Vous êtes sur la page 1sur 4

Plano de Investigao Programada LNEC 2005-2008

rea temtica lnec Projecto de investigao Investigador responsvel Processo n

Risco e segurana Avaliao do risco ssmico Maria Lusa Sousa 0305/11/16234

Objectivos Os sismos so encarados frequentemente como desastres naturais inevitveis. Todavia, deveriam ser considerados fenmenos naturais, cujos efeitos adversos podem ser minimizados caso se proceda a uma gesto efectiva do risco ssmico. O objectivo principal do presente estudo o de avaliar o risco ssmico em Portugal. semelhana do que acontece na maioria dos estudos de risco ssmico, possvel identificar trs objectivos operacionais que conduzem ao cumprimento do objectivo principal acima mencionado: i) a avaliao da perigosidade ssmica; ii) a inventariao dos elementos expostos ao risco ssmico, a sua georreferenciao e valorizao; iii) a classificao e caracterizao da vulnerabilidade ssmica destes elementos. A compreenso da influncia dos trs factores envolvidos (perigosidade, exposio e vulnerabilidade) sobre os nveis de risco ssmico de Portugal tambm necessria para fornecer uma base racional para a tomada de decises fundamentadas relativas segurana ssmica e para permitir integrar a referida avaliao do risco em processos de mbito mais alargado de gesto do risco ssmico. Principais desenvolvimentos Sendo a anlise do risco ssmico um tema de natureza interdisciplinar efectuou-se uma extensa pesquisa bibliogrfica sobre modelos de avaliao probabilstica da perigosidade ssmica e sua desagregao, de vulnerabilidade e fragilidade ssmicas de tipologias construtivas, de danos e de perdas econmicas e humanas. Efectuou-se a anlise probabilstica da perigosidade ssmica, e sua desagregao, para Portugal Continental, obtendo-se cenrios modais capazes de reproduzir os nveis de perigosidade que os condicionam. Os cenrios assim identificados (ver figura 1) foram utilizados na subsequente avaliao do risco ssmico e incerteza respectiva, em regies extensas de Portugal Continental.

91

figura 2 Distribuio geogrfica dos edifcios no estado de dano Dano total na ilha do Faial em consequncia de um cenrio semelhante ao do sismo de 1998

figura 1 Cenrios modais para a perigosidade ssmica por concelho

O inventrio dos elementos em risco foi realizado em termos dos quantitativos habitacionais e populacionais, adoptando cada freguesia de Portugal Continental como unidade de anlise elementar. Este levantamento foi efectuado com base na informao estatstica dos Censos 2001 tendo em considerao a distribuio geogrfica dos elementos expostos ao risco ssmico e os factores de vulnerabilidade ssmica possveis de apurar nestes recenseamentos. Analisou-se o panorama da construo existente em Portugal, caracterizando-se a evoluo das prticas construtivas ao longo do tempo, identificando os principais tipos de construo que subsistem e se praticam, descrevendo, de forma sumria, os respectivos sistemas estruturais, mencionando-se as suas principais vulnerabilidades face aco dos sismos (entendidas como as deficincias do seu desempenho ssmico), tipificando as solues construtivas mais correntes e enquadrando-as nas tipologias identificadas nos Censos 2001. Por sua vez, a caracterizao da vulnerabilidade ssmica dos edifcios foi condicionada pelos mtodos adoptados para a avaliao de danos. Para analisar o impacto de cenrios de risco ssmico em diversas regies de Portugal Continental e no Arquiplago dos Aores procedeu-se actualizao e aferio de um pacote de rotinas para simulao de cenrios ssmicos, integrada num Sistema de Informao Geogrfico. Designou-se este pacote de Simulador de Cenrios Ssmicos ou simplesmente de Simulador. Efectuaram-se simulaes de cenrios ssmicos, para aces semelhantes de eventos que, no passado, afectaram Portugal Continental e o Arquiplago do Aores (ver figura 2).

Iniciou-se o desenvolvimento e disponibilizao do Simulador atravs de um servio SIG na Web, com um carcter autnomo, ou seja, que no necessite de alguma plataforma de informao geogrfica, tendo no entanto as suas capacidades no que respeita ao mapeamento e sntese grfica e tabular dos efeitos de um cenrio ssmico. Analisou-se o risco ssmico, seguindo diversas abordagens, comparando-se os resultados obtidos com o risco de outros pases. Publicaram-se mapas de risco ssmico para Portugal Continental, em funo de indicadores econmicos e sociais (figura 3) e apresentaram-se concluses sobre os nveis de risco ssmico a que o territrio de Portugal Continental se encontra exposto.

figura 3 Perdas esperadas anuais em consequncia dos danos causados por sismos no parque habitacional dos concelhos de Portugal Continental; esquerda: perdas econmicas; direita: perdas humanas (nmero de mortos).

Construiu-se assim uma ferramenta de avaliao de perdas devidas a sismos, que constitui uma primeira contribuio para o desenvolvimento de um processo de gesto do risco ssmico aplicado ao Continente Portugus e ao Arquiplago dos Aores.

92

Equipa de trabalho LNEC

Nome
Maria Lusa Sousa Alfredo Campos Costa Anabela Martins

Funo
Investigadora responsvel (desde Julho de 2006) Investigador Experimentadora

Equipa de trabalho Externa

Nome
Instituto Superior Tcnico Universidade dos Aores Nuno Afonso Isabel Rodrigues

Observaes
Levantamento de danos ps-sismo no Arquiplago dos Aores Catlogo ssmico do Arquiplago dos Aores Desenvolvimento de tese de Mestrado Desenvolvimento de tese de Mestrado em curso

Outras fontes Fundao para a Cincia e Tecnologia (Programa FCT-POCTI): Projecto Anlise de financiamento sistmica do risco ssmico: uma viso integrada. Aplicao a Centros urbanos nos Aores
(Proc. 0305/14/15791). Autoridade Nacional de Proteco Civil (ANPC): Estudo do Risco Ssmico e de Tsunamis do Algarve (ESRTA) (Proc. 0305/1/14965)

Publicaes mais relevantes internacionais


Livros
Campos Costa, A.; Sousa, M.L.; Carvalho, A. & Coelho, E. Seismic loss scenarios based on hazard de-aggregation. Application to the Metropolitan Region of Lisbon, Portugal., captulo 21 do livro Assessing and Managing Earthquake Risk. Geo scientific and Engineering Knowledge for Earthquake Risk Mitigation: developments, tools, tecniques, Editors: C.S. Oliveira, A. Roca and X. Goula. Springer (ISBN 1-4020-3524-1), 2006.

Sousa, M.L. & Afonso, N. Simulation of seismic scenarios in Azores Islands Azores 1998 International Seminar on Seismic Risk And Rehabilitation of Stone Masonry Housing, Horta, Faial, 2008. Sousa; M.L. & Campos Costa, A. Seismic Hazard Disaggregation Studies. Application to Mainland Portugal. 1st European Conference on Earthquake Engineering and Seismology, paper 623, Genve, Suia, 2006.

Publicaes mais relevantes nacionais


Livros
Sousa, M.L., Rodrigues, J., Coelho, E., Carvalho, E.C., Salta, M., Eusbio, M.I. & Viegas, J. A interveno do LNEC na sequncia da crise ssmica dos Aores iniciada pelo sismo de 9 de Julho de 1998, pp. 269- 284, do livro Sismo 1998 Aores. Uma Dcada Depois. Edio C. Sousa Oliveira, Anbal Costa, Joo C. Nunes, ISBN 978-989-20-1223-0, 2008.

Revistas
Sousa, M. L. & Campos Costa, A. Ground motion scenarios consistent with probabilistic seismic hazard disaggregation analysis. Application to Mainland Portugal Bulletin of Earthquake Engineering (Isi Web of Knowledge, DOI: 10.1007/s10518008-9088-z), 2009.

Reunies tcnico-cientficas
Sousa, M.L. Annualized Economic and Human Earthquake Losses for Mainland Portugal. 14th World Conference on Earthquake Engineering, Pequim, China, 2008. Sousa, M.L., Afonso, N. & Matos, J. Simulation of Seismic Scenarios in a WebGIS Environment. Application to Azores Islands. 14th World Conference on Earthquake Engineering, Pequim, China, 2008.

Revistas
Sousa, M. L., Oliveira, C. S & Campos Costa, A. Caracterizao do parque habitacional de Portugal Continental para estudos de risco ssmico Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas n 55, pp. 35 50 desta revista. Artigo publicado na pgina da Web da World Housing Encyclopedia (http://www.world-housing.net/), como informao geral relativa a Portugal. Meno Honrosa do Prmio Ferry Borges de Engenharia de Estruturas, relativo ao ano de 2008, na modalidade de melhor trabalho publicado na RPEE, 2006.

93

Sousa, M. L.; Campos Costa, A. & Coelho, E. LNECloss Simulador de Cenrios Ssmicos integrado num Sistema de Informao Geogrfica engenharia e vida Ano II, n21, pp. 28-33, 2006.

Reunies tcnico-cientficas
Sousa, M.L., Campos Costa, A. & Oliveira, C.S. Anlise do risco ssmico de Portugal Continental. II Encontro Nacional de Riscos, Segurana e Fiabilidade, 13-15 de Novembro, IST, pp.209-223, Lisboa, 2007. Sousa, M.L. Hierarquizao das regies de Portugal Continental em funo do seu risco ssmico. Ssmica 2007 7 Congresso de Sismologia e Engenharia Ssmica, 26-28 de Setembro, FEUP, Porto, 2007.

Sousa, M.L. & Afonso, A. Relatrio de actividade do Projecto USuET Anlise sistmica do risco ssmico: uma viso integrada. Aplicao a Centros urbanos nos Aores Relatrio 299/2007, DE/NESDE, 51 pp., 20 figuras, 9 quadros, Proc. 0305/14/15791, LNEC, Lisboa, 2007. Sousa, M.L., Bil Serra, J.P. & Coelho, E. Caracterizao e estudos de vulnerabilidade para o planeamento de emergncia sobre o risco ssmico do Algarve. Ponto de situao dos trabalhos em curso. Nota Tcnica 1/2007, DE/NESDE, 7 pp., 1 quadro, Proc. 0305/1/14965, LNEC, Lisboa. Confidencial, 2007. Sousa, M.L., Bile Serra, J.P., Coelho, E., Falco, M.J. & Candeias, P. Caracterizao e estudos de vulnerabilidade para o planeamento de emergncia sobre o risco ssmico do Algarve. Relatrio Semestral de Progresso. Relatrio 213/2007, DE/NESDE, 37 pp., 2 quadros, Proc. 0305/1/14965, LNEC, Lisboa. Confidencial, 2007.

Relatrios e Notas Tcnicas


Sousa, M.L. & Afonso, A. Relatrio final do Projecto USuET Anlise sistmica do risco ssmico: uma viso integrada. Aplicao a Centros urbanos nos Aores Relatrio 364/2008, DE/NESDE, 79 pp., 25 figuras, 18 quadros, Proc. 0305/14/15791, LNEC, Lisboa, 2008. Mateus, M., Sousa, M.L. & Bil Serra, J.P. Estudo do risco ssmico e de tsunamis do Algarve. Ponto da Situao dos trabalhos em curso em Julho de 2008. Relatrio 300/2008, DE/NESDE, 36 pp., 1 quadro, Proc. 0305/1/14965, LNEC, Lisboa. Confidencial, 2008. Carvalho, A. & Sousa, M.L. Estudo do risco ssmico e de tsunamis do Algarve. Relatrio de progresso: Simulador de cenrios ssmicos. Relatrio 189/2008, DE/ NESDE, 33 pp., 7 figuras, 4 quadros, Proc. 0305/1/14965, LNEC, Lisboa. Confidencial, 2008. Sousa, M.L. Estudo do risco ssmico e de tsunamis do Algarve. Ponto da Situao dos trabalhos em curso em Maro de 2008. Nota Tcnica 1/2008, DE/NESDE, 33 pp., 5 quadros, Proc. 0305/1/14965, LNEC, Lisboa. Confidencial, 2008. Sousa, M.L., Bil Serra, J.P. & Coelho, E. Caracterizao e estudos de vulnerabilidade para o planeamento de emergncia sobre o risco ssmico do Algarve. 1 relatrio anual de progresso. Relatrio 364/2007, DE/NESDE, 114 pp., 35 figuras, 22 quadros, Proc. 0305/1/14965, LNEC, Lisboa. Confidencial, 2007.

Teses e Programas de Investigao


Doutoramento
Sousa, M. L. Risco Ssmico em Portugal Continental. Dissertao elaborada no Laboratrio Nacional de Engenharia Civil para obteno do Grau de Doutor em Engenharia do Territrio pela Universidade Tcnica de Lisboa, no mbito do protocolo de cooperao entre o IST e o LNEC e publicada na srie do LNEC Teses e Programas de Investigao (ISBN 978 972 49 2128 0), 2006.

Mestrado
Afonso, N. Simulador de Cenrios Ssmicos em ambiente WebSIG. Tese de Mestrado em Sistemas de Informao Geogrfica, Instituto Superior Tcnico, Universidade Tcnica de Lisboa, Lisboa, Portugal, 2008.

Aplicao Computacional
Simulador de Cenrios Ssmicos - Actualizao do Simulador em termos do seu mbito geogrfico de aplicao (Portugal Continental e Arquiplago dos Aores), dos seus modelos de simulao, das rotinas do Sistema de Informao Geogrfica e a sua generalizao para um ambiente WebSIG.

94

Vous aimerez peut-être aussi