Vous êtes sur la page 1sur 4

Tcnica Delphi um Guia Passo a Passo Oito Critrios de Excelncia Educao a distncia e a aprendizagem organizacional Share on facebookShare on twitterShare

e on emailShare on pinterest_shareMore Sharing Services0 em www.hsm.com.br Desenvolver novas formas de aprendizado um dos resultados que a convergncia digital trouxe para os novos modelos de educao A capacidade de aprender essencial em tempos de transformao. Isso vlido desde a poca em que a sociedade evoluiu para a atividade agropastoril, deixando a incerteza da coleta e da caa como nicas possibilidades de alimentao. As tribos que mais rapidamente dominaram as tcnicas envolvidas com a agricultura e a domesticao de animais foram as que avanaram com maior sucesso. Em tempos de transio de um modelo de sociedade para outro, aprender mais e mais rapidamente o nico caminho possvel para no ser dominado ou substitudo por algum com melhor capacidade de aprendizagem. Isso vale para indivduos e organizaes, sejam elas rgos governamentais, empresas ou instituies sem fins de lucro. No caso das empresas, vrios empreendedores esto descobrindo, no sem sofrimento, que a perda da competitividade pode acontecer muito rapidamente, seja pela introduo de novas tecnologias, seja pelo surgimento de novos players no mercado, com maior competncia em processos ou na gesto da marca. Investir na aprendizagem organizacional a melhor forma de encarar esses tempos de mudanas abruptas. O problema que os departamentos de Recursos Humanos enfrentam hoje que as demandas por aprendizagem se aprofundaram e foram aceleradas num nvel indito. Os programas tradicionais de treinamento e capacitao j no so suficientes, especialmente os que se baseiam no modelo anterior de difuso do conhecimento: hierarquizado, centralizado e dissociado do cotidiano dos colaboradores. A chamada web 2.0 chega num tempo sem precedentes, em que a informao criada e difundida em volume e velocidade antes inimaginveis, ultrapassando fronteiras geogrficas e culturais antes intransponveis. Essa avalanche informacional exige que as pessoas aprendam novas maneiras de se comunicar, de acessar informaes e desenvolvam padres de raciocnio. O novo livro de Don Tapscott (A hora da gerao digital, Editora Agir Negcios, 2010) demonstra quo radical a transformao trazida pela convergncia digital, em todos os mbitos da sociedade. A Educao a Distncia (EAD) entra nesse bojo como uma das mais adequadas formas de se promover a aprendizagem hoje em dia. A Tcnica Delphi um Guia Passo a Passo

Oito Critrios de Excelncia

Educao a distncia e a aprendizagem organizacional


Share on facebookShare on twitterShare on emailShare on pinterest_shareMore Sharing Services0 em www.hsm.com.br Desenvolver novas formas de aprendizado um dos resultados que a convergncia digital trouxe para os novos modelos de educao A capacidade de aprender essencial em tempos de transformao. Isso vlido desde a poca em que a sociedade evoluiu para a atividade agropastoril, deixando a incerteza da coleta e da caa como nicas possibilidades de alimentao. As tribos que mais rapidamente dominaram as tcnicas envolvidas com a agricultura e a domesticao de animais foram as que avanaram com maior sucesso. Em tempos de transio de um modelo de sociedade para outro, aprender mais e mais rapidamente o nico caminho possvel para no ser dominado ou substitudo por algum com melhor capacidade de aprendizagem. Isso vale para indivduos e organizaes, sejam elas rgos governamentais, empresas ou instituies sem fins de lucro. No caso das empresas, vrios empreendedores esto descobrindo, no sem sofrimento, que a perda da competitividade pode acontecer muito rapidamente, seja pela introduo de novas tecnologias, seja pelo surgimento de novos players no mercado, com maior competncia em processos ou na gesto da marca. Investir na aprendizagem organizacional a melhor forma de encarar esses tempos de mudanas abruptas. O problema que os departamentos de Recursos Humanos enfrentam hoje que as demandas por aprendizagem se aprofundaram e foram aceleradas num nvel indito. Os programas tradicionais de treinamento e capacitao j no so suficientes, especialmente os que se baseiam no modelo anterior de difuso do conhecimento: hierarquizado, centralizado e dissociado do cotidiano dos colaboradores. A chamada web 2.0 chega num tempo sem precedentes, em que a informao criada e difundida em volume e velocidade antes inimaginveis, ultrapassando fronteiras geogrficas e culturais antes intransponveis. Essa avalanche informacional exige que as pessoas aprendam novas maneiras de se comunicar, de acessar informaes e desenvolvam padres de raciocnio. O novo livro de Don Tapscott (A hora da gerao digital, Editora Agir Negcios, 2010) demonstra quo radical a transformao trazida pela convergncia digital, em todos os mbitos da sociedade. A Educao a Distncia (EAD) entra nesse bojo como uma das mais adequadas formas de se promover a aprendizagem hoje em dia. A EAD est ainda em seus primrdios, em termos de metodologias e tecnologias. No entanto, pode colaborar com construo de contextos que valorizem a criatividade e promovam a inovao.

Na prtica, irreal planejar um programa empresarial de capacitao atualmente sem incluir a EAD e, como parte fundamental dessa estratgia, a adoo da filosofia e dos recursos da web 2.0 como caminhos para a aprendizagem organizacional. Fica mais complexo, porque o contedo torna-se menos importante que a relao humana. E bons relacionamentos se constroem com base na confiana mtua, integridade, abordagem participativa e colaborao. A EAD tem alguns fundamentos para ser bem-sucedida, a saber: Flexibilidade de tempo, ou seja, posso me dedicar a aprender quando quero. Flexibilidade de espao, que eu possa me dedicar a aprender onde achar melhor. Flexibilidade de ritmo, poder escolher o que aprender e no momento em que considerar mais adequado. Personalizao, ter algum (no uma mquina ou software) com quem me relacionar sobre os assuntos que desejo aprender. Acesso, ter disponvel o contedo necessrio, adequadamente indicado, filtrado e priorizado. Administrar o pndulo entre flexibilidade e rigidez, personalizao e massificao, acesso e segredo o que demonstra a competncia da gesto que adota a EAD focada na aprendizagem organizacional. Uma nova cultura de aprendizagem est rapidamente se estabelecendo. Isso afeta as empresas, na medida em que se tornar um ambiente propcio aprendizagem organizacional, fundamental para a competitividade e perenidade. Cultivar a imaginao, a criatividade e a transparncia tem como princpio acreditar que a liberdade deve ser priorizada. Portanto, se a EAD o caminho da Educao Corporativa, a web 2.0 incorpora a filosofia e as ferramentas necessrias para o pleno desenvolvimento de programas eficazes de capacitao. Adotar esses novos rumos pede uma viso empresarial que entenda as pessoas como cerne, princpio e finalidade de tudo que se faz. Luciano Satler ( membro do Comit de Qualidade da ABED Associao Brasileira de Educao a Distncia)

EAD est ainda em seus primrdios, em termos de metodologias e tecnologias. No entanto, pode colaborar com construo de contextos que valorizem a criatividade e promovam a inovao. Na prtica, irreal planejar um programa empresarial de capacitao atualmente sem incluir a EAD e, como parte fundamental dessa estratgia, a adoo da filosofia e dos recursos da web 2.0 como caminhos para a aprendizagem organizacional. Fica mais complexo, porque o contedo torna-se menos importante que a relao humana. E bons relacionamentos se constroem com base na confiana mtua, integridade, abordagem participativa e colaborao. A EAD tem alguns fundamentos para ser bem-sucedida, a saber:

Flexibilidade de tempo, ou seja, posso me dedicar a aprender quando quero. Flexibilidade de espao, que eu possa me dedicar a aprender onde achar melhor. Flexibilidade de ritmo, poder escolher o que aprender e no momento em que considerar mais adequado. Personalizao, ter algum (no uma mquina ou software) com quem me relacionar sobre os assuntos que desejo aprender. Acesso, ter disponvel o contedo necessrio, adequadamente indicado, filtrado e priorizado. Administrar o pndulo entre flexibilidade e rigidez, personalizao e massificao, acesso e segredo o que demonstra a competncia da gesto que adota a EAD focada na aprendizagem organizacional. Uma nova cultura de aprendizagem est rapidamente se estabelecendo. Isso afeta as empresas, na medida em que se tornar um ambiente propcio aprendizagem organizacional, fundamental para a competitividade e perenidade. Cultivar a imaginao, a criatividade e a transparncia tem como princpio acreditar que a liberdade deve ser priorizada. Portanto, se a EAD o caminho da Educao Corporativa, a web 2.0 incorpora a filosofia e as ferramentas necessrias para o pleno desenvolvimento de programas eficazes de capacitao. Adotar esses novos rumos pede uma viso empresarial que entenda as pessoas como cerne, princpio e finalidade de tudo que se faz. Luciano Satler ( membro do Comit de Qualidade da ABED Associao Brasileira de Educao a Distncia)

Vous aimerez peut-être aussi