Vous êtes sur la page 1sur 25

Educao

em Sade VOL. 62

Uso de Insulina
Orientaes para pacientes e familiares

Orientaes para pacientes e familiares


Reviso tcnica:

Uso de Insulina

Angela Jacob Reichelt Sandra

Mdica Contratada do Servio de Endocrinologia do Hospital de Clnicas de Porto Alegre.

Pinho Silveiro - Professora do Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Suzana Fiore Scain Enfermeira do Servio de Enfermagem em Sade Pblica do Hospital de Clnicas de Porto Alegre.

Maria Luiza Soares Schmidt -

Enfermeira Obstetra do Servio de Enfermagem em Sade Pblica do Hospital de Clnicas de Porto Alegre.

Ivana Linhares Colisse Kern - Enfermeira do


Servio de Enfermagem em Sade Pblica do Hospital de Clnicas de Porto Alegre.

Sumrio
APRESENTAO 1. Diabetes Mellitus 2. Insulina 2.1. Tipos e tempos de ao das insulinas 2.2. Conservao e transporte da insulina 3. Modo de preparo da seringa e aplicao da insulina 3.1. Material necessrio para aplicar a insulina 3.2. Tcnica de aplicao 3.3. Locais de aplicao 3.4. Dicas importantes 3.5. Descarte do material 4. Hipoglicemia 4.1. O que fazer para tratar a hipoglicemia 5. Situaes decorrentes da aplicao de insulina ANOTAES CARTO DE IDENTIFICAO FICHA DE ANOTAO DA GLICEMIA CAPILAR REFERNCIAS CONSULTADAS 5 7 8 8 8 11 11 12 15 16 17 18 18 20 22 23 25 27

Apresentao
Prezado paciente, Este manual foi elaborado para auxiliar em seu tratamento. O objetivo orient-lo sobre o uso da insulina para o controle do diabetes. As pessoas que ajudam em seu tratamento tambm podem se informar com o guia.

1. Diabetes mellitus
O diabetes mellitus uma doena crnica na qual os nveis de glicose (acar) no sangue esto elevados, por problemas na produo ou no funcionamento da insulina. A insulina um hormnio produzido por uma glndula chamada pncreas, que se localiza no abdmen, prximo ao estmago. A funo da insulina auxiliar a passagem da glicose do sangue para as clulas. Quando o pncreas no produz insulina suficiente, ocorre o diabetes, que precisa ser tratado com dieta, exerccio fsico e medicamentos orais ou injetveis. No diabetes mellitus tipo 1, que surge geralmente em crianas e em adultos jovens, o pncreas deixa de produzir a insulina, que deve ser imediatamente substituda pelo tratamento com insulina exgena (de fora do corpo). No diabetes mellitus tipo 2, que geralmente aparece em pessoas acima de 40 anos, existe alguma produo de insulina, que insuficiente ou no funciona como deveria. O tratamento inicia, em geral, com o uso de comprimidos. Quando esses no controlam mais o diabetes, pode ser necessrio o uso da insulina. Mulheres com diabetes que engravidam ou que desenvolvem diabetes na gestao devem fazer dieta para controlar os nveis de glicose. Se a dieta no for mais capaz de controlar a glicose, inicia-se o tratamento com insulina.

2. Insulina
Existem vrios tipos de insulina e elas variam quanto ao tipo e ao tempo de ao em nosso corpo.
2.1. Tipos e tempos de ao das insulinas

No quadro abaixo voc pode encontrar os tipos de insulina mais conhecidos no Brasil. Seu mdico vai indicar qual o mais adequado para voc.
Tipo de insulina NPH/ Lenta Regular Tipo de anlogo Glargina (Lantus) Detemir Aspecto Leitosa Ao Intermediria
(tempo para comear a funcionar)

Incio

(fora mxima)

Pico

(tempo que fica funcionando)

Durao

2 a 4 horas Incio

4 a 10 horas 2 a 3 horas
(fora mxima)

10 a 18 horas 5 a 8 horas
(tempo que fica funcionando)

Transparente Curta (rpida) 30 a 60 minutos Aspecto Transparente Transparente Ao Longa Longa Ultrarpida Ultrarpida Ultrarpida
(tempo para comear a funcionar)

Pico

Durao

2 a 4 horas 1 a 2 horas 5-15 minutos 5-15 minutos 5-15 minutos

sem picos 6 a 8 horas 30 a 120 minutos 30 a 120 minutos 30 a 120 minutos

20 a 24 horas 12 a 22 horas (depende da dose) 3 a 5 horas 3 a 5 horas 3 a 5 horas

Lispro (Humalog) Transparente Asparte (Novo Rapid) Transparente Glulisina Transparente

Adaptado de: Sociedade Brasileira de Diabetes, 2011. Reviso sobre anlogos de insulina.

2.2. Conservao e transporte da insulina

A insulina sensvel luz, a temperaturas muito altas (mais de 30 graus) ou muito baixas (abaixo de 2 graus) e agitao do frasco, e pode ter seu efeito alterado se for exposta a uma
8

dessas situaes. O ideal guardar os frascos que no esto em uso na geladeira, dentro de um recipiente plstico tampado, longe do congelador. Se ela for congelada, no poder ser reaproveitada. O frasco que est em uso pode ser mantido em temperatura ambiente, observando-se os cuidados citados, e desde que o tempo de uso no ultrapasse um ms. Para transportar a insulina, voc pode coloc-la em um recipiente de isopor - sem gelo, somente para que fique fresquinha -; ou em uma garrafa trmica pequena como as usadas para crianas; ou em recipiente trmico tipo estojo. Quando chegar ao seu destino, coloque-a imediatamente na geladeira. A insulina medida em unidades (U) e existem seringas especiais para aplic-la. No Brasil, as seringas disponveis no mercado so de 30, 50 e 100 unidades. Nas de 30 e 50 unidades, cada trao da seringa (risquinho) vale uma unidade. Nas de 100 unidades, cada trao vale duas unidades.
9

A agulha de insulina mais curta e mais fina do que as agulhas usadas para outras injees. Isto faz com que o lquido fique no tecido subcutneo (a gordura abaixo da pele), antes do msculo. Neste local ela vai sendo liberada lentamente para o sangue. A seringa e a agulha podero ser reaproveitadas, mas no devem ser lavadas, fervidas ou desinfetadas com lcool. O importante proteger a agulha, colocando a tampa logo depois do uso. ATENO! Troque a seringa ou a agulha quando: a agulha estiver rombuda (causando dor na hora da aplicao); os traos (risquinhos) da seringa estiverem apagados; a agulha for contaminada (se voc tocou nela ou tocou com ela em algum lugar). Tambm esto disponveis no mercado as canetas especiais para aplicao de insulina. Elas podem ser adquiridas em farmcias especializadas em diabetes, mas importante a orientao de um profissional. As canetas podem ser encontradas, tambm, com misturas de insulinas com tempos de ao diferentes, por exemplo, associaes de insulina de ao rpida com insulina de ao intermediria. Seu mdico vai orientar sobre o uso dessas insulinas, quando for indicado. Uma terceira maneira de administrar a insulina por meio de
10

bombas de infuso contnua. So pequenos aparelhos, colocados geralmente na barriga, e que possibilitam a injeo contnua da insulina. Esses aparelhos so usados em situaes de descompensao aguda do diabetes e em ocasies em que necessria a manuteno da glicose em faixas muito estreitas de controle, como na gravidez.

3. Modo de preparar a aplicao da insulina


3.1. Material necessrio para aplicar a insulina

seringa e agulha de insulina; algodo; lcool; insulina receita prescrita pelo mdico O frasco de insulina deve ser retirado da geladeira 15 minutos antes de aplic-la (se estiver gelada, ela pode deixar o local dolorido e endurecido).
11

3.2. Tcnica de aplicao

1. Lave bem as mos com gua e sabo.

2. Misture bem a soluo de insulina (NPH) com movimentos lentos, rolando o frasco entre a palma das mos, at o lquido ficar leitoso e homogneo (todo igual). O frasco no deve ser agitado ou sacudido. Se utilizadas insulinas transparentes, esse cuidado no necessrio.

3. Limpe a tampa de borracha do frasco com algodo embebido em lcool num nico sentido, passando somente uma vez cada lado do algodo.

4. Aspire, na seringa, a quantidade de ar igual dose de insulina prescrita, mantendo a agulha tampada.

12

5. Deixe o frasco na mesa e introduza a agulha atravs da tampa de borracha. Injete o ar que estava na seringa para dentro do frasco com um movimento firme.

6. Vire o frasco e aspire a dose de insulina prescrita, lentamente. Verifique se h bolhas de ar: se houver, injete a insulina de volta para o frasco e aspire a dose novamente.

7. Faa a limpeza da pele no local escolhido para aplicao com algodo embebido em lcool, em sentido nico.

8. Segure o local onde ser aplicada a insulina, formando uma prega com os dedos (figura 9), e introduza a agulha em ngulo reto (figura 10). Segure a seringa como se fosse uma caneta, para maior firmeza.
13

9. Observe a forma correta de segurar a pele (Adaptado de Hansen B et al, 2007).

10. O ngulo de aplicao da agulha deve ser de 90 graus (ngulo reto em relao pele). A injeo deve ser feita no subcutneo, que a camada de gordura embaixo da pele (Adaptado de Hansen B et al, 2007).

11. Injete a insulina suavemente e, ao retirar a agulha, faa uma leve compresso com algodo no local da aplicao (pode contar at dez). No massageie a rea. A massagem poder aumentar a circulao de sangue, o que far com que a insulina possa funcionar de forma inadequada. Tampe a agulha imediatamente para evitar contaminao.
14

3.3. Locais de aplicao

Os locais mais adequados para aplicao de insulina esto mostrados na figura abaixo: 1 - Abdmen 2 - Braos 3 - Ndegas 4 - Coxas

Deve-se fazer o rodzio (mudana) dos locais de aplicao, para que eles no fiquem endurecidos, o que pode prejudicar a ao da insulina.
15

Alm do local, troque tambm os pontos (demonstrados pelos quadradinhos da figura). O ideal que se demore de 20 a 30 dias para voltar a aplicar no mesmo ponto. Deve-se deixar uma distncia de mais ou menos 3 centmetros (2 dedos) entre um ponto e outro de aplicao. As gestantes podem aplicar a insulina nos mesmos locais, inclusive no abdmen, sem risco algum para ela ou para o beb.
3.4. Dicas importantes

1. Ao adquirir a insulina, observe se corresponde quela prescrita na receita, se o frasco est lacrado e se est no prazo de validade. 2. A insulina dever ser aplicada diariamente e no(s) horrio(s) prescrito(s). 3. Quando tiver que usar 2 tipos diferentes de insulina, por exemplo NPH + R (regular), NPH + lispro: aspire sempre a insulina R ou a lispro primeiro, e depois, a NPH. Aplique em seguida. 4. A insulina glargina (Lantus) no pode ser diluda e nem misturada com outra insulina. Ela tambm no pode ser aspirada em seringas que foram usadas para aspirar outras insulinas. 5. Quando voc tiver que coletar exame de sangue em jejum pela manh, v ao laboratrio sem comer nada, colha o exame e s depois aplique a insulina e faa a refeio. Essa atitude evita que voc tenha hipoglicemia (queda de acar no sangue - veja cuidados na pgina 18).
16

6. Quando viajar, leve sua insulina e o material necessrio para aplic-la em sua bagagem de mo, assim voc no corre o risco de extravi-la. 7. Leve sempre com voc um carto que indique que voc tem diabetes, explicando o que deve ser feito em caso de baixa de glicose no sangue. H um modelo de carto no final deste manual. 8. Se a equipe mdica indicar o controle mais intensivo, com medidas de glicemia capilar, voc pode anotar os resultados dos testes em uma ficha de controle. Um modelo est nas pginas 25 e 26. PARA UM MELHOR EFEITO DA INSULINA, VOC DEVE RESPEITAR OS TEMPOS DE INCIO DE AO:

se usar a insulina R, espere 30 minutos para comer; se usar insulina NPH no necessrio esperar para comer; se usar insulina lispro ou asparte, coma em seguida.
3.5. Descarte do material

Descarte as seringas e agulhas de acordo com as seguintes recomendaes: acondicione-as em garrafas PET, caixas de leite ou latas com tampa e, aps um perodo de acmulo, leve at o posto de sade de sua referncia.

17

Se as agulhas e seringas usadas forem descartadas em local inapropriado, podem causar danos s pessoas e aos animais. Nunca despreze esses materiais no lixo comum e mantenha longe do alcance de crianas.

4. Hipoglicemia
No tratamento com insulina pode ocorrer queda rpida e acentuada do nvel de glicose no sangue, a hipoglicemia. Nessa situao, o teste da glicemia capilar (teste da ponta do dedo) mostrar nvel de glicose no sangue abaixo de 70 mg/dl. Voc poder sentir: tonturas, tremores nas mos, zumbido no ouvido, dormncia ao redor da boca e na lngua, fome exagerada, nusea (nsia de vmito), sono e disparo no corao (acelerao). O seu comportamento pode ficar estranho e a fala, arrastada. Trate imediatamente, pois os sintomas podem piorar, causando desmaio e at coma.
4.1. O que fazer para tratar a hipoglicemia

Se possvel, primeiro faa o teste da glicemia capilar (teste da ponta de dedo), para conferir como est o acar no sangue. Se precisar, solicite o auxlio de algum.
18

1. Coma ou beba algo doce (15 g de carboidrato) Sugestes: 1 sach de glicose em gel (15 g); ou 1 copo (200 ml) suco de fruta natural (se estiver pronto) ou concentrado; ou 1 copo (200 ml) de refrigerante normal; ou 1 colher de sopa de mel, Karo ou acar; ou 3 balas que se dissolvam rapidamente, tipo mastigveis; ou 1 unidade mdia de banana. No utilize chocolate, bolacha recheada, waffer, sorvetes ou outros tipos de doces (exceto os descritos acima). 2. Verifique a glicemia 15 minutos depois do tratamento. Se o valor persistir inferior a 70 mg/dl, repita o tratamento descrito acima. 3. Faa um pequeno lanche para estabilizar a glicemia no sangue, 30 minutos depois do tratamento indicado acima. Sugestes: 1 copo de batida de fruta (200 ml); iogurte desnatado; 1 fruta; um copo de caf com leite (150 ml) e 1 fatia de po de centeio.
19

Lembre-se: voc deve sempre carregar algum alimento quando estiver na rua, para poder tratar uma situao de hipoglicemia. Utilize balas que se dissolvam rapidamente ou tabletes de acar. ATENO!
Os produtos dietticos no melhoram a hipoglicemia. Eles no devem ser utilizados para esse tratamento. Se voc no puder ser alimentado pela boca, dever ser levado a uma emergncia ou poder receber uma injeo de glucagon (aplicar com a mesma tcnica da insulina).

5. Situaes decorrentes da aplicao de insulina


1. Equimoses (manchas roxas): podem aparecer manchas roxas nos pontos de aplicao da insulina. Nas prximas aplicaes, deixe o local descansando e aplique em outras reas. A mancha desaparecer em alguns dias. 2. Reao local: vermelhido, inchao e coceira podem ocorrer nos locais de aplicao. Provavelmente estaro relacionados a alguma alterao no modo como voc aplicou a insulina. Observe e aplique em outro local. A tendncia que esta reao desaparea com o passar dos dias. Se as leses na pele aumentarem ou se espalharem pelo corpo, voc dever procurar seu mdico.
20

3. Hipertrofia (morrinhos abaixo da pele): podem aparecer pontos endurecidos e elevao da pele nos locais de aplicao da insulina, causados pela falta de rodzio destes locais. importante que voc saiba que estes caroos no doem, pelo contrrio, at parecem anestesiados (voc nem sente que aplicou a insulina). O problema disso que o aproveitamento da insulina pelo seu corpo fica alterado, e os nveis de glicose no ficam adequadamente controlados. 4. Atrofia (buracos na pele): podem aparecer afundamentos da pele nos locais de aplicao, causados por perda de gordura. Isto ocorre por uma reao insulina. Observe e aplique em outro local. A tendncia que esta alterao desaparea com o passar dos meses. Converse com seu enfermeiro ou mdico sobre isso.

Sites para consulta


SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes www.diabetes.org.br ADA - American Diabetes Association www.diabetes.org Servio de Endocrinologia do HCPA http://diabetesendocrinologia.org.br

21

Anotaes

22

Carto de identificao
Voc pode transformar esta pgina em seu carto de identificao. Recorte, dobre e leve sempre com voc.

23

Ficha de anotao da glicemia capilar


DATA Antes caf Antes do Antes do 22 horas da manh almoo jantar INSULINA

Identificao do Paciente: N de Registro:


25

Ficha de anotao da glicemia capilar


DATA Antes caf Antes do Antes do 22 horas da manh almoo jantar INSULINA

Identificao do Paciente: N de Registro:


26

Referncias consultadas
American Diabetes Association. Insulin administration. Diabetes Care 2004; 27 (suppl 1): S106-S109. Balduino Tschiedel, Marcia K. C. Puales, organizadores. Insulinas: insulinizando o paciente com diabetes. Itapevi, SP: AC Farmacutica, 2010. Frid A, Hirsch L, Gaspar R, Hicks D, Kreugel G, Liersch J, Letondeur C, Sauvanet JP, TubianaRuffi N, Strauss K. New injection recommendations for patients with diabetes. Diabetes & Metabolism 2010; 36: S3-S18. Frid A, Hirsch L, Gaspar R, Hicks D, Kreugel G, Liersch J, Letondeur C, Sauvanet JP, Tubiana-Ruffi N, Strauss K. The third injection technique workshop in Athens (TITAN). Diabetes & Metabolism 2010; 36: S3-S18. Hansen B, Kirketerp G, Ehlers G, Nordentoft E, Hansen S. G. Evidence-based clinical guidelines for injection of insulin for adults with diabetes mellitus. 2 ed. Danish Nurses Organization Layout: Danish Nurses Organization. Denmark. 2007, 67p. Owens DR, Bolli, GB. Beyond the era of NPH insulin long-acting insulin analogs: chemistry, comparative pharmacology, and clinical application. Diabetes Technology & Therapeutics, 2008; 10: 333 349. Sociedade Brasileira de Diabetes. Aplicao de insulina. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2009. 3. Ed. Itapevi, SP: A. Arajo Silva Farmacutica, 2009. pg 171-176. Sociedade Brasileira de Diabetes. Reviso sobre anlogos de insulina: indicaes e recomendaes para a disponibilizao pelos servios pblicos de sade. Posicionamento oficial SBD n. 01/2011. Fevereiro de 2011. Descarte de seringas e agulhas. Coordenao Geral de Vigilncia Sade da Secretaria Municipal de Sade de Porto Alegre. Weinert LS, Camargo EG, Silveiro SP. Tratamento Medicamentoso da Hiperglicemia no Diabetes Melito Tipo 2. Disponvel em http://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/17690/10707. Acesso em 31 de outubro de 2011.

27

Assessoria de Comunicao Social HCPA - novembro/11 - PGS062 - 274635

Rua Ramiro Barcelos, 2350 Largo Eduardo Z. Faraco Porto Alegre/RS 90035-903 Fone 51 3359 8000 Fax 51 3359 8001 www.hcpa.ufrgs.br

Vous aimerez peut-être aussi