Vous êtes sur la page 1sur 15

CARTILHA DO PRODUTOR

IJU- RS

SUMRIO
1 - INTRODUO 2 - A VACA 3 - O PRODUTOR 3.1 - Mude seu Pensamento 3.2 - A Rotina da Ordenha 3.2.1 - Local de Ordenha 3.2.2 - Primeiros Jatos de Leite 3.2.3 - Lavagem dos Tetos 3.2.4 - Desinfeco dos Tetos Antes da Ordenha 3.2.5 - Secagem dos Tetos 3.2.6 - Colocao das Teteiras 3.2.7 - Ajuste das Teteiras 3.2.8 - Retirada das Teteiras 3.2.9 - Desinfeco dos Tetos aps Ordenha 4 - A ORDENHADEIRA 4.1 - A Histria da Ordenhadeira 4.2 - Princpio da Ordenha Manual 4.3 - Princpio da Ordenha Mecnica 4.4 - Tipos de Ordenhadeira 4.5 - Esquema Bsico de Instalao e Componentes de uma Ordenhadeira ao P 4.6 - A Unidade de Vcuo 4.7 - A Unidade de Ordenha 4.8 - Esquema Bsico de Instalao e Componentes de um Sistema de Ordenha Canalizado 5 - O RESFRIAMENTO DO LEITE 6 - A HIGIENIZAO DOS EQUIPAMENTOS 6.1 - A gua 6.2 - Mtodos de Lavagem 6.3 - Modos de Lavagem 6.4 - Requisitos de Lavagem 6.5 - Ciclos de Lavagem 7 - O TRANSPORTE DO LEITE 8 - MASTITE 8.1- Plano de Controle 8.2- Influncia do Equipamento de Ordenha na Mastite

Cada vez mais o produtor precisa oferecer matria-prima de qualidade. Para que isto ocorra o produtor precisa ser profissional, planejando suas tarefas e fazer as coisas de forma correta. Na sala ou no local de ordenha das vacas que saberemos o resultado de todo o trabalho e a eficincia da inseminao, da alimentao e da sanidade das vacas, etc.. Com ajuda desta cartilha e auxlio de tcnicos o produtor estar melhor preparado para produzir leite de qualidade, sem prejudicar as vacas. Os elementos do processo envolvidos na produo de leite so trs: O Homem

A vaca

A Mquina

Para ilustrar melhor, toma-se, como exemplo, um banco de trs ps. Se um dos ps for menor, dificilmente se conseguir sentar nele corretamente.

A Vaca

O Homem

A Mquina

- De nada adianta ser um operador altamente eficiente, se tivermos vacas velhas com mamite e uma ordenhadeira que caia dos tetos a todo momento. - Da mesma forma, de nada adianta ter as melhores vacas, altamente produtoras e uma ordenhadeira com um nvel de vcuo baixo ou alto. - Os trs devem estar sincronizados.

A VACA - A ordenhadeira foi projetada para ordenhar vacas quase que perfeitas. - Nossa realidade as vezes um pouco diferente. Precisamos adaptar situaes conforme nosso rebanho. GLNDULA MAMRIA - Glndula mamaria so os tecidos que formam todo o (tetos, cisternas, lbulos, alvolos) - Estes tecidos se dividem em dois tipos. TECIDO CONECTIVO - Basicamente o tecido conectivo aquele que podemos ver, que forma a estrutura e suporta o bere, define as cisterna e forma o lbulo. TECIDO SECRETOR - Este tecido est na parte interna do bere, como o nome j diz ele responsvel pela secreo (produo e descida) do leite. - So clulas que formam os alvolos e estes produzem o leite. DESCIDA DO LEITE - Para a completa descida do leite, dependemos da contrao de algumas clulas. - Esta contrao gerada pela ocitocina. - Para a vaca produzir ocitocina necessita receber estmulos pouco antes da ordenha. ESTMULOS OCITOCINA CONTRAO DAS CLULAS DESCIDA DO LEITE

O PRODUTOR - O produtor quem tem maior controle sobre a atividade. A ROTINA CORRETA Local limpo Secar Ajustar as teteiras Tirar jatos Lavar

Opcional Colocar as pr-DIP teteiras Cortar o vcuo p/ retirar ps DIP

- A rotina da ordenha e a higiene que far a diferena entre um bom ou mau resultado. - O produtor que vai determinar a qualidade do seu produto. - O homem a ligao entre a vaca e a ordenhadeira. MUDE SEU PENSAMENTO - Se perguntar-mos as vacas o que pensam sobre a maneira como so ordenhadas, qual seria a resposta. - Talvez dissessem, que est timo e que esto felizes ou Que s de pensar na hora da ordenha se entristecem. MANEJO CORRETO 1 4 7 2 5 8 3 6 9 A hora da ordenha na propriedade como a colheita na agricultura. A grande diferena entre uma boa ou baixa produo est relacionada com o manejo correto da ordenhadeira.

A rotina de ordenha tem como objetivo principal produzir leite de qualidade. muito importante reduzir ndices de mastite adotando uma rotina de ordenha correta e um plano de controle. - Local de ordenha limpo e tranqilo. - Retirar os primeiros 3 a 4 jatos de leite. - Lavar apenas os tetos. -Opcional; Desinfetar os tetos antes da ordenha. - Secar os tetos por completo com toalhas descartveis. - Colocar as unidades de ordenha na vaca. - Ajustar as unidades de ordenha na vaca. - Retirada das teteiras sem entrada de ar, cortar o vcuo antes de retirar as unidades de ordenha. - Desinfeco dos tetos aps a ordenha.

A ORDENHADEIRA - O equipamento de ordenha funciona de 2 a 3 vezes durante todos os dias durante o ano inteiro. - A ordenhadeira mal dimensionada e seu manejo incorreto so em muitos casos os principais causadores da mastite em algumas propriedades. A HISTRIA DA ORDENHADEIRA Hoje os muitos produtores j dispe de equipamentos modernos e podem pr este motivo possuir mais vacas, cuidar mais delas e ter melhores resultados do que h alguns anos atras. O esfincter um msculo, que mantm a ponta do teto fechada para prevenir a entrada das bactrias. Ao iniciar a ordenha este canal se abre, existem variaes, por este motivo algumas vacas so mais duras do que outras. PRINCPIO DO VCUO Vcuo o vazio sem molculas de ar (presso atmosfrica) A ORDENHA MANUAL O leite flui pelo canal em funo do aumento de presso no interior da teta dada pela mo do homem. A ORDENHA MECNICA O leite flui em funo de a presso externa ser reduzida com a aplicao do vcuo (retirada parcial das molculas de ar) forando a descida do leite. Ordenhadeira balde ao p o equipamento usado em propriedades que possuem um rebanho de pequeno a mdio. O leite retirado da vaca segue pela mangueira at o tarro. UNIDADE DE VCUO Compreende toda a parte responsvel pela produo e reserva de vcuo, sua regulagem e as tubulaes. UNIDADE DE ORDENHA Compreende a parte de retirada do leite e seu transporte at o tarro ou balde. A ORDENHA CANALIZADA Com a necessidade, cada vez mais de aumentar a produo passou-se a aumentar o nmero de vacas no rebanho. Para facilitar o manejo e melhorar o tempo de ordenha passou-se a canalizar o leite e transport-lo at o resfriador . Podemos dividir a ordenhadeira canalizada em trs partes. UNIDADE DE VCUO Responsvel pela produo, regulagem, pulsao e aferio do nvel de vcuo. UNIDADE DE RECEBIMENTO E TRANSPORTE Recebe o leite da unidade de ordenha desde a tubulao do leite at o envio para o resfriador. UNIDADE DE ORDENHA Recebe o leite do bere e atravs das teteiras e pela mangueira transparente vai at a tubulao do leite.

PLANO DE MANUTENO
ITENS DIRIO MENSAL SEMESTRAL ANUAL

Verificar o nvel de vcuo do vacumetro Verificar a lubrificao da bomba Limpeza do regulador de vcuo Limpeza do depsito sanitrio Limpeza da tubulao de vcuo balde ao p Verificar o aperto da correia da bomba vcuo e motor Verificar o orifcio do coletor Verificar vazamentos das torneiras Verificar entradas acidentais de ar no sistema Trocar a mangueira do leite Trocar o insuflador Trocar o tubo curto do vcuo Trocar o tubo de vcuo Trocar as vlvulas do coletor Trocar as juntas do coletor Verificar os pulsadores 60/50 ppm, limpeza e troca de filtros Verificar a vazo da bomba Fazer avaliao geral do sistema com tcnico especializado em Pulsotest/Alfatronic/ Triscan/ Medidores de Vazo, reguladores de pulsadores e dimensionamento das tubulaes. Avaliao dos procedimentos de lavagem Avaliao do sistema de lavagem.

X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X

O RESFRIAMENTO DO LEITE O leite uma substncia que facilmente contaminada conforme o tempo passa, aps a retirada do leite, o nmero de bactrias presente no leite aumenta rapidamente. O RESFRIADOR DE IMERSO Utilizado para refrigerar o leite em tarros, os mesmos devem ser imersos em gua . Trocar a gua com freqncia Deve-se resfriar o leite imediatamente aps sua retirada da vaca. RESFRIADOR A GRANEL O leite resfriado por contato com as paredes de inox e deve resfriar o leite a 5 em 24 horas aps a ordenha. O resfriador deve estar nivelado para evitar medies erradas. O RESFRIADOR DE PLACAS Resfria o leite atravs de placas onde a gua gelada circula no sentido inverso do leite. HIGIENIZAO DOS EQUIPAMENTOS A qualidade higinica do leite depende da higienizao das instalaes, utenslios e equipamentos. OS TRS PASSOS BSICOS DE QUALQUER HIGIENIZAO SO: Retirar as incrustaes das superfcies. Dividir em partes pequenas. Dispers-las (dren-las) GUA DURA aquela que contm minerais de dureza, que so encontrados naturalmente na gua e reagem com outros elementos.

Quanto mais minerais estiverem presentes na gua, mais detergente ser necessrio para limpeza.
Solues para os problemas da gua dura remover as impurezas antes de iniciar o processo de limpeza (seqestrando quimicamente ou usando filtro para a gua ). ASPECTOS MICROBIOLGICOS DA GUA A gua pode conter vrios tipos de bactrias e algumas mesmo sob refrigerao. Para resolver os problemas das bactrias na gua o desinfetante mais utilizado o cloro.

O LEITE COMO IMPUREZA Ao final da ordenha e entrega do leite os resduos e sujeiras passam a ser considerados impurezas e imediatamente deve-se iniciar o processo de higienizao eliminando as impurezas. COMPONENTES DO LEITE Para uma limpeza eficiente preciso saber o que se est removendo dos equipamentos e quais componentes requerem maior ateno e como podem ser removidos. MTODOS DE LAVAGEM A escolha adequada do mtodo de lavagem varia de acordo com os equipamentos. Somente assim pode se ter sucesso nos programas de lavagem. LIMPEZA MANUAL recomendado para utenslios e partes de equipamentos onde no se consegue fazer uma limpeza mecnica. Deve-se utilizar a fora fsica para misturar o detergente aos resduos. No utilizar escovas e raspadores que podem causar ranhuras nas paredes a serem limpas, podem causar fissuras onde se alojam bactrias que alterem o leite e dificultam sua remoo tornando-se foco de contaminao. LIMPEZA POR IMERSO Tambm necessita da ajuda manual para retirada dos resduos mais utilizada para desinfetar ou sanitizar escovas, unies, rotores, aplicadores. Peas de borracha, como juntas e teteiras, imersas em cloro, podem corroer e posteriormente, se tornarem focos de contaminao. O iodo deixa manchas escuras em coletores e mangueiras de difcil remoo. LIMPEZA COM LAVADOR AUTOMTICO mais utilizado para lavar as unidades de ordenha da balde ao p.A agitao da soluo e a limpeza deficiente e necessrio desmontar o equipamento e fazer uma higienizao manual. LIMPEZA CIP a limpeza no local de uso. um sistema fixo, onde no se desmonta os equipamentos para limpeza. Este sistema o mais eficiente, porm deve estar funcionando corretamente. RETIRANDO AS GORDURAS As gorduras so quebradas em pequenos glbulos pelos reagentes alcalinos, e formando uma espcie de sabo (mistura de detergente x gorduras). Utilizar o detergente alcalino clorado para retirar os resduos de gordura. O PH da soluo alcalina de lavagem poder variar entre 10 e 11.5. A temperatura ideal da soluo para retirar as gorduras de 70 C no incio da lavagem e no inferior a 50 C ao final. O tempo de circulao da soluo deve ser de pelo menos 10 minutos. OBS.: gua muito quente cozinha as gorduras.gua muito fria solidifica as gorduras. Menos de 10 minutos de circulao insuficiente para o detergente reagir com as gorduras. Mais de 10 minutos a gua esfria e as gorduras redepositam.

RETIRANDO AS PROTENAS As protenas so divididas em pequenas partes pelo cloro do detergente. Utilizar o detergente alcalino clorado para retirar os resduos de protena A concentrao de cloro ideal para dividir as protenas tornando-as mais solvel de aproximadamente 80 ppm (parte por milho). A temperatura ideal da soluo para retirar as protenas de 70 C no incio da lavagem e no inferior a 50 C no final. O tempo de circulao da soluo deve ser de pelo menos 10 minutos. OBS.: O cloro evapora rapidamente, principalmente se a gua da soluo de limpeza estiver muito alta.Drenar imediatamente aps 10 minutos a soluo de limpeza, ela est cheia de resduos de gordura e protena e podem aderir novamente nas superfcies. RETIRANDO OS MINERAIS Os minerais no podem ser divididos em pequenas partes para serem retirados das superfcies. Os produtos de limpeza necessitam de agentes seqestrantes que se ligam aos minerais e os levam para fora das tubulaes. UTILIZAR O DETERGENTE CIDO Para retirar os minerais mesmo representando um pequeno percentual de impureza eles formam a pedra de leite. O tempo de circulao da soluo de limpeza (gua + cido) de no mnimo 5 minutos. A temperatura da gua poder ser fria ou morna ( 35 a 43 C). OBS.: O enxge cido deve ser feito sempre aps a lavagem alcalina clorada. O cido previne as pedras de leite. Baixa o ph das superfcies do equipamento inibindo o crescimento de bactrias. Neutraliza qualquer resduo de cloro que prejudicam as borrachas. PREVENINDO A PEDRA DE LEITE Elas se formam como uma pequena mancha ou pelcula nas paredes dos equipamento, com o tempo vo aderindo mais minerais, gorduras e protenas, formando uma massa pura de difcil remoo. RETIRANDO A PEDRA DE LEITE Na ordenha balde ao p fazer enxges cidos no mnimo semanais. Na canalizada dever ser dirio ou em dias alternados. OBS.: As vezes alguns detergentes parecem no lavarem os equipamentos ou sua limpeza deficiente.A maioria das vezes no culpa do detergente e sim do acmulo devido a maneira incorreta de limpar os equipamentos.Estes acmulos devem ser eliminados atravs de um Tratamento de choque , que dever ser feito por um tcnico especializado.

REQUISITOS PARA LAVAGEM Tanto na limpeza manual ou mecnica requerem os mesmos passos bsicos. Na manual exige fora fsica pela escovao. Na mecnica exige fora de agitao e turbulncia do prprio equipamento. CICLOS PARA LAVAGEM Os ciclos devem obedecer uma ordem correta, cada um tem seu papel no resultado final: Equipamentos e utenslios limpos e livres de bactrias. Enxge inicial Lavagem alcalina / clorada Enxge ou lavagem cida Desinfeco

SENAR RS Livre-se destas gua impurezas acar cinzas Ciclo Enxge Correto inicial Requisitos gorduras e protenas Lavagem alcalina clorado Minerais Enxge ou lavagem cida

PROGRAMA DE LIMPEZA Bactrias Desinfeco

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\ \
Indeterminado gua morna 35 a 43 C Suficiente para ter contato com todo o equipamento gua pura livre de minerais e bactrias Balde ao p succionar um balde c/ gua canalizada injetor de ar suco vcuo Drenar rapidamente no recircular

///////////////////// /
10 minutos 70 C incio 50 C final

\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\\
5 minutos

/////////////////////
5 minutos Fria ou morna 35 a 43C Suficiente para ter contato com todo o equipamento 100 ppm cloro Balde ao p succionar um balde com a soluo de desinfeco canalizada

Tempo Temperatura

Volume Concentrao

Fria ou morna 35 a 43C Em mdia de 5 Em mdia de 5 a 7 litros por a 7 litros por unidade de unidade de ordenha ordenha Ph 10 a 11,5 80 ppm cloro Balde ao p auxiliar com escovao das unidades ordenha canalizada injetor de ar Recircular enquanto a soluo de mantiver na temperatura ideal aps drenar rapidamente. OBS.: a lavagem alcalina deve ser feita sempre antes da cida. Ph 4 Balde ao p auxiliar com escovao das unidades ordenha canalizada injetor de ar

Velocidade

Recircular por 5 Recircular por 5 minutos e minutos e depois drenar depois drenar

Drenagem
OBS.: estas impurezas residuais so solveis em gua e de fcil remoo boa parte do equipamento j estar limpo

Enxge dirio mais utilizado em canalizadas lavagem semanal utilizado balde ao p

Deve ser feito 30 minutos antes da ordenha . No enxaguar

HIGIENIZAO DOS TANQUES DE LEITE A correta limpeza dos tanques to importante quanto a dos equipamentos de ordenha. Os mesmos princpio devem ser aplicados. Enxaguar imediatamente aps a retirada do leite pelo transportador. Deixar a vlvula aberta e passar gua com bastante presso. Aps enxge proceder os mesmos ciclos e requisitos da limpeza dos ordenhadeiras. Na limpeza do tanque existe a mais um enxge intermedirio, sempre que for utilizar o cido deve-se retirar os resduos do cloro. Ao misturar cido com cloro desprende-se um gs perigoso que no deve ser inalado. Importante utilizar produtos prontos para o uso, fabricados por laboratrios idneos, que possuam Registro do Responsvel Tcnico, Registro da Empresa e tambm do produto no Ministrios da Sade e ou Agricultura. Tem-se verificado que a grande maioria dos produtos de limpeza dos equipamentos de ordenha no possuem os registros necessrios e so irregulares, no devendo ser utilizado pelos produtores. O TRANSPORTE DO LEITE A busca da melhoria da qualidade do leite, tem um importante aliado que a coleta a granel. O Transporte a Granel O transportador tem obrigao de inspecionar o tanque de leite homogeneizador, coletar amostras, verificar o volume e qualidade. O produtor alm de cuidar do manejo correto, tem que ter ateno a limpeza dos equipamentos e exigir do transportador a higiene na coleta do leite, para manter a qualidade do leite transportado. PLANO DE CONTROLE DA MASTITE Infelizmente a mastite no pode ser eliminada do nosso meio, mas ela pode ser amenizada. muito importante, juntamente com o veterinrio adotar um plano de controle da mastite. A HIGIENE CORRETA NA ORDENHA Ordenhar tetos limpos e secos alm dos cuidados com a higiene em geral na propriedade. EQUIPAMENTOS ADEQUADOS PARA A ORDENHA Ordenhadeira funcionando corretamente o pulsador, nvel de vcuo correto e manejo correto do equipamento na hora da ordenha. DIPPING DAS TETAS DEPOIS DA ORDENHA Este procedimento individualmente o mais importante na preveno da mastite. Deve ser usado imediatamente aps a retirada das teteiras e de forma correta. TRATAMENTO DA VACA SECA Tratar todos os quartos das vacas com produto para este fim. Deve ser feito no final da lactao. TRATAMENTO DOS CASOS CLNICOS Aps a verificao de casos de mastite clnica, iniciar o tratamento recomendado pelo veterinrio imediatamente. DESCARTE Vacas que no respondem ao tratamento e continuam sendo infectadas, devem seguir para outro ambiente. Seu descarte do rebanho muitas vezes o melhor a ser feito.

LEMBRE-SE: OS 06 PONTOS DO PLANO DE CONTROLE Higiene correta Correto funcionamento da ordenhadeira Tratamento casos clnicos Dipping das tetas Tratamento vaca seca Descarte DEFESA NATURAL DO TETO Para que o teto se mantenha saudvel deve haver um correto funcionamento e manuteno da ordenhadeira. A IMPORTNCIA DA HIGIENE A higiene tanto dos tetos, quanto do equipamento pode ser definida como medicina preventiva e reduz o nmero de bactrias que predispe a mastite. A DESINFECO DAS MOS As mos devem ser desinfetadas, por um detergente suave, antes de manejar os tetos de cada vaca. O EFEITO DA MASTITE NO LEITE Prejuzos para a indstria e para o produtor. Mastite = menor produo A INFLUNCIA DO EQUIPAMENTO DE ORDENHA NA MASTITE As ordenhadeiras tem sido elogiadas pela sua praticidade e economia; mas tambm vem sendo apontadas como causadoras da mastite e prejudicar a qualidade do leite. DIMENSIONAMENTO E FUNCIONAMENTO INCORRETO O correto dimensionamento do equipamento para cada tipo de rebanho vai influir muito no ndice de infeco do rebanho. FALTA DE MANUTENO A bomba com baixa produo de vcuo, o regulador trancado, o nvel de vcuo incorreto, teteiras velhas e o pulsador desregulado vo influir muito no ndice de infeco do rebanho. HIGIENE INADEQUADA A utilizao de produtos incorretos, o acmulo de resduos, a falta de higiene pessoal e do local de ordenha das vacas vai influir muito no ndice de infeco do rebanho. TRANSFERNCIA DE BACTRIAS A ordenhadeira transfere microorganismos entre os tetos de vacas diferentes, pelas teteiras e entre os tetos de uma vaca atravs do coletor de um teto infectado para um sadio. IMPACTO DAS GOTAS A permitir entradas acidentais de ar em uma teteira e grandes flutuaes de vcuo dentro do coletor, as gotas de leite que esto no coletor podem ser jogadas para cima contra a ponta do teto, podendo ocorrer a contaminao. NVEL DE VCUO IDEAL Basicamente existem dois nveis de vcuo que devem ser monitorados: Nvel de vcuo de linha ( o vacumetro que est na tubulao de vcuo). Nvel de vcuo na ponta do teto. Estudos determinaram que a ordenha eficiente ocorre, quando o nvel de vcuo na ponta do teto se mantm estvel em 12 hg/42 kpa durante a ordenha.

NVEL DE VCUO ALTO Podem aumentar as leses nos tetos como hiperqueratose e everso do esfincter. Congesto dos tetos devido ao acmulo de sangue e tecidos internos na ponta do teto ocasionando stress na ponta do teto, reduo do orifcio do canal, em conseqncia ordenha demorada. Aumento do leite residual, subimento das teteiras, estrangulamento da cisterna do teto, impedindo a passagem do leite. NVEL DE VCUO BAIXO Menor fora de ordenha. Ordenha lenta, fluxo lento do leite. Caimento das teteiras, acoplamento incorreto dos tetos. Baixa produo devido ao aumento do leite residual pela ordenha lenta. VACUMETRO Em ordenhadeiras que o leite desce abaixo do bere em mdia dever marcar entre 12 hg/42 kpa e 13,5hg/47 kpa. Em ordenhadeiras que o leite sobe acima do bere em mdia dever marcar entre 13,5hg/47 kpa e 15hg/52 kpa. REGULADOR DE VCUO O regulador deve ter sensibilidade para sentir entradas de ar no sistema, acidentais ou no, e fechar rapidamente mantendo o mesmo nvel de vcuo. Deve-se considerar a troca de reguladores de mola por regulador servo-assistido. BOMBA DE VCUO Existem normas 3A e ISO para dimensionamento das bombas de vcuo. O certo que precisamos tambm de uma reserva de vcuo. Portanto na mdia podemos dizer que para cada conjunto de ordenha devemos contar entre 100 e 130 litros por minuto de consumo de vcuo.(Deve-se considerar cada sistema individualmente, portanto o fabricante do equipamento deve fornecer a quantidade de unidades de ordenha adequada a capacidade das bombas). LINHA DE VCUO E LEITE As linhas (tubulaes) de vcuo ou leite tambm podem influenciar no funcionamento do equipamento e na qualidade higinica e sanitria do leite. Linhas de leite e as unies devem ser com acabamentos sanitrios. Linhas de vcuo devem permitir uma troca de ar adequada dos pulsadores. PULSADORES A funo do pulsador fazer com que as paredes internas das teteiras abram e fechem, ocorrendo a fase de massagem e ordenha. Deve estar entre 50 e 60 pulsaes por minuto. Pulsador acelerado no massageia o teto causando stress na sua ponta. Pulsador lento faz a ordenha lenta e aumenta o leite residual. TETEIRA a nica parte da ordenha que encosta na vaca, por onde as bactrias passam para as vacas, portanto ao trocar a teteira no tempo correto o produtor estar ganhando. (diminuindo infeces e aumentando a produo).

PLANO DE MANUTENO
ITENS DIRIO MENSAL SEMESTRAL ANUAL

Verificar o nvel de vcuo do vacumetro Verificar a lubrificao da bomba Limpeza do regulador de vcuo Limpeza do depsito sanitrio Limpeza da tubulao de vcuo na ordenhadeira balde ao p Verificar o aperto da correia da bomba vcuo e motor Verificar o orifcio do coletor Verificar vazamentos das torneiras Verificar entradas acidentais de ar no sistema Trocar a mangueira do leite Trocar o insuflador Trocar o tubo curto do vcuo Trocar o tubo de vcuo Trocar as vlvulas do coletor Trocar as juntas do coletor Verificar os pulsadores 60 ppm, limpeza e troca de filtros Verificar a vazo da bomba Fazer avaliao geral do sistema com tcnico especializado em Pulsotest/Alfatronic/ Triscan/ Medidores de Vazo, reguladores de pulsadores e dimensionamento das tubulaes. Avaliao dos procedimentos de lavagem Avaliao do sistema de lavagem.

X X X X X X X X X X X X X X X X X

X X

CONCLUSO
Existem muitas diferenas entre as recomendaes de fabricantes, Instituies de Ensino, Institutos de Pesquisa, tcnicos, mecnicos, etc.. Constantemente lemos em revistas uma recomendao e alguns meses depois outra bem diferente. O produtor quer fazer a coisa correta, mas quer a informao tcnica, para juntamente com o auxlio dos tcnicos da rea estar preparado para produzir leite de qualidade.

Vous aimerez peut-être aussi