Vous êtes sur la page 1sur 3

Igreja Reformada? Sola...mentos! Lamentvel, lastimvel e deplorvel!

So palavras brandas para descrever o proceder de muitos lderes e de grande parte da massa evanglica que se diz reformada. Neste dias temos visto que muitas igrejas, independente da denominao, esto atoladas at o pescoo nas sandices neopentecostais. Como estamos comemorando os 495 anos de Reforma Protestante e, por mais que isto soe estranho quase unssona esta celebrao no meio cristo evanglico, gostaria de apresentar de forma bsica, breve e limitada as Cinco Solas da Reforma fazendo um contraponto entre o que foi defendido pelos reformadores e o que vemos e ouvimos em igrejas tupiniquins. Por mais que no me julgue preparado para abordar este tema com a reverncia, relevncia e profundidade suficientes, arrisco-me a abordar este assunto nesta data j que o mesmo de fundamental importncia para sade da igreja de Cristo. Cabe ainda ressaltar que a Reforma Protestante teve como marco inicial o afixar de 95 teses contra indulgncias e abusos papais no dia 31 de outubro de 1517 nas portas da capela de Wittenberg, na Alemanha. O autor das teses foi o monge agostiniano Martinho Lutero, que no estava inventando nada, mas chamando a igreja para retornar s Escrituras.

- Sola Scriptura (Somente a Escritura)


Os reformados crem que Sagradas Escrituras so a inerrante palavra de Deus, de maneira que a Bblia a nica e exclusiva regra de f. J muitos de nossos irmozinhos neopentecostais, mesmo que neguem, deram a mo aos catlicos e j tem at Papa Gosper (Patriarca) e debaixo da cobertura espiritual reconhecem que o mesmo tem autoridade apostlica e inquestionvel. Reitero o meu pensamento que considero a doutrina da cobertura espiritual anti-bblica, pois a retrica dos que aderiram a este ensino que discpulo no questiona, obedece. Isto muito diferente da autoridade que Deus deu aos nossos lderes e que devemo-lhes obedincia desde que os mesmos sejam verdadeiros discpulos de Jesus e tenham seu proceder conforme as Escrituras. Enfim: A Bblia a autoridade final nas questes espirituais entre Deus e o homem e no tradies, experincias pessoais e opinies particulares.

- Solus Christus (Somente Cristo)


Somente atravs de Jesus somos reconciliados com Deus, pois de outra forma seria impossvel passar do status de inimigo para amigo de Deus e assim ter paz com o Criador. Jesus o autor e consumador da nossa f, nele somos reconciliados, somos justificados e atravs dele, passamos de mortos em nossos delitos e pecados, para cidados do cus, pessoas que passaram da morte para a vida. Enfim: No h outro, por mais ungido que seja, somente Jesus Cristo mediador entre Deus e os homens.

- Sola Gratia (Somente a Graa)


Somente pela graa somos abenoados por Deus. No h nada em ns que nos faa merecer qualquer bem do Senhor, ao contrrio, todos pecaram e carecem da glria de Deus.

A graa exalta a Deus e humilha o pecador, de forma que as expresses eu determino e eu declaro devem ser substitudas por: perdoa-me Senhor, pois sou miservel, pobre, cego e nu, e dependo totalmente de Ti!. Enfim: Graa o favor de Deus onde no h qualquer mrito humano, a bno que nos alcana independente da fita amarrada ao brao, dos tonis de leo derramados sobre a cabea e bens materiais, das campanhas, do vale de sal, da rplica ridcula da arca da aliana e de todo tipo de patu gospel ou prtica inventada para tentar merecer a bondade de Deus.

- Sola Fide (Somente a F)


Salvao? Somente pela f no Filho Unignito de Deus, no por obras, no porque somos mais expertos que os outros e escolhemos a Deus, nada disso. Porque pela graa sois salvos, mediante a f; e isto no vem de vs; dom de Deus; no de obras, para que ningum se glorie. Efsios 2:8-9 Acredito que muito do triunfalismo dos cristos hoje advm da falta de entendimento da salvao pela f. Todos concordam que pela f, mas reverberam: pela f, mas eu escolhi, eu busquei ao Senhor, eu isto, eu aquilo, e suas vertentes. Ao bater no peito e se fazer merecer a salvao se esquecem da condio do homem antes da iniciativa de Deus para com o perdido: Ele vos deu vida, estando vs mortos nos vossos delitos e pecados Ef 2:1 Enfim: A salvao somente pela f, somente pela f, e nada mais, Deus declara o pecador injusto em justo. Jesus o autor e consumador da nossa f, a iniciativa do Pai que nos deu a Ele e por isto o Senhor jamais lanar fora aos escolhidos de Deus, queles que lhe responderam com f.

- Soli Deo Gloria (Somente para Deus a glria)


S Deus deve ser adorado, Ele no reparte a sua glria com ningum. Hoje muitos tm idolatrado e adorado a vrios deuses sem qualquer tipo de admoestao. comum a adorao a Mmon e bens materiais, Pastores, Cantores, times de futebol, denominaes, posies eclesisticas, etc. No devemos nos vangloriar em absolutamente nada, pois: Porque dele, e por meio dele, e para ele so todas as coisas. A ele, pois, a glria eternamente. Amm! Rm 11:36 Enfim: No ters outros deuses diante de mim. No fars para ti imagem de escultura, nem semelhana alguma do que h em cima nos cus, nem embaixo na terra, nem nas guas debaixo da terra. No as adorars, nem lhes dars culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, que visito a iniqidade dos pais nos filhos at terceira e quarta gerao daqueles que me aborrecem e fao misericrdia at mil geraes daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos. No tomars o nome do SENHOR, teu Deus, em vo, porque o SENHOR no ter por inocente o que tomar o seu nome em vo. Ex 20:3-7

Talvez voc no concorde com o que est escrito acima, todavia se s um escolhido de Deus sers salvo e graas ao bondoso Deus a nossa salvao no est, como vimos acima, atrelada a nada, muito menos ao nosso conhecimento teolgico. Contudo as linhas acima foram escritas com cuidado para refletir os pontos fundamentais da f reformada.

Isto posto, glorifiquemos ao Senhor pelos homens que Deus usou poderosamente para fazer a igreja retornar s Escrituras e que ns possamos tambm sempre retornar a inerrante palavra de Deus, refletindo nosso proceder tendo-a como base e referncia. Saudaes em Cristo, Cludio Maranho

Vous aimerez peut-être aussi