Vous êtes sur la page 1sur 8

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA GERAILTON QUEIROZ DE MELO

Gnero Textual

CASTANHAL

2013 GERAILTON QUEIROZ DE MELO

Gnero Textual

Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paran, para a disciplina Oraganizao e didtica nos anos iniciais do ensino fundamental: prof. Sandra Rampazzo ,Marilzete Steinle, Ensino da lngua portuguesa: prof. Juliana Fogaa sanches simm, Ensino da educao fsica escolar prof. Orlando mendes fogaa jnior

CASTANHAL 2013

INTRODUO
Neste trabalho ser apresentado um estudo de Gneros Textuais do agrupamento do narrar e sobre linguagem corporal. O agrupamento do Narrar inclui todos os gneros, orais e escritos, que esto a servio do imaginrio humano e que se valem, para serem produzidos, da subjetividade e da fico. nesse agrupamento que se encontram as narrativas tradicionalmente transmitidas pela oralidade, entre elas o conto de fadas, da tradio celta, o conto maravilhoso da tradio oriental, o conto de ensinamento, a fbula, a lenda, o mito, a pardia, os contos de animais e outros. Sabemos que a humanidade no para de evoluir e que com sua evoluo, evolui tambm a linguagem por ela usada, tanto a oral quanto a escrita. O texto aborda basicamente sobre a representao simblica da linguagem corporal, onde o movimento do corpo remete a uma condio motriz, como instrumento relacional do indivduo. Logo a utilizao do movimento do corpo no contexto escolar, favorece na construo de conhecimentos dos educandos, tornando-os mais interessados nos contedos que lhe so apresentados pelos professores. A linguagem corporal tem o papel essencial no processo ensino-aprendizado porque toda em qualquer instrumento que venha somar com mtodo do ensino docente ir de fato oferecer timos resultados futuros na educao em geral, e sem dvidas tambm facilitara no mundo do trabalho, com o trabalho profissional responsvel por esse trabalho to importante, no s nas sries iniciais, assim como em geral na vida escolar. Percebe-se que a dinmica de sala de aula sofre uma modificao, pois a utilizao do ldico no processo de ensino- aprendizagem favorece na compreenso das atividades, tornado as aulas mais prazerosas.

DESENVOLVIMENTO

Podese dizer que os gneros textuais esto intimamente ligados nossa situao cotidiana. Eles existem como mecanismo de organizao das atividades scio comunicativas do dia-a-dia. Assim caracterizam-se como eventos textuais maleveis e dinmicos. Sempre que nos manifestamos linguisticamente, o fazemos por meio de textos, cada texto realiza sempre um gnero textual. Nos estudos da Literatura, temos, por exemplo, poesia, crnicas, contos, prosa, narrativa, etc. Para a Lingstica, os gneros textuais englobam estes e todos os textos produzidos por usurios de uma lngua. Gnero Textual se refere s diferentes formas de expresso textual. Assim, ao lado da crnica, do conto, vamos tambm identificar a carta pessoal, a conversa telefnica, o e-mail, e tantos outros exemplares de gneros que circulam em nossa sociedade. Por exemplo, num conto, usamos predominantemente a capacidade de narrar, mas podemos colocar personagens discutindo um assunto, e ento aparecer a capacidade de argumentar Cada vez que nos expressamos linguisticamente estamos fazendo algo social, estamos agindo, estamos trabalhando. Cada produo textual, oral ou escrita, realiza um gnero porque um trabalho social e discursivo. As prticas sociais que determinam o gnero adequado. O agrupamento da ordem do narrar, Gneros narrativos, podem desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca ps comear com pequenos contos, como os contos acumulativos, aqueles em que h uma espcie de refro que se repete, timos para o perodo de alfabetizao; ligado ao domnio social da cultura literria ficcional, caracteriza-se pelas mimeses da ao atravs da criao da intriga no domnio do verossmil (contos de fadas, fbulas, lendas, fico cientfica, narrativa de enigma, romance, novela, biografia romanceada etc.). Vejamos os conceitos de cada um desses tipos de narrao e as diferenas bsicas entre eles. Romance: em geral um tipo de texto que

possui um ncleo principal, mas no possui apenas um ncleo. Outras tramas vo se desenrolando ao longo do tempo em que a trama principal acontece. O Romance se subdivide em diversos outros tipos: Romance policial, Romance romntico, etc. um texto longo, tanto na quantidade de acontecimentos narrados quanto no tempo em que se desenrola o enredo. Novela: muitas vezes confundida em suas caractersticas com o Romance e com o Conto, um tipo de narrativa menos longa que o Romance, possui apenas um ncleo, ou em outras palavras, a narrativa acompanha a trajetria de apenas uma personagem. Em comparao ao Romance, se utiliza de menos recursos narrativos e em comparao ao Conto tem maior extenso e uma quantidade maior de personagens. Conto: uma narrativa curta. O tempo em que se passa reduzido e contm poucas personagens que existem em funo de um ncleo. o relato de uma situao que pode acontecer na vida das personagens, porm no comum que ocorra com todo mundo. Pode ter um carter real ou fantstico da mesma forma que o tempo pode ser cronolgico ou psicolgico. Crnica: por vezes confundida com o conto. A diferena bsica entre os dois que a crnica narra fatos do dia a dia, relata o cotidiano das pessoas, situaes que presenciamos e j at prevemos o desenrolardos fatos. A crnica tambm se utiliza da ironia e s vezes at do sarcasmo. No necessariamente precisa se passar em um intervalo de tempo, quando o tempo utilizado, um tempo curto, de minutos ou horas normalmente. Fbula: semelhante a um conto em sua extenso e estrutura narrativa. O diferencial se d, principalmente, no objetivo do texto, que o de dar algum ensinamento, uma moral. Outra diferena que as personagens so animais, mas com caractersticas de comportamento e socializao semelhantes s dos seres humanos. Parbola: a verso da fbula com personagens humanas. O objetivo o mesmo, o de ensinar algo. Para isso so utilizadas situaes do dia a dia das pessoas.

Aplogo: semelhante fbula e parbola, mas pode se utilizar as mais diversas e alegricas personagens: animadas ou inanimadas, reais ou fantsticas, humanas ou no. Da mesma forma que as outras duas, ilustra uma lio de sabedoria. Anedota: um tipo de texto produzido com o objetivo de motivar o riso. geralmente breve e depende de fatores como entonao, capacidade oratria do intrprete e at representao. Nota-se ento que o gnero se produz na maioria das vezes na linguagem oral, sendo que pode ocorrer tambm em linguagem escrita. Lenda: uma histria fictcia a respeito de personagens ou lugares reais, sendo assim a realidade dos fatos e a fantasia esto diretamente ligadas. A lenda sustentada por meio da oralidade, torna-se conhecida e s depois registrada atravs da escrita. A todas as nossas expresses atravs dos movimentos, posturas ou gestos que se faam com as diferentes partes do corpo, pelos sentidos visual, auditivo ou tctil, de acordo com a situao, se refere linguagem corporal.A linguagem corporal vem sendo estudada por muito tempo e, de acordo com a opinio de profissionais em psicologia e sociologia, detecta diferentes sentimentos e expresses que no se comunicam com palavras, mas sim com o comportamento fsico. Quando voc conversa com uma pessoa, voc deve saber que voc no est falando s com a boca dela, mas tambm com o seu corpo. Um gesto vale mais do que mil palavras. Quando aprendemos a prestar ateno em nossa linguagem corporal e a interpretar corretamente a dos outros, passamos a ter maior controle sobras situaes, pois podemos identificar sinais de abertura, de tdio, de atrao ou de rivalidade e agir de forma adequada aos nossos objetivos. A comunicao parte integrante da prtica pedaggica do professor., portanto, o elo entre educador e alunos. A comunicao verbal indispensvel em sala de aula. Geralmente, prestamos mais ateno nesta comunicao, pois ela explcita e no depende de interpretao para seu entendimento.

ATIVIDADE
1-) MSICA E O CORPO - Pea s crianas para realizarem movimentos nos quais possam reconhecer e identificar as partes do corpo em si e nos colegas. Use msicas infantis que falem das partes corporais. O selo Palavra Cantada tem algumas opes.

2-) SOU EU MESMO - Deite as crianas sobre um papel Kraft grande e contorne a sua silhueta. Depois, pea para desenharem o rosto e as roupas. Voc pode pedir para o amiguinho desenhar o outro e depois trocarem. . 3-) GUARDA ROUPA - Este um importante exerccio para as crianas exercitarem a percepo de esquema corporal. ** junte vrias roupas velhas; ** explique s crianas que elas tero que se vestir sozinhas. Invente uma dinmica para esta atividade, como por exemplo, quem se vestir primeiro e corretamente ganhar um ponto.

4-) BARALHO GIGANTE COM BONECOS - Essa uma atividade bem conhecida, mas que deve ser realizada durante todo o ano. Desenhe figuras de pessoas em diferentes posies corporais ou recorte-as de revistas

5-) EXERCCIOS EM PROGRESSO - Esta uma atividade simples e objetiva, que desenvolve a coordenao motora, o equilbrio e a velocidade. Realize pequenas corridas na quadra alternadas a velocidade. Comece dizendo que vo se deslocar como uma tartaruga (bem devagar) e v aumentando a velocidade. .

REFERENCIAS

Vous aimerez peut-être aussi