso que meus prprios sentidos se recusam a aceitar. No entanto, no estou louco e estou absolutamente certo de que no sonho. (POE, 2005, p. 11)

A impresso de realismo dentro do irreal acentuada pela utilizao constante do eu (em sua maior parte, os contos so narrativos ou manuscritos do personagem principal.

A narrao em primeira pessoa. freqente no fantstico (...) o destinatrio ativa e autenticam ao mximo a fico narrativa, e estimulam e facilitam o ato de identificao do leitor implcito com o leitor externo do texto (Vax vrias vezes falou, a propsito, de "seduo") (CESARINI, 2006, p. 69)

O escritor tenta convencer o leitor entre, uma explicao real e sobrenatural, que a histria contada por ele, realmente aconteceu por mais sobrenatural que possa parecer. Pois narrada em 1 pessoa, dando credibilidade ao conto. O gato preto a histria de um bondoso homem que parece sofrer de uma perturbao mental causado pelo lcool, amante dos animais que se torna cruel, fazendo maldades com o seu gato. A sua loucura e

perseguio para matar o gato acaba fazendo com que ele mate sua prpria esposa e age friamente emparedando o corpo. Todos os acontecimentos desse conto giram ao redor do gato.

Gostava muito de animais, e meus pais me deixavam ter grande variedade deles. Passava com eles quase todo o meu tempo, e nunca me sentia to feliz como quando os alimentava ou os acariciava. Com o tempo, essa particularidade de meu carter aumentou e, quando me tornei adulto, fiz dela uma das minhas principais fontes de prazer. (POE, 2005, p.11)

No dicionrio dos smbolos (1990), o gato preto pode ser relacionado a diferentes significados, entre um ser sagrado e mstico. O gato , portanto, animal smbolo ambivalente, podendo ser associado prpria ambivalncia do fantstico, que oscila entre o real e o imaginrio, o possvel e o impossvel. O conto Manuscrito encontrado em uma garrafa um relato sobre tudo que ocorreu antes do fim. Conta a histria de um sobrevivente de uma tragdia em alto mar que embarca em um navio estranho e sombrio, no qual a tripulao no percebe sua presena.

Mais ou menos uma hora atrs, atrevi-me a me meter entre um grupo de tripulantes. No prestaram ateno minha pessoa e, embora me encontrasse bem no meio deles, pareciam completamente alheios minha presena. (POE, 2005, p.28)

O mistrio predomina no conto, no se sabe se o narrador personagem est morto pelo fato de no perceberem a presena dele, ou se, ele est no meio dos fantasmas e que talvez ele estivesse no navio fantasma.

Os crimes da Rua Morgue e a Carta Roubada so contos policiais, no qual August Dupin aparece em ao, personagem mais famoso de Poe, no primeiro conto, Dupin desvenda um misterioso duplo homicdio, no segundo, ele recupera uma carta importante. So contos de suspense, a partir deles surgiu literatura policial.

O primeiro descreve a soluo de um crime usando apenas a mente. Este trabalho tenta mostrar o paradoxo em que a primeira histria policial moderna, a base seguida por todas as histrias policiais que vieram depois, tem todos os elementos, desde o crime at o final surpreendente, mas o assassino no um gnio criminoso, mas um assustado animal selvagem perdido na cidade.

Com um movimento decidido de seu hercleo brao, o animal quase lhe separou a cabea do corpo. vista do sangue inflamou a ira da fera, transformando-a em frenesi. Rangendo os dentes e lanando fascas pelos

olhos, o orangotango jogou-se sobre o corpo da jovem e cravou-lhe os terrveis garras na garganta, s a deixando depois que esta morreu. (POE, 2005, p.64)

No segundo conto, a histria destaca a astcia e os mtodos utilizados pelo detetive Dupin, para solucionar o caso. Analisando o comportamento humano, traando o perfil dos envolvidos. Em O poo e o pndulo contada a histria sofrida de um homem preso e torturado fisicamente e psicologicamente pela Inquisio. E mesmo sem chance de escapar ele tenta permanecer vivo.

"A morte", disse a mim mesmo. "Qualquer morte, menos a do poo!" Insensato! Como no pude compreender que era para o poo que o ferro em brasa me levava? Resistiria eu ao seu calor? E, mesmo que resistisse, suportaria sua presso? E cada vez o losango se aproximava mais, com uma rapidez que no me deixava tempo pra pensar. (Poe,2005, p.98)

O escaravelho de ouro conta uma histria cheia de enigmas, mostra a aventura de um homem que desvenda o mistrio de um tesouro enterrado por um pirata h muitos anos.

Implorou-nos, porm, que continussemos os nossos esforos, e mal terminara de falar quando tropecei e ca ao comprido; a biqueira da minha bota prendera-se em um grande anel de ferro que estava semienterrado num monte de terra revolvida. Empenhamo-nos no trabalho com um ardor redobrado. (POE, 2005, p.115)

O escaravelho foi apenas um subterfgio, toda simbologia, todo arcabouo terico-interpretativo para se chegar ao tesouro estava em um pergaminho. No conto A queda da casa Usher, a histria dos acontecimentos sombrios na casa dos gmeos Roderick e Madeline Usher e narrada por um velho amigo de Roderick. O conto um constante dilema entre loucura e sobrenatural, e um exemplo de terror psicolgico.

Por um momento, permaneceu, trmula e hesitante, sobre o umbral; depois, com um grito abafado e queixoso, caiu pesadamente sobre o irmo e, em sua violenta e, agora, terminal agonia, arrastou-o para o cho, j morto, vtima dos horrores que havia previsto.

O passado que tanto incomoda o personagem Roderick est presente no s na figura da irm, mas tambm, na casa. E a destruio da casa foi a consequncia de todos os atos do passado e, segredos ocultos por tanto tempo.

CONSIDERAES FINAIS

A obra de Poe vasta em gnero e qualidade artstica. O autor escreveu desde poemas, a novelas e contos. Exerceu grande influncia sobre autores como Baudelaire, Maupassant e Dostoievski. Alm disso, Poe considerado um dos grandes escritores da literatura mundial, no apenas pela variedade, mas tambm pela extenso de sua produo literria. Porm, o maior talento de Poe era escrever contos. Ao contrrio de autores que se concentravam no terror externo, no terror visual, valendo-se apenas de aspectos ambientais, Poe se concentrava no terror psicolgico, vindo do interior de suas personagens, sendo o espao, em sua produo, ainda mais denso e revelador. Edgar Allan Poe vai muito alm de tramitaes de crimes, misterioso, possui enigmas em toda sua construo, por isso causa hesitao, curiosidade e agua a perspiccia dos leitores. A obra de Poe causa a reflexo, no apenas descreve cenas. Apesar de ser conhecido em todo o mundo como um escritor de terror e gtico, ele tambm lembrado como o primeiro escritor policial moderno da histria. O livro Histrias Extraordinrias magnfico, tanto para quem gosta de contos de horror e mistrio inteligentes, quanto para quem deseja conhecer um dos maiores escritores desse estilo literrio. Apesar da diferena entre os temas, existem dois aspectos em comum. O primeiro a subjetividade, todos os contos so narrados em primeira pessoa. O segundo a presena do sobrenatural, muitas vezes confundida com delrios. Da primeira ltima pgina, Edgar Allan Poe colocou todo o seu pessimismo e esprito macabro que possua em vida, e que, apesar de s vezes causar calafrios nos leitores, mostra perfeitamente sua genialidade como escritor. Todos esses mecanismos realam o valor do gnero fantstico estranho to bem trabalhado por Poe.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
CESERANI, Remo. O fantstico. Trad. Nilton Tripadalli. Curitiba: Ed. UFPR, 2006. CHEVALIER, Jean; GUEERBRANT, Alain. Dicionrio de smbolos. 2 ed. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1990. FREUD, Sigmund. Obras Psicolgicas Completas. 13 ed. So Paulo: B de Imago, 1996. FURTADO, Filipe. A construo do fantstico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980. GARCIA, Flavio; BATISTA, Anglica Maria Santana. Dos fantsticos ao fantstico: um percurso por teorias do gnero. [online] Disponvel na internet via www: http://www.filologia.org.br/soletras/10/11.htm. Acesso em 15 de setembro de 2010. OPERRIA; Causa. 160 anos do "gtico" Edgar Allan Poe. [online] Disponvel na internet via www: http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=. Acesso em 15 de setembro de 2010. PEREIRA, Aline Brustello. O espao e o fantstico na obra de Edgar Allan Poe. [online] Disponvel na internet via www: http://www.icufu.org/anaisufu2008/PDF/SA0 8 - 20272. PDF. Acesso em 15 de setembro de 2010. POE, Edgar Allan. Histrias Extraordinrias. So Paulo: Martin Claret Ltda, 2005. RAMPAZZO, Lino. Metodologia Cientfica. So Paulo: Edies Loyola, 2004. RODRIGUES, Antonio Paiva. Edgar Allan Poe. [online] Disponvel na internet via www: http://recantodas letras.uol.com.br/biografias/543296). Acesso em 01 de novembro de 2010). RODRIGUES, Selma Calasans. O fantstico. So Paulo: tica, 1988. TAVARES, Braulio. Contos Obscuros de Edgar Allan Poe. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2010. TODOROV, Tzvetan. Introduo Literatura Fantstica. So Paulo: Perspectiva, 2004.

Vous aimerez peut-être aussi