Vous êtes sur la page 1sur 13

Tutorial VirtualBox - Configuraes e Utilizao

O que acha de navegar sem medo na Internet? Poder executar qualquer programa ou arquivo sem receio? At mesmo executar um vrus e brincar com ele? Tudo isso possvel com o intermdio de uma Mquina Virtual MV (ou Virtual Machine - VM). O que uma Mquina Virtual e como funciona? Voc pode saber mais sobre estesoftware lendo este artigo. Brevemente explicando, uma mquina virtual um software de virtualizao que permite a criao de um ambiente virtual isolado no PC. Dentro desse ambiente, possvel instalar quaisquer outros sistemas operacionais (como XP, Vista, 7, 8, Linux, Mac e etc). um emulador de sistemas, onde voc pode criar quantos sistemas operacionais desejar e utiliz-los como um segundo PC - um 'PC cobaia'! O funcionamento de uma mquina virtual consiste em emular um outro SO virtual dentro do SO real. Contudo, qualquer atividade, perigosa ou no, pode ser realizada dentro de SO virtual sem que atinja o SO real. Isto , seu PC real estar protegido e isolado de qualquer ao que ocorra dentro do ambiente virtual. Hoje aprenderemos a trabalhar com a VM gratuita VirtualBox.

SUMRIO
Requisitos Mnimos Compatibilidade Download Instalando o VirtualBox Criando uma VM Configurando a VM Instalando o SO Como Utilizar a VM Deixando a VM em Tela Cheia Como Criar uma Snapshot Como Fazer Backup das VMs

Requisitos Mnimos

512 MB de memria RAM 80 GB de HD Processador 1.6 GHz Ter o CD ou a ISO de instalao do SO que deseja colocar na VM

Compatibilidade
Windows Linux Solaris Mac OS

Download
http://www.virtualbox.org/wiki/Downloads

Instalao do VirtualBox
1. Depois de baixar o arquivo de instalao do programa, execute e inicie a instalao. V clicando em Next em todas as opes e prosseguindo normalmente. 2. Mensagens como essa abaixo aparecero no decorrer da instalao. Sempre clique em Instalar.

OBS: No se preocupe, o software no ir danificar o seu computador. 3. No final da instalao, a sua conexo com a Internet pode cair temporariamente e voltar rapidamente. Isso ocorre porque o VirtualBox instala os drivers de rede, os quais so necessrios para que voc possa aceder Internet atravs do ambiente virtual.

Criando a Mquina Virtual no VirtualBox


Logo depois do fim da instalao, a interface principal do VirtualBox se abrir.

1. Primeiramente, deveremos criar o ambiente virtual (o qual receber o sistema operacional virtual). No entanto, como mencionado nos "requisitos mnimos". 2. Clique no boto Novo. 3. Na tela que ser aberta, d um nome VM e escolha a plataforma e o sistema operacional que ser instalado no ambiente.

No nosso tutorial utilizamos, como exemplo, o Windows 8. Mas voc pode escolher o sistema operacional que quiser. Porm, para plataformas Unix e Mac OS o processo diferente. 4. Depois de escolher o sistema e dar um nome, clique em Prximo. 5. Na prxima tela, defina a quantidade de memria RAM que a VM ter e clique emPrximo. importante ressaltar aqui que se voc for instalar o Windows Vista, 7 ou 8, eles requerem uma configurao superior. Seria interessante dar uma olhada em releases que mostram os requisitos mnimos para a instalao destas verses do Windows, pois so mais pesadas do que as demais verses.

Outro detalhe importante: defina a memria de acordo com a memria do seu computador real. Por exemplo, se seu PC possuir 2 GB de RAM, no defina 2 GB de RAM para a mquina virtual. Coloque, no mximo, metade de sua memria real para no deixar o PC ocioso quando abrir a VM. 6. Na sequncia, marque a opo "Criar um disco rgido virtual agora" e clique emCriar.

7. Na tela seguinte, selecione o item VDI (VirtualBox Disk Image) e clique em Prximo.

8. Agora teremos de decidir o tipo de armazenamento do HD virtual. Voc ver essa tela abaixo.

Sugiro que voc escolha "Dinamicamente alocado". Porm, deixo abaixo as caractersticas de ambas as opes, para que voc decida o melhor para si. Dinamicamente alocado => Escolhendo esta opo, o sistema operacional ir ocupar um espao pequeno no HD e ir crescer dinamicamente at o tamanho especificado a medida em que o sistema operacional exigir mais espao. Tamanho Fixo => Escolhendo esta opo, o HD j ser preenchido por completo com o tamanho que voc definir logo aps a criao da mquina. Aps escolher clique em Prximo. 9. Na tela seguinte, estipule o tamanho do disco rgido virtual e clique em Prximo. Lembrando que a opo configurada anteriormente se basear na quantidade de HD disponibilizada aqui.

Volto a ressaltar, defina um tamanho de disco virtual de acordo com o seu HD real. Por exemplo, se seu HD de 80 GB, no estipule o mesmo tamanho para a mquina virtual. No aconselho deixar menos de 20 GB de espao, especialmente se trata-se de SO's mais atuais. 10. Ao trmino, voc ver a VM que acabou de criar na tela principal do VirtualBox.

Configurando a Mquina Virtual


Clique no boto Configuraes da tela inicial do VirtualBox. A tela abaixo ser exibida.

Nesta rea voc poder realizar a configurao que julgar necessria para o funcionamento da sua VM. Entretanto, se pretende modificar o tamanho de memria e HD, isso dever ser feito agora indo na opo Sistema. Depois de instalado o sistema, no possvel alterar essas especificaes. Portanto, se quiser alter-los, esta a hora! No vou entrar em detalhes acerca de cada opo. Informarei apenas as configuraes e opes ideais para que voc tenha um ambiente estvel e seguro. 1. Clique na guia Rede, ao lado esquerdo. E em "Conectado a" escolha a opo Placa em modo Bridge e clique em OK.

Por qu? Com a placa de rede em modo bridge, o sistema virtual ter um IP distinto do seu IP nativo. Ou seja, a VM ter um IP prprio. Isso manter seu PC seguro caso acesse conexes suspeitas ou perigosas. Se voc escolher o modo NAT, a mquina virtual ir compartilhar do mesmo IP da mquina real.

Todavia, tenha em mente que, tanto Bridge quanto NAT, podem vir a oferecer riscos ao computador real (seja atravs de um bug no programa ou qualquer outra coisa mais complexa) -- embora seja algo raro de acontecer. No entanto, em modo Bridge a segurana, de fato, maior. 2. Se voc quiser compartilhar alguma pasta do sistema real com a mquina virtual, clique na guia Pastas Compartilhadas e adicione a pasta desejada.

3. Na guia Monitor voc pode configurar as opes do monitor, memria de vdeo, acelerao 3D, entre outras coisas.

Por experincia prpria, recomendo que voc altere a memria de vdeo somente se voc possui uma placa de vdeo offboard. 4. Na guia Sistema voc pode definir a ordem de boot, recursos do processador virtual e etc.

5. Depois de realizar todas as modificaes e definies desejadas, d um OK para voltar tela principal do VirtualBox.

Instalando o Windows no VirtualBox


A instalao do Windows na VM similar a uma instalao real. Mas a parte interessante que voc pode instalar diretamente via uma imagem ISO. Eu no vou mostrar como instalar o sistema, pois tambm varia de SO para SO. Vou mostrar apenas a preparao para iniciar a instalao. 1. Insira o CD do Windows no drive de CD-ROM do seu computador, ou, se for uma ISO, deixe-a no desktop para facilitar. 2. Inicie a VM. A janelinha abaixo ser mostrada. Se for um CD/DVD, aponte para a unidade do seu drive de CD. Se for uma ISO ou DMG (Mac OS X), clique na pastinha ao lado e selecione a respectiva imagem. Clique em Iniciar para comear.

3. Se porventura a pop-up no abrir, clique no menu Dispositivos > Dispositivos de CD/DVD. Selecione "Drive do Hospedeiro" se for uma mdia, e "Selecione um arquivo de CD/DVD virtual" se estiver trabalhando com uma ISO.

4. Ento reinicialize a VM clicando em Mquina > Reinicializar.

5. O VirtualBox ir reiniciar a mquina e logo o processo de instalao do SO ter incio. Qualquer problema ou dvida a respeito da instalao, s postar nos comentrios que tentarei ajud-lo com o maior prazer! :)

Como Utilizar o VirtualBox


Depois de instalar o SO no VirtualBox, voc estar visualizando o sistema virtual em uma pequena janela.

Pronto! Agora s utilizar o programa normalmente. Pode conectar-se Internet, baixar seus softwares favoritos, acessar qualquer site. O seu sistema real no ser afetado por nenhuma modificao ou configurao que voc realizar no sistema virtual.

Quando voc der um clique dentro da tela do sistema virtual, perceber que o mouse ficar movimentando-se apenas dentro da tela virtual. Para sair de dentro da tela do VirtualBox aperte a tecla CTRL do lado direito do teclado. O CTRL do lado esquerdo no funcionar.

Como Aumentar a Tela do VirtualBox


No h como maximizar a tela do VirtualBox clicando no boto maximize da janela. Para aumentar a tela do VirtualBox e fazer com que o mouse fique livre -- sem a necessidade de apertar Ctrl toda hora para voltar ao sistema real -- ser necessrio instalar um complemento chamado Adicionais para Convidado. Com o ambiente virtual aberto, clique no menu Dispositivos > Instalar Adicionais para Convidado.

Instale o complemento normalmente seguindo o assistente.

Aps a instalao do complemento, reinicie o sistema virtual e pronto. Quando o sistema iniciar novamente, clique no boto maximizar da janela do VirtualBox (duas vezes se for preciso). Agora a tela do SO ficar em fullscreen no VirtualBox, e voc no precisar mais teclar CTRL para sair da janela.

NOTA: No caso Windows 8, talvez voce no consiga instalar o Adicionais. Porm, h um mtodo alternativo no qual usamos um comando via prompt para expandir a tela no Win8. Portanto, se no conseguir instalar o Adicionais no novo SO da Microsoft, faa um comentrio que eu lhe ajudo.

Como Criar uma Snapshot no VirtualBox


Antes de realizar qualquer atividade no ambiente, recomendo que voc crie uma snapshot do estado atual do sistema. Isso ser til para que voc possa restaurar o sistema para este estado limpo se caso algum vrus infectar a mquina, ou algo que prejudique o andamento do sistema. Com a snapshot voc no precisa formatar o SO toda vez que ele for danificado. Bastar restaurar a snapshot, e em menos de segundos voc ter o Windows clean de novo. 1. Com a VM aberta, clique no menu Mquina > Criar Snapshots .

2. D um nome para a snapshot e insira uma descrio se quiser. Depois clique em OK e a snapshot j estar criada.

3. Quando quiser restaurar a snapshot mais tarde, clique no X para fechar a janela da VM. Na janelinha que aparecer, marque a opo Restaurar o snapshot e d um OK.

4. Aguarde a mquina ser restaurada e j pode utiliz-la novamente.

Clonando as VMs
Se estiver prestes a formatar seu PC real, ou instalar suas VMs em outro computador, possvel clon-las. Com isso, voc estar isento da tarefa de ter que reinstalar tudo de novo. 1. Feche todas as VMs que estiverem abertas, e deixe somente o VirtualBox aberto. 2. Clique em Arquivo > Exportar Appliance.

3. Selecione a VM que deseja exportar (faa com uma de cada vez) e clique em Prximo. 4. V seguindo as orientaes de assistente de exportao e guarde o arquivo que ele ir gerar. O arquivo certamente ficar grande, dependendo do SO. 5. Para importar a VM em outro PC ou no PC ps-formatado, faa o mesmo procedimento do segundo passo. Mas, dessa vez, escolha Importar Appliance e selecione o arquivo exportado anteriormente,

Concluso Final
Uma mquina virtual como o VirtualBox um excelente ambiente para testes com softwares, malwares, vrus e sites suspeitos. Se voc pretende realizar tarefas cujas podem vir a comprometer um sistema, a melhor coisa a fazer utilizar uma VM mesmo. Contudo, voc pode navegar pela web tranquilamente, alterar as coisas no SO vontade ou qualquer outra coisa, que no ter efeito algum em seu sistema real.

Vous aimerez peut-être aussi