Vous êtes sur la page 1sur 8

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 6

1. Observe o mapa e complete as frases para caracterizar a vegetao atual da Regio Sudeste.

a) No noroeste da regio predomina a vegetao de ________________, no estado de ___________________________. b) Na maior parte do territrio da Regio Sudeste predomina as ___________________________, para ceder lugar s plantaes, pecuria e s cidades. c) A _______________________ encontra-se na costa leste da regio, locais onde o relevo mais _________________________. d) De acordo com as informaes do mapa, o nico estado que ainda apresenta remanescentes de quase todos os tipos de vegetao do Sudeste _______________________, a nica exceo a _________________________.

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 6


2. No mapa abaixo observamos a concentrao das usinas hidreltricas nas regies Sul e Sudeste. De acordo com seus conhecimentos sobre os fatores naturais que favorecem a construo das usinas hidreltricas na Regio Sudeste, assinale a alternativa correta.

a) ( ) A associao do clima com o relevo. b) ( ) A associao do relevo planltico com a presena dos rios. c) ( ) A maior demanda por energia hidreltrica na regio, que a mais urbanizada e modernizada do pas. d) ( ) A poluio dos rios, que no permite outro uso da gua, a no ser o fornecimento de energia.

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 6


3. Leia as afirmaes e identifique as atividades econmicas e os sculos aos quais as afirmaes se referem. a) Favoreceu a ocupao do estado de Minas Gerais, tornando a regio muito importante do ponto de vista econmico, ainda no perodo colonial: __________________________________ b) O cultivo e a exportao desse produto favoreceram o desenvolvimento econmico da Regio Sudeste, impulsionando o crescimento das cidades e o desenvolvimento da infraestrutura urbana e industrial: _______________________________________________ c) Essa atividade estimulou o crescimento econmico no s do setor secundrio, mas tambm dos setores primrio e tercirio, tornando a regio a mais desenvolvida do pas: ______________ __________________ 4. Observe com ateno o mapa e responda as questes.

a) Qual a ferrovia que constitui o ponto de convergncia das demais ferrovias da Regio Sudeste? b) Qual a importncia da ferrovia de sua resposta anterior, para o desenvolvimento da atividade cafeeira? c) Explique a importncia dessa rede ferroviria para a ocupao e o povoamento da Regio Sudeste.
3

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 6


5. Com relao ao desenvolvimento dos transportes na Regio Sudeste, observe as duas imagens, compare e comente-as.

a) As atividades econmicas que impulsionaram o desenvolvimento dos meios de transporte apresentados. b) As principais vantagens dos dois meios de transporte para os fins aos quais foram destinados. c) As principais desvantagens dos dois meios de transportes para os fins aos quais foram destinados.

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 6


6. Observe o grfico e responda.
Brasil - Porcentagem das Unidades Locais das Indstrias de Transformao segundo as Regies Geogrficas - 1996 - 2006.
Indstrias de Transformao

60 50 40 30 20 10 0 Norte Nordeste
2,48 3,16 12,61 10,74

53,45 47,80

29,80 27,56

1996 2006
5,78 6,63

Sudeste

Sul

CentroOeste

Regies Geogrficas

Fonte: IBGE - Cadastro Central de Empresas. Disponvel em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl. asp?z=t&o=2&i=P&e=l&c=1733. Acesso em: 26 maio 2010.

a) O que ocorreu com o porcentual das indstrias locais de transformao da Regio Sudeste em relao s demais regies? b) De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre a industrializao recente da Regio Sudeste, explique sua resposta anterior: 7. Observe o grfico a seguir. Considere os setores da economia (primrio, secundrio e tercirio) aos quais as atividades econmicas representadas pertencem e assinale V para verdadeiro e F para falso.

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 6

Regio Sudeste: Pessoal Ocupado segundo os grupos de atividades - 2006.


5.013.838

3.921.417 3.094.062 3.006.526

851.233 222.474

919.724 458.931 458.931

760.701

Ag Tra Al o Ati Int Ed Co Co Ad Ind ri c vi d erm ns uc jam ns m mi s ul t po a ad ni s tru tria r e e ura c r o d e n i t t o s r s e i t o a oe a ,p im de ec o o a o tra b l f u i p i me il i na b ns ri a ria nc nta l ic for ,s s ei r a ma il vi a o cu o l tu ra ee xp lor a o Grupos de Atividades flo res tal

Fonte: IBGE - Cadastro Central de Empresas. Disponvel em: http://www.sidra.ibge.gov.br/bda/tabela/listabl. asp?z=t&o=2&i=P&e=l&c=1734 . Acesso em: 26 mai. 2010.

a) ( b) ( c) ( d) ( e) ( f) (

) O comrcio a atividade que mais emprega pessoas na Regio Sudeste. ) O setor que menos emprega pessoas na Regio Sudeste o primrio. ) O setor tercirio emprega menos pessoas que o secundrio na Regio Sudeste. ) A maioria das pessoas da Regio Sudeste trabalha no setor secundrio. ) A maioria das atividades expostas no grfico pertence ao setor tercirio. ) Nesse grfico s aparecem os empregos formais.

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 6


8. Procure no caa-palavras ao menos 10 produtos explorados em atividades do setor primrio na Regio Sudeste. A B C C W R A I A V E R U Z X A J U U L C A N A D E A C A R A I D D A J L A I J A F O F E J G E D I K N A S S U G M V L I A R H O H O B O F C S A P A M I E P A F S E J N P N D N A O J O L I X N L A R A N J A B E E A I K N I O L A P E A O N A M S I T S S Q A B H I L M R F I M B A U L M R S D U J M A S P S C I B O V I N O C F O E K E L A B R C C O C S C X G V U I L O L L H E N A O G D N H H A A B C A E N K N J A G A T T A E L E I J N S S S O S S E B A U L A E P F C O B R E N A O B A C A C I R R A T R E D B A B S C B A U X I T A V A J E M B R D U N F S C B E D G U U A I N O C H M R C A L C A R I O V A T B C E I U G A B O C E N B A O Y K L A I T E N O B O L I G B A C H U M B O C H K M I N E G O U G R A C K L J O B A C H A J R L E I T E T F

Sugesto de Atividades Geografia 7 ano Unidade 6


9. Cite as principais caractersticas da agricultura da Regio Sudeste. 10. Observe o mapa e comente alguns fatores que fazem da Regio Sudeste a que mais atrai imigrantes de dentro e fora do Brasil.

Vous aimerez peut-être aussi