Vous êtes sur la page 1sur 16

1

A reciclagem na construo civil: como economia de custos


Paulo Antnio de Paiva bacharel em Cincias Contbeis Maisa de Souza Ribeiro Profa. Dra de Contabilidade maisorib@usp.br FEA-RP/USP

Resumo A construo civil afeta o meio ambiente atravs da retirada de materiais da natureza que no so retornveis, como: areia, cal, ferro, alumnio, madeira, gua potvel e tambm o entulho, que o resultado das sobras, dos desperdcios e dos rejeitos de materiais de construo em uma obra, que pode ser de demolio, pavimentao ou construo de casa, muro ou de um prdio. Com isto, novas tecnologias da construo esto sendo criadas, entre elas: a reciclagem dos entulhos. Neste trabalho foi feito um estudo de caso que teve como objeto a construo de um muro de alvenaria, com materiais novos e um outro com materiais reciclados do entulho. Ento, apurou-se uma economia de custos que comparada com os investimentos realizados, resultou dentro de uma produo de escala, um ponto de equilbrio. Assim, evidenciou-se, por meio de instrumentos da contabilidade, a viabilidade de investimentos no processo de reciclagem. Palavras-chave: Contabilidade Ambiental, Reciclagem, Construo Civil.

A reciclagem na construo civil: uma apurao de resultado considerando os impactos ambientais

1. Introduo Muito se tem falado muito em ecologia, meio ambiente, relao homem-natureza e relao empresa natureza. Estes assuntos esto tomando dimenses considerveis, porque o ser humano est percebendo que a sua existncia est sendo ameaada pelo descontrole e abuso da explorao das fontes naturais de recursos. Nesse contexto, a contabilidade, por produzir informaes que evidenciam as mutaes no patrimnio da empresa, tem a capacidade de auxiliar os gestores na consecuo do desenvolvimento econmico-sustentvel. Entre os setores que consumem recursos naturais e degradam o meio ambiente est o setor da construo civil. Este trabalho busca aplicar as ferramentas contbeis para identificar e evidenciar os impactos ambientais que o referido setor acarreta e num aspecto mais amplo, possa melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por meio da experincia e do conhecimento adquirido pelas leituras das referncias bibliogrficas, aliadas a aplicao em um estudo de caso do setor da construo civil, este trabalho foi desenvolvido, buscando responder a todas hipteses que a princpio foi levantada. O crescimento desenfreado do consumo de recursos naturais est fazendo o homem repensar sua forma atual de produo, pois est percebendo os danos ambientais como o efeito estufa, que o aquecimento global do planeta, inverses trmicas, alteraes nos habitats de vrios seres vivos e consequentemente a extino e a diminuio destes. Alm da diminuio dos recursos naturais, os resduos liberados pelas indstrias em geral, os desmatamentos das florestas nativas, a monocultura, os lixos urbanos, a explorao descontrolada e acentuada do extrativismo vegetal e animal e toda a poluio causada pelo modo de vida deste capitalismo moderno esto fazendo aumentar as doenas causadas por esta modernidade. A construo civil afeta consideravelmente o meio ambiente pelo consumo de recursos minerais e de produo de resduos. Ela explora jazida de pedras, areias, calcrio, zinco, alumnio, ferro, etc. consumidora voraz de madeira e gua. Tem como fornecedores os principais segmentos poluidores.

2. Gerenciamento Ambiental e seus Benefcios Para se ter um desenvolvimento sustentvel as empresas tm que adotar em seus meios de produo medidas de eficincia e de melhor aproveitamento de todos os recursos usados em sua produo. Dentro de uma obra da construo civil h muito desperdcio, como sobra e quebra de materiais, que podem ter um melhor reaproveitamento com a adoo de novas tecnologias para reutilizao das sobras como a reciclagem destes materiais. Na concepo de Ferreira (2003, p.33): O processo de gesto ambiental leva em considerao todas aquelas variveis de um processo de gesto, tais como o estabelecimento de polticas, planejamento, um plano de ao, alocao de recursos, determinao de responsabilidades, deciso, coordenao, controle, entre outros, visando principalmente ao desenvolvimento sustentvel. Uma deciso ambiental, em seus diversos nveis, envolve variveis complexas e alternativas de ao nem sempre fcil de aceitao pelos scios, conselheiros ou pelas diretorias. Os benefcios da adoo de sistemas de gerenciamento ambiental se configuram na reduo dos custos e alavancagem da imagem da empresa e de seus produtos. Sob o ponto de vista de Donaire (1995, p. 59) os benefcios podem se dividir em econmicos e estratgicos. Os primeiros representados por economia de custos com a reduo do consumo de gua, energia, com a reciclagem, com a eliminao, ou pelo menos, reduo de multas e penalidades por poluio e, ainda, pelos incrementos de receitas decorrentes do aumento da contribuio marginal de produtos verdes; aumento da participao no mercado; novos produtos para novos mercados; e aumento da demanda para produtos que contribuam para a diminuio da poluio. Entre os benefcios estratgicos citados pelo autor esto: a melhoria da imagem institucional; aumento da produtividade; melhoria das relaes com rgos governamentais, comunidade e grupos ambientalistas; e melhor adequao aos padres ambientais. O processo de gerenciamento ambiental no padro e, certamente, diferencia-se consideravelmente de empresa para empresa, tendo em vista as particularidades de cada uma. Entretanto, de forma geral pode compreender processos de reciclagem, recuperao de reas degradadas, processo preventivos para evitar danos ambientais e monitoramento do gerenciamento ambiental para garantir que o desempenho dos sistemas ambientais se desenvolva de acordo com as diretrizes estabelecidas.

2.1 Reciclagem Todas as aes que tenham como objetivo permitir a reutilizao de materiais e/ou produtos, de modo a estender seu ciclo de vida e diminuir os problemas com a forma de deposio dos resduos ou de emisso de poluentes, so consideradas atividades de reciclagem. Ilustrao 1 As variveis da reciclagem

PRODUO DE RESDUOS

RECICLAGEM

BENEFCIOS

ECONOMIA DE CUSTOS INVESTIMENTOS Custos do impacto Equipamentos Tecnologia . matria-prima; . energia; . gua

Custos para reciclar

Produtos da Venda dos reciclados

Despesas operacionais inerentes a reciclagem

Fonte: Adaptao Ferreira (FERREIRA, 2003, p.6).

A figura retro demonstra as aes que afetam diretamente as atividades de Reciclagem. Ela exige investimentos mas gera benefcios como a reduo de custos. Especificamente, no caso da construo civil a produo de resduos reflete os resduos provenientes das sobras e do desperdcio dos materiais de construo, que se constituem nos entulhos - fator principal dos danos causados ao meio ambiente, por serem, normalmente, jogados em terrenos baldios, aterros limitados e margens de rios, causando danos ao meio ambiente. O custo do impacto para a empresa representado por penalidades como multa, ressarcimentos a terceiros por prejuzos causados, recuperao de reas degradadas entre outros fatores que so usados para penalizar as empresas pela falta de mecanismos de proteo ambiental. A reciclagem compreende todas as aes realizadas para o reaproveitamento dos rejeitos produzidos pelo setor de construo civil.

Os investimentos so todos os ativos de longa durao usados na atividade de reciclagem. Enquanto, os custos para reciclar todos os gastos necessrios ao processo operacional da atividade de reciclagem, que seriam o manuseio das mquinas e equipamentos, mo de obra, insumos, etc. Os benefcios so os retornos referentes aplicao na reciclagem, que podem ser economia de custos e o produto da venda de materiais reciclados. A economia de custos existe quando conseguimos diminuir os gastos com os materiais que compe a construo de uma obra, a partir do melhor aproveitamento das matrias-primas e da eliminao das perdas. Produto da venda valor de venda dos materiais reciclados, o qual se constituir em reduo de custos, tendo em vista que materiais que compuseram os resduos tm seus custos inseridos no custo do produto vendido do perodo. Uma empresa que quer se manter no mercado necessita ter suas contas enxutas, controladas e tendo o menor custo possvel dentro dos objetivos propostos pelos seus acionistas ou proprietrios. Dentro desta proposta, a empresa de construo civil tambm no foge a regra, ela tem que ser competitiva e estar sempre atenta ao mercado. Como benefcios da reciclagem pode ter seus custos reduzidos, reduzir o desperdcio e melhorar seu processo de produo.

3. A Contabilidade Ambiental A Contabilidade Ambiental no uma nova contabilidade mas um conjunto de informaes que relatam, em termos econmicos e financeiros, as interaes de uma entidade com o meio ecolgico. A Resoluo 750/93 do CFC apud Antunes (2004, p.6) afirma que a Contabilidade Ambiental ...tem por objetivo registrar e controlar, toda e qualquer atividade, desenvolvida ou em desenvolvimento, ocorrido ou a incorrer, no importando se em maior ou menor relevncia, desde que, mensurvel em moeda, que cause ou possa vir a causar qualquer tipo de dano ao meio ambiente, bem como, toda e qualquer ao destinada a amenizar e/ou extinguir tais danos, devendo ser registrada contabilmente em contas contbeis especficas na data de sua ocorrncia, em consonncia com o disposto nos Princpios Fundamentais de Contabilidade.

3.1. Gastos Ambientais Para Martins (1998, p.25) gasto o sacrifcio financeiro com que a entidade arca para a obteno de um produto ou servio qualquer, sacrifcio esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Usando da definio citada acima pode-se afirmar que o gasto ambiental o sacrifcio financeiro com que a entidade arca para atender suas obrigaes decorrentes de danos causados ao meio ambiente, ou para evitar a ocorrncia de tais danos. Em sntese, gastos ambientais so todos aqueles relacionados, direta ou indiretamente, ao processo de gerenciamento ambiental, compreendendo todos aqueles relacionados com as atividades inerentes ao controle, preservao e proteo do meio ecolgico, alm da recuperao de reas contaminadas. Contabilmente tais gastos podem receber a classificao de Ativos Ambientais, Custos Ambientais e Despesas Ambientais, cujos pagamentos podero ter sido a vista, ou tero sido os geradores dos Passivos Ambientais. Entendo a reciclagem como um programa de preservao do meio ambiente, os custos necessrios ao seu processamento so todos os gastos feitos para que o processo acontea, como transporte do entulho, a mo de obra, o combustvel usado no caminho, a energia eltrica.

3.2. Ponto de Equilbrio o valor das vendas que permite a cobertura dos gastos totais (custos, despesas fixas e despesas variveis). Neste ponto, os gastos so iguais receita total da empresa, ou seja, a empresa no apresenta lucro nem prejuzo. Normalmente fazemos as seguintes perguntas: 9 Quanto terei que faturar para conseguir pagar os meus custos, despesas fixas e variveis? 9 Quais as quantidades que terei que produzir/vender para poder ter lucro? O ponto de equilbrio que vai definir e esclarecer essas dvidas. O ponto de equilbrio neste estudo a igualdade entre a reduo de custos decorrentes da substituio de material novo por reciclado e o gasto necessrio para operacionalizar a reciclagem. Com esta substituio teremos uma economia de custo em funo de os custos de aquisio serem menores que os tradicionais. Assim quando o montante da economia de custos for igual aos gastos realizados para reciclar o entulho, encontra-se o ponto de equilbrio.Verifica-se que quanto mais a empresa reciclar, mais diminuir seus custos.

3.8. Avaliao do resultado. Neste trabalho ser considerado para anlise o resultado do investimento em equipamentos e em tecnologias de substituio dos materiais principais na construo civil pelos equivalentes reciclados.. A tabela a seguir uma sugesto para mensurar e comparar os resultados do emprego da reciclagem com o capital investido no processo. O fator principal gerador de resultado positivo sero os ganhos com a economia de custo que vai acontecer quando houver a substituio dos principais materiais de construo (areia e tijolo) por produtos gerados do processo de reciclagem. O resultado do processo de reciclagem pode ser avaliado sob vrios ngulos: a partir da confrontao dos investimentos e dos consumos realizados; consumo versus produto da venda de reciclados; consumo versus quantidade de entulho reciclada; consumo versus matriaprima poupada. Qualquer que seja a varivel escolhida pelo gestor, o importante que sua evoluo seja acompanhada de forma a monitorar o acompanhamento do resultado obtido em relao ao esperado.

4. A Construo Civil e a Reciclagem Nenhuma sociedade poder atingir o desenvolvimento sustentvel sem que a construo civil, que lhe d suporte, passe por profundas transformaes. A cadeia produtiva da construo civil, tambm denominada construbusiness, apresenta importantes impactos ambientais em todas as etapas do seu processo: extrao de matrias primas, produo de materiais, construo, uso e demolio. Qualquer sociedade seriamente preocupada com esta questo deve colocar o aperfeioamento da construo civil como prioridade. Esse grande impacto decorre de diferentes fatores, entre os quais, o enorme peso do macrocomplexo da construo civil na economia. No Brasil, o construbusiness corresponde a 14% da economia. Qualquer atividade humana necessita de um ambiente adequadamente construdo para sua operao e os produtos da construo civil so sempre de grandes dimenses. A construo civil um dos maiores consumidores de matrias-primas naturais. De acordo com John (2004) estima-se que a construo civil utiliza algo entre 20 e 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade. O setor consome, por exemplo, enormes

quantidades de materiais com significativo contedo energtico, que necessitam ser transportados a grandes distncias.

4.1. Impactos Ambientais. Pesquisa internacional realizada pela Civil Engineering Research Foundation (CERF), entidade ligada ao American Society of Civil Engineers (ASCE) dos Estados Unidos, a questo ambiental uma das maiores preocupaes dos lderes do setor, logo atrs de informtica. A razo desta preocupao decorre de alguns fatores objetivos. A construo civil responsvel por 15 a 50 % do consumo dos recursos naturais extrados. Em pases como o Reino Unido o consumo de materiais de construo civil de aproximadamente seis toneladas/ano por habitante. O consumo de agregados naturais varia entre um e 8 toneladas/habitante por ano. No Brasil o consumo de agregados naturais somente na produo de concreto e argamassas de 220 milhes de toneladas. Em So Paulo a areia natural, em sua grande maioria viaja distncias superiores a 100 km, elevando o custo para valores em torno de R$25/m3. A construo civil consome cerca de 2/3 da madeira natural extrada e a maioria das florestas no so manejadas adequadamente. Algumas matrias primas tradicionais da construo civil tm reservas mapeadas e escassas. O cobre e o zinco, por exemplo, tem reservas suficientes apenas para 60 anos. Embora estes valores possam sempre ser questionados, certamente exercem influncia no preo dos produtos, dificultando o uso. Alm de extrair recursos naturais, a produo de materiais de construo tambm gera poluio: poeira, CO2. Para cada tonelada de clinquer produzido mais de 600 kg de CO2 so gerados. As medidas de produo ambientais de outras indstrias e o crescimento da produo mundial do cimento fazem com que a participao do cimento no CO2 total gerado tenha mais que dobrado no perodo 30 anos (1950 e 1980). Outros materiais usados em grande escala tm problemas similares. Finalmente a construo civil certamente o maior gerador de resduos de toda a sociedade. O volume de entulho de construo e demolio gerado at duas vezes maior que o volume de lixo slido urbano.

4.2. Reciclagem na Construo Civil O entulho de construo reciclado pode substituir em grande parte os agregados naturais empregados na produo de concreto, blocos e base de pavimentao. Muitas vezes a reciclagem pode reduzir o consumo de energia na produo de materiais. A reciclagem de sucata de ao permite a produo de um novo ao consumindo aproximadamente 70% da energia gasta para produo a partir de materiais primas naturais. J a utilizao de sucata de vidro como matria prima para a produo de vidro reduz em cerca de 5% o consumo de energia. A substituio do clnquer Portland em 50% por escria de alto forno permite uma reduo de cerca 40% no consumo de energia. Muitas vezes distncia de transporte crtica em uma avaliao de balano energtico. Os resduos no reciclados so depositados em aterros sanitrios. Estes aterros ocupam espaos cada vez mais valorizados, especialmente aqueles prximos aos grandes centros urbanos. Aterros sanitrios concentram resduos, muitos deles nocivos e significam risco de acidentes ambientais, mesmo que tomadas todas as medidas de tcnicas de segurana. Resduo reciclado produtivo e no ocupa espao em aterros sanitrios. Resduos nocivos podem ser "encapsulados" no processo de reciclagem. A reciclagem pode auxiliar na produo de materiais de menor custo, colaborando na reduo do custo das habitaes, um dos mais caros e inacessveis bens que produzimos e da infra-estrutura - rodovias, estradas de ferro, barragens, etc.

4. Anlise Financeira da Reciclagem na Construo Civil Para fazer a anlise da viabilidade do emprego da reciclagem numa obra da construo civil, houve a necessidade de mensurar os custos de investimento em equipamentos de reciclagem e com seus respectivos custos de operao e tambm do emprego de novas tecnologias como o Tijolo Ecolgico. Deste foi mensurado os gastos de investimentos em equipamentos e em operao. Para mensurar o retorno dos investimentos em reciclagem e em novas tecnologias foi feito um estudo de caso para apurar o custo de construo de um muro de alvenaria feito no processo normal, em seguida foi comparado com os custos de construo deste mesmo utilizando os produtos gerados da reciclagem.

5.1. Custo de Reciclagem De acordo com os dados cedidos pela Prefeitura de Ribeiro Preto, montou-se as seguintes planilhas de gastos com a reciclagem:

Ilustrao 2 custos em uma usina de reciclagem da construo civil Investimento Inicial Obras Civis Equipamentos Total R$96.000.00 R$130.000.00 R$226.000,00

Custos Operacionais Manuteno dos Equipamentos e Instalaes Disposio de rejeitos para o Aterro Sanitrio Transporte do Material Reciclvel Mo de Obra Aluguel de uma P Mecnica Carregadeira Energia Eltrica (1.000 kWh/ms) Custo P Mecnica Carregadeira Total

Por Ms R$500,00 R$400,00 R$80,00 R$15.000.00 R$1.860,96 R$325,33 R$2.515,68 R$20.681,97

Fonte: Usina de Reciclagem da Construo Civil da Prefeitura de Ribeiro Preto,2003

Os custos da tabela retro, descritos da seguinte maneira: Manuteno dos equipamentos e Instalaes: So custos fixos, pois em mdia, estes so os valores gastos para dar assistncia tcnica nos equipamentos; Disposio de rejeitos para o Aterro Sanitrio: Tambm so custos fixos, pois so gastos para organizar o entulho que depositado nos aterros da Prefeitura; Transporte do Material Reciclado: um custo varivel por ser um gasto para transportar os agregados da reciclagem para locais prprios; Mo-de-Obra: considerado um custo varivel por estar ligado diretamente ao processo da reciclagem; Aluguel da P Mecnica Carregadeira: um custo fixo, por ser um gasto que a Usina possui e est em contrato com valor fixo;

10

Energia Eltrica: um custo varivel por estar relacionado diretamente com a produo dos agregados.

Detalhando melhor os custos do processo de reciclagem ter-se- a situao seguinte: Produo de Entulho por dia: 80.000 kg ou 66,67m3 Custo para reciclar 80.000 kg de entulho dia: R$689,40 Custo da Reciclagem do Entulho por kg = R$0,01

Custo Unitrio da Reciclagem do Entulho: R$0,01 p/ kg.

Este o custo da reutilizao de materiais usado e que dever ser superado pelos benefcios: reduo dos custos operacionais da construo civil e eliminao dos danos ambientais e suas conseqncias.

5.2. Custo da Fabricao do Tijolo Ecolgico O tijolo ecolgico uma alternativa proporcionada pela reciclagem. O referido material de construo produzido a partir de materiais reciclados. De acordo com os dados cedidos pela empresa Sahara (2004) apurou-se que o investimento para a fabricao do tijolo ecolgico de R$ 8.150,00 referentes a compra de equipamentos. Para produzir 100 tijolos necessrio misturar uma lata de cimento com sete latas de entulho. Segundo um engenheiro civil, de uma empresa de construo civil: 1 lata = 18 litros; 1 litro = 0,001m3; 1 lata = 0,018m3; Peso Especfico do entulho = 1.200 kg/m3; Peso Especfico do Cimento = 1.200 kg/m3; 1 lata de entulho = 21,60kg; 1 lata de cimento = 21,60kg; Custo de 1 lata de entulho = R$0,22; Preo do kg do cimento = R$0,40 (REVISTA COTAO, Abril de 2004); Custo de 1 lata de cimento = R$8,64 Matria Prima na Produo do tijolo ecolgico = (1 lata de cimento + 7 latas de entulho reciclado) = R$8,64 + R$1,54 = R$10,18

11

A mo de obra considerada foi de trs ajudantes de pedreiro para misturar a matriaprima, operar a trituradora e manejar o produto final, totalizando R$ 3,55 por hora.

Ilustrao 3 Custos operacionais por hora (Produo de 100 tijolos por hora) Mo de Obra Matria Prima Total R$3,55 R$10,18 R$13,73

Como o equipamento produz 100 tijolos por hora, o custo unitrio de um tijolo igual R$ 0,14, logo o valor que ter que ser multiplicado pela quantidade necessria para a produo do muro de alvenaria objeto de anlise.

Custo Unitrio do Tijolo Ecolgico: R$0,14 p/ Um

5.3. Construo do Muro de Alvenaria O muro foi construdo usando as tcnicas empregadas por uma Construtora com base em relatrios de oramentos, preos cotados no mercado. A escolha do muro de alvenaria deu-se porque apresenta o padro unitrio numa construo de qualquer tipo de obra e tambm por apresentar as melhores condies para o emprego do entulho reciclado. Nesta anlise foi mensurado o custo da construo de 10m2 de um muro de alvenaria pelo mtodo normal de construo e em seguida comparou-se com o mtodo que utiliza agregados gerados na reciclagem do entulho na substituio dos materiais normais de construo. Desta comparao apurou-se uma economia de custo da seguinte maneira:

12

Ilustrao 4 - Resumo dos Materiais Usados Na Obra


QTDE DE SEM COM RECICLAGEM RECICLAGEM ENTULHO R$ R$ Kg Areia Areia Fina Areia Mdia Areia Grossa Cal Cimento Tijolos Argamassas
3 0,6125 m

956,12 108,50 kg 464,10 kg 383,52 kg 224,74 kg 65,76 kg 1674,00 kg 1590,00 kg Total de Material Usado: Economia de Custos: R$

17,76 2,25 8,97 6,54 39,33 26,30 120,90 83,44 287,73

5,28 0,67 2,67 1,94 39,33 26,30 0,77 70,95 142,64 145,10 886,2
(R$ 287,73 - R$ 142,

0,0775 m 0,3094 m 0,2256 m

3 3 3

93 371,28 270,72

3 0,1322 m 3 0,0548 m

0,62 mil
3 0,8000 m

151,2

Argamassa de Cimento Assentamento Chapisco Emboo Argamassa de Cal Emboo Reboco

0,5000 m 0,2000 m 0,1000 m 0,2000 m 0,3000 m 0,2000 m 0,1000 m

3 3 3 3

1050,00 kg

3 3 3

540,00 kg

RELAO DE PERDA E ENTULHO POR M2 DE CONSTRUO1 PERDA ENTULHO MATERIAIS %* % KG KG Material Cermico (Titjolo) 17,00% 28,46 23,40% 3,33 Argamassas 18,00% 28,62 37,60% 5,38 TOTAL
1

57,08

8,71 kg/m2

ZORDAN, S. E.; PAULON, V. A. A Utilizao do entulho como agregado para o concreto. Disponvel em < http://www.reciclagem.pcc.usp.br/apres1.htm> - Acesso em 27/03/2004. Local: cidade de Ribeiro Preto, SP, Brasil. SEM RECICLAGEM VALOR DA OBRA: R$ 287,73 COM DIFERENA 2 RECICLAGEM POR M R$ 142,64 R$ 145,10

Economia de custo por 1 kg de entulho reciclado = R$ 0,16 (R$ 145,10 / 886,20Kg)

Na ilustrao retro, onde se l Sem Reciclagem e Com Reciclagem, os valores calculados so resultados da multiplicao da quantidade m3 com os preos de mercado, no custo de reciclagem do entulho e no custo da fabricao do tijolo ecolgico. Verificou-se que o total de entulho reciclado na obra foi de 886,20 kg, resultando uma economia de custo total de R$ 145,10, numa mdia de R$0,16 de economia de custo por entulho reciclado.

13

A economia de custo para reciclar 80.000kg de entulho de R$ 12.800.00 (80.000 kg x R$ 0,16), este valor foi colocado na tabela a seguir na linha de Resultado do investimento e nas demais linhas foram utilizadas os custos dirios do processo de reciclagem do entulho e da fabricao do tijolo ecolgico, resultando na ilustrao a seguir, que uma adaptao da ilustrao 2: Ilustrao 6 Modelo de Avaliao do Resultado
Descrio Economia de Custos = A VALOR 12.800,00

Consumos Custos da reciclagem o o o o Mo-de-obra varivel Matria-prima Custos de Manuteno Custos fixos B 528,40 81,40 16,67 172,73

Resultado reciclagem = C= (A-B)

12.000,80

Quantidade de entulho reciclada = D

886,20 Kg

A ilustrao demonstra que a economia de custos apurada no processo operacional dessa construtora menor do que os gastos necessrios para a reciclagem dos resduos, portanto, sua utilizao vantajosa para a empresa e para o meio ambiente que ser poupado da deposio dos entulhos.

14

Se forem computados os custos de Investimento da compra dos equipamentos e imveis para implantar o processo de reciclagem, mais os custos da compra dos equipamentos da fabricao do tijolo ecolgico ter-se- um total de R$234.150,00. De acordo com os estudos retro deste trabalho, este equipamento possui a capacidade de reciclar 80.000kg por dia e tem um resultado positivo dirio de R$ 12.000,80 e se confrontar o resultado do total investido, concluir-se- que em 19,51(R$ 234.150,00/R$ 12.000,80) dias teremos pago o investimento inicial. Portanto, reciclando ou construindo, o empresrio da construo civil tem nas mos um estudo srio que possui todas as condies de ajud-lo a tomar uma deciso positiva quanto a investir no processo de reciclagem, podendo ser a compra de uma Usina pronta ou investindo em seu ptio de obra.

6. Consideraes finais Este trabalho esteve focado na preocupao com o meio ambiente: como proteg-lo e recuper-lo. Alguma coisa j est sendo feita pelas cincias e pelas empresas, mas percebe-se que muito pouco. A sociedade mundial est apenas comeando a preocupar-se com a idia de proteger o meio ambiente e enquanto isto o tempo est passando e a sobrevivncia dos seres est cada vez mais difcil. A Cincia Contbil, como todas as cincias, tem como base principal de aprendizado: as hipteses, o estudo, os testes e por fim a verificao dos resultados. Pensando assim, alguns cientistas contbeis esto tambm preocupados com a questo ambiental e esto pesquisando novos conceitos e ferramentas que possam contribuir para um meio ambiente saudvel. Este trabalho buscou acompanhar as linhas de pensamentos destes cientistas contbeis e depois de calcular e analisar as vantagens econmicas da construo civil. Com o resultado apurado pelo demonstrativo de resultado, chega-se a concluso que um bom negcio investir em tecnologias que trazem benefcios o meio ambiente. Hoje em dia o processo de reciclagem numa construo civil no o normal, no faz parte do negcio principal, e este trabalho usando de uma reviso bibliogrfica consistente e de testar o processo de reciclagem na prtica, conseguiu contribuir para uma possvel mudana de paradigma aos empresrios da industria da construo civil.

7. Referncias Bibliogrficas CARVALHO, J. Anlise de ciclo de vida ambiental aplicada construo civil: estudo de caso - comparao entre cimentos Portland com adio de resduos. Dissertao

15

(Mestrado) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, 2002. CASSA, J. C. S; CARNEIRO, A. P; BRUM, I.A.S. Reciclagem de Entulho para a Produo de Materiais de Construo. Disponvel em

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp?scateg=164 Acesso em 02/07/2004. FERREIRA, A.C.S. Contabilidade Ambiental: Uma Informao para o Desenvolvimento Sustentvel. So Paulo, Atlas, 2003. IBRACON. Normas e procedimentos de auditoria. NPA 11 Balano e ecologia. 1996. IUDCIBUS, Sergio de. et al. Contabilidade Introdutria. 8. ed. So Paulo. Atlas. 1994. JOHN, V. M. O Meio Ambiente e a Reciclagem. Disponvel em

<http://www.reciclagem.pcc.usp.br/apres1.htm > - Acesso em 27/03/2004. MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 6. ed. So Paulo, Atlas, 1998. PAIVA, P.R. Contabilidade Ambiental: Evidenciao dos Gastos Ambientais com Transparncia e Focada na Preveno. So Paulo, Atlas, 2003. RIBEIRO, M. S. Contabilidade e Meio Ambiente. So Paulo. Dissertao (Mestrado) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, 1992. RIBEIRO, M. S. Custeio das atividades de natureza ambiental. So Paulo. Tese (Doutorado) Faculdade de Economia, Administrao e Contabilidade, Universidade de So Paulo, 1998. RIBEIRO, M. S; LISBOA, L. P. Passivo Ambiental. Disponvel em

<http://www.eac.fea.usp.br/eac/publicacoes/artigos.asp>. Acesso em: 17 nov de 2003. / Apresentado no XVI Congresso Brasileiro de Contabilidade, Goinia-Go, 2000/. TEIXEIRA, L. G. A. Contabilidade Ambiental A Busca da Eco-Eficincia. Disponvel em < http://www.cfc.org.br/ > - Acesso em 08/03/2004. ZORDAN, S. E.; PAULON. V. A. A Utilizao do entulho como agregado para o concreto. Disponvel em < http://www.reciclagem.pcc.usp.br/apres1.htm > - Acesso em 27/03/2004. ZORDAN, S. E. Entulho da Indstria da Construo Civil. Disponvel em < http://www.reciclagem.pcc.usp.br/apres1.htm > - Acesso em 27/03/2004

Endereos eletrnicos consultados: http://www.cerf.org http://www.sahara.com.br

Vous aimerez peut-être aussi