Vous êtes sur la page 1sur 3

INSTITUTO FEDERAL DE CINCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS DIDTICA DAS CINCIAS KAROLINA RANGEL PRIMO

CONCEITOS

MANAUS 2013

CONCEITOS

Pensamento complexo
O pensamento complexo lida com a ideia de totalidade, de uma estrutura de partes que interagem e que s esto a por causa de sua existncia nas relaes que a sustentam. o pensamento que quer pensar em conjunto as realidades dialgicas/polilgicas entrelaadas juntas (complexos). pensar como uma criana no sentido de se portar curiosamente e naturalmente, sem se preocupar com o que vo dizer, se recorremos a fantasias, explicaes religiosas ou milagreiras.

Transdisciplinaridade
A transdisciplinaridade uma abordagem cientfica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreenso da realidade articulando elementos que passam entre, alm e atravs das disciplinas, numa busca de compreenso da complexidade. Alm disso, do ponto de vista humano a transdisciplinaridade uma atitude emptica de abertura ao outro e seu conhecimento. Termo originalmente criado por Piaget, no significa apenas que as disciplinas colaboram entre si, mas significa tambm que existe um pensamento organizador que ultrapassa as prprias disciplinas.

Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade a qualidade daquilo que interdisciplinar (aquilo que se realiza com a cooperao de vrias disciplinas). Implica a existncia de um conjunto de disciplinas interligadas e com relaes definidas, que evitam desenvolver as suas atividades de forma isolada, dispersa ou fracionada. Trata-se de um processo dinmico que procura solucionar diversos problemas de investigao. Graas interdisciplinaridade, o objeto de estudo abordado de forma integral, e a elaborao de novos enfoques metodolgicos para a resoluo de problemas estimulada.

Multidisciplinaridade
A multidisciplinaridade so informaes de vrias matrias para estudar um determinado elemento, sem a preocupao de interligar as disciplinas entre si. A multidisciplinaridade corresponde estrutura tradicional de currculo nas escolas, o qual se encontra fragmentado em vrias disciplinas. Assim, cada matria contribui com informaes prprias do seu campo de conhecimento, sem considerar que existe uma integrao entre elas. Essa forma de relacionamento entre as disciplinas considerada pouco eficaz para a transferncia de conhecimentos, j que impede uma relao entre os vrios conhecimentos.

Pluridisciplinaridade
A pluridisciplinaridade a justa posio de diversas disciplinas situadas geralmente no mesmo nvel hierrquico e agrupadas de modo a fazer apareceras relaes existentes entre eles um tipo de sistema de um s nvel e de objetivos mltiplos onde existe cooperao, mas no coordenao.

Disciplinaridade
a interao entre as disciplinas ou reas do saber. Mas, essa interao pode acontecer em nveis de complexidade diferentes. Para distinguir tais nveis tm-se: Multidisciplinaridade, Pluridisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade. .

Vous aimerez peut-être aussi