Vous êtes sur la page 1sur 35

Teoria Poltica

Prof. Me. Luiz Rufino

UNISEB Centro Universitrio

28/3/2012

Mdulo 2.1 Unidade 8


Teoria Poltica e a Microfsica do Poder

UNISEB Centro Universitrio

Objetivos de Aprendizagem
Ser capaz de compreender que o poder est em todas as relaes e que cada vez mais o Estado vigia e pune aqueles que esto fora da ordem do dia. Ser capaz de compreender a importncia da Teoria Poltica no exerccio da profisso.
3

Foucault e a relao saber-poder

Pensador francs que incomodou e atrapalhou a bem demarcada controvrsia entre a fenomenologia marxista e o estruturalismo levistraussiano, nos anos 50/60 e incio dos 70. Foucault inicia sua trajetria intelectual na dcada de 50, a partir da construo de uma arqueologia dos saberes que possibilitasse compreender a emergncia do humano como sujeito, ou seja, sujeito da histria como ser construtor de conhecimentos positivos no seio da formao do capitalismo na Europa, entre os sculos XVIII e XIX.
5

A cada livro publicado por Michel Foucault uma intercorrelao se impe s suas preocupaes terico-metodolgicas: a indissolvel articulao entre saber e poder. Procurando formular uma anlise em reas no privilegiadas e perifricas do conhecimento os comportamentos desviantes como o do louco, seu primeiro foco de anlise procurou demonstrar que o saber sobre esse desvio .
6

Implicava primeiro, um esmagamento das outras interpretaes sobre a loucura; segundo, na formulao de uma forma de agir sobre ela; e, terceiro, na sua institucionalizao como prtica de saneamento e recuperao, agindo em prol do retorno normalidade. A fundamentao desse saber-poder sobre os desvios est em plena conformidade com a estrutura socioeconmica vigente, o capitalismo, e com sua estruturao poltica maior, o Estado.
7

Qual seria, ento, o rascunho de uma conceituao terica, ainda que em forma de apontamentos, sobre o poder?

Uma maneira segura de iniciar essa discusso seria indicar o que o poder no : uma coisa, algo palpvel e material. O poder no , tambm, uma instituio, apesar de sua realizao se dar atravs de instituies. Foucault nos afirma que o poder s acontece a partir do seu exerccio; ou seja, no se detm poder, mas sim, algum exerce o poder. Por isso sua realizao formula-se atravs de uma relao.
9

Alm disso, no configura uma relao de poder o exerccio de dominao sobre algo; sobre alguma coisa, a temos a noo de capacidade tcnica. No poder, tambm, uma relao de comunicao, ou seja, a forma pela qual se transmite uma informao atravs de uma lngua, de um sistema, de signos ou de qualquer outro meio simblico [...], apesar de que, completa Foucault, a produo de elementos significantes pode perfeitamente ter por objetivo ou por consequncias efeitos de poder, que no simplesmente um aspecto dessas.
10

Por fim, as relaes de poder: o que seriam essas relaes? Ou melhor, como se exercem as relaes de poder em sua especificidade? Antes de qualquer coisa, uma relao de poder uma ao de uns sobre outros, ou melhor, ao de uns sobre a ao de outros, ou seja, para determinar-lhes a ao dentro de um campo de possibilidades.

11

O recurso de violncia, implica uma ao direta sobre o corpo, e no numa ao sobre a ao do outro. Uma relao de violncia age sobre um corpo, sobre as coisas; ela fora, ela submete, ela quebra, ela destri; ela fecha todas as possibilidades; (...). Portanto a violncia e o consentimento dois fundamentos to caros teoria clssica sobre o poder so colocados antes, em relao ao poder, como seus instrumentos ou efeitos, no constituem, contudo, seu princpio ou sua natureza.
12

Esta viso perifrica da importncia do consentimento e da violncia foi o suficiente para suscitar uma enorme controvrsia em relao aos cientistas polticos tradicionais, que podem enxergar a uma tentativa de desmoronamento do universo terico dos autores contratualistas, assim como todo o seu arcabouo conceitual acerca das relaes entre sociedade e Estado.
13

importante salientar a necessidade que Foulcault tem de ultrapassar, sempre, a noo do Estado como fonte nica de gerao e exerccio do poder. Para ele, as relaes de poder estendem-se quase que infinitamente na complexidade das relaes sociais, inclusive, e, justamente, em seus aspectos mais cotidianos e banais. Mesmo assim, no deixa de ser uma discusso interessante promover um dilogo terico entre esses dois universos conceituais.
14

O ato de conduzir condutas, que prprio da relao de poder, se configura a partir da restrio do espectro de possibilidades de ao do dominado pelo dominador a uma ao, o que implica, ento, agir sobre a liberdade dos outros de modo a determin-la segundo os interesses de quem exerce o poder.

15

A relao de pode implicar, necessariamente, uma refutao de parte do dominado, portanto, pela emergncia de formas de resistncia. Assim, a relao de dominao tem condio de existncia, tanto o conflito imanente, quanto o jogo de relaes estratgicas que impe lgica de obteno de empreendimentos para realizar as condies que compem a relao de dominao.
16

Atividades
A disciplina no pode se identificar com uma instituio nem com um aparelho; ela um tipo de poder, uma modalidade para exerc-lo, que comporta todo um conjunto de instrumentos, de tcnicas, de procedimentos, de nveis de aplicao, de alvos; ela uma fsica ou uma anatomia do poder, uma tecnologia. E pode ficar a cargo seja de instituies especializadas (as penitencirias, ou as casas de correo do sculo XIX), seja de instituies que dela se servem como instrumento essencial para um fim determinado (as casas de educao, os hospitais), seja de instncias preexistentes que nela encontram maneira de reforar ou de reorganizar seus
17

mecanismos internos de poder (um dia se precisar mostrar como as relaes intrafamiliares, essencialmente na clula pais-filhos, se disciplinaram, absorvendo desde a era clssica esquemas externos, escolares, militares, depois mdicos, psiquitricos, psicolgicos, que fizeram da famlia o local de surgimento privilegiado para a questo disciplinar do normal e do anormal), seja de aparelhos que fizeram da disciplina seu princpio de funcionamento interior (disciplinao do aparelho administrativo a partir da poca napolenica), seja enfim de aparelhos estatais que tm por funo no exclusiva, mas principalmente, fazer reinar a disciplina na escala de uma sociedade (a polcia). (Vigiar e Punir, Terceira parte, Disciplina, p. 176-177).

18

Sobre essa passagem, seria correto afirmar que: I. Para Foucault o poder disciplinar restrito apenas s prises, como instituies centrais de controle dos delitos. II. Para o autor, o modelo das casas de correo e das penitencirias do sculo XIX foi ampliado a outros nveis e relaes sociais, de maneira a fundar aquilo que ele chama de sociedade disciplinar.
19

III. Para o autor, a disciplina no nada mais do que um sistema de punio reduzido ao mbito das penitencirias e casas de correo. IV. A sociedade disciplinar est ligada ao exerccio de um poder disciplinar que saiu do mbito corretivo e punitivo das penitencirias e atingiu a sociedade como um todo, fazendo com que o poder no seja reconhecido mais do ponto de vista de uma instituio, mas de um conjunto de procedimentos que marcam todas as relaes sociais
20

a) Apenas as assertivas II e IV esto corretas. b) Apenas as assertivas I e II esto corretas. c) Apenas a assertiva III est correta. d) Todas as assertivas esto corretas. e) Apenas a assertiva IV est correta.

21

Reflexo
Para uma crtica da razo poltica Aps o sculo XIX, o pensamento ocidental nunca parou de insistir em criticar o papel da razo ou da falta de razo nas estruturas polticas.

22

Depois de Kant, o papel da filosofia foi o de impedir a razo de superar os limites do que dado na experincia; mas, desde aquela poca ou seja, com o desenvolvimento dos Estados modernos e a organizao poltica da sociedade o papel da filosofia foi tambm o de vigiar os abusos de poder da racionalidade poltica o que lhe dava uma esperana de vida bastante promissora.
23

Movamos o processo razo? Vamos indagar esta espcie de racionalismo que parece ser especfico de nossa cultura moderna e que remonta s Luzes? A possibilidade de analisar outra espcie de transformao relativa a estas relaes de poder.
24

No desenvolvimento das tcnicas de poder voltadas para os indivduos e destinadas a dirigi-los de modo contnuo e permanente. Se o Estado a forma poltica de um poder centralizado e centralizador, denominemos pastorado (pastorat) o poder individualizador.

25

Grosseiramente falando, podemos dizer que a metfora do rebanho est ausente dos grandes textos polticos gregos ou romanos. Este no o caso nas sociedades orientais antigas, no Egito, na Assria e na Judeia.

26

seguramente algo singular no curso da histria. O desenvolvimento da tecnologia pastoral na direo dos homens transformou, com toda evidncia, de alto para baixo, as estruturas da sociedade antiga.

27

O problema pe-se sobretudo no que diz respeito ao pensamento grego; h pelo menos uma categoria de textos que comporta referncias aos modelos pastorais: trata-se dos textos pitagricos. A metfora do pastor (ptre) aparece nos Fragmentos de Arquitas, citados por Stobe.

28

Plato, por sua vez, fala muitas vezes do pastor-magistrado. Ele evoca a ideia no Crtias, na Repblica, e em As Leis, e discute-o a fundo em O Poltico.

29

Tudo isso parece, talvez, muito longnquo. Se insisto nestes textos antigos porque nos mostram que este problema ou antes esta srie de problemas foi posto muito cedo.

30

Nossa civilizao desenvolveu o mais complexo sistema de saber, as mais sofisticadas estruturas de poder: o que fez de ns tal forma de conhecimento, tal tipo de poder? De que maneira tais experincias fundamentais da loucura, do sofrimento, da morte, do crime, do desejo e da individualidade esto relacionadas, mesmo que no tenhamos conscincia disso, com o conhecimento e com o poder? Estou certo de jamais encontrar a resposta; mas isso no deve significar que devamos renunciar a pr a questo.
31

Leitura recomendada
SILVA, Jos Maria. Filosofia e literatura: O risco do solilquio Opo, Goinia, 2 jul. 2000.

32

Referncias
ABBAGNANO, Nicola. Dicionrio de Filosofia. Trad. Alfredo Bosi, trad. de novos textos Ivone Castilho Benedetti, 4. ed. So Paulo: ed. Martins Fontes, 2000. AZEVEDO, Reinaldo. Tropa de Elite na capa. E o Bonde do Foucault So Paulo: Abril, 2007. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/veja-5-tropa-elite-na-capabonde-foucault/ BOBBIO, N; MATTEUCI, N; PASQUINO,G. Dicionrio de Poltica. Braslia. Ed. Universidade de Braslia, 1995. CARVALHO, Olavo. A internacionalizao do engodo (2). Dirio do Comrcio, 10 de maro de 2008. Disponvel em http://www.olavodecarvalho.org/semana/080310dc.html _________________ O Ocidente Islamizado. Dirio do Comrcio, 05 de maro de 2007. Disponvel em: http://www.olavodecarvalho.org/semana/070305dc.html __________________ Votando no Capito. Jornal do Brasil, 11 de outubro de 2007.
33

DREYFUS, Hubert L; RABINOW, Paul. Michel Foucault: Uma Trajetria Filosfica Para alm do estruturalismo e da hermenutica. Traduo: Vera Porto Carrero. Introduo: Traduzida por Antonio Carlos Maia. FU, 2000. FOUCAULT, Michel. Isto no um cachimbo. Trad. de Jorge Coli, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988. EAD- 12- S S 2.1 FOUCAULT, Michel. Omnes et singulatim: Omnes et singulatim: para uma crtica da razo poltica. Trad. Selvino J. Assmann. Paris: Gallimard, 1984 MACHADO, R. Por uma genealogia do poder. In FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Rio de Janeiro: Edies Graal, 4. ed. 1984. MATTI, Jean-Franois. A barbrie interior: ensaio sobre o i-mundo moderno. Trad. Isabel Maria Loureiro, So Paulo: Edunesp, 2002. SANTOS, Mrio Ferreira dos. Dicionrio de Filosofia e Cincias Culturais. So Paulo: Logos, 1966. _________________. Erros na Filosofia da Natureza. So Paulo: Logos, 1967. _________________. Filosofia e Cosmoviso. So Paulo: Logos, 1958. _________________. Grandezas e Misrias da Logstica. So Paulo: Matese,1967.

34

_________________. Lgica e Dialtica. So Paulo: Logos, 1958. _________________. Origem dos Grandes Erros Filosficos. So Paulo: Matese, 1965 SILVA, Jos Maria. Filosofia e literatura: O risco do solilquio Opo, Goinia, 2 jul. 2000. Disponvel em http://www.olavodecarvalho.org/convidados/jmaria3.htm

35

Vous aimerez peut-être aussi