Vous êtes sur la page 1sur 13

ALGUNS APORTES PARA OS LIMITES DE UMA ARQUIVOLOGIA CONTEMPORNEA 1 Thiago de Oliveira Vieira Mestrando no Programa de Ps-Graduao em Gesto de Documentos

e Arquivos pela UNIRIO Arquivista do Arquivo Nacional E-mail: thiagovieira@globo.com


Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar alguns limites para o que se denomina arquivologia contempornea ou arquivstica contempornea. Por meio da literatura arquivstica so abordados certos marcos da arquivologia: o surgimento das instituies arquivsticas, a origem da arquivologia, o conceito de gesto de documentos, a arquivologia ps-moderna e o ensino e pesquisa na rea. Esses marcos balizam as escolhas para a delimitao temporal e o que se compreende por arquivologia contempornea. Palavras-chave: Arquivologia Contempornea. Arquivstica Contempornea. Arquivologia Ps-moderna. Ensino e Pesquisa em Arquivologia.

1 INTRODUO A expresso arquivologia contempornea ou arquivstica contempornea tem sido, nos ltimos anos, muito utilizada. Observa-se que inmeros trabalhos acadmicos se utilizam deste termo para abordar os mais diversos temas relacionados rea. Para Cruz Mundet, arquivstica a "ciencia emergente cuyo objeto son los documentos y los archivos, cuya finalidad es
1

Este artigo uma reviso do trabalho final da disciplina Perspectivas da Arquivologia Contempornea, do Programa de Ps-Graduao em Gesto de Documentos e Arquivos da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). A arquivologia contempornea uma categoria de anlise da pesquisa Os documentos especiais luz da arquivologia contempornea: uma anlise a partir das instituies arquivsticas pblicas da cidade do Rio de Janeiro, em desenvolvimento no referido programa de ps-graduao.

GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

45

almacenar informacin y hacerla recuperable para su uso, y cuyo mtodo se articula en torno a las normas archivsticas" (CRUZ MUNDET, 2011, p. 77 apud CRUZ MUNDET, 2012, p. 83).
Es ciencia por cuanto posee un objeto, los archivos en su doble consideracin: los fondos documentales y su entorno; posee, adems, un mtodo, compuesto por un conjunto de principios tericos y procedimentos prcticos, cuya evolucin constante la perfilan con mayor nitidez dia a dia. Y tiene un fin: hacer recuperable para su uso la informacin contenida en los documentos y los documentos mismos. (CRUZ MUNDET, 2011, p. 77 apud CRUZ MUNDET, 2012, p. 83)

A palavra contemporneo vem do latim "contempornus" (CUNHA, 1999), tem como significado: "1 que ou o que viveu ou existiu na mesma poca [...], 2 que ou o que do tempo atual [...] (HOUAISS e VILLAR, 2009, p. 534). A expresso "arquivologia contempornea" formada por um substantivo (arquivologia) e um adjetivo (contemporneo). O adjetivo indica um atributo/qualidade ao substantivo. Portanto, conforme a acepo dois de Houaiss e Villar, a arquivologia contempornea a arquivologia do tempo atual. O surgimento do termo arquivologia contempornea levanos a algumas indagaes: o que a arquivologia contempornea? Quais os seus limites temporais? Estamos diante de uma nova arquivologia? Para tentar responder a essas perguntas, sero analisados alguns marcos da trajetria da arquivologia, de seu surgimento at a produo de conhecimento arquivstico. 2 MARCOS TERICOS A necessidade de preservar os documentos produzidos pelo Estado fez com que se criasse no mbito da Revoluo Francesa, em 1789, o Arquivo Nacional da Frana, rgo estatal responsvel pela guarda dos documentos produzidos pela
GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

46

administrao pblica francesa, em seus diferentes nveis. Para Fonseca (2005, p. 40) o modelo de instituio arquivstica criado a partir da Revoluo Francesa tinha como caractersticas: a criao de uma administrao orgnica, responsvel por uma cadeia de departamentos pblicos produtores de documentos, o reconhecimento por parte do Estado de sua responsabilidade com a preservao dos documentos por ele produzidos e o direito aos cidados de acesso aos arquivos. Esse modelo de instituio arquivstica foi reproduzido por diversos pases, resguardando suas especificidades.
A histria das instituies arquivsticas pblicas pressupe reconhecermos a emergncia de um tipo de organizao que rompe com os tesouros do prncipe e do papa medievais ou o gabinete de curiosidades do homem culto renascentista. Tais instituies nascem associadas interveno do Estado nacional e a necessidade de construo de uma memria nacional que desse suporte nacionalidade como componente ideolgico do Estado burgus nascente. (JARDIM, 2012b, p. 398-399)

Portanto, do surgimento das instituies arquivsticas at meados do sculo XX, pode-se perceber as instituies arquivsticas como rgos voltados exclusivamente para a guarda dos documentos de "valor histrico". Esse modelo de instituio arquivstica histrica altera-se a partir da segunda metade do sculo XX, com o surgimento do conceito de gesto de documentos. Segundo Silva et al. (2009, p. 45) a origem dos arquivos d-se, pois, naturalmente, desde que a escrita comeou a estar ao servio da sociedade humana. Poder-se- definir como um fenmeno espontneo". Se a origem dos arquivos se d por meio da necessidade do homem em registrar e comunicar as informaes resultantes de seus atos, como surgiu a arquivologia? a partir da prtica emprica nos arquivos, sobretudo pblicos, que a arquivologia se desenvolve.
GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

47

Os arquivos foram tradicionalmente concebidos pelo Estado, para servi-lo, como parte da sua estrutura hierrquica e organizao cultural. No deve surpreender que a Arquivologia tivesse encontrado sua legitimidade inicial em teorias e modelos estatais e no estudo das caractersticas e propriedades de velhos documentos estatais. (COOK, 2012, p. 140)

Para diversos autores 2, o marco do surgimento da arquivologia a publicao do Manual de Arranjo e Descrio de Arquivos 3, no ano de 1898, pela Associao dos Arquivistas Holandeses.
Se a publicao do Manual de arranjo e descrio de arquivos ou Manual dos Holandeses por Muller, Feith e Fruin, em 1898, um marco fundador da Arquivologia, a sua configurao como rea est fortemente ligada inveno dos arquivos pblicos como instituio, a partir da Revoluo Francesa e a um conjunto de prticas na organizao dos arquivos do Estado moderno. (JARDIM, 2012a, p. 137)

Aps a Segunda Guerra Mundial, o aumento no volume da produo de documentos e o surgimento de grandes massas documentais acumuladas, levam necessidade de racionalizar a produo de documentos, com objetivo de controlar o volume das massas documentais acumuladas. nesse contexto que ocorre o surgimento do conceito de gesto de documentos, que tem por finalidade promover a eficincia e eficcia na produo, uso e destinao final dos documentos. Como marcos do processo do surgimento do conceito de gesto de documentos, destacam-se nos Estados Unidos:
Fonseca (2005, p. 32) destaca diversos autores que consideram o Manual dos Arquivistas Holandeses um marco inaugural da disciplina arquivstica. O Manual dos Holandeses consiste no estabelecimento de 100 regras para o arranjo e descrio de arquivos. GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.
3 2

48

I. II.

III.

A promulgao, em 1950, do Federal Records Act, que determina s agncias federais americanas a possurem um programa de gesto de documentos. Em 1975 publicado o Federal Records Management Act, que exige o estabelecimento de normas e procedimentos para assegurar a eficincia e eficcia da gesto de documentos no governo federal dos Estados Unidos. O Amendements on Federal Records Management Act, no ano de 1976, determina s agncias federais americanas a prestao de contas de seus programas de gesto de documentos ao Arquivo Nacional americano (INDOLFO, 2007, p. 33).

A partir do surgimento do conceito de gesto de documentos e da responsabilidade da aplicao de seus preceitos pelas instituies arquivsticas, observa-se uma transformao do modelo "histrico" de instituies arquivsticas para um modelo que contemple todo o ciclo vital dos documentos produzidos pela administrao pblica. As instituies arquivsticas passam a ter um papel mais ativo nas administraes pblicas.
Aps a II Guerra Mundial, sob um processo de crescente produo documental, modifica-se a concepo de instituio arquivstica, ampliandose seu espectro e funes, luz dos preceitos da gesto de documentos. As instituies arquivsticas so obrigadas reformulao de suas estruturas e redefinio de seu papel. A partir de ento, tendese a considerar instituio arquivstica como o rgo responsvel pela gesto, recolhimento, preservao e acesso dos documentos gerados pela administrao pblica, nos seus diferentes nveis de organizao. (JARDIM, 2012b, p. 399-400)

Desde o final do sculo XIX at a dcada de 1980, do sculo XX, a prtica emprica foi fundamentalmente a base do conhecimento arquivstico, predominava uma forte tradio manualstica da rea. Esse cenrio comea a se alterar a partir do desenvolvimento e difuso das tecnologias de informao e
GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

49

comunicao, durante o final sculo XX, o que levou os arquivistas a repensarem a arquivologia: seus objetos, mtodos, teorias e conceitos. nesse perodo que surge a arquivologia psmoderna.
Por cuanto, el desarrollo de las tecnologias de la informacin revoluciona la ciencia archivstica de modo tal que se manifesta un autntico cambio paradigmtico en este nuevo milenio. La aparicin de soportes electrnicos, la utilizacin de micro-computadoras y la creacin de redes Intranet e Internet llevan al archivero a rever los principios y los procedimentos hasta ahora utilizados en funcin de las nuevas posibilidades y nuevas obligaciones que promueve la incorporacin de la informacin electrnica. (SZLEJCHER, 2011, p. 21)

Utilizando as teorias de Thomas Khun 4 em A estrutura das revolues cientficas, alguns autores afirmam que o surgimento da arquivologia ps-moderna significa uma mudana paradigmtica na rea. Fonseca cita Thomassen para afirmar que "o novo paradigma da arquivologia mais do que a passagem dos documentos em papel para os documentos eletrnicos a passagem para uma arquivologia ps-custdia, ou arquivologia ps-moderna" (THOMASSEN, 1999 apud FONSECA, 2005, p. 59).
No corao do novo paradigma est a mudana que faz com que os documentos arquivsticos deixem de ser vistos como objetos fsicos estticos e passem a ser entendidos como conceitos virtuais dinmicos; uma mudana na viso dos documentos Para Khun (2011, p. 116), paradigma "aquilo que os membros de uma comunidade partilham, e, inversamente, uma comunidade cientfica consiste em homens que partilham um paradigma". "A transio de um paradigma em crise para um novo, do qual pode surgir uma nova tradio de cincia normal, est longe de ser um processo cumulativo obtido atravs de uma articulao do velho paradigma." (KHUN, 2011, p. 221) GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.
4

50

arquivsticos como produto passivo da atividade humana ou administrativa para serem considerados como agentes ativos na formao da memria humana e organizacional; [...] Para os arquivistas, a mudana de paradigma requer deixar de identificar a si mesmos como guardies passivos de um legado herdado, para celebrar o seu papel na formao ativa da memria coletiva (ou social). (COOK, 2012. p. 125)

A arquivologia ps-moderna tem origem no Canad, na dcada de 1990. O canadense Terry Cook considerado o criador do pensamento ps-moderno na arquivologia.
O ps-moderno desconfia e se rebela contra o moderno. A noo de verdade universal ou conhecimento objetivo baseada nos princpios do racionalismo cientfico do Iluminismo, ou no emprego do mtodo cientfico ou da anlise textual clssica, descartada como quimera. (COOK, 2012, p. 128)

O pensamento ps-moderno repensa a disciplina arquivstica, seus conceitos e tcnicas, e a prpria atuao do arquivista. A partir do pensamento ps-moderno, Cook (2012, p. 144) prope novas formulaes para o que ele chama de velhos conceitos: Quadro 1: Novas formulaes da arquivologia ps-moderna. Conceitos Documento arquivstico Arquivos (instituies) Princpio da provenincia Arquivologia clssica DE Objeto fsico e passivo Lugares fsicos Fsico Estrutura e lugar Arquivologia psmoderna PARA Objeto virtual e ativo Virtuais; nolugares Virtual Funo e atividade 51

GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

Princpio da ordem original

Respeito ou reconstituio da ordem interna do fundo Ordem fsica esttica organicamente acumulada; de um para um Entidades e grupos de documentos fsicos Conservao e restaurao de objetos fsicos Fsico Documento; microavaliao

Fundo de arquivo

Armazenamento virtual aleatrio; diferentes ordens para diferentes usurios Realidade virtual; produtor mltiplo e dinmico; autoria mltipla focada na funo/atividade; de muitos para muitos Contexto e interrelacionamentos Preservao de objetos virtuais Virtual Funo e atividade; macroavaliao

Arranjo e descrio Preservao Avaliao

Fonte: elaborao prpria, baseada em COOK (2012).

Para Cook (2012, p. 32), a arquivologia ps-moderna processo ao invs de produto, contexto no lugar do texto e dinmico em vez de esttico. Na arquivologia ps-moderna no h absolutos universais. Como dito anteriormente, a arquivologia nasce por meio da prtica emprica nos arquivos pblicos e durante muito tempo teve uma forte tradio manualstica. Esse quadro altera-se aps a dcada de 1990.
La situacin de la archivstica ha cambiado de manera favorable en las ltimas dcadas, poca en la que su corpus cientfico ha conocido un notable impulso. Este crecimiento ha venido en gran medida propiciado por su incorporacin al catlogo de ttulos acadmicos ofertados por las universidades en el campo de las Ciencias de la GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

52

Informacin y la Documentacin y por el consiguiente abandono del mbito protector de las Ciencias Histricas. (OLIVEIRA et al., 2012, p. 34)

O deslocamento nas ltimas dcadas da produo de conhecimento arquivstico, das instituies arquivsticas para as universidades, permitiu o desenvolvimento de mais pesquisas na rea, consolidando o papel do ensino e pesquisa nas universidades. Para Oddo Bucci, h uma distino entre arquivologia e conhecimento arquivstico.
Conhecimento arquivstico a forma articulada da prtica diria por vrios momentos, lugares, usos, mdias e valores de arquivos, enquanto que Arquivologia a construo sistemtica e conceitual do conhecimento arquivstico em integridade disciplinar. [...] ao realizar essa tarefa de elaborao terica, a Arquivologia trabalha para canalizar, estruturar, organizar sistematicamente e estabelecer ordem no conhecimento arquivstico. Este ltimo abre o caminho para a Arquivologia, mas ainda no a tem nele. Os termos no esto, no entanto, destinados a permanecer separados sem nunca se encontrar. Existe entre ambas uma relao dialtica. necessrio que o conhecimento arquivstico se transforme por si mesmo em Arquivologia, assim como necessrio que a Arquivologia elabore conhecimento arquivstico dentro de si. (BUCCI, 2000, apud COOK, 2012, p. 132-133)

Uma pesquisa de Oliveira et al. (2012) sobre investigao arquivstica, por meio das teses produzidas no perodo de 20002010, nos seguintes pases: Brasil, Espanha, Canad e Austrlia, apontou: das 94 teses produzidas nesse perodo e que atendiam aos critrios da pesquisa, 35% foram produzidas na Espanha, 34% foram produzidas no Brasil, 17% foram produzidas no Canad e 14% foram produzidas na Austrlia.
GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

53

Essa pesquisa aponta uma internacionalizao na produo de conhecimento arquivstico nos ltimos 10 anos. Alm disso, percebe-se uma descentralizao dessa produo de conhecimento arquivstico em pases com realidades distintas.
La investigacin archivstica ha experimentado una evolucin positiva en la ltima dcada, tanto en lo que se refiere a la cantidad de trabajos como a la calidad. El anlisis bibliomtrico, cuyo uso se apoya en el importante papel que desempean las tesis en la creacin de conocimiento, ha sealado un crecimiento en lo que a produccin cientfica se refiere. [...] La evolucin ha sido grande y productiva, no obstante queda mucho por mejorar. El anlisis de los resultados obtenidos sirve para contextualizar la situacin mundial y la de cada uno de los pases y para detectar los dficits existentes y, con ello, contribuir al progresso de nuevas actuaciones para subsanarlos. (OLIVEIRA et al., 2012, p. 62)

Procurou-se, a partir de determinados marcos que revelam a trajetria da arquivologia, subsdios para sugerir alguns limites que apontam o que essa arquivologia do tempo atual, ou seja, a arquivologia contempornea. 3 CONSIDERAES FINAIS Entende-se que a arquivologia contempornea comea a se delinear a partir da dcada de 1990, do sculo XX, com o surgimento da arquivologia ps-moderna, o desenvolvimento das tecnologias de informao e comunicao e o aumento na produo de conhecimento arquivstico, fruto do desenvolvimento do ensino e pesquisa na rea. Embora o pensamento ps-moderno ainda no seja hegemnico na rea, suas ideias permitem um processo de mudana ao repensar os velhos conceitos da arquivologia clssica, produto da prtica emprica nos arquivos de Estado. Alm do ps-modernismo, as tecnologias de comunicao
GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

54

e informao tambm tm desafiado os arquivistas a reformularem os principais preceitos da arquivologia. As tecnologias de informao e comunicao tm contribudo para uma mudana paradigmtica na rea. O aumento na produo de pesquisas revela a emergncia na produo de conhecimento arquivstico. No faltam temas para pesquisa na rea, as tecnologias de informao impem uma agenda de pesquisa duradoura. Novos espaos de pesquisa em arquivologia devem emergir, tanto em universidades quanto em instituies arquivsticas. Estamos diante de uma nova arquivologia? Acredita-se que no. Pelo contrrio, ao rever as bases da arquivologia clssica seus objetos, mtodos, teorias e conceitos se est fortalecendo a arquivologia enquanto campo de conhecimento cientfico. REFERNCIAS COOK, Terry. Arquivologia e ps-modernismo: novas formulaes para velhos conceitos. Informao arquivstica, Rio de Janeiro: Associao dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, jul./dez. 2012, p. 123-148. CRUZ MUNDET, Jos Ramn. Archivstica: gestin de documentos y administracin de archivos. Madrid: Alianza Editorial, 2012. CUNHA, Antnio Geraldo da. Dicionrio etimolgico Nova Fronteira da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. FONSECA, Maria Odila. Arquivologia e cincia da informao. Rio de Janeiro: Fundao Getlio Vargas, 2005. HOUAISS, Antnio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionrio Houaiss da lngua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009, 1.986 p.
GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

55

INDOLFO, Ana Celeste. Gesto de documentos: uma renovao epistemolgica no universo da arquivologia. Arquivstica.net, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 26-60, jul/dez. 2007. JARDIM, Jos Maria. A pesquisa em arquivologia: um cenrio em construo. In: VALENTIM, Marta Lgia Pomim (Org.). Estudos avanados em arquivologia. Marlia: Oficina Universitria; So Paulo: Cultura Acadmica, 2012a, p. 135-154. JARDIM, Jos Maria. Em torno de uma poltica nacional de arquivos: os arquivos estaduais brasileiros na ordem democrtica (1988-2011). In: MARIZ, Anna Carla Almeida; JARDIM, Jos Maria; SILVA, Srgio Conde de Albite (Orgs.). Novas dimenses da pesquisa e do ensino em arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Mbile: Associao dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, 2012b, p. 397-415. KUHN, Thomas S. A estrutura das revolues cientficas. So Paulo: Perspectiva, 2011. OLIVEIRA, Lus Hernndez et al. La construccin de la archivstica: una aproximacin a la investigacin cientfica atravs de las tesis doctorales. In: MARIZ, Anna Carla Almeida; JARDIM, Jos Maria; SILVA, Srgio Conde de Albite (Orgs.). Novas dimenses da pesquisa e do ensino em arquivologia no Brasil. Rio de Janeiro: Mbile: Associao dos Arquivistas do Estado do Rio de Janeiro, 2012, p. 34-65. SILVA, Armando Malheiro et al. Arquivstica: teoria e prtica de uma cincia da informao. Porto: Afrontamento, 2009. SZLEJCHER, Ana. Investigacin y formacin archivstica: los nuevos desafos. In: MARQUES, Angelica Alves da Cunha; RONCAGLIO, Cynthia; RODRIGUES, Georgete Medleg (Orgs.). A formao e a pesquisa em arquivologia nas universidades pblicas brasileiras. Braslia: Thesaurus, 2011, p. 17-52.

GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

56

CONTRIBUTION TO SET BOUNDARIES ON CONTEMPORARY ARCHIVAL SCIENCE Abstract: This article aims to set some boundaries on the so-called contemporary archival science or contemporary archivistics. By means of literature review, some of the milestones in archival science will be approached: the creation of archival institutions, the origin of archival science, the concept of records management, post-modern archival science, and research and education within the scope of archival science. Those milestones guide time-setting choices and what is understood as contemporary archival science. Keywords: Contemporary Archival Science. Contemporary Archivistics. Postmodern Archival Science. Education and Research on Archival Science.

Originais recebidos em: 01/05/2013 Aceito para publicao em: 01/06/2013 Publicado em: 28/06/2013

GORA, ISSN 0103-3557, Florianpolis, v. 23, n. 46, p. 45-57, 2013.

57

Vous aimerez peut-être aussi