Vous êtes sur la page 1sur 3

TEXTO ORADOR CERIMNIA DO JALECO

No sei... No sei se a vida curta ou longa demais para ns. Mas sei que nada do que vivemos teria sentido se no tocssemos o corao das pessoas. Muitas vezes basta ser: Colo que acolhe, Palavra que conforta, Silncio que respeita, Alegria que contagia, Lgrima que corre, Olhar que acaricia, Amor que promove, E isso no coisa de outro mundo. o que d sentido vida. o que faz com ela no seja nem curta nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura... enquanto durar.... (CORA CORALINA) Um texto de Cora Coralina que certamente inspirar nossa formao mdica.

Bom, agora dando incio propriamente ao discurso. BOA TARDE a todos. um honra imensurvel ser oradora da 18 turma de Medicina da UFC campus Sobral. Inicialmente, poderamos abrir esse discurso parafraseando Raul Seixas em sua clebre frase que muito bem exprime a conquista a qual festejamos na presente solenidade. Veja! No diga que a cano Est perdida Tenha f em Deus Tenha f na vida Tente outra vez!... Queira! Basta ser sincero E desejar profundo Voc ser capaz De sacudir o mundo Vai! Tente outra vez! Quando escolhemos Medicina, j sabamos que a estrada seria longa e, em muitos momentos, rdua, todavia, o olhar fixo no objetivo nos fez esquecer aquelas manchas escuras que nos tolhiam, chamadas obstculos. O sonho de Ser Mdico nos revigorava a cada derrota, a cada desnimo e a cada tenta outro curso proferido por pessoa incapazes de sondarem-nos o corao e de entenderem que dentro dele havia uma pequena vela na qual ardia e fulgurava um desejo intenso: MEDICINA. Mas hoje estamos aqui e no temos dvidas em dizer que TUDO valeu a pena. E que se preciso fosse, encararamos todas as dificuldades passadas quantas vezes fossem precisas. Afinal, conquistamos nosso alvo maior.

Estamos todos eufricos, entusiasmados e tomados por um esprito de vitria. Entretanto, ao mesmo tempo, estamos conscientes dos desafios que acompanharo nossa caminhada, cujos princpios devem ser humildade, companheirismo e o respeito Universidade, aos professores e vida humana. Neste momento, ntido o brilho nos olhos de cada um aqui presente. Calouros, pais, familiares, amigos, namorados, namoradas... Toda essa euforia que hora extravasa por nossos olhos fruto de dedicao prpria, inegavelmente. Contudo, importante citarmos as pessoas que foram peas-chaves para essa conquista. Aos nossos familiares, pais e mes fundamentalmente, o nosso mais sincero agradecimento. A vocs, a nossa plena gratido por nos ensinarem o quo distante o livros poderiam nos levar e dessa forma lograr a realizao desse sonho de vida. A vossas palavras foram refrigrios para alma nos momentos mais difceis, propiciando-nos a certeza de que o presente momento existiria. Alm disso, o exemplo moral e tico no transmitiu que o cerne da Medicina encontra-se no regozijo em acolher o prximo. Afinal, a educao e a arte do Amor que vocs praticaram com excelncia nos fizeram entender que o verdadeiro mdico traz consigo no a cura para as patologias, mas o desejo incessante de ajudar e amar o prximo. E, por fim, e no menos importante, agradecemos a Deus por nos presentear com o dom da vida e ser a gua viva e o fogo de esperana que nos deu fora e determinao para chegarmos aqui. Muito Obrigada!

Vous aimerez peut-être aussi