Vous êtes sur la page 1sur 52

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA

AULA 3 Ol caros alunos, Como vo as coisas futuros servidores da ANAC? Estudando bastante. No mesmo?
AVISO: Antes de qualquer coisa, quero me desculpar com vocs pelas vrias substituies que tivemos que fazer nas aulas 1 e 2. Como utilizo muitos recursos do Word em minhas aulas (caixa de texto, tabelas, SmartArts etc.) estvamos tendo um problema no momento que a equipe do Ponto convertia a aula para PDF. Alguns objetos ocultavam seu contedo ou apareciam deslocados. Agora, orientado pelo pessoal do Ponto, antes de enviar a aula, fao um teste de converso com o mesmo aplicativo utilizado por eles. Assim, garanto que no haver problemas no momento da converso das aulas para sua disponibilizao no site. Quero tambm tranquiliz-los: no houve alterao de contedo. As substituies ocorreram somente para resolver esses problemas na formatao das aulas. De qualquer maneira, para quem ainda no baixou a ltima verso, faam isso antes de finalizar o curso, para que fiquem com a verso da aula livre de defeitos. Peo desculpas novamente.

Esta aula finaliza o nosso curso e vejam que maravilha: vocs ainda dispem de um ms para revisar todo o contedo de nossa matria. Fiquem vontade para continuarem tirando as dvidas no frum. Se eu no me engano, o acesso ainda permanece ativo por uns dez dias. Mesmo depois de encerrado o acesso ao curso, estou disposio no e-mail do Ponto: marco.correa@pontodosconcursos.com.br. Na aula anterior, estudamos os aspectos relacionados excelncia nos servios pblicos. Esta nossa ltima aula interessantssima. Ao final dela, vocs conhecero melhor as caractersticas da entidade onde trabalharo e os aspectos inerentes a vocs (servidores pblicos), pois trataremos das agncias reguladoras e dos recursos humanos na administrao pblica. Fora Pessoal! Est acabando e a recompensa est chegando. Vamos avanar no pouquinho que falta para cobrir todo o edital de nossa matria? Vamos nessa!

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

Contedo da Aula
Aula 3
1 Agncias Reguladoras. Recursos Humanos na Administrao Pblica.

Agncias Reguladoras ........................................................................................................................... 3 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6 1.7 1.8 Contexto Histrico .......................................................................................................................... 3 Conceito ........................................................................................................................................... 5 Previso Constitucional ................................................................................................................. 6 Regime Especial ............................................................................................................................. 7 Independncia e Autonomia ......................................................................................................... 8 Dirigentes ....................................................................................................................................... 11 Atribuies ..................................................................................................................................... 12 Funo Normativa ........................................................................................................................ 14

2 Diferenas Entre Autarquias, Autarquias em Regime Especial, Agncias Executivas e Agncias Reguladoras ................................................................................................................................. 15 3 Recursos Humanos na Administrao Pblica ................................................................................ 17 3.1 3.2 3.3 3.4 3.5 4 5 6 Sistema da Moderna Administrao de Recursos Humanos ................................................ 18 Processos da Moderna Administrao de Recursos Humanos ............................................ 20 Polticas da Moderna Administrao de Recursos Humanos................................................ 21 Os Recursos Humanos no mbito da Administrao Pblica Gerencial............................. 24 Outras Medidas de ARH na Administrao Pblica ................................................................ 26

Questes Comentadas ........................................................................................................................ 35 Questes Utilizadas na Aula ............................................................................................................... 47 Referncias ............................................................................................................................................ 52

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

1 Agncias Reguladoras
Desde a dcada de 1980, tornou-se mundial o fenmeno da multiplicao das agncias reguladoras independentes. Apesar de originrias dos estados Unidos e desenvolvidas com lastro no sistema jurdico norte-americano, as autoridades reguladoras independentes tm-se instalado e se adaptado s peculiaridades jurdicas de cada um dos pases que as adotou. No Brasil, no foi diferente. A partir de meados da dcada de 1990, comearam a surgir essas autoridades administrativas disciplinadoras (e supervisoras) de alguns dos principais setores da economia nacional.

1.1 Contexto Histrico


Embora a funo reguladora desenvolvida pelo Estado j fosse desempenhada por intermdio de rgos da Administrao Pblica ou de entidades semiindependentes, a criao sistemtica de entes reguladores independentes no Brasil se verificou, especialmente, a partir de 1996 (com a criao inaugural da Agncia Nacional de Energia Eltrica - ANEEL), como consequncia do processo de reforma do Estado, que se iniciou no Brasil na segunda metade dos anos 90. Trata-se da reforma gerencial empreendida no governo Fernando Henrique Cardoso, a qual visou, entre outras medidas, a adoo de novas formas de relacionamento entre o Estado e determinados setores econmicos. J estudamos a reforma gerencial na Aula 1 de deste curso. Porm, sobre o tema, nunca demais citar as esclarecedoras lies de Bresser Pereira (apud Cullar):
A crise do Estado implicou a necessidade de reform-lo e reconstru-lo. A globalizao tornou imperativa a tarefa de redefinir suas funes. [...] Seu novo papel o de facilitar que a economia nacional se torne internacionalmente competitiva. A regulao e a interveno continuam necessrias na educao, na sade, na cultura, no desenvolvimento tecnolgico, nos investimentos em infra-estrutura [...] (grifos nossos)

Ao elaborar seu Plano diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE), Bresser Pereira identificou que algumas atividades econmicas deveriam permanecer em poder do Estado, seja porque faltava capital ao setor privado para realizar o investimento, seja porque se tratava de atividades naturalmente monopolistas, nas quais o controle via mercado no seria possvel. Essas atividades seriam acomodadas em um dos setores definidos pelo PDRAE, especificamente o Setor de Produo de Bens e Servios para o Mercado. As demais atividades deveriam ser privatizadas.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 A Constituio Federal previu, em seu artigo 173, que, ressalvados os casos previstos pela prpria Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1. (CESPE SECONT/ES 2009 Auditor do Estado Cincias Econmicas) A CF veda que o Estado brasileiro atue diretamente no domnio econmico, explorando atividade econmica de natureza lucrativa, em qualquer situao. A Constituio no veda a explorao de atividade econmica pelo Estado em qualquer situao, como afirma a questo. Vejamos o que diz o art. 173:
Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei.

Caiu na Prova

Assim, nos casos previstos pela prpria CF ou em caso de Relevante Interesse Coletivo ou Imperativo de Segurana Nacional (fica a dica do mnemnico: RIC/ISN), est autorizada a explorao de atividade econmica diretamente pelo Estado. Questo Errada. Assim, alterava-se a ideia de que caberia ao Estado a responsabilidade pela produo direta desses bens e servios. Essas atividades deveriam ser transferidas para a iniciativa privada. Para Cullar, a reforma gerencial buscou modificar a forma de interveno estatal na economia, por meio da diminuio de sua atuao direta (na qualidade de produtor, empresrio) e da valorizao da interveno indireta (influenciando, incentivando ou disciplinando o comportamento dos particulares. De acordo com a autora, procurou-se estabelecer um Estado menor, mais enxuto e, ao mesmo tempo, mais forte e eficiente. Em decorrncia disso, a atividade regulatria do Estado tambm sofreu profundas mudanas qualitativas e quantitativas, pois a forma como se revela a presena do Estado na economia foi modificada: de gestor e prestador de atividades econmicas, passou a ser regulador e garantidor dessas atividades. Assim, o Estado migraria de um perfil de produtor direto desses bens e servios para um Estado Regulador. Mesmo em caso de privatizao, o Estado continuaria atuando para regular e normatizar o setor. nesse contexto que ganham fora as chamadas agncias reguladoras.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

Caiu na Prova

2. (CESPE SECONT/ES 2009 Auditor do Estado Cincias Econmicas) Com a introduo do conceito de Estado regulador, foi alterada a suposio de que os servios pblicos devem necessariamente ser prestados diretamente pelos agentes pblicos ou rgos da administrao direta. Exatamente o que acabamos de ver. Somente nas situaes constitucionalmente previstas, caberia ao Estado a explorao direta de atividade econmica. Nos demais casos, essas atividades deveriam ser transferidas para a iniciativa privada. Nesse contexto, o Estado passaria ento a ser o agente regulador, por meio da regulao e normatizao do setor privatizado. Questo Certa.

A partir desse momento, em que vrias atividades passam a poder ser desempenhadas por particulares, a regulao aparece associada principalmente ao setor de servios pblicos (telecomunicaes, energia, transportes etc.). Mas preciso deixar claro que ela tambm pode se referir a atividades econmicas, em sentido estrito, que apresentem um elevado grau de relevncia social (medicamentos, sade, petrleo etc.). Em ambos os casos, destaque-se que o formato regulatrio pressupe a criao de entes independentes responsveis pela implementao de polticas pblicas e superviso das atividades desenvolvidas pelos particulares.

1.2 Conceito
De acordo com lio de Di Pietro, agncia reguladora, em sentido amplo, seria qualquer rgo da administrao direta ou entidade da administrao indireta com funo de regular matria especfica que lhe afeta. Geralmente, a agncia reguladora est sujeita ao princpio da especialidade, que determina que essas entidades devam ser especializadas na matria que lhes foram atribudas por lei. Alexandre Santos de Arago (apud Cullar) traz a seguinte lio acerca da agncia reguladora:
A caracterizao de uma autarquia como agncia reguladora independente diz respeito natureza de suas funes, destas decorrendo a necessidade de possuir poderes autnomos capazes de fazer com que desempenhem um papel contnuo de observao da atividade regulada, avaliao dos interesses em jogo e de ajustamento e reajustamento das regras s circunstncias.

Regular significa organizar determinado setor, bem como controlar as empresas que atuam nele. Di Pietro destaca que, de acordo com Calixto Salomo Filho, o termo regulao, em sentido amplo, engloba toda forma de organizao da atividade econmica que pode ser desempenhada pelo Estado,
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 seja a interveno por meio da concesso de servio pblico, seja o exerccio de poder de polcia. Dentro dessa funo regulatria, assinalada pelo autor, existiriam, ento, no direito brasileiro, dois tipos de agncias reguladoras: As que regulam e controlam as atividades que constituem objeto de concesso, permisso ou autorizao de servio pblico (telecomunicaes, energia eltrica, aviao civil, transportes etc.) ou de concesso para a explorao de bem pblico (petrleo e outras riquezas minerais). So exemplos desse tipo de agncias a Agncia Nacional de Telecomunicaes (ANATEL), Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL), Agncia Nacional de Aviao Civil (ANAC) e a Agncia Nacional do Petrleo, Gs Natural e Biocombustveis (ANP). As que exercem, com base em lei, tpico poder de polcia, com a imposio de limitaes administrativas legalmente previstas, tais como fiscalizao e represso. So exemplos desse tipo de agncia a Agncia Nacional de vigilncia Sanitria (ANVISA) e a Agncia Nacional de Sade Suplementar (ANS). O segundo tipo no constitui grandes inovaes no ordenamento jurdico brasileiro, pois, as agncias nele inseridas no so muito diferentes de outras entidades anteriormente existentes que j desempenhavam papel regulatrio, como o Banco Central, o Cade, o Conselho Monetrio Nacional etc. As primeiras constituem novidade maior no ordenamento jurdico, em virtude do papel que vm desempenhando, pois acabaram por assumir poderes que antes eram desempenhados pela prpria administrao pblica direta. Alm disso, a grande onda de privatizaes, ocorrida a partir da reforma administrativa do aparelho do Estado, demandou a criao de diversas agncias reguladoras, com o objetivo de regular atividades econmicas transferidas para a iniciativa privada por meio das privatizaes efetuadas. Antes do fenmeno da privatizao, essas atividades eram desempenhadas diretamente pelo Estado e reguladas, como dissemos, por rgos da administrao direta.

1.3 Previso Constitucional


Conforme os dispositivos constitucionais abaixo transcritos, as nicas agncias reguladoras que possuem fundamento constitucional so a ANATEL e a ANP.
Art. 21. Compete Unio: (...) Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3
XI - explorar, diretamente ou mediante autorizao, concesso ou permisso, os servios de telecomunicaes, nos termos da lei, que dispor sobre a organizao dos servios, a criao de um rgo regulador e outros aspectos institucionais (grifamos); (...) Art. 177. Constituem monoplio da Unio: I - a pesquisa e a lavra das jazidas de petrleo e gs natural e outros hidrocarbonetos fluidos (grifamos); (...) 1 A Unio poder contratar com empresas estatais ou privadas a realizao das atividades previstas nos incisos I a IV deste artigo observadas as condies estabelecidas em lei. 2 A lei a que se refere o 1 dispor sobre: (...) III - a estrutura e atribuies do rgo regulador do monoplio da Unio (grifamos);

Repare que a Constituio Federal de 1988 utiliza o termo rgo regulador. A instituio dessas entidades como autarquias foi uma opo do legislador. Objetivando atribuir maior autonomia a essas entidades e torn-las mais independentes em relao administrao direta, bem como sinalizar para o mercado que a atuao das agncias reguladoras ser tcnica e imparcial, livre de interferncias polticas ou de quaisquer outras estranhas aos interesses das partes envolvidas no setor regulado, no Brasil, as agncias reguladoras vm sendo criadas como autarquias sob regime especial.

1.4 Regime Especial


No existe lei especfica disciplinando, de forma geral, as agncias reguladoras, tampouco uma definio legal de agncia reguladora, muito menos uma lei especfica que defina o que exatamente esse regime especial. Essas entidades esto sendo criadas por leis esparsas, como a 9.427/96 e 9.472/97 que instituram a ANEEL e ANATEL, respectivamente. Note-se que, apesar de no haver lei especfica que defina o que uma agncia reguladora e estabelea o seu quadro geral, os diplomas normativos que instituem essas entidades tm adotado caractersticas idnticas ou semelhantes. Assim, o regime especial vem definido nas respectivas leis instituidoras e, em regra, corresponde a: Maior autonomia em relao administrao direta. Estabilidade de seus dirigentes, que possuem mandato fixo. Esses dirigentes perdem o mandato somente nas hipteses expressamente previstas em lei, afastada a possibilidade de exonerao ad nutum (pela autoridade competente, por seu livre arbtrio, sem necessidade de maiores formalidades administrativas).
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Decises no passveis de apreciao por outros rgos ou entidades da Administrao Pblica. Perceba que o regime especial definido em cada lei de criao das agncias reguladoras normalmente atribui certas prerrogativas a essas entidades. Porm, nada impede que uma agncia seja criada com restries e, mesmo assim, estar atuando em regime especial. Ou seja, o regime especial no representa necessariamente prerrogativas. qualquer situao que difere do regime das autarquias comuns, ordinrias, ainda que represente restries entidade criada.

1.5 Independncia e Autonomia


Para ser eficiente, preciso que a regulao seja desempenhada por rgo que possua estabilidade, neutralidade e independncia no s em relao aos diversos operadores presentes no mercado, mas, sobretudo, no que diz respeito s variaes dos poderes polticos. A regulao efetuada pelas agncias independente, pois cabe a cada ente regulador desempenhar suas atribuies regulatrias de forma autnoma, sem qualquer ingerncia externa por parte do Executivo ou dos demais poderes. A doutrina costuma classificar a independncia das agncias reguladoras em orgnica e funcional. A independncia orgnica das agncias reguladoras envolve aspectos como forma de nomeao, garantias, mandato e vedaes de seus membros. Esses aspectos sero estudados com detalhes no prximo tpico desta aula. A independncia funcional significa que as decises tomadas pelas agncias reguladoras, em regra, so definitivas na esfera administrativa. A hiptese de reviso de deciso de uma agncia reguladora por outro rgo da Administrao Pblica se constituiria no chamado recurso hierrquico imprprio, que aquele endereado autoridade administrativa que no hierarquicamente superior quela que exarou o ato administrativo recorrido. Assim, a independncia funcional das agncias deriva da definitividade das decises que emitem. Conforme j mencionamos, no existe subordinao direta das agncias reguladoras a outros rgos ou entidades da Administrao Pblica, tampouco suas decises esto sujeitas a reviso por esses rgos ou entidades. No cabvel recurso a nenhuma outra esfera administrativa, que tenha como objetivo atacar essas decises. Logo, inexiste ingerncia hierrquica da administrao central, por intermdio de Ministros de Estado ou do Prprio Presidente da Repblica (no caso de agncias federais), sendo incabvel o recurso hierrquico imprprio.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

Caiu na Prova

3. (CESPE TCU 2011 Auditor Federal de Controle Externo Auditoria Governamental) As decises definitivas das agncias, em regra, no so passveis de apreciao por outros rgos ou entidades da administrao pblica. Questo tranquila. No mesmo? A situao trazida pelo item constitui exatamente a independncia das agncias reguladoras em relao ao Poder Executivo, que a regra geral. Questo Certa. Professor! Percebi que sempre que voc se refere impossibilidade de uma deciso adotada por uma agncia reguladora ser revista em outra esfera administrativa, utilizado o termo em regra. Presumo, ento, que exista alguma exceo. Se existe, qual seria essa exceo?

Se estivssemos em uma sala de aula presencial iniciaria a resposta a essa pergunta com um alto e sonoro Excelente Pergunta!. Existe, sim, uma exceo, que veremos a seguir. O Parecer AGU 51, de 12/6/2006, aprovado pelo Presidente da Repblica, relativizou a impossibilidade de reviso das decises das agncias reguladoras por outras esferas administrativas. De acordo com o referido parecer, as decises das agncias reguladoras que envolverem ilegalidade ou descumprimento de polticas pblicas podem ser revistas pelo ministrio ao qual elas estiverem vinculadas. Cumpre mencionar que o Parecer da AGU aprovado pelo Presidente da Repblica e publicado junto com o despacho presidencial tem fora normativa e vincula toda a Administrao Pblica Federal. Dessa forma, desde 2006, h possibilidade de interposio de recurso hierrquico imprprio em face de deciso de agncia reguladora em caso de ilegalidade ou descumprimento de polticas pblicas, pois, segundo argumento constante do referido parecer, no h autonomia imune superviso ministerial. Apesar de se tratar de uma regra bem especfica, definida em um parecer da AGU aprovado pelo Presidente da Repblica, essa exceo j foi objeto de cobrana em prova. Dessa forma, importante conhec-la para ficarmos atentos com ela.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

Caiu na Prova

4. (CESPE MPU 2010 Tcnico Administrativo) Considere que os representantes legais de uma empresa distribuidora de energia eltrica estejam inconformados com deciso da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL), reguladora do setor eltrico. Nessa situao, no cabe recurso hierrquico da deciso da ANEEL, salvo quanto ao controle de legalidade. As agncias reguladoras tm a palavra final acerca de decises envolvendo questes tcnicas em sua rea de atuao. Regra geral, no cabe recurso hierrquico contra deciso de uma agncia. No entanto, com o Parecer AGU 51 de 2006, aprovado pelo Presidente da Repblica, para casos que envolvam ilegalidade ou descumprimento de polticas pblicas por parte da agncia reguladora, tal possibilidade foi aceita. Assim, desde 2006, em virtude desse parecer que, como vimos, por ter sido aprovado pelo Presidente da Repblica, vinculante para a Administrao Pblica Federal, h possibilidade de interposio de recurso hierrquico imprprio em face de deciso de agncia reguladora, em caso de ilegalidade ou descumprimento de polticas pblicas, pois, segundo argumento constante do referido documento, no h autonomia imune superviso ministerial. A questo prev a possibilidade de interposio de recurso hierrquico contra uma deciso da agncia, em relao ao controle de legalidade. Logo, Questo Certa.

No existe independncia das agncias em relao ao Poder Legislativo, tendo em vista que, em virtude do princpio da legalidade, seus atos normativos no podem conflitar com normas constitucionais ou legais. Alm disso, esto sujeitas ao controle pelo congresso Nacional, previsto no art. 49, inciso X, da Constituio Federal. Sujeitam-se, ainda, ao controle financeiro, contbil e oramentrio exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio do Tribunal de Contas da Unio, conforme previsto no art. 70 e seguintes da Carta Poltica. 5. (CESPE INCA 2010 Nvel Superior) As agncias reguladoras esto sujeitas ao controle financeiro, contbil e oramentrio exercido pelo Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio. Por serem autarquias, integram a administrao indireta e, dessa forma, aplicam-se s agncias reguladoras todas as normas constitucionais pertinentes, entre elas, a regra do artigo 49, X da CF e
Prof. Marco Aurlio Corra

Caiu na Prova

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 o controle financeiro, contbil e oramentrio exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio do TCU. Note que a questo no mencionou os controles operacional e patrimonial, tambm previstos no art. 70 da CF. Porm, isso no a torna errada, pois, o que o item afirmou, mesmo estando incompleto, est correto. Ou seja, a questo no mencionou todos os controles previstos no dispositivo constitucional, mas, os que foram mencionados aplicamse, sim, s agncias reguladoras. Como o item no afirmou que as agncias reguladoras sujeitam-se somente aos controles mencionados, ele est correto. Questo Certa. Tambm no existe independncia em relao ao Poder Judicirio. A despeito de as agncias reguladoras dirimirem conflitos em ltima instncia na esfera administrativa, nada impede que, em virtude do princpio da inafastabilidade da jurisdio (CF, art. 5, inciso XXXV), suas decises sejam controladas e revistas pelo Poder Judicirio. Importante destacar que, alm de independncia (que diz respeito a prerrogativas de seus membros independncia orgnica e definitividade de suas decises independncia funcional), as agncias reguladoras tambm possuem independncia administrativa e autonomia financeira. A independncia administrativa refere-se possibilidade de as agncias se estruturarem, organizarem seus quadros de pessoal e seus servios da forma como julgar mais adequada consecuo de sua misso institucional. A autonomia financeira diz respeito prerrogativa que possui de elaborar e encaminhar sua prpria proposta oramentria.

1.6 Dirigentes
Os dirigentes das agncias reguladoras so escolhidos e nomeados pelo Chefe do Poder Executivo. Essa nomeao depende de aprovao pelo Senado Federal. De acordo com o art. 4 da Lei 9.986, de 18 de julho de 2000, que dispe sobre a gesto de recursos humanos das agncias reguladoras, essas entidades so dirigidas em regime de Colegiado, por um conselho Diretor ou Diretoria. Um dos diretores ser seu Presidente ou Diretor-Geral ou DiretorPresidente. O artigo 5 dessa mesma lei estabelece que o Presidente e demais membros do Conselho Diretor devem ser brasileiros, de reputao ilibada, formao universitria e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos para os quais sero nomeados. J o artigo 6 da mencionada lei estabelece que o mandato dos diretores ser estabelecido pela lei instituidora de cada agncia.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 O artigo 8 previu a chamada quarentena, regra segundo a qual o ex-dirigente estar proibido de exercer atividade ou prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino de seu mandato. Durante o perodo de quarentena, o ex-dirigente continuar vinculado agncia e far jus remunerao compensatria equivalente do cargo de direo que exercia. 6. (CESPE MPU 2010 Tcnico Administrativo) Considere que Pedro, imediatamente aps o trmino de seu mandato como dirigente de agncia reguladora, tenha sido convidado a assumir cargo gerencial em empresa do setor regulado pela agncia onde cumprira o mandato. Nessa situao, Pedro no poder assumir imediatamente o novo cargo, devendo cumprir quarentena. Na situao hipottica apresentada pela questo, Pedro estar impedido de exercer ou executar qualquer atividade ou servio no setor regulado pela agncia em que atuava, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino de seu mandato. a chamada regra de quarentena. Ressalte-se que, durante esse perodo, o ex-dirigente continuar vinculado agncia e far jus remunerao compensatria equivalente do cargo de direo que exercia. Questo Certa. O art. 9 da mencionada lei trouxe as hipteses de perda de mandato por parte dos conselheiros e diretores das agncias reguladoras:
Art. 9o Os Conselheiros e os Diretores somente perdero o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar. Pargrafo nico. A lei de criao da Agncia poder prever outras condies para a perda do mandato (grifamos).

Caiu na Prova

1.7 Atribuies
A criao de agncias reguladoras tem como objetivo a instituio de uma regulao independente, neutra, imparcial e tcnica. As agncias reguladoras no defendem os interesses do governo, nem os das empresas reguladas, tampouco os dos consumidores. A regulao objetiva e deve se preocupar com um desenvolvimento eficiente da atividade econmica a ela submetida, como forma de implementar a poltica pblica definida pelos rgos administrativos e legislativos competentes. Nesse contexto, diversas so as atribuies das agncias reguladoras, das quais se podem destacar as seguintes:
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Garantir o acesso atividade econmica, por meio da reduo/eliminao de obstculos desarrazoados para a insero de novos competidores. Regulamentar os servios que constituem o objeto da delegao, por intermdio da competncia normativa de que dispe, para estabelecer as regras que regulamentaro a atividade no setor regulado (devido sua importncia para concursos, estudaremos a funo normativa das agncias reguladoras com mais detalhes no prximo tpico). Realizar o procedimento licitatrio para a escolha da empresa que executar os servios delegados. Celebrar o contrato de concesso ou permisso ou praticar ato unilateral de outorga da autorizao. Definir o valor da tarifa e os critrios para sua reviso e reajuste. Controlar a execuo dos servios, por meio de vrias medidas que podem ser adotadas pelas agncias reguladoras, como a fiscalizao da execuo das autorizaes, permisses e concesses que possibilitam aos particulares o desenvolvimento de determinado servio pblico , controle da qualidade dos servios ou bens ofertados, monitoramento de preos, poder de investigao, de vistoria etc. Aplicar sanes, de forma independente, aos atos ilcitos ou ao descumprimento das regras por parte dos agentes regulados. Encampar, decretar a caducidade, intervir e fazer resciso amigvel do contrato de concesso. Fazer a reverso de bens ao trmino da concesso. Dirimir conflitos, no mbito administrativo, entre a Administrao e pessoas privadas ou somente entre pessoas privadas, como as divergncias entre concessionrias, permissionrias e autorizatrias de servios pblicos, bem como entre esses agentes e os consumidores dos bens e servios por eles oferecidos. Exercer o papel de ouvidor de denncias e reclamaes dos usurios etc. 7. (CESPE TCU 2011 Auditor Federal de Controle Externo Auditoria Governamental) As agncias reguladoras, no que se refere concesso, permisso e autorizao de servio pblico, no possuem a atribuio de definir o valor da tarifa, por se tratar de matria adstrita atuao do prprio poder concedente. www.pontodosconcursos.com.br 13

Caiu na Prova

Prof. Marco Aurlio Corra

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Como vimos na lista acima, atribuio das agncias reguladoras no s definir o valor da tarifa, mas tambm seus critrios de reviso e reajuste. Questo Errada.

1.8 Funo Normativa


O poder de emitir atos normativos inerente atividade de regulao. Importante ter em mente que no se trata de algo privativo do modelo das agncias reguladoras, mas, comum a toda e qualquer atividade de regulao (com aquelas que, conforme estudamos, podem ser exercidas pelo Banco Central, o Cade, o Conselho Monetrio Nacional etc.). Uma vez estabelecida a poltica pblica do setor (por meio de lei ou de atos normativos da Administrao Central), cabe autoridade reguladora implement-la, e um dos meios disponveis para isso justamente a emanao de normas jurdicas regulamentares. Assim, a atribuio de poder-dever normativo das agncias inerente ao seu papel regulador. No se regula sem competncia normativa. No entanto, questo importante a ser destacada diz respeito aos limites do poder normativo das agncias, tendo em vista, especialmente, os princpios da separao dos poderes e da legalidade, previstos na Constituio Federal. Primeiramente, cumpre salientar que a funo normativa das agncias no se confunde com competncia legislativa, na medida em que esta privativa do Poder Legislativo. O que se admite a competncia normativa das agncias, e nunca a competncia legislativa. Assim, as agncias possuem a prerrogativa de normatizar o setor por elas regulado. As normas que as agncias reguladoras podem editar resumem-se ao seguinte: Regular a prpria atividade da agncia por meio de normas de efeitos internos. Conceituar, interpretar e explicitar conceitos jurdicos indeterminados contidos em lei. Essa segunda funo justifica-se pela natureza tcnica e especializada atribuda s agncias reguladoras que, como vimos, atuam sob a gide do princpio da especializao. Ao explicitar conceitos jurdicos indeterminados, a agncia no inovar na ordem jurdica, somente explicitar o sentido dos vocbulos tcnicos contidos em lei. Por ltimo, importante destacar que a expedio de regulamentos pelas agncias reguladoras deve ser fundamentada, necessita respeitar a repartio de competncias entre os entes da federao e, o mais importante para provas de concursos, no pode inovar de forma absoluta no ordenamento
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 jurdico nem contrariar a lei e o direito e sempre se submete ao controle do Poder Judicirio.

2 Diferenas Entre Autarquias, Autarquias em Regime Especial, Agncias Executivas e Agncias Reguladoras
No raro encontrarmos candidatos, alguns inclusive com boa bagagem de estudos, fazendo confuso no momento de diferenciar autarquias, autarquias em regime especial, agncias executivas e agncias reguladoras. Importante que o aluno tenha um entendimento consolidado acerca dos conceitos dessas entidades e das diferenas existentes entre elas. Nesse sentido, recuperamos de forma sucinta, os conceitos dessas entidades, a fim de fazermos uma perfeita distino entre elas. As autarquias so entidades administrativas autnomas, integrantes da administrao indireta. So criadas por lei e possuem personalidade jurdica de direito pblico, patrimnio prprio e atribuies estatais determinadas. O inciso 1 do artigo 5 do Decreto Lei 200/67 define autarquia como:
Servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada.

Dessa forma, trata-se da autarquia ordinria, ou seja, aquela que no possui particularidade e sujeitam-se ao regime geral para esse tipo de entidade, previsto no DL 200/67. As autarquias em regime especial so entidades cujas leis de criao incorporaram particularidades ao seu regime jurdico. Essas particularidades no esto consolidadas em uma nica lei que estabelea o que autarquia em regime especial. Essa lei no existe. O que ocorre que cada lei instituidora dessas entidades atribui a elas certas peculiaridades. Em regra, trata-se de prerrogativas, como maior autonomia frente ao Poder Executivo, estabilidade de seus dirigentes etc. Porm, nada impede que tais peculiaridades digam respeito a restries impostas s entidades. Ainda assim, seriam consideradas autarquias em regime especial. Nesses casos, um regime mais restritivo que aquele aplicado s autarquias ordinrias. As agncias executivas no se referem a uma nova espcie de entidade. Trata-se, simplesmente, de uma qualificao obtida por autarquias comuns ou por fundaes pblicas, que firmam um contrato de gesto com o poder pblico, com base em regra prevista no 8 do art. 37 da constituio Federal.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Por intermdio desse contrato, a entidade se compromete com o atingimento de determinadas metas e, em contrapartida, recebe maior autonomia gerencial, oramentria e financeira. Similarmente s agncias executivas, as agncias reguladoras tambm no constituem nova espcie de entidade integrante da administrao pblica indireta. Essas entidades tm como objeto a regulao de um setor de atividade econmica em sentido amplo ou de determinado servio pblico. No Brasil, essas entidades tm sido criadas sob a forma de autarquias em regime especial. Mas nada impede que uma agncia reguladora seja criada sob forma distinta. Inclusive, a Constituio Federal, ao prever a criao da Anatel e da ANP (art. 21, XI e art. 177, 2, III), sequer determinou que a agncia reguladora devesse ser uma autarquia, pois, utilizou a expresso rgo regulador. Enfim, as agncias reguladoras existentes hoje no Brasil so tambm autarquias em regime especial. Porm, apesar disso, as expresses agncias reguladoras e autarquias em regime especial no so sinnimas. As diferenas entre as entidades aqui estudadas podem ser resumidas na forma do esquema abaixo.

Autarquia
Autarquia comum, ordinria, sujeita ao regime geral prevista no DL 200/67.

Ou Fundao Pblica

Quando a lei de criao incorporara particularidades ao seu regime jurdico, em regra, para atribuir-lhe maior autonomia.

Quando firmam contrato de gesto com o poder pblico para cumprimento de metas e obteno de mais autonomia.

Quando criada sob regime especial, para a regulao de um setor de atividade econmica em sentido amplo ou de determinado servio pblico (em regra autarquias, mas, no necessariamente).

Autarquia em Regime Especial


Prof. Marco Aurlio Corra

Agncia Executiva www.pontodosconcursos.com.br

Agncia Reguladora 16

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

Caiu na Prova

8. (CESPE AGU 2009 Advogado) As agncias reguladoras so autarquias sob regime especial, as quais tm, regra geral, a funo de regular e fiscalizar os assuntos relativos s suas respectivas reas de atuao. No se confundem os conceitos de agncia reguladora e de agncia executiva, caracterizando-se esta ltima como a autarquia ou fundao que celebra contrato de gesto com o rgo da administrao direta a que se acha hierarquicamente subordinada, para melhoria da eficincia e reduo de custos. O examinador estava indo bem. No mesmo? Porm, no finalzinho, no resistiu tentao de inserir uma pegadinha para derrubar o candidato. A questo erra ao afirmar que agncia executiva a autarquia ou fundao que celebra contrato de gesto com o ministrio ao qual est hierarquicamente subordinada. Ora, das lies do Direito Administrativo, sabemos que no existe vnculo de subordinao, e sim de vinculao, entre uma autarquia e o ministrio. Uma sutileza. Todo o restante est correto e, como vimos, no se pode mesmo confundir os conceitos de agncia reguladora e de agncia executiva. Conforme nosso esquema acima, so coisas totalmente distintas. Questo Errada.

3 Recursos Humanos na Administrao Pblica


Estudaremos esse item do edital de forma mais genrica, inicialmente, abordando temas relacionados Gesto de Recursos Humanos que so comuns administrao pblica e privada. Em seguida, aprofundaremos um pouco nas questes que dizem respeito aos recursos humanos na Administrao Pblica. Acho que essa ser a melhor estratgia para tentar abranger o que a banca espera de conhecimento do candidato acerca desse tpico. As organizaes so basicamente constitudas de pessoas e dependem delas para atingir seus objetivos e cumprir suas misses. O conceito de organizao envolve exatamente o aproveitamento da sinergia dos esforos de vrios indivduos que trabalham em conjunto. A Administrao de Recursos Humanos (ARH) uma especialidade dentro da administrao, que surgiu a partir do crescimento e da maior complexidade das tarefas organizacionais. A ARH originou-se no incio do sculo XX, aps o forte impacto da Revoluo Industrial sobre o sistema produtivo.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 A ARH representa uma atividade de mediao entre as organizaes e as pessoas, para diminuir os conflitos de interesses entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais, at ento considerados incompatveis e inconciliveis. Recentemente, pressionadas pelos desafios impostos pela realidade econmica e tecnolgica, as empresas mudaram a viso que tinham acerca de seus recursos humanos. As pessoas passaram a ser consideradas os recursos fundamentais para o sucesso organizacional, por serem os nicos recursos inteligentes de que as organizaes dispem para enfrentar os desafios. Essa mudana de viso se enquadra no mbito da denominada Era Ps-industrial ou Era da Informao ou do Conhecimento. Nesse contexto surgiu o conceito moderno de Administrao de Recursos Humanos (ARH), no qual se destacam trs ideias principais: As pessoas so vistas no mais como recursos, mas como seres humanos muito diferentes entre si, cada um com sua personalidade, histria pessoal, habilidades, conhecimentos, destrezas e capacidades prprios, que so considerados indispensveis para a organizao. As pessoas passam a ser consideradas como elementos impulsionadores da organizao, capazes de dot-la de inteligncia, talento e aprendizagem necessrios ao processo de melhoria, renovao e aumento de competitividade de que as empresas tanto precisam. As pessoas no so peas a serem acionadas, mas possuem sua prpria fora impulsionadora. As pessoas passam a ser parceiros da organizao, e so capazes de lev-la excelncia. Sendo parceiros, as pessoas investem tempo e esforos na organizao. Sua dedicao, responsabilidade e comprometimento derivam da expectativa de colherem retornos diversos, tais como uma remunerao adequada, oportunidades de crescimento profissional e pessoal, qualidade de vida, reconhecimento etc. H, portanto, na nova viso da ARH, um carter de reciprocidade na interao entre pessoas e organizaes, em que ambos fazem investimentos recprocos e buscam auferir ganhos, por meio de uma relao de parceria.

3.1 Sistema da Moderna Administrao de Recursos Humanos


Os recursos humanos so as pessoas que ingressam na empresa, nela permanecem e dela participam, qualquer que seja o seu nvel hierrquico ou sua tarefa. Eles esto distribudos nos nveis institucional, intermedirio e operacional da organizao. Constituem um tipo de recurso dotado de uma vocao dirigida para o crescimento e desenvolvimento.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 As pessoas trazem para as organizaes suas habilidades, conhecimentos, atitudes, comportamentos, percepes etc. Sejam elas diretores, gerentes, funcionrios, operrios ou tcnicos, as pessoas desempenham papis altamente diferentes (os cargos) dentro da estrutura de autoridade e de responsabilidade existente na organizao. Nesse contexto, administrar pessoas uma tarefa comum a todas as reas e nveis da organizao. A administrao de recursos humanos no uma tarefa exclusiva do profissional de ARH, mas uma responsabilidade existente em todas as reas e nveis da organizao. Cada diretor, gerente ou chefe alm de desempenharem suas atividades e responsabilidades especficas devem administrar as pessoas que lhes so direta e indiretamente subordinadas. 9. (CESPE AGU 2010 - ADMINISTRADOR) O gerente de atendimento de um rgo pblico, no mbito da organizao, no possui responsabilidade com as atividades tcnicas de gesto de pessoas, que so prprias do setor especializado nessa funo. Administrar pessoas uma tarefa de todos os nveis da organizao. Cada diretor, gerente, coordenador etc. acumula suas atribuies especficas com a administrao das pessoas que lhes so subordinadas. Alm disso, temos que ter sempre em mente que a ARH uma responsabilidade de linha (dos gerentes) e uma funo de Staff (rea tcnica de RH, que funciona como assessoria). Assim, a responsabilidade pela ARH sempre dos gerentes. Questo Errada. A ARH consiste no planejamento, na organizao, no desenvolvimento, na coordenao e no controle de tcnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organizao representa o meio que permite s pessoas que com ela colaboram alcanar os objetivos individuais relacionados, direta ou indiretamente, com o trabalho. Os objetivos da ARH esto ligados aos objetivos da organizao como um todo. Ao lado dos objetivos organizacionais, a ARH deve considerar os objetivos pessoais dos participantes. Podem-se considerar os seguintes principais objetivos da ARH: Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidade, competncias e motivao para realizar os objetivos da organizao.

Caiu na Prova

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Criar, manter e desenvolver as condies organizacionais de aplicao, desenvolvimento e satisfao plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais. Alcanar a eficcia, a eficincia, a economicidade e a efetividade atravs das pessoas. Os assuntos tratados pela ARH referem-se referem se tanto aos aspectos internos da organizao (avaliao de cargos, treinamento, poltica salarial etc etc.) quanto aos aspectos externos ou ambientais (pesquisa de mercado de trabalho, recrutamento e seleo, legislao trabalhista etc.). etc Logicamente, no trataremos de todos esses assuntos aqui nesta aula. Isso seria impossvel, dada sua extenso. Alm disso, existe um item especfico do edital abordando o tema gesto de pessoas (Item II) e, , em virtude virtu disso, a matria. certamente tambm exista a um curso especfico para essa matria

3.2 Processos da Moderna Administrao de Recursos Humanos


A ARH produz profundos impactos nas pessoas e nas organizaes. A maneira de lidar com as pessoas, de busc busc-las no mercado, de e integr-las integr e orient-las, de faz-las trabalhar, de desenvolv desenvolv-las, de recompens-las las ou de monitorlas e control-las, ou seja, a qualidade da gesto de pessoas na organizao um aspecto crucial na competitividade organizacional. Conforme Chiavenato, o ciclo da gesto de pessoas consiste em seis processos bsicos: proviso, aplicao, recompensa, desenvolvimento desenvolvimento, manuteno e monitoramento de pessoas.

Proviso

Aplicao

Recompensa

Desenvolvimento

Manuteno

Monitoramento

Treinamento Recrutamento Desenhos de Cargos Remunerao

Disciplina Banco de Dados de RH Higiene, Segurana e Qualidade de Vida Sistemas de Informaes Gerenciais

Mudanas

Seleo

Avaliao de desempenho

Benefcios e Servios Comunicaes

Relaes com Sindicatos

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Esses cinco processos so totalmente inter-relacionados e interdependentes. Sua interao faz com que qualquer alterao ocorrida em um deles passe a provocar influncias sobre os demais, aos quais realimentaro novas influncias nos outros e assim sucessivamente, o que gera acomodaes e ajustamentos em todo o sistema.

3.3 Polticas da Moderna Administrao de Recursos Humanos


Polticas so regras estabelecidas para administrar determinadas funes e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados. Constituem orientao administrativa para impedir que empregados desempenhem funes indesejveis ou ponham em risco o sucesso de funes especficas. Assim, polticas so guias para a ao. Servem para prover respostas s questes ou aos problemas que podem ocorrer com certa frequncia, fazendo com que os subordinados procurem, desnecessariamente, seus supervisores para esclarecimento ou soluo de cada caso. Como desdobramentos dos processos que estudamos no item anterior, surgem as polticas de recursos humanos, que se referem s maneiras pelas quais a organizao pretende lidar com seus membros e, por intermdio deles, atingir os seus objetivos, permitindo, tambm, condies para o alcance de objetivos individuais. Essas polticas variam enormemente conforme a organizao, que desenvolve a poltica de recursos humanos mais adequada sua filosofia e s suas necessidades. A rigor, uma poltica de recursos humanos deve abranger o que a organizao pretende acerca dos principais aspectos que relacionamos a seguir. Poltica de Proviso de Recursos Humanos O recrutamento corresponde ao processo pelo qual a organizao atrai os candidatos do mercado, para abastecer seu processo seletivo. No recrutamento, a organizao divulga e oferece oportunidades de trabalho aos integrantes do mercado. A seleo, por sua vez, busca, entre os vrios candidatos recrutados, aqueles que so mais preparados e adequados aos cargos existentes na organizao. 10. (CESPE TJDFT 2007 ADMINISTRADOR) Tanto em organizaes pblicas quanto no setor privado, a atividade de recrutamento deve ocorrer posteriormente seleo dos candidatos aptos para os cargos disponveis.

Caiu na Prova

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Pelo contrrio. Tanto no setor pblico quanto na iniciativa privada, o recrutamento deve ocorrer anteriormente fase de seleo dos candidatos. Uma empresa privada primeiro divulga suas oportunidades de trabalho para, depois, aplicar suas tcnicas de seleo nos candidatos atrados, tais como entrevistas, dinmicas de grupo etc. Da mesma forma, uma organizao pblica, antes de qualquer coisa, divulga suas vagas a serem preenchidas (publica o edital do concurso, por exemplo). Somente depois disso, ela aplica suas tcnicas de seleo, geralmente concursos de provas ou de provas e ttulos ou processo seletivo simplificado, para a contratao temporria, por exemplo. Questo Errada. A poltica de proviso de recursos humanos consiste em definir onde recrutar (fontes de recrutamento dentro ou fora da organizao), em que condies e como recrutar (tcnicas de recrutamento preferidas pela organizao para abordar o mercado de recursos humanos) os recursos humanos necessrios organizao. Trata tambm dos critrios de seleo de recursos humanos e dos padres de qualidade para admisso, quanto s aptides fsicas e intelectuais, experincia e potencial de desenvolvimento, tendo-se em vista o universo de cargos existentes na organizao. Alm disso, preocupa-se em como integrar os novos participantes ao ambiente interno da organizao, com rapidez e eficcia. Poltica de Aplicao de Recursos Humanos Envolve questes sobre como determinar os requisitos bsicos da fora de trabalho (intelectuais, fsicos etc.), para o desempenho das tarefas e atribuies do universo de cargos da organizao. Adota critrios de planejamento, alocao e movimentao interna de recursos humanos, considerando-se o posicionamento inicial e o plano de carreiras, definindo as alternativas de oportunidades futuras possveis dentro da organizao. Fixa tambm critrios de avaliao da qualidade e da adequao dos recursos humanos por meio da avaliao do desempenho. Poltica de Recompensa de Recursos Humanos Abrange critrios de remunerao direta dos participantes, tendo-se em vista a avaliao do cargo e os salrios praticados no mercado de trabalho, e posio da organizao frente a essas duas variveis.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

22

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Considera critrios de remunerao indireta dos participantes, tendo-se em vista os programas de benefcios sociais mais adequados diversidade de necessidades existentes no universo de cargos da organizao, e levando em conta a posio da organizao frente s prticas do mercado de trabalho. Poltica de Desenvolvimento de Recursos Humanos Trata dos critrios de diagnstico e programao de preparao e reciclagem constantes da fora de trabalho para o desempenho de suas tarefas e atribuies dentro da organizao. Envolve a definio de critrios de desenvolvimento de recursos humanos a mdio e longo prazo, visando contnua realizao do potencial humano em posies gradativamente elevadas na organizao. Abrange, ainda, a criao e desenvolvimento de condies capazes de garantir a sade e excelncia organizacional, por intermdio da mudana do comportamento dos participantes. Poltica de Manuteno de Recursos Humanos Preocupa-se sobre como manter uma fora de trabalho motivada, com moral elevado, participativa e produtiva dentro de um clima organizacional adequado. Ocupa-se dos critrios relativos s condies fsicas ambientais de higiene e segurana que envolvem o desempenho das tarefas e atribuies do universo de cargos da organizao. Finalmente, preocupa-se com a manuteno de um relacionamento de bom nvel com sindicatos e representaes do pessoal. Poltica de Monitoramento de Recursos Humanos Ocupa-se dos aspeectos relacionados manuteno de um banco de dados capaz de fornecer as informaes necessrias para as anlises quantitativa e qualitativa da fora de trabalho disponvel na organizao. Fixa critrios para auditoria permanente da aplicao e adequao das polticas e dos procedimentos relacionados com os recursos humanos da organizao. Essas polticas representam o cdigo de valores ticos da organizao, que governa suas relaes com os empregados, acionistas, consumidores, fornecedores etc. A partir das polticas, podem-se definir os procedimentos a serem implantados, que so cursos de ao predeterminados para orientar o desempenho das operaes e atividades, tendo-se em vista os objetivos da organizao.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Os procedimentos constituem uma espcie de plano permanente que serve para orientar as pessoas na execuo de suas tarefas dentro da organizao. Em essncia, servem para guiar as pessoas na realizao dos objetivos organizacionais. Visam dar consistncia execuo das atividades, garantindo um tratamento equitativo para todos os participantes e um tratamento uniforme para todas as situaes.

3.4 Os Recursos Humanos no mbito da Administrao Pblica Gerencial


Ao estudar as reformas administrativas, vimos que, a partir dos anos 80, as mudanas no setor pblico passam a ocorrer em funo da crise fiscal do Estado e das novas exigncias, por parte da sociedade, por eficincia e eficcia no setor pblico. A partir desse momento, foram as seguintes as principais presses no sentido de implementar mudanas nas relaes de trabalho no setor pblico: Ampliao e enriquecimento da definio das funes. Aumento de formas de contratao temporria. Pagamento varivel, em funo do desempenho (individual e da equipe). Aumento da participao dos empregados nas decises e diminuio do papel da superviso. Aumento das empregados. formas de cooperao entre a gerncia e os

A reforma gerencial no se limitou ao corte de gastos. Buscou, tambm, uma forma mais flexvel e descentralizada de administrar os recursos humanos, alm de definir um novo perfil para o servidor pblico. A ao dos servidores deveria se concentrar na administrao dos rgos especficos dos setores do ncleo estratgico e das atividades exclusivas do Estado. Adequar os recursos humanos a essa nova administrao pblica era o desafio dentro do processo de mudana. A reforma da dcada de 90 teve por objetivo central dar prioridade ao recrutamento, capacitao e adequao dos servidores de nvel superior que fazem parte do ncleo estratgico e do setor de atividades exclusivas do Estado. O que se pretendia era dotar os administradores pblicos de competncias gerenciais e que as relaes de trabalho fossem mais flexveis, se comparadas ao passado. O gerente pblico deveria ser capaz de trabalhar e tomar as decises em um quadro no qual o desenvolvimento tecnolgico ocupa papel de destaque e a as ferramentas de gesto surgem e se modificam rapidamente.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Assim, foram definidos quatro elementos bsicos da nova gesto de recursos humanos: criao e reestruturao de carreiras e cargos, correo de distores na remunerao, poltica de concursos anuais e aes de capacitao. Criao e reestruturao de carreiras e cargos O caminho escolhido na reforma do Estado foi o de privilegiar as carreiras que tm atribuies mais amplas e genricas e que so exclusivas de rgos especficos, o que permite o remanejamento dos servidores, de acordo com as necessidades do Estado. A reestruturao das carreiras e cargos pblicos visou conciliar o carter permanente das carreiras com o carter oscilante das necessidades do aparelho do Estado, que deriva do ambiente em que se atua. Para flexibilizar as regras gerais relativas s carreiras, procurou-se definir atribuies amplas, com elementos comuns e com regras gerais e uniformes referentes remunerao, promoo e aposentadoria. A necessidade de conciliao entre permanncia das carreiras e mutabilidade das necessidades do aparelho do Estado tambm pode ser, em parte, administrada pelo aumento da capacidade de adaptao dos integrantes das carreiras. Esse aspecto est intimamente relacionado qualificao e capacitao profissional. Outras atividades, consideradas tambm estratgicas, foram valorizadas por meio da criao de gratificaes de desempenho especficas para aqueles que as exercem, sempre dentro dos limites exigidos pelo equilbrio fiscal das contas do governo. Assim, parte da remunerao das carreiras criadas e reestruturadas foi associada ao desempenho, em conformidade com os princpios da administrao gerencial, voltada para resultados. Correo de distores na remunerao Outra iniciativa do governo teve por objetivo dar continuidade ao processo de fortalecimento do ncleo estratgico do Estado, por meio da reviso das remuneraes de diversas carreiras e cargos. Tal reviso foi implementada mediante a criao ou elevao do valor de gratificaes variveis a serem pagas de acordo com o desempenho do servidor e com as atribuies das carreiras ou cargos, visando aumentar a motivao e a qualificao dos quadros de pessoal. Com a criao das gratificaes de desempenho, deu-se prosseguimento ao processo de aperfeioamento dos instrumentos que associam parte da
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

25

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 remunerao ao desempenho do servidor, em conformidade com os princpios da administrao gerencial, voltada para resultados. Poltica de concursos anuais Constitui a renovao dos quadros de pessoal, bem como a valorizao e fortalecimento das carreiras de Estado. A ideia foi estabelecer previso anual para a realizao de concursos pblicos, com uma estimativa de nmero de vagas mais precisa do que era antes da reforma. Essas medidas foram tomadas para que, efetivamente, fossem selecionados os melhores e para que ocorresse uma homogeneizao na qualidade dos profissionais contratados, o que antes ficava prejudicado, devido periodicidade irregular de realizao de concursos pblicos. Aes de capacitao A nova poltica de capacitao teve por objetivo o aumento da competncia dos servidores. Ela possibilitou o acesso desses servidores a programas voltados para o desenvolvimento de novas habilidades gerenciais e deu autonomia e responsabilidade aos ministrios e aos seus rgos vinculados nas decises que envolvem a capacitao de seu prprio pessoal. Foram previstos dois tipos de cursos: cursos genricos, com contedos uniformes para diferentes pblicos-alvo e cursos especficos, relativos rea de atuao dos servidores. Maior nfase foi dada os cursos de educao continuada, que possuiam o objetivo de prover a atualizao constante dos servidores pblicos.

3.5 Outras Medidas de ARH na Administrao Pblica


Nos ltimos anos, possvel perceber um movimento no sentido de direcionar a poltica de recursos humanos da administrao pblica federal para a adoo de medidas modernozantes, tais como: Realizao de concursos pblicos para recompor a fora de trabalho. Estruturao de novos planos de carreiras e de cargos. Valorizao da capacitao e da avaliao de desempenho como instrumentos de desenvolvimento profissional Recuperao do sistema de mrito. O conhecimento acerca dessas estratgias de ARH vem sendo, com uma certa frequncia, cobrado em provas de concursos. Por isso, estudaremos a seguir alguns desses aspectos inerentes poltica recente de recursos humanos do governo federal, que considero mais importantes para a prova.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Aspectos da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal O Decreto 5.707, de 23/2/2006, instituiu a Poltica e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional. Em seu artigo 1, o referido decreto definiu as principais finalidades da poltica para o desenvolvimento de pessoal:
Art. 1o Fica instituda a Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal, a ser implementada pelos rgos e entidades da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional, com as seguintes finalidades: I - melhoria da eficincia, eficcia e qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado; II - desenvolvimento permanente do servidor pblico; III - adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies, tendo como referncia o plano plurianual; IV - divulgao e gerenciamento das aes de capacitao; e V - racionalizao e efetividade dos gastos com capacitao.

Caiu na Prova

11. (CESPE MMA 2011 Analista Ambiental - Meio Ambiente) Entre as finalidades da poltica nacional de desenvolvimento de pessoal para os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, incluem-se a melhora da eficincia, da eficcia e da qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado; a promoo do desenvolvimento permanente do servidor pblico; e a adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies. A questo menciona, respectivamente, os incisos I, II e III do artigo 1 do Decreto 5.707/2006, que transcrevemos acima. O inciso III corresponde a um dos objetivos da gesto por competncias, assunto que abordaremos com um pouco mais de detalhe adiante. Questo Certa.

No artigo 3 do mesmo normativo, foram estabelecidas as diretrizes da referida poltica:


Art. 3o So diretrizes da Poltica Nacional de Desenvolvimento de Pessoal: I - incentivar e apoiar o servidor pblico em suas iniciativas de capacitao voltadas para o desenvolvimento das competncias institucionais e individuais; II - assegurar o acesso dos servidores a eventos de capacitao interna ou externamente ao seu local de trabalho; Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3
III - promover a capacitao gerencial do servidor e sua qualificao para o exerccio de atividades de direo e assessoramento; IV - incentivar e apoiar as iniciativas de capacitao promovidas pelas prprias instituies, mediante o aproveitamento de habilidades e conhecimentos de servidores de seu prprio quadro de pessoal; V - estimular a participao do servidor em aes de educao continuada, entendida como a oferta regular de cursos para o aprimoramento profissional, ao longo de sua vida funcional; VI - incentivar a incluso das atividades de capacitao como requisito para a promoo funcional do servidor nas carreiras da administrao pblica federal direta, autrquica e fundacional, e assegurar a ele a participao nessas atividades; VII - considerar o resultado das aes de capacitao e a mensurao do desempenho do servidor complementares entre si; VIII - oferecer oportunidades de requalificao aos servidores redistribudos; IX - oferecer e garantir cursos introdutrios ou de formao, respeitadas as normas especficas aplicveis a cada carreira ou cargo, aos servidores que ingressarem no setor pblico, inclusive queles sem vnculo efetivo com a administrao pblica; X - avaliar permanentemente os resultados das aes de capacitao; XI - elaborar o plano anual de capacitao da instituio, compreendendo as definies dos temas e as metodologias de capacitao a serem implementadas; XII - promover entre os servidores ampla divulgao das oportunidades de capacitao; e XIII - priorizar, no caso de eventos externos de aprendizagem, os cursos ofertados pelas escolas de governo, favorecendo a articulao entre elas e visando construo de sistema de escolas de governo da Unio, a ser coordenado pela Escola Nacional de Administrao Pblica - ENAP.

Diretrizes de Carreira Em relao s carreiras pblicas, importante destacar que, recentemente (a partir do governo Lula), foram adotadas medidas no sentido de recompor a fora de trabalho dos rgos e entidades e tambm de garantir a substituio de pessoal terceirizado que se encontra na execuo de atividades de nvel mdio ou superior, que deveriam ser exercidas por servidores pblicos efetivos. De uma forma geral, observa-se que o processo de elaborao/reestruturao de carreiras contempla os seguintes aspectos:
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Definio de critrios para estruturao e criao de novas carreiras. Definio de uma poltica de ingresso, recrutamento e seleo. Aperfeioamento dos critrios de progresso e promoo. Vinculao do desenvolvimento na carreira a critrios objetivos da capacitao. Estabelecimento remuneratrias. de referenciais para definio de estruturas

Definio da composio das tabelas remuneratrias (vencimento bsico, gratificaes de desempenho, gratificaes de exerccio, retribuio por titulao, gratificao de qualificao). Delineamento de sistemas mais adequados de avaliao e gratificao de desempenho. Gesto por Competncias A edio do Decreto 5.707/2006, que instituiu a Poltica e as Diretrizes para o Desenvolvimento de Pessoal (visto acima), incorporou o conceito de gesto por competncias na Administrao Pblica Federal direta, autrquica e fundacional. O referido normativo conceitua da seguinte forma a gesto por competncias:
Gesto por competncia: gesto da capacitao orientada para o desenvolvimento do conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes necessrias ao desempenho das funes dos servidores, visando ao alcance dos objetivos da instituio.

Essa nova abordagem possui entre seus objetivos: A adequao das competncias objetivos das instituies. requeridas dos servidores aos

O desenvolvimento permanente do servidor pblico. A racionalizao e efetividade dos gastos com capacitao. Essas finalidades imprimem s organizaes pblicas o desafio do estabelecimento de um novo referencial terico e metodolgico para a gesto do desenvolvimento. Nesse novo referencial, destacam-se a adoo das seguintes medidas:

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

29

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Incentivo s iniciativas de capacitao, promovidas pelas prprias instituies, mediante o aproveitamento de habilidades e de conhecimentos de servidores do prprio quadro de pessoal. Apoio ao servidor pblico em iniciativas de capacitao, voltadas para o desenvolvimento das competncias institucionais e individuais. Garantia de acesso dos servidores a eventos de capacitao interna ou externa ao seu local de trabalho. Incentivo incluso das atividades de capacitao como requisito para a promoo do servidor na carreira. Complementaridade entre o resultado das aes de capacitao e a mensurao do desempenho, as quais constituem diretrizes que reforam um novo olhar para o desenvolvimento. A abordagem da competncia mostrou-se uma forma avanada e inovadora, na medida em que sua base de sustentao est nos conhecimentos requeridos pela organizao, na flexibilizao do conceito de posto de trabalho e no envolvimento e na responsabilizao permanente do indivduo em seu desenvolvimento. Entre as preocupaes da abordagem, encontra-se o desdobramento das estratgias organizacionais em conhecimentos, habilidades e atitudes desejadas dos profissionais, necessrias para a definio de perfis e fundamentais para o estabelecimento de padres requeridos para o desempenho e o desenvolvimento dos indivduos. No entanto, na Administrao Pblica Federal, a abordagem ainda carece de experincias concretas, cujos resultados possam ser mensurados, analisados e disseminados. Avaliao de Desempenho A nova poltica de recursos humanos buscou sistematizar a avaliao de desempenho, tornando-a instrumento de gesto til para o gestor, para o servidor e para a sociedade, a quem se destinam os servios pblicos. A avaliao de desempenho geralmente efetuada com base em metas individuais, por equipes e institucionais, previamente conhecidas e acordadas entre todos os envolvidos no processo, luz da poltica de democratizao das relaes de trabalho. Essas metas institucionais e individuais prvias so pactuadas entre as chefias e os respectivos servidores. A avaliao de desempenho vista como o monitoramento sistemtico e contnuo da atuao individual e institucional do servidor. Os objetivos da avaliao de desempenho so promover a melhoria da qualificao dos
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 servios pblicos e subsidiar a poltica de gesto de pessoas, principalmente quanto capacitao, ao desenvolvimento no cargo ou na carreira, remunerao e movimentao de pessoal. A Emenda Constitucional 19/1998 (conhecida como emenda da reforma administrativa gerencial) introduziu, na Constituio Federal, situaes para as quais est prevista a avaliao de desempenho. Vejamos cada uma dessas situaes: Avaliao de desempenho dos dirigentes de rgos e entidades que tiveram sua autonomia gerencial ampliada mediante contrato de gesto:
Art. 37. A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia e, tambm, ao seguinte: (...) 8 A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para o rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: I - o prazo de durao do contrato; II - os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes (grifamos); III - a remunerao do pessoal.

Possibilidade de perda de cargo pblico por insuficincia de desempenho e desempenho como condio para a aquisio de estabilidade:
Art. 41. So estveis aps trs anos de efetivo exerccio os servidores nomeados para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico. 1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: I - em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa (grifamos). 31 Prof. Marco Aurlio Corra www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3
(...) 4 Como condio para a aquisio da estabilidade, obrigatria a avaliao especial de desempenho por comisso instituda para essa finalidade (grifamos).

Avaliao pblicas:

de

desempenho

dos

administradores

das

empresas

Art. 173. Ressalvados os casos previstos nesta Constituio, a explorao direta de atividade econmica pelo Estado s ser permitida quando necessria aos imperativos da segurana nacional ou a relevante interesse coletivo, conforme definidos em lei. 1 A lei estabelecer o estatuto jurdico da empresa pblica, da sociedade de economia mista e de suas subsidirias que explorem atividade econmica de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios, dispondo sobre: (...) V - os mandatos, a avaliao de desempenho e a responsabilidade dos administradores (grifamos). Ainda acerca desse aspecto, importante destacar que a legislao infraconstitucional tambm estabeleceu vrias situaes em que a avaliao de desempenho seria utilizada. Bons exemplos dessas situaes so algumas regras estabelecidas pela lei que dispe sobre a organizao das carreiras das agncias reguladoras (Lei 10.871, de 20/5/2004, alterada pela Lei 11.292, de 26/4/2006), as quais relacionamos abaixo:

Avaliao de desempenho progresso funcional:

como

critrio

para

promoo

Art. 10. O desenvolvimento do servidor nos cargos das Carreiras referidas no art. 1o desta Lei obedecer aos princpios: (...) 1o A promoo e a progresso funcional obedecero sistemtica da avaliao de desempenho, capacitao e qualificao funcionais, conforme disposto em regulamento especfico de cada autarquia especial denominada Agncia Reguladora (grifamos).

Desempenho como critrio de remunerao varivel:


Art. 16. Fica instituda a Gratificao de Desempenho de Atividade de Regulao - GDAR, devida aos ocupantes dos cargos a que se referem os incisos I a XVI, XIX e XX do art. 1o desta Lei, quando em exerccio de atividades inerentes s atribuies do Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3
respectivo cargo nas Agncias Reguladoras referidas no Anexo I desta Lei, observando-se a seguinte composio e limites: I - a GDAR ser paga observado o limite mximo de 100 (cem) pontos e o mnimo de 30 (trinta) pontos por servidor, correspondendo cada ponto ao valor estabelecido no Anexo VI desta Lei; II - a pontuao referente GDAR est assim distribuda: a) at 20 (vinte) pontos sero atribudos em funo dos resultados obtidos na avaliao de desempenho individual; e b) at 80 (oitenta) pontos sero atribudos em funo dos resultados obtidos na avaliao de desempenho institucional (grifamos).

Caiu na Prova

12. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Administrao) Os servidores pblicos tm estabilidade, garantida na CF, razo pela qual a eles no se aplica a avaliao de desempenho. A avaliao de desempenho no s se aplica aos servidores pblicos, como pode ser um dos critrios para composio da remunerao, para a promoo e progresso funcional e para a aquisio de estabilidade. A insuficincia de desempenho, constatada mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, pode ser, inclusive, motivo de perda do cargo pblico, conforme prev o inciso III do 1 do artigo 41 da CF/88. Questo Errada.

Remunerao por Desempenho Em regra, a remunerao, no sistema brasileiro, constituda por: parcela fixa, vinculada ao cargo efetivo. Provimento dos cargos de direo de assessoramento superior (DAS). Funes gratificadas e a vantagens pessoais adquiridas Parcela varivel, dependente dos desempenhos institucional e individual. Dessa forma, muito comum atualmente que os rgos e entidades da administrao pblica elaborem sua estrutura remuneratria levando em considerao parcelas a serem pagas em funo do desempenho institucional e individual dos servidores.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

33

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Um exemplo dessa situao GDAR (Gratificao de Desempenho de Atividade de Regulao), que adotada, pelas agncias reguladoras, como critrio de remunerao varivel, com base nos desempenhos da instituio e individual do servidor. 13. (CESPE MPE/PI 2012 Analista Ministerial - rea Administrativa) De maneira similar ao que ocorre na iniciativa privada, tem sido observado, no setor pblico, o pagamento de prmios por desempenho motivado pelo alcance de metas contratadas. A estrutura remuneratria das carreiras pblicas normalmente composta por uma parcela fixa, vinculada ao cargo efetivo, e de uma parcela varivel, dependente dos desempenhos institucional e individual. Assim, a administrao pblica, lanando mo de um recurso comumente utilizado pela iniciativa privada, vem instituindo a remunerao varivel, por meio de pagamento de prmios por desempenho, com base no alcance de determinadas metas institucionais e individuais, as quais so previamente pactuadas entre as chefias e os respectivos servidores. Questo Certa. Oportuno mencionar que, de acordo com o artigo 40 da Lei 8.112/1990 (RJU dos servidores pblicos civis federais), vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei. O artigo 41 da mesma lei dispe que remunerao o vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. Dessa forma, somente por meio de lei, ser possvel a fixao ou a alterao da estrutura remuneratria dos servidores pblicos.

Caiu na Prova

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

4 Questes Comentadas
14. (CESPE TJ-TO 2007 Juiz Substituto) As autarquias profissionais de regime especial, como a Ordem dos Advogados do Brasil e as agncias reguladoras, submetem-se ao controle do Tribunal de Contas da Unio. Como autarquias integrantes da administrao indireta, as agncias reguladoras realmente se submetem ao controle do TCU. A questo est errada somente por afirmar que a OAB tambm se submete ao controle do TCU, pois, o STF, no julgamento da ADI 3.026/DF, decidiu:
A OAB no uma entidade da Administrao Indireta da Unio. A Ordem um servio pblico independente, categoria mpar no elenco das personalidades jurdicas existentes no direito brasileiro. A OAB no est includa na categoria na qual se inserem essas que se tem referido como "autarquias especiais" para pretender-se afirmar equivocada independncia das hoje chamadas "agncias". Por no consubstanciar uma entidade da Administrao Indireta, a OAB no est sujeita a controle da Administrao, nem a qualquer das suas partes est vinculada (grifamos).

Portanto, a OAB no se sujeita ao controle do TCU. Questo Errada. 15. (CESPE TCE-RN 2009 Assessor Tcnico) As agncias reguladoras so consideradas autarquias de regime especial e criadas por leis especificas, e se caracterizam pela independncia administrativa, decisria e tcnica e pela autonomia financeira. Apesar de a CF utilizar o termo rgo regulador, ao prever a criao da Anatel e da ANP (nicas agncias reguladoras que, como vimos, possuem previso constitucional), por opo do legislador, no Brasil, essas agncias tm sido criadas por leis especficas como autarquias em regime especial. No existe, dessa forma, uma lei nica que defina o que exatamente esse regime especial. As diversas leis de criao das agncias que vm definindo o que caracteriza o regime especial de cada uma delas. Porm, em regra, o regime especial foi idealizado para atribuir maior autonomia a essas entidades, j que, no exerccio da regulao, no podem sofrer presses polticas e devem proporcionar um ambiente de segurana e estabilidade para o mercado regulado. Assim, em regra, as leis de criao dessas entidades vm lhes atribuindo maior independncia administrativa, decisria e tcnica e maior autonomia gerencial, oramentria e financeira. Questo correta.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

35

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 16. (CESPE ANAC 2009 Analista Administrativo) s agncias reguladoras atribuda a natureza jurdica de autarquias de regime especial. Ao prever a existncia da Anatel e ANP, a CF/88 menciona o termo rgo regulador, o que nos leva a crer que uma agncia reguladora no precisa ser necessariamente uma autarquia. Poderia assumir, inclusive, a forma de um rgo da administrao direta. No entanto, por opo do legislador, as agncias reguladoras tm sido criadas como autarquias em regime especial, para lhes atribuir maior autonomia em sua atuao de regulao do mercado. Questo Certa. 17. (CESPE ANATEL 2008 Analista Administrativo) No cabe recurso das decises administrativas proferidas pelos servidores das agncias reguladoras, conforme preceitua a Lei n 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal. Esta questo tenta gerar certa confuso para o candidato. De fato, as agncias reguladoras possuem autonomia administrativa. Significa dizer que, em regra, seus atos decisrios no esto sujeitos reviso por nenhum outro rgo ou entidade da Administrao Pblica. Enfim, trata-se de impossibilidade de reviso dos atos da agncia por outros rgos e entidades da Administrao e no da impossibilidade de se interpor recurso contra decises administrativas proferidas pelos servidores dessas agncias. Contra essas decises, caberiam sim recursos, nos termos da Lei 9.784/99. Questo Errada. 18. (CESPE Anatel 2009 Analista Administrativo) As agncias reguladoras tm carter nacional, sendo vedado aos estados e ao Distrito Federal criar suas prprias agncias estaduais quando se tratar de servio pblico, por ausncia de previso constitucional. Os entes federados possuem autonomia e, com isso, capacidade criar suas prprias entidades da administrao indireta para se organizarem, desde que observem as regras insculpidas na CF/88. Segundo Carvalho Filho, em seu Manual de Direito Administrativo:
Como a instituio das agncias reguladoras resulta de processo de descentralizao administrativa, e tendo em vista ainda a autonomia que lhes confere a Constituio, lcito a Estados, Distrito Federal e Municpios criar suas prprias agncias autrquicas quando se tratrar de servio pblico de sua respectiva competncia, cuja execuo tenha sido delegada a pessoas do setor privado, inclusive e principalmente concessionrios e permissionrios. O que se Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

36

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3
exige, obviamente, que a entidade seja instituda por lei, como impe o art.37, XIX, CF.

Logo, Questo Errada.

19. (CESPE ANTAQ 2009 Especialista) As agncias reguladoras federais possuem elevado grau de independncia em face do poder central, razo pela qual no esto submetidas ao controle por parte do Tribunal de Contas da Unio, no que se refere aos aspectos de eficincia do servio pblico concedido, fiscalizado pelas agncias. A independncia das agncias se mostra mais patente em face do Poder Executivo. Isso porque seus atos no podem ser revistos por outro rgo ou entidade da Administrao Pblica. Porm, por serem autarquias, integram a Administrao Indireta e, dessa forma, aplicam-se s agncias reguladoras todas as normas constitucionais pertinentes, entre elas, o controle contbil, financeiro, oramentrio, operacional e patrimonial exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio do TCU. Como esto sujeitas tambm ao controle operacional por parte do TCU, compete ao tribunal acompanhar a execuo dos contratos de concesso firmados pelas agncias com as concessionrias, com vistas avaliao de aspectos de eficincia. Questo Errada. 20. (CESPE Anatel 2009 Analista Administrativo) O regime jurdico aplicvel aos servidores das agncias reguladoras atualmente o do emprego pblico, regulado pela Consolidao das Leis do Trabalho, dado o carter de autarquia especial conferido s agncias. A EC 19/98 (emenda da reforma administrativa), entre outras mudanas, alterou a redao do caput do art. 39 e extinguiu a necessidade de fixao de um Regime Jurdico nico (RJU) para todos os servidores pblicos. Com isso, passou a ser possvel a convivncia, em uma mesma esfera de governo, de mltiplos regimes jurdicos. A partir dessa mudana, poderamos ento encontrar, em uma agncia reguladora, servidores estatutrios, bem como empregados pblicos, regidos pela consolidao das Leis do Trabalho (CLT). Tal cenrio foi alterado com o julgamento, pelo STF, ainda em sede cautelar, da ADI 2.135, na qual se discute a constitucionalidade da EC 19/98, em especial, no que se refere extino do RJU dos servidores pblicos. Quando votada pela Cmara dos Deputados, essa emenda no foi aprovada pela maioria qualificada constitucionalmente exigida, no tendo cumprido, assim, os requisitos formais do processo legislativo constitucional.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

37

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Dessa forma, por haver vcio formal, nesse julgamento foi afastada, em sede cautelar, a nova redao do caput do artigo 39, retomando-se a redao original do texto constitucional (que prev o RJU). Alm disso, no caso especfico das agncias reguladoras, o STF, no julgamento da ADI 2.310, por meio da qual que se discutia a determinao, trazida pela Lei 9.986/2000, no sentido de que as agncias reguladoras teriam suas relaes de trabalho regidas pela CLT, se manifestou da seguinte forma:
(...) Em suma, no se coaduna com os objetivos precpuos das agncias reguladoras, verdadeiras autarquias, embora de carter especial, a flexibilidade inerente aos empregos pblicos, impondo-se a adoo da regra que a revelada pelo regime de cargo pblico, tal como ocorre em relao a outras atividades fiscalizadoras fiscais do trabalho, de renda, servidores do Banco Central, dos Tribunais de Contas etc.

Assim, os servidores das agncias reguladoras devem ter seu vnculo funcional formalizado por meio de estatuto jurdico e no pela CLT, como afirma o item. Questo Errada. 21. (Cespe ANTAQ 2009 Especialista) Os diretores das agncias reguladoras sero escolhidos pelo presidente da Repblica, mas essa escolha deve ser aprovada, por meio de voto secreto, aps arguio pblica, pelo Senado Federal. O art. 52, III, f da CF/88 determina que compete privativamente ao Senado Federal aprovar, previamente, por voto secreto, aps arguio pblica, a escolha de titulares de outros cargos que a lei determinar.. A Lei 9.986/2000, que dispe sobre a gesto de recursos humanos das agncias reguladoras, definiu em seu art. 5:
Art. 5o O Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente (CD I) e os demais membros do Conselho Diretor ou da Diretoria (CD II) sero brasileiros, de reputao ilibada, formao universitria e elevado conceito no campo de especialidade dos cargos para os quais sero nomeados, devendo ser escolhidos pelo Presidente da Repblica e por ele nomeados, aps aprovao pelo Senado Federal, nos termos da alnea f do inciso III do art. 52 da Constituio Federal (grifamos).

Dessa forma, acerta o item ao afirmar que os diretores das agncias reguladoras sero escolhidos pelo Presidente da Repblica e essa escolha deve ser aprovada, por meio de voto secreto, aps arguio pblica, pelo Senado Federal. Questo Certa.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

38

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 22. (CESPE MPU 2010 Analista Administrativo) Os diretores de agncia reguladora so indicados e exonerados ad nutum pelo chefe do ministrio a que a agncia se vincula. Uma das caractersticas do regime especial que vem sendo atribudo s agncias reguladoras pelas suas respectivas leis de criao a estabilidade de seus dirigentes, os quais possuem mandato fixo. Esses dirigentes perdem o mandato somente nas hipteses expressamente previstas em lei, afastada a possibilidade de exonerao ad nutum. Questo Errada. 23. (CESPE Anatel 2004 Especialista) As agncias reguladoras possuem, entre outras, as seguintes atribuies: regular os servios objeto da delegao, realizar licitao para a escolha do concessionrio, permissionrio ou autorizado, definir o valor da tarifa e sua reviso e reajuste, controlar a execuo dos servios, aplicar sanes, encampar, decretar caducidade, intervir, fazer reverso dos bens ao trmino da concesso, fazer o papel de ouvidor de denncias e reclamaes dos usurios. Apesar de um pouco mais antiga, resolvi manter essa questo por constituir um bom mecanismo de reviso das atribuies previstas para as agncias reguladoras. Todas as atribuies mencionadas pelo item esto inseridas na relao apresentada anteriormente nesta aula, no tpico que tratou das atribuies das agncias reguladoras. Questo Certa. 24. (CESPE TCE/BA 2010 Procurador do Ministrio Pblico) Nas infraes praticadas por pessoa jurdica, a ANATEL, no exerccio de sua funo fiscalizadora, no pode aplicar multa aos respectivos administradores ou controladores, sem prvia autorizao judicial, mesmo quando eles tenham agido de m-f. Uma das atribuies das agncias reguladoras a aplicao de sanes. Por serem autarquias, seus atos possuem o atributo da autoexecutoriedade e, dessa forma, no necessitam de autorizao do Poder Judicirio para serem levados a efeito. Questo Errada. 25. (CESPE MPU 2010 Tcnico Administrativo) A agncia reguladora no se sujeita a qualquer forma de tutela dos ministrios, ao contrrio do que ocorre com a agncia executiva.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

39

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Tanto a agncia reguladora quanto a agncia executiva se submetem tutela do ministrio ao qual se encontra vinculada. Porm, essa tutela tem como foco o controle finalstico, de atingimento de metas. Ressalte-se que, assim como ocorre com as autarquias comuns, ordinrias, no h relao de subordinao entre essas entidades e seus ministrios. H somente relao de vinculao, por meio da qual o ministrio controla a atuao das agncias e o atingimento de metas por parte destas. Questo Errada. 26. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Cincias Contbeis) A ANATEL e a Agncia Nacional do Petrleo so as nicas agncias reguladoras que tm fundamento na prpria Constituio Federal. Essas agncias so autarquias de regime especial e gozam de independncia em relao aos poderes da Repblica, tanto que seus dirigentes tm mandato por prazo determinado, no podendo ser exonerados, e, alm do mais, no esto sujeitas ao controle interno do Poder Executivo. Estava indo bem o examinador, at afirmar que as agncias no se sujeitam ao controle interno do Poder Executivo. Por serem autarquias, essas entidades integram a administrao indireta e, dessa forma, aplicam-se a elas todas as normas constitucionais pertinentes, tais como a submisso ao controle externo exercido pelo Poder Legislativo, com o auxlio do TCU e ao controle interno do Poder Executivo. Nesse contexto, importante tambm mencionar que as agncias reguladoras no gozam de independncia em relao aos poderes da Repblica, como afirma o item. Sua independncia se mostra mais assente em face do Poder Executivo. Questo Errada. 27. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Tecnologia da Informao) Os conselheiros e os diretores das agncias reguladoras somente perdem o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, no podendo a lei de criao da agncia prever outras condies para a perda do mandato. O art. 9 da Lei 9.986/2000, que dispe sobre a gesto de recursos humanos das Agncias Reguladoras, trouxe as hipteses de perda de mandato por parte dos conselheiros e diretores das agncias reguladoras. O pargrafo nico desse artigo traz a possibilidade de previso, pela lei de criao da agncia, de outras condies para a perda do mandato por parte de conselheiros e diretores.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

40

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3
Art. 9o Os Conselheiros e os Diretores somente perdero o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar. Pargrafo nico. A lei de criao da Agncia poder prever outras condies para a perda do mandato (grifamos).

Logo, Questo Errada. 28. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Tecnologia da Informao) O ex-dirigente de agncia reguladora fica impedido para o exerccio de atividades ou de prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato. Trata-se da regra denominada quarentena, prevista no art. 8 da Lei 9.986/2000. Questo Certa. 29. (CESPE ANATEL 2009 Especialista em Regulao de Servios Pblicos de Telecomunicaes Direito) Os dirigentes da ANATEL possuem estabilidade, garantida pelo exerccio de mandato fixo, que eles somente podem perder nas hipteses expressamente previstas, afastada a possibilidade de exonerao ad nutum. Novamente, trata-se da estabilidade de seus dirigentes, uma das caractersticas do regime especial que vem sendo atribudo s agncias reguladoras, pelas suas respectivas leis de criao. Esses dirigentes possuem mandato fixo, perdendo-o somente nas hipteses expressamente previstas em lei, afastada a possibilidade de exonerao ad nutum. Questo Certa. 30. (CESPE ANATEL 2009 Especialista em Regulao de Servios Pblicos de Telecomunicaes Direito) Por ser a ANATEL uma autarquia de regime especial, seus atos esto sujeitos reviso pelo ministrio a que se acha vinculada. Mais uma questo que explora a independncia das agncias reguladoras em face ao Poder Executivo. Em virtude dessa independncia, os atos dessas entidades, em regra, no podem ser revistos por outro rgo ou entidade da Administrao Pblica. Questo Errada. 31. (CESPE DPRF 2009 Policial Rodovirio Federal - PRF) A Agncia Nacional de Transportes Terrestres uma agncia reguladora integrante da administrao direta.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

41

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 As agncias reguladoras brasileiras so autarquias em regime especial. Por serem autarquias, integram a administrao indireta e no a direta, como afirma a questo. Questo Errada.

32. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Administrao) As agncias reguladoras sero dirigidas em regime de colegiado, por um conselho diretor ou diretoria composta por conselheiros ou diretores, sendo um deles o seu presidente, o diretor-geral ou diretorpresidente. exatamente a regra prevista no art. 4 da Lei 9.986/2000:
Art. 4o As Agncias sero dirigidas em regime de colegiado, por um Conselho Diretor ou Diretoria composta por Conselheiros ou Diretores, sendo um deles o seu Presidente ou o Diretor-Geral ou o Diretor-Presidente.

Logo, Questo Certa. 33. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Administrao) O mandato dos conselheiros e dos diretores das agncias reguladoras ter o prazo fixado na lei de criao de cada agncia. O artigo 6 da Lei 9.986/2000 estabeleceu que o mandato dos diretores ser estabelecido pela lei instituidora de cada agncia. Questo Certa. 34. (CESPE SECONT/ES 2009 Auditor do Estado Cincias Econmicas) No atual ordenamento jurdico brasileiro, a funo de regulao deve ser exercida exclusivamente pelas agncias reguladoras. Vimos na parte terica que, de acordo com Calixto Salomo filho, existem dois tipos de agncias reguladoras: As que regulam e controlam as atividades que constituem objeto de concesso, permisso ou autorizao de servio pblico ou de concesso para a explorao de bem pblico. As que exercem, com base em lei, tpico poder de polcia, com a imposio de limitaes administrativas, tais como fiscalizao e represso. As primeiras constituem maior novidade no ordenamento jurdico, em virtude do papel que vm desempenhando, pois acabaram por assumir poderes que antes eram desempenhados pela prpria administrao pblica direta.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

42

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Em relao s segundas, no so muito diferentes dos rgos e entidades que j desempenhavam papel regulatrio, como o Banco Central, o Cade, o Conselho Monetrio Nacional etc. Percebe-se, ento, que, antes mesmo da criao das atuais agncias reguladoras, outros rgos e entidades j exerciam (e exercem at hoje) a funo regulatria. Essa atividade, portanto, no exclusiva das agncias reguladoras. Questo Errada. 35. (CESPE SECONT/ES 2009 Auditor do Estado Cincias Econmicas) As agncias reguladoras no dispem do poder regulamentar sobre as atividades econmicas que controlam. As agncias reguladoras possuem a prerrogativa de normatizar o setor por elas regulado. Porm, o poder normativo dessas entidades no pode promover inovaes no ordenamento jurdico. As normas que as agncias reguladoras podem editar resumem-se ao seguinte: regular a prpria atividade da agncia por meio de normas de efeitos internos; e conceituar, interpretar e explicitar conceitos jurdicos indeterminados contidos em lei. Da mesma forma, as agncias reguladoras no podem regulamentar leis (via decreto, por exemplo). Essa atribuio privativa do Chefe do Poder Executivo, conforme disposto no inciso IV do art. 84 da CF/88:
Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da Repblica: (...) IV - sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo (grifamos);

Logo, Questo Certa. 36. (CESPE - TRF-2 2009 Juiz Federal Substituto) As agncias executivas podem ser transformadas em agncias reguladoras, por meio de contrato de gesto. Conforme vimos na parte terica, os conceitos de agncias reguladoras e de agncias executivas no se confundem. As agncias executivas correspondem a uma qualificao, obtida por autarquias ou fundaes, que firmam contrato de gesto com o poder pblico para o atingimento de determinadas metas e,
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

43

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 em contrapartida, tm sua autonomia gerencial, oramentria e financeira ampliada. No so as agncias executivas que se transformam em agncias reguladoras, por meio de contrato de gesto, como afirma o item. As agncias reguladoras j so criadas como tal, pelas suas respectivas leis de criao, que atribuem a elas o chamado regime especial. Questo Errada. 37. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Administrao) Posto ser direito fundamental social dos trabalhadores em geral, previsto na CF, possvel a fixao de vencimentos dos servidores pblicos via conveno coletiva; contudo, deve haver dotao oramentria prvia para tal despesa. Conforme vimos, a fixao e a alterao de qualquer componente da estrutura remuneratria dos servidores pblicos somente podero ser efetuadas por intermdio de lei. Alm disso, dispe a Smula STF 679, de 24/9/2003, que A fixao de vencimentos dos servidores pblicos no pode ser objeto de conveno coletiva. Questo Errada. 38. (CESPE MPE-PI 2012 Analista Ministerial rea Administrativa) Os processos de gesto de pessoas incluem recrutamento e seleo, desenvolvimento e recompensas, desenho e descrio de cargos e avaliao de desempenho. Estudamos que so seis os processos bsicos da ARH: proviso, aplicao, recompensa, desenvolvimento, manuteno e monitoramento de pessoas O processo de proviso inclui o recrutamento e a seleo de pessoal. O desenho e a descrio de cargos e a avaliao de desempenho esto contemplados no processo de aplicao. Os outros dois itens mencionados pela questo (desenvolvimento e recompensas) constituem-se em dois processos propriamente ditos. Questo Certa. 39. (CESPE STM 2011 Analista Judicirio rea Administrativa) Prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfao e a autorrealizao dos empregados e ajudar a organizao a alcanar suas metas constituem objetivos da gesto de recursos humanos. Os objetivos da ARH esto ligados aos objetivos da organizao como um todo. Ao lado dos objetivos organizacionais, a ARH deve considerar os objetivos pessoais dos participantes. Podem-se considerar os seguintes principais objetivos da ARH: 44 Prof. Marco Aurlio Corra www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Criar, manter e desenvolver um contingente de pessoas com habilidade, competncias e motivao para realizar os objetivos da organizao. Criar, manter e desenvolver as condies organizacionais de aplicao, desenvolvimento e satisfao plena das pessoas, e alcance dos objetivos individuais. Alcanar a eficcia, a eficincia, a economicidade e a efetividade atravs das pessoas. Os itens acima listados correspondem, respectivamente, aos objetivos mencionados pelo item: prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfao e a autorrealizao dos empregados e ajudar a organizao a alcanar suas metas. Questo Certa. 40. (CESPE TJ-ES 2011 Analista Judicirio rea Administrativa) A gesto de pessoas abrange amplo conjunto de sistemas que englobam atividades como recrutamento e seleo, anlise e descrio de cargos, relaes com sindicatos, treinamento e auditoria de recursos humanos. Novamente, questo que cobra conhecimento acerca dos sistemas e processos da ARH. Vamos fazer uma relao entre as atividades mencionadas pelo item e seus respectivos processos. O recrutamento e seleo fazem parte do processo de proviso. A anlise e descrio de cargos inserem-se no processo de aplicao. O processo de manuteno ocupa-se das relaes com sindicatos. O treinamento atribuio do processo de desenvolvimento. Finalmente, a auditoria de recursos humanos est inserida no contexto do processo de monitoramento. Questo Certa.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

45

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 Bem pessoal, chegamos ao final de nosso curso. Estudamos, nesta ltima aula, as caractersticas das agncias reguladoras e dos recursos humanos da administrao pblica. Agradeo a todos pela convivncia durante todo esse perodo do curso. Agradeo tambm o retorno que alguns de vocs me deram acerca das aulas. Fico muito feliz e motivado. Espero, sinceramente, que todos tenham gostado das aulas e que tenham aprendido bastante, para que estejam mais preparados para o desafio que se aproxima. Desejo, de corao, que consigam alcanar a aprovao no interessante cargo de Analista Administrativo da ANAC e, mais que isso, que esse seja s o comeo. Mandem notcias acerca do resultado do concurso pelo e-mail (de preferncia dizendo que gabaritaram administrao pblica. Ou melhor, que gabaritaram TUDO! rsrsrs). Sempre fico muito feliz em ver ex-alunos meus sendo aprovados em concursos. Boa prova para todos e at nosso prximo curso, se Deus quiser!

Para alcanar a vitria preciso, antes de tudo, acreditar nela.


Marechal Foch

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

46

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

5 Questes Utilizadas na Aula


1. (CESPE SECONT/ES 2009 Auditor do Estado Cincias Econmicas) A CF veda que o Estado brasileiro atue diretamente no domnio econmico, explorando atividade econmica de natureza lucrativa, em qualquer situao. 2. (CESPE SECONT/ES 2009 Auditor do Estado Cincias Econmicas) Com a introduo do conceito de Estado regulador, foi alterada a suposio de que os servios pblicos devem necessariamente ser prestados diretamente pelos agentes pblicos ou rgos da administrao direta. 3. (CESPE TCU 2011 Auditor Federal de Controle Externo Auditoria Governamental) As decises definitivas das agncias, em regra, no so passveis de apreciao por outros rgos ou entidades da administrao pblica. 4. (CESPE MPU 2010 Tcnico Administrativo) Considere que os representantes legais de uma empresa distribuidora de energia eltrica estejam inconformados com deciso da Agncia Nacional de Energia Eltrica (ANEEL), reguladora do setor eltrico. Nessa situao, no cabe recurso hierrquico da deciso da ANEEL, salvo quanto ao controle de legalidade. 5. (CESPE INCA 2010 Nvel Superior) As agncias reguladoras esto sujeitas ao controle financeiro, contbil e oramentrio exercido pelo Poder Legislativo, com auxlio do Tribunal de Contas da Unio. 6. (CESPE MPU 2010 Tcnico Administrativo) Considere que Pedro, imediatamente aps o trmino de seu mandato como dirigente de agncia reguladora, tenha sido convidado a assumir cargo gerencial em empresa do setor regulado pela agncia onde cumprira o mandato. Nessa situao, Pedro no poder assumir imediatamente o novo cargo, devendo cumprir quarentena. 7. (CESPE TCU 2011 Auditor Federal de Controle Externo Auditoria Governamental) As agncias reguladoras, no que se refere concesso, permisso e autorizao de servio pblico, no possuem atribuio de definir o valor da tarifa, por se tratar de matria adstrita atuao do prprio poder concedente. a

8. (CESPE AGU 2009 Advogado) As agncias reguladoras so autarquias sob regime especial, as quais tm, regra geral, a funo de regular e fiscalizar os assuntos relativos s suas respectivas reas de atuao. No se confundem os conceitos de agncia reguladora e de agncia executiva, caracterizando-se esta ltima como a autarquia ou fundao que celebra contrato de gesto com o rgo da administrao direta a que se acha
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

47

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 hierarquicamente subordinada, para melhoria da eficincia e reduo de custos. 9. (CESPE AGU 2010 - ADMINISTRADOR) O gerente de atendimento de um rgo pblico, no mbito da organizao, no possui responsabilidade com as atividades tcnicas de gesto de pessoas, que so prprias do setor especializado nessa funo. 10. (CESPE TJDFT 2007 ADMINISTRADOR) Tanto em organizaes pblicas quanto no setor privado, a atividade de recrutamento deve ocorrer posteriormente seleo dos candidatos aptos para os cargos disponveis. 11. (CESPE MMA 2011 Analista Ambiental - Meio Ambiente) Entre as finalidades da poltica nacional de desenvolvimento de pessoal para os rgos e entidades da administrao pblica federal direta, incluem-se a melhora da eficincia, da eficcia e da qualidade dos servios pblicos prestados ao cidado; a promoo do desenvolvimento permanente do servidor pblico; e a adequao das competncias requeridas dos servidores aos objetivos das instituies. 12. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo - Administrao) Os servidores pblicos tm estabilidade, garantida na CF, razo pela qual a eles no se aplica a avaliao de desempenho. 13. (CESPE MPE/PI 2012 Analista Ministerial - rea Administrativa) De maneira similar ao que ocorre na iniciativa privada, tem sido observado, no setor pblico, o pagamento de prmios por desempenho motivado pelo alcance de metas contratadas. 14. (CESPE TJ-TO 2007 Juiz Substituto) As autarquias profissionais de regime especial, como a Ordem dos Advogados do Brasil e as agncias reguladoras, submetem-se ao controle do Tribunal de Contas da Unio. 15. (CESPE TCE-RN 2009 Assessor Tcnico) As agncias reguladoras so consideradas autarquias de regime especial e criadas por leis especificas, e se caracterizam pela independncia administrativa, decisria e tcnica e pela autonomia financeira. 16. (CESPE ANAC 2009 Analista Administrativo) s agncias reguladoras atribuda a natureza jurdica de autarquias de regime especial. 17. (CESPE ANATEL 2008 Analista Administrativo) No cabe recurso das decises administrativas proferidas pelos servidores das agncias reguladoras, conforme preceitua a Lei n 9.784/1999, que regula o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal.
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

48

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 18. (CESPE Anatel 2009 Analista Administrativo) As agncias reguladoras tm carter nacional, sendo vedado aos estados e ao Distrito Federal criar suas prprias agncias estaduais quando se tratar de servio pblico, por ausncia de previso constitucional. 19. (CESPE ANTAQ 2009 Especialista) As agncias reguladoras federais possuem elevado grau de independncia em face do poder central, razo pela qual no esto submetidas ao controle por parte do Tribunal de Contas da Unio, no que se refere aos aspectos de eficincia do servio pblico concedido, fiscalizado pelas agncias. 20. (CESPE Anatel 2009 Analista Administrativo) O regime jurdico aplicvel aos servidores das agncias reguladoras atualmente o do emprego pblico, regulado pela Consolidao das Leis do Trabalho, dado o carter de autarquia especial conferido s agncias. 21. (Cespe ANTAQ 2009 Especialista) Os diretores das agncias reguladoras sero escolhidos pelo presidente da Repblica, mas essa escolha deve ser aprovada, por meio de voto secreto, aps arguio pblica, pelo Senado Federal. 22. (CESPE MPU 2010 Analista Administrativo) Os diretores de agncia reguladora so indicados e exonerados ad nutum pelo chefe do ministrio a que a agncia se vincula. 23. (CESPE Anatel 2004 Especialista) As agncias reguladoras possuem, entre outras, as seguintes atribuies: regular os servios objeto da delegao, realizar licitao para a escolha do concessionrio, permissionrio ou autorizado, definir o valor da tarifa e sua reviso e reajuste, controlar a execuo dos servios, aplicar sanes, encampar, decretar caducidade, intervir, fazer reverso dos bens ao trmino da concesso, fazer o papel de ouvidor de denncias e reclamaes dos usurios. 24. (CESPE TCE/BA 2010 Procurador do Ministrio Pblico) Nas infraes praticadas por pessoa jurdica, a ANATEL, no exerccio de sua funo fiscalizadora, no pode aplicar multa aos respectivos administradores ou controladores, sem prvia autorizao judicial, mesmo quando eles tenham agido de m-f. 25. (CESPE MPU 2010 Tcnico Administrativo) A agncia reguladora no se sujeita a qualquer forma de tutela dos ministrios, ao contrrio do que ocorre com a agncia executiva. 26. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Cincias Contbeis) A ANATEL e a Agncia Nacional do Petrleo so as nicas agncias reguladoras que tm fundamento na prpria Constituio Federal. Essas
Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

49

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 agncias so autarquias de regime especial e gozam de independncia em relao aos poderes da Repblica, tanto que seus dirigentes tm mandato por prazo determinado, no podendo ser exonerados, e, alm do mais, no esto sujeitas ao controle interno do Poder Executivo. 27. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Tecnologia da Informao) Os conselheiros e os diretores das agncias reguladoras somente perdem o mandato em caso de renncia, de condenao judicial transitada em julgado ou de processo administrativo disciplinar, no podendo a lei de criao da agncia prever outras condies para a perda do mandato. 28. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Tecnologia da Informao) O ex-dirigente de agncia reguladora fica impedido para o exerccio de atividades ou de prestar qualquer servio no setor regulado pela respectiva agncia, por um perodo de quatro meses, contados da exonerao ou do trmino do seu mandato. 29. (CESPE ANATEL 2009 Especialista em Regulao de Servios Pblicos de Telecomunicaes Direito) Os dirigentes da ANATEL possuem estabilidade, garantida pelo exerccio de mandato fixo, que eles somente podem perder nas hipteses expressamente previstas, afastada a possibilidade de exonerao ad nutum. 30. (CESPE ANATEL 2009 Especialista em Regulao de Servios Pblicos de Telecomunicaes Direito) Por ser a ANATEL uma autarquia de regime especial, seus atos esto sujeitos reviso pelo ministrio a que se acha vinculada. 31. (CESPE DPRF 2009 Policial Rodovirio Federal - PRF) A Agncia Nacional de Transportes Terrestres uma agncia reguladora integrante da administrao direta. 32. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Administrao) As agncias reguladoras sero dirigidas em regime de colegiado, por um conselho diretor ou diretoria composta por conselheiros ou diretores, sendo um deles o seu presidente, o diretor-geral ou diretor-presidente. 33. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo Administrao) O mandato dos conselheiros e dos diretores das agncias reguladoras ter o prazo fixado na lei de criao de cada agncia. 34. (CESPE SECONT/ES 2009 Auditor do Estado Cincias Econmicas) No atual ordenamento jurdico brasileiro, a funo de regulao deve ser exercida exclusivamente pelas agncias reguladoras.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

50

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3 35. (CESPE SECONT/ES 2009 Auditor do Estado Cincias Econmicas) As agncias reguladoras no dispem do poder regulamentar sobre as atividades econmicas que controlam. 36. (CESPE - TRF-2 2009 Juiz Federal Substituto) As agncias executivas podem ser transformadas em agncias reguladoras, por meio de contrato de gesto. 37. (CESPE ANATEL 2009 Analista Administrativo - Administrao) Posto ser direito fundamental social dos trabalhadores em geral, previsto na CF, possvel a fixao de vencimentos dos servidores pblicos via conveno coletiva; contudo, deve haver dotao oramentria prvia para tal despesa. 38. (CESPE MPE-PI 2012 Analista Ministerial rea Administrativa) Os processos de gesto de pessoas incluem recrutamento e seleo, desenvolvimento e recompensas, desenho e descrio de cargos e avaliao de desempenho. 39. (CESPE STM 2011 Analista Judicirio rea Administrativa) Prover a empresa com pessoal qualificado, elevar a satisfao e a autorrealizao dos empregados e ajudar a organizao a alcanar suas metas constituem objetivos da gesto de recursos humanos. 40. (CESPE TJ-ES 2011 Analista Judicirio rea Administrativa) A gesto de pessoas abrange amplo conjunto de sistemas que englobam atividades como recrutamento e seleo, anlise e descrio de cargos, relaes com sindicatos, treinamento e auditoria de recursos humanos.

GABARITO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 E C C C C C E E E E 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 C E C E C C E E E E 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 C E C E E E E C C E 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 E C C E C E E C C C

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

51

CURSO ON-LINE GESTO PBLICA TEORIA E EXERCCIOS ANAC ANALISTA ADMINISTRATIVO REA 1 PROFESSOR: MARCO AURLIO CORRA AULA 3

6 Referncias
PINTO, lida. Plano diretor da reforma do aparelho do estado e organizaes sociais. Uma discusso dos pressupostos do "modelo" de reforma do Estado Brasileiro. DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 20 ed. So Paulo: Atlas, 2007. CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. CULLAR, Leila. Introduo Horizonte: Frum, 2008. s Agncias Reguladoras brasileiras. Belo

GASPARINI, Diogenes. Direito Administrativo. 14 ed. So Paulo: Saraiva, 2009. BRASIL. A nova poltica de recursos humanos. Cadernos Mare da Reforma do Estado. Caderno 11. 1997. BRASIL. Relatrio Final da Conferncia Nacional de Recursos Humanos da Administrao Pblica Federal. 2009.

Prof. Marco Aurlio Corra

www.pontodosconcursos.com.br

52

Vous aimerez peut-être aussi