Vous êtes sur la page 1sur 94

Faculdade Latino-americana de Cincias Sociais Sede Acadmica Brasil

Programa: Co-Edies
Convnio: ABC/MTE/SEFOR - FLACSO/Brasil (1999-2000)

COLEO POLTICAS PBLICAS DE TRABALHO, EMPREGO, E GERAO DE RENDA

EXPERINCIAS INOVADORAS DE EDUCAO PROFISSIONAL: memria em construo de experincias inovadoras na qualificao do trabalhador (1996 1999)

Organizao: Clia Reis Camargo

D um duplo clique no cone ao lado para ler nota importante sobre este livro.

A educao o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele e, com tal gesto, salv-lo da runa que seria inevitvel no fosse a renovao e a vinda dos novos e dos jovens. (Hannah Arendt)

Devemos trabalhar de forma a que a memria coletiva sirva para a libertao e no para a servido dos homens. ( Jacques Le Goff)

...narrar resistir. (Guimares Rosa)

1. Compartilhar informaes, criar identidades, construir memria


Quando a Secretaria de Polticas Pblicas de Emprego do Ministrio do Trabalho e Emprego- MTE/SPPE (antiga SEFOR) e a Faculdade Latino-Americana de Cincias Sociais - FLACSO, no mbito do projeto REPLANFOR, decidiram organizar uma publicao sobre as experincias inovadoras realizadas durante a implantao do Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador - PLANFOR, a idia fundamental foi a de transferir conhecimentos e informaes ampla rede nacional de instituies de educao profissional. Vislumbrava-se a possibilidade de criar recursos para um compartilhamento de informaes que pudessem ser utilizadas pelos profissionais que atuam nessa rea, favorecendo a reproduo das alternativas e dos encaminhamentos formulados naquelas iniciativas. As propostas originais poderiam ser estudadas e recriadas, em novos espaos sociais, no universo dos municpios brasileiros. De outro lado, apenas a difuso desse conhecimento reunido j bastaria para criar situaes de reflexo, necessrias ao entendimento das novas exigncias da produo e das alteraes que se verificam no mundo do trabalho. Reflexes indispensveis para fundamentar aes conscientes na direo de polticas e prticas sociais. Com este volume apresenta-se uma amostra do conjunto das iniciativas de carter inovador, que foram assim consideradas por seus prprios responsveis/contratantes, membros integrantes das secretarias estaduais de trabalho e/ou emprego. Os conjuntos de informaes aqui reunidos constituem, portanto, idias matrizes. Suas caractersticas, metodologias, objetivos e parcerias de execuo, entre outros elementos, podem ser adaptados conforme as necessidades ou particularidades regionais/locais onde se efetive a sua realizao. As aes registradas e descritas realizaram-se no mbito dos Planos Estaduais de Qualificao PEQs, que articulam as ofertas e as demandas locais por educao profissional, contemplando projetos e aes cuja execuo pretende chegar paulatinamente a beneficiar anualmente cerca de 20% da populao economicamente ativa (PEA). Sob a gesto das Secretarias Estaduais de Trabalho ou rgos equivalentes, viabilizam-se pela mobilizao de fontes pblicas e privadas de financiamento e pela utilizao de recursos do Fundo de Amparo ao TrabalhadorFAT. As Comisses Estaduais de Trabalho CETs, por sua vez, aprovam e homologam os PEQs, supervisionando sua execuo. Vale enfatizar que as demandas de educao profissional, articuladas e priorizadas pelas CETs, so definidas pelas Comisses Municipais de Trabalho, ou pelas instncias equivalentes. Esta configurao dos trabalhos para a formulao e o gerenciamento de polticas pblicas de trabalho e renda (PPTRs), expressa a ao de colegiados tripartites e

paritrios. Envolvendo a sociedade civil, fundamenta-se nos pressupostos de participao, descentralizao e controle social sobre os recursos financeiros. O Conselho Deliberativo do FAT CODEFAT representa na esfera nacional este poder colegiado. desse modo, portanto, que esto sendo articulados os mecanismos de gesto dessas polticas: intermediao de mo de obra, gerao de emprego e renda, seguro desemprego, informaes sobre o mercado de trabalho e qualificao profissional. Nesse sentido, abordou-se o conjunto das experincias inovadoras que se realizaram a partir de 1996, quando o PLANFOR experimentava suas primeiras intervenes num sistema tradicional de organizao e de formao para o trabalho, no Brasil. Concebendo a funo pblica da educao profissional como uma ao de fomento e de articulao por parte do Estado, atribuiu-se valor mximo s aes de formao e de capacitao do trabalhador, propondo a integrao da educao profissional, em carter permanente, ao conjunto das aes constitutivas das polticas sociais, em particular da poltica pblica de emprego, trabalho e renda - PPTR. Para o leitor interessado nessas questes, mas pouco familiarizado com essas recentes aes do poder pblico federal, vale lembrar que, na elaborao e implantao do PLANFOR, foi pressuposto fundamental o reconhecimento de uma nova institucionalidade para a Educao Profissional (EP): sintetizada na necessidade de mobilizao, articulao, integrao e reorientao de toda capacidade instalada no Pas, com foco na formao massiva do cidado produtivo.1 Ao lado da articulao institucional, que mobiliza uma rede nacional de instituies atuantes na rea, e do apoio sociedade civil, expresso nas aes de qualificao dirigidas para os segmentos mais vulnerveis da PEA, o avano conceitual foi definido como linha de atuao essencial do Plano. Tratava-se da construo e consolidao de um novo enfoque conceitual e metodolgico da EP, orientada pela efetiva demanda do setor produtivo, reunindo interesses e necessidades de trabalhadores, empresrios, comunidades.2 Essa linha de atuao fundamenta-se na necessidade de criar suportes polticos e programas de trabalho que possam dar conta de exigncias impostas pelo processo de reestruturao produtiva da economia, que ocorre em escala mundial.

Ministrio do Trabalho e Emprego MTE. Educao Profissional: um projeto para o desenvolvimento sustentado. 1999, p. 27.
2

Idem, p. 40.

O novo modelo global de produo exige, entre outras condies, requisitos cada vez mais elevados de desempenho, agravando a tendncia de excluso social de trabalhadores de baixa qualificao profissional. A reduo de ofertas do mercado formal faz aumentar a pobreza e o desemprego, criando demandas sociais que o Estado no consegue atender se forem mantidas as frmulas convencionais de encaminhamento da organizao e das relaes de trabalho: os mercados podem ser internacionais, mas riqueza, prosperidade ou precarizao sero sempre fenmenos nacionais e locais.3 Nesse sentido, modifica-se a natureza das relaes entre o Estado, o setor privado e a sociedade civil. A escolha de prioridades e a redefinio de papis torna-se indispensvel: no se trata mais de reduzir radicalmente o papel do Estado, mas de modific-lo profundamente, transformando-o e fortalecendo-o para novos papis fundamentais. (...) Na ausncia dessas polticas e de programas governamentais, o suporte poltico para a globalizao poder se fragilizar.4 O PLANFOR expressa, portanto, as reflexes sobre essa nova realidade e contempla uma srie de aes dirigidas para a formulao de estratgias articuladoras de uma poltica nacional de educao profissional, redefinindo as relaes entre seus atores e agentes, desenvolvendo metodologias diferenciadas de qualificao para os diferentes grupos de sua populao alvo, descentralizando e fortalecendo a participao e a capacidade de execuo local. No bojo dessa nova concepo de ao pblica que se promoveram inmeras experincias inovadoras. A educao profissional, tratada em novos termos, demanda a formulao de experimentos criativos, cujos resultados sejam capazes de apontar para o desenvolvimento de um projeto novo, de fortalecimento da cidadania, de ampliao das oportunidades de trabalho, elevando a qualificao do trabalhador e a qualidade da produo. Um conhecimento mais detalhado e aprofundado dessas realizaes permite que se formulem e se consolidem novos modelos de entendimento, que sejam identificados os elos que do novo sentido ao mundo contemporneo e, por isso mesmo, que se efetive uma participao consciente dos diversos segmentos sociais: a crise no da realidade, que se transforma continuamente, mas de nossos modelos de compreenso dessa realidade.5 Sendo assim, essas aes devem ser tambm objeto de memria.

3 4 5

Giberto Dupas. Economia global e excluso social. 1999, p. 199. Gilberto Dupas, ob. cit., p. 198.

Danilo Santos Miranda, na apresentao edio brasileira do livro organizado por Domenico de Masi, A Sociedade Ps Industrial, 1999.

Isto quer dizer que, acompanhando o teor de inovao que contm, devemos ir alm dos procedimentos convencionais de divulgao e de oferta de informaes, levando adiante o propsito de inovar em todos os sentidos possveis. A construo da memria tcnica desse momento particular, seguramente, uma responsabilidade da qual no se pode fugir. Dar incio ao cumprimento dessa responsabilidade o segundo propsito deste trabalho. A inteno foi a de oferecer ao leitor, especialmente a aqueles que j atuam na rea, recursos, subsdios e orientaes tcnicas para que as informaes e os documentos que esto sendo produzidos, a partir do desenvolvimento PLANFOR, possam ser organizados e manejados de modo a constituir verdadeiramente um apoio informativo para a ao dos colegiados, que dependem da construo de suas memrias institucionais. Partindo-se do princpio de que informao desorganizada informao perdida, essa tarefa torna-se, sem dvida, essencial ao bom andamento dos trabalhos das comisses estaduais e municipais. Num momento crucial de formulao de novas concepes, de encaminhamentos para definir rumos de insero social do trabalhador brasileiro, de avaliao de nossos padres de organizao e de criao de novas perspectivas, o apoio informativo torna-se ponto chave para instrumentalizar aes dessa envergadura. Por todas essas razes este volume foi organizado em duas partes. A primeira, tratando as experincias inovadoras do ponto de vista de seu contedo e de seu significado no quadro geral de construo de uma poltica pblica. A segunda parte, trata das formas de cadastramento e de pesquisa dessas aes. Como encarte desta publicao encontra-se um CD que contm gravado um banco de dados, onde esto cadastradas as experincias inovadoras desenvolvidas durante a implantao do PLANFOR, entre 1996 e 1999, identificadas at o momento pela SEFOR.6 Pesquisas mais refinadas podero ser realizadas por aqueles que consultem o banco. Sua utilidade maior, porm, a de permitir novos cadastramentos, que podero servir para a organizao das informaes locais e, em decorrncia, disponibilizlas amplamente para as comunidades. As sugestes de procedimentos tcnicos a adotar para a classificao das novas informaes, bem como o roteiro de instrues para seu uso, incluindo a pesquisa, esto reunidos nessa segunda parte do livro. Foi um esforo direcionado para a criao de condies mais favorveis ao registro e controle das informaes, desejo manifesto em diversas ocasies pelas comisses municipais e estaduais de trabalho e emprego (CMTs e CETs). Durante o Programa de Qualificao das Comisses Estaduais de Trabalho, realizado
6

MTE/SEFOR. Catlogo de Projetos: experincias inovadoras. 1999.

tambm pelo Projeto REPLANFOR, foram apontadas questes relacionadas aos mecanismos de comunicao/informao como base de vrios dos problemas enfrentados pelas comisses no exerccio de suas atividades. Tais questes foram consideradas decisivas para a atuao dos conselhos, interferindo em todas as dimenses do trabalho.7 Os experimentos de inovao, estimulados pelo PLANFOR, tm um carter emblemtico, representando aquilo que hoje estamos sendo capazes de imaginar e de criar, no propsito de transformar a sociedade brasileira numa realidade mais justa e vivel. Constituem um conjunto de aes que, no futuro, podero ser encaradas como fundadoras de um novo tempo, de um novo homem. Infelizmente no nos dado conhecer os resultados desse processo. Ignoramos a concluso daquilo que estamos estudando, que a histria do tempo presente. Dessa perspectiva, falamos e refletimos na esteira dos acontecimentos, coletando dados, produzindo informaes, rompendo com velhas tradies. Isto justifica, por si s, encarar a Educao Profissional como um novo lugar de memria.

Para informaes mais aprofundadas sobre o assunto ver o volume dessa mesma coleo de publicaes do Projeto REPLANFOR, POLITICAS PUBLICAS DE TRABALHO E RENDA E CONTROLE DEMOCRTICO: A Qualificao dos Conselheiros Estaduais de Trabalho no Brasil , tambm publicado em coedio com a Fundao Editora da UNESP.

2. Operacionalizando conceitos: a idia de inovao na poltica de educao profissional


O conceito de inovao est na prpria base do Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador. Todas as aes dele decorrentes enquadram-se nas novas formas de abordagem da educao profissional. No entanto, para efeito de qualificar as experincias que - entre todas as que se realizaram no cumprimento dos Planos Estaduais de Qualificao - tragam em si os requisitos essenciais que o conceito pressupe, tome-se por base que: O conceito de inovao diz respeito a pelo menos uma das seguintes dimenses: clientela atendida (abrangendo no somente populaes excludas, mas qualquer segmento da PEA pressionado por necessidades de aperfeioamento e atualizao); metodologia desenvolvida e aplicada, parcerias formadas, explorao e aproveitamento de oportunidades de gerao de trabalho e renda, aumento de produtividade, qualidade; manuteno do emprego.8 Sintetizados dessa forma, esses foram os critrios que nortearam o desenvolvimento das aes denominadas experincias inovadoras. Desde o ano de 1996 essa idia vem sendo trabalhada como forma de operacionalizar a nova institucionalidade da educao profissional, procurando introduzi-la e aprofund-la na concepo e no planejamento dos trabalhos de qualificao do trabalhador, em todas as unidades da federao. Em poucas palavras, tratava-se de experimentar para inovar a estrutura e o contedo da EP no Brasil, atuando no sentido de atingir quantitativa e qualitativamente o conjunto da populao trabalhadora. Destacam-se algumas preocupaes fundamentais nesse processo, que caracterizam esses experimentos: a elevao de competncias bsicas e de escolaridade do trabalhador; a incluso de segmentos da fora de trabalho tradicionalmente discriminados (gnero, raa/cor, portadores de necessidades especiais, entre outros), assegurando a diversidade nas oportunidades de trabalho; a qualificao para o setor informal; a mobilizao de jovens em situao de risco social; o desenvolvimento de comunidades rurais; a ateno para novas ocupaes e novas reas de atuao, como a cultura e o meio ambiente; a formao de gestores, empreendedores; a criao de novas metodologias e materiais didticos; a qualificao para processos tecnolgicos cada vez mais sofisticados; a orientao e treinamento para prticas associativas e micro empreendimentos; a ateno para o setor de servios.

MTb. Avaliao Gerencial. 1996 e 1997. Ver tambm Catlogo de Projetos. Experincias Inovadoras, ob. cit.

2.1 Sntese das aes


Entre 1996 e 1998 realizaram-se essas primeiras experincias, vrias delas estendidas ou repetidas no ano de 1999 e outras, com previses feitas para o perodo 1999 2002. As equipes de trabalho da FLACSO/Projeto REPLANFOR tiveram a oportunidade de acompanhar de perto esse processo, particularmente no desenvolvimento das atividades de apoio s comisses e secretarias estaduais de trabalho, visando o aperfeioamento da elaborao dos PEQs mediante a qualificao de seus membros.9 Verificou-se que a assimilao do conceito de inovao no se efetuou com facilidade, fato que se justifica se considerarmos o impacto das transformaes que estavam sendo propostas no sistema tradicional de educao profissional, marcado at ento pela homogeneidade e centralizao. Houve uma tendncia inicial para considerar como inovador o que era novo, extico, inusitado. As inovaes, entendidas como avanos em dimenses fundamentais do PLANFOR, freqentemente ficavam de lado. Parecia difcil, por exemplo, conceber uma experincia inovadora como um caminho para realmente avanar, pouco que fosse, no planejamento da educao profissional com foco na demanda. O mesmo se poderia dizer sobre o estabelecimento das parcerias, que atendem ao objetivo de articulao institucional. Esses aspectos, num primeiro momento, no eram vistos como elemento de inovao. De certo modo, era exatamente o carter inovador do PLANFOR que provocava essas dificuldades iniciais de assimilao prtica. Mas, como sempre acaba acontecendo, a incorporao dessas idias foi se consubstanciando no exerccio das prprias tarefas de planejamento e execuo. Um dos instrumentos de trabalho utilizados sistematicamente, entre os agentes que atuam nas unidades da federao e em todas as sees de trabalho, para ampliar o conceito de inovao e, ao mesmo tempo, aprofundar o seu significado como elemento fundamental da poltica de trabalho e renda, foi a comparao entre a abordagem tradicional da educao profissional e as novas propostas de tratamento da questo, do ponto de vista do PLANFOR. O novo conceito de qualificao, para ser implementado, deveria estar baseado na observao das transformaes verificadas no processo produtivo e na anlise dos resultados e implicaes que dele decorrem.

Ver especialmente os volumes desta mesma coleo: 1. PLANEJANDO COM FOCO NA DEMANDA DO MERCADO DE TRABALHO: Apoio Elaborao dos Planos Estaduais de Qualificao Profissional/PEQs 1999-2002 (organizado por Fausto, Garcia e Ackermann); 2. POLITICAS PUBLICAS DE TRABALHO E RENDA E CONTROLE DEMOCRTICO: A Qualificao dos Conselheiros Estaduais de Trabalho no Brasil (organizado por Vogel e Yannoulas).

Esse quadro comparativo, foi objeto base das aes e de vrias publicaes da MTE/SPPE (antiga SEFOR).10 No entanto, importante reproduzi-lo, mais uma vez, para que seja possvel compreender, no conjunto deste trabalho, o quadro conceitual e os pressupostos que estiveram na base do planejamento e na execuo das experincias inovadoras. Abordando a trajetria da Reestruturao Produtiva, traada uma comparao entre o antigo e o novo, contemplando os diversos aspectos desse processo. Do ponto de vista da Economia/Mercado, o processo de transformao caracterizado da seguinte forma:

Antigo Expanso Estvel Concorrncia local Vendedor A empresa manda

Novo Crise Instvel Concorrncia global Comprador O cliente o rei

A caracterizao do Produto, decorrente desses dois momentos distintos, envolve os seguintes aspectos de diferenciao:

Antigo Padronizado Ciclo de vida longo Inovao em patamares Fabricao em massa Quantidade

Novo Diversificado Ciclo de vida curto Inovao contnua Sries mdias, pequenas Qualidade

Quanto s tecnologias que envolvem o processo de produo, so destacados como aspectos bsicos de distino:

10

Ver Mdulo Sociologia do Trabalho do livro desta mesma coleo, Politicas Pblicas de Trabalho e Renda e Controle Democrtico.

Antigo Equipamentos especializados Equipamentos especiais Base eletro - mecnica Linhas de montagem

Novo Equipamentos flexveis Equipamentos universais Base eletro - eletrnica Clulas de fabricao

As formas de gesto e organizao apresentam como elementos distintivos principais:

Antigo Hierrquica Vertical Centralizada Controladora Punitiva O chefe tem sempre razo

Novo Participativa Horizontal Descentralizada Formadora Orientadora Todos so responsveis

A partir dessas constataes, o quadro comparativo aborda as caractersticas desse processo nos aspectos essenciais para a nova institucionalidade da educao profissional. O primeiro deles, a diferenciao do Trabalho:

Antigo Tarefas/operaes Dividido Prescrito Repetitivo Especializado Heterocontrolado Posto

Novo Processos Integrado Aleatrio Flexvel Polivalente Autocontrolado Equipe

Finalmente, a questo da Qualificao aparece como o diagnstico conclusivo do quadro, fundamento as novas prticas necessrias qualificao do trabalhador:

Antigo Habilidade Saber (fazer) Disciplina Obedincia Conformidade a normas Reao Memorizao Execuo Concentrao Formao curta ou longa Individual Isolamento

Novo Competncia Aprender (ser, aprender) Autocontrole Iniciativa Gesto do aleatrio Ao, pr-ao Raciocnio Diagnstico Ateno Formao contnua Coletiva Comunicao

Alm dessa pauta, elaborada como iderio de apoio s aes do PLANFOR, as equipes da FLACSO trabalharam, junto aos Estados, com elementos complementares da anlise comparativa entre o antigo e o novo, pretendendo com isto enriquecer os mtodos de operacionalizao e de ampliao das referncias fundamentais do PLANFOR. Tratando das Tendncias e Desafios decorrentes da nova institucionalidade da educao profissional no Brasil, foi utilizado o seguinte quadro comparativo para trazer consistncia de conhecimento e de informaes s atividades de apoio ao planejamento e qualificao. Observe-se a ateno dada para elementos de anlise que favorecem o entendimento de fatores determinantes de novos paradigmas a ser adotados na construo de polticas pblicas:

Antiga Institucionalidade Estado

Nova Institucionalidade

Populismo/ autoritarismo/ exceo Construo democrtica Centralizao Descentralizao/ participao Execuo Articulao Economia / mercado Substituio importaes/ protecionismo Abertura/ competio Competio domstica/ local Concorrncia global Crescimento acelerado com excluso Crescimento com eqidade Milagre brasileiro Desenvolvimento sustentado Relaes capital - trabalho Tutela estatal (CLT) Negociao Sindicatos protegidos Livre associao Direitos individuais Direitos coletivos Rigidez Flexibilizao Trabalho/qualificao Emprego estvel/carreira nica Mudanas contnuas Especializao Polivalncia Assalariamento Novas formas de insero Industrial Servios Elites operrias (metal-mecnica) Novas ocupaes Educao profissional Substitutiva/ dicotmica educao Complementar geral Redes e sistemas nacionais Multiplicidade de atores/agentes Clientelas restritas Populao economicamente ativa (PEA) Vis branco/ masculino Foco na diversidade Centralizao Descentralizao Gesto governo + empresrios Gesto tri/multipartite Formao longa Formao permanente Escolar Contextualizada Foco: oferta de formao Foco: demanda setor produtivo Assistencialismo Gerao de renda Operrio padro Cidado produtivo

O trabalho com tais elementos de compreenso dos mltiplos aspectos constitutivos do mundo contemporneo e, em particular, de suas implicaes no

Brasil, conduzia definio de uma agenda da nova institucionalidade, assim formulada: Quanto definio e implementao de uma poltica educacional global: o erradicao do analfabetismo na PEA; o elevao da escolaridade de jovens e adultos (supletivo); o universalizao da educao bsica pblica, gratuita; o ampliao do ensino superior; o melhoria geral de qualidade. Quanto mobilizao, articulao e fortalecimento da rede nacional de EP: o universidades (extenso); o escolas tcnicas pblicas e privadas; o sindicatos/ associaes de trabalhadores; o fundaes/ institutos pblicos e privados; o ONGs; o ensino profissional livre (privado); o Sistema S (Senai/ Sesi; Senac/ Sesc; Senar; Senat/ Sest). Quanto reestruturao de sistemas nacionais de educao profissional: o foco: demanda do setor produtivo; o tri/ multipartite; o clientela: PEA; o financiamento: pblico + privado; o modelo pedaggico/ organizao: flexibilizao, inovao; o organizao: centros de excelncia + centros pblicos de EP. Essa agenda finaliza trazendo tona o eixo central dos trabalhos: resgate da EP como instrumento de poltica pblica de trabalho e gerao de renda, portanto, como questo de Estado.

2.2 Procedimentos para a coleta de dados


Dispomos hoje de uma amostra suficientemente representativa das realizaes que se efetivaram com base nas reflexes suscitadas por essas pautas de discusso. O conhecimento delas ilustra os esforos feitos no sentido de tornar cada vez mais preciso o conceito de inovao dentro do PLANFOR. Antes de descrev-las, porm, necessrio prestar algumas informaes sobre os procedimentos que foram adotados na coleta e sistematizao de dados, na apresentao das experincias inovadoras e, finalmente, na montagem do Banco de Dados. Do material utilizado

Foram trs os conjuntos bsicos de informaes utilizados para a organizao deste trabalho. Em primeiro lugar, o Catlogo de Projetos: Experincias Inovadoras, que deu incio Srie Acervo PLANFOR,11 publicado em sua primeira edio pelo Ministrio do Trabalho - MTb, em dezembro de 1998. Em 1999, j incluindo novos registros, foi publicada a segunda edio, cadastrando um total de 179 experincias, desenvolvidas no mbito dos Planos Estaduais de Qualificao PEQs.12 Em segundo lugar, utilizamos os relatrios enviados pelas Secretarias Estaduais de Trabalho/Emprego, solicitados pelas equipes de campo do Projeto REPLANFOR. Um roteiro bsico de informaes, estruturado especialmente para coletar material para a elaborao deste livro, contemplava, alm dos dados fundamentais da experincia descrita, aspectos essenciais para identificar sua natureza. Assim, foram dados essenciais: a indicao das cinco experincias mais importantes desenvolvidas no Estado, sob o ponto de vista da inovao; o relato que justificava os aspectos inovadores de cada uma delas, revelando as suas particularidades, tanto na perspectiva das demandas locais quanto das novas formas de tratamento das questes que, do ponto de vista de seus realizadores e executores, envolviam o mundo do trabalho em suas comunidades. Por ltimo, recorremos aos documentos enviados FLACSO por catorze dos estados brasileiros,13 entre fotos, vdeos, textos de projetos, de metodologias, produtos finais (materiais didticos, textos tcnicos, livros, diagnsticos, entre outros), como forma de elucidar e comprovar o carter inovador daquelas experincias, selecionadas como as mais representativas da unidade da federao. Alm disso, como procedimento complementar, utilizamos o acervo de documentos do NID - Ncleo de Informao e Documentao da SPPE, rgo de

11

Ob. cit., Braslia, 1999. Essa publicao foi elaborada por consultoria vinculada ao projeto REPLANFOR, como parte dos trabalhos de apoio tcnico prestado ao NID Ncleo de Informao e Documentao da MTE/SPPE (antiga SEFOR). A srie Acervo PLANFOR inclui ainda o Catlogo de Produtos, com edio atualizada em 1999.
12

Das duas edies foram excludas as experincias realizadas a partir de Parcerias firmadas entre a SPPE e diferentes instituies brasileiras que, obrigatoriamente, desenvolveram projetos inovadores voltados para a qualificao do trabalhador.
13

Foram eles: Amap, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas gerais, Par, Paraba, Paran, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondnia, Roraima, Santa Catarina e Tocantins.

apoio gerencial e informativo, que abriga o acervo documental relativo implantao do Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador.14 A coleta de informaes A sistemtica de coleta de documentos e informaes foi composta de duas grandes etapas. Na seqncia, essas fases esto discriminadas e descritas, repassando-se ao leitor o modelo de procedimentos, adotado no sentido de tornar pblicas as situaes de inovao criadas pelos diversos grupos de atuao local/regional, no mbito da formao profissional. 1a Fase: Coleta de documentos e informaes junto aos estados e Distrito Federal. Num primeiro momento, as equipes de campo da FLACSO/ REPLANFOR solicitaram a identificao de todas as experincias que as equipes das Secretarias Estaduais de Trabalho considerassem inovadoras, no mbito da implementao do PLANFOR. Os critrios para esse processo de identificao deveriam levar em conta as formas de inovao, sob mltiplos aspectos, fossem em termos de articulao institucional, de avano conceitual e metodolgico ou ainda nas atividades de apoio sociedade civil, entre as quais se destacam, pela amplitude e pelo vulto, os PEQs. Identificadas as experincias, as equipes das Secretarias coletaram os materiais que as documentavam, entre eles textos, relatrios, fotografias, vdeos e outros produtos de trabalho.15 Depois de reunido o material, coube ainda a cada Secretaria a seleo das cinco experincias de maior destaque, realizadas no estado (ou no Distrito Federal), quanto ao grau de inovao. Para fundamentar essa avaliao os membros das Secretarias elaboraram documento especfico constitudo por uma breve justificativa da seleo, hierarquizando as cinco experincias mais relevantes. Vale a pena destacar que o objetivo, nesse caso, era obter um perfil das iniciativas com maior teor de inovao, na perspectiva de quem as conduzia, ou seja, das equipes estaduais em atuao que, evidentemente, detinham o conhecimento sobre a realidade de seu prprio estado/regio. Desse modo, foi possvel trazer tona os valores locais e, principalmente, as suas particularidades dos pontos de vista da demanda de mercado, de demandas sociais, das condies de vida, das possibilidades de articulao e negociao, dos quadros institucionais de
14

O Projeto REPLANFOR, por meio de consultorias especializadas, contemplou o apoio tcnico ao NID/SPPE, na organizao e classificao do acervo documental sob sua guarda e na informatizao dos dados relativos a esse acervo.
15

Com respeito aos produtos produzidos como resultado dos PEQs ou de Parcerias foi organizado pelo NID/SPPE e publicado pelo MTE o Catlogo de Produtos, com edio atualizada de 1999.

executores disponveis, das formas de mobilizao (ou desmobilizao) social existentes e assim por diante. Esse material, finalmente, foi encaminhado coordenao REPLANFOR para organizao e processamento dos dados. do Projeto

A resposta a essa solicitao, por parte das Secretarias, foi quase completa. Recebemos os dados de caracterizao relativos s cinco experincias mais importantes, seguidos de suas respectivas justificativas. O formulrio para coletar e padronizar essas informaes16 foi apresentado e preenchido (individualmente, para cada experincia) de acordo com o seguinte modelo: Experincias Inovadoras Unidade da Federao: Ttulo da experincia: Entidade(s) executora(s): Descrio sumria: Justificativa* Metas** Datas
* Por que a experincia considerada inovadora considerando metodologia, recursos utilizados, clientela,contedo programtico e outros. ** Ressaltar o que j foi realizado *** De incio e trmino da ao (assinalar se h previso de repetio).

No entanto, as informaes complementares - que envolviam o envio de documentao para possibilitar maiores esclarecimentos sobre suas razes ou condies de execuo foram enviadas por apenas 14 unidades. Por essa razo, houve necessidade de complementar a reunio de material relativo s inovaes do PLANFOR. 2a Fase: Pesquisa de documentos e informaes junto SPPE. Essa exigncia foi cumprida com facilidade, considerando a existncia do Ncleo de Documentao e Informao NID, da SPPE, rgo criado para dar apoio informativo e gerencial Secretaria. Reunindo um volume considervel de documentos produzidos como resultado dos trabalhos de implantao do PLANFOR, no Distrito Federal, estados e municpios brasileiros, o NID organiza a sua memria tcnica e desenvolve atividades que
16

O mesmo formulrio alimentou de dados a publicao j mencionada Catlogo de Projetos: Experincias Inovadoras.

visam a organizao desse material e o seu tratamento tcnico, tornando-os acessveis para consulta por todos aqueles que esto envolvidos na rede institucional da educao profissional.17 Desse modo, a SPPE mantm tais servios de documentao dirigidos tambm para o apoio a gestores, grupos sociais em qualificao, pesquisadores e educadores. A consulta ao acervo do NID envolveu anlise e seleo de documentos e informaes relativas s experincias inovadoras, incluindo a Coleo de Produtos, mantida como uma das principais colees relativas memria tcnica do PLANFOR, constituda por projetos, material didtico, metodologias, textos, publicaes, documentos tcnicos e normativos, CDs, vdeos e demais resultados finais dos PEQs e das parcerias institucionais.

2.3 Processamento das informaes


Classificao e cadastramento das experincias inovadoras em banco de dados Concludos os trabalhos de coleta e reunio de documentos e informaes, seguiu-se a sua sistematizao. O principal recurso utilizado foi a construo de um banco de dados com a finalidade de armazenar, de forma organizada, os dados coletados. Foi desse modo que registramos as informaes extradas dos vrios conjuntos de documentos e tambm de algumas publicaes, j mencionadas, o que possibilitou a combinao dos dados de vrias formas. O resultado final envolveu a classificao das experincias e a concluso de um cadastro eletrnico, o mais completo possvel, at o momento. Para otimizar as possibilidades de utilizao do cadastro foram elaboradas listas de termos e de assuntos, instrumentos que permitiro s equipes de trabalho que atuam nas unidades federativas realizar seus prprios cadastramentos, tomando como base, para classificao e registro, esse primeiro vocabulrio controlado. A seleo das experincias: critrios Nem todos os estados brasileiros puderam referenciar o desenvolvimento de cinco experincias inovadoras, conforme lhes havia sido solicitado. Houve casos em que apenas uma foi apontada. Por outro lado, houve casos em que foram apontadas mais de uma dezena de iniciativas com caractersticas de inovao.

17

Essa iniciativa da SPPE um exemplo que, sempre que possvel, deveria ser adotado como padro, pelos estados brasileiros. Constituir rgos de documentao e de apoio informativo, alm de manter os arquivos bem organizados uma das formas mais importantes de assegurar uma gesto de trabalho responsvel e com qualidade.

A preocupao com os critrios de seleo das experincias que deveriam ser divulgadas esteve condicionada idia de que no se poderia correr o risco de apresent-las de forma a gerar comparaes de natureza quantitativa. Em outras palavras, no seria conveniente que a sua apresentao levasse o leitor a um julgamento equivocado, buscando identificar as unidades da federao mais inovadoras, dada a quantidade de experincias desenvolvidas. Pensando dessa forma, a escolha e descrio dessas experincias foram estruturadas de uma outra perspectiva, buscando o entendimento do conceito de inovao que estava presente nos prprios textos e relatos enviados, procurando descobrir de que maneira esse conceito, por diversas vezes se redefine, se modifica ou se amplia, l nas unidades federativas onde tiveram lugar, onde o iderio poltico encontra as particularidades e se concretiza em prticas sociais diferenciadas. Por isso, a seleo das experincias no se prendeu a um padro de quantidade para cada estado. Foram destacadas e agrupadas, ora pelo que possuam de comum, no mesmo estado ou entre vrios deles, ora por suas particularidades. O importante foi trat-las de modo a desvendar, as vrias faces do conceito de inovao, que emergem na implementao do PLANFOR. Essa conduta teve implicaes no modo como foram processados os dados. To importante quanto ordenao das informaes de identificao e caracterizao da experincia (data, local, metas, ttulo, objetivos, executores, etc) foi a sistematizao dos argumentos utilizados pelas secretarias de trabalho para justificar o teor de inovao. Como se ver no prximo captulo, esses argumentos foram arrolados com o mesmo cuidado com que foram descritas as iniciativas a que se referem. Ordenao das informaes: perfil das experincias inovadoras por clientela evidente que o aspecto fundamental para a organizao das informaes referese clientela objeto das aes de qualificao. Por esse motivo, os dados presentes em todas as experincias cadastradas foram extrados e agrupados, constituindo uma primeira lista de termos que serviu de padro de classificao. A transcrio dessa lista, alm de possibilitar uma viso global da clientela atingida por essas experincias, poder ser utilizada para o cadastramento de novos registros, por aqueles que se servirem do BANCO DE EXPERINCIAS INOVADORAS para uso nos trabalhos de organizao da memria tcnica, nos estados, municpios e distrito federal. Essa relao compe-se do vocabulrio especfico do PLANFOR para tratar a populao alvo de suas aes, qualificando-a de forma muito diversificada, precisando as suas condies, perfis e particularidades. Essa qualificao minuciosa fundamental para atingir os seus objetivos, especialmente quando se trata de acionar os vrios mecanismos para ampliar o universo dos grupos sociais discriminados ou carentes de formao e qualificao.

Esta lista pode ser ampliada, futuramente, conforme exigirem as caractersticas de novos registros, cujo contedo revele novas clientelas. A relao apresenta termos que se desdobram. Inicia-se a especificao pelo termo mais genrico. Por exemplo, mulheres. Como h vrias categorizaes, este termo desdobrado em mulheres ndias, mulheres detentas, mulheres em situao de risco social etc. Vale enfatizar a importncia que essa forma de relacionar o vocabulrio assume para que a busca de informaes possa ser efetuada de modo mais rpido e preciso. No seria demais lembrar que, embora o tempo consumido nessa tarefa de organizao de informaes seja maior, o tempo despendido na sua busca ser, depois, muito menor. At o momento em que se concluiu a coleta de termos,18 foram identificados os seguintes: Acompanhantes Adolescentes. o Adolescentes negros Adultos. o Adultos analfabetos (no alfabetizados) Agentes. o Agentes comunitrios o Agentes culturais o Agentes de sade o Agentes de turismo o Agentes voluntrios Agricultores Albergados Aqicultores rbitros de futebol Artesos Assentados rurais Associao Comunitria Atendentes. o Atendentes infantis Autistas. o Parentes de autistas Autnomos
18

Esta relao baseada exclusivamente na classificao das experincias inovadoras que tiveram lugar no PLANFOR, entre 1996 e 1999. Da decorre a ausncia de inmeros segmentos econmicos nessa lista. Fonte de coleta: Catlogo de Projetos: Experincias Inovadoras, ob. cit.

Aviadores Balconistas. o Balconistas de farmcia Bancrios. o Bancrios desempregados o Bancrios em risco de desemprego (demisso) o Bancrios de baixa e mdia escolaridade Carvoeiros Castanheiros Catadores de papel Comunidades. o Comunidades carentes o Comunidades com baixa escolarizao o Comunidades negras o Comunidades pesqueiras Conselheiros municipais (representantes da sociedade civil) Contadores Deficientes. o Deficientes desempregados o Deficientes visuais o Parentes de deficientes Desempregados. o Desempregados com baixa escolaridade Detentos (presos) o Detentos em regime aberto Diversos Egressos. o Egressos do PEQ o Egressos do sistema penitencirio Empreendedores Empregadas domsticas Engenheiros Estudantes. o Estudantes do ensino mdio (secundaristas) o Estudantes do ensino tcnico. o Estudantes em busca do primeiro emprego Famlias. o Famlias de agricultores em assentamentos o Famlias de pequenos produtores rurais Feirantes Funcionrios pblicos Gestores. o Gestores de educao profissional o Gestores de gerao de trabalho e renda Graduados Instrutores Jornalistas

Jovens. Jovens albergados o Jovens analfabetos (no alfabetizados) o Jovens carentes o Jovens em desemprego prolongado o Jovens em situao de risco social o Jovens excedentes do servio militar o Jovens meninos de rua Lderes comunitrios Meeiros Microempreendedores (empresrios). Microempreendedores rurais Militares Mulheres. o Mulheres agricultoras o Mulheres costureiras o Mulheres de produtores rurais o Mulheres de trabalhadores rurais o Mulheres desempregadas o Mulheres em situao de risco o Mulheres em situao de risco social o Mulheres ndias o Mulheres parteiras o Mulheres presidirias o Mulheres prostitutas o Mulheres servidoras pblicas o Mulheres vendedoras Msicos Operrios de construo civil Pedreiros. o Serventes de pedreiro Pequenas comunidades (moradores locais) Pequenos empreendedores Pequenos produtores Pescadores Policiais civis Policiais militares. o Oficiais da Polcia Militar Populaes ribeirinhas Portadores. o Portadores de deficincias o Portadores de HIV o Portadores de necessidades especiais Posseiros Povos (populaes) indgenas - em situao de risco social Pequenos produtores rurais. o Pequenos produtores rurais remanejados involuntariamente Produtores.

o Produtores culturais o Produtores da indstria de audiovisuais Professores leigos Profissionais da educao Seringueiros Servidores e tcnicos de delegacias Servidores pblicos Subempregados Tcnicos de secretarias (municipais, estaduais) Trabalhadores. o Trabalhadores ambulantes o Trabalhadores da construo civil o Trabalhadores da indstria naval o Trabalhadores de creches e asilos o Trabalhadores de gastronomia o Trabalhadores de hotelaria o Trabalhadores de turismo o Trabalhadores desempregados em situao de risco social o Trabalhadores desempregados o Trabalhadores do comrcio o Trabalhadores negros o Trabalhadores rurais de baixa renda o Trabalhadores rurais Ordenao das informaes: insero das experincias inovadoras segmentos econmicos. em

Do mesmo modo que a clientela, foi importante para o agrupamento das informaes verificar os grandes segmentos econmicos em que se inseriram, especialmente para que se pudesse recuperar as iniciativas para gerao de trabalho e renda desenvolvidas como alternativas ao trabalho industrial, que predominava anteriormente. H desdobramentos desses segmentos econmicos,19 mas para uma viso mais imediata desse perfil, a lista que se segue sintetiza o universo daquelas aes: Administrao Agroindstria Agropecuria Artes Comrcio Comunicaes Construo Civil Cultura
19

Consultar o Vocabulrio Controlado que foi elaborado para orientar aqueles que pretendam desenvolver trabalho semelhante de organizao dos documentos e informaes tcnicas, que consta da Segunda Parte deste livro.

Desenvolvimento Comunitrio Economia informal Educao Esportes Extrativismo Indstria Meio Ambiente Micro- empreendimentos Produo Artesanal Sade Segurana Pblica Servios Turismo

2.4 Banco de dados para cadastramento e pesquisa


Como j foi dito antes, a descrio e as observaes apresentadas neste trabalho, sobre o carter inovador das experincias de educao profissional, basearam-se principalmente nos dados registrados no Catlogo de Projetos: Experincias Inovadoras. O catlogo, enquanto instrumento de pesquisa, relaciona as iniciativas identificadas em todo o territrio nacional, agrupando-as por regio (Norte, Nordeste, Sudoeste, Centro- Oeste e Sul); em cada regio, foram relacionadas as unidades da federao que a integram e, dentro de cada uma das unidades foram discriminadas e ordenadas as experincias nelas desenvolvidas. Essa forma de classificao uma das mais utilizadas quando se trata de apresentar um panorama, uma viso global de aes de ampla realizao, envolvendo diversos setores e reas geogrficas. Tal procedimento permite a localizao precisa das atividades cadastradas nos locais onde ocorreram e, principalmente, recupera a quantidade de aes desenvolvidas em cada setor ou rea, trazendo tona muitas vezes, suas particularidades regionais ou locais. Para a implementao do PLANFOR, a produo desse primeiro instrumento de referncia derivou exatamente dessa inteno especfica: informar a sociedade sobre os resultados alcanados por iniciativas que encaravam o desafio de contemplar a diversidade regional e social dos trabalhadores em nosso pas, beneficiando segmentos da populao economicamente ativa. Desse modo, a divulgao dessas informaes atendia expectativa de estimular as possibilidades de intercmbio entre os parceiros e executores do PLANFOR, enfim, entre todos os envolvidos e integrantes da rede de educao profissional.

As formas de utilizao dessas informaes, entretanto, so muitas, estendendose para alm dessas expectativas, j por si fundamentais e indispensveis aos objetivos de interao de executores e parceiros. Diante das possibilidades de anlise que o assunto das experincias de inovao suscita, verificou-se que seria possvel trabalhar com outras formas de classificao, procurando descortinar novos elementos contidos nessas iniciativas. Para agilizar os trabalhos foi desenvolvido um banco de dados que permitiu a incorporao de todas as informaes que compuseram o Catlogo de Projetos: Experincias Inovadoras. Em seguida, foi construda uma estrutura de pesquisa que possibilitou a combinao dos diferentes dados, conforme as mltiplas perspectivas de anlise. Na execuo dessa etapa do trabalho percebemos que seu aproveitamento no deveria ficar restrito apenas ao cumprimento de atividades para organizar uma publicao que descrevesse mais detalhadamente o perfil das iniciativas de inovao para a formao do trabalhador. Por que no estender esta possibilidade aos agentes e parceiros do PLANFOR?, foi a pergunta que se imps imediatamente, considerando o propsito de criar novos instrumentos de trabalho para a rede de educao profissional e de repassar sistematicamente os conhecimentos gerados por seus vrios integrantes. Foi assim que surgiu a idia de transformar o banco das experincias inovadoras, que era ento apenas uma ferramenta de trabalho temporria para facilitar o manejo e a combinao de dados, no BANCO DE EXPERINCIAS EM EDUCAO PROFISSIONAL, na forma de um CD-ROM, como encarte da publicao. Como um recurso de trabalho mais elaborado, a ferramenta pde ser transformada num produto para uso geral dos agentes desse processo. Alguns resultados prticos e de curto prazo podem ser apontados na utilizao do Banco: Incluso imediata de novos registros; Armazenamento padronizado das informaes sobre cursos, projetos, experincias inovadoras, iniciativas de cooperao, intermediao de negociaes e outras prticas de trabalho similares; Produo de relatrios, snteses de atividades, listas de informao e demais documentos de trabalho, por meio do recurso da pesquisa ao Banco; Uso concomitante do Banco e de um documento de trabalho em elaborao. O armazenamento em base nica de dados permite que os conjuntos de informaes sejam rapidamente recuperados. O recurso da impresso, disponvel na tela de pesquisa do Banco, permite salvar as informaes e transferi-las para outro documento, trazendo grande

facilidade nos casos em que se torne necessrio inserir os dados localizados na pesquisa; Agilizao de coletas de dados para avaliaes e anlises de atividades, conforme perspectivas especficas de interesse e de abordagem; O compartilhamento da informao por todos os membros das equipes de trabalho atuantes na rea da educao profissional.

3. (Re) Construindo conceitos: relatos das experincias inovadoras


O conjunto das experincias inovadoras que foram relacionadas a partir das informaes e do material enviado pelas secretarias estaduais de trabalho e emprego (ou rgos equivalentes) compe a lista apresentada a seguir. Para melhor compreenso do leitor, sobre a forma como foi arrolado esse conjunto de iniciativas, algumas observaes preliminares se fazem necessrias: Os ttulos das experincias esto ordenados alfabeticamente, seguidos da sigla dos estados onde se realizaram; Foram excludas dos ttulos as palavras projetos, programas ou equivalentes. Manteve-se apenas esta denominao para os casos de nomenclatura oficial de programas nacionais ou estaduais; Da mesma forma, foram deslocadas do ttulo expresses como: capacitao, qualificao, requalificao, treinamento, etc. Essas palavras foram colocadas ao final do ttulo, entre parnteses. Dessa forma, a leitura pode ser feita, conhecendose, de imediato, a temtica de qualificao, o tipo de clientela ou o tipo da iniciativa que se procura localizar.20 No momento da descrio das experincias essas informaes sero naturalmente recuperadas. As experincias assinaladas com o asterisco (*) ao final do ttulo so aquelas que se encontram descritas neste volume.21 Relao nominal das experincias inovadoras/PLANFOR (1996 1999)22 Aes mveis de educao profissional - RN Acompanhante de paciente em domiclio - CE Adolescentes e jovens em situao de risco - RN Agentes comunitrios de sade do Estado do Paran (Atualizao de) - PR Agentes de sade indgenas: Programa Nacional para Trabalhadores de Sade - MS Agentes indgenas de sade AIS (Capacitao profissional de) - TO Agricultores familiares Pernambuco Solidrio na Seca (Capacitao de) PE Agropecuria orgnica - CE AJEUM Cozinha africana e afro brasileira - RJ
20

Para consulta de outras informaes no Banco de Experincias em Educao Profissional, procure pelo Estado ou digite uma palavra do ttulo, na tela de pesquisa.
21

O detalhamento da descrio variou conforme a disponibilidade de documentos e informaes a que pudemos ter acesso.
22

Nem todas as iniciativas ocorridas durante o ano de 1999 esto arroladas, uma vez que a coleta de informaes teve fim em meados de 1999.

Aldeia indgena (Qualificao profissional em) - PA Alfabetizao de jovens e adultos - AM Alfabetizao de jovens e adultos dos assentamentos - PB Alfabetizao de jovens e adultos e Supletivo de 1 grau - RS Apoio aos autnomos - PB Aprender construindo - SC Aproveitamento de alimentos - RJ rea de hotelaria e gastronomia no DF (Treinamento a profissionais da) DF reas de reforma agrria (Qualificao em) - CE Artes navais - SE Artesanato e desenvolvimento comunitrio Projeto Rodovalho - MS Assentamentos rurais Industrializao de frutas - TO Associativismo e cooperativismo/ Organizao do trabalho/ Mentalidade empreendedora - RJ Atendimento ao sistema penitencirio - SC Auxiliares de enfermagem (Qualificao de) - PR Baianas de acaraj e de mingau BA Bancria (Qualificao e requalificao) - SC Beneficiamento da fibra de coco PA Beneficirios do PROGER (Qualificao e acompanhamento dos) - PR Beneficirios do Programa Bacia Leiteira (Qualificao profissional dos) TO Beneficirios do seguro desemprego (Requalificao para) - AM Bolsa Alfa - DF Bolsa Escola - DF Cadastro de entidades de educao profissional na Internet - PR Cafeicultura do Estado (Qualificao da) - PE Catadores de papel (Treinamento e capacitao para) - SP Centro de Treinamento e Ensino RHEA - MG Centro Experimental Pblico de Formao Profissional: Programa Aprendendo a Aprender - SP Centros de produo comunitria RR Cho de Fbrica - SC Cidadania da perspectiva da raa negra - BA Cinema e vdeo (Treinamento na rea de) - DF Comercializao de produtos artesanais indgenas AM Comrcio exterior (Curso de) - TO Condutores Mirins de Turismo - DF Consrcio de Prefeituras - MG Construo civil - Prdios histricos (Qualificao de trabalhadores da) - PE Construir um sonho - SE Cooperativa dos Produtores de Calados e Componentes de Campina Grande Ltda - COOPERCAM - PB Couro ecolgico - AC Crdito/ Capacitao para o pequeno trabalhador rural - PB

Cuidadores de idosos - MT Deficiente mental/ APAEs SC Deficiente visual SC Deficientes (Curso de capacitao de) - TO Deficientes auditivos (Capacitao de) - TO Deficientes visuais (Qualificao para) - CE Desenvolvimento de habilidades bsicas e especficas dos alunos do curso de iniciao informtica - AM Desenvolvimento de modelo da ao integrada de intermediao do trabalhador autnomo e qualificado - MT Detentos e egressos do sistema penitencirio - GO Direitos humanos para policiais civis (Curso de atualizao em) - PR Educao contextualizada - AM Educao na sade - SP Educao profissional nas reas de assentamento agrrio - SC Educadores infantis - PR Educadores infantis leigos (Qualificao de) - CE Educar Trabalhando - MG Escola Z Peo - PB Estofaria - AM Executivos juvenis - RR Fbrica - Escola de equipamentos para portadores de deficincia MA Fabricao de papel artesanal RO Fabricao de produtos de higiene e limpeza com matria prima alternativa - MT Famlias atingidas pelo reservatrio da Usina Hidreltrica de Dona Francisca (Treinamento e capacitao rural das) - RS Feirante cidado - BA Fnix de Viver - MG Fomento e implantao de micro e pequenas unidades de produo agroindustrial no semirido paraibano PB Formao de formadores - DF Formao de incubadora virtual em projetos agro- industriais na regio do Plo de Desenvolvimento Integrado do Alto Piranhas - PB Formao de jovens empreendedores - SP Formao de mensageiros AM Formao do Trabalhador. Um novo perfil para o mundo do trabalho - AL Frum Catarinense de Desenvolvimento - SC Funcionrios das prefeituras abrangidas pelo Programa Comunidade Solidria (Capacitao de) - TO Gerao de renda Programa de preveno imunodeficincia Bem Viver - RS Gestores municipais de sade para a regio do centro oeste do Paran (Capacitao de) - PR Guias mirins para parques ecolgicos AC

Habilidades bsicas, especficas e de gesto: Programa Aprendendo a Aprender - SP HIV - SC Implantao do Plo Txtil em Cear Mirim - RN Implantao do Plo Txtil em Santa Cruz - RN Indstria automotiva (Qualificao de trabalhadores para a) - PR Indstria de cermica do Estado do Paran (Qualificao de recursos humanos na) - PR Informtica Aprenda em casa - CE Informtica (Treinamento para os profissionais na rea de) - DF Informtica para detentos RJ Insero e Permanncia de Pessoas Portadoras de Deficincias no Mercado de Trabalho PA Insero produtiva de mo de obra de baixa escolaridade - MT Instituto Drago do Mar de Arte e Indstria Audiovisual do Cear - CE IPQ Instituto de Psiquiatria de So Pedro de Alcntara SC Jacarelndia O pas da percusso - RJ Jovens e adolescentes em situao de risco social (Qualificao e acompanhamento de) - PR Jovens pobres e desempregados (Capacitao empresarial para) - PE Lapidao de pedras preciosas e semipreciosas - DF MAAIOK AL Mes do Programa Bolsa Escola da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (Qualificao profissional das) - MG Mo de obra para indstrias de confeces de Matinha e Lima Campos (Treinamento de) - MA Marketing para todos - CE Master em Gastronomia - RS Mercs de Cima - MG Mestres artesos/ Oficinas da Alegria MG Modelagem conceitual da Coordenadoria de Formao Profissional - PR Movimento negro - SC Mulher Cidad - RN Mulher em movimento SC Mulheres indgenas. Corte, costura e vagonite AC Mulheres taxistas. Turismo CE Multiplicadores em desenvolvimento auto- sustentvel na agricultura - SC Msica instrumental e percusso - PB Novas tecnologias agrcolas - ES Nutrio e alimentao (Qualificao profissional na rea de) - PE Observatrio permanente de situaes de emprego e formao profissional: Programa Aprendendo a Aprender - SP Oficinas de orientao profissional para os estudantes secundaristas da rede pblica do Cear - CE Olho Vivo PA Operao e manuteno de motosserra RO

Operador de rdio chamada para cegos RJ Orquestra afro-brasileira - RJ Orquestra Filarmnica do Estado do Acre AC Paisagismo (Qualificao profissional na rea de) - DF Perfumaria para cegos (Curso de) - RJ Pesca artesanal - MT Pesca industrial e artesanal - ES Pessoal do setor turstico (Capacitao de) - PE Pessoas portadoras de deficincia Insero e permanncia no mercado de trabalho - PA Pessoas portadoras de necessidades especiais Produo de Limpeza (Qualificao de) - MT Planejamento municipal de atividades sustentveis Araguainha MT Polcia comunitria - PB Policiais militares (Qualificao dos) - SC Policiais militares em polcia interativa - (Requalificao de) - PE Polticas pblicas (Capacitao de) - SC Plo Audiovisual - MG Plo caladista (Qualificao para o) - BA Prtica de banda PA Preveno de alcoolismo e formao profissional - PB Pr Amaznia: formao gerencial para populao indgena em cooperativismo, associativismo e projetos RO Professor leigo (Qualificao do): Programa Nacional para Servios Pessoais MS Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos PAJAS PB Programa Estadual de Apoio Erradicao do Trabalho Escravo nas Carvoarias de MS - MS Programa Estadual para Autogestores e Microempreendedores . Trabalhadores ambulantes - MS Programa Estadual para Populao Indgena - MS Programa Integrar - MG Programa Integrar - PA Programa Integrar - RJ Programa Integrar - RS Programa Integrar - SP Programa Nacional para Pessoas Portadoras de Deficincia - MS Projeto Atualizar - SC Projeto Fazendo Fazer Oficina para formao de produtores visuais - RJ Projeto Trabalhar - CE Projeto Trabalhar - GO Providncia - MG Rdio comunitria RJ Recursos humanos para construo de cisternas no meio rural (Capacitao de) - PB

Regentes e instrumentistas de banda de msica e orquestras de pau- ecorda (Capacitao de) - PE Renovao da produo artesanal CE Resgate e valorizao das parteiras tradicionais/indgenas AP S.O.S. Costa Leste SC Sade da famlia para agentes de sade (Capacitao de) - CE Sade da mulher (Capacitao para a) - RN Segurana pblica cidad Carnaval coisa sria - BA Seminrio de qualificao do jovem empreendedor - RS Servio Civil Voluntrio - DF Servio Civil Voluntrio RJ Servidores de administrao pblica do Estado de Pernambuco (Capacitao de)- PE Servidores em delegacias sobre violncia contra mulheres (Capacitao de) PB Scio Institucional (Projeto de capacitao) - MA Supletivo de 2 grau RS Tcnicos de espetculos de diverses RJ TENENGE COPESUL - RS Trabalhadores da construo civil (Qualificao profissional para) - MA Trabalhadores da indstria da construo civil: Projeto Trabalhar - MS Trabalhadores da Zona da Mata (Qualificao dos) - PE Trabalhadores do Plo Gesseiro (Qualificao dos) - PE Trabalhadores em tcnicas de restaurao II etapa: estgio canteiro escola (Capacitao de) - AM Trabalho scio- educativo e/ou autnomos - CE TV do Trabalhador - PI Vale do So Francisco (Capacitao profissional do) - PE Valorizao da mulher MG Como se pode ver, em curto perodo, revela-se um grande esforo empreendido na busca de encaminhamentos e de solues criativas para fundamentar uma nova poltica de educao profissional. Especialmente no que diz respeito s propostas de ampliar o universo da populao brasileira a ser atingida como alvo de formao e qualificao e, de outro lado, na formulao de novos contedos de qualificao como resposta s exigncias da reestruturao produtiva, das inovaes tecnolgicas e das novas relaes entre capital e trabalho. Passemos ento caracterizao dessas experincias inovadoras. Ao conheclas teremos oportunidade de refletir sobre as diversas maneiras de entend-las e, de outro lado, sobre os caminhos que esto sendo apontados e o significado que a inovao assume na prtica, com a concretizao desses projetos de trabalho. Lembre-se que a sua identificao foi feita nos prprios estados brasileiros (alm do DF), apontando as mais relevantes no quadro local ou regional.

3.1 Do Oiapoque ao Chu: clientelas em destaque


As prioridades atribudas a determinados tipos de clientela caracterizaram as experincias inovadoras desenvolvidas nas diversas unidades da federao. Seguindo as recomendaes do PLANFOR, quanto necessidade de foc-las nos segmentos da populao mais vulnerveis, marcados pela baixa escolaridade e carncia de qualificao, para insero no mercado de trabalho, ou para o desenvolvimento de atividades geradoras de renda, os projetos e programas de trabalho desenvolvidos apresentaram vrias caractersticas comuns. Entre elas a identificao de novos segmentos populacionais e sociais que, definidos como populao- alvo de suas aes, iniciassem o processo de reverso das prticas tradicionais de educao profissional. A categorizao de tais clientelas, atribuindo prioridade idia da diversidade e da igualdade de oportunidades de trabalho, assumiu uma configurao particular no conjunto das experincias apontadas por seus realizadores como as mais relevantes. Nas observaes feitas a seguir no foram colocadas em destaque as experincias dirigidas para trabalhadores desempregados que, como se pode supor, constitui uma vasta clientela, prioritria, carente de aes de educao profissional. Muitos projetos foram desenvolvidos no sentido de atender as demandas de situaes de desemprego prolongado, qualificando ou requalificando os trabalhadores para outros setores, servios e ocupaes. O desenvolvimento desses projetos inovadores ser abordado quando forem descritas as suas caractersticas quanto aos novos contedos e novas reas de ao para o trabalho. As categorias de clientela discriminadas apontam para um refinamento dos critrios para sua definio e especificao. Afinal, desempregados homens, mulheres e jovens constituem designaes muito genricas. Os planos estaduais de formao profissional esto tornando cada vez mais precisas as identidades das clientelas atendidas, inclusive no sentido de identificar segmentos emergentes, que esto a merecer ateno. Esse trabalho indispensvel para a construo da poltica pblica de trabalho e renda, na medida que os perfis sociais, cuidadosamente traados, fundamentam todas as aes subseqentes de metodologias, contedos programticos para cursos, materiais didticos, intermediaes de mo de obra, identificao de demandas etc. O fortalecimento das comunidades indgenas Os estados do Acre, Amap, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Par e Santa Catarina foram unidades federativas que elegeram essa clientela como um dos elementos de avano das prticas de inovao, desenvolvidas no sentido de uma nova poltica de educao profissional.

...aumentando a qualidade da produo.23 Qualificao Profissional em Aldeia Indgena foi um projeto inovador desenvolvido no Par, em parceria com o SENAR Servio Nacional de Aprendizagem Rural, com o SENAI Servio nacional de Aprendizagem Industrial e com o SEBRAE Servio de Apoio Pequena e Mdia Empresa. O desenvolvimento dessa experincia marcou a abertura do Plano Estadual de Educao Profissional para as comunidades indgenas. A preocupao fundamental que norteou a execuo do projeto esteve no aumento da qualidade da produo agrcola e pecuria, principais atividades da tribo dos Gavies. Com a articulao da FUNAI, foi possvel execut-la no municpio de Bom Jesus do Tocantins, qualificando membros da tribo que vive na aldeia Me do Rio. Os cursos de olericultura bsica (cultura de legumes), bovinocultura do leite, avicultura bsica e processamento de frutas regionais foram realizados com o propsito de assegurar melhor qualidade produo comunitria local, agregando valor ao produto e garantindo, alm de sua subsistncia, a colocao dos produtos no mercado, melhorando, assim, a renda da comunidade. Essas atividades foram complementadas por cursos de panificao e artesanato. A dificuldade apontada pelos executores do projeto foi a carncia de recursos para deslocamento e alimentao. Esse problema fez com que fossem encaminhados poucos membros, apesar das vagas garantidas nos cursos. Mesmo assim, foram treinados aproximadamente 100 membros da tribo dos Gavies. Outro exemplo de trabalho foi o que se realizou no Estado do Amazonas. Comercializao dos Produtos Artesanais Indgenas foi uma iniciativa desenvolvida em parceria de execuo com a ADCAM- Associao para o Desenvolvimento Coesivo da Amaznia. O projeto de trabalho tambm inovou ao reunir nmero expressivo de representantes de vrias etnias, entre elas: Tikuna, Wanano, Sater, Dessana, Tariano, Tukano, Mura, Piratapuia, Macuxi, Baniwa, Arapao e Wapichana. Envolveu tambm a participao da AMARN- Associao das Mulheres Indgenas do Alto Rio Negro, a AMISM - Associao das Mulheres Indgenas Sater Maw e ainda o MEIAM- Movimento dos Estudantes Indgenas do Amazonas. O objetivo do projeto foi a capacitao para comercializao dos produtos artesanais indgenas, incluindo a expectativa de promover maior integrao entre os povos e contribuir para a fixao em seu habitat.

23

Todas as citaes feitas dessa forma, neste captulo, foram extradas dos documentos enviados pelos estados, principalmente de seus textos que apresentavam os critrios que justificaram a inovao das experincias apontadas como as mais relevantes.

Em Rondnia, o projeto Pr- Amaznia: Formao Gerencial para Populao Indgena em Cooperativismo, Associativismo e Projetos foi desenvolvido com o objetivo de capacitar lideranas indgenas no gerenciamento organizacional, financeiro e poltico de suas associaes. O propsito de criar condies para a autonomia dos povos indgenas no estado foi apontado como a base de estruturao de todas as aes realizadas. Constituiu a primeira experincia de capacitao em gerenciamento e elaborao de projetos oferecida a lideranas indgenas, realizada em Cacoal. Essas lideranas representavam doze comunidades distintas reunidas em aldeias no estado de Rondnia. Atividades coletivas de inter- relao grupal foram desenvolvidas na primeira etapa do trabalho, entremeando exposies tericas com exerccios prticos de dinmica de grupo, tcnicas de relaxamento e de relaes interpessoais, jogos cooperativos e atividades ldicas relacionadas s temticas em foco. A metodologia utilizada facilitou a acomodao dos contedos, promovendo a integrao do grupo e permitindo que as lideranas presentes estabelecessem a relao entre a teoria e a prtica da organizao associativa. Assim, situaesproblema foram postas para discusso, exigindo levantamentos de hipteses, testes de alternativas, elencos de solues possveis. O resultado foi que o ndice de aproveitamento, segundo seus realizadores, superou as expectativas, dado o contedo do curso e as dificuldades de assimilao. O trabalho coletivo finalizou com um anteprojeto, elaborado pelas lideranas, que consideraram a condio sociocultural de cada comunidade envolvida. Esse produto foi reservado para teste para que, na segunda etapa, fosse possvel corrigir ou aprimorar suas proposies. Os artesos e o resgate das tradies culturais Vrias experincias inovadoras representaram a tendncia apresentada em muitos estados pela busca de valorizao das manifestaes culturais e das prticas populares tradicionais, trazendo tona particularidades locais. ...transformando as tradies em atividades produtivas. O projeto Maaiok, desenvolvido em Macei, no Estado de Alagoas, foi uma das experincias de inovao que melhor representa essa busca de revalorizao das tradies culturais, especialmente no que diz respeito ao artesanato popular. Apresentado como uma alternativa de profissionalizao continuada para os excludos do processo produtivo e como uma ao imediata do poder pblico no encaminhamento de graves questes sociais, estabeleceu como objetivo principal a formao de artesos especializados na tcnica do fil. Como se sabe, o fil representa uma das formas mais antigas de confeco de renda, em Alagoas.

Vislumbrando a perspectiva de abrir espao para sua comercializao, esse projeto contemplou ainda a capacitao dos artesos para a instalao e gerenciamento de pequenas e micro- empresas ou cooperativas, a identificao de pontos de venda para escoamento de sua produo e a instrumentalizao dos jovens envolvidos no projeto para atuarem como estilistas e consultores de moda. Vale destacar, na concepo do trabalho, a ateno dada tcnica do fil como uma forma de resgate das manifestaes culturais, residindo a o teor maior da inovao: transform-la em atividade produtiva e geradora de renda. Dessa forma, a proposta , ao lado da recuperao e disseminao das tcnicas antigas de produo, inovar a arte do fil com a adoo de vrias tcnicas e estilos. Para a operacionalizao do projeto Maaiok foram envolvidos o PROGER/MCZ e a Fundao Teotnio Vilela. O primeiro, responsvel pela infra- estrutura dos treinamentos (fil e tcnica de estilista), por sua avaliao e pela comercializao e escoamento da mercadoria produzida. Fundao Teotnio Vilela coube a realizao de cursos sobre associativismo e cooperativismo e a participao no acompanhamento e avaliao dos resultados. A Prefeitura Municipal de Macei, por meio do projeto Cidado, e EMTURMA (empresa de turismo local) tambm foram envolvidas no esforo de articulao institucional para concretizao dos objetivos do projeto. Com enfoque distinto, mas apontando o resgate de tradies na produo artesanal, destaca-se o Atelier de Arte Yara Tupinamb e o Instituto de Promoo Social e Humana Darcy Ribeiro, que executaram o projeto Mestres Artesos. Oficinas da Alegria. Foram realizadas 38 oficinas de arte ministradas por artistas plsticos e artesos, alm de cursos de cermica, cor e criao, pintura, papel reciclado, serigrafia e tapearia. Aulas de portugus instrumental e de gerenciamento complementaram os trabalhos. Nessa primeira experincia foram treinados 822 alunos, dos quais vrios se organizaram em cooperativas (municpios de Congonhas e Nova Lima) sob orientao dos professores, com patrocnio de outras instituies. O projeto envolveu a qualificao, entre seus alunos, de pessoas portadoras de deficincia, ligadas Associao Mineira de Reabilitao. A concepo do trabalho fundamentou-se no pressuposto de que o desenvolvimento do potencial artstico recupera a auto- estima e, ao mesmo tempo, abre perspectivas de trabalho remunerado com o aprimoramento da produo artstica- artesanal, que procurou fazer frente ao produto internacional que chega ao Brasil em grande quantidade. O enfoque cultural e artstico do artesanato tem como finalidade incentivar o arteso a trabalhar em duas frentes: a busca da tradio, desenvolvendo, por exemplo, o treinamento de pessoas na rea da tapearia de retalhos, velho hbito das famlias mineiras, reciclado luz

da arte; de outro lado, o uso de tecnologias contemporneas, como a serigrafia e o aprendizado de tcnicas de forma e raky, na rea de cermica. Na perspectiva de tratar o artesanato com vistas a preparar seus produtores para a competio no mercado internacional, mas sem esquecer o resgate das prticas tradicionais de trabalho, lembramos aqui o estado do Cear, com o Programa de Renovao da Produo Artesanal, executado pela Fundao da Ao SocialFAS, investindo na melhoria das condies da produo. A finalidade foi dot-la de maior competitividade no mercado globalizado. Por isso desenvolveu-se o trabalho de capacitao dos artesos, de ao continuada, com vistas ao aperfeioamento de suas habilidades. Introduzindo o uso de novas tecnologias, materiais e at mesmo novos designs, no deixando de contemplar os envolvidos com treinamentos gerenciais e com o apoio comercializao do artesanato no estado. De acordo com os realizadores do projeto, o teor de inovao decorre do fato de que, pela primeira vez, ocorre uma interveno planejada na produo artesanal, atribuindo-se prioridade s tcnicas mais tradicionais e com maior capacidade de absoro de mo de obra. A preocupao com a manuteno de suas caractersticas culturais condiciona a metodologia de trabalho para a capacitao dos artesos. Inovadora tambm, pela montagem de laboratrios organizacionais desenvolvidos nos municpios- plos de artesanato, onde so oferecidos os treinamentos especficos de tcnicas artesanais, organizao e financiamento de micro- empreendedores e de empreendimentos coletivos (centrais de comercializao e de unidades produtivas). Entre maio de 1997 e outubro de 1998 foram realizadas oficinas organizacionais em 15 municpios- plos de artesanato e ainda 400 cursos de artesanato, que envolveram cerca de 7 200 treinandos. Uma viso integral das pessoas portadoras de deficincias Insero e Permanncia de Pessoas Portadoras de Deficincias no Mercado de Trabalho foi projeto desenvolvido no Estado do Par, em parceria com a Associao Brasileira de Recursos Humanos, promovendo aes de intermediao de mo de obra e de qualificao profissional. O objetivo, explicitado no prprio ttulo, foi o de assegurar s pessoas portadoras de deficincias condies efetivas de integrao e permanncia no mercado de trabalho. Ao lado do treinamento profissionalizante para os integrantes do projeto, o destaque para o teor de inovao foi atribudo ao conjunto dos servios oferecidos para atingir esse objetivo: orientao vocacional, sensibilizao de empregadores e capacitao de pessoal nas empresas para o trato com os portadores de deficincias.

Essa concepo de trabalho, calcada numa viso integral do portador de deficincia atendido, incluiu o acompanhamento sistemtico daqueles que foram colocados no mercado de trabalho e a realizao de aes complementares de readaptao, procurando assegurar a manuteno das vagas conquistadas. A criao de uma cooperativa de portadores de deficincias, com um nmero inicial de 55 membros, onde se desenvolvem atividades produtivas, foi um dos resultados mais positivos do projeto, considerando o desdobramento da qualificao em iniciativas que consolidam as possibilidades de insero no mercado de trabalho. O Estado de Santa Catarina destacou trs projetos inovadores voltados para as pessoas portadoras de deficincias, demonstrando prioridade a essa clientela nas aes estaduais de qualificao. O primeiro deles, o Projeto IPQ, desenvolvido junto ao Instituto de Psiquiatria de So Pedro de Alcntara, para pessoas com deficincias mentais que necessitam de atendimento especial, atuando ainda nos municpios de Florianpolis e So Jos. O segundo, tambm voltado para a mesma rea de trabalho, Projeto Deficiente Mental, envolvendo as APAEs existentes no estado, foi desenvolvido em todos os municpios, buscando a profissionalizao de pais, parentes e portadores de necessidades especiais. Ateno particular foi dada aos envolvidos no projeto que enfrentavam situao de desemprego. Finalmente, o Projeto Deficiente Visual, que teve lugar na grande Florianpolis: alm das aes de capacitao, voltadas para a profissionalizao dos deficientes visuais, gerou como resultado a criao da primeira cooperativa de pessoas portadoras de necessidades especiais na rea visual. ...realizar o sonho de empregabilidade imediata. Duas experincias inovadoras merecem referncia por sua realizao no Estado do Rio de Janeiro, indicando caminhos possveis para inseres em mercado de trabalho. Os projetos Radio Comunitria e Operador de Radio- chamada para Cegos foram executados, respectivamente, pela Unio de Cegos do Brasil- UCB e pela Caixa Escolar do Instituto Benjamin Constant. O primeiro contemplou a realizao de um curso ministrado pela prpria UCB, voltado para a capacitao de operadoria de udio. A presidncia da entidade executora cedeu o espao fsico e os equipamentos para a criao da Rdio Comunitria Sabi, que foi ao ar, operando com a maioria de seus empregados deficientes visuais e devidamente qualificados. No mesmo sentido desenvolveu-se o curso de operador de rdio- chamada para cegos. Atendendo demanda dos portadores de deficincias visuais, criou condies para a criao e ocupao de um novo posto de trabalho, atendendo a um setor do mercado em franca expanso (Sistema Pager).

As caractersticas de inovao no residem apenas na criao de postos de trabalho e na clientela qualificada. Envolve tambm a metodologia adotada, que adotou o sistema DOS - VOX, criado por um cego, tendo estendido seu uso aos operadores de rdio- chamada. A Fbrica- Escola de Equipamentos para Portadores de Deficincia foi um empreendimento realizado no Estado do Maranho e executado pelo Centro Federal de Educao Tecnolgica- CEFET. Inicialmente, proporcionou condies e oportunidade de trabalho a 75 pessoas portadoras de deficincias, que foram qualificados para a produo de cadeiras de rodas, bengalas e demais equipamentos utilizados. A implementao do projeto foi viabilizada por meio de parcerias entre a Universidade Federal do Maranho- UFMA, a Secretaria de Cincia e Tecnologia do Estado, a que couberam a elaborao e orientao tcnica para a implementao da fbrica, a empresa Alumnio do Maranho S.A- ALUMAR, que financiou a construo do galpo industrial, a Secretaria de Estado da Solidariedade, Cidadania e Trabalho- SOLECIT, que viabilizou a capacitao por meio do PEQ e o Centro Federal de Educao Tecnolgica- CEFET, que executou a qualificao profissional dos trabalhadores e dirigentes da fbrica. A empregabilidade da clientela qualificada foi imediata. Jovens em situao de desemprego e de risco social: bases para o exerccio da cidadania Trinta e duas experincias inovadoras envolveram aes de educao profissional voltadas para jovens, o que corresponde a aproximadamente 17% do total das experincias arroladas. Dessas, registramos um total de 24 projetos dirigidos especificamente para jovens em situao de risco social. Das vinte e sete unidades da federao (incluindo o Distrito Federal), dez delas apontaram como inovadores projetos desenvolvidos com o objetivo de atender a essa clientela prioritria: Acre, Amazonas, Bahia, Cear, Minas Gerais, Par, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Sergipe. Observa-se que o contedo predominante dessas aes de qualificao voltado para a cultura as artes (com grande peso para as atividades musicais), a produo artesanal e a rea de comunicao visual. Aproximadamente 50% dos projetos que qualificam jovens em situao de risco social apresentam essas caractersticas. No Par, o projeto Olho Vivo voltou-se para a clientela de jovens com baixa escolaridade, entre 14 e 18 anos. Entre eles, os adolescentes atendidos pela Fundao da Criana e do Adolescente24 e jovens oriundos de famlias de baixa renda.
24

Esta entidade vinculada SETEPS Secretaria de Estado do Trabalho e Promoo Social.

Seu objetivo principal foi a profissionalizao dessa clientela, utilizando como eixos centrais de trabalho a arte-educao, a sade, o meio ambiente, a pesquisa, o intercmbio cultural e a profissionalizao na produo de vdeos. Os jovens participantes, obrigados a uma freqncia regular s atividades, receberam bolsaauxlio mensal, para transporte e lanche, no valor de 50 reais. Os esforos de articulao institucional podem ser percebidos pelos diversos tipos de recursos mobilizados para a viabilizao do projeto. Envolveram a Universidade Federal do Par- UFPA, a UNICEF e a Comunidade Solidria. A parceria foi desenvolvida com o Centro Artstico Amaznia Rdio Margarida. Como elemento de inovao foi destacada a possibilidade de oferecer aos participantes do projeto as condies para o exerccio de uma atividade profissional vivel, com demanda de mercado consolidada. Ao mesmo tempo, abrem novos horizontes de vivncia pessoal e profissional 25, ao propiciar a esses jovens o acesso ao conhecimento e ao manejo de instrumentos e tcnicas com que, at ento, nunca haviam tido oportunidade de contato. Devemos lembrar tambm o Servio Civil Voluntrio, executado pela VIVA RIO, no Rio de Janeiro, com o objetivo fundamental de desenvolver o servio civil como instrumento de qualificao profissional, respondendo efetivamente s demandas e carncias detectadas na clientela dos jovens em situao de risco social. O projeto, de ao continuada, assegurou a todos os inscritos a formao de 1 grau, a capacitao em informtica e o desenvolvimento de habilidades de gesto, pequenos negcios e empreendimentos sociais. Garantia-se tambm ocupao e renda para os jovens, durante a execuo do programa. Na base das aes de capacitao est o propsito de desenvolver nos jovens os valores da cidadania, nacionalidade e solidariedade, por meio de aes objetivas de prestao de servios comunitrios. Uma parcela significativa da clientela atendida pelo projeto formada por jovens excedentes das Foras Armadas. Para o desenvolvimento dos trabalhos, essa experincia acionou inmeras instituies e entidades da sociedade civil, como igrejas, escolas, associaes de moradores e sindicatos. At o final de 1998 haviam sido qualificados 1 254 jovens, com previso para treinamento de outros 2 700. Iniciativa do mesmo teor foi realizada no Distrito Federal, para jovens nascidos em 1979.

25

Informaes retiradas do folder Projetos inovadores, novas oportunidades, divulgando aes do Plano de Educao Profissional do Par.

Para as equipes das secretarias dessas duas unidades da federao, onde teve lugar o Servio Civil Voluntrio, foram apontados como fator de inovao os resultados e desdobramentos desse trabalho para a prpria sociedade. Em primeiro lugar, pelo impacto que um amplo programa de cidadania pode provocar, e pelos benefcios concretos decorrentes da prestao dos servios comunitrios. Beneficia-se a sociedade tambm pelo resultado das aes educativas e pela criao de novas metodologias para a formao de jovens. Ao mesmo tempo, as entidades e instituies envolvidas no projeto usufruem contingentes de jovens para o desenvolvimento de suas aes de solidariedade comunitria, criando inclusive estaes de trabalho/educao, onde a informtica ocupa lugar de destaque. Para finalizar a exemplificao da diversidade de caminhos criados para responder questo social dos jovens em situao de risco, fazemos referncia Orquestra Filarmnica do Acre, voltada para o ensino da msica erudita para meninos atendidos por abrigos e privados de liberdade por deciso judicial. Foi desenvolvido com o propsito de gerar condies de reintegrao social. Alm desse trabalho registra-se, nesse estado, a execuo do projeto Guias Mirins para Parques Ecolgicos, que qualificou meninos de rua para atuar nas atividades de turismo. Trabalhadores e produtores rurais: o desenvolvimento comunitrio Incluindo reas de assentamento rural, as experincias inovadoras denotam ateno para pequenos produtores rurais e, especialmente, para trabalhadores rurais. Os projetos identificados apresentam uma caracterstica comum: todos eles promovem iniciativas de capacitao no sentido de articular as comunidades em torno de atividades geradoras de renda, otimizando recursos naturais locais disponveis e, em muitos casos, conciliando as atividades com novos enfoques para o meio ambiente, seja desenvolvendo atitudes de preservao ou implantando novas formas de produo e de aproveitamento dos recursos que levam esse fator em considerao. Outro aspecto que caracteriza o tratamento dado a essa clientela pelos projetos de educao profissional a preocupao com as possibilidades de autoorganizao dessas comunidades na gerncia da produo e na colocao de seus produtos. Grande parte das aes contempla a capacitao para o associativismo e para a gesto de pequenos empreendimentos. Um total de catorze projetos inovadores foi apontado como aes dirigidas para trabalhadores e produtores rurais. Esse nmero, entretanto, no inclui aqueles que foram desenvolvidos para trabalhadores e produtores que se dedicam ao extrativismo e para comunidades pesqueiras. Se incluirmos esses segmentos populacionais no conjunto dessas iniciativas que promovem o desenvolvimento comunitrio, esse nmero eleva-se para 20 projetos, ultrapassando os 10% do total das experincias inovadoras arroladas.

De modo geral essas iniciativas concentraram-se nos estados da regio nordeste e centro- oeste (CE, SE, RN, PE, MT, MS, AC). De outras regies, aparecem os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Esprito Santo, Minas Gerais e Par. Um primeiro exemplo que transmite bem o esprito que presidiu a concepo geral desse projetos o Beneficiamento da Fibra de Coco. Constitui uma das experincias que procurou inovar no cumprimento de dois objetivos fundamentais, inter- relacionados: otimizar o aproveitamento de recursos naturais do Estado do Par e criar recursos de melhoria do nvel de vida das comunidades rurais, ampliando a renda familiar e inserindo-as no mercado de trabalho. Pequenos produtores rurais foram capacitados para desenvolver o processo de substituio de produtos sintticos por produtos naturais, biodegradveis e reciclveis. O beneficiamento da fibra do coco, j no primeiro momento, teve direo certa: a indstria automobilstica, que dela se utiliza a partir da produo de bancos, encostos e outros acessrios. O projeto, iniciado no municpio de Ponta de Pedras, foi implantado em 15 municpios do estado, tendo como meta a criao de unidades de processamento da fibra de coco, responsveis por abastecer de matria- prima a unidade maior, localizada na Regio Metropolitana de Belm. Nessa unidade realiza-se, ento, a montagem dos acessrios e demais produtos. A parceria que tornou possvel a realizao do projeto foi feita com a UFPA, por meio de seu Ncleo de Ao para o Desenvolvimento Sustentvel Poemar. J no Estado da Paraba a clientela de trabalhadores e produtores rurais foi contemplada com o Projeto de Fomento Implantao de Micro e Pequenas Unidades de Produo Agroindustrial no Semi-rido Paraibano. Com o envolvimento do Programa de estudos e Aes para o Semi- rido PEASA, o projeto foi implantado em 14 unidades agro- industriais do semi- rido, como alternativa de gerao de emprego e renda para a agricultura familiar, havendo previso para ampliar esse quadro de unidades. Alm de implantar e fazer o acompanhamento do funcionamento de cada uma das unidades, outras aes foram executadas pelo projeto. Entre elas, a transferncia de tecnologias e treinamentos relativos a sade, educao e gesto. At o final do ano de 1998 j haviam sido realizados 75 cursos com carga horria de aproximadamente 30 horas cada. Na continuidade dessas aes, a partir dos resultados j alcanados, est prevista a ampliao do contedo das atividades de qualificao para gesto e administrao de empreendimentos agroindustriais, comercializao, educao ambiental, atualizao tecnolgica e associativismo/corporativismo.

...o despertar para uma nova vida. Em Araguainha, municpio estagnado economicamente, no Estado de Mato Grosso, o Planejamento Municipal de Atividades Sustentveis, projeto ligado ao Programa Qualificar, desenvolveu aes de qualificao e desenvolvimento estratgico. Procurando fortalecer alguns segmentos organizados da sociedade local, estimulou o associativismo e a formao de cooperativas de produo. Executado pela PROCEDE- Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Ensino No- formal, o projeto envolveu aes de planejamento de atividades sustentveis com a participao da populao nas decises do desenvolvimento do municpio, utilizando metodologia que estimula essa participao e que capacita os diferentes grupos para o planejamento de atividades coletivas e associativas. Vale lembrar que o municpio de Araguainha faz parte do Programa Comunidade Solidria, por ser considerado de alto ndice de pobreza. Entre as alternativas estabelecidas nesse planejamento est a criao de indstrias de produtos de higiene e limpeza, embutidos, defumados, doces e conservas (alternativas em longo prazo). O planejamento de comercializao de produtos agropecurios (arroz, leite e derivados) definiu aes de curto prazo. Aps a execuo desse projeto, em 1998, a PROCEDE manteve assessoramento eventual, no encaminhamento e elaborao de projetos e propostas de interesse da comunidade. As mulheres: discriminadas, em situao de risco social, desempregadas Doze projetos foram desenvolvidos com o propsito de atingir diretamente grupos e comunidades de mulheres, carentes de capacitao e de insero no mercado de trabalho. Destacaram-se como sede dessas experincias os Estados do Cear, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, So Paulo, Santa Catarina, Acre, Bahia, Minas Gerais e Amap. As aes previstas em seus Planos Estaduais de Educao Profissional atingem detentas, cozinheiras, mes de meninos de rua, costureiras, parteiras, prostitutas, artess e diversos grupos de mulheres que, como a maioria, necessitam de capacitao para o desenvolvimento de atividades geradoras de renda e, em muitos casos, de complementao da renda familiar. ...maior qualidade na milenar profisso de partejar. Resgate e Valorizao das Parteiras Tradicionais Indgenas a uma das experincias inovadoras mais conhecidas. Desenvolvida no Amap, voltou-se para a capacitao de mulheres parteiras tradicionais de vrios municpios do Estado. O objetivo foi o de melhorar a qualidade da assistncia ao parto domiciliar, possibilitando assim a elevao da qualidade de vida, a humanizao do nascimento e a reduo da mortalidade materna e o ttano neonatal. A capacitao foi concebida dentro de uma viso de integridade da sade, tratando

dos direitos reprodutivos, da segurana e da competncia na arte de partejar. Cuidou-se ainda de difundir a experincia com a elaborao de material educativo para toda a populao.26 O Centro Ativo de Integrao do Ser - CAIS do Parto, foi o rgo executor do projeto. Os cursos ministrados foram realizados em parceria com a UNICEF, a Secretaria Estadual de Sade, Coordenao de Articulao com ONGs e com a Secretaria Estadual do Trabalho e Cidadania. Esse projeto tambm valorizou o resgate de prticas populares tradicionais, desta vez na rea da sade. Aprimorando os costumes e as artes, proporcionou s comunidades do Estado: o intercmbio de experincias e conhecimentos na prtica de exerccios, tericos e fsicos, trabalhando o equilbrio mente e corpo. No ano de 1997 foram treinadas 202 parteiras dos municpios de Oiapoque, Amap e Laranjal do Jari, estendendo-se depois para os municpios de Vitria do Jari, Caloene, Pracanuba e Tartarugalzinho. ...sem esquecer a tradio. Em Salvador, Bahia, concretizou-se tambm uma experincia de muito impacto e repercusso pblica: o Programa Baianas de Acaraj e de Mingau. Com presena marcante no comrcio varejista de alimentao, como vendedoras autnomas, as baianas mobilizam milhares de pessoas do municpio, envolvidas na confeco e comercializao de seus produtos. Foram qualificadas em habilidades de gesto, cultura baiana, associativismo, qualidade de produto, higiene e manipulao de alimentos, segurana do trabalho e noes de ingls. Voltado para a criao de condies de competitividade e para organizao de atividade econmica desenvolvida no mercado informal, o programa foi elaborado com o objetivo de reorganizar, reestruturar e modernizar a atividade de produo comercial das baianas de acaraj e de mingau, sem esquecer a tradio, que qualifica e legitima a realizao da produo. Sua execuo foi viabilizada pelas parcerias com a Prefeitura Municipal de Salvador, o Banco do Nordeste, a Universidade Federal da Bahia- UFBA e a Empresa de Turismo de Salvador. Deve-se destacar a preocupao com a padronizao de equipamentos e vestes tradicionais utilizadas pelas baianas e o apoio organizacional, financeiro e gerencial s associaes representativas da categoria. A primeira experincia capacitou 60 baianas, em 1998. Para o ano de 1999 a previso era qualificar, ao longo do ano, 2 000 baianas. No municpio de Belo Horizonte, Minas Gerais, o Instituto de Promoo Social e Humana Professor Darcy Ribeiro e o Sindicato das Costureiras de Belo Horizonte
26

O acervo de documentos do NID/SPPE dispe de fotografias que registraram alguns momentos da execuo dessa experincia.

deram execuo ao projeto Valorizao da Mulher. Iniciado em 1997 o projeto qualifica e requalifica trabalhadoras da indstria de confeco, onde so majoritrias mulheres negras, de baixa escolaridade e reduzido nvel de rendimentos. A elevao de conhecimentos e habilidades eleva suas chances de sobrevivncia num mercado em plena transformao. Os cursos ministrados de corte e costura, desenho e linguagem de moda, formao complementar, modelagem e serigrafia j beneficiaram mais de 6 000 pessoas. Merece destaque a metodologia utilizada, que introduziu o desenho e a linguagem da moda, alm de disciplinas como o francs e a matemtica nos cursos de corte e costura. Relatam os executores do projeto que as primeiras turmas foram compostas por clientela especfica de mulheres, prostitutas: ... eram as mulheres de vida fcil ou profissionais do sexo como se autodesignam, em vrios cursos. Esta clientela no s teve oportunidade de conviver sem constrangimento com donas de casa, adolescentes e idosas como concretizar o sonho de uma nova profisso. O projeto acabou sendo ampliado para outros segmentos da populao, socialmente discriminados, envolvendo parcerias com muitas associaes e entidades de ao comunitria. Encerrando os exemplos que demonstram a diversidade das aes e dos caminhos explorados nessas iniciativas, devemos lembrar a experincia Mulher Cidad, que teve lugar no Rio Grande do Norte, empenhada na criao e implantao de um espao equipado adequadamente para abrigar mulheres que foram habilitadas nas atividades de manicure, cabeleireira e depilao. O projeto possibilitou o exerccio dessas profisses, de forma cooperativada, assegurando treinamento a outras mulheres interessadas na execuo desses servios. Tambm merece referncia o projeto Mulheres Taxistas, realizado em Fortaleza, Cear, que formou mulheres taxistas para o turismo, preparando-as em cursos de atendimento ao pblico, direo defensiva, segurana e sade no trabalho. Trabalhadores que combatem a violncia Chama a ateno de quem analisa o conjunto dos projetos inovadores a presena marcante e, de certo modo, inesperada de algumas clientelas, selecionadas como segmento da populao economicamente ativa, carentes de aes de capacitao e de educao profissional. Conhecendo o teor dessas realizaes facilmente se revelam as razes essenciais de sua condio emergente. o caso, por exemplo, de policiais civis e militares e de servidores de delegacias e rgos de segurana pblica. Bahia, Paraba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paran e Santa Catarina apontaram o tratamento dessa questo entre seus projetos inovadores.

...visando a humanizao. A qualificao de policiais e agentes que atuam na rea da segurana pblica foi objeto de onze projetos inovadores. Tratando da capacitao para a segurana no turismo e em grandes eventos populares (como o Carnaval em Salvador), para o combate violncia e ao turismo sexual, para o policiamento comunitrio, para a atualizao de conhecimentos em direitos humanos visando novas atitudes, esses projetos reafirmam sua condio de apoio sociedade civil no encaminhamento de solues para algumas de suas questes sociais mais graves. Para ilustrar, apontamos aqui o projeto Capacitao de Servidores em Delegacias sobre Violncia contra Mulheres, que teve sua execuo em diversos municpios do Estado da Paraba. Alm da capacitao de habilidades especficas, promoveram-se articulaes entre delegados e tcnicos das delegacias da mulher, existentes no estado, recuperando a histria e o processo de formao de cada uma das delegacias no contexto municipal. Os rgos pblicos e a sociedade foram mobilizados. A inteno: desenvolver metodologias e tcnicas para registro e anlise da violncia contra a mulher, o conhecimento de fundamentos tericos scio- antropolgicos sobre violncia, o levantamento de demandas de qualificao e, finalmente, a elaborao de um plano de capacitao. Estiveram envolvidos no projeto, como executores, a Universidade federal da Paraba - UFPB e a Secretaria da Justia e Cidadania do Estado. Um quadro-resumo relativo s clientelas destacadas nas experincias inovadoras pode ser apresentado da seguinte forma:
Clientela Comunidades indgenas Artesos Portadores de deficincias Jovens em situao de risco social Trabalhadores e produtores rurais Mulheres em situao de risco social Policiais e segurana pblica Total de projetos: Total de projetos inovadores: N de Projetos Desenvolvidos 07 24 10 24 14 12 11 102 187

3.2. Elementos de avano conceitual e indicativos de tendncias


Na impossibilidade de descrever com maiores detalhes todas as experincias de qualificao profissional que foram apontadas como inovadoras, alguns destaques sero apresentados nesta seo. Ao contrrio do que possa parecer primeira vista, no se trata de apresentar as melhores ou as mais importantes experincias inovadoras, nem de apontar os estados brasileiros vistos como os mais inovadores, mas de ilustrar o processo de redefinio das prticas de educao profissional em nosso pas, desencadeado pelo PLANFOR. Entenda-se por isto a escolha de experincias que possuem caractersticas ou particularidades capazes de indicar formas e possibilidades de trabalho, condicionadas pelas realidades locais, revelando resultados muitas vezes imediatos, trazendo em seu bojo elementos de avano que esto sendo formulados e experimentados nas diversas unidades da Federao. A tentativa, portanto, a de elencar um conjunto de exemplos que produzam um retrato das vrias faces que o propsito de inovao vem assumindo no quadro mais amplo da diversidade das regies brasileiras, considerando variveis de natureza social, econmica, cultural, educacional e tantas outras que estejam presentes nos diagnsticos extrados das anlises de demanda, que se encontram na base dos planos estaduais de educao e qualificao profissional. O leitor encontrar exemplos de trabalho de extrema simplicidade, singelos pode-se dizer, mas de impacto e significado profundos nas pequenas comunidades para as quais foram produzidos. So os novos modelos de ao coletiva que emergem, so as novas atitudes e prticas sociais inventadas diante de transformaes em pleno processo, no mundo da produo e do trabalho27. No Estado de SANTA CATARINA duas realizaes podem ser apontadas como exemplos capazes de transmitir o esprito de trabalho que preside as iniciativas de inovao. O primeiro deles o projeto Mulher em Movimento, experincia que revela a prioridade atribuda por diversas unidades da federao s aes voltadas para os assentamentos e as comunidades rurais, procurando atingir populaes que se encontram em crtica situao econmica e social, dado o processo de concentrao urbana e de esvaziamento das reas rurais. Esse processo, evidentemente, carrega consigo conseqncias que cada vez mais comprometem a produtividade dessas reas e as possibilidades de manuteno das comunidades num patamar mnimo de acesso a conhecimentos, bens e recursos
27

Lembre-se que essa escolha tambm esteve condicionada, em certos momentos, disponibilidade de documentos e informaes sobre o trabalho realizado. Houve casos em que, apesar da magnitude da experincia, no foi possvel traz-la como destaque pela falta de material complementar necessrio sua descrio mais detalhada. No momento de coleta de dados para a produo deste volume o acervo do NIDNleo de Documentao e Informao da SPPE estava em pleno processo de organizao.

de todo o tipo, a partir dos quais possam superar sua condio de extrema desvantagem e viabilizar sua permanncia na rea rural. Mulher em Movimento articulou-se ao Programa Nacional de Qualificao de Trabalhadores em Assentamentos e Comunidades Rurais, voltando-se principalmente para a clientela das mulheres agricultoras, com a finalidade de criar condies para a sua insero no mercado de trabalho (formal e informal) e de capacit-las para o trabalho associativo. A rea de abrangncia para a execuo do projeto englobou 28 municpios. Iniciado em maro de 1997, foi concebido pela Coordenadoria Regional do Alto Vale do Itaja, como trabalho de ao continuada, envolvendo a participao da UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina e as parcerias das primeiras damas dos municpios envolvidos. Surgiu da constatao de que, nos vrios programas mantidos pelo Governo do Estado na regio, a presena da mulher como objeto de ateno era pouco expressiva. Observou-se principalmente que sua participao se limitava a atividades com poucas perspectivas de ascenso social, tendo como principal causa a falta de qualificao profissional, gerando com isso uma srie de outros problemas no mbito familiar, afetivo e pessoal.28 Nesse sentido ficam claras as intenes que assinalam a concepo e a execuo do projeto, quando se explicitam os objetivos das aes de capacitao voltadas para a sua participao na renda familiar, sua independncia econmica, sua realizao profissional e seu crescimento pessoal. No vamos nos cursos do Conselho Municipal do Trabalho e Emprego a presena feminina de forma significante, e quando isso ocorria, era apenas mais um curso sendo preenchido como resultado pouco produtivo. Era preciso inovar, despertar a mulher para o mundo, motivar e se unir num propsito nico, o de gerao de renda. Hoje fortalecidas e com o movimento crescendo a cada ano (...) a mulher do Alto Vale do Itaja vem sendo geradora de renda e agente de transformao na melhoria da qualidade de vida, o que justifica a continuidade desse movimento, mesmo porque no seria mais possvel termin-lo. 29 Foram estabelecidas trs etapas para o desenvolvimento do projeto: Mulher Consciente, Mulher Capacitada e Mulher Ativa. Cada uma delas, respectivamente cumpre as seguintes funes:

28

Informao extrada do documento Projeto Mulher em Movimento, que apresenta os dados fundamentais da experincia e descreve suas caractersticas, metodologia e resultados. Arquivo da FLACSO/ Documentos do Projeto REPLANFOR.
29

idem, p 1.

Conscincia A finalidade estimular e motivar as mulheres para traar metas e objetivos que as tornem cidads economicamente ativas, geradoras de renda. Por meio de um Encontro, com carga horria de dez horas, realizado sempre no Dia Internacional da Mulher, renem-se mulheres de todas as classes sociais. Nele so realizados depoimentos, palestras e debates. Complementam os trabalhos exposies que tratam da conjuntura poltica e econmica, tratando da globalizao e de seus resultados, entre os quais a urgncia de qualificao profissional. Ao longo do ano os encontros ocorrem em grupos menores, nos municpios, sob a coordenao das primeiras damas parceiras do projeto. Capacitao A finalidade promover cursos e aes que assegurem o seu ingresso no mercado formal e informal. Os cursos so definidos pelo Forum Feminino, realizado em cada municpio, onde so ouvidas as lideranas femininas que apresentam as demandas locais, as reas mais favorveis para projetos de gerao de renda e as habilidades que devem ser alvo dos trabalhos de qualificao. Como j se disse, para a clientela dos cursos definiu-se como prioridade a mulher agricultora que, de todas, foi a mais esquecida e a que tem as menores oportunidades. Para essas mulheres, as atividades so programadas de modo a concili-las com o perodo da safra agrcola. Ao Constitui a etapa em que a mulher j inicia suas atividades de gerao de renda, mesmo que ainda de modo informal. Nesse momento do trabalho so desenvolvidas vrias atividades, como exposies dos produtos, encontros, orientaes para a formao de cooperativas. Um dos desdobramentos que merece referncia foi o Primeiro Encontro de Multiplicadores, ocorrido em Florianpolis, voltado para estudo sobre cooperativas de produo, agregando elementos do setor de turismo, j viabilizado na regio. Apenas no ano de 1988 j haviam sido beneficiadas 3 160 mulheres, a maioria com famlia constituda, pertencente s camadas sociais mais carentes (cerca de 90%) e com baixa escolarizao, 70% delas com primeiro grau incompleto. Registre-se a previso, para 1999, de qualificar mais 5000 mulheres. Ainda sobre essas aes e seus resultados h ainda alguns aspectos para os quais preciso chamar a ateno. Em primeiro lugar, o fato de que todos os cursos de capacitao foram realizados junto s comunidades de origem dos participantes, acompanhados e orientados por professores e tcnicos.

Alm disso, essencial a referncia a resultados importantes como os esforos para a criao da Organizao MULHER EM MOVIMENTO e os estudos realizados para tornar auto- sustentveis muitas das atividades envolvidas pelo projeto, por meio da criao das Cooperativas de Produo. O Programa SOS Costa Leste foi realizado em sua fase piloto em 1998, centrando-se na ao comunitria. Qualificou empresrios, trabalhadores, pescadores e desempregados do municpio de Florianpolis, capital do Estado. Entre seus objetivos esteve o resgate das tradies culturais presentes no artesanato, folclore, culinria, pesca, arquitetura, linguagem, hbitos e em tantos outros aspectos que resgatam e valorizam uma cultura de base aoriana. O fortalecimento e o resgate dessas tradies dirigiu-se para aes de qualificao dirigidas para a insero de trabalhadores no mercado de trabalho do setor turstico e para o fortalecimento da conscincia ambiental relativa ecologia do Leste da Ilha de Florianpolis. As comunidades envolvidas no programa foram: Lagoa da Conceio, Barra da Lagoa, Canto da Lagoa, Porto da lagoa, Costa da Lagoa, praia Mole, Joaquina e Rio Tavares. Levando em conta as possibilidades de aproveitar as demandas do turismo na regio, foram desenvolvidos cursos de qualificao que preparavam cozinheiros, taxistas, garons, copeiros, gerentes e recepcionistas de hotel, alm de estimular a criao de cooperativas de pesca artesanal e de artesanato, voltadas principalmente para o desenvolvimento de comunidades capazes de alimentar o mercado gerado pelas necessidades de atendimento aos turistas. O trabalho envolveu diagnsticos e anlises que fundamentassem a aplicao dos objetivos do programa em diferentes comunidades com traos culturais que caracterizam o mosaico cultural catarinense, e que dessem respaldo concepo e execuo dos cursos, principalmente no que se refere s possibilidades de gerao de renda e de empregabilidade imediatas. Nesse sentido foi fundamental para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e da Famlia a realizar as parcerias com a Fundao de Pesquisa do Centro ScioEconmico de Santa Catarina- FEPESE, com a Fundao de Amparo Pesquisa e Extenso Universitria- FEPEU e com o Instituto Treinar (ONG). Vale lembrar aqui a promoo de vrias parcerias operacionais que mobilizaram diversas instituies locais ou estaduais30 e de entidades comunitrias do sistema lagunar da Lagoa da Conceio.31

30

Federao das Associaes Profissionais de Artesos de Santa Catarina- FAPASC, EPAGRI, RECREARTE, UFSC, Instituto de Planejamento Urbano de Florianpolis, Fundao Catarinense de Cultura, ACIF/LAGOA, Fundao Franklin Cacaes.
31

Sociedade Amigos da Lagoa- SAL, Amola, Fundao da Lagoa, Centro Comunitrio da Barra da Lagoa, Delegacia de Polcia da Barra da Lagoa, Cooper Barco, SOS Praia Mole, e entidades comunitrias da Costa da Lagoa.

Formulando uma interveno para uso e manejo corretos do acervo cultural, natural, paisagstico e turstico da regio, o programa estabelecia como procedimento metodolgico essencial o envolvimento das comunidades e a realizao de aes coletivas. A envergadura dos propsitos e a amplitude das aes previstas podem ser medidas pelo restante dos objetivos estabelecidos: mapeamento naturalpaisagstico, da infra- estrutura turstica e da cultura de base aoriana, todos voltados elaborao de diagnsticos das comunidades envolvidas32; desenvolvimento da conscincia de cidadania por meio da participao das comunidades na definio dos projetos fundamentais de trabalho; identificao do potencial arquitetnico visando a preservao da arquitetura tpica; retomada da prtica do artesanato aoriano; desenvolvimento do associativismo e de cooperativas de produo. Dado o nmero de parceiros que o programa conseguiu envolver e o quadro global dos objetivos traados foi necessrio criar grupos especializados de parceiros institucionais para otimizar os trabalhos de planejamento e execuo. Foram assim constitudos: grupo de acervo histrico- arquitetnico, grupo de artesanato, grupo de turismo e o grupo de apoio ao desenvolvimento comunitrio. Todos elaboraram anlises tcnicas e propostas de aes.33 Consolidadas e desenvolvidas as metodologias de trabalho, testadas em campo, a experincia ser estendida para outras comunidades do Estado de Santa Catarina, interessadas em ampliar suas alternativas de trabalho e renda atravs do resgate e valorizao da cultura, turismo e desenvolvimento das comunidades.34 No Estado do RIO DE JANEIRO, o Curso para Tcnicos de Espetculos de Diverses foi criado num dos maiores e melhores teatros da cidade do Rio de Janeiro, o Teatro Odylo Costa, filho, envolvendo a parceria com a Universidade Estadual do Rio de Janeiro- UERJ. A demanda por mo de obra especializada em espetculos de diverses, especialmente no mbito da produo teatral, foi identificada: a rapidez com que esses profissionais vm desaparecendo do mercado torna urgente a criao de

32

Dados sobre o mapeamento realizado podem se acessados pela Internet, na homepage do Instituto Treinar: http://www.institutotreinar.com.br.
33

Informaes mais detalhadas sobre a metodologia de trabalho podem ser encontradas no documento Programa SOS Costa Leste. Sntese Preliminar de Atividades Desenvolvidas 1998, que apresenta os dados fundamentais da experincia e descreve suas caractersticas, metodologia e resultados. Arquivo da FLACSO/ Documentos do Projeto REPLANFOR.
34

Informao extrada do documento Programa SOS Costa Leste. Sntese Preliminar de Atividades Desenvolvidas 1998.

cursos de qualificao. 35 Por outro lado, foi considerada fundamental, como novo elemento de demanda, a emergncia de um mercado de trabalho surgido a partir da consolidao das grandes emissoras de televiso com suas cidades cenogrficas e o desfile das escolas de samba, que consomem um significativo nmero de profissionais tcnicos do grande espetculo. (...) a iniciativa coloca a UERJ e o SEAS/SINE-RJ num momento de pioneirismo e fortalecimento da nossa cena espetacular. Cena que se renova a partir de sua prtica e da reflexo sobre o fazer artstico, proposta principal de nosso programa. 36 Prova das possibilidades de insero em curto prazo no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, de busca de alternativas de profissionalizao foi a enorme procura dos cursos, no perodo das inscries. Tanto que, dos 100 alunos inscritos, 75 ficaram sob a responsabilidade do SINE e 25 da UERJ, que decidiu tomar para si a responsabilidade deste excedente. em funo da enorme procura. Os cursos oferecidos (quatro meses, com aulas dirias que ocupam todo o perodo da tarde) foram programados com o propsito de integrar a qualificao para as habilidades bsicas, as habilidades de gesto e as habilidades especficas nas seguintes especializaes: auxiliar de carpinteiro teatral, auxiliar de eletricista de espetculos, auxiliar de tcnico de som, auxiliar de maquinista cnico e auxiliar de pintor cnico. Todos os cursos abordam Lngua Portuguesa e Interpretao de textos, Cidadania e Poltica, Sade e Segurana do Trabalhador, Histria das Artes Cnicas, Gesto, Matemtica e Desenho Bsico, alm de oferecer aulas de Espanhol e de Ingls, onde se trabalha vocabulrio bsico com a finalidade de facilitar a leitura de manuais de instruo de equipamentos, catlogos de materiais e o conhecimento de novas tcnicas em publicaes especializadas. Algumas medidas de apoio aos alunos foram definidas previamente: o direito a lanche dirio e vale- transporte; aquisio gratuita de material didtico, camisetas e crachs; e o direito a seguro contra acidentes. O certificado de freqncia e aproveitamento expedido pelo SINE e, para os melhores alunos, o Sindicato dos Artistas e Tcnicos de Diverses fornece o registro provisrio de auxiliar tcnico. De acordo com uma primeira avaliao feita pelos executores do projeto, importante mencionar, entre outros aspectos, o baixssimo ndice de evaso e a qualidade mdia de desempenho dos alunos. A produo prtica foi de grande qualidade, muitas vezes indo alm do objetivo da formao de auxiliares tcnicos. Alguns de nossos alunos apresentaram um aproveitamento que os coloca em condies de, muito em breve, assumirem a responsabilidade por seus trabalhos.37
35

Informao extrada do documento Curso para Tcnicos de Espetculos de Diverses, elaborado pela UERJ, 1998. Arquivo da FLACSO/ Documentos do Projeto REPLANFOR.
36 37

Idem.

Na mesma linha de ao e atendendo ao mesmo tipo de demanda do mercado, convm mencionar o trabalho da Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ e da Fundao Bio-Rio, que atuaram como

No AMAZONAS a experincia inovadora Formao de Mensageiros voltou-se para a clientela dos jovens em situao de risco social. Expressa com clareza os enfoques de trabalho que caracterizam as aes de educao profissional para esse segmento da populao brasileira, contemplado como prioridade nos planos estaduais de qualificao. So jovens oriundos de bairros muito pobres, de famlias carentes, excludos de todo e qualquer sistema de proteo social. So tambm jovens amparados por institutos e fundaes38 que trabalham com meninos e meninas de rua, cuidando de sua assistncia e promoo sociais. O Curso Formao de Mensageiros definiu como ementa do projeto: Os participantes tero conhecimento das caractersticas de comportamento adequado ao ambiente de trabalho. Relacionamentos profissionais e a prtica da comunicao no local de trabalho. Conhecero as atividades relativas ao cargo de mensageiro, especficas e no especficas de suas responsabilidades e seu compromisso com a empresa, com os colegas e com o cliente. 39 Esse conjunto de conhecimentos fundamentado por uma concepo pedaggica que objetiva a construo da cidadania (direitos e deveres) e o aprimoramento da higiene pessoal e da boa apresentao. Utilizando o padro adotado na maior parte das aes desse tipo, o curso foi estruturado em mdulos de habilidades bsicas e habilidades especficas, ministradas a partir de tcnicas de dinmica de grupo, sensibilizao de ludopedagogia, relaes humanas e interpessoais. Nesse ltimo tpico, o trabalho d nfase ao relacionamento familiar, estimulando relaes cordiais: No incio alguns alunos, inclusive as meninas, no aceitavam sequer um afago em suas cabeas.Mais ou menos tr6es ou quatro dias depois do incio do curso, eles nos procuravam e sempre davam um jeito de estarem bem prximos. 40 Em 1998 foi beneficiado um conjunto de 12 turmas, totalizando 480 adolescentes.

parceiros da SETRAS e do SINE/RJ no desenvolvimento de projetos voltados para a cultura e a comunicao. Atrelados ao Programa Nacional de Servios Pessoais foram estruturados os cursos para qualificao para: Formao de Instrutores de Dana de Salo, Bsico de Cenotcnica Teatral e Confeco de Adereos e Indumentria. Para informaes detalhadas ver dossi que reune textos didticos e documentos iconogrficos que registram a produo dos alunos. Arquivo FLACSO/ Projeto REPLANFOR.
38

No caso dessa experincia desenvolvida no Estado do Amazonas, so amparados pelo IEBEM/FUNDACOM, parceiros de FIEAM/DAMPI/SETRAB.
39

Informaes extradas do relatrio Ao: Formao de Formadores , ilustrado. Arquivo FLACSO/ Projeto REPLANFOR.
40

Idem.

No Estado de RONDNIA, o curso de Fabricao de Papel Artesanal foi realizado em parceria com o SENAR. As aes de qualificao foram dirigidas para produtores rurais maiores de 14 anos, em atividade escolar. Em sntese, o curso preparou os alunos para a fabricao de objetos como abajures, porta- lpis, cadernos, agendas, cartes, envelopes, pranchetas, pastas para documentos, todos feitos com fibras vegetais extradas da flora local, abundantes na regio: bambu, arroz, espada de So Jorge, sisal, bananeira, coroa de abacaxi. Da mesma forma produziram-se os corantes necessrios, aproveitando os recursos naturais existentes de frutos, sementes, cascas e folhas: urucum, erva- de- passarinho, casca de cajueiro, casca de jenipapo, cebola, gros de caf e folhas de lngua de vaca, entre outros. O desenvolvimento da habilidade para a fabricao desses produtos no se restringiu apenas s tcnicas de preparo do papel, que compuseram o contedo programtico das aulas prticas. As aulas tericas, que tambm totalizaram a carga horria de 20 horas, tratavam de temas que possibilitavam ao aluno um entendimento global da atividade que passava a executar. Assim, foram preparados com conhecimentos sobre a histria do papel, os diversos processos de sua fabricao, questes relativas comercializao, aspectos da reciclagem do papel, noes de qumica, problemas com produtores qumicos e legislao ambiental. evidente, nessa experincia, a preocupao com a conscientizao ecolgica do homem do campo e com a orientao complementar, visando sua capacidade para comercializar a prpria produo. Operao e Manuteno de Motosserra foi outro dos cursos desenvolvidos em parceria com o SENAR/RO, no Estado de Rondnia, tambm voltado para o aproveitamento dos recursos naturais abundantes na regio, com orientao para a preservao do meio ambiente. Nesse caso, voltou-se para o aperfeioamento de atividade que j era realizada anteriormente - a explorao de madeira promovendo a utilizao de tcnicas de melhor aproveitamento, evitando o desgaste de materiais de uso permanente. A inovao apontada est no desenvolvimento de algumas peas bsicas: cantoneira, encaixe de cantoneira e peas complementares (foto n...) A cantoneira, pea fundamental, torna-se apoio corredio para que, em aproximadamente dois minutos, seja retirada da tora de madeira uma tbua, semipronta, de pelo menos 5 milmetros por 3 metros. O resultado do uso de instrumentos to simples e prticos a economia do combustvel utilizado na operao do equipamento, em decorrncia da diminuio do tempo gasto na obteno das tbuas. As famlias da rea rural beneficiaram-se imediatamente dos resultados do curso, que possibilitou a construo de inmeras moradias, alm de mveis e utenslios.

O Estado da PARABA desenvolveu, em 1998, o Programa de Alfabetizao de Jovens e Adultos PAJAS. Esse trabalho foi selecionado como um dos cinco melhores na categoria Instituies sem Fins Lucrativos do Prmio Educao para a Qualidade do Trabalho, do Ministrio da Educao e do Desporto- MEC. O prmio foi criado para estimular aes na rea pblica e privada que se voltem para eliminar o analfabetismo, ampliando o alcance da educao fundamental. O PAJAS, executado pela Associao Servio de Educao Popular- SEDUP, realiza-se em comunidades rurais e urbanas. O objetivo ensinar a ler e escrever, despertando o senso crtico de forma construtiva. Uma das caractersticas essenciais do mtodo de trabalho a utilizao de jogos de fichas de leitura e exerccios de fixao, que permitem trabalhar com turmas de alunos que apresentem diferentes nveis de aprendizagem. Dessa forma, enquanto alguns alunos da turma estudam com determinadas fichas o alfabetizador pode trabalhar oralmente com outro grupo de alunos que esteja em outra fase de aprendizagem.41 Tudo indica que o mtodo responsvel pela diminuio do ndice de evaso, uma vez que favorece aqueles alunos que possuem ritmo mais lento de aprendizagem pois, em sistemticas convencionais, costumam sentir-se desestimulados pelas dificuldades de acompanhar o resto da turma. Esse programa de alfabetizao, desenvolvido na rea rural, junto a assentamentos e comunidades, foi um dos seis ganhadores do Prmio Especial Paulo Freire.42 O crescimento do nmero de reas assentadas pelo INCRA na regio do brejo paraibano tornou imperiosa a necessidade de requalificao de mo de obra. Cortadores de cana-de-acar, trabalhadores alugados e sem- terra passaram para a condio de pequenos produtores rurais, apresentando grande demanda para atendimento em qualificao profissional e em programas de gerao de renda. A Associao SEDUP articulou o Programa de Alfabetizao com o Programa de Gerao e Renda, redimensionando-o para atender trabalhadores rurais assentados. Cursos de associativismo, cooperativismo, gesto para pequenos produtores, cursos tcnicos de caprinocultura, fruticultura, horticultura, entre outros, foram oferecidos conforme as necessidades locais. Em RORAIMA o projeto Centros de Produo Comunitria teve como objetivo estimular, de forma associativa, a gerao de trabalho e renda orientada para a criao de futuras micro e pequenas empresas.

41 42

Recriar. Publicao da SEDUP, dezembro, n 2. Prmio resultante de convnio entre Fiesp, CNI/Sesi/FAT e Fundao Roberto Marinho.

Como parceiros, coordenados pela Secretaria de Estado do Trabalho e Bem Estar Social- SETRABES, atuaram o SENAI, o SEBRAE, o SENAR e o Banco de Roraima- BANER, este como agncia de fomento. O projeto dos centros comunitrios foi implantado em 1996, criando linhas de produo e gerao de renda a pessoas excludas do mercado formal com a finalidade de realizar atividades produtivas rentveis, com padro de qualidade elevado e custos abaixo dos praticados no mercado local. Os associados aos centros, com financiamento do governo estadual, receberam espao fsico, mobilirio, kits de costura industrial e equipamentos para a execuo de doces artesanais fabricados com frutas regionais. Participando dos cursos de capacitao e aperfeioamento, foram qualificados de modo a exercer suas atividades de forma associativa, na perspectiva de futuras micro e pequenas empresas. Os treinamentos foram concentrados principalmente no setor de confeco, com produo de uniformes escolares, roupas hospitalares e enxovais para beb. A produo que resulta dessas atividades adquirida pelo Governo que a distribui entre os hospitais e escolas da rede pblica. Vale lembrar que a iniciativa significou um aquecimento da economia local, o que levou projeo, para o ano de 1999, de uma Central de Comercializao e da criao de novos centros, conforme a vocao da regio e as necessidades do mercado. At o final de 1998, dezessete centros haviam sido implantados no estado, tendo gerado renda e trabalho para 120 pessoas e qualificao para todos os associados. Prtica de Banda foi o mais antigo dos projetos inovadores desenvolvidos no PAR. Estabeleceu como objetivo a manuteno da tradio das bandas de msica nas cidades interioranas, atravs da qualificao e do aperfeioamento profissional de jovens em situao de risco e adultos, alm do desenvolvimento de sua sensibilidade para a msica. A falta de acesso aos bens culturais foi considerada a principal carncia do msico paraense do interior do Estado. O convnio com a Fundao Carlos Gomes, vinculada Secretaria de Estado da Cultura, viabilizou a primeira tentativa profissionalizante no campo do ensino musical, qualificando, num primeiro momento, cerca de 900 pessoas. Quatro cursos fundamentais, ministrados de modo integrado com o ensino coletivo de instrumentos de sopro e percusso, compem o mtodo43 utilizado para a qualificao e o aperfeioamento profissional dos componentes das bandas: Musicalizao (iniciantes); Prtica de bandas (iniciados); Conserto e manuteno de instrumentos (msicos profissionais); e finalmente, Formao de formadores em educao musical.
43

Mtodo Joel Barbosa, estruturado especificamente para a formao de bandas.

A conseqncia imediata dos trabalhos o aperfeioamento tcnico e artstico das bandas, o aprimoramento da qualidade de suas apresentaes, a ampliao de suas oportunidades de trabalho, inclusive fora do estado. Como exemplo foi destacada a atuao da Banda Wilson Fonseca, de Santarm, que recebeu o Prmio Nacional de Cultura 98, na categoria Arte Popular.

4. Construindo a memria da ao
4.1 A importncia da memria tcnica na concepo e na implantao de polticas pblicas
A expresso memria tcnica, no senso comum, significa a reunio de registros e de informaes sobre um determinado know-how, um saber fazer. Nesse sentido, associa-se principalmente aos conhecimentos e recursos gerados para a produo de tecnologias. A memria tcnica geralmente reunida com a finalidade de apoiar o desenvolvimento desses saberes dos prprios grupos de pessoas que os produziram. Eventualmente acrescenta-se o propsito de transferi-los a outros grupos ou comunidades especializadas. Esse significado reflete aspectos essenciais que caracterizam a sociedade contempornea, especialmente no que diz respeito posio que a tecnologia ocupa e ao papel que o desenvolvimento tecnolgico desempenha na vida de todos ns. No se pode esquecer que a partir disso e do carter transnacional das tecnologias de produo e de informao que se estabelecem novos sistemas de dependncia, novos mecanismos de diviso internacional do trabalho e, finalmente, novas situaes de excluso social, para aqueles que no tm acesso ou qualificao para o exerccio de atividades e funes que implicam a criao de mtodos, de processos, ou a gesto de tecnologias. Por outro lado, compreendida assim, a memria tcnica expressa uma separao equivocada entre o que tcnico e o que cientfico, entre o tcnico e o administrativo, o cultural, o poltico e assim por diante. Na verdade, a construo de uma memria tcnica tarefa muito mais ampla. O saber fazer pode referir-se a processos complexos, desenvolvidos no mbito social, sem estar restrito a conhecimentos especficos de uma tcnica ou tecnologia determinada. Este o caso do PLANFOR e das experincias inovadoras realizadas no Brasil, como forma de avanar no processo de ajuste social e poltico s transformaes da produo e do mundo do trabalho. O fato que temos a tendncia para acreditar que a implantao de uma poltica pblica no constitua objeto de um trabalho cuidadoso e sistemtico de organizao de suas informaes no sentido de revelar tcnicas de trabalho, concepes, metodologias, modos de encarar o corpo social. No entanto, so exatamente as polticas pblicas que, ao serem concebidas e implantadas, revelam as escolhas sociais e as opes polticas que se fizeram para o corpo social. Preservar e organizar a memria tcnica do processo de construo e implantao de uma poltica pblica significa estar mantendo como

patrimnio a ser utilizado por toda a sociedade a escrita do Estado, feita ou no com a participao da sociedade.

4.2 Descrio do banco de dados


Seu contedo bsico, em banco de dados (Microsoft Access), o registro das experincias inovadoras, j cadastradas e descritas pelo MTE/SPPTE/ NID, podendo ser atualizado permanentemente. Portanto, o CADASTRO DE EXPERINCIAS est aberto incluso de novos registros. Pode ser utilizado para cadastrar iniciativas locais, independentemente de seu carter inovador, possibilitando uma recuperao mais rpida das informaes essenciais sobre as condies de sua realizao (data, local, ttulo, executores, etc) e sobre suas caractersticas fundamentais de contedo como o resumo descritivo, a especificao do segmento econmico em que se inseriu, a clientela atingida, os produtos gerados, as metas atingidas. A PESQUISA DE EXPERINCIAS possibilita que se localize a atividade, ou conjunto de atividades, conforme interesses especficos. possvel, por exemplo, que se queira localizar todas as experincias desenvolvidas para capacitao de mulheres, na rea de sade, nos estados do NE; ou ento, proceder a uma pesquisa especfica sobre capacitao desenvolvida no segmento econmico extrativismo, mas apenas aquelas que visavam a produo para o artesanato. E assim por diante. Localizada(a) a(s) informao(es), visualiza-se imediatamente uma lista resumida dos registros encontrados. Selecionando aqueles que interessam, d-se o acesso ficha completa do(s) registro(s) encontrado(s), composta por todos os dados inseridos anteriormente no cadastro. Esses dados podero ser impressos, caso seja de interesse do usurio do banco.

4.3 Procedimentos de classificao


O registro de experincias e atividades envolve o processamento de diversos tipos de dados. Os mais importantes, para efeitos de classificao so os campos: segmento econmico, clientela e descrio, na medida em que se configuram como as informaes essenciais de contedo. A definio correta e precisa dos dados exige, daquele que os est registrando, um juzo de valor. Para emiti-lo e transform-lo em informao de boa qualidade preciso analisar o conjunto da experincia (ou atividade, produto etc) que est sendo cadastrada e, em seguida, atribuir a ela uma qualidade. Adotando essa perspectiva de trabalho criamos um espao organizado onde os dados so transformados em informaes, sistematizadas e acessveis, municiando os

tcnicos e funcionrios de uma instituio de instrumentos de apoio que propiciem a reflexo e a gerao dos conhecimentos necessrios ao exerccio das funes que ocupam. Acreditando que um bom trabalho no pode ser executado sem uma estrutura de documentao e de informao adequada que, a seguir, foram apresentadas especificaes sobre certos procedimentos de trabalho, sugestes de atividades e recomendaes que, se aceitas e adotadas, podero trazer resultados positivos s aes voltadas para a continuidade da implementao do Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador - PLANFOR. Para efeitos de cadastramento e caracterizao das experincias inovadoras procedeu-se a uma padronizao bsica. As listas bsicas de segmentos econmicos e de clientela podero ser ampliadas e desdobradas sempre que necessrio, desde que se obedea ao vocabulrio controlado e lista de termos especficos. Quando se esgotam essas possibilidades que se recorre a um novo termo de classificao. O registro de experincias e atividades envolve o processamento de diversos tipos de dados. Os mais importantes, para efeitos de classificao so os campos: segmento econmico, clientela e descrio, na medida em que se configuram como as informaes essenciais de contedo. A definio correta e precisa dos dados exige, daquele que os est registrando, um juzo de valor. Para emiti-lo e transform-lo em informao de boa qualidade preciso analisar o conjunto da experincia (ou atividade, produto etc) que est sendo cadastrada e, em seguida, atribuir a ela uma qualidade. Adotando essa perspectiva de trabalho criamos um espao organizado onde os dados so transformados em informaes, sistematizadas e acessveis, municiando os tcnicos e funcionrios de uma instituio de instrumentos de apoio que propiciem a reflexo e a gerao dos conhecimentos necessrios ao exerccio das funes que ocupam. Acreditando que um bom trabalho no pode ser executado sem uma estrutura de documentao e de informao adequada que, a seguir, foram apresentadas especificaes sobre certos procedimentos de trabalho, sugestes de atividades e recomendaes que, se aceitas e adotadas, podero trazer resultados positivos s aes voltadas para a continuidade da implementao do Plano Nacional de Qualificao do Trabalhador - PLANFOR. Para efeitos de cadastramento e caracterizao das experincias inovadoras procedeu-se a uma padronizao bsica. Assim, para o usurio que consulta o cadastro possvel encontrar definies de um segmento econmico, como nos exemplos: Agricultura/ Desenvolvimento comunitrio

Construo Civil/ Cultura/ Patrimnio histrico A opo por esse tipo de descrio decorre da inteno de transmitir, de imediato, o contedo informativo preciso da experincia desenvolvida. No primeiro exemplo, agricultura o termo mais abrangente, definido pelo CNAE, ao contrrio do termo desenvolvimento comunitrio, criado para elucidar a modalidade que a experincia apresentou dentro do segmento econmico. Nesse caso especfico, o procedimento adotado permite uma pesquisa mais aprofundada, dirigida para iniciativas de qualificao no setor primrio (agricultura), mas especificamente voltada para o desenvolvimento de pequenas comunidades rurais. O segundo exemplo, construo civil/ cultura/ patrimnio histrico (encontro de segmentos to fora do comum!) reflete com propriedade a experincia desenvolvida no estado de Pernambuco, capacitando trabalhadores como mode-obra especializada na recuperao de prdios tombados pelo seu valor histrico. Os servios de recuperao desse tipo de edificao exigem procedimentos bastante diferenciados daqueles executados nas construes comuns, gerando uma capacitao para trabalho especializado. H outros casos em que foi possvel dar ainda maior definio relao segmento econmico-contedo da experincia. Vejamos o exemplo: Agricultura/ Desenvolvimento comunitrio/ Cafeicultura Proceder dessa forma numa atividade de classificao significa possibilitar a realizao de uma pesquisa bastante refinada para o usurio, que poderia localizar rapidamente uma experincia inserida no setor primrio da economia (agricultura), mas que se referisse estritamente a tcnicas de cafeicultura em pequenas comunidades rurais. Portanto, a introduo de "subsegmentos" na classificao, ou seja, o acrscimo dos detalhamentos mencionados, permite que o perfil das atividades ou experincias cadastradas aparea mais ntido e em contornos mais bem definidos. O manejo dos dados, de forma combinada, como o caso deste banco, pode conduzir a duas possibilidades bsicas de anlise: identificao dos segmentos de concentrao onde se realizaram e, em decorrncia, identificao das possveis tendncias apresentadas pelas iniciativas de qualificao, quanto aos setores econmicos e respectivos segmentos para os quais estejam se dirigindo. Percorrendo o conjunto das experincias cadastradas pelo MTE/ SPPTE/ NID, realizadas entre 1996 e 1999, foram arrolados os segmentos econmicos que podero ser utilizados pelos usurios do banco para realizar seus novos registros. Essa lista bsica poder ser ampliada sempre que esses novos registros o exigirem. Recomenda-se,ento, que essas listas sejam impressas, como instrumento de trabalho parte, disponvel a todos os tcnicos que trabalhem com

o cadastramento de novos registros, e que sejam atualizadas sistematicamente para agilizar o trabalho de classificao local. Recomenda-se tambm que as equipes de trabalho discutam a insero dos termos novos, para que seja efetuada a sua padronizao, evitando o uso simultneo de sinnimos ou mesmo a adoo de termos imprecisos ou incorretos. Nesse caso especfico, convm a presena de um tcnico especializado na rea, como um bibliotecrio, documentalista ou arquivista, caso seja possvel. Esses profissionais podem trazer benefcios valiosos para o trabalho de anlise da informao, contribuindo para a qualidade dos levantamentos, da organizao das informaes, do controle dos documentos produzidos e acumulados, enfim, das fontes de informaes que fundamentam as avaliaes que o exerccio do trabalho em educao profissional exige. Os procedimentos de classificao por clientela devem ser aplicados aos grupos/segmentos sociais que foram objeto da ao - curso, experincia, atividade etc. A caracterizao dos grupos refere-se geralmente a ocupaes, profisses, situaes de trabalho e condies sociais em que se encontram. Para a classificao de novas experincias, os procedimentos recomendados para a classificao dos segmentos econmicos devem ser seguidos da mesma forma.

4.4 Vocabulrio controlado: PLANFOR/ Experincias Inovadoras


O conjunto de termos que foi relacionado a seguir constitui a primeira verso de um vocabulrio controlado, elaborado com base em documentos e publicaes relativas s experincias inovadoras do PLANFOR, no mbito dos Planos Estaduais de Qualificao. Tem a finalidade de subsidiar os bibliotecrios, tcnicos em documentao, arquivistas e outros profissionais que atuam junto s secretarias de trabalho (ou equivalentes) e s comisses estaduais e municipais de trabalho e emprego, no cumprimento de funes relacionadas guarda de documentos e organizao e disponibilizao de informaes. A organizao, preservao e acesso da memria tcnica do PLANFOR, especialmente no que se refere s experincias inovadoras, depende de um trabalho tcnico adequado, compatvel com as normas internacionais para o processamento tcnico de documentos e para a produo de instrumentos de pesquisa e referncia. Essa verso do vocabulrio j pode constituir o primeiro passo para que sejam padronizados os termos utilizados (assuntos) como palavras- chave e como caminho para a busca de informaes. A possibilidade de ampliao desse vocabulrio permanente.

Para entendimento da relao elaborada, so importantes as seguintes informaes: a coluna da esquerda se compe de termos autorizados; a coluna da direita refere-se aos termos relacionados ao termo principal, exigindo remissivas ou devendo ser substitudos sempre que possvel.

A:
TA abastecimento popular TR abastecimento alimentao produto alimentar bsico conselho comunitrio desenvolvimento comunitrio acervo acervo cultural bens culturais patrimnio histrico acordo coletivo de trabalho sindicato rgo de assistncia administrao pblica direta administrao pblica indireta servio pblico adolescente juventude adolescncia conselho tutelar menor direito convivncia familiar vara da infncia e da juventude sade pblica agro- tcnica atividade agrcola atividade sazonal contrato de trabalho agrcola direito agrrio estncia leiteira lavoura mquina agrcola zoneamento agro- ecolgico UP = agricultura biolgica cincias agrcolas atividade agropecuria atividade agrcola atividade pecuria atividade rural agricultura alcolatra farmacodependncia

ao comunitria acervo histrico

acordo intersindical administrao administrao pblica

adolescncia adolescente

agente de sade pblica agricultura

agricultura alternativa agroindstria agronomia agropecuria

agro- tcnica alcoolismo alfabetizao

alimentao

analfabeto anlise clnica apartamento arbitro arborizao rea de proteo ambiental

(PRONAN) abastecimento popular dietista direito alimentao nutrio rao comum rao operacional vale-refeio analfabetismo habitao residncia arbitramento juiz paisagismo rea ecolgica ecologia meio ambiente recursos ambientais reserva ecolgica

arte dramtica artefatos artes artes cnicas artes plsticas artesanato arteso asilo assdio sexual

atividade artstica Centro de Artes plstica empresa artesanal

assentamento rural assistncia social associativismo

crime contra a liberdade sexual estupro explorao sexual sexo recenseamento sem-terra associao cooperativismo liberdade de associao agricultura atividade agropecuria extrativismo desenvolvimento industrial indstria agricultura safreiro

atendente atividade agrcola atividade extrativa atividade industrial atividade sazonal

trabalho rural autismo avicultura ornitologia ovo

B:
TA bancrio banda musical beneficiamento bens culturais TR

bens paisagsticos

bens tursticos

biodiversidade

bolsa de aprendizagem bolsa de estudo bolsa de trabalho bolsa especial bombeiro

acervo cultural acervo histrico patrimnio artstico patrimnio histrico UP= paisagens naturais notveis ao civil pblica fundo de defesa de direitos difusos paisagismo patrimnio paisagstico recursos naturais reserva ecolgica ao civil pblica patrimnio cultural patrimnio histrico patrimnio turstico turismo biologia biomassa florestal biotecnologia desenvolvimento sustentvel ecossistema equilbrio ecolgico fauna flora floresta tropical meio ambiente recursos ambientais recursos florestais recursos naturais reserva biolgica aprendiz estgio bolsa especial bolsa de estudo corpo de bombeiros

bombeiro militar

C:
TA (CUT) TR UP= Central nica dos Trabalhadores Central sindical sindicato

caf carter artstico carter cultural carpinteiro carvoeiro categoria funcional categoria profissional

carvo profissional liberal profisso profisso liberal (CGT) (CUT) confederao sindical federao sindical sindicato direitos e garantias individuais patrimnio histrico cineclube cinema educativo indstria cinematogrfica camel vendedor ambulante atividade comercial comercirio estabelecimento comercial comercirio ambulante trailer vendas varejo sindicato

central sindical

cermica cidadania cidado cidade monumento cinema

comerciante ambulante comrcio

comrcio ambulante comrcio varejista comisso sindical comunicao social comunicao visual comunicaes comunidade

UP= coletividade conselho comunitrio desenvolvimento comunitrio direito convivncia comunitria

comunidade eclesial comunidade indgena

comunidade rural condies de trabalho

populao rural zona rural acidente de trabalho atividade insalubre higiene do trabalho insalubridade inspeo do trabalho jornada de trabalho medicina do trabalho periculosidade proteo ao trabalho segurana no trabalho central sindical federao nacional federao sindical sindicato UP= doceria bar padaria restaurante confeiteira ao comunitria comunidade desenvolvimento social previdncia social

confeco confederao sindical

confeitaria

conselho comunitrio

conselhos municipais conservao conservador do patrimnio histrico construo construo civil construo naval consumidor contabilidade contador

patrimnio histrico casa pr-fabricada Procon cdigo de defesa do consumidor contabilista empresa de servios contbeis tcnico de contabilidade agricultor agricultura trabalhador rural UP= sociedade cooperativa

contrato de trabalho agrcola

cooperativa cooperativa agrcola cooperativa agropecuria cooperativa de abastecimento cooperativa de consumo cooperativa educacional

cooperativa escolar cooperativa habitacional cooperativa operria cooperativa rural cooperativismo cosmticos costureiro couro cozinheira creche crdito rural criana

associativismo

peles empregado domstico carteira de crdito rural financiamento rural infncia menor ministrio da criana mortalidade infantil programa de alimentao infantil puericultura recm-nascido (PRONAICA) menor pessoa carente programa de alimentao infantil assdio sexual atentado ao pudor crime contra os costumes estupro explorao sexual homossexual capoeira etnografia brasileira negro

criana carente

crime contra a liberdade sexual

cultura cultura afro-brasileira

curso profissionalizante curso supletivo

D:
TA deficincia deficincia fsica deficincia mental deficiente fsico deficiente mental desempregado defeito ensino especial ensino especial pessoa incapaz TR

desemprego

desemprego

auxlio desemprego desempregado emprego mercado de trabalho salrio desemprego seguro desemprego

desenvolvimento agrrio desenvolvimento agrcola desenvolvimento agropecurio desenvolvimento comunitrio

desenvolvimento cultural

ao comunitria comunidade mutiro cooperativa cultural cultura intercmbio cultural promoo cultural

desenvolvimento educacional desenvolvimento industrial desenvolvimento regional desenvolvimento rural desenvolvimento social desenvolvimento sustentvel

conselho comunitrio (ECO-92) biodiversidade desenvolvimento econmico ecologia impacto ambiental manejo ecolgico meio ambiente pobreza

desenvolvimento tecnolgico desenvolvimento turstico desenvolvimento urbano desigualdade regional despoluio

deteno detento

diarista dietista digitao direito direito alimentao

ecologia meio ambiente poluio priso preso recluso ex-detento empregado diarista alimentao nutricionista

alimentao direitos sociais

direito educao

direito agrrio direitos e garantias individuais

direitos humanos direitos sociais

discriminao discriminao racial

discriminao sexual

nutrio assistncia pr-escolar direitos sociais educao educao pr-escolar ensino fundamental agricultura cidadania direito dignidade direito igualdade direito liberdade direito vida direito ao respeito direitos e garantias fundamentais direitos humanos habeas corpus mandato de segurana coletivo apartheid direitos e garantias individuais direito alimentao direito convivncia comunitria direito convivncia familiar direito educao direito previdncia social direito profissionalizao direito ao lazer educao infncia lazer legislao social licena-gestante licena paternidade maternidade pessoa carente previdncia social segurana trabalho UP= preconceito UP= racismo negro Lei Afonso Arinos segregao feminismo gestante mulher farmcia

domstica drogaria

E:
TA (EPI) TR UP= Equipamento de proteo individua; acidente de trabalho higiene do trabalho proteo ao trabalho segurana no trabalho rea de proteo ambiental camada de oznio desenvolvimento sustentvel despoluio ecossistema equilbrio ecolgico fiscal ambiental impacto ambiental manejo ecolgico mata atlntica meio ambiente poltica de meio ambiente poluio poluio marinha programa nossa natureza queimada reserva ecolgica zoneamento agro- ecolgico zoneamento ecolgico-econmico economia familiar economia domstica

ecologia

economia economia domstica economia familiar economia popular economia rural ecossistema

editorao educao

biodiversidade ecologias equilbrio ecolgico meio ambiente programa nossa natureza edio publicao direito a educao direitos sociais tele- educao ensino fundamental ensino de 1 grau

educao artstica educao bsica

educao informal educao musical educao pr-escolar

UP= ensino pr-escolar assistncia pr-escolar direito educao

educao tcnica eletricista eletrnica eletro- tcnico empregado empregado domstico

confeiteira cozinheira lavadeira empregador domstico sindicato desemprego empreitada mercado de trabalho servio tarefa trabalho UP= servio de empreitada, tarefa por empreitada, trabalho por empreitada emprego servio sub contratao sub empreitada tarefa trabalho

empregado rural empregado sindicalizado empregador rural emprego

empreitada

empresa agroindustrial empresa artesanal empresa comercial engenheiro ensino especial

equilbrio ecolgico

aluno especial autismo deficincia fsica deficiente fsico deficincia mental deficiente mental biodiversidade ecologia ecossistema meio ambiente material hospitalar

equipamento equipamento mdico-hospitalar

escola comunitria esportes

estncia leiteira

estatuto da terra

estudante tica ex-detento ex-mulher

explorao sexual

extrativismo

treinador de futebol futebol futebol amador esporte amador esporte profissional agricultura gado leiteiro leite poltica agrcola programa nacional de poltica fundiria projeto fundirio reforma agrria aluno carteira estudantil comisso de tica tribunal regional de tica profissional UP= ex-presidirio, ex-detento detento divrcio mulher separao judicial assdio sexual crime contra a liberdade sexual lenocnio prostituio sexo atividade extrativista

F:
TA (FCP) (FUNDHAB) TR UP= Fundao Cultural Palmares negro UP= Fundo de Assistncia Habitacional assistncia habitacional habitao UP= estabelecimento fabril indstria drogaria UP= ncleo habitacional provisrio UP= sindicato de grau superior central sindical confederao sindical federao nacional

fbrica farmcia favelas federao nacional federao sindical

feira livre feminismo

fibra de coco fibra vegetal fibra natural fiscal ambiental fotografia funo social da propriedade

sindicato feira permanente feira modelo discriminao sexual gestante mulher coco fibra natural plantas txteis fibra vegetal

funcionrio pblico fundo de reconstituio de bens lesados

desapropriao interesse social reforma agrria servidor estvel regime estatutrio bens culturais patrimnio cultural patrimnio histrico TR gestor idoso velhice sociedade brasileira de geriatria e gereontologia discriminao sexual feminismo gravidez licena a gestante mulher me nutriz parto mltiplo parturiente co-gesto gerente

G:
TA gerente geriatria

gestante

gesto gestor guia de turismo

H:
TA habitao (FUNDHAB) (SFH) apartamento TR

habitao popular higiene higiene do trabalho

horta comunitria horticultura hotel

casa UP= moradia popular assentamento populacional limpeza sade UP= higiene industrial (EPI) condies de trabalho medicina do trabalho segurana no trabalho hortalia horticultura UP= olericultura hortalia empresa de hotelaria hospedagem de turismo turismo

I:
TA (IPHAN) TR UP= Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (SPHAN) diretoria do patrimnio patrimnio artstico patrimnio histrico servio do patrimnio histrico e artstico nacional desenvolvimento sustentvel ecologia manejo ecolgico meio ambiente grupo indgena FUNAI SPI atividade industrial produo industrial fbrica setor secundrio

impacto ambiental

incubadora ndio

indstria

indstria automotiva indstria de alimentao indstria de fiao e tecelagem

empresa de fiao indstria txtil tecelagem

indstria de mobilirio indstria extrativa indstria metalrgica indstria naval indstria pesqueira

indstria petroqumica indstria siderrgica indstria txtil

infncia

informtica inspetor ambiental

integrao social irrigao

UP= indstria de mveis atividade extrativa empresa de metalurgia metalurgia empresa naval material naval UP= indstria da pesca indstria de alimentao pesca indstria qumica petroqumica empresa de siderurgia siderurgia empresa de fiao empresa de produtos txteis indstria de fiao e tecelagem produto txtil tecelagem criana direitos sociais puericultura recm-nascido indstria da informtica fiscal ambiental inspetor inspeo meio ambiente reintegrao social

J:
TA jornalista juventude reprter revisor adolescncia TR

L:
TA lavadeira lavanderia TR empregado domstico lavanderia lavadeira

lavoura legislao tributria Lei de Diretrizes e Bases da Educao leitura lenocnio

UP= plantao agricultura UP= Lei de Diretrizes e Bases LDB Lei Darcy Ribeiro crime contra os costumes explorao sexual prostituio trottoir chefe dirigente

lder liderana limpeza lngua espanhola lngua estrangeira

UP= idioma estrangeiro idioma oficial lngua espanhola lngua francesa lngua inglesa lngua portuguesa

lngua francesa lngua inglesa lngua portuguesa loteamento

M:
TA (MHN) TR UP= Museu Histrico Nacional (PRO-MEMRIA) documento histrico Instituto Histrico e Geogrfico patrimnio histrico registro histrico UP= Museu Imperial (PRO-MEMRIA) patrimnio histrico ascendente gestante licena a gestante desenvolvimento sustentvel ecologia impacto ambiental meio ambiente

(MI)

me

manejo ecolgico

manicure maquilador

mquina agrcola

salo de beleza cosmticos produtos de beleza salo de beleza agricultura equipamento agrcola patrulha motomecanizada trator duchista ecologia floresta amaznica pantanal matogrossense serra do mar vegetao primria vegetao secundria zona costeira

marketing massagista mata atlntica

mecnica mecnico mdia propriedade

medicina do trabalho

meeiro meio ambiente

mdio produtor rural pequena propriedade pequeno produtor rural reforma agrria acidente de trabalho condies de trabalho higiene do trabalho mdico do trabalho segurana do trabalho economia familiar pequeno produtor rural rea de proteo ambiental biodiversidade camada de oznio desenvolvimento sustentvel despoluio ecologia ecossistema equilbrio ecolgico fiscal ambiental impacto ambiental inspetor ambiental manejo ecolgico poltica de meio ambiente poluio queimada reserva ecolgica reserva extrativista

menor

resduos perigosos adolescente cdigo de menores corrupo de menores criana criana carente menoridade projeto minha gente recm nascido

menor abandonado menor assistido mercado de trabalho

merendeira metalurgia metodologia microempresa ministrio da criana

desemprego emprego mo-de-obra auxiliar de assistncia a educao

adolescente criana estatuto da criana e do adolescente projeto minha gente criana discriminao sexual ex-mulher feminismo gestante programa de apoio a mulher rural obra musical msica ao vivo folclore artista ator compositor desenvolvimento comunitrio tarefa

moda mortalidade infantil mulher

msica msica erudita msica popular msico

mutiro

N:
TA navegao navegao martima TR comrcio martimo vias navegveis navegao de longo curso

negro

nutrimento nutrio

pirataria porto martimo transporte martimo UP= pessoa de cor (FCP) cultura afro-brasileira discriminao racial quilombos alimentao nutrio (PRONAN) aleitamento materno alimentao cesta de alimentos bsicos desnutrio direito alimentao nutrimento

O:
TA oficina olaria orientao orientao pedaggica orientao pedaggica orientador pedaggico orquestra TR empresa de cimento orientao educacional orientao educacional orientador educacional

P:
TA (PRO-FRUTI) TR UP= Programa Nacional de arborizao com rvores frutferas ecologia paisagismo UP= Programa Nacional de ateno integral a criana e ao adolescente UP= Programa Nacional de Alimentao e Nutrio alimentao nutrio arborizao bens paisagsticos urbanismo

(PRONAICA) (PRONAN)

paisagismo

parceria parque ecolgico parque industrial parteira patrimnio histrico

sociedade indstria (IPHAN) (MHN) (MI) (SPHAN) acervo histrico bens tursticos cidade monumento conservao do patrimnio histrico fundo de reconstituio de bens legados

pedagogia pedreiro perfume pesca artesanal pesca profissional pescador pescador artesanal pescador profissional pessoa incapaz

pescador artesanal pescador profissional economia familiar embarcao pesqueira pesca artesanal pesca deficincia fsica pessoa deficiente surdo

pintor pintura planejamento planejamento administrativo planejamento agrcola planejamento social plantas medicinais plantas ornamentais policial militar policiamento poltica agrcola

ervanrio substncia medicinal polcia militar estatuto da terra programa nacional de poltica fundiria projeto fundirio reforma agrria UP= poltica ambiental ecologia meio ambiente UP= contaminao ambiental cloro flor carbono despoluio ecologia

poltica de meio ambiente

poluio

poluio marinha

posseiro preservao preso primeiros socorros processamento produo agrcola produo agropecuria produo animal produo audiovisual produo hortifrutigranjeira produo industrial produo txtil

meio ambiente poluio industrial poluio martima poluio nuclear poluio sonora produtos poluentes resduos perigosos UP= poluio do mar, poluio martima ecologia mar poluio pequeno produtor rural sem terra detento recluso reprocessamento produo agropecuria produo vegetal

produto frutigranjeiro produto hortigranjeiro indstria empresa de fiao indstria txtil tecido produto florestal produto vegetal industrializado economia familiar empregado rural fazendeiro mdio produtor rural mini produtor rural pequeno agricultor pequeno produtor rural propriedade produtiva minrio produo agrcola trabalhador autnomo profissional liberal categoria profissional

produo vegetal produo vegetal produto manufaturado produtor rural

produtos primrios professor profissional autnomo profissional liberal

programa de alimentao infantil programa de apoio a mulher rural programa nacional de poltica fundiria

programa nossa natureza

projeto de reforma agrria

projeto fundirio

propaganda propriedade improdutiva

propriedade produtiva

prostituio

profisso profisso liberal criana criana carente mulher assuntos fundirios estatuto da terra poltica agrcola poltica fundiria projeto fundirio reforma agrria Amaznia legal rea de proteo ambiental comunidade indgena ecologia ecossistema flora poltica florestal projeto de colonizao projeto fundirio reforma agrria discriminao de terras estatuto da terra poltica agrcola programa nacional de poltica fundiria projeto de reforma agrria reforma agrria propaganda comercial publicidade UP= terra improdutiva propriedade produtiva reforma agrria produtor rural propriedade improdutiva reforma agrria explorao sexual lenocnio trottoir assistncia materno-infantil criana infncia projeto minha gente

prostituta puericultura

Q:
TA qualidade qualidade de vida qualidade industrial qualificao quilombos TR

cultura afro-brasileira grupo tnico negro

R:
TA ranicultura recm nascido TR r criana infncia menor material reciclvel detento preso floresta florestamento silvicultura floresta tropical (FUNMIRAD) estatuto da terra funo social da propriedade mdia propriedade poltica agrcola programa nacional de poltica fundiria projeto fundirio propriedade improdutiva propriedade produtiva sem-terra relaes pblicas rea de proteo ambiental rea ecolgica bens paisagsticos ecologia meio ambiente meio ambiente recursos naturais zoneamento ecolgico-econmico apartamento domiclio

reciclagem recluso reflorestamento

reforma agrria

relaes humanas reserva ecolgica

reserva extrativista

residncia

habitao

S:
TA TR UP= Sistema Financeiro de Habitao habitao plano de equivalncia salarial saldo devedor residual UP= Secretaria do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional (IBCP) (IPHAN) (PR-LEITURA) PR-MEMRIA) patrimnio artstico patrimnio histrico secretaria da cultura servio do patrimnio histrico e artstico nacional barbearia cabeleireiro manicure maquilador pedicure agente de sade pblica direito sade inspetoria de sade doena transmissvel servio de sade posto de sade secretariado executivo tcnico em secretariado (EPI) acidente de trabalho condies de trabalho higiene do trabalho medicina do trabalho supervisor de segurana do trabalho posto policial guarda municipal assentamento rural pequeno produtor rural posseiro reforma agrria trabalhador rural

(SFH)
(SPHAN)

salo de beleza

sade pblica

secretariado segurana no trabalho

segurana pblica sem-terra

seringal seringueiro servente servio

emprego empreitada tarefa trabalho

servio civil servio dentrio servio mdico servio militar servio pblico servio social servios domsticos servios gerais servidor servidor pblico servidor pblico civil servidor pblico estadual servidor pblico municipal setor secundrio sexo

servio de assistncia ao menor servio de assistncia mdica domiciliar

funcionrio serventurio

sindicato

sistema penitencirio

indstria assdio sexual conjuno carnal educao sexual explorao sexual liberdade sexual sexualidade UP= agremiao trabalhista, entidade sindical (CUT) acordo intersindical central sindical confederao sindical empregado sindicalizado federao nacional federao sindical penitenciria poltica penitenciria regime penitencirio

soldador

T:
TA tarefa emprego empreitada mutiro servio trabalho empresa teatral indstria de fiao e tecelagem indstria txtil tecido produto txtil tecelagem TR

txi teatro tecelagem

tecido tcnico esportivo tcnico naval tecnologia tecnologia agronmica tecnologia educacional tecnologia industrial tele- educao telefonista trabalhador trabalhador avulso trabalhador rural trabalhador urbano trabalho

educao televiso educativa UP= operrio

direitos sociais emprego servio tarefa

trabalho assalariado trabalho de campo trabalho educativo treinamento turismo

adestramento agncia de turismo bens tursticos camping guia de turismo hospedagem de turismo secretaria de turismo servios tursticos

U:
TA urbanismo TR paisagismo planejamento urbano sistema urbano solo urbano TA vale refeio TR UP= ticket refeio, vale-refeio alimentao alimentao gratuita bnus cesta de alimentos bsicos diria de alimentao vale transporte roupas droga toxicomania gravao televiso videocassete coao fsica terrorismo violncia arbitrria

V:

vesturio viciado em drogas videotape

violncia

visita

Z:
TA zoneamento agro- ecolgico TR agricultura ecologia zoneamento ecolgico-econmico ecologia reserva extrativista zoneamento zoneamento agro- ecolgico

zoneamento ecolgico-econmico

4.5 Lista de Termos Especficos


Esta relao de palavras chave fora de contexto consiste no conjunto de termos especficos do PLANFOR, para as experincias inovadoras. Isto quer dizer que no compem a relao anterior onde constam os termos padronizados, dadas as particularidades de seu uso institucional. Da mesma forma que o vocabulrio controlado, serve para subsidiar as atividades tcnicas de apoio gerencial e informativo aos trabalhos da rede de educao profissional.

A
ao comunitria acessrios cirrgicos acessrios hospitalares adorno agente agente comunitrio agentes multiplicadores agentes voluntrios agricultura ecolgica agro- extrativismo agropecuria orgnica albergado albergue aldeias indgenas rea rural autofinanciamento autogesto auxiliar de laboratrio auxiliar de sade aviador

B
bovinocultura bab balconista barman bijuteria bolsa familiar para a Educao bolsa-auxlio bolsa-escola

C
cmara camareiro capacitao castanheiro catador de papel comercializao comunidade agrcola comunidade pesqueira controle de produo controle de qualidade copeiro corte e costura costura industrial culinria cultura cafeeira

D
design dramaturgia doena ocupacional delegacia da mulher delegacia especializada drogado docente desenho arquitetnico

E
educao a distncia educao comunitria educao infantil educao profissional educador educador musical equipamentos para deficientes escola artesanal escrita espanhol esttica estudante de escola de ensino mdio estudante de escola pblica estudante de escola tcnica tica profissional

faxineira feirante francs francs instrumental fundio de jias

G
gastronomia gnero gerncia gerontologia

H
higiene hospitalar HIV horta domiciliar hortifrutigranjeiros

I
idioma estrangeiro indgena indstria audiovisual indstria cultural indstria de calados indstria de pesca indstria de tecelagem ingls instituio social instrumentos musicais

J
jardinagem jardineiro jovem drogado jovens juiz de futebol

M
manicultura marcenaria marceneiro meio rural menino de rua mestre de obras

mtodo Paulo Freire microcomputador micro empreendimento minhocultura modelagem montador multimdia msica afro-brasileira musicalizao msico amador

O
oficina comunitria orientao profissional orientao vocacional

P
panificao parto domiciliar pastoral da criana pequena empresa percusso perfume pesca industrial planejamento de negcios planejamento de produo policiamento comunitrio polticas pblicas pomar PPDs pessoa portadora de deficincias prdios histricos pr-escola produo artesanal produo comercial produo cultural produto de higiene professor leigo Programa Sade da Famlia promotor de vendas psicoteraputica

R
raa negra recepcionista recursos audiovisuais

retocador risco social

S
sade da mulher segurana turstica servio autnomo servios emergenciais subempregados

T
tapearia taxista terceirizao trabalhador ambulante treinamento vocacional turismo sexual TV do trabalhador

U
utilidades domsticas

V
vagonite violncia contra a mulher violncia contra o menor violncia domstica visita domiciliar

Vous aimerez peut-être aussi