Vous êtes sur la page 1sur 2

16/07/13

Seis dicas para renegociar dvidas e limpar seu nome - Yahoo! Finanas

ter, 16 de Jul de 2013, 21:17 - Mercado fechado

Seis dicas para renegociar dvidas e limpar seu nome


Saiba por que os brasileiros esto to endividados e, se voc um deles, veja como regularizar a sua situao

Por Jenifer Corra | Y ahoo! Contributor Network 11 horas atrs

Levante a mo quem no est com parcelas a perder de vista no carto de crdito ou, pior, j no conseguiu pagar a fatura do ltimo ms. Saiba que a vida est dura no s para voc: os nveis de endividamento e inadimplncia dos brasileiros esto entre as principais preocupaes do governo e, claro, dos bancos. Leia tambm: 65% das famlias brasileiras esto endividadas Saiba se possvel herdar dvidas de um parente O percentual de famlias brasileiras endividadas aumentou de 63% para 65,2% em julho ante junho, mostrou pesquisa da CNC (Confederao Nacional do Comrcio). J o nvel de inadimplncia, apesar de ter cado um pouquinho, de 20,3% para 22,4%, ainda preocupa. Dados do Banco Central que medem a situao financeira apenas das pessoas fsicas mostrou que o volume de dvidas em atraso de mais de 90 dias representava 8% do crdito em maio, a maior taxa desde 2009. Esse o lado negativo do crdito fcil, que, alis, nunca esteve to fcil no Brasil. E o motivo desse lado estar cada vez mais evidente um s: falta de planejamento financeiro. Com esse friozinho, quem a no est com vontade de comprar uma bota ou um casaco novo? A mulherada que deu uma passadinha no shopping nos ltimos dias j viu que as lojas anteciparam as promoes. Tudo com desconto, que chega at a 50% do preo original. Mas aqui, a dica clara: pare! Nada de compras por impulso, especialmente se voc j estiver com o oramento dos prximos meses comprometido com parcelas e mais ainda se estiver com dvidas atrasadas. Hoje, vou trazer algumas dicas justamente para quem j est com o nome sujo. E o passo nmero um para resolver essa situao , sem dvida alguma, parar de gastar. Confira os prximos: 1. Meu nome j est sujo? No comeo do ano, a Boa Vista, que a administradora do SCPC (Servio Central de Proteo ao Crdito), disponibilizou, finalmente, a consulta gratuita situao dos nossos CPFs. Isso significa que agora podemos checar se o nosso nome est sujo e por qu. Essa uma tima forma de comear a se reorganizar de maneira segura. Somente em fevereiro, primeiro ms de funcionamento do servio, mais de 2 milhes de consumidores consultaram a situao de seus CPFs. Agora a sua vez! Clique aqui e cadastre-se. 2. Eu devo quanto e para quem? O segundo passo para administrar as dvidas fora de controle saber exatamente o tamanho da bola de neve. Alm de consultar esse portal, vale entrar em contato com todos os credores e solicitar o valor real da dvida, ou seja, o quanto voc precisaria desembolsar hoje para quit-la vista. 3. Cuidado na hora da renegociao! Com os nmeros em mos, voc ter uma ideia clara (e real) da sua situao financeira. A hora de comear a renegociao. Os principais bancos e instituies financeiras possuem reas especializadas no atendimento de clientes com dbitos em atraso e a maioria tambm j tem, inclusive, uma proposta na ponta da lngua para o refinanciamento da sua dvida.
br.financas.yahoo.com/noticias/seis-dicas-para-renegociar-d-vidas-e-limpar-123800297.html 1/2

16/07/13

Seis dicas para renegociar dvidas e limpar seu nome - Yahoo! Finanas

A dica aqui : cuidado! Antes de fechar qualquer acordo, pergunte sempre a taxa de juros aplicada e faa as contas do valor total da dvida (multiplique o nmero de parcelas pelo valor que eles lhe informaram). Muitas vezes, o "novo" valor mais caro do que a dvida atual. 4. Voc no obrigada a aceitar a primeira proposta. Faa uma contraproposta condizente sua situao financeira! No tenha medo de fazer uma contraproposta que se encaixe no seu oramento (a Calculadora do Cidado pode ajudar nas contas) e seja paciente! A instituio financeira pode no aceitar suas condies em um primeiro momento. Coloque-se disposio para novas negociaes futuras, mas no ceda a uma proposta que no v resolver sua situao, ou seja, que leve voc a interromper novamente o pagamento daqui a alguns meses. 5. Pea ajuda a quem entende do assunto. Outra dica procurar algumas empresas especializadas na renegociao de dvidas com credores. A Proteste, a Quitei e a Acordo Certo possuem canais de comunicao diretos com vrias empresas e instituies financeiras e podem ajudar se voc estiver com dificuldades na aproximao de seus credores. E para quem estiver cansado de ficar esperando no telefone a transferncia para a rea de apresentao de contraproposta (sim, normalmente, a rea da proposta que eles tm para voc uma e a de contraproposta outra, especialmente em bancos), vale manifestar-se tambm por carta. Olhem s um modelo bacana disponibilizado pela Cmara dos Deputados. 6. Dever no crime! Nunca esqueam que dever no crime! No estou pregando aqui a irresponsabilidade: se voc se endividou, tem que pagar. Mas importante estamos alertas para os juros abusivos aos quais acabamos nos sujeitando por a. No tenha pressa! Com pacincia e determinao, voc vai chegar l! E, enquanto isso, a dica j ir incorporando na marra o hbito saudvel de gastar s o quanto se ganha, ou seja, cortar despesas, colocar metas de gastos e comear a pagar tudo vista. Outra dica bacana , mesmo que voc ainda no tenha conseguido fechar um acordo, j comear a poupar o valor da parcela que voc pretende pagar. Na hora da renegociao, o valor que voc tiver vista ser fundamental para reduzir os juros e o nmero de parcelas.

PUBLICIDADE

Procurando um Imvel Para Comprar ou Alugar? Voc Encontra Aqui! Yahoo! Imveis Casas, Apartamentos e Muito Mais Seu Imvel num s Clique.

br.financas.yahoo.com/noticias/seis-dicas-para-renegociar-d-vidas-e-limpar-123800297.html

2/2

Vous aimerez peut-être aussi