Vous êtes sur la page 1sur 10

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

Ns e Amarras

N Direito
Utiliza-se para unir duas cordas da mesma espessura.

N Direito Alceado
Como o N Direito simples utilizado para unir dois cabos da mesma espessura, porm possu uma ala que desata o n quando puxada. Geralmente usado quando o n direito no permanente e precisar ser desfeito mais tarde.

N de Escota
Utiliza-se para unir duas cordas de diferentes espessuras

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

N de Escota Alceado
Mesma utilidade do escota, s que mais fcil de desatar. muito utilizado para prender bandeiras na adria.

N de Correr
Serve para fazer uma ala corredia em uma corda.

N em Oito
Utiliza-se para evitar o desfiamento da ponta de uma corda. Utilizado tambm por montanhistas para unir duas cordas (n em oito duplo).

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

Volta da Ribeira
Utilizado para prender uma corda a um basto (tronco, galhos, etc.) depois mante-la sob tenso.

Volta do Fiel
N inicial ou final de amarras. No corre lateralmente e suporta bem a tenso. Permite amarrar a corda a um ponto fixo.

Volta do Fiel Duplo


Utilizado para amarrar cabos de reteno e espias.

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

Catau
Utiliza-se para reduzir o comprimento de uma corda sem cort-la. Serve tambm para isolar alguma parte danificada da corda, sem deix-la sob tenso.

N Aselha
utilizado para fazer uma ala fixa no meio de um cabo.

N de Arnez
utilizado para fazer uma ala fixa no meio de uma corda (sem utilizar as pontas).

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

Balso pelo Seio


Serve para fazer duas alas fixas do mesmo tamanho em uma corda

Fateixa
Serve para prender um cabo a uma argola, ponta de toldo sem amassar.

Lais de Guia
Utilizado para fazer uma ala fixa (e bastante segura) tendo em mos apenas uma ponta da corda.

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

N de Pescador
Utilizado para unir linhas de pesca, cordas corredias, delgadas, rgidas, cabos metlicos e at cabos de couro.

Volta Redonda com Cotes


Muito utilizado para amarar o sisal que estica um toldo no espeque.

Volta do Salteador
Utilizado para descer de algum lugar e levar a corda, o n permite puxar a outra ponta e desfazer o n.

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

Moringa
Utilizado para prender uma corda a um basto, com uma ponta fixa e outra que quando puxada desata o n. O N de Moringa utilizado para amarrar um cabo em um gargalo de garrafa ou jarro. seguro e resistente.

N de Frade
Usado para criar um tensor na corda. Pode servir para parar uma roldana ou auxiliar na subida de uma corda como n de apoio. Tambm pode ser usado para a transmisso de cdigo Morse.

Enfardador
Permite ser sempre ajustado quando necessrio manter uma corda ou cabo sempre esticado. Numa falsa baiana, por exemplo, ao receber muito peso o cabo afrouxa, com este n possvel estica-lo novamente com firmeza ser desfazer completamente o n.

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

Falcaa
A falcaa feita na ponta de um cabo evitando que ele comece a desmanchar com o uso e o tempo. Pode ser feita com linha grossa

Cadeira de Bombeiro
um n simples e rpido de atar quando se precisa subir ou descer uma pessoa de uma rvore, barranco ou outro ponto. seguro, porm mais utilizado em caso de emergncia ou quando a altura no oferece grandes riscos. Para estes casos, existem cadeiras mais elaboradas e seguras.

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

Amarra Diagonal
Serve para aproximar e unir duas varas que se encontram formando um ngulo agudo. menos usada que a Amarra Quadrada, mas muito utilizada na construo de cavaletes de ponte, prticos etc. Para comear usa-se a Volta da Ribeira apertando fortemente as duas peas, dose trs voltas redondas em torno das varas no sentido dos ngulos, e em seguida, mais trs voltas no sentido dos ngulos suplementares, arrematando-se com um anel de duas ou trs voltas entre as peas (enforcamento) e uma Volta de Fiel para encerrar. Pode-se tambm encerrar unido a ponta final a inicial com um n direito.

Amarra Quadrada
usada para unir dois troncos ou varas mais ou menos em ngulo reto. O cabo deve medir aproximadamente setenta vezes o dimetro da pea mais grossa. Comea-se com uma Volta de Fiel bem firme ou uma Volta da Ribeira. A ponta que sobre desse n, deve ser torcida com o cabo para maior segurana ou utilizada para terminar a amarra unindo-se a ponta final com um n direito. As toras ou varas so rodeadas por trs voltas completas redondas entre as peas (enforcamento) concluindo-se com a Volta do Fiel na vara oposta ao que se deu o n de incio ou com o n direito na extremidade inicial.

Joo Pessoa - PB

Grupo de Escoteiro 5 de Novembro 2 PB

Amarra de Trip
Esta amarra usada para a construo de Trips em acampamentos, afim de segurar lampies ou servir como suporte para qualquer outro fim. A amarra de trip feita iniciando com uma volta da ribeira e passando alternadamente por cima e por baixo de cada uma das trs varas, que devem estar colocadas lado a lado com uma pequena distncia entre elas. A vara do meio deve estar colocada bem acima, afim de amarrar a sua extremidade inferior extremidade superior das outras duas ao lado. No necessrio o enforcamento nesta amarra, pois ao ajustar o trip girando a vara do meio a amarra j sofre o "enforcamento" sendo suficientemente presa. Entretanto, em alguns casos o enforcamento pode ser feito, passando voltas entre as varas e finalizando com uma volta do fiel ou n direito preso a extremidade inicial.

Amarra Paralela
Serve para unir duas varas colocadas paralelamente. Pode ser usada para apoiar ou at sustentar o outro bambu. Faz-se uma argola e d-se voltas sobre ela e as duas varas como se estivesse falcaando, terminando, tambm como uma falcaa, passando a ponta do cabo pela argola e puxando a outra extremidade para apertar. Finaliza-se com um n direito unindo as duas extremidades.

Joo Pessoa - PB

Vous aimerez peut-être aussi