Vous êtes sur la page 1sur 33

1

Artigos

ACESSO JUSTIA INTERNACIONAL PARA AS MULHERES NO BRASIL: O PAPEL DO CEDAW


Newton de Oliveira Lima* Sven Peterke** Resumo: Devido ratificao do Protocolo Facultativo Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra a Mulher, cidads brasileiras, assim como todas as outras mulheres sob jurisdio do Estado brasileiro, podem submeter queixas individuais ao seu Comit (CEDAW). O presente artigo analisa o significado do acesso a este rgo internacional luz da evoluo dos direitos da mulher no nvel internacional. Expe os primeiros casos decididos pelo CEDAW e pergunta quais as vantagens e desvantagens de lanar uma petio a ele em vez de ao sistema interamericano de direitos humanos. Palavras-chaves: Jurisprudncia. Discriminao. Feminismo. Direitos da Mulher. CEDAW.

Abstract: As the Federal Republic of Brazil has ratified the Optional Protocol to the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women, females under its jurisdiction may submit individual complaints to its Committee. The present article discusses the significance of the progress reached and informs about the Committees first jurisprudence. It raises the question whether Brazilian women, that have exhausted the local remedies, should give preference to this specialized mechanism instead of filing its petitions with the Inter-American Human Rights System. Key-words: Discrimination. Feminism. Women Rights. CEDAW. Jurisprudence. 1. Introduo

Em 06 de outubro de 1999, a Assembleia Geral da ONU adotou o Protocolo Facultativo (PF)1 Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra a Mulher de 1979.2 Ele autoriza o Comit sobre a Eliminao da Discriminao
**

Professor Assistente da UFPB. Mestre em Direito pela UFRN. * Professor Adjunto da UFPB. Doutor em Direito pela Universidade de Bochum, Alemanha.

***

UN doc. A/Res/54/4. UNTS, vol. 2131, p. 83.

UN doc. A/Res/34/180, de 18 de dezembro de 1979; UNTS, vol. 1249, p. 13, tambm nomeado de Conveno de 1979.

contra a Mulher (CEDAW 3) a analisar as chamadas comunicaes individuais. Trata-se de queixas apresentadas por indivduos ou grupos de indivduos que se encontrem sob a jurisdio do Estado Parte e aleguem ser vtimas 4 de violaes daqueles direitos humanos garantidos pela Conveno de 1979. Em 22 de dezembro de 2000, trs meses aps o depsito do dcimo instrumento de ratificao,5 o novo acordo internacional entrou em vigor no nvel internacional. 6 Para a Repblica Federativa do Brasil, este fato deu-se em 28 de setembro de 2002. 7 Desde ento, cidads brasileiras assim como todas as outras mulheres sob jurisdio do Estado brasileiro, tm acesso a um mecanismo universal encarregado da tarefa de proteger e promover seus direitos humanos8. At a presente data9, porm, o CEDAW ainda no teve a oportunidade de decidir sobre uma comunicao provinda do Brasil. Uma explicao pode ser o fato de que o Protocolo s recentemente entrou em vigor para o Estado brasileiro e que as presumveis vtimas ainda se ocupam no esgotamento dos recursos internos. Todavia, a ausncia de procedimentos contra o Brasil pode ser tambm devido a ausncia de conhecimento sobre a existncia deste mecanismo, seu funcionamento e sua acessibilidade por indivduos. Outra hiptese a baixa atratividade do CEDAW, se em comparao com a proteo oferecida pelo sistema interamericano. Diante desse pano de fundo, o presente artigo tem dois objetivos principais: por um lado, quer equipar o leitor com conhecimento bsico sobre o mandato e o trabalho do CEDAW. Isto pressupe, por sua vez, a capacidade de avaliar a importncia do Protocolo Facultativo para a defesa dos direitos humanos da mulher. Por isso, sero expostos sob
3

Sigla para Committee on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women. Outros autores a utilizam para se referir Conveno de 1979.
4

Art. 1 do PF. Cf. Art. 16 (1) do PF.

Informao disponvel em: http://treaties.un.org/Pages/ViewDetails.aspx?src=TREATY&mtdsg_no=IV-8b&chapter=4&lang=en. Acesso em 10.09.2010.


7

Decreto no. 4316, de 30 de julho de 2002.

Dentro do sistema de proteo internacional de direitos humanos, distinguem se os nveis regionais (africano, americano e europeu) e o nvel universal com seus mecanismos convencionais (treaty-based) e no-convencionais (Charter-based). Cf. GALINDO, George Rodrigo Bandeira. Direito Processual em: PETERKE, Sven (coord.), Manual Prtico de Direitos Humanos Internacionais. Braslia: ESMPU, 2010, pgs. 183ss.
9

Os autores examinaram todas as comunicaes individuais decididas pelo CEDAW at o 10 de outubro de 2010. Todavia, o CEDAW no torna pblico, por razes de confidencialidade, aquelas comunicaes ainda em tramitao.

uma perspectiva histrica, primeiro, o significado e o contedo tanto da Conveno de 1979 como do Protocolo de 1999. Por outro lado, dado o sistema interamericano como outra opo para mulheres sob a jurisdio do Brasil de procurar a justia internacional, ser examinada a questo, quais as vantagens e desvantagens de submeter uma petio ao Comit em vez de Comisso Interamericana de Direitos Humanos. Isto faz necessria uma anlise do procedimento das comunicaes individuais e da jurisprudncia10 do CEDAW. 2. A Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a Mulher Principal base legal do mandato do CEDAW a Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a Mulher de 1979. o instrumento internacional mais importante no que se refere proteo e promoo dos direitos humanos da mulher no nvel universal e resultado de uma longa luta pelo reconhecimento destas garantias. 2.1. A Conveno como marco histrico Alguns autores11 sustentam que essa luta comeou h mais de 500 anos, no fim da Idade Mdia, mais precisamente, em 1405 12. Neste ano, Cristine de Pizan publicou seu livro sobre Le livre de la Cit des Dames (O livro da cidade das mulheres) 13. Escrito como crtica ao livro de Giovanni Boccacio sobre Concerning Famous Women (Relativo a Mulheres Famosas), de 1361 14, em que o ilustre autor justifica sua seleo de senhoras extraordinrias a partir de critrios como esprito masculino e vigor impressionante,
10

Embora o CEDAW no seja, stricto sensu, um rgo judicial, mas somente quase-judicial emitindo recomendaes, suas decises possuem uma grande autoridade que os Estados podem dificilmente ignorar. O CEDAW mesmo chama suas decises sobre as comunicaes individuais de jurisprudncia. Tudo isso justifica o uso deste termo no presente artigo.
11

Entre eles, duas autoras feministas importantes: LERNER, Gerda. The Creation of Feminist Consciousness: From the Middle Ages to Eighteen-Seventy. Oxford: Oxford University Press, 1993, p. 261; KELLY, Joan. Women History and Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1984, p. 65.
12

Outros autores apontam para o fato de que o mrito de iniciar a luta pelos direitos das mulheres pertencia em primeiro a lugar queles que as ensinavam ler. Cf. FRASER, Arvonne S. Becoming Human: The Origins and Development of Womens Human Rights, Human Rights Quarterly, vol. 21 (1999), no. 4, p. 855.
13

PINZAN, Christine de. The Book of the City of Ladies (Earl Jeffrey Richards trans.), New York: Persea Books 1982 (1405).
14

BOCACCIO, Giovanni. Concerning Famous Women. New Brunswick, N.J: Rutgers University Press, 1963.

Pizan respondeu por apresentar sua prpria lista de mulheres importantes. No mais, ela encorajou mulheres de todas as classes socais a refutar tais formas de reduo da personalidade feminina pelos homens, exigindo acesso educao para mulheres, o reconhecimento do seu direito de viver e trabalhar como ser independente, de participar na vida pblica e de determinar seu prprio destino. Falamos de um tempo antes da formao do Estado moderno e do Iluminismo como fatores determinantes dos fundamentos e do conceito atual dos direitos humanos, j que estes direitos foram essencialmente construdos a partir da ideia dos direitos naturais do homem (livre). 15 No foi por acaso que os primeiros documentos de direitos humanos no sculo XVIII, das revolues americana e francesa, reconheceram exclusivamente os direitos do homem.16 Pode-se dizer que eles, ao menos, provocaram vrias mulheres a optar por uma atitude mais militante. O exemplo mais famoso o da Olympe de Gouges, autora da Dclaration des droits de la femme et de la citoyenne (Declarao dos Direitos da Mulher e da Cidad) de 1791.17 Pagou sua luta pelos direitos da mulher com sua prpria vida. Em 1793, foi guilhotinada pelos revolucionrios em razo das suas ideias subversivas. 18 Tais medidas repressivas pouco impressionaram aquelas mulheres que logo se organizaram nos primeiros movimentos de reivindicao de direitos. Durante sculo XIX, este processo se densificou. O filsofo poltico britnico John Stuart Mill e sua esposa, Harriet Taylor, figuram entre os primeiros no Sculo XIX a reivindicar direitos femininos como plataforma bsica de direitos civis e como condio de democratizao e igualitarismo sociais. Entre outras iniciativas, foi fundado em 1888, o at hoje influente International Council of Women (Conselho Internacional de Mulheres). 19 Contudo, no campo jurdico os primeiros modestos frutos dessa luta s comeavam a se mostrar aps a Primeira Guerra Mundial. Essas mudanas ocorreram, sobretudo, no nvel nacional, e no que diz respeito aos direitos polticos e civis.

15

Cf. KLIN, Walter Klin e KNZLI, Jrg Knzli.Universeller Menschenrechtsschutz. Munich: Nomos 2005, p. 356. Cf. O contedo da Virgnia Bill of Rights, de 1776, e a Dclaration des droits de lhomme et du citoyen, de 1789. Disponvel em: http://chnm.gmu.edu/revolution/d/293/. Acesso em 10.09.2010.

16

17

18

Ao dar outro exemplo: Mary Wollstonecraft e seu livro de 1792 Vindication of the Rights of Women (Vindicao dos direitos das mulheres). Source Book Press, 1971.
19

Trata-se de uma organizao no-governamental com sede em Zurique, Sua. O site est disponvel em: http://www.icw-cif.org. Acesso em 10.09.2010.

Em 1920, o grupo de Estados garantindo sufrgio universal 20 abrangeu 20 pases.21 Mas bem verdade que uma grande parte do lado masculino da sociedade no queira aceitar essa equiparao (parcial). O exemplo brasileiro indica tal fator. A proposta da Emenda no. 47, de 12 de maro de 1917, foi reprovada pelos representantes masculinos em base de argumentos como aqueles do relator Afrnio de Mello Franco, alegando que as prprias mulheres brasileiras, em sua grande maioria, recusariam o exerccio do direito de voto poltico, se este lhes fosse concedido. 22 Assim as mulheres brasileiras tiveram de esperar para sua primeira participao nas eleies federais at 1934. No nvel internacional, o processo de reconhecimento sucessivo dos direitos humanos da mulher foi iniciado, em primeiro lugar, no campo social. A revoluo industrial desenvolveu mecanismos de insero das mulheres no mercado de trabalho de maneiras negativas integridade fsica e psicolgica feminina. Em particular as mulheres mais pobres, eram submetidas a condies de emprego precarssimas. A Organizao Internacional do Trabalho (OIT), constituda em 1919 ao lado da Liga das Naes, reagiu e adotou os primeiros instrumentos destinados a proibir as piores formas de explorao da mulher23. A Liga das Naes mesma deu outros sinais importantes 24. Destacam-se uma srie de convenes sobre a supresso do trfico de mulheres 25. Todavia, alm dessas conquistas em determinados campos, ainda no se pode falar do reconhecimento amplo e geral da igualdade entre homens e mulheres no nvel internacional. Recorde-se que a Declarao Universal de Direitos Humanos, de 12 de Dezembro de 194826, embora formulando direitos humanos com base na igualdade entre
20

Veja para a diferena entre sufrgio universal e igual: BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. 16. ed. So Paulo: Malheiros , 2009, pp. 250ss.
21

O primeiro Estado reconhecendo o sufrgio de mulheres foi Nova Zelndia em 1892, seguida por Austrlia, em 1902. e o Voto, disponvel em:

22

Citao por RIBEIRO, Antnio Srgio, A Mulher http://www.al.sp.gov.br/web/eleicao/mulher_voto.htm. Acesso em 18/08/2010.


23

O incio foi feito pela Conveno no. 4 concernente ao Trabalho Noturno das Mulheres, de 11 de 1918. Cf., tambm no que se refere aos demais instrumentos pertinentes da OIT, o site do Ministrio das Relaes Exteriores, disponvel sob: http://www2.mre.gov.br/dai/trabalho.htm. Acesso em 10.09.2010.
24

Cf., por exemplo, os arts. 7 (3), 23 (a) e (c) do Pacto da Sociedade das Naes, de 28 de junho de 1919, sancionado no Brasil pelo Decreto 3.875, de 11 de novembro de 1919 e ratificado em 10 de dezembro de 1919.
25

O primeiro tratado internacional sobre o tema foi a Conveno Internacional de 1910 relativa Represso do Trfico de Mulheres Brancas. Eliminando o elemento racista, foi adotado, em 1921, a Conveno para a Represso de Trfico de Mulheres a Crianas. Foi complementada pela Conveno de 1933 para a Represso do Trfico de Mulheres Adultas. Veja para uma descrio do desenvolvimento histrico do combate contra trfico de pessoas: CASTILHO WIECKO, Ela V. de. Trfico de Pessoas: da Conveno de Genebra ao Protocolo de Palermo, em Ministrio de Justia (ed.), Poltica Nacional de Enfrentamento ao Trfico de Pessoas, Braslia 2007, pgs. 10ss.
26

U.N. doc. General Assembley Resolution 217 A (III).

os gneros, inicialmente27 foi nada mais do que um documento poltico aprovado por um nmero relativamente pequeno de Estados. Em essncia, o fato da discriminao estrutural e sistemtica ainda no havia mudado. Continuou, primeiro, o procedimento de adaptao de trabalhos internacionais sobre matrias especficas como, p.ex., a Conveno sobre os Direitos Polticos de Mulheres, sobre a Nacionalidade de Mulheres Casadas de 1957 e sobre a Idade Mnima sobre Consentimento em Casamento, de 196228. Observa-se, portanto, que a comunidade internacional ainda estava longe de proteger e promover os direitos da mulher de forma adequada e satisfatria. Os dois Pactos Internacionais de 1966, sobre Direitos Civis e Polticos e Direitos Econmicos, Sociais e Culturais29, finalmente reconheceram direitos iguais de homens e mulheres. Mas estes tratados, que s entraram em vigor em 1976 e inicialmente somente para um pequeno grupo de Estados, no disseram respeito vulnerabilidade particular das mulheres que necessita medidas e esforos especiais dos Estados. Autoras feministas criticam que estes instrumentos baseavam-se em uma linguagem e viso masculina que serve para proteger os privilgios dos homens 30. Embora a ideia de adotar um tratado sobre discriminao contra mulheres fosse j articulada em 1946, os primeiros passos somente foram tomados em 1963 31. Foi finalmente reconhecido o fato de que , por si, insuficiente, garantir igualdade perante a lei, ao transformar as estruturas polticas e sociais que colocam mulheres em uma posio de inferioridade. No dito ano, a Comisso da ONU sobre o status das mulheres foi encarregada de elaborar uma declarao sobre o tema 32. Essa declarao, aprovada

27

No decorrer dos anos vrias garantias da Declarao Universal dos Direitos Humanos foram transformadas em costume internacional, assim, vigorando como direito internacional positivo. Cf. HEINTZE, Hans-Joachim. Introduo ao Sistema Internacional de Proteo dos Direitos Humanos, em: PETERKE, Sven (coord.), Manual Prtico de Direitos Humanos Internacionais, Braslia: ESMPU, 2010, p. 29.
28

193 U.N.T.S. 135, entrada em vigor em 7 de junho de 1954; 309 U.N.T.S. 65, entrada em vigor em 11 de augusto de 1958; 521 U.N.T.S. 231, entrada em vigor em 9 de dezembro de 1964.
29

993 U.N.T.S. 3 (entrada em vigor em 3 de janeiro de 1976); 999 U.N.T.S. 171 (entrada em vigor em 23 de maro de 1976); aprovados no Brasil pelo Decreto Legislativo 226, de 12 de Dezembro de 1991 e promulgados pelo Decretos 591 e 592, de 6 de julho de 1992.
30

Cf. CHARLESWORTH, Hilary. What are Womens International Human Rights?em: COOK, Rebecca (ed.). Human Rights of Women. National and International Perspectives. Philadelphia: University of Pennsylvania Press 1994, p. 60.
31

GALEY, Margaret E. Women find a Place em: WINSLOW, Anne (ed.), Women, Politics, and the United Nations, Westport: Greenwood Press, 1995, p. 12.
32

Draft Declaration on the Elimination of Discrimination Against Women, U.N. doc. A/5606 (1963).

pela Assembleia Geral da ONU em 07 de setembro de 1967 33 integrou, de forma muito ampla, importantes aspectos da agenda dos movimentos de mulheres. Todavia, passaram cinco anos at que a Assembleia, consistindo principalmente de representantes masculinos, resolveu pedir Comisso sobre o status das mulheres para usar a declarao como base de trabalhos preparatrios para uma conveno internacional. Comearam quase quatro anos de negociaes difceis que, finalmente, culminaram em 19 de Dezembro de 1979, na adoo da Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao contra a Mulher. 2.2. Viso geral sobre o contedo Embora a Conveno de 1979 esteja longe de ser perfeita, trata-se, sem dvida, de um marco histrico34. o primeiro tratado internacional concretizando de forma abrangente os direitos humanos das mulheres e as respectivas obrigaes 35 dos Estados, assim sendo um documento referencial para o desenvolvimento de estratgias e conceitos para a realizao da igualdade formal e substancial entre os dois gneros. Ao alcanar este objetivo, a Conveno de 1979 prev uma srie de medidas de natureza imediata e medita para erradicar em todas as esferas do Estado e da sociedade as diversas prticas de discriminao36. 2.2.1. Garantias materiais O mbito material da Conveno abrange tanto direitos civis e polticos quanto direitos sociais, econmicos. Por isso, tambm chamada de International Bill of Women s Rights 37. Consistindo de ao todo 30 artigos, ela divide-se em seis partes:
33

Declaration on the Elimination of Discrimination Against Women, U.N. doc. A/Res/2263 (1967).

34

Cf. CHINKIN, Cristine. Womens Rights in the 21st Century, Interights Bulletin, vol. 14, n. 4, 2004, p. 141; REANDA, Lauren, Human Rights and Womens Rights: The United Nations Approach, Human Rights Quarterly vol. 3, n. 2, 1981, p. 12.
35

Uma excelente anlise dessas obrigaes apresentam: BYRNES, Andrew, GRATEROL, Mara Herminia e CHARTRES, Rene. State Obligation and the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination Against Women, disponvel em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1001553 .Acesso em 10.10.2010.
36

NOWAK, Manfred et al., Handbuch Menschenrechte. Anleitung zur Umsetzung des Menschenrechtsansatzes in der OEZA, Viena: Austrian Development Agency 2010, p. 45.
37

Cf. HEINTZ, Bettina, MLLER, Dagmar e SCHIENER, Heike, Menschenrechte im Kontext der Weltgesellschaft. Die weltgesellschaftliche Institutionalisierung von Frauenrechten und ihre Umsetzung in Deutschland, der Schweiz und Marokko, Zeitschrift fr Soziologie, vol. 35, no. 6, 2006, p. 424.

A 1 parte, arts. 1 a 6, contm definies e obrigaes de natureza geral. Em particular, prev a tomada de aes afirmativas (medidas especiais 38) pelo Estado destinadas a acelerar a igualdade de fato entre o homens e mulheres. Meno explcita feita necessidade de combater o trfico de mulheres e explorao de prostituio feminina39, porm, sem estipular verdadeiros deveres40. A 2 parte (arts. 7 a 9) composta de garantias de igualdade relativas s vidas poltica e pblica. afirmado e concretizado o direito de todas as mulheres de votar e participar na formulao de polticas governamentais e na execuo destas, e ocupar cargos pblicos41 assim como o direito de se engajar em organizaes e associaes no-governamentais. Como se sabe, trata-se de garantias que ainda esperam a sua implementao completa em praticamente todas as sociedades 42. De grande relevncia prtica tambm a afirmao do direito das mulheres de adquirir, mudar ou conservar sua nacionalidade, em particular, em casos de casamento com estrangeiros e no que diz respeito nacionalidade dos filhos. Seguem garantias de igualdade na esfera social e econmica (arts. 10 - 14). Destacam-se o direito s mesmas condies de orientao em matria de carreiras e capacitao profissional, acesso aos estudos e obteno de diplomas nas instituies de ensino de todas as categorias 43, assim como as mesmas oportunidades na esfera da educao e emprego, igual remunerao, licena maternidade e acesso aos servios de sade. Alm disso, enfatizado o direito das mulheres de obter emprstimos bancrios e outras formas de crdito. Proteo especial ofertada pelo art. 14 para as mulheres nas zonas rurais. Observa-se, portanto, que a Conveno concretiza vrios direitos implicitamente garantidos pelo Pacto Internacional de Direitos Econmicos, Sociais e Culturais de 1966.
38

Art. 4 da Conveno de 1979. Art. 6 da Conveno de 1979.

39

40

H, contudo, vrios outros instrumentos universais e regionais concretizando os direitos das vtimas de trfico de pessoas e os respectivos deveres dos Estados em suprimir o fenmeno. Destaque-se o Protocolo Adicional Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo Preveno, Represso e Punio do Trfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianas de 2000, entrou em vigor em 29 de setembro de 2003, para o Brasil em 28 de fevereiro de 2004 (Decreto 5.017 de 12 de maro de 2004.
41

Art. 7 (b) da Conveno de 1979.

42

Por exemplo, somente 10% dos deputados de todos os parlamentos do mundo so mulheres, cf. FRITSCHE, K. Peter. Menschenrechte, Kln et al.: UTB 2006, p. 115.
43

Art. 10 (a) da Conveno de 1979.

A 4 parte (arts. 15 e 16) trata da igualdade perante a lei assim como dos direitos iguais no matrimnio e na vida familiar. afirmado, entre outros, o direito da mulher capacidade jurdica idntica do homem, seus direitos iguais em matrimnio, e seu direito a escolher livremente o cnjuge. Destarte, esta parte combina vrios direitos civis, econmicos, sociais e culturais, ao oferecer uma melhor proteo contra tais formas de discriminao44. 2.2.2. O conceito da discriminao contra a mulher De maior importncia talvez a definio da discriminao contra a mulher. Aplica-se a todas as provises da Conveno 45 e se tornou um conceito universalmente aceito. Conforme o art. 1 da Conveno de 1979, discriminao contra a mulher significa:
toda distino, excluso ou restrio baseada no sexo e que tenha por objeto ou resultado prejudicar ou anular o reconhecimento, gozo ou exerccio pela mulher, independentemente de seu estado civil, com base na igualdade do homem e da mulher, dos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos poltico, econmico, social, cultural e civil ou em qualquer outro campo.

Dois pontos merecem destaque: Observa-se, primeiro, a incluso do conceito da discriminao indireta ou nointencional (resultado)46. Em outras palavras, a Conveno probe tanto discriminao de jure quanto de facto, assim ampliando seu mbito de proteo consideravelmente. Como a discriminao de facto, via de regra, resulta de uma reproduo de determinados esteretipos acerca dos papis de gneros, o documento radical no sentido de que at aspira modificar os padres scio-culturais de conduta de homens e mulheres, com vistas a alcanar a eliminao de preconceitos e prticas consuetudinrias e de qualquer outra ndole que estejam baseadas na ideia da inferioridade ou superioridade dos sexos ou funes estereotipadas de homens e mulheres 47. A implementao desta tarefa , sem dvida, um enorme desafio.
44

Nota-se, ainda, que outras partes da Conveno estabelecem mecanismos de controle (art. 17-22) e regulam as formalidades das vigncias do tratado internacional (arts. 23-30).
45

Cf. ESPINOZA, Olga. Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra a Mulher (1979), em: ALMEIDA, Guilherme Assis de, PERRONE-MOISS, Cludia (coord.), Direito Internacional dos Direitos Humanos. Instrumentos Bsicos, 2 ed., So Paulo: Atlas 2007, p. 44.
46

Cf. MAKKONEN, Timo. Antidiskriminierungsbestimmungen im internationalen und europischen Recht, em: Internationale Organisation fr Migration (ed.), Handbuch zur rechtlichen Bekmpfung von Diskriminierung, Helsinki 2003, p. 65.
47

Art. 3 a) da Conveno de 1979.

Observa-se, no mais, que a definio abrange discriminao em todas as esferas de vida, no parando na esfera pblica, mas incluindo a esfera privada. 48 Consequncia disso , entre outros, o dever dos Estados-partes a tomar, sem dilaes, as medidas apropriadas para eliminar a discriminao contra a mulher por qualquer pessoa, organizao ou empresa49. Destarte, o Estado obrigado a proteger e promover os direitos humanos da mulher em relao a perigos e obstculos postos por pessoas privadas, sejam fsicas ou jurdicas. O fato de que a Conveno de 1979 probe discriminao contra mulheres em todas as esferas de vida significa tambm que o art. 1 se refere inclusive aos direitos somente implicitamente reconhecidos nela, isto , direitos muitas vezes concretizados por outros tratados internacionais de direitos humanos. Consequncia da incluso destas normas o mbito de proteo da Conveno de 1979 muito mais abrangente do que outros instrumentos. 2.3. Fraquezas principais Por outro lado, observam-se uma srie de fraquezas que rebatem estes aspectos positivos. Uma se torna bvia mediante uma comparao da definio da Conveno de 1979 com aquela da Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial de 1965. A Conveno de 1979, evita fazer meno ao termo preferncia que obrigaria empregadores a escolher a mulher, salvo que ela tenha as mesmas qualificaes como o homem. Esta lacuna proposital coloca em xeque, se os negociadores da Conveno os quais em grande maioria eram homens efetivamente queriam abolir a discriminao de mulheres no emprego. 50 Mesmo assim, a Conveno de 1979 no interdita os Estados de implementar tais polticas pblicas destinadas a estabelecer igualdade substancial no mercado de trabalho. Portanto, a prpria vontade e prontido do Estado que, em ltima instncia, decide sobre a tomada de medidas mais progressivas. No mais, a Conveno de 1979 carece de claras manifestaes sobre vrios temas
48

MAKKONEN, op. cit., p. 66. Art. 2 da Conveno de 1979.

49

50

DONNER, Laura A. Gender Bias in Drafting International Discrimination Conventions: the 1979 Womens Convention Compared with the 1965 Racial Convention, California Western International Law Journal, vol. 24 (1994), p. 248

10

polmicos. Ao dar dois exemplos: deixa aberta a questo, se mulheres definitivamente possuem um direito humano um aborto legal e seguro, o que automaticamente implicaria o dever de descriminaliz-lo. 51 Todo o ano morrem mais que 70.000 mil mulheres das consequncias relacionadas a intervenes mdicas que efetivam o aborto sob grandes riscos para a sade das mulheres. 52 H poucas dvidas que este fato tambm devido a criminalizao do aborto que restringe o acesso das mulheres s intervenes mdicas mais seguras. 53 Nas negociaes Convenes de 1979, o tema era to polmico54 que os Estados resolveram no fazer referncia explcita esse direito. Contudo, mesmo assim possvel deduzir um direito humano ao aborto legal e seguro das suas garantias, pois resta a possibilidade de ler em conjunto o direito vida, integridade fsica, sade e a no-discriminao de mulheres, ao justificar sua existncia.
55

Buscam-se tambm em vo provises especificamente tratando da violncia contra mulheres. Como se sabe, um fenmeno preocupante presente em todas as sociedades e culturas do mundo. Abrange no somente violncia sexual e fsica, mas tambm emocional por pessoas ntimas, molstia sexual e abuso de poder, e, em especial, violncia domstica e trfico de pessoas e prticas tradicionais como casamentos forados e clitoridectomia (mutilao da genitlia feminina). Sem dvida, tivesse sido importante abordar o tema na Conveno de 1979, ao menos, ao delinear de forma melhor as respectivas obrigaes do Estado e ao fortalecer aquelas organizaes da sociedade civil que lutam contra este mal. Contudo, na poca das negociaes, muitos Estados consideravam a violncia contra mulheres menos um verdadeiro tema de direitos humanos, mas sim do direito penal. Essa noo hoje em dia superada, como demonstram a Declarao da ONU sobre a Violncia contra a Mulher de 1993 56 assim
51

O nico instrumento internacional com fora obrigatria com articula este direito o Protocolo sobre os Direitos das Mulheres na frica, adotado pela Unio Africana em 11 de julho de 2003. Entrou em vigor em 25 de novembro de 2005 e possui atualmente 20 Estados-parte. Detalhes: REBOUCH, Rachel. Labor, Land, and Womens Rights in Africa: Challenges for the New Protocol on the Rights of Women, Harvard Human Rights Journal, vol. 19, 2006, p. 235ss.
52

WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Unsafe Abortion: Global and Regional Estimates of Incidence of and Mortality due to unsafe Abortion with a Listing of Available Country Data, 3rd ed., Geneva 1997, pp. 3ss.
53

P.ex. reconhecido pelo Comit de Direitos Humanos em suas observaes finais concernente: Mali, CCPR/CO/77/MLI, 16 de april de 2003, para. 14; Polnia, CCPR/CO/82/POL ,2 de dezembro de 2004, para. 8.
54

Para uma excelente viso geral sobre a problemtica: ZAMPAS, Christina e GHER, Jaime M. Abortion as a Human Right International and Regional Standards, Human Rights Law Review, vol. 8, n. 2, 2008, pp. 249-294.
55

Ibid., p. 251. Declaration on the Elimination of Violence against Women, UN doc.A/Res/48/104, de 20 de Dezembro de 1993.

56

11

como a Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violncia contra a Mulher de 1994 (Conveno de Belm de Par). 57 Embora a Declarao de 1993 seja em primeiro lugar um documento poltico, ela de maior importncia para a interpretao da Conveno de 1979. Contm uma definio amplamente aceita do termo violncia contra mulheres e concretiza as respectivas obrigaes dos Estados. 58 Outra fraqueza da Conveno de 1979 o exorbitante nmero de reservas feitas pelos Estados. Por um lado, pertence ao grupo dos instrumentos de direitos humanos mais ratificados, tendo atualmente 186 Estados-partes 59. Por outro lado, o custo dessa quase-universalidade foi muito caro, porque se tornou o tratado de direitos humanos com o maior nmero de reservas.60 Em geral, desejvel que os Estados renunciem este instrumento ou, ao menos, faam uso moderado dele, porque trata-se de
uma declarao unilateral (...) feita por um Estado ao assinar, ratificar, aceitar ou aprovar um tratado, ou a ele aderir, com o objetivo de excluir ou modificar o efeito jurdico de certas disposies do tratado em sua aplicao a esse Estado 61.

Em outras palavras, a Conveno de 1979 no cria as mesmas obrigaes para seus Estados-partes; muitos optaram por no aceitar vrias provises de grande importncia para a efetiva proteo dos direitos da mulher. 62 Embora seja explicitamente vetado fazer reservas incompatveis com o objeto e o propsito 63 da Conveno, parece que vrios Estados no respeitam essa restrio. 64 O problema que no h um mecanismo ou rgo judicial autorizado para examinar sua (in)admissibilidade. Sua
57

Adotada pela Assembleia Geral da Organizao dos Estados Americanos em 6 de junho de 1994. Ratificado pelo Brasil em 27.11.1995, e promulgado pelo Decreto 1.973, de 1 de agosto de 1998.
58

Cf. WLTE, Sonja. Die Internationalen Menschenrechte von Frauen. Ein berblick ber die wichtigsten internationalen Konventionen und Instrumente ihrer Umsetzung, August 2000, p. 9, disponvel em: http://www.gtz.de/de/dokumente/de-internationale-menschenrechte-frauen-2003.pdf (acesso em 20.09.2010).
59

Informao 20.09.2010).
60

disponvel

em:

http://treaties.un.org/Pages/Treaties.aspx?id=4&subid=A&lang=en

(acesso

em

Cf. STEINER, Henry J., ALSTON, Philip e GOODMAN, Ryan. International Human Rights in Context. Law, Politics, Morals, 3rded, Oxford University Press: New York et al., 2008, p. 185.
61

Cf. art. 2 d) da Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969. Esta definio vale com direito costumeiro.

62

As reservas podem ser acessadas sob:http://treaties.un.org/Pages/ViewDetails.aspx?src=TREATY&mtdsg_no=IV8&chapter=4&lang=en (acesso em 20/09/2010).


63

Art. 28 (2) da Conveno de 1979.

64

Cf. CLARK, Belinda. The Vienna Convention Reservations Regime and the Convention on Discrimination against Women, American Journal of International Law, vol. 85, vol. 2, 1991, p. 281.

12

aceitao depende, em primeiro lugar, dos outros Estados-partes. 65 Durante o processo de ratificao, porm, poucos protestaram contra essas reservas. Foi preferido alcanar um grande nmero de Estados-signatrios.66 Ressalva-se, novamente, a crtica fundamental de algumas autoras feministas que consideram a Conveno um instrumento baseado em uma linguagem e viso masculina e que opinam que a criao dessas garantias especiais em primeiro lugar criava um gueto permitindo a marginalizao de mulheres. 67 Outra fraqueza da Conveno de 1979 foi, at a pouco tempo, o deficiente monitoramento da sua implementao. 3. O CEDAW

Tratados internacionais sem mecanismos de fiscalizao e imposio muitas vezes no valem a pena o papel em que esto escritos. Este fato devido a notria relutncia dos Estados em tornar efetivas as letras do compromisso assumido. O rgo de monitoramento criado pela Conveno de 1979 o CEDAW. Inicialmente composto de dezoito membros, hoje conta vinte e trs peritos de grande prestgio moral e competncia na rea abarcada pela Conveno. 68 So eleitos para um mandato de quatro anos em votao secreta pelos Estados-partes, mas exercem suas funes a ttulo pessoal.69 Quer dizer: os peritos devem submetidos a algum tipo de relao ou presso poltica dos Estados, mas, na teoria, dispem daquela independncia que necessria para tomar suas decises com maior objetividade. 70 Mesmo assim, na fase inicial do CEDAW restaram dvidas quanto independncia dos seus membros. 71
65

Cf. art. 20 da Conveno de Viena sobre o Direito dos Tratados de 1969, valendo com costume internacional.

66

COOK, Rebecca. Reservations to the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women, Vanderbuildt Journal of International Law, vol. 30, n. 3, 1990, p. 650.
67

CHARLESWORTH, op. cit., p. 66. Art. 17 (1) da Conveno de 1979. Art. 17 (1) e (5) da Conveno de 1979.

68

69

70

Presentemente, 21 dos 23 membros so mulheres. Membro com nacionalidade brasileira a Silvia Pimentel que possui mandato at 31 de dezembro de 2010. Cf. o site do CEDAW, disponvel em: http://www2.ohchr.org/english/bodies/cedaw/membership.htm (acesso em 22/09/2010).
71

BURROWS, Noreen. International Law and Human Rights: the Case of Womens Rights, em: Tom Campbell et al. (eds.), Human Rights: From Rhetoric to Practice, 1986, p. 95; GALEY, Margaret E. International Enforcement of Women s Rights, Human Rights Quarterly, vol. 6, n. 4, 1983, p. 477s.

13

Hoje relativamente seguro dizer, que o CEDAW desmentiu mediante sua atuao essa crtica. Sua composio obedece a uma distribuio geogrfica equitativa e a representao das formas diversas de civilizao, assim como os principais sistemas jurdicos.72A ideia evitar a repreenso de que as decises do CEDAW no dizem suficientemente respeito s diferenas culturais. A questo central , porm, quais as competncias concedidas pelos Estados ao CEDAW. Na Conveno de 1979 buscam-se em vo clusulas prevendo a possibilidade de analisar as chamadas comunicaes individuais, a saber, peties entregues por mulheres ou seus representantes que aleguem ser vtimas de uma violao dos direitos garantidos pela Conveno. Muito mais, a principal funo do CEDAW apresentar sugestes e recomendaes de carter geral, baseados no exame dos relatrios e em informaes recebidos dos Estados. Conforme o art. 18, os Estados-partes tm o dever de entregar ao Comit a cada quatro anos um relatrio sobre as medidas legislativas, judicirias, administrativas ou outras adotadas para tornarem efetivas as disposies do acordo. O CEDAW no hesitou em fazer uso abrangente desta competncia, cuja importncia controversa e, s vezes, subestimada. Embora o Comit carece de qualquer possibilidade de impor com fora coercitiva suas recomendaes, o dilogo construtivo com os representantes dos governos traz frequentemente relevantes mudanas de percepo e comportamento.73 S que a Conveno de 1979 estipula que o Comit se reunir normalmente todos os anos, por um perodo no superior a duas semanas, para examinar os relatrios que lhe sejam submetidos 74. Este tempo evidentemente insuficiente para cumprir essa tarefa. Nenhum outro tratado de direitos humanos conhece tal rigorosa limitao que, inicialmente, impediu o trabalho do CEDAW75. No obstante, seus membros conseguiram adotar importantes recomendaes gerais (tambm conhecidos como comentrios gerais 76).Trata-se de
72

Art. 17 (1) da Conveno de 1979. Mais critica a avaliao de BURROWS, op. cit., p. 93ss. Art. 20 (1) da Conveno de 1979.

73

74

75

MERON, Theodor. Enhancing the Effectiveness of the Prohibition of Discrimination Against Women, American Journal of International Law, vol. 84, n. 1, 1990, p. 214.
76

Cf. PETERKE, Sven. O significado dos General Comments para a interpretao dos direitos humanos, Notcia do Direito Brasileiro. Nova Srie, no. 15, 2009, pgs. 61ss.

14

instrues aos Estados sobre a implementao e interpretao das obrigaes convencionais. Exemplos famosos so a Recomendao n. 12 (1989) 77 em que o CEDAW esclarece que a Conveno tambm protege mulheres contra violncia, suplementada pela Recomendao n. 19 (1992) 78, que explica, porque violncia relacionada ao gnero uma forma de discriminao contra mulheres. No mais, faltam na Conveno de 1979 quaisquer orientaes sobre o papel das organizaes no-governamentais perante o CEDAW. Enquanto o artigo 22 refere-se explicitamente s agncias especializadas da ONU, no formalizado o status das associaes da sociedade civil. Evidentemente, os Estados no queriam promover o uso de fontes alternativas pelo Comit. Diante esse pano de fundo, tambm no uma surpresa que a Conveno de 1979, diferente da Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Racial e outros tratados de direitos humanos, no prev a possibilidade de queixas de Estados-partes contra outros. Em resumo, constata-se que as clusulas de implementao da Conveno de 1979 so consideravelmente mais fracas do que aquelas de outros instrumentos de direitos humanos. Autoras feministas chegam a concluso que se trata de uma promessa vazia, sustentando que a institucionalizao dos direitos humanos at fortalecia a discrepncia entre confisso formal e conduta ftica. 79 Autores mais moderados como Theodor Meron descreveram a Conveno de 1979 como tratado de direitos humanos de segunda categoria.80 Por isso, exigiu seu suplemento por um protocolo facultativo. 4. O Protocolo Facultativo de 1999 No incio dos anos 90, cresceu o apoio para este projeto. Expresso disso a Declarao e Plano de Ao, aprovada pela Conferncia Mundial de Direitos Humanos de Viena em 1993.81 Ela explicitamente recomenda a negociao de um protocolo opcional
77

Disponvel em: http://www2.ohchr.org/english/bodies/cedaw/comments.htm (acesso em 20.10.2010) Ibid.

78

79

HATHAWAY, Oona A. Do Human Rights Treaties Make a Difference?, Yale Law Journal, vol. 111, 2002, pgs. 19352042. O artigo faz parte de uma srie de pesquisas sobre a observncia de convenes de direitos humanos pelos Estados (compliance studies). Os dados empricos demonstram uma realidade mais complexa.
80

MERON, op. cit., p. 213: (...) second-class status of the Convention in the family of UN human rights treaties.

81

Declarao e Programa de Ao de Viena, adotada consensualmente pela Conferncia Mundial dos Direitos Humanos, em 25 de junho de 1993, para. 40. Cf. tambm a anlise critica, particularmente no que se refere ao fortalecimento do CEDAW pela conferncia por: SULLIVAN, Donna J. Womens Human Rights and the 1993 World

15

a Conveno de 197982. Todavia, demorou mais dois anos at sua formalizao pelo Conselho Econmico e Social da ONU mediante a criao de um grupo de trabalho encarregado de elaborar tal minuta. 83 Em maro de 1996, o grupo se reuniu pela primeira vez. 84 Negociaes difceis comearam. Eles resultaram em vrios compromissos que possibilitaram a aprovao deste novo tratado internacional pela Assembleia-Geral da ONU em 06 de outubro de 1999.85 Estabelece um procedimento de inqurito e, mais importante, de comunicaes individuais, assim tornando as garantias da Conveno de 1979 direitos que mulheres podem internacionalmente reclamar em justia. Observa-se, contudo, que os Estados no estavam prontos para aceitar um procedimento de queixas interestatais, a saber, de um contra outro Estado. 86 Embora seja verdade que se trata, em comparao com outros tratados de direitos humanos, de um menos simblico87, este fato presumivelmente de pouca relevncia prtica para a defesa dos direitos da mulher. Um olhar s experincias feitas com este instrumento em outros acordos de direitos humanos mostra uma falta de prontido dos Estados de us-lo
88

. O procedimento de comunicaes individuais O procedimento de comunicaes individuais a raison dtre do Protocolo

4.1.

Facultativo, autorizando o CEDAW a examinar casos de potenciais violaes de direitos


Conference on Human Rights, American Journal of International Law, vol. 88, vol. 1, 1994, p. 160.
82

Recomendao no. 4 da Declarao e Plano de Ao de 1993. U.N. doc. ECOSOC Res. 1995/29, de julho de 1995.

83

84

Report of the Secretary General, Elaboration of a Draft Optional Protocol to the Convention on the Elimination of all Forms of Discrimination against Women, U.N. doc. E/CN/10, de de 1996.
85

U.N. doc. A/Res/54/4, de 6 de outubro de 1999. Lamentavelmente, ESPINOZA, op. cit., no atualizou sua contribuio em: ALMEIDA, Guilherme Assis de Almeida e PERRONE-MOISES, Cludia (coord.), Direito Internacional dos Direitos Humanos. Instrumentos Bsicos, 2 ed., So Paulo: Atlas 2007, p. 46. Por isso, as informaes apresentadas so parcialmente erradas.
86

Cf. ISA, Felipe Gmez. The Optional Protocol for the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women: Strengthening the Protection Mechanisms of Womens Human Rights, Arizona Journal of International and Comparative Law, vol. 20, n. 2, 2003, p. 309.
87

Cf. MERON, op. cit., p. 217.

88

TOMUSCHAT, Christian. Human Rights. Between Idealism and Realism. 2nd ed., Oxford et al.: Oxford University Press 2008, p. 194.

16

humanos pelos Estados-partes. Mulheres alegando a violao dos seus direitos garantidos pela Conveno de 1970 podem agora acionar o Estado no nvel universal. Enquanto o estabelecimento deste mecanismo no era questionado durante as negociaes, tratou-se mesmo o assunto mais polmico. Alguns Estudos advogaram critrios restringindo consideravelmente o acesso ao CEDAW. Conforme Felipe Gomez Isa,89 este interesse se manifestou em dois pontos: Primeiro, havia uma forte controvrsia sobre a questo, se organizaes nogovernamentais deveriam tambm possuir legitimidade ativa perante o Comit e, caso sim, com ou sem consentimentos das presumveis vtimas. Na ltima hiptese, as vtimas no se precisariam identificar pessoalmente e as organizaes no-governamentais poderiam submeter peties em nome um grande nmero de vtimas. A proteo dos direitos da mulher seria bem mais ampla. O compromisso feito se exprime no complicado teor do art. 2 do PF, estipulando que:
as comunicaes podem ser apresentadas por indivduos ou grupos de indivduos, que se encontrem sob a jurisdio do Estado Parte e aleguem ser vtimas de violao de quaisquer dos direitos estabelecidos na Conveno por aquele Estado-parte, ou em nome desses indivduos ou grupos de indivduos. Sempre que for apresentada em nome de indivduos ou grupos de indivduos, a comunicao dever contar com seu consentimento, a menos o autor possa justificar estar agindo em nome deles sem o seu consentimento.

Em outras palavras, no foi possvel deixar completamente de lado o requerimento do consentimento da vtima. Uma razo importante para tanto que a grande maioria dos sistemas jurdicos domsticos desconhece aes populares. O critrio estabelecido deve facilitar a outorga da ratificao do Protocolo pelos legisladores nacionais. Embora seja tambm certo que h instrumentos de direitos humanos, que so mais progressivos, como, p.ex., a Conveno contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes de 1984,90 observa-se que a proviso, ao menos, deixa uma abertura para organizaes de direitos humanos atuar, em casos excepcionais, sem consentimento das vtimas. Quanto ao seu manuseio mais ou menos amplo, o CEDAW, que ter de interpretar o art. 2, dispe de uma considervel margem de apreciao 91. Mais importante que o Protocolo legitima a participao de grupos da sociedade
89

ISA, op. cit., pgs. 310-315.

90

Cf. Art. 22 (1) da Conveno contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruis, Desumanos ou Degradantes, adotada pela Resoluo 39/46, da Assembleia Geral da ONU, em 10 de dezembro de 1984.
91

MACKINNON, Catherine. CEDAWs Protocol Procedures, Interights Bulletin, Vol. 14, n.4, 2004, p.173.

17

civil no procedimento. A restrio feita, a saber, que elas tambm se tm que encontrar sob a jurisdio do Estado acusado, pode incentivar a melhor incluso da sociedade civil do Estado acusado. Muitas vezes, grandes organizaes no-governamentais transnacionais tendem a monopolizar a advocacia de tais casos. Consta-se, portanto, que o compromisso acerca do requerimento de vtima no enfraqueceu substancialmente o Protocolo. Houve tambm tentativas de limitar os direitos elegveis para o procedimento. Como vimos, o art. 2 determina que se trata de quaisquer dos direitos estabelecidos na Conveno por aquele Estado-parte. Ainda no claro o significado deste compromisso para a prtica do CEDAW. Evidentemente, a ideia excluir as normas puramente programticas da Conveno de 1979 como bases legais de peties individuais. Cabe ao Comit determinar quais so. De qualquer modo, recorda-se que o Comit no pode analisar direitos exclusos por reservas.92 Considerando estes pontos crticos, a avaliao do art. 2 mesmo assim continua a ser positiva. Sem dvida, o procedimento de comunicaes um grande avano para a defesa dos direitos da mulher que agora tem acesso a uma instncia internacional para reclamar os direitos garantidos pela Conveno de 1979. No se pode dizer que o acesso ao CEDAW demasiado limitado. 4.2. O procedimento de inqurito Outro assunto polmico durante as negociaes foi o procedimento de inqurito, regulamento pelos arts. 8 a 10 do Protocolo. A ideia bsica deste mecanismo a seguinte: em vrias regies do mundo, Amrica Latina inclusive,93 os mais graves abusos dos direitos da mulher atingem nveis assustadores. Misturam-se chocantes padres de violncia com altos graus de impunidade dos rus masculinos. Exemplo famoso ficou a situao na Cidade Jurez, Mxico. Quase diariamente foram encontrados os corpos mortos de mulheres queimadas, mordidas ou esfaqueadas; registraram-se centenas de assassinatos baseados em gnero. Nestes ambientes de insegurana total ocorrem os chamados de femi(ni)cdios.
92

No so permitidas reservas ao Protocolo Facultativo, cf. seu Art. 17.

93

Cf, por exemplo, Feminicdio en Amrica Latina, Documento compilado para a Audincia sobre Feminicdio na Amrica Latina junto Comisso Interamericana de Direitos Humanos, em Marco de 2006, disponvel em: http://wola.org (acesso em 24/09/2010).
94

Conceito introduzido por: RUSSEL, Diana e RADFORD, Jill. Femicide: The Politics of Women Killing, Twayne Publisher: New York, 1992. Tema discutido nesta revista por VSQUEZ, Patsil Toledo. Tipificacin Del Femicidio: Otra

18

A insuficiente implementao de investigaes e outras atividades pelo Estado, ao apurar o(s) ca(s)os, tem como consequncia uma falta de informaes sobre a situao. Todavia, o acesso a estas informaes pressuposto para elaborar as contra-medidas necessrias, em particular polticas pblicas adequadas e eficazes, e punir os responsveis. Diante destes tipos de cenrio, o CEDAW, caso
receba informao fidedigna indicando graves ou sistemticas violaes por um Estado-parte dos direitos estabelecidos na Conveno, (...) convidar o Estado Parte a cooperar no exame da informao e, para esse fim, a apresentar observaes quanto informao em questo (...).95

Alm disso, o CEDAW pode designar um ou mais de seus membros para conduzir uma investigao in loci, para ter uma melhor impresso, levantar suas prprias informaes e, finalmente, apresentar um relatrio incluindo recomendaes 96. Alguns Estados, entre outros, Cuba e China, no gostavam da ideia de ser obrigado a deixar suas portas abertas para investigaes por um grupo de peritos independentes97. Resultado dessa resistncia o art. 10 do Protocolo que concede aos Estados a opo de declarar o no-reconhecimento desta competncia do Comit (clusula opt-out). No mais, ao amenizar as preocupaes dos Estados, garantido pelo Protocolo que os inquritos sejam conduzidos em carter confidencial e a cooperativa 98. In concreto, isto significa que o CEDAW entrega suas observaes e concluses primeiro ao Estado sob anlise que tem seis meses para responder e submeter seu prprio relatrio99. Atualmente, somente quatro dos 99 Estados-parte fizeram uso da clusula optout100. At agora, o nico caso da aplicao desta competncia foi situao na Cidade Jurez em 2003101. Por isso, ainda cedo de mais para avaliar sua utilidade. Certo que
Hacia El Abandono De La Neutralidade de Gnero Em El Derecho Penal Frente A La Violncia Contra Las Mujeres, Gnero & Direito, vol. 1, 2010.
95

Art. 8 (1) do PF. Art. 8 (2) e (3) do PF. FELIPE GMEZ ISA, op. cit., p. 316. Art. 8 (5) do PF. Art. 8 (4) do PF. disponvel em:

96

97

98

99

100

So Bangladesh, Belize, Colmbia e Cuba. Cf. o status de ratificaes, http://treaties.un.org/Pages/Treaties.aspx?id=4&subid=A&lang=en (acesso em 29/09/2010).
101

the

Report on Mexico produced by the Committee on the Elimination of Discrimination against Women under Article 8 of Optional Protocol of the Convention, and reply form the government of Mexico. U.N. doc.

19

chama ateno internacional e, destarte, fortalece a sociedade civil. 4.3. Concluso O Protocolo de 1999 representa, como todos os tratados internacionais e de direitos humanos, em particular, um compromisso entre Estados mais ou menos vontade de promover e proteger os direitos em questo. O fato de que o Protocolo tenha sido adotado somente 20 anos aps a Conveno mostra a relutncia dos Estados em efetivamente reconhecer os direitos humanos da mulher. Por outro lado, a entrada em vigor do Protocolo prova que as garantias da Conveno de 1979 no so meras normas programticas, mas sim direitos legais e justiciveis, a saber, tanto os direitos civis e polticos quanto os direitos econmicos, sociais e culturais. 102 Por isso, o Protocolo representa um avano importante.103 O que ainda falta sua mais ampla ratificao. 5. Jurisprudncia do CEDAW A ratificao do Protocolo pela Repblica Federativa do Brasil tornou o CEDAW acessvel para todas as mulheres sob sua jurisdio. Desde 2002 elas podem defender seus direitos garantidos na Conveno de 1979 no nvel universal. Todavia, parece ser um fato ainda pouco conhecido. Diante desse pano de fundo, esta seo discute os pressupostos e efeitos da submisso de comunicaes individuais e analisa os primeiros casos decididos pelo CEDAW. 5.1. Consideraes gerais

Antes de se dedicar anlise dos mritos da comunicao, o Comit examina os pressupostos formais de exercer esta competncia. Os critrios aplicveis para decidir sobre a chamada admissibilidade encontram-se nos artigos 3 e 4 do Protocolo de 1999. Inadmissveis so, por exemplo, comunicaes annimas 104 ou que se referem a

CEDAW/C/2005/OP.8/MEXICO, 27 de janeiro de 2005.


102

HEINZ, MLLER e SCHIENER, op. cit., p. 429. Cf. SCHILLING, Theodor. Internationaler Menschenrechtsschutz, Tbingen: Mohr Siebeck 2004, p. 149. Art. 3 do PF.

103

104

20

assuntos j examinados pelo Comit ( res iudicata).105 Igualmente inadmissveis so comunicaes manifestamente mal fundamentadas ou insuficientemente consubstanciadas.106 Ressalva-se, contudo, que o pressuposto, cuja interpretao causa regularmente os maiores problemas aquela exigindo que todos os recursos da jurisdio interna foram esgotados ou que a utilizao desses recursos estaria sendo prolatada alm da razovel ou deixaria dvida quanto a produzir o efetivo amparo. 107 Dada a admissibilidade prima facie do caso, o Comit envia a comunicao ao Estado culpado, pedindo que este entregue, dentro de um perodo de seis meses, uma rplica devidamente consubstanciada. Depois, a requerente obtm ocasio a reagir s alegaes do Estado. Num prximo passo, os membros do CEDAW se renem sob excluso do pblico ao decidir sobre a admissibilidade e os mritos do caso 108. Usam tambm fontes de informaes alternativas, por exemplo, relatrios submetidos por organizaes no-governamentais. Cabe ao Comit decidir se foram comprovadas as alegadas violaes dos direitos da mulher. Caso sim, ele faz tambm recomendaes ao respectivo Estado109. Contudo, no previsto no Protocolo um mecanismo para impor com fora coerciva as decises do CEDAW 110. Por outro lado, todas as decises do Comit so publicadas, assim aumentando a presso pblica ao Estado. No mais, o Protocolo explicitamente autoriza o Comit a instalar um procedimento follow-up que implica a entrega de um relatrio pelo Estado, dentro de seis meses, sobre quaisquer aes realizadas luz das opinies e recomendaes do Comit 111. Caso o CEDAW considere as informaes submetidas insuficientes, ele poder convidar novamente o Estado e adotar outros relatrios constando a no observncia da sua deciso e a falta de cooperao112.
105

Art. 4 (2) (a) do PF. Art. 4 (2) (c) do PF. Art. 4 (1) do PF. Art. 7 (2) do PF. Art. 7 (3) do PF. Cf. SCHILLING, op. cit., p. 250. Art. 7 (4) do PF. Art. 7 (5) do PF.

106

107

108

109

110

111

112

21

5.2.

O case law do CEDAW At a presente data113, o CEDAW decidiu sobre 14 comunicaes individuais.

Embora o Protocolo j tivesse entrado em vigor em outubro de 2000, trs meses aps o depsito do dcimo instrumento de ratificao 114, a primeira deciso do Comit teve que esperar at 14 de julho de 2004. Este fato deve-se em primeiro lugar ao pressuposto de admissibilidade, em que o CEDAW no autorizado a aceitar comunicaes que tiverem como objeto fatos que tenham ocorrido antes da entrada em vigor do presente Protocolo para o Estado Parte em questo, a no ser no caso de tais fatos terem tido continuidade aps aquela data
115

. Como tambm mister esgotar os recursos internos, a primeira

grande onda de peties ainda parece estar num processo de formao perante as instituies domsticas dos agora 99 Estados-parte. Observa-se que todas as comunicaes com exceo da ltima, dirigida contra as Filipinas, provm da Europa, em particular, dos Estados da Unio Europeia (Alemanha, ustria (2), Espanha, Frana (2), Hungria (2), Pases Baixos (2), Reino Unido (2), Turquia). Razo principal que estes pases pertencem ao grupo dos primeiros Estadossignatrios do Protocolo. Dessas 14 comunicaes decididas, oito foram inadmissveis. As duas razes principais foram o no-esgotamento de recursos internos e a apresentao de fatos que o Comit no pode analisar em virtude da restrio ratione temporis. Em vrios casos116, contudo, no houve unanimidade entre os membros do CEDAW sobre a interpretao e aplicao destes critrios. Como ainda ser exposto, no sempre optou pela interpretao mais favorvel potencial vtima 117. Pode-se dizer que se orientou jurisprudncia dos outros comits das convenes centrais, em especial, do Comit de Direitos Humanos do Pacto Internacional dos Direitos Civis e Polticos. Destarte, o CEDAW evidentemente
113

Dia 20 de setembro de 2010. Art. 16 (1) do PF. Art. 4 (2) (e) do PF.

114

115

116

Cf., p. ex., Communication No. 2/2003, Ms. A.T. v. Hungary, adopted on 26 January 2005; Communication No. 12/2007, G.D. e S.F. v. France, adopted on 4 August 2009Communication No. 15/2007, Ms. Zhen ZhenZheng v. The Netherlands, adopted on 27 October 2008
117

Cf. sobre a interpretao pro homine: CARVALHO RAMOS, Andr de, Teoria Geral dos Direitos Humanos na Ordem Internacional. Rio de Janeiro et al.: Renovar 2005, p. 96.

22

aspira evitar o estabelecimento de standards diferentes dos outros mecanismos convencionais e assegurar segurana jurdica. Outra razo pode ser prevenir possveis repreenses por alguns Estados com a alegao que o Comit ultrapassaria competncias concedidas. Pode tambm servir para ganhar a confiana daqueles Estados que ainda no ratificaram o Protocolo e esto observando o Comit. Enfim, observa-se, que os casos declarados inadmissveis por falta de esgotamento dos recursos internos, podem muitas vezes ser novamente entregues ao CEDAW. Entre os seis casos, cujos mritos foram detalhadamente examinados pelos membros do Comit, com exceo de um, todos tinham xito. A grande maioria das violaes de direitos humanos determinados pelo Comit envolve casos de violncia contra mulheres. O contedo principal dessas comunicaes ser apresentado e analisado em seguida. Antes, contudo, dado uma breve viso temtica sobre as outras decises do Comit. 5.2.1. Viso geral O primeiro caso decidido pelo CEDAW se dirigiu contra a Repblica Federal da Alemanha e teve como objeto questes acerca do direito de divrcio alemo que, conforme as alegaes da requerente, discrimina financeiramente mulheres que, por conta do casamento, renunciaram a sua prpria carreira e trabalharam sem remunerao como donas de casa. A comunicao foi considerada inadmissvel ratione temporis assim por falta de esgotamento dos recursos. Todavia, como muitos pases carecem de leis de divrcio levando em conta tais fatos, bem provvel que o Comit logo decida sobre questes parecidas. Dois outros casos declarados inadmissveis pelo Comit se referiam a questes relacionadas ao direito nominativo. Uma espanhola descendente de uma famlia nobre alegou ser discriminada por uma antiga lei excluindo filhas da sucesso no ttulo nobre, se os pais tivessem filhos.118 Num outro caso, duas mulheres consideram incompatvel com a Conveno de 1979 o fato de serem obrigadas a trazer o nome do pai divorciado. Suas mes haviam sofrido atos de violncia por seus (ex-)maridos. As filhas consideram insuportvel e discriminatrio serem obrigadas a ficar com seus nomes. O Comit negou sua qualidade de vtima no sentido do Protocolo 119. Para o CEDAW, diferente seria a
118

Communication No. 7/2005, Cristina Muoz-Vargas y Sainz de Vicua v. Spain, adopted on 9 August 2007. Cf. Communication No. 12/2007, G.D. e S.F. v. France, adopted on 4 August 2009, para. 8.8.

119

23

deciso sobre a admissibilidade se as requerentes fossem suas mes. Vrios membros do CEDAW no concordaram com ambas as decises de inadmissibilidade. Caso menos polmico entre os membros do CEDAW foi uma comunicao de uma cidad britnica casada com um colombiano e que se havia mudado para l. Em 1957, havia dado luz a um filho a quem no era concedida pela legislao vigente a nacionalidade britnica.120 Tratou-se de um caso em que os fatos haviam ocorridos antes da entrada em vigor da Protocolo. No mais, de acordo com o parecer do Comit, a requerente no havia esgotado os recursos internos. Pela ltima razo o Comit tambm indeferiu a comunicao de uma professora turca que foi demitida por ter usado um leno de cabea em classe 121. O CEDAW ressaltou que a professora no havia alegado, durante suas aes contra o Estado turco, ser vtima de discriminao baseada em sexo. Assim, por enquanto, escapou da necessidade de decidir os mritos de um caso com grande potencial de conflitos polticos. Com certeza, tais casos logo novamente ocuparo o Comit. Enfim, a falta de comprovar a qualidade de vtima de uma discriminao por motivo de sexo fez o Comit declarar admissvel, mas injustificado o caso de uma mulher impedida pela legislao holandesa a receber benefcios de maternidade de duas fontes diferentes122. Trs membros, contudo, consideram a clusula anti-cumulativa incompatvel com a Conveno de 1979. 5.2.2. Casos envolvendo violncia contra mulheres O primeiro pas culpado pelo CEDAW por ter violado as garantias da Conveno de 1979 foi Hungria123. Tratou-se de um caso envolvendo violncia domstica. A mulher havia pedido medidas de proteo pelo Estado que, porm, no as tomou. Durante o procedimento, Hungria concordou com o Comit que ainda faltavam na ordem jurdica domstica recursos adequados para tais casos. Por isso, o CEDAW pediu que Hungria garantisse imediatamente e efetivamente a integridade fsica e mental da requerente. No mais, recomendou a implementao de vrias medidas e reformas, a fim de assegurar a
120

Communication No. 11/2006, Ms. Constance Ragan Salgado v. United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland, adopted on 22 January 2007.
121

Communication No. 8/2005, RahimeKayan v. Turkey, adopted on 27 January 2006. Communication No. 3/2004, Ms. Dung ThiThuy Nguyen v. The Netherlands, adopted on 14 August 2006. Communication No. 2/2004, Ms. A.T. v. Hungary, adopted on 26 January 2005.

122

123

24

proteo das vtimas de violncia domstica. Logo, o Estado da Hungria foi novamente culpado pelo Comit por ter violado os direitos da Conveno de 1979124. Desta vez, a violncia sofrida pela vtima consistiu na sua esterilizao sem consentimento. Foi uma mulher grvida que pertencia minoria 125 de Roma. Sem dominar a lngua hngara, chegou no hospital com contrataes. Os mdicos descobriram que o feto estava morto. Deitada na mesa de operao, ela tinha de assinar uma declarao de consentimento na cesariana que, porm, foi suplementada por uma nota manuscrita por um mdico. Nesta nota, ela declarou seu consentimento adicional na sua esterilizao. Contudo, ela no entendeu o escrito, desconhecendo a palavra esterilizao e estando sob choque 126. Somente 17 minutos aps a sua chegada a interveno mdica j foi realizada. Ela ento perguntou aos mdicos quando poderia novamente ter filhos. Recebendo a notcia da sua esterilizao, entrou novamente em choque e, desde ento, sofre graves depresses. Hungria foi condenada a indenizar a vtima e tomar as medidas necessrias, ao prevenir que tais casos se repitam. Em particular, o CEDAW recomendou um melhor monitoramento dos hospitais pblicos e privados, a fim de garantir efetivamente que as pacientes esto completamente informadas sobre as intervenes a serem realizadas e suas potenciais consequncias127. No mais, o pas foi incentivado a rever sua pertinente legislao, em especial, no que se refere incorporao adequada da Conveno do Conselho da Europa sobre Direitos Humanos e Biomedicina 128 e as diretrizes da Organizao Mundial de Sade129. Outros casos envolvendo violncia contra mulheres tiveram menos xito. A uma paquistanesa que havia fugido com seus dois filhos para o Reino Unido ao pedir asilo, porque era perseguida e ameaada de morte pelo ex-marido que a tinha j estuprado,
124

Communication No. 4/2004, Ms. A.S. v. Hungary, adopted on 14 August 2006.

125

Veja para um artigo discutindo esta particular vulnerabilidade de mulheres indgenas no contexto americano: MYLA, Vicenti Carpio. The Lost Generation. American Indian Women and Sterilization Abuse, Social Justice, vol. 31, no. 4, 2004, p. 41.
126

Ibid., para. 2.2. Communication No. 4/2004, op. cit., para.11.5.

127

128

Conveno para a Proteo dos Direitos do Homem e da Dignidade do Ser Humano face s Aplicaes da Biologia e da Medicina, de 4 de abril de 1999. Entrou em vigor na ordem internacional em 01 de dezembro de 1999. Srie de Tratados Europeus Nr. 164. Disponvel em: http://www.gddc.pt/direitos-humanos/textos-internacionaisdh/tidhregionais/convbiologiaNOVO.html (acesso em 30/09/2010).
129

Disponvel em: http://www.who.int/ethics/research/en/ (acesso em 30/09/2010).

25

no foi concedida a proteo desejada 130. Mais uma vez, o Comit chegou concluso que a vtima ainda no havia esgotado os recursos internos. Pela mesma razo o CEDAW negou a admissibilidade em outro caso de asilo. Nos Pases Baixos, uma chinesa alegou ser vtima de trfico de pessoas por fins de explorao sexual. Havia sofrido estupros e outros abusos e tinha sido traficada para os Pases Baixos por uma organizao criminosa que ameaara na China sua vida 131. O problema bsico foi que ela, de acordo com a maioria dos membros do Comit, no havia articulado essas alegaes perante as instituies holandesas. Outros membros no concordaram com a interpretao do critrio de esgotamento dos recursos internos e indicaram sua prontido de aplicar as provises sobre a proteo de vtimas de trfico de pessoas do Protocolo Adicional Conveno das Naes Unidas contra o Crime Organizado Transnacional relativo ao ano 2000. Entre os casos envolvendo violncia domstica, destaquem-se duas comunicaes contra ustria. Em ambos os casos a omisso do Estado resultou no assassino das vtimas pelo prprio (ex-marido)132. A doutrina lhes atribui grande importncia 133. Todavia, menos este triste fato que justifica tal classificao destas decises. Muito mais, so as explicaes do Comit sobre o dever do Estado de atuar com a devida diligncia. O CEDAW reconheceu que ustria havia tomado medidas abrangentes para prevenir e reprimir violncia domstica, isto , no somente no campo legislativo, possuindo leis modernas garantindo s vtimas direitos e recursos especficos tanto no direito pblico quanto no direito privado, mas tambm em vrios outros campos. Havia implementado vrias polticas pblicas para aumentar a conscincia pblica sobre o fenmeno e a proteo oferecida pelo Estado. Houve programas de educao e treinamento especial para policiais e outros servidores pblicos. Em outras palavras: As medidas adotadas pela ustria para proteger mulheres contra violncia domstica eram do primeiro mundo. Mesmo assim, as duas mulheres morreram. No caso Goekce, por exemplo, a
130

Communication No. 10/2005, MS. N.S.F. v. The United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland , adopted on 30 May 2007.
131

Communication No. 15/2007, Ms. Zhen Zhen Zheng v. The Netherlands, adopted on 27 October 2008.

132

Communication No. 5/2005, Sahide Goekce (deceased) v. Austria, adopted on 6 August 2007; Communication No. 6/2005, Fatma Yildirim (deceased) v. Austria, adopted on 6 August 2007.
133

Cf. BYRNES, Andrew Byrnes e BATH, Eleanor. Violence against Women, the Obligation Due Diligence, and the Optional Protocol to the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women Recent Developments, Human Rights Law Review, vol. 8, no. 3, 2008, p. 523ss.

26

polcia fez trs vezes uso da possibilidade de interditar o marido a voltar ao apartamento e chegar perto dela. Houve tambm investigaes criminais contra o marido por suspeita de leso corporal contra a esposa. O que no aconteceu, contudo, foi a priso preventiva dele. Embora houvesse informaes sobre ameaas de morte do marido contra a mulher a procuradoria considerou as provas insuficientes para legitimar a deteno imediata. Pela mesma razo, arquivou finalmente o processo criminal contra o marido. Alguns dias mais tarde, a vtima ligou novamente polcia para relatar sobre uma nova briga com o marido. Desta vez, os policiais no foram para a casa dela. Pouco depois, o marido a matou com um tiro em frente das suas prprias filhas. Por essa omisso, o Comit considerou ustria culpado pelo no-cumprimento da devida diligncia e fez constataes importantes sobre o dever de deter preventivamente os penetradores. Diz que em casos mostrando uma longa histria de agresses pelo marido indicando sua potencial periculosidade para a vida da vtima, os direitos humanos do penetrador, em particular sua liberdade pessoal e as garantias judiciais, no podem superpor os direitos humanos da mulher vida e integridade fsica. Assim, o Comit definiu os deveres de modo bem abrangente e claro. Sem dvida, casos de violncia domstica nem sempre ou automaticamente precisam resultar na deteno dos agressores. Contudo, em casos que mostram altos graus de violncia, o Estado viola suas obrigaes convencionais, se omite a tomada desta medida de proteo. Consequentemente, foi por essa falta de devida diligncia que ustria foi condenado e no pela omisso de perseguir e punir os rus. De fato, havia cumprido sua obrigao a condenar adequadamente os dois maridos. Ressalva-se, portanto, que o Comit no somente concretizou o contedo do dever de devida diligncia, mas optou por uma interpretao que aumenta consideravelmente a presso aos Estados a garantir que suas instituies e agentes implementam efetivamente as pertinentes leis em vigor. A grande pergunta , agora, se o Comit aplica os mesmos standards aos Estados institucionalmente mais fracos e menos progressistas. Para a defesa dos direitos humanos da mulher seria importantssima. 5.3. Concluses Algumas decises de inadmissibilidade incomodam, em particular, sob a perspectiva das presumveis vtimas. Vemos que o CEDAW ainda precisa consolidar sua jurisprudncia acerca do manuseio dos pressupostos de admissibilidade. Por outro lado,

27

no se espera, pelas razes expostas, que o CEDAW tome uma atitude demasiada progressiva, porque est tambm sob observao crtica dos Estados e no quer ariscar sua legitimidade. Ao menos, os casos considerados inadmissveis do uma primeira impresso sobre os temas e problemas que os 23 membros do Comit enfrentaro. Logo, vo decidir sobre comunicaes bem mais complicadas e polmicas que aquelas j examinadas. Nestes primeiros casos, o Comit demonstrou sua determinao de aplicar um standard de diligncia rgido, exigindo mudanas na prtica dos Estados e no meramente reformas legislativas, judiciais e executivas no papel. Isto uma importante mensagem para todas as mulheres sofrendo violncia e outras formas de discriminao sem receber a devida proteo pelo Estado. Por isso, embora a jurisprudncia do Comit ainda se encontre na sua fase inicial, h boas razes para acreditar no seu valor e sua importncia para a defesa dos direitos da mulher. No h dvidas que o procedimento de comunicaes individuais fortalece seus direitos. Recorda-se que estes direitos foram reconhecidos com muito atraso e se tornaram s recentemente verdadeiros direitos subjetivos que autorizam as vtimas para acionar o Estado no nvel internacional. Fato que hoje as mulheres submetidas jurisdio de um Estado-parte do Protocolo dispem de mais um mecanismo para impor seus direitos. Isto significa um avano. Mesmo assim, a discriminao que mulheres sofrem , em particular, de natureza estrutural, sendo muitas vezes parte integral de padres de comportamentos sociais e culturais. Neste respeito, no se deve sobre-estimar a fora do direito, mas tambm no subestim-lo. 6. CEDAW ou o sistema interamericano? Como a Repblica Federativa do Brasil ratificou o Protocolo, mulheres sob sua jurisdio podem acessar o Comit para defender seus direitos no nvel universal. Pergunta-se, contudo, se realmente vale a pena para elas, arriscar a entrega de uma comunicao individual ao CEDAW. Pois uma vez feito isso, fechada a via legal para a Comisso e a Corte Interamericana de Direitos Humanos e vice versa.134 H razes para acreditar que o sistema regional, no que diz respeito especificamente aos direitos da mulher, oferece uma proteo mais adequada que o CEDAW?
134

Cf. Artigo 46 c) da Conveno Americana de Direitos Humanos, de 22 de novembro de 1969. Aprovado no Brasil pelo Decreto Legislativo 27, de 25 de setembro de 1992, e promulgado pelo Decreto 678, de 6 de novembro de 1992; art. 4 (2) a) do Protocolo.

28

Ao comear com uma constatao trivial: presentemente, somente dois dos sete juzes da Corte Interamericana de Direitos Humanos so mulheres. 135 At 1997, o Tribunal foi composto exclusivamente de homens. Na Comisso Interamericana, a representao das mulheres melhor: h trs representantes do sexo feminino. 136 Mesmo assim, sua posio minoritria. O CEDAW, contudo, consiste presentemente de 21 mulheres e dois homens. No mais, seus membros no examinam quaisquer casos de potenciais violaes de direitos humanos, mas aplicam e interpretam exclusivamente os direitos humanos da mulher. Por outro lado, tanto a Comisso Interamericana como a Corte Interamericana j fizeram importantes contribuies para a proteo das mulheres no nvel regional. O mais conhecido no Brasil o caso Maria da Penha, uma brasileira que sofreu violncia domstica, mas cujo marido ficou impune. 137 Nesta ocasio, a Comisso tambm aplicou a Conveno Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar Violncia contra a Mulher. 138 Ressalva-se que esta Conveno at agora o nico tratado internacional especificamente tratando da violncia contra mulheres. Contudo, este fato no necessariamente significa que o CEDAW no dispe de instrumentos menos aptos. Como j vimos, h a Declarao da ONU sobre Violncia contra Mulheres e a Recomendao n. 19 que lhes servem para vetores de interpretao. A anlise da sua jurisprudncia mostrou que exatamente nesta rea identificvel um alto nvel de proteo oferecido pelo CEDAW. A Corte Interamericana, porm, no somente aquela instituio internacional que inovou o dever de devida diligncia, 139 mas j enfrenta desde 1997 casos englobando violncia contra mulheres.140 No obstante, no se pode dizer que desde ento evolui-se uma jurisprudncia farta e consolidada sobre a problemtica. Na verdade, aconteceu que

135

So as Juzas Margarette May Macaulay (Jamaica) e Rhadys Abreu Blondet (Repblica Dominicana). Cf. http://www.corteidh.or.cr/composicion.cfm (acesso em 01.10.2010).
136

So Dinah Shelton (EUA), Maria Silva Giulln (El Salvador) e Luz Patricia Mejra Guerrero (Venezuela). Cf. http://www.cidh.oas.org/personal.esp.htm (acesso em 01.10.2010).
137

Inter-American Commission of Human Rights, Maria da Penha Maia Fernandez v. Brazil, Report 54/01, Abril 14, 2001.
138

Ibid, para. 51ss. Inter-American Court of Human Rights, Velasquez-Rodriguez v. Honduras, ser. C., n. 4, 1988. Inter-American Court of Human Rights, Loayoza-Tamayo v. Peru, Ser. C, No. 33, September 17, 1997.

139

140

29

a Corte aplicou a Conveno de Belm de Par somente em 2006. 141 Por outro lado, mister fazer duas outras observaes: primeiro h, at agora, poucos estudos sistematicamente analisando sob a perspectiva do gnero feminino a jurisdio da Corte Interamericana.142 Segundo, faltam tambm estudos comparativos e atuais sobre os standards de devida diligncia aplicados pelo sistema interamericano e pelo CEDAW. 143 Neste sentido, faltam as informaes necessrias para responder adequadamente a questo colocada. H vrios outros fatores que igualmente merecem ateno. Vimos, por exemplo, que o pressuposto de ter esgotado os recursos internos interpretado pelo CEDAW de modo relativamente estrito. Parece que este critrio de admissibilidade assim como o da qualidade de vtima manuseado de modo mais flexvel pelo sistema interamericano. 144 Suas instituies tambm conhecem de forma melhor a situao brasileira. Talvez sejam tambm a barreira de linguagem e a distncia geogrfica outros pontos a favor do sistema regional. Quanto autoridade e observncia das decises pelos Estados, no parece ter um argumento favorecendo nem o CEDAW nem o sistema interamericano. Certo que vale a pena acompanhar a evoluo da jurisprudncia do CEDAW e conduzir pesquisas especificamente analisando, com devida profundidade, a questo de qual mecanismo oferece a melhor proteo para mulheres. Seria um grande mrito acadmico e, sobretudo, importante para a defesa das mulheres na Amrica Latina e no Brasil, em particular.
REFERNCIAS BOCACCIO, Giovanni. Concerning Famous Women. New Brunswick, N.J: Rutgers University Press 1963.
141

Inter-American Court of Human Rights, Miguel Castro-Castro Prison v. Peru, Ser. C., No. 160, November 2006.

142

Citam-se, ao menos, as publicaes de: QUIROGA, Cecilia Medina. Human Rights of Women: Where are we now in the Americas?, em: MANGANAS, A. (ed.), Essays in Honour of Alice Yotopoulos-Marangopoulos, Atenas: Hellas y Bruylant 2003, pp. 907ss.; QUINTANA OSUNA, Karla I. Recognition of Womens Rights Before the Inter-American Court of Human Rights,Harvard Human Rights Journal, vol. 21., 2008, pp. 301ss; PALACIOS ZULOAGA, Patricia. The Path to Gender Justice in the Inter-American Court of Human Rights, LL.M. Paper, Harvard Law School, disponvel em: http://www.utexas.edu/law/centers/humanrights/get_involved/writing-prize07-zuloaga.pdf . Acesso em 04.10.2010.
143

Certo que no h definio consensual desse dever internacional do Estado. Cf. FARRIOR, Stephanie. The Due Diligence Standard and Violence against Women,Interights Bulletin, vol. 14, 2004, p. 150.
144

Cf. PASQUALUCCI, Jo M. The Pratice and Procedure of the Inter-American Court of Human Rights, Cambridge: Cambridge University Press 2003, pgs. 99ss e 133ss.

30

BONAVIDES, Paulo. Cincia Poltica. 16. ed. So Paulo: Malheiros , 2009. BURROWS, Noreen. International Law and Human Rights: the Case of Womens Rights. In: Tom Campbell et al. (eds.), Human Rights: From Rhetoric to Practice, 1986, pp. 80-98. BYRNES, Andrew Byrnes e BATH, Eleanor. Violence against Women, the Obligation Due Diligence, and the Optional Protocol to the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women Recent Developments. Human Rights Law Review, vol. 8, no. 3, 2008, pp. 517-533. BYRNES, Andrew, GRATEROL, Mara Herminia e CHARTRES, Rene. State Obligation and the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination Against Women. Disponvel em: http://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=1001553 . Acesso em 10.10.2010. CARVALHO RAMOS, Andr de et al. Teoria Geral dos Direitos Humanos na Ordem Internacional. Rio de Janeiro. Renovar, 2005. CASTILHO WIECKO, Ela V. de. Trfico de Pessoas: da Conveno de Genebra ao Protocolo de Palermo, em Ministrio de Justia (ed.), Poltica Nacional de Enfrentamento ao Trfico de Pessoas, Braslia: 2007, pp. 10-15. CHARLESWORTH, Hilary. What are Womens International Human Rights?em: COOK, Rebecca (ed.). Human Rights of Women. National and International Perspectives . Philadelphia: University of Pennsylvania Press 1994, pp. 58-80. CHINKIN, Cristine. Womens Rights in the 21 st Century, Interights Bulletin, vol. 14, n. 4, 2004, pp. 141-142. CLARK, Belinda. The Vienna Convention Reservations Regime and the Convention on Discrimination against Women, American Journal of International Law, vol. 85, n. 2, 1991, pp. 281-312. COOK, Rebecca. Reservations to the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women, Vanderbuildt Journal of International Law, vol. 30,n. 3, 1990, pp. 643-709. DONNER, Laura A. Gender Bias in Drafting International Discrimination Conventions: the 1979 Womens Convention Compared with the 1965 Racial Convention, California Western International Law Journal, vol. 24 (1994), pp. 241-254. ESPINOZA, Olga. Conveno sobre a Eliminao de Todas as Formas de Discriminao Contra a Mulher (1979), em: ALMEIDA, Guilherme Assis de, PERRONE-MOISS, Cludia (coord.), Direito Internacional dos Direitos Humanos. Instrumentos Bsicos. 2. ed., So Paulo: Atlas 2007, pp. 40-49. FARRIOR, Stephanie. The Due Diligence Standard and Violence against Women, Interights Bulletin, vol. 14, 2004, pp. 150-151. FRASER, Arvonne S. Becoming Human: The Origins and Development of Womens Human Rights, Human Rights Quarterly, vol. 21 (1999), no. 4, pp. 853-906. FRITSCHE, K. Peter. Menschenrechte, Kln et al.: UTB 2006. GALEY, Margaret E. Women find a Place em: WINSLOW, Anne (ed.). Women, Politics, and the United Nations. Westport: Greenwood Press, 1995, pp. 11-27.

31

GALEY, Margaret E. International Enforcement of Womens Rights. Human Rights Quarterly. Vol. 6, n. 4, 1984, p. 463-490. GALINDO, George Rodrigo Bandeira. Direito Processual em: PETERKE, Sven (coord.). Manual Prtico de Direitos Humanos Internacionais. Braslia: ESMPU, 2010, pp. 183-219. HATHAWAY, Oona A. Do Human Rights Treaties Make a Difference?. Yale Law Journal, vol. 111, 2002, pgs. 1935-2042. HEINTZ, Bettina, MLLER, Dagmar e SCHIENER, Heike, Menschenrechte im Kontext der Weltgesellschaft. Die weltgesellschaftliche Institutionalisierung von Frauenrechten und ihre Umsetzung in Deutschland, der Schweiz und Marokko. Zeitschrift fr Soziologie.Vol. 35, no. 6, 2006, pp. 424-448. HEINTZE, Hans-Joachim. Introduo ao Sistema Internacional de Proteo dos Direitos Humanos, em: PETERKE, Sven (coord.). Manual Prtico de Direitos Humanos Internacionais, Braslia: ESMPU 2010, pp. 22-84. ISA, Felipe Gmez. The Optional Protocol for the Convention on the Elimination of All Forms of Discrimination against Women: Strengthening the Protection Mechanisms of Womens Human Rights. Arizona Journal of International and Comparative Law. Vol. 20, n. 2, 2003, pp. 291321. KLIN, Walter Klin e KNZLI, Jrg Knzli. Universeller Menschenrechtsschutz. Munich et al.: Nomos 2005. KELLY, Joan. Women History, and Theory. Chicago: University of Chicago Press, 1984. LERNER, Gerda. The Creation of Feminist Consciousness: From the Middle Ages to Eighteen-Seventy. Oxford: Oxford University Press, 1993. MACKINNON, Catherine. CEDAWs Protocol Procedures. Interights Bulletin. Vol. 14, n.4, 2004, pp. 173-174. MAKKONEN, Timo. Antidiskriminierungsbestimmungen im internationalen und europischen Recht, em: Internationale Organisation fr Migration (ed .), Handbuch zur rechtlichen Bekmpfung von Diskriminierung, Helsinki 2003, pp. 44-103. MERON, Theodor. Enhancing the Effectiveness of the Prohibition of Discrimination Against Women. American Journal of International Law. Vol. 84, n. 1, 1990, pp. 213-217. MYLA, Vicenti Carpio. The Lost Generation. American Indian Women and Sterilization Abuse. Social Justice. Vol. 31, no. 4, 2004, pp. 40-53. NOWAK, Manfred et al.. Handbuch Menschenrechte. Anleitung zur Umsetzung des Menschenrechtsansatzes in der OEZA. Viena: Austrian Development Agency 2010. PALACIOS ZULOAGA, Patricia. The Path to Gender Justice in the Inter-American Court of Human Rights, LL.M. Paper, Harvard Law School, disponvel em: http://www.utexas.edu/law/centers/humanrights/get_involved/writing-prize07-zuloaga.pdf. Acesso em 04.10.2010. PASQUALUCCI, Jo M. The Pratice and Procedure of the Inter-American Court of Human Rights. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. PETERKE, Sven. O significado dos General Comments para a interpretao dos direitos humanos. Notcia do Direito Brasileiro: Nova Srie, no. 15, 2009, pp. 61-75.

32

PINZAN, Christine de. The Book of the City of Ladies. New York: Persea Books, 1982. QUINTANA OSUNA, Karla I. Recognition of Womens Rights Before the Inter-American Court of Human Rights. Harvard Human Rights Journal, vol. 21., 2008, pp. 301-312 QUIROGA, Cecilia Medina. Human Rights of Women: Where are we now in the Americas?, em: MANGANAS, A. (ed.). Essays in Honour of Alice Yotopoulos-Marangopoulos , Athenas: Hellas e Bruylant 2003, pp. 907-936. REANDA, Lauren, Human Rights and Womens Rights: The United Nations Approach Human Rights Quarterly . 1981, vol. 3, n. 22, pp. 12-25. REBOUCH, Rachel. Labor, Land, and Womens Rights in Africa: Challenges for the New Protocol on the Rights of Women. Harvard Human Rights Journal, vol. 19, vol. 2006, pp. 235256. RIBEIRO, Antnio Srgio, A Mulher e o Voto, http://www.al.sp.gov.br/web/eleicao/mulher_voto.htm. Acesso em 18/08/2010. disponvel em:

RUSSEL, Diana e RADFORD, Jill. Femicide: The Politics of Women Killing. Twayne Publisher: New York, 1992. SCHILLING, Theodor. Internationaler Menschenrechtsschutz. Tbingen: Mohr Siebeck, 2004. STEINER, Henry J., ALSTON, Philip e GOODMAN, Ryan. International Human Rights in Context. Law, Politics, Morals. 3. ed, Oxford University Press: New York et al., 2008. SULLIVAN, Donna J. Womens Human Rights and the 1993 World Conference on Human Rights. American Journal of International Law, vol. 88, n. 1, 1994, p. 152-167. TOMUSCHAT, Christian. Human Rights. Between Idealism and Realism. 2. ed., Oxford et al.: Oxford University Press, 2008. VSQUEZ, Patsil Toledo. Tipificacin Del Femicidio: Otra Hacia El Abandono De La Neutralidade de Gnero Em El Derecho Penal Frente A La Violncia Contra Las Mujeres. Gnero & Direito, vol. 1, 2010. WOLLSTONECRAFT, Mary. Vindication of the Rights of Women. Source Book Press 1971. WLTE, Sonja. Die Internationalen Menschenrechte von Frauen. Ein berblick ber die wichtigsten internationalen Konventionen und Instrumente ihrer Umsetzung, August 2000, p. 9. Disponvel em: http://www.gtz.de/de/dokumente/de-internationale-menschenrechte-frauen2003.pdf . Acesso em 20.09.2010. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Unsafe Abortion: Global and Regional Estimates of Incidence of and Mortality due to unsafe Abortion with a Listing of Available Country Data, 3.ed., Geneva, 1997. ZAMPAS, Christina e GHER, Jaime M. Abortion as a Human Right International and Regional Standards. Human Rights Law Review, vol. 8, n. 2, 2008, pp. 249-294.

33

Vous aimerez peut-être aussi