Vous êtes sur la page 1sur 3

DIREITO ROMANO E HISTRIA DO DIREITO PROF.

KLEBER CHAGAS CERQUEIRA AULA DE 22/4/2010 Evoluo Histrica do Direito Romano (Referncia Bibliogrfica: pginas 25 a 57 do livro do Cretella) 1. O Direito romano na Realeza: a. A cidade foi fundada no sculo VIII a.C., sob o reinado dos reis etruscos; b. Realeza o perodo histrico (entre o sculo VIII e o sculo VI a.C.) em que Roma foi governada por reis; c. Nessa poca a sociedade romana era uma federao de povoaes (tribos) que habitavam o vale do rio Tibre. Cada tribo era dividida em crias e as crias em gentes. Gens era o conjunto de pessoas que, pela linha masculina, descendiam de um antepassado comum. 2. Organizao social primitiva: a. Patrcios: homens livres agrupados em cls familiares patriarcais (as gentes); classe econmica e politicamente dominante; cada famlia tinha um chefe, o paterfamilias; b. Plebeus: homens livres de condio econmica, social e poltica inferior; inicialmente sem direitos, no fazem parte das gentes nem so clientes dos patrcios, estando sob a proteo do rei; c. Clientes: pessoas no livres, agregadas aos patrcios, vivendo sobre a proteo de um paterfamilias (formavam sua clientela): estrangeiros, escravos, mulheres. 3. Organizao Poltica: a. Rei (Rex): detentor do imperium (poder absoluto); prope leis e governa; b. Senado (Senatus): corpo consultivo formado por patrcios nomeados pelo Rei; detentor da auctoritas (poder de ratificao das leis votadas pelo povo, por iniciativa do Rei); c. Povo (populus romanus): inicialmente, apenas os patrcios em idade de servio militar; renem-se num canto do Forum denominado comitium, em assemblias que votam por crias, os comcios curiatos ( comitia curiata); as leis a votadas so as leges curiatae.

4. A partir das reformas polticas de Srvio Tlio, penltimo rei de Roma, que ordena o primeiro censo de que se tem registro na histria, os plebeus com posses passam a pagar impostos, e a participar do servio militar e da feitura das leis, incorporando-se ao povo (popupus romanus), por meio das assemblias da plebe (comitia centuriata) que votavam por centria as leges centuriatae. 5. Fontes do direito romano na realeza: os costumes ( consuetudo), ou direito no escrito (jus non scriptum) e as leis (lex). Todavia, as leis romanas no perodo da realeza no tinham o carter geral/universal das leis de hoje, sendo leis particulares, aplicadas apenas a casos e a grupos particulares. O Direito Romano na Repblica 6. O perodo republicano de Roma vai da revoluo patrcia que derrubou a realeza, em 510 a.C., ao incio do Imprio, em 27 a.C. 7. Ao poder real sucedeu o poder consular, representado pelos dois cnsules, que passaram a exercer o imperium e a suprema magistratura, um fiscalizando o outro (intercessio). 8. Revoltas da Plebe do origem sua primeira conquista, no incio do sculo V a.C. (494): a criao dos Tribunos da Plebe, inviolveis e com poder de veto (intercessio). 9. Organizao poltica da Repblica romana: a. A suprema magistratura (governo) era exercida pelos cnsules, com o apoio de outros magistrados, auxiliares diretos (questores [tesouro], censores [fiscalizao], edis [policiamento], pretores [justia] e governadores das provncias [procnsules]). b. O Senado continua formalmente como rgo consultivo, mas passa a exercer um poder muito maior na Repblica. 10. A Lei das Doze Tbuas (450 a.C.): nova conquista da plebe, motivada pela luta pela fixao em lei dos direitos e deveres dos habitantes de Roma, para que essas prerrogativas e obrigaes no permanecessem merc dos magistrados e jurisprudentes (jurisconsultos) patrcios. considerada a principal fonte de todo o direito romano. 11. O Plebiscito: deliberao da plebe por proposta de uma magistrado plebeu, aplicando-se somente aos plebeus.

12. A

jurisprudncia

romana

era

interpretao

dos

jurisprudentes

(ou

jurisconsultos) sobre lacunas das leis; essas interpretaes orientavam os magistrados na expedio de seus editos e tambm os jurados nas suas decises; a jurisprudncia romana no tinha, portanto, o sentido moderno de decises dos tribunais, aproximando-se mais do que hoje se chama doutrina jurdica. 13. Os Editos dos magistrados: espcie de plataforma dos magistrados; conjunto de declaraes em que expunham seus projetos; acabaram se tornando tambm fonte de direito. 14. O Pretor: um magistrado chave no direito romano, por ser investido da jurisdictio (poder de dizer o direito) e do imperium (poder decisrio); ao assumir o cargo, indica no edito os casos em que usar seu imperium e as diversas frmulas que dar s partes para a sano de seus direitos; usavam o princpio da equidade: para casos iguais aplicam-se decises iguais (a justia do caso concreto, a adequao do jus realidade da vida)

Amanh (23/04) terminaremos a parte sobre a histria do direito romanao (pginas 38 a 57 do Cretella)

Vous aimerez peut-être aussi