Vous êtes sur la page 1sur 20

19/8/2013

Mdulo III
ENERGIAS RENOVVEIS Prof. Ms. Laurindo Chaves Neto Biomassa

Matriz energtica do Brasil


Hidroeletricidade 14,0%

Petrleo 43,1%

Biomassa 27,0%

Lenha/Carvo Vegetal: 11,9% CanaCana -dede-acar: 12,6% Outros: 2,5%

Gs Natural 7,5%

Carvo 6,6%

Urnio 1,8%

Fonte : MME 2004

Conceitos
Biomassa a matria orgnica (origem animal ou vegetal) que pode ser utilizada como fonte de energia. Bioenergia a energia obtida a partir da matria orgnica, ou seja, a bioenergia o resultado da converso da radiao solar em energia qumica, realizada pela biomassa vegetal no seu processo de fotossntese.

19/8/2013

Ciclo da Biomassa

Fontes de Biomassa
Floresta Biomassa Papel/Celulose Gs Lenha Lenha Trmica Biocarvo Etanol/Metanol Cana/Milho Soja/Mamon a Etanol

Biodiesel Biocombustveis

Biomassa como fonte de energia.mpg

19/8/2013

Transformao da biomassa em energia


Pirlise:
A biomassa exposta a altssimas temperaturas sem a presena de oxignio, visando a acelerar a decomposio da mesma. O que sobra da decomposio uma mistura de gases CH4, CO e CO2 ( metano, monxido de carbono e dixido de carbono), lquidos (leos vegetais) e slidos (basicamente carvo vegetal).

Gaseificao:
A biomassa tambm aquecida na ausncia do oxignio, gerando como produto final um gs inflamvel. Esse gs ainda pode ser filtrado, visando remoo de alguns componentes qumicos residuais. A diferena bsica em relao pirlise o fato de a gaseificao exigir menor temperatura e resultar apenas em gs.

Transformao da biomassa em energia


Combusto:
A queima da biomassa realizada a altas temperaturas na presena abundante de oxignio, produzindo vapor a alta presso. Esse vapor geralmente utilizado em caldeiras ou para movimentar turbinas. uma das formas mais comuns hoje em dia e sua eficincia energtica situa-se na faixa de 20 a 25%.

Co Co-combusto:
Prope a substituio de parte do carvo mineral utilizado em uma termoeltricas por biomassa. reduz-se significativamente a emisso de poluentes Dessa forma, reduz (principalmente dixido de enxofre e xidos de nitrognio, responsveis pela chuva cida). cida). A faixa de desempenho da biomassa encontraencontra-se entre 30 e 37%, sendo por isso uma opo bem atrativa e econmica atualmente.

19/8/2013

O CONCEITO DE BIORREFINARIA
Produtos
Combustveis Etanol Diesel Renovvel Energia: Eletricidade Calor Produtos Qumicos Plsticos Solventes Fenis Intermedirios Qumicos Furfural Adesivos cidos Graxos Cosmticos cido Actico Negro de Fumo Tintas e pigmentos Detergentes Etc.

MATRIA-PRIMA

PROCESSO DE CONVERSO
Fermentao Enzimtica Fermentao Gs/Lquido Hidrlise cida/ Fermentao Gasificao Esterificao Combusto

rvores Gramneas Colheitas Resduos de Agricultura Resduos Slidos Municipais Resduos de Animais

RESDUOS

Biocombustvel ou agrocombustvel

Energia Renovvel Parte 5 de 6_xvid.avi

19/8/2013

Biocombustvel ou agrocombustvel
Combustvel de origem biolgica no fssil. Normalmente produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgnico gera energia, mas o biocombustvel fabricado em escala comercial a partir de produtos agrcolas como a cana cana-dede-acar, mamona, soja, canola, babau, mandioca, milho, beterraba, lixo orgnico entre outros.

Usos dos Biocombustveis


Motores combusto interna para produzir eletricidade Turbinas a gs eletricidade Transporte Calor de processos agroindustriais e industriais Calor para ambientes humanos Metalurgia

19/8/2013

Vantagens de uso dos biocombustveis


Energia renovvel, no contribui para o aquecimento global; Grande rea para cultivo de plantas que podem ser usadas para a produo de biocombustveis; Gerao de emprego e renda no campo (isso evita o inchao das cidades); Menor investimento financeiro em pesquisas ; O biodiesel substitui bem o leo diesel sem necessidade de ajustes no motor; Reduo do lixo no planeta (pode ser usado para produo de biocombustvel); Manuseio e armazenamento mais seguros que os combustveis fsseis. fsseis.

Desvantagens do uso dos biocombustveis


Consome grande quantidade de energia para a produo; Aumento do consumo de gua (para irrigao das culturas); Reduo da biodiversidade; As culturas para produo de biocombustveis consomem muitos fertilizantes nitrogenados, com liberao de xidos de nitrognio, que tambm so gases estufa; Devastao de reas florestais (grandes consumidoras de CO2) para plantio das culturas envolvidas na produo dos biocombustveis; Possibilidade de reduo da produo de alimentos em detrimento do aumento da produo de biocombustveis, Contaminao de lenis freticos por nitritos e nitratos, provenientes de fertilizantes.

Biocombustveis - Petrobrs
ETANOL O Brasil reconhecido mundialmente por seu pioneirismo na introduo de um biocombustvel - o etanol (lcool etlico hidratado ou anidro), produzido a partir da cana-de-acar - em sua matriz energtica. . O etanol utilizado no Brasil desde a dcada de 1970, quando foi lanado o Prolcool. Ele foi o maior programa de utilizao de combustvel renovvel implantado no mundo. A Petrobrs atua como distribuidora do lcool e est ampliando suas linhas de pesquisa para desenvolver novas tcnicas de produo do etanol

19/8/2013

Biocombustveis - Petrobrs
BIODIESEL Combustvel derivado de plantas e gordura animal. A Petrobrs trabalha no desenvolvimento da produo de biodiesel para adio ao leo diesel de origem fssil, gerando benefcios nas reas de transporte e gerao de energia eltrica. A tecnologia que desenvolvida permite trabalhar com todas os tipos de plantas oleaginosas, como mamona, soja, amendoim e girassol, entre outras.

Bioetanol

Bioetanol
Obteno do etanol atravs da biomassa, para ser usado diretamente como combustvel ou se juntar com os steres do leo vegetal e formar um combustvel. O etanol um lcool incolor, voltil, inflamvel e cana-dedetotalmente solvel em gua, gua, derivado da cana acar, do milho, da uva, da beterraba ou de outros cereais, cereais , produzido atravs da fermentao da sacarose. Comercialmente, conhecido como lcool etlico e sua frmula molecular C2H5OH ou C2H6O No Brasil, tal substncia tambm muito utilizada como combustvel de motores de exploso, constituindo assim um mercado em ascenso para um combustvel obtido de maneira renovvel e o estabelecimento de uma indstria de qumica de base, sustentada na utilizao de biomassa de origem agrcola e renovvel.

19/8/2013

O ciclo do etanol

Tipos e usos
Anidro
Caracterizado pelo teor alcolico mximo de 99,3 99,3 (INPM), sendo composto apenas de etanol ou lcool etlico.
Combustvel para veculos Matria prima na indstria de tintas, solventes e vernizes.

Hidratado
uma mistura hidroalcolica com teor alcolico mnimo de 92,6 92,6 (INPM), composto por lcool etlico e gua.
Indstria farmacutica, alcoolqumica e de bebidas Combustvel para veculos e produtos para limpeza.

O etanol tambm usado como matria prima para a produo de vinagre e cido actico, a sntese de cloral e iodofrmio.

Plantaes e colheita da cana

19/8/2013

O etanol no mundo

O uso do Etanol como Combustvel


A cana de acar foi introduzida no Brasil pelos portugueses em 1532 e, com as invases holandesas, desde o Sculo XVII o Brasil passou a ser um grande exportador de acar; No incio do Sculo XX, o etanol era um subsub-produto sem valor comercial que, por iniciativa popular, comeou a ser adicionado gasolina (importada) para baratebarate-la. Nas dcadas de 20 e 30, a adio de at 10% de etanol gasolina foi realizada vrias vezes (governo e produtores), devido s oscilaes no mercado internacional de acar; Durante a II Guerra Mundial, devido ao racionamento e baixa produo local de gasolina, a adio de etanol foi intensificada, com resultados satisfatrios; Por razes econmicas, esta prtica foi mantida no Brasil pelos anos seguintes; Com a crise do Oriente Mdio (1973), a prtica se transformou no PROLCOOL

O uso do Etanol como Combustvel


Segundo maior produtor de etanol do mundo (18 bilhes de litros em 2007 2007) ). 1,3 milhes de carros utilizam etanol (hidratado) no Brasil Brasil. . 2,6 milhes de veculos flexflex-fuel bicombustvel (podem utilizar etanol e gasolina em qualquer proporo) toda gasolina tem de 20 a 26% 26% em volume de etanol (anidro) A partir de 2004 o etanol competitivo com a gasolina. gasolina . Balano energtico altamente positivo (10: 10:1) 3 bilhes de litros exportados em 2007 2007. .

19/8/2013

Vendas de automveis flex no Brasil


100% 90% 80% 71% 70% 66,0% 64,5% 59,1% 60% 52,6% 50% 50% 40% 29% 30% 20% 10% 0% maio maio mar mar mar mai set set jul jan/05 jan/06 jan/07 julho julho nov nov set 27% 34% 40% 35,7% 43,4% 32,2% 41,4% 27,0% 21,9% 27,7% 25,2% 23,9% 19,3% 18,3% 18,2% 19,0% 19,0% 13,3% 12,7% 13,8% 9,9% 12,4% 8% 9% 10% 10% 52% 66% 59% 67% 69% 73% 77% 78% 80% 81% 76% 77% 77% 77% 80% 82% 83% 84% 86% 88% 86% 88% 86%

83% 84% 82%

77%

17,9% 18,1%

15,6% 15,6% 14,1% 13,1% 13,0%

Flex Fuel

Gasolina

FFVs no mercado brasileiro


Lanamento: 30 de maro de 2003 (VW Gol ) Estes veculos so projetados para serem abastecidos com gasolina, lcool hidratado ou qualquer mistura destes dois combustveis combustveis. .
Atualmente: 8 marcas e 43 modelos.

10

19/8/2013

Crticas ao etanol brasileiro


O

Brasil tem chamado a ateno de outros pases com a produo do etanol, promovendo gradativamente a substituio parcial do uso da gasolina. gasolina . Os outros pases criticam a produo do etanol brasileiro alegando alegando: :
questionamento sobre os benefcios do etanol no combate ao aquecimento global, alegando que a plantao de cana pode estimular a devastao de florestas; responsabilizar os biocombustveis pela expressiva alta dos preos dos produtos agrcolas, o que vem elevando a inflao em todo o mundo; perigo de que a produo de etanol reduza a produo de alimentos e aumente a fome nos pases pobres. No caso brasileiro, h ainda a acusao de que a plantao de cana emprega trabalho escravo. escravo.

ContraContra -ataque do Presidente


As plantaes para a produo de biocombustvel ocupam s 1% das terras agricultveis do pas pas; ; A substituio parcial da gasolina por etanol evitou a emisso de 644 milhes de toneladas de CO2 nos ltimos 30 anos e gerou 6 milhes de postos de trabalho.

Cogerao

11

19/8/2013

CoCo-gerao
Processo de transformao de uma forma de energia em mais de uma forma de energia til

No processamento da canacana-dede-acar, h alta demanda de energia trmica, mecnica e eltrica. Aps a extrao do caldo, possvel queimar o bagao obtido em caldeiras, produzindo vapor que utilizado para obter as trs fontes de energia.

12

19/8/2013

CoCo-gerao
uma forma de gerao distribuda Usa o bagao de cana como fonte Usinas autoauto-suficientes, com possibilidade de gerao de excedente
Insero no Mercado Livre de Energia
Desde 1995 Consumidores acima de 10.000KW so caracterizados como consumidores livre podem optar pela sua fonte de energia; hoje 500kW e pode ser um conjunto de consumidores Venda da energia atravs de leiles

Ptio de manejo do bagao de cana do setor sucroalcooleiro

Para produzir 1 kW de energia so necessrios trs quilos de bagao de cana.

Depsito de bagao para cogerao de energia eltrica

13

19/8/2013

Vinhaa

Biodiesel

Biodiesel
uma alternativa aos combustveis derivado do petrleo. Pode ser usado em carros e qualquer outro veculo com motor diesel. Fabricado a partir de fontes renovveis (girassol, soja, mamona), um combustvel que emite menos poluentes que o diesel.

14

19/8/2013

Custos da poluio evitados com o uso de Biodiesel

Biodiesel no Brasil

Processo de Produo do Biodiesel

15

19/8/2013

Cadeia de Produo do Biodiesel

Processo de produo de Biodiesel

Processo de produo de Biodiesel

16

19/8/2013

Vantagens da Rota Etlica

Capacidade de Produo do Biodiesel no Brasil

Biogs
Tipo de mistura gasosa de CO2 e CH4 produzida naturalmente em meio anaerbico pela ao de bactrias em matrias orgnicas, orgnicas , que so fermentadas dentro de determinados limites de temperatura, teor de umidade e acidez. Formao comum na natureza: pntanos, lamas escuras, locais onde a celulose sofre decomposio

17

19/8/2013

Fases da biometanizao (digesto anaerbia)


Material utilizado: Utiliza-se esterco de suno; bovino e aves (galinha) Fases: Hidrlise bactrias liberam enzimas responsveis por quebrar molculas maiores; cida bactrias transformam molculas de protena, gordura e carboidratos em cidos e outros componentes; Metanognica bactrias atuam sobre o hidrognio e dixido de carbono, produzindo metano. Aps biometanizao: biogs, uma parte slida que ) e uma decanta no fundo do tanque (biofertilizantes) parte lquida que corresponde ao efluente mineralizado (tratado); );

Fases da biometanizao (digesto anaerbia)

18

19/8/2013

Aproveitamento
Queima direta converso em energia eltrica combustvel para motores de interna. interna .

combusto

Exemplos: caldeiras; fogo domstico; lampio; geladeiras; chocadeiras; secadores de gros ou secadores diversos.

19

19/8/2013

Vantagens no uso do biogs


Em termos de tratamento de rejeitos: 1. um processo natural para se tratar rejeitos (resduos) orgnicos; 2. Requer menos espao que aterros sanitrios ou compostagem; 3. Diminui o volume de resduo a ser descartado. Em termos de energia: 1. uma fonte de energia renovvel; 2. Produz um combustvel de alta qualidade e ecologicamente correto (a combusto do metano s produz gua e dixido de carbono, no gerando nenhum gs txico).

Vantagens no uso do biogs


Em termos de meiomeio-ambiente: 1. Maximiza os benefcios da reciclagem/reaproveitamento da matria orgnica; biofertilizante, rico em nutrientes e 2. Produz como resduo o biofertilizante livres de microorganismos patognicos; 3. Reduz significativamente a quantidade emitida de dixido de carbono (CO2) e de metano (CH4), gases causadores do efeito estufa. Em termos econmicos: 1. Apesar do alto custo inicial, numa perspectiva a longo prazo resulta numa grande economia, pois reduz gastos com eletricidade, transporte de botijo de gases, esgoto, descarte dos demais resduos, etc.

Desvantagens no uso do biogs


Sempre h formao de gs sulfdrico (H2S), um gs txico. Dependendo do tipo de resduo essa quantidade ser maior ou menor, o que implica numa possvel etapa de tratamento do gs obtido, , dependendo do uso dado ao mesmo. Escolha adequada do material utilizado na construo do biodigestor, pois h formao de gases corrosivos, como o H2S, o que a longo prazo implica um custo extra com manuteno.

20

Vous aimerez peut-être aussi