Vous êtes sur la page 1sur 30

PROCESSO ELETRNICO NOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS1

Alessandra Alves Scheffel RESUMO

O processo eletrnico trouxe muitas mudanas e quebrou paradigmas perante a sociedade e os operadores do Direito. A implantao deste novo modelo processual de forma virtual possibilitou muitos benefcios, facilitando o acesso ordem jurdica justa. O objetivo, desde a antiguidade, proporcionar todos o efetivo acesso Justia. A partir desta exposio, analisou-se o processo oral, que foi adotado pelos Juizados Especiais e que engloba os seus princpios norteadores, quais sejam: a celeridade, informalidade, economia processual e simplicidade. Logo aps, adentrou-se especificamente no tema processo eletrnico, objeto do presente estudo. Buscou-se demonstrar como ocorre o trmite de um processo virtual, seus benefcios e conseqncias, traando-se os aspectos processuais e procedimentais. Por fim, demonstrou-se as perspectivas e a evoluo dos Juizados Especiais Federais Cveis, chamando-se a ateno para o fato de ser o modelo processual eletrnico uma tendncia para o futuro, extrapolando os limites das varas federais especializadas.

Palavras-chave: Juizados Especiais Juizados Especiais Federais Cveis Processo Eletrnico

Artigo extrado do Trabalho de Concluso de Curso apresentado como requisito parcial obteno do grau de Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul, aprovado, com grau mximo pela banca examinadora composta pelo orientador Prof. Dr. Araken de Assis, Prof. Me. Maria Cristina da Rosa Martinez, e Prof. Luciano Ademir Jos Davila, em 09 de novembro de 2006, adaptado em razo da votao ocorrida em 30/11/2006, no plenrio da Cmara dos Deputados, onde, por unanimidade, foi aprovado o PL 5828/2001, que dispe sobre a informatizao do processo judicial e d outras providncias, atualmente no aguardo da sano presidencial.

2 INTRODUO

O presente estudo tem por objeto a anlise de uma novidade no mbito dos Juizados Especiais Federais Cveis, o chamado processo eletrnico, que consiste na substituio do tradicional processo de papel, pela utilizao de um sistema via internet que permite a propositura da ao e toda sua tramitao de forma virtual, visando facilitar sociedade o acesso Justia.

Almeja-se alcanar uma tutela jurisdicional rpida, com a utilizao de meios orientados pelos princpios norteadores dos Juizados Especiais, quais sejam: a oralidade, informalidade, simplicidade, economia processual e celeridade. Na oralidade, como dizia Chiovenda2, deve haver maior aproximao entre o magistrado e as partes litigantes, com predominncia da manifestao atravs da palavra, mas sem vedao da utilizao de documentos escritos como forma de complementao, preferencialmente com apenas uma audincia e tambm poucas possibilidades de recurso.

Por fora da simplicidade e informalidade previstas em lei, os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para as quais forem realizados3.

Assim, em razo da busca clere da prestao da tutela jurisdicional, cabvel a adequao de outros meios procedimentais, ressaltando-se que para fins de economia processual, os atos processuais devem ser realizados com a menor freqncia possvel, de acordo com a necessidade do caso concreto.

ORIGEM E FUNO DOS JUIZADOS ESPECIAIS

aCHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de Direito Processual Civil. Traduo Paolo Capitanio. v. 3. Campinas: Bookseller, 1998. p. 61-67. 3 aBRASIL. Juizados Especiais. Lei 9.099, de 26 de Setembro de 1995. Disponvel em <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. Art. 13. Os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para as quais forem realizados, atendidos os critrios indicados no art. 2 desta Lei.

3 Vrios fatores influenciam no acesso Justia e na demora da resposta do Estado ao povo. Sem dvida, para que um sistema processual seja digno de respeito e promova Justia em favor da paz social, se faz necessrio que o trmite do processo judicial ocorra rapidamente, produzindo resultados positivos.

A dificuldade do acesso Justia, bem como a morosidade no trmite dos processos judiciais decorrentes de diversos fatores, fez com que a sociedade reclamasse por uma soluo eficaz para prestao de uma tutela jurisdicional clere e satisfatria.

Tendo em vista os reclamos da sociedade e a preocupao com a justia social4, adveio a Lei 7.244 de 07 de novembro de 1984, que instituiu a criao e funcionamento dos rgos integrantes da Justia Ordinria5 chamados Juizados Especiais de Pequenas Causas.

A criao alcanou xito e acabou incentivando o surgimento dos Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito estadual, que se tornaram obrigatrios pela Constituio Federativa do Brasil de 1988, conforme estabelecido no inciso I do art. 986. Em 1995, com a aprovao da Lei Federal 9.0997, que instituiu no Brasil a chamada Justia Especial8, revogou-se expressamente a Lei 7.244/84.

aCAPPELLETTI; GARTH. Op.cit., p. 93. Quando se fala em preocupao com a justia social, quer se dizer com a busca de procedimentos que sejam conducentes proteo dos direitos das pessoas comuns. 5 aSILVA, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico. 25 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. [p. 804 e 988]. Segundo o autor, o verbete ordinrio no sentido tcnico-forense, significa o que comum, geral, em oposio ao especial. E a expresso jurisdio especial quer dizer a que se ope ordinria. Desta forma conclui-se que a Justia Ordinria a Justia Comum, no se submetendo esta jurisdio especial. 6 aBRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 37 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. Art. 98. A Unio, no Distrito Federal e nos Territrios, e os Estados criaro: I juizados especiais, providos por juzes togados, ou togados e leigos, competentes para a conciliao, o julgamento e a execuo de causas cveis de menor potencial ofensivo, mediante os procedimentos oral e sumarssimo, permitidos, nas hipteses previstas em lei, a transao e o julgamento de recursos por turmas de juzes de primeiro grau. 7 aBRASIL. Juizados Especiais. Lei 9.099, de 26 de setembro de 1995. Dispe sobre os Juizados Cveis e Criminais e d outras providncias. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 14 jul. 2006. 8 aANDRIGHI, Ftima Nancy. Juizados Especiais Cveis e Criminais. ADV: Selees Jurdicas. So Paulo: COAD, 1995. p. 03.

4 A nova Lei chegou com o objetivo de ampliar o acesso ao Poder Judicirio e propiciar a prestao da tutela jurisdicional de forma rpida aos litgios cveis de menor complexidade e s infraes penais de menor potencial ofensivo.

Com a promulgao da Emenda Constitucional n 22, de 18 de maro de 19999, foi estendida Justia Federal a possibilidade de criao de Juizados Especiais. Ento, seguindo o caminho bem sucedido dos Juizados Estaduais para propiciar o acesso Justia e a melhora da prestao jurisdicional, o Superior Tribunal de Justia entregou ao Poder Executivo o Projeto de Lei 3.999-A de 2001, voltado para as causas de menor potencial econmico ou ofensivo, e aps ter sofrido algumas alteraes, restou aprovada a Lei 10.259 de 12 de julho de 2001, que disps sobre a instituio dos Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito da Justia Federal10.

As consideraes tecidas levam a crer que, o anseio por uma prestao rpida da jurisdio est presente nos objetivos da Justia Estadual e da Justia Federal, que evidenciaram a preocupao com a aproximao do indivduo Justia atravs da criao de seus Juizados Especiais.

PROCESSO ORAL E PROCESSO ESCRITO

A predominncia da oralidade revela-se na histria dos povos, por razes lgicas, jurdicas e sociais11. A oralidade caracteriza-se pelo uso da fala nos debates e nas concluses realizadas em audincia, e, tambm, pelo imediato julgamento do

aBRASIL. Emenda Constitucional n 22, de 18 de maro de 1999. Art. 1o acrescentado ao art. 98 da Constituio Federal o seguinte pargrafo nico: Lei federal dispor sobre a criao de juizados especiais no mbito da Justia Federal. Posteriormente remunerado pela Emenda Constitucional n 45, de 8 de dezembro de 2004, alterando o dispositivo para 1. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 14 jul. 2006. 10 aTEIXEIRA, Eduardo Didonet. Juizados Especiais Federais: primeiras impresses. Curitiba: Gnesis, 2001. p. 13-14. 11 aMORATO, Francisco. A Oralidade. In Processo Oral. 1 Srie. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1940. p. 03.

5 juiz que presenciou a instruo e os debates ocorridos. Alm disso, toda a atividade processual deve concentrar-se em uma s audincia, ou em audincias imediatas12.

Giuseppe Chiovenda, pioneiro no estudo sobre o princpio da oralidade, traou os requisitos essenciais do procedimento oral, quais sejam: a prevalncia da palavra como meio de expresso combinada com o uso de meios escritos de preparao e documentao; a imediao das relaes entre o juiz e as partes; a conservao da identidade fsica do juiz no desenrolar da causa; a concentrao da instruo e dos debates em uma nica, ou em poucas audincias imediatas; e a irrecorribilidade das decises interlocutrias13. Luis Machado Guimares, acrescenta, ainda, a livre atuao do juiz na impulso dos atos processuais e na produo e anlise da prova14.

O processo escrito formalista, o seu percurso decorre de diversos incidentes, que originam discusses escritas, e acabam por tornar lento o trmite processual15.

O processualista italiano tambm enumerou as vantagens da adoo da oralidade no sistema jurdico, a saber: 1) O processo oral diminui ao menos dois teros o nmero dos atos judiciais necessrios em um processo escrito; 2) Seja pela forma simples dos atos, ou pela concentrao dos meios instrutores em uma audincia, muitas questes advindas do formalismo do processo escrito so suprimidas, e por conseqncia so reduzidos os incidentes, as impugnaes e as sentenas; 3) A vedao de impugnar as decises interlocutrias separadamente do mrito reduz consideravelmente as causas de apelao; 4) A imposio de solucionar os incidentes em audincia, dando continuidade no mesmo momento anlise do mrito, impede que aparea a grande quantidade de causas incidentais, que no processo escrito d forma de causas autnomas ; e 5) A atividade do juiz

12 13

aMORATO. Op.cit., p. 02. aCHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de Direito Processual Civil. Trad. Paolo Capitanio. Vol. II. Campinas: Bookseller, 1998. p. 61-68. 14 aGUIMARAES. Op.cit., p. 22. 15 aLIMA, Hermes. A Reforma do Processo Civil. In Processo Oral. 1 Srie. Rio de Janeiro: Revista Forense: 1940. p. 124.

6 delegado poder ser empregada para minorar o colgio de decises para as quais dispensvel a colegialidade16.

Tanto o processo oral como o escrito, proporcionam garantias que bastam para que se tenha segurana das decises judiciais. Mas, como expe Hermes Lima: a experincia mostra que o mtodo do processo escrito retarda a soluo dos pleitos, faz a justia demorada e complica inutilmente as questes17.

Buscando as vantagens da aplicao da oralidade expostas at o momento, as Leis 9.099/95 e 10.259/01, que regulam os Juizados Especiais Estaduais e Federais, adotaram este princpio como norteador da Justia Especial.

PROCESSO ELETRNICO

Hoje em dia, cada vez mais se torna indispensvel o uso da informtica na atividade jurdica em geral. A chamada informtica jurdica, respeita aplicao das tecnologias de informao e comunicao ao Direito. Quando esse tema abordado, diversos assuntos so trazidos baila, a saber: a utilizao do computador nas atividades jurdicas; o impacto da avanada tecnologia perante a sociedade; as perspectivas do desenvolvimento da informtica e do direito; bem como, as suas aplicaes prticas18.

Percebe-se que o legislador atentou evoluo tecnolgica quando dentre outros dispositivos presentes na Lei 10.259/01, estabeleceu em seu art. 24 que o Centro de Estudos Judicirios do Conselho da Justia Federal e as Escolas de Magistratura dos Tribunais Regionais Federais criaro programas de informtica necessrios para subsidiar a instruo das causas submetidas aos Juizados.

16

aCHIOVENDA, Giuseppe. Procedimento Oral. In Processo Oral. 1 Srie. Rio de Janeiro: Revista Forense: 1940. p. 63. 17 aLIMA. Op.cit. p. 128. 18 aCARDOSO, Srgio Eduardo. Juizados Especiais Federais. In Inovaes e Aspectos Polmicos. Anais do Seminrio. Braslia, mar. 2002. p. 221.

7 O Cdigo de Processo Civil, em recente alterao, tambm previu o uso da informtica nos tribunais19.

De qualquer lugar em que o acesso via internet seja possvel, a ao perante os Juizados Especiais Federais Cveis poder ser ajuizada, j ocorrendo automaticamente a sua distribuio.

Para cada tipo de usurio h uma tela no sistema virtual. As partes cadastradas tero acesso instantneo ao processo eletrnico, atravs de um site seguro. Desta forma, possvel acompanhar todo andamento processual.

Qualquer pessoa que desejar acessar o processo virtual, poder fazer atravs de uma consulta pblica sem a necessidade de cadastro e, tampouco, de senha, porm, s sero disponibilizados para visualizao alguns documentos que fazem parte do processo.

Comunicao dos atos processuais

A Constituio Federativa do Brasil estipula que, salvo excees, os atos processuais devem ser pblicos20. A princpio, as causas que so de competncia dos Juizados Especiais Federais Cveis, no esto dentre as que possuem restries e que devem tramitar em segredo de justia21.

19

aBRASIL. Cdigo de Processo Civil. (CPC). Lei n 11.280 de 16 de fevereiro de 2006. Art. 2. O art. 154 da Lei no 5.869, de 11 de janeiro de 1973, Cdigo de Processo Civil, passa a vigorar com a seguinte redao: "Art. 154.[...] Pargrafo nico. Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira - ICP - Brasil. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. 20 aBRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 37 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. Art. 93, inciso IX. todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos, e fundamentadas todas decises, sob pena de nulidade, podendo a lei limitar a presena, em determinados atos, s prprias partes e a seus advogados, ou somente a estes, em casos nos quais a preservao do direito intimidade do interessado no sigilo no prejudique o interesse pblico informao. 21 aBRASIL. Cdigo de Processo Civil. (CPC). Lei n 5.869 de 11 de janeiro de 1973. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. Art. 155. Os atos processuais so pblicos. Correm, todavia, em segredo de justia os processos: I em que o exigir o interesse

8 Com o mesmo intento de trazer celeridade ao trmite processual, foi criado pela Associao dos Juzes Federais AJUFE, o Anteprojeto de Lei22 para informatizao dos processos por meios eletrnicos de comunicao, que foi aprovado por unanimidade no plenrio da Cmara dos Deputados em 30/11/2006, e enviado sano presidencial.

Diante do exposto, percebe-se que o almejado um trmite rpido e eficaz, para isso, importante destacar a previso do 2, art. 8 da Lei 10.259/0123. O diploma trouxe a possibilidade do uso de meios eletrnicos nos Juizados Especiais Federais, bem como a Lei n 11.280/0624, que da mesma forma tratou da comunicao dos atos processuais.

Levando-se em conta o indispensvel uso da informtica, verifica-se pelos dispositivos sobreditos que o legislador estava atento ao avano da tecnologia. Aderindo s novas possibilidades, as grandes transformaes comearam a ocorrer no Poder Judicirio.

Os atos processuais, como a juntada de peties, documentos e certides, sero praticados virtualmente pelos usurios25 cadastrados que possuiro login e senha pessoal. Atravs do acesso internet, o sistema identificar a senha do operador e demonstrar uma relao dos processos pendentes onde o mesmo atua,
pblico; II que dizem respeito a casamento, filiao, separao dos cnjuges, converso desta em divrcio, alimentos e guarda de menores. 22 aASSOCIAO DOS JUZES FEDERAIS (AJUFE). Projeto de Lei da Cmara n 71, de 2002 (PL. 5828/01 na Cmara dos deputados. Disponvel em: <http://www.ajufe.com.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=9264>. Acesso em: 20 ago. 2006. 23 aBRASIL. Juizados Especiais Civis e Criminais na Justia Federal. Lei n 10.259 de 12 de julho de 2001. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. Art. 8o As partes sero intimadas da sentena, quando no proferida esta na audincia em que estiver presente seu representante, por ARMP (aviso de recebimento em mo prpria). 2 Os tribunais podero organizar servio de intimao das partes e de recepo de peties por meio eletrnico. 24 aBRASIL. Cdigo de Processo Civil. (CPC). Lei n 11.280 de 16 de fevereiro de 2006. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. Art. 2. O art. 154 da Lei n 5.869, de 11 de janeiro de 1973, Cdigo de Processo Civil, passa a vigorar com a seguinte redao: Art. 154, Pargrafo nico. Os tribunais, no mbito da respectiva jurisdio, podero disciplinar a prtica e a comunicao oficial dos atos processuais por meios eletrnicos, atendidos os requisitos de autenticidade, integridade, validade jurdica e interoperabilidade da Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira ICP Brasil. 25 aRefere-se todos usurios cadastrados no sistema virtual e que tenham acesso ao processo eletrnico, como: juzes, advogados, funcionrios da Justia Federal, estagirios, peritos, procuradores, curadores, etc.

9 para que este possa trabalhar nos processos e gerar suas fases e eventos, que no momento da movimentao j restaro registrados, sendo, desta forma, abolida a tradicional carga dos autos para cumprimento de diligncias.

Da mesma maneira mencionada acima, sero proferidos os atos e pronunciamentos judiciais, dentre outros: as sentenas, as decises interlocutrias, e os despachos. O Magistrado, do mesmo modo que os advogados e demais usurios cadastrados, ter atravs do sistema, acesso aos processos em que atua e assinar digitalmente26 suas decises com seu login e senha, aparecendo sua assinatura somente no ato processual concludo.

No caso de citaes, intimaes e notificaes, o sistema outorgar um prazo para que as partes consultem seus processos e tomem cincia do andamento processual clicando sobre o link prprio do site. E, quando isso no ocorrer dentro do lapso temporal estipulado, os eventos sero gerados automaticamente, sendo contados os prazos processuais a partir do dia seguinte da data motivada pelo prprio sistema virtual. Frise-se que as pessoas jurdicas de direito pblico no possuiro prazo diferenciado para a prtica de qualquer ato processual.27

Segundo a determinao dada pelo diploma legal que rege os Juizados Estaduais28, e que se aplica, subsidiariamente, aos Juizados de competncia Federal,
26

somente

os

atos

considerados

essenciais29

sero

registrados

aESPAO VITAL. <espacovital.com.br>. ABC da certificao digital. Assinatura Digital a tcnica de identificao ou autenticao eletrnica que permite determinar a veracidade da identidade do emissor, bem como a condio de que o contedo do documento eletrnico no tenha sido modificado aps ter sido assinado. Disponvel em: <http://www.espacovital.com.br/novo/noticia_ler.php?idnoticia=4653>. Acesso em: 12 set. 2006. 27 aBRASIL. Juizados Especiais Civis e Criminais na Justia Federal. Lei n 10.259 de 12 de julho de 2001. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. Art. 9. No haver prazo diferenciado para a prtica de qualquer ato processual pelas pessoas jurdicas de direito pblico, inclusive a interposio de recursos, devendo a citao para audincia de conciliao ser efetuada com antecedncia mnima de trinta dias. 28 aBRASIL. Juizados Especiais. Lei n 9.099 de 26 de setembro de 1995. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. Art. 13 3. Apenas os atos considerados essenciais sero registrados resumidamente, em notas manuscritas, datilografadas, taquigrafadas, ou estenotipadas. Os demais atos podero ser gravados em fita magntica ou equivalente, que ser inutilizada aps o trnsito em julgado da deciso. 29 aSANTOS, Marisa Ferreira dos. Juizados Especiais Federais. In Inovaes e Aspectos Polmicos. Anais do Seminrio. Braslia, mar. 2002., p. 208. So considerados atos essncias nos Juizados Especiais: a petio inicial, alguns dos documentos apresentados que so indispensveis propositura da ao, a certificao da citao, o laudo pericial, o termo da

10 resumidamente. Mas, no processo eletrnico, qualquer movimentao processual, ficar registrada por meio de um protocolo numrico eletrnico, que ir para um banco de dados sem possibilidade de modificao.

Todos os documentos que integram os autos virtuais sero anexados em formato eletrnico e recebero uma assinatura digital usurio que proceder alguma movimentao.

As partes que no possurem advogado para que tomem cincia das fases processuais, recebero: ARMP (aviso de recebimento em mo prpria), sendo que a confirmao do recebimento do aviso ser escaneada pelos funcionrios da Vara e anexada aos autos; e-mail ou telefonema, que dever ser certificada nos autos virtuais pelo chefe de secretaria. No obstante esses meios de comunicao, as partes, sempre que quiserem, podero acessar a internet e ter acesso aos seus processos (porm sem a possibilidade de moviment-los), bem como, se dirigir secretaria da Vara para que recebam informaes.

Instruo

Inaugurada a audincia de instruo e julgamento, a r, se ainda no tiver apresentado sua defesa virtualmente, poder faz-la de forma escrita ou oral, ocasio em que ser lavrada em termo e digitalizada. De acordo com o art. 11 da Lei n. 10.259/01, nus da r apresentar os documentos que disponha para o esclarecimento da lide.

Em razo da simplicidade e informalidade que norteiam os Juizados Especiais, a prova oral produzida na audincia de instruo e julgamento no ser

audincia de conciliao, se houver, a contestao, instruo e julgamento, sentena, recurso e julgamento. Evitando-se anexar peties de juntada ou manifestaes que no se atenham a contestar ou recorrer.

11 reduzida a escrito (art. 36 da Lei n 9.099/9530), ressalvados os atos essenciais, nos moldes do art. 13 33132.

Ao final da audincia, o juiz, se possvel, decidir a lide proferindo a sentena oralmente. Nesta ocasio, ele j assinar digitalmente a deciso e anexar ao processo eletrnico, saindo as partes, desde logo, intimadas, gerando-se o respectivo evento virtualmente. As alegaes finais no foram estabelecidas pela lei.

Julgamento

Nos Juizados Especiais Federais Cveis, embora estejam dispensados os relatrios das sentenas em razo do critrio da celeridade, estas devero obrigatoriamente demonstrar os elementos de convico do juiz.

Proferida a sentena pelo juiz a quo, as partes depois de acessarem o sistema virtual do processo eletrnico atravs de seus logins e senhas, clicaro no documento anexado que ser gerado juntamente com um evento que identificar a sentena proferida, estando desta forma, intimadas. Quando o julgamento ocorrer em audincia, as partes sero intimadas desde j, certificando-se nos autos virtuais.

As partes que no possurem advogados recebero ARMP (aviso de recebimento em mo prpria), com a cpia da deciso prolatada, sendo a confirmao do recebimento digitalizada e anexada aos autos virtuais. Se desejarem recorrer, devero contratar um advogado ou procurar a defensoria pblica.

30

aBRASIL. Juizados Especiais. Lei n 9.099 de 26 de setembro de 1995. Art. 36. A prova oral no ser reduzida a escrito, devendo a sentena referir, no essencial, os informes trazidos nos depoimentos.. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. 31 aBRASIL. Juizados Especiais. Lei n 9.099 de 26 de setembro de 1995. Art. 13. Os atos processuais sero vlidos sempre que preencherem as finalidades para as quais forem realizados, atendidos os critrios indicados no art. 2 desta Lei. 3 Apenas os atos considerados essenciais sero registrados resumidamente, em notas manuscritas, datilografadas, taquigrafadas ou estenotipadas. Os demais atos podero ser gravados em fita magntica ou equivalente, que ser inutilizada aps o trnsito em julgado da deciso. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. 32 aFIGUEIRA JNIOR, Joel Dias. In Juizados Especiais Federais Cveis e Criminais: comentrios Lei 10.259, de 10.07.2001. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002.p. 333.

12 Quando se tratar
33

de

sentena

condenatria,

esta

dever

ser

obrigatoriamente lquida . Assim sendo, no ocorrer a fase de liquidao da sentena para se saber o quantum debeatur34.

Com a sentena lquida proferida, conseqentemente aps o trnsito em julgado, imediatamente passa-se fase de execuo. Saliente-se que no h execuo provisria nos Juizados Especiais Federais, haja vista a exigncia legal do trnsito em julgado da deciso (art. 17 da Lei 10.259/01).

Para o pagamento, expedir-se-, de forma virtual, a requisio de pequeno valor (RPV) ao Tribunal Regional Federal. O pagamento dever ocorrer em at 60 (sessenta) dias, ou, se o valor da execuo ultrapassar sessenta salrios mnimos, far-se-, por meio do precatrio, sendo facultado parte exeqente a renncia ao crdito do valor excedente, para que possa optar pelo pagamento por RPV35.

No haver condenao do vencido em custas, nus sucumbnciais e honorrios de advogado, salvo se restar configurada litigncia de m-f36.

33

aBRASIL. Juizados Especiais. Lei n 9.099 de 26 de setembro de 1995. Art. 38. A sentena mencionar os elementos de convico do Juiz, com breve resumo dos fatos relevantes ocorridos em audincia, dispensando o relatrio. Pargrafo nico. No se admitir sentena condenatria por quantia ilquida, ainda que genrico o pedido. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. 34 aPEREIRA, Guilherme Bollorini. Juizados Especiais Federais Cveis: questes de processo e de procedimento no contexto do acesso justia. Rio de Janeiro:2004.p. 134. 35 aBRASIL. Juizados Especiais Cveis e Criminais na Justia Federal. Lei n 10.259 de 12 de julho de 2001. Art. 17. Tratando-se de obrigao de pagar quantia certa, aps o trnsito em julgado da deciso, o pagamento ser efetuado no prazo de sessenta dias, contados da entrega da requisio, por ordem do Juiz, autoridade citada para a causa, na agncia mais prxima da Caixa Econmica Federal ou do Banco do Brasil, independentemente de precatrio. 1o Para os efeitos do 3o do art. 100 da Constituio Federal, as obrigaes ali definidas como de pequeno valor, a serem pagas independentemente de precatrio, tero como limite o mesmo valor estabelecido nesta Lei para a competncia do Juizado Especial Federal Cvel (art. 3o, caput). 2o Desatendida a requisio judicial, o Juiz determinar o seqestro do numerrio suficiente ao cumprimento da deciso. 3o So vedados o fracionamento, repartio ou quebra do valor da execuo, de modo que o pagamento se faa, em parte, na forma estabelecida no 1o deste artigo, e, em parte, mediante expedio do precatrio, e a expedio de precatrio complementar ou suplementar do valor pago. 4o Se o valor da execuo ultrapassar o estabelecido no 1o, o pagamento far-se-, sempre, por meio do precatrio, sendo facultado parte exeqente a renncia ao crdito do valor excedente, para que possa optar pelo pagamento do saldo sem o precatrio, da forma l prevista. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. 36 aBRASIL. Juizados Especiais. Lei n 9.099 de 26 de setembro de 1995. Art. 55. A sentena de primeiro grau no condenar o vencido em custas e honorrios de advogado, ressalvados os

13 Recursos

O modelo recursal adotado pela ordem jurdica o responsvel por parte do xito atingido com a efetividade do processo nos Juizados Federais especializados. Tem-se, como exemplo, a forma como o legislador estabeleceu de forma explcita, no art. 13 da Lei 10.259/01, que em todo e qualquer pleito ajuizado no haver reexame necessrio37.

Mesmo que o demandante tenha litigado em primeiro grau sem acompanhamento de advogado, em situao alguma a interposio de recurso poder ser feita sem a presena de um (art. 41, 2 da Lei 9.099/95), salvo quando se tratar de profissional inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil litigando em causa prpria38.

Em alguns casos, aps a cincia da deciso interlocutria e da sentena, os interessados podero recorrer se no concordarem com o julgamento. Para isso, o advogado da parte acessar o processo eletrnico de qualquer lugar que possua internet, e anexar seu recurso aos autos virtuais da mesma maneira que ocorre a comunicao dos atos e demais procedimentos supracitados.

Em princpio so admitidos nos Juizados Especiais Federais Cveis os seguintes recursos: inominado contra a sentena; inominado contra deciso interlocutria que defere medida cautelar; embargos de declarao; recurso extraordinrio contra acrdo da Turma Recursal; e, pedido de uniformizao de interpretao de lei.

casos de litigncia de m f. Em segundo grau, o recorrente, vencido, pagar as custas e honorrios de advogado, que sero fixados entre dez por cento e vinte por cento do valor de condenao ou, no havendo condenao, do valor corrigido da causa. Pargrafo nico. Na execuo no sero contadas custas, salvo quando: I reconhecida a litigncia de m f; II improcedentes os embargos do devedor; III tratar de execuo de sentena que tenha sido objeto de recurso improvido do devedor. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. 37 aFIGUEIRA JNIOR, Joel Dias. In Juizados Especiais Federais Cveis e Criminais: comentrios Lei 10.259, de 10.07.2001. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 338. 38 aFIGUEIRA JNIOR, Joel Dias. In Juizados Especiais Federais Cveis e Criminais: comentrios Lei 10.259, de 10.07.2001. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. p. 344.

14 PERSPECTIVAS E EVOLUO DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS CVEIS

O direito indispensvel para que sejam estabelecidas normas de convivncia entre as pessoas. Levando-se em conta que a sociedade evolui constantemente, a cincia jurdica necessita acompanhar os avanos, gerando solues propcias a estabelecer a ordem no Estado Democrtico de Direito. Desta forma, previne-se, por um lado, o autoritarismo, e, por outro, a anarquia. Tambm evita-se que o Poder Judicirio se torne obsoleto e sem serventia, o que ocasiona a sua falta de efetividade39.

Os Juizados Especiais Federais foram criados no s com a proposta de desafogar a Justia Federal, mas, tambm, de expor pela primeira vez uma nova Justia, menos burocratizada, mais clere e menos distante do cidado40. Com a adoo do processo eletrnico, esses objetivos se tornaram cada vez mais reais.

Percebe-se que a revoluo proposta pela informtica est presente em todas as reas de trabalho dos profissionais que atuam na rea do Direito, desde a simplificada consulta processual, at a criao e ajuizamento de peties iniciais41.

grandioso o avano ocorrido no ordenamento jurdico. Incertezas acerca da novidade so naturalmente esperadas, j que se est trabalhando com a quebra de paradigmas tradicionais42.

De acordo com Marisa Ferreira dos Santos, h uma certa resistncia ao processo virtual nos meios forenses, em razo de se tratar de um processo informal. Por isso, o sistema acaba gerando temores de que exista a possibilidade de

39

aPINHO, Humberto Dalla Bernardina de. A Natureza Jurdica do Direito Individual Homogneo e sua Tutela pelo Ministrio Pblico como Forma de Acesso Justia. Rio de Janeiro: Forense, 2002. p.190. 40 aCARDOSO. Op.cit., p. 232. 41 aPAIVA, Mrio Antnio Lobato de. Rumos do Direito Eletrnico. IV Congresso Mundial de Direito e Informtica. In: mbito Jurdico, Rio Grande, 22, 31/08/2005.Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=351>. Acesso em: 25 jul. 2006. 42 aCARDOSO. Op.cit., p. 232.

15 alterao dos dados que esto no arquivo virtual. Todavia, a hiptese no existe, porque trata-se de um sistema seguro43.

Todo acesso feito atravs de um site seguro, sendo possvel determinar com preciso a origem de cada consulta ou movimentao dos autos virtuais. Qualquer documento enviado recebe um protocolo eletrnico e uma assinatura digital, certificando a origem e garantindo o contedo. Alm disso, os dados so protegidos pelos procedimentos normais de backup44.

Srgio Tejada comentou os aspectos da segurana e sigilo indagando a seguinte questo:

Qual a garantia de que no vai ser quebrado o sigilo no processo tradicional? O processo est em um armrio com possibilidade de acesso por um servidor mal-intencionado que pode fraud-lo. Da mesma forma, j que no Brasil o processo judicial pblico, o que impediria um advogado ou uma das partes falsificarem alguma parte dele? O processo eletrnico deixa rastros, pois sempre que o mesmo for acessado, o sistema ter o registro desse acesso, com todas as informaes necessrias para se chegar ao responsvel pela entrada no sistema. Portanto, quando se fala em segurana do processo eletrnico, ele muito mais seguro que o tradicional, em papel45.

Quer dizer, embora exista o risco de fraude no processo virtual, a segurana no menor que a do processo escrito.

Para que os processos virtuais tenham a mesma validade dos processos de papis, o trmite virtual em qualquer esfera judicial ou pblica, necessita ser certificado digitalmente por meio dos certificados ICP-Brasil46. Os documentos
43 44

aSANTOS. Op.cit., p. 214. aBRASIL. Tribunal Regional Federal da Quarta Regio. <http://www.trf4.gov.br>. Institucional. Segurana do Processo Eletrnico. Disponvel em: <http://www.trf4.gov.br/trf4/institucional/institucional.php?no=164>. Acesso em: 25 set. 2006. 45 aBRASIL. Supremo Tribunal Federal. <www.stf.gov.br>. Notcias. TEJADA, Srgio. Disponvel em: <http://www.stf.gov.br/noticias/imprensa/ultimas/ler.asp?CODIGO=205248&tip=UN&param=>. Acesso em 01 set. 46 aESPAO VITAL. Op.cit., p. <http://www.espacovital.com.br/novo/noticia_ler.php?idnoticia=4653>. Acesso em: 12 set. 2006. Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira. ICP-Brasil, a sigla de Infra-Estrutura de Chaves Pblicas Brasileira. Instituda pelo Governo Federal pela Medida Provisria N 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, a ICP-Brasil um conjunto de tcnicas, prticas

16 assinados desta maneira so presumidos originais, dispensando-se a apresentao do original como acontece no envio de peties via fax47.

O uso da tecnologia tem estimulado profissionais na procura de meios que tornem as operaes via internet confiveis e seguras. A utilizao da criptografia das informaes oferece tcnicas para codificar e decodificar dados, de maneira que estes possam ser guardados, transmitidos e recuperados, sem que sejam fraudados, fazendo da criptografia um meio eficaz de proteo ao processo virtual48.

O Judicirio evidencia sua capacidade de acompanhar as mudanas sociais, de renovar-se e de tornar mais perfeitos seus procedimentos sem receio de ousar o inusitado49.

Srgio Tejada, entende que a burocracia est sendo informatizada com a implantao do processo eletrnico, e explica:

Foram informatizadas as ordenaes filipinas, manuelinas e afonsinas que o direito trazido de Portugal para o Brasil. Assim, a maneira de processar as aes judiciais no Brasil no mudou desde o sculo XVI. Mudou a ortografia da lngua portuguesa, mudou a caligrafia, mudaram as tecnologias da escrita as penas, as canetas, as mquinas datilogrficas e, hoje, os processadores de texto informatizados50.

Desta forma, com toda evoluo tecnolgica que se tem nos tempos modernos, a grande parte dos processos judiciais permanecem na sua forma

e procedimentos a ser implementado pelas organizaes governamentais e privadas brasileiras com o objetivo de estabelecer os fundamentos tcnicos e metodolgicos de um sistema de certificao digital. Segundo a medida provisria, os documentos eletrnicos assinados com certificados digitais emitidos no mbito da ICP-Brasil tm presuno de veracidade. 47 aHAIDAR, Rodrigo. <conjur.estadao.com.br>. Revista Consultor Jurdico, 02 de abril de 2005. Justia. Num Clique. Disponvel em: <http://conjur.estadao.com.br/static/text/33909,1>. Acesso em: 01 set. 2006. 48 aBRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Regio. <http://www.trt4.gov.br>. Certificados Digitais. Disponvel em: < http://www.trt4.gov.br/edoc/certificados.htm>. Acesso em: 29 set. 2006. 49 aNAVES, Nilson. Juizados Especiais Federais: processo eletrnico e juizado itinerante. Disponvel em: <http://hdl.handle.net/2011/1195>. Acesso em: 10 ago. 2006. 50 aBRASIL. Supremo Tribunal Federal. <www.stf.gov.br>. Notcias. TEJADA, Srgio. Disponvel em: <http://www.stf.gov.br/noticias/imprensa/ultimas/ler.asp?CODIGO=205248&tip=UN&param=>. Acesso em: 01 set. 2006.

17 tradicional de papel, ocupando espao fsico nos rgos judiciais, e, ainda, correndo perigo de serem danificados ou perdidos51.

O uso das novas tecnologias trouxe, e ainda trar, vantagens para todos os envolvidos na rea jurdica. Por este motivo, o processo virtual no veio s para facilitar o acesso Justia, visto que, as conseqncias de sua implantao, vo muito alm do que inicialmente se esperava, trazendo ganchos de ordem social, poltica e econmica52.

Na verdade, o que existe um conjunto de avanos na informtica que trouxeram para o Direito seus efeitos e, desta forma, um conjunto de diminutas normas e alguns atos administrativos isolados53.

O Superior Tribunal de Justia est buscando a implantao do processo virtual. O Ministro Edson Carvalho Vidigal, afirma: "estamos em uma transio. Em breve abandonaremos o papel. O processo tramitar de clique em clique"54.

No mesmo sentido o Ministro Raphael de Barros Monteiro Filho:

A disseminao do processo virtual uma das metas do Poder Judicirio para promover a modernizao da justia brasileira, dando maior transparncia e celeridade tramitao dos feitos e ampliando o acesso dos cidados aos juzos e tribunais55.

O Projeto de Lei criado pela Associao dos Juizes Federais - AJUFE, que regula o processo eletrnico, objetivando um nico modelo processual em todo o
51

aBRASIL. Supremo Tribunal Federal. <www.stf.gov.br>. Notcias. TEJADA, Srgio. Disponvel em: <http://www.stf.gov.br/noticias/imprensa/ultimas/ler.asp?CODIGO=205248&tip=UN&param=>. Acesso em 01 set. 2006. 52 aCARDOSO. Op.cit.,. p. 223. 53 aALMEIDA FILHO, Jos Carlos de Arajo. Atos Processuais por Meio Eletrnico. Disponvel em: <http://www.direito.ucp.br/art154.pdf>. Acesso em: 19 set. 2006. 54 INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAO. Momento Histrico Marca Unio dos Tribunais em Prol da Modernizao. Reportagem. Disponvel em: <http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/PressRelease2005Oct03A>. Acesso em: 12 set. 2006. 55 aBRASIL. Superior Tribunal de Justia. <http://www.stj.gov.br> Notcias. Disponvel em: <http://www.stj.gov.br/webstj/Noticias/detalhes_noticias.asp?seq_noticia=17408>. Acesso em: 12 set. 2006.

18 pas, a fim de propiciar acesso, comunicao e integrao de todos os rgos judiciais, j restou aprovado e atualmente aguarda a sano presidencial.

O processo virtual deixou de ser apenas do interesse da Justia Federal e de seus Juizados, mas de todos os rgos do Poder Judicirio, pois, indubitavelmente, as inovaes na rea processual so de interesse de toda a sociedade.

Com propriedade, Guilherme Pereira tece consideraes sobre o tema:

A comunicao via Internet, por si s, no resolve o problema do atraso na prtica dos atos solicitados, a no ser que crie um sistema de comunicao ao qual todos os juzes (federais e estaduais) do Brasil tenham acesso56.

A Constituio Federal ordena o devido processo legal e o acesso Justia. Ambos no deixam de ser observados. O processo em si no modificar-se- por tramitar de forma virtual, vista que, o uso da internet, trata-se de um ambiente, um meio para que o curso do processo chegue rapidamente ao fim, concedendo-se a tutela jurisdicional almejada.

O novo modelo para o trmite de processos pode ser considerado como a maior modernizao ocorrida nos ltimos tempos. Por se tratar de uma inovao, na medida em que as necessidades forem surgindo, o sistema vai sendo aperfeioado.

Embora haja muitas controvrsias, pode-se dizer que a criao do processo eletrnico a tendncia para o futuro, e servir como um meio de agilizao para a prestao de uma tutela jurisdicional de qualidade em todo o Poder Judicirio. No entanto, por si s, no soluciona completamente todos os problemas. Nesse sentido Lvia Regina de Figueiredo explica:

56

aPEREIRA. Op.cit., p. 135.

19
Se por um lado, diante da dura realidade econmica e social vivenciada pela maioria do povo brasileiro, os recursos disponibilizados pelos Tribunais ainda so utilizados por poucos, constituindo um grande desafio no caminho do pleno acesso informao e Justia, por outro o uso da informtica resultou em importantes passos na busca da forma ideal de administrao das relaes conflituosas, em menor tempo e a menores custos57.

O documento eletrnico58 uma realidade. J admitido como meio de prova no mbito processual, inclinado a se transformar, numa prtica comum com o uso da certificao digital, o que, com certeza, garantir mais confiana e segurana na troca de dados virtuais59.

A Ministra Ellen Gracie, fazendo comentrios sobre as perspectivas do processo virtual, manifestou-se da seguinte forma: com o processo eletrnico, noes como tempo e espao nunca mais sero as mesmas a Justia no vai mais andar em passos lentos, mas na velocidade da luz60.

A virtualizao dos processos constitui uma iniciativa de suma importncia. Alm de tornar mais amplo o uso da Justia, proporciona benefcios diversos s partes, juzes, advogados, funcionrios do judicirio, bem como, a todos operadores do Direito, tornando mais clere a tramitao judicial61.

O Direito no imvel. ele um fenmeno to mutante e dinmico quanto as prprias relaes humanas. o Direito parte que completa as cincias sociais

57

aFIGUEIREDO, Lvia Regina de. O Uso da Informtica no mbito da Justia Brasileira. Disponvel em: <http://hdl.handle.net/2011/2731>. Acesso em: 10 ago. 2006. 58 aIbidem., p. <http://hdl.handle.net/2011/2731>. Acesso em: 10 ago. 2006. O documento eletrnico pode ser simplesmente definido como aquele elaborado por meio ou atravs dos meios e instrumentos tecnolgicos, direta ou indiretamente ligados informtica, e ainda que em forma digital contida na memria do computador, nos disquetes ou CDs, igualmente meios hbeis para indicar, como os documentos autgrafos, manifestaes de vontade. 59 aFIGUEIREDO. Op.cit., p. <http://hdl.handle.net/2011/2731>. 60 aRADIOBRS. <www.radiobras.gov.br>. FRANZIN, Adriana. Ellen Gracie diz que processos virtuais colocam Justia ''na velocidade da luz. Disponvel em: <http://www.radiobras.gov.br/abrn/brasilagora/materia.phtml?materia=268496>. Acesso em: 01 set. 2006. 61 aBRUNO, Gilberto Marques. A Justia Federal de So Paulo no Ciberespao. Nasce a figura do processo virtual. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 51, out. 2001. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2175>. Acesso em: 08 set. 2006.

20 aplicadas e, como tal, no pode ficar afastado das inovaes oferecidas, agora, pela informtica e, alm dela, pela internet62.

Edson Vidigal entende que no h validade num projeto de democracia e numa Constituio se o Estado no oferecer ao povo e cidadania, meios de satisfazer suas promessas63, e, brilhantemente, posiciona-se sobre a era da informtica no Brasil: Quanto mais informatizao no processo judicial, mais cidadania vamos ter no Brasil e, portanto, mais democracia, e a Repblica mais se afirmar no cumprimento das promessas democrticas escritas na Constituio64.

A partir da anlise, percebe-se a tendncia de que todos rgos da Justia passem a utilizar os processos virtuais.

Bruno Oliveira considerou que os frutos do Juizado Virtual so a eficincia, a celeridade, a simplicidade, a publicidade e a segurana, e dando seqncia, o magistrado com sabedoria concluiu: O Juizado Virtual a semente da Justia Real65.

O avano tecnolgico introduz-se de maneira decisiva no universo jurdico. Pode-se dizer que no se trata mais de uma perspectiva do futuro, mas, sim, de uma realidade do presente, que gera modificaes em toda sociedade66.

aALMEIDA FILHO, Jos Carlos de Arajo. Atos Processuais por Meio Eletrnico. Disponvel em: <http://www.direito.ucp.br/art154.pdf>. Acesso em: 19 set. 2006. 63 aBRASIL. Superior Tribunal de Justia. <http://www.stj.gov.br>. VIDIGAL, Edson. Notcias. Acesso Justia Federal facilitado a milhares de brasileiros com assinatura de convnio. Disponvel em: <http://www.stj.gov.br/webstj/noticias/detalhes_noticias.asp?seq_noticia=16353>. Acesso em: 01 set. 2006. 64 aIbidem, p. <http://www.stj.gov.br/webstj/noticias/detalhes_noticias.asp?seq_noticia=16353>. 65 aOLIVEIRA, Bruno Augusto Santos. Juizado Virtual: o deslocamento do centro de gravidade ontolgico do processo-papel para a problemtica da eficincia da Justia. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 464, 14 out. 2004. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5812>. Acesso em: 05 set. 2006. 66 aPAIVA, Mrio Antnio Lobato de. Rumos do Direito Eletrnico. IV Congresso Mundial de Direito e Informtica. In: mbito Jurdico, Rio Grande, 22, 31/08/2005. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=351>.Acesso em: 25 jul. 2006.

62

21 Marisa Ferreira dos Santos acertadamente fez a seguinte colocao a respeito da evoluo tecnolgica que vem influenciando o Pode Judicirio:

hora de mudar. Assim como o Supremo, um dia, teve sensibilidade para perceber que a datilografia j era uma incorporao da cultura jurdica, o sistema informatizado tambm deve s-lo, no s em benefcio do segurado por ser este o maior beneficiado com a mudana , mas em benefcio do prprio Poder Judicirio67.

Precisa-se de uma mudana de mentalidade, aliada formao de novos profissionais, alm do treinamento j existente, para que se adaptem s novas tecnologias.

Mrio Antnio Paiva entende que o que se necessita de uma verdadeira informatizao da cultura jurdica, que habitem o pensamento de todos os profissionais. preciso dar prioridade tecnologia em qualquer atividade jurdica, haja vista que o ser humano o maior obstculo para que as transformaes se concretizem68.

O mesmo autor supracitado, sabiamente colocou-se diante do tema sob comento, fazendo a seguinte passagem:

Conceitos antigos devem ser readaptados, modelados ou esquecidos para dar lugar modernidade. Temos que avanar no conhecimento do Direito Eletrnico e da informtica jurdica para a distribuio efetiva do conhecimento e a melhor prestao jurisdicional atravs da implantao de idias como a virtualizao do processo69.

A Justia Federal consegue aproximar-se dos cidados atravs de um novo modelo de Justia. Este alcance representa uma conquista das mais importantes
67 68

aSANTOS. Op.cit., p. 218. aPAIVA. Op.cit., p. <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=351>.Acesso em 25 jul. 2006. 69 aPAIVA. Op.cit. p. <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=351>.Acesso em 25 jul. 2006.

22 para a realizao efetiva do que busca a Constituio Federal, uma vez que, abre para muitos jurisdicionados a chance de conhecer e interpretar uma realidade at pouco tempo distante de todos70.

Se todo o Poder Judicirio no tiver cautela e no pr em prtica o processo eletrnico, restar soterrado no em terra, mas de baixo de papis71.

CONCLUSO

Desde a antigidade, pode-se dizer que um dos grandes objetivos da sociedade resolver as desavenas e facilitar o acesso Justia para todos.

O processo eletrnico surgiu para substituir o tradicional processo de papel, utilizando tecnologias de comunicao e informao como meios de tornar mais clere a prestao jurisdicional.

Essas novas tecnologias processuais despontam com o intuito de se realizar o desejo de toda populao, incluindo-se todos operadores do Direito, amenizando certas dificuldades de se acessar Justia e obter uma resposta rpida do Estado para o caso concreto.

indiscutvel a importncia das tecnologias. Sabe-se que a informatizao dos processos um fenmeno crescente no mundo jurdico, tratando-se de um formato processual do futuro.

O Direito deriva da prpria sociedade, as leis surgem das necessidades sociais, e por essa razo deve impor limites que devem ser observados por todos os indivduos. Desta forma, acredita-se que tambm cabe ao Direito, atravs das leis, ordenar o desenvolvimento acelerado das novas tcnicas.

70

aSOUSA, Alvaro Couri Antunes. Juizados Especiais Federais Cveis: aspectos relevantes e o sistema recursal da lei n 10.259/01. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. p. 100. 71 aSANTOS. Op.cit., p. 219.

23 Diversos motivos levam a crer que o Projeto de Lei que trata da informatizao dos processos por meios eletrnicos de comunicao, aprovado por unanimidade no plenrio da Cmara dos Deputados em 30/11/2006, e enviado sano presidencial, ter uma grande importncia para o Poder Judicirio.

A supervenincia desta lei compromissada em regular o modelo processual eletrnico certamente no resolver todos os problemas, mas ser um passo importante para o Direito brasileiro.

Alm disso, observa-se que a tecnologia foi escolhida como instrumento fundamental de modernizao do Judicirio, sendo essencial para o trabalho perante os rgos do Poder Judicirio, onde se busca a desburocratizao da tramitao dos processos.

Pode-se concluir, que a partir da criao do processo eletrnico elucidado ao longo do presente estudo, foi oferecido ao Poder Judicirio do Brasil, o incio de uma revoluo da prestao jurisdicional, proporcionando uma tramitao processual mais gil, transparente e mais prxima dos cidados.

REFERNCIAS
AGUIAR, Ruy Rosado de. O Sistema Recursal nos Juizados Especiais Federais. Juizados Especiais Federais. In Inovaes e Aspectos Polmicos. Anais do Seminrio. Braslia, mar. 2002. ALMEIDA FILHO, Jos Carlos de Arajo. Atos Processuais por Meio Eletrnico. Disponvel em: <http://www.direito.ucp.br/art154.pdf>. Acesso em: 19 set. 2006. ALVIM, J. E. Carreira. Comentrios Lei dos Juizados Especiais Federais Cveis: Lei 10.259/01 adaptada lei 9.099/95. Curitiba: Juru, 2005. ________. Lei dos Juizados Especiais Cveis: comentada e anotada. 3 ed., ampl. anot., Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2005. ANDRIGHI, Ftima Nancy. A Reforma Processual. Disponvel em <http://bdjur.stj.gov.br>. Acesso em: 11 jul. 2006.

24
________. Juizados Especiais Cveis e Criminais. ADV: Selees Jurdicas. So Paulo: COAD, 1995. ASSOCIAO DOS JUZES FEDERAIS (AJUFE). Projeto de Lei da Cmara n 71, de 2002 (PL. 5828/01 na Cmara dos deputados), sobre a informatizao do processo judicial, aguarda apresentao de relatrio pelo senador Magno Malta (PL-ES) na Comisso de Constituio, Justia e Cidadania do Senado. Disponvel em: <http://www.ajufe.com.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=9264>. Acesso em: 20 ago. 2006. BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. 11 ed. rev. atua. ampl. So Paulo: Malheiros, 2001. BARBOSA, Rui. Orao aos Moos. So Paulo: Martin Claret, 2004. BRASIL. Cdigo de Processo Civil. Lei n 5.869 de 11 de janeiro de 1973. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. BRASIL. Conselho da Justia Federal. Administrao da Justia Federal: Srie Monografias do CEJ, 10., 2004. Braslia: CEJ, 2005. BRASIL. Conselho da Justia Federal. Juizados Especiais Federais: Srie Pesquisas do CEJ, 7. Braslia: CJF, 2001. BRASIL. Conselho da Justia Federal. Uniformizao e Resolues. Arts. 1 e 16 da Resoluo n 390, de 17 de setembro de 2004 do Conselho da Justia Federal. Disponvel em: <http://www.cjf.gov.br/Uniformizacao/resolucoes.htm>. Acesso em: 12 set. 2006. BRASIL. Constituio (1988). Constituio da Repblica Federativa do Brasil. 8 ed. So Paulo: Atlas, 2006. BRASIL. Justia Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Decises da Turma Recursal. Questes de Ordem. Disponvel em: <http://www.jfrs.gov.br/recursal/questoes.htm>. Acesso em: 19 ago. 2006. BRASIL. Presidncia da Repblica. Transmisso Eletrnica de Dados nos Atos Processuais. Lei n 9.800 de 26 de maio de 1999. Disponvel em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 09 ago. 2006. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Notcias. Disponvel em: <http://www.stj.gov.br/webstj/Noticias/detalhes_noticias.asp?seq_noticia=17408>. Acesso em: 12 set. 2006.

25
BRASIL. Supremo Tribunal Federal. < http://www.stf.gov.br>. Notcias. TEJADA, Srgio. Disponvel em: <http://www.stf.gov.br/noticias/imprensa/ultimas/ler.asp?CODIGO=205248&tip=UN&param= >. Acesso em: 01 set. 2006. BRASIL. Superior Tribunal de Justia. Reportagem. Disponvel em: <http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/PressRelease2005Oct03A>. Acesso em: 12 set. 2006. BRASIL. Tribunal Regional do Trabalho da Quarta Regio. Certificados Digitais. Disponvel em: <http://www.trt4.gov.br/edoc/certificados.htm>. Acesso em 29 set. 2006. BRASIL. Tribunal Regional Federal da Quarta Regio. Institucional. Segurana do Processo Eletrnico. Disponvel em: <http://www.trf4.gov.br/trf4/institucional/institucional.php?no=164>. Acesso em: 25 set. 2006. BRASIL. Tribunal Regional Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Resoluo n 108, de 19 de Setembro de 2005. Altera a Resoluo n 54, de 28/11/01, que estabelece normas para o funcionamento dos Juizados Especiais Federais no mbito da Justia Federal da 4 Regio. Disponvel em: <http://www.trf4.gov.br/trf4/upload/arquivos/cojef/cgb_8011_res10805.pdf>. Acesso em: 25 set. 2006. BRUNO, Gilberto Marques. A Justia Federal de So Paulo no Ciberespao. Nasce a figura do processo virtual. Jus Navigandi, Teresina, ano 5, n. 51, out. 2001. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=2175>. Acesso em: 08 set. 2006. CAMPOS, Antnio Macedo. Juizado Especial de Pequenas Causas: comentrios Lei n. 7.244, de 7-11-1984. So Paulo: Saraiva, 1985. CAPPELLETTI, Mauro. GARTH, Bryant. Acesso Justia. Traduo Ellen Gracie Northfleet. Porto Alegre: S. A. Fabris, 2002. CARDOSO, Srgio Eduardo. Juizados Especiais Federais. In Inovaes e Aspectos Polmicos. Anais do Seminrio. Braslia, mar. 2002. CARVALHO, Roldo Oliveira de. Juizados Especiais Cveis e Criminais: comentrios Lei n 9.099, de 26 de setembro de 1995, 2 ed., Araras: Bestbook, 2000. CHIMENTI, Ricardo Cunha. Teoria e Prtica dos Juizados Especiais Cveis Estaduais e Federais: Lei 9.099/95: parte geral e parte cvel, comentada artigo por artigo em conjunto com a lei dos Juizados Federais - Lei n. 10.259/2001, 8 ed., So Paulo: Saraiva, 2005. CHIOVENDA, Giuseppe. Instituies de Direito Processual Civil. Trad. Paolo Capitanio., 3 v. 1. ed., So Paulo: Bookseller, 1998.

26
CINTRA, Antnio Carlos de Arajo; DINAMARCO, Cndido Rangel; GRINOVER, Ada Pellegrini. Teoria Geral do Processo. 22 ed. So Paulo: Malheiros, 2006. COSTA, Flvio Dino de Castro e. Juizados Especiais Federais: inovaes e aspectos polmicos. Anais do Seminrio. Braslia: maro 2002. DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. 25 ed. So Paulo: Saraiva, 2005. DINAMARCO, Cndido Rangel. Instituies de Direito Processual Civil. 3 v., 2 ed., rev. atual., So Paulo: Malheiros, 2002. ________, Cndido Rangel. Manual das Pequenas Causas. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1986. DARS, Vilson. Reportagem sobre a primeira videoconferncia realizada em 04/08/2003 pela Turma de uniformizao Regional da Quarta Regio. Disponvel em: <http://www.jfrs.gov.br/php/clip/noticia.php?id_n=3161>.Acesso em: 12 set. 2006. ESPAO VITAL. ABC da certificao digital. Disponvel em: <http://www.espacovital.com.br/novo/noticia_ler.php?idnoticia=4653>. Acesso em: 12 set. 2006. FERREIRA, Pinto. Curso de Direito Constitucional. 11 ed. So Paulo: Saraiva, 2001. FIGUEIRA JNIOR, Joel Dias. Comentrios Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais: Lei n 9.099, de 26.09.1995. 2 ed. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1997. ________. Comentrios Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1995. ________. Juizados Especiais Federais Cveis e Criminais: comentrios Lei 10.259, de 10.07.2001. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2002. FIGUEIREDO, Lvia Regina de. O Uso da Informtica no mbito da Justia Brasileira. Fevereiro de 2002. Disponvel em: <http://hdl.handle.net/2011/2731>. Acesso em: 10 ago. FRIGINI, Ronaldo. Juizados Especiais Cveis: ementrio de jurisprudncia dos colgios recursais. 3 ed., So Paulo: J. H. Mizuno, 2005. FUX, Luiz. A Ideologia dos Juizados Especiais. Revista de Processo, vol. 22. p. 204-214. abr./junh. 1997. Disponvel em: <http://hdl.handle.net/2011/749>. Acesso em: 04 ago. 2006.

27
GOLDANI, Beatriz Bertaso. Juizados Especiais Federais: uma soluo para aproximar a justia da sociedade. Direito e Justia, v. 24, n. 26, 2002. GRINOVER, Ada Pellegrini (Coord.); WATANABE, Kazuo (Org.). Participao e Processo. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1988. HAIDAR, Rodrigo. Revista Consultor Jurdico, 02 de abril de 2005. Justia. Num Clique. Disponvel em: <http://conjur.estadao.com.br/static/text/33909,1>. Acesso em: 01 set. 2006. INSTITUTO NACIONAL DE TECNOLOGIA DA INFORMAO. Momento Histrico Marca Unio dos Tribunais em Prol da Modernizao. Reportagem. Disponvel em: <http://www.iti.br/twiki/bin/view/Main/PressRelease2005Oct03A>. Acesso em: 12 set. 2006. JUNQUEIRA, Andr Luiz. Virtualizao do Processo Judicial. Disponvel <http://www.buscalegis.ufsc.br/arquivos/fcasa-13.htm>. Acesso em: 01 set. 2006. em:

MALACHINI, Edson Ribas. A Constituio Federal e a Legislao Concorrente dos Estados e do Distrito Federal em Matria de Procedimentos. Rio de Janeiro: Forense, vol. 324. 1993. MARINONI, Luiz Guilherme. Novas Linhas do Processo Civil. 4 ed. So Paulo: Malheiros, 2000. MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais: teoria geral, comentrios aos arts.1 a 5 da Constituio da Repblica Federativa do Brasil, doutrina e jurisprudncia. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2000. MORATO, Francisco et. al. Processo Oral. 1 Srie. Rio de Janeiro: Revista Forense, 1940. MOREIRA, Jos Carlos Barbosa. Por um Processo Socialmente Efetivo. In Temas de Direito Processual: oitava srie. So Paulo: Saraiva, 2004. NAVES, Nilson. Revista Consultor Jurdico, 5 de agosto de 2003. Disponvel em: <http://conjur.estadao.com.br/static/text/25711,1>. Acesso em: 12 set. 2006. NAVES, Nilson Vital. Juizados Especiais Federais: processo eletrnico e juizado itinerante. Disponvel em: <http://hdl.handle.net/2011/1195>. Acesso em: 10 ago. 2006. NERY JUNIOR; NERY, Rosa Maria Andrade. Cdigo de Processo Civil Comentado. 7 ed., So Paulo: Revista dos Tribunais, 2003. NERY JNIOR, Nelson. Princpios do Processo Civil na Constituio Federal. 8 ed. rev. ampl. atual. So Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

28
NETTO, Luiz Fernando Silveira. Juizados Especiais Federais Cveis. Belo Horizonte: Del Rey, 2005. OLIVEIRA, Bruno Augusto Santos. Juizado Virtual: o deslocamento do centro de gravidade ontolgico do processo-papel para a problemtica da eficincia da Justia. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 464, 14 out. 2004. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5812>. Acesso em: 05 set. 2006. ORGANIZAO DAS NAES UNIDAS (ONU). Declarao Universal dos Direitos do Homem. (1948). Disponvel em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/>. Acesso em: 09 ago. 2006. PAIVA, Mrio Antnio Lobato de. Rumos do Direito Eletrnico. IV Congresso Mundial de Direito e Informtica. In mbito Jurdico, Rio Grande, 22, 31/08/2005. Disponvel em: <http://www.ambitojuridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=351>. Acesso em: 25 jul. 2006. PARIZATTO, Joo Roberto. Comentrios Nova Lei dos Juizados Especiais Cveis e Criminais no mbito da Justia Federal: Lei n. 10.259, de 12 de julho de 2001, ed. Ouro Fino: EDIPA, 2001. PEREIRA, Guilherme Bollorini. Juizados Especiais Federais Cveis: questes de processo e de procedimento no contexto do acesso justia. Rio de Janeiro: 2004. PERELMAN, Cham. tica e Direito. So Paulo: Martins Fontes, 1996. PINHO, Humberto Dalla Bernardina de. A natureza jurdica do direito individual homogneo e sua tutela pelo Ministrio Pblico como forma de acesso justia. Rio de Janeiro: Forense, 2002. PORTANOVA, Rui. Princpios do Processo Civil. 6 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. RADIOBRS. FRANZIN, Adriana. Ellen Gracie diz que processos virtuais colocam Justia ''na velocidade da luz. Disponvel em: <http://www.radiobras.gov.br/abrn/brasilagora/materia.phtml?materia=268496>. Acesso em: 01 set. 2006. REIS, Nazareno Csar Moreira. A Oralidade nos Juizados Especiais Cveis Federais. Jus Navigandi, Teresina, ano 8, n. 373, 15 jul. 2004. Disponvel em: <http://jus2.uol.com.br/doutrina/texto.asp?id=5439>. Acesso em: 23 set. 2006.

29
ROENICK, Hermann Homem de Carvalho. Recursos no Cdigo de Processo Civil e na Lei dos Juizados Especiais Cveis: doutrina e jurisprudncia: de acordo com as Leis n 8.038/90, 8.950/94, 9.099/95, 9.139/95 e 9.756/98. 3 ed., Rio de Janeiro: Aide, 2001. SALOMO, Luis Felipe. Roteiro dos Juizados Especiais Cveis., 2 ed., rev. ampl. atual., Rio de Janeiro: Destaque, 1999. SILVA, De Plcido e. Vocabulrio Jurdico. 25 ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. SILVA, Ivan de Oliveira. A Morosidade Processual e a Responsabilidade Civil do Estado. So Paulo: Pillares, 2004. SILVA, Jorge Alberto Quadros de Carvalho. Lei dos Juizados Especiais Cveis Anotada: doutrina e jurisprudncia de 21 Estados da Federao. , So Paulo: Saraiva, 1999. SILVA, Ovdio Arajo Baptista da. Juizado de Pequenas Causas. Porto Alegre: Lejur, 1985. SOUSA, Aiston Henrique de. A Eqidade e seu Uso nos Juizados Especiais Cveis, Porto: S. A. Fabris, 2005. SOUSA, Alvaro Couri Antunes. Juizados Especiais Federais Cveis: aspectos relevantes e o sistema recursal da Lei n 10.259/01. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. TEIXEIRA, Eduardo Didonet (Coord.). Juizados Especiais Federais: primeiras impresses. Curitiba: Gnesis, 2001. TEIXEIRA, Patrcia Trunfo. Lei dos Juizados Especiais Federais Interpretada, Rio de Janeiro: Forense, 2003. TEJADA, Srgio. Processo Eletrnico: Informatizao Judicial. Reportagem disponvel em: <http://blog.processoeletronico.com.br/2006/05/31/processo-eletronico-vem-sendoregulamentado-pelos-tribunais/>. Acesso em: 01 set. 2006. TESHEINER, Jos Maria. Elementos para uma Teoria Geral do Processo: Teoria de Liebman. Disponvel em: <http://www.tex.pro.br/wwwroot/livroelementos/capituloV.htm#Quarto>. Acesso em: 01 out. 2006. THEODORO JNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil: Procedimentos Especiais, 32 ed., v. III, Forense, Rio de Janeiro, 2004.

30
________. Celeridade e Efetividade da Prestao Jurisdicional: insuficincia da reforma das leis processuais. Disponvel em: <http://www.abdpc.org.br/artigos/artigo51.htm>. Acesso em: 20 set. 2006. TORRES, Jasson Ayres. O Acesso Justia e Solues Alternativas. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2005. TOURINHO NETO, Fernando da Costa; FIGUEIRA JNIOR, Joel Dias. Juizados Especiais Federais Cveis e Criminais: comentrios Lei 10.259, de 10.07.2001. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2002. TOURINHO NETO, Fernando da Costa. Os Juizados Especiais Federais Criminais: In Inovaes e Aspectos Polmicos. Anais do Seminrio. Braslia, mar. 2002. TUCCI, Rogrio Lauria Cruz e (Coord.). Garantias Constitucionais do Processo Civil: homenagem aos 10 anos da Constituio Federal de 1988. So Paulo: Revista dos Tribunais, 1999. ZAVASCKI, Teori Albino. Antecipao da Tutela. So Paulo: Saraiva, 1997.

Vous aimerez peut-être aussi