Vous êtes sur la page 1sur 24

Universidade Federal do Pampa Cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia Qumica Prof.

Marclio Machado Morais

Relatrio de aula prtica CONDUO DE CALOR EM BARRAS METLICAS

Fernanda Moreira Oliveira Marcelo Masson Borges

Bag, 2012/01

1. INTRODUO

A transferncia trmica, a transio de energia trmica de uma massa (corpo) mais quente para uma massa mais fria, ou seja, a troca de energia calorfica entre dois sistemas de temperaturas diferentes. Quando um corpo, por exemplo, um objeto slido ou um fluido, est a uma temperatura diferente da de seu entorno ou de outro corpo, a transferncia de energia trmica, tambm conhecida como fluxo de calor ou troca trmica, ocorre de tal maneira que o corpo e seu entorno alcancem equilbrio trmico; o que significa que se encontram a mesma temperatura, conforme a lei zero da termodinmica. Quando ocorre transferncia de energia trmica de um corpo para outro, a propagao se faz do corpo de maior temperatura para o de menor (do mais quente para o mais frio), como descrito pela segunda lei da termodinmica ou o chamado enunciado Clausius. Quando existe uma diferena de temperatura entre dois objetos em proximidade um do outro, a transferncia de calor no pode ser detida; s pode ser feita mais lentamente (noutras palavras, no existe material isolante perfeito). A transferncia ou disperso de calor pode ocorrer por meio de trs mecanismos, conduo, conveco e radiao:

CONDUO: o fluxo de calor atravs de slidos e lquidos causado por vibraes e colises das molculas e dos eltrons livres. As molculas de um determinado ponto de um sistema que a temperatura mais elevada vibram mais rapidamente do que as molculas de outros pontos do sistema, ou mesmo de outros sistemas, que esto a temperaturas mais baixas. As molculas com maior movimento colidem com as molculas menos energizadas e transferem uma parte da sua energia para as molculas menos energizadas das regies mais frias da estrutura.

O gradiente de condutividade para um dado sistema pode ser encontrado usando se a seguinte equao: q = - kA ( T / n) onde T/ n o gradiente de temperatura no sentido da rea A e k a constante de condutividade trmica obtida atravs da experimentao em W/m.K.

Quando o valor de k elevado o material considerado condutor trmico e, caso contrrio, isolante trmico. Com relao temperatura, em alguns materiais como o alumnio e o cobre, o k varia muito pouco com a temperatura, porm em outros, como alguns aos, o k varia significativamente com a temperatura. Nestes casos, adota-se como soluo de engenharia um valor mdio de k em um intervalo de temperatura. A variao da condutividade trmica (no S.I.) com a temperatura mostrada na Figura 1, para algumas substncias. Os metais so os melhores condutores trmicos, enquanto que os no-metais so condutores trmicos pobres.

Figura 1. Condutividade trmica para metais em funo da temperatura.

CONVECO : Fluxo de calor atravs de correntes no interior de um fluido (lquido ou gs). A conveco o deslocamento de volume de uma substncia de uma fase lquida ou gasosa. Quando uma massa de um fluido aquecida, por exemplo, e est em contacto com uma superfcie quente, as molculas so levadas e espalhados o que ocasiona que a massa do fluido se torna menos densa. Por essa razo, a massa aquecida ser deslocada verticalmente e / ou horizontalmente, enquanto que a mais fria mais densa e se deslocada para a parte inferior do fluido (as molculas de baixa energia cintica

deslocam as molculas de alta energia cintica). Atravs deste processo, as molculas do fluido transferem calor de forma contnua para os volumes do fluido mais frios. A Equao a seguir, conhecida como Equao de Conveco: q = h.A. (Ts - T )

Onde h o coeficiente de transferncia convectiva de calor, A a rea implicada no processo de transferncia de calor, Ts a temperatura do sistema e T uma temperatura de referncia. RADIAO : a transferncia de calor por ondas eletromagnticas ou ftons. Ela no necessita de um meio de propagao. A energia transferida por radiao se move com a velocidade da luz. O calor irradiado pelo Sol pode ser trocado entre a superfcie solar e a da Terra sem aquecer o espao de transio.

Na maioria das situaes prticas ocorrem ao mesmo tempo dois ou mais mecanismos de transferncia de calor atuando ao mesmo tempo. Nos problemas de engenharia, quando um dos mecanismos domina quantitativamente, solues

aproximadas podem ser obtidas desprezando se todos, exceto o mecanismo dominante. Entretanto, deve ficar entendido que variaes nas condies do problema podem fazer com que um mecanismo desprezado se torne importante. Como exemplo de um sistema onde ocorrem ao mesmo tempo vrios mecanismos de transferncia de calor, podemos considerar uma garrafa trmica.

No experimento pratico executado fizemos

a utilizao de barras metlicas

cilndricas que puderam ser consideradas como aletas em forma de pino, as aletas so superfcies que se estendem de um objeto com a finalidade de aumentar sua troca trmica com o ambiente a partir de trocas de calor por conveco. Pode-se aumentar a taxa de transferncia de calor de um corpo atravs do aumento de h coeficiente convectivo com o uso de sistemas que aumentem a velocidade do fluido que escoa na sua superfcie ou que diminuam a temperatura do mesmo. Porm, solues como estas podem ter custos muito elevados tornando-as inviveis. Por este motivo, a forma mais utilizada de prover o crescimento da taxa de transferncia atravs do aumento da rea.

Considerando uma aleta em formato de um barra ( pino ) circular, como mostra a Figura 2, fixada em uma superfcie com temperatura Ts e em contato com um fluido com temperatura T possvel derivar uma equao para a distribuio de temperatura,

fazendo um balano de energia em um elemento diferencial da aleta. Sob as condies de regime permanente temos:

Figura 2. Aleta em forma de pino

Na forma simblica esta equao torna-se :

onde P o permetro da aleta, At a rea da seo transversal da aleta e (P.dx) a rea entre as sees x e (x+dx) em contato com o fluido. Se h e k podem ser considerados constantes a equao anterior pode ser simplificada para:

onde

, o coeficiente da aleta.

A ltima equao mostrada uma equao diferencial linear ordinria de segunda ordem, cuja soluo geral :

onde C1 e C2 so constantes para serem determinadas atravs das condies de contorno apropriadas. A primeira das condies de contorno que a temperatura da base da barra igual temperatura da superfcie na qual ela est fixada.

De acordo com a segunda condio de contorno, que depende das condies adotadas, teremos trs casos bsicos: Caso (a) Barra infinitamente longa Neste caso, sua temperatura se aproxima da temperatura do fluido quando x T, ou T=TT em x T. Assim temos:

Tm-se ento, uma aproximao razovel do calor transferido, na unidade de tempo, em uma aleta finita, se seu comprimento for muito grande em comparao com a rea de sua seo transversal.

Caso (b) Barra de comprimento finito, com perda de calor pela extremidade desprezvel

Neste caso, a segunda condio de contorno requerer que o gradiente de temperatura em x=L seja zero, ou seja, dT/dx = 0 em x=L. Assim:

Caso (c) Barra de comprimento finito, com perda de calor por conveco pela extremidade

Neste caso, a lgebra envolvida algo mais complicado, entretanto o princpio o mesmo e o fluxo de calor transferido :

2. OBJETIVOS

Determinar o perfil de temperatura em cada uma das barras metlicas, verificar a influncia do dimetro e do material que constitui a barra cilndrica sobre a transferncia de calor, assim como complementar com a contribuio dos conceitos estudados em aula sobre os princpios de transferncia de calor.

3. MATERIAIS E MTODOS

3.1.

Materiais

No experimento de conduo de calor em barras cilndricas foi utilizada uma unidade experimental de conduo de calor gerado partir de uma fonte resistiva em leo, conforme Figura 3. O equipamento utilizado constitudo de um reservatrio e de quatro barras metlicas cilndricas: (a) barra de cobre, (b) de alumnio e (c) de ao inoxidvel, estas com dimetro de 13 mm e 110 mm de comprimento, e outra (d) de ao inoxidvel com 25 mm e um painel de controle (Figura 4) constitudo de registradores de

temperatura digitais programveis com sistema LED, conectados aos dez termopares e ao elemento resistivo do banho.

Figura 3. Unidade experimental de conduo de calor gerado partir de uma fonte resistiva em leo.

Figura 4. Painel de controle digital programvel com sistema LED.

3.2

Mtodo Experimental Primeiramente regulou-se o painel a uma temperatura de 40oC, e depois em 80oC.

Registraram-se as variaes de temperatura em funo do tempo em intervalos de cinco minutos, para cada uma das hastes at que se atingisse a temperatura de equilbrio de 40oC e 80oC, respectivamente. Planilhas com as temperaturas registradas e tabelas necessrias para elaborao de grficos dos perfis de temperatura, esto em anexo nas Tabelas de 2 a 9. Todos os grficos presentes neste relatrio foram feitos usando o software OriginPro 8.5.

4. RESULTADOS E DISCUSSO

Com base nos dados obtidos de temperatura que foram anotados a cada

minutos podemos montar dois grficos para cada barra os quais podemos analisar os perfis de temperatura, um em que o fluido deveria ser aquecido a 40 oC e outro em que o fluido deveria ser aquecido a 80 oC. Os grficos fornecem a temperatura em cada um dos dez termopares para cada uma das quatro barras no intervalo de tempo necessrio para que as barras atingissem o equilbrio em 40 e 80 oC respectivamente. Podemos considerar cada uma das barras metlicas como sendo infinitas, ao observar que quanto mais distantes da base da barra os termopares se encontravam, mais prximos da temperatura ambiente (25 oC) eram os valores marcados pelos mesmos.

10

Figura 5- Perfil de temperatura para a barra de cobre com 13 mm de dimetro a 40 oC.

Figura 6- Perfil de temperatura para a barra de cobre com 13 mm de dimetro a 80 oC.

11

Figura 7- Perfil de temperatura para a barra de alumnio com 13 mm de dimetro a 40 oC.

Figura 8- Perfil de temperatura para a barra de alumnio com 13 mm de dimetro a 80 oC.

12

Figura 9- Perfil de temperatura para a barra de ao inox com 13 mm de dimetro a 40 oC.

Figura 10-Perfil de temperatura para a barra de ao inox com 13 mm de dimetro a 80 oC.

13

Figura 11-Perfil de temperatura para a barra de ao inox com 25 mm de dimetro a 40 oC.

Figura 12- Perfil de temperatura para a barra de ao inox com 25 mm de dimetro a 80oC.

14

Primeiramente podemos observar nos oito grficos que os pontos ou linhas que no podem ser vistos, no so observados porque esto sobre postos uns sobre os outros, e que as linhas que se aproximam da temperatura ambiente geralmente se sobre pem uma analise melhor desses valores pode ser observada nos valores que esto nas tabelas 2 a 9 em anexo. fcil notar que o cobre que possu a maior condutividade trmica conduz calor mais facilmente do que as outras barras metlicas. Ainda podemos observar que o calor transferido na barra de ao inox com 13 mm de dimetro transferido mais facilmente do que a mesma barra com 25 mm de dimetro, isso devido ao calor ser transferido no sentido radial, e como a barra D possui um raio maior do que a barra C de mesmo material, o calor demora mais para chegar at a superfcie da barra onde perdido por conveco. Podemos encontrar os valores de m (coeficiente da aleta) para cada barra atravs da seguinte equao,

m (hP / kAtr )1/ 2 (4h / kD)1/ 2

Onde adotamos h = 2,5 W/(m2.oC),

A seguir os valores de m calculados,

- barra de cobre (13 mm) = 1,38 - barra de alumnio (13 mm) = 1,80 - barra de ao inox (13 mm) = 2,43 - barra de ao inox (25 mm) = 1,12

15

Agora podemos encontrar os valores do adimensional de temperatura que fornece o perfil de temperatura para as barras metlicas de acordo com a equao a seguir

/b = e-mx
Os valores calculados esto em anexo na Tabela 12.

Com os valore obtidos, podemos montar um grfico com os adimensionais de temperatura pelo comprimento da barra, fornecendo o perfil de temperatura de cada barra conforme Figura 13 a seguir,

Figura 13- Perfil de temperatura para cada barra em funo da distncia x.

16

Em todos os casos, observado que a temperatura das barras diminui com a distncia, o que influenciado diretamente pelo valor da condutividade de cada barra e pela perda de calor, devida a conveco entre as barras e o ar ambiente, podemos ainda observar que para a barra de ao inox com dimetro de 25 mm a transferncia de calor menor em relao a mesma barra com dimetro de 13 mm, isso devido ao mecanismo de conduo se dar no sentido radial da barra.

5. CONCLUSES

Uma quantidade de calor conduzida por uma aleta depende da diferena de temperatura no condutor e das propriedades do material, da sua condutividade trmica. Com os dados coletados no experimento podemos observar o comportamento do perfil de temperatura em funo do tempo e em funo da posio, o processo de transferncia de calor ocorre inicialmente em regime transiente e ao entrar em equilbrio passa para regime permanente. A transferncia de calor ao longo da barra se da por conduo e por conveco, e a velocidade da transferncia depende do valor da condutividade de cada material e do valor de h, a barra de cobre possui uma maior velocidade de transferncia devido ao seu alto valor de condutividade comparado com a dos outros materiais utilizados no experimento. Tambm podemos concluir que o dimetro da barra influencia na transferncia ao compararmos as duas barras de ao inox com diferentes dimetros, quanto menor o dimetro mais rpido o calor transferido. Todas as analises e clculos puderam ser feitos considerando as barras metlicas como sendo aletas infinitas, j que a temperatura da extremidade que se encontrava oposta a fonte de calor se aproximava da temperatura ambiente.

17

6. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

HOLMAN, J. P. Heat transfer. 9. ed., New York: McGraw-Hill, 2002.

INCROPERA, F. P. Fundamentos de transferncia de calor e de massa. 6. ed., Rio de Janeiro: LTC (Livros Tcnicos e Cientficos S.A.), 2008.

http://www.biocab.org/Heat_Transfer.html

18

7. ANEXOS

TABELA 1. Dimenses e propriedades fsicas das hastes metlicas.

Barras

Dimetro

h T 50oC W/(m2oC)

h T 90oC W/(m2oC) 1,7 2,4 1,7 1,1

k T 26,5oC W/(moC) 401 237 14 AISI 316 14 AISI 316

Cobre Alumnio Ao Inox Ao Inox

13 13 13 25

3,9 5,7 3,9 3,1

Fonte: Incropera , 2008

As seguintes tabelas apresentam os valores das temperaturas (em oC) para cada termopar nas barras metlicas em um dado tempo, onde TF a temperatura do fludo medida no painel digital, e T1 a T10 representam a temperatura de cada um dos dez termopares.

TABELA 2. Barra A (cobre) 13 mm dimetro, para TF = 40 oC.

5 min TF T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10 21,8 22 23 23 23 22 20 21 21 20 21

10 min 40,4 29 28 26 25 22 20 21 21 21 21

15 min 40,2 32 31 29 26 24 21 22 21 20 21

20 min 39,9 32 32 30 28 25 22 22 22 20 21

25 min 40,4 33 33 32 29 26 23 23 22 21 21

30 min 40,2 33 33 32 29 26 23 24 22 21 22

35 min 39,8 33 33 32 29 27 24 24 23 21 22

19

TABELA 3. Barra A (cobre) 13 mm dimetro, para TF = 80 oC.

5 min TF T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10 40,5 33 33 33 30 27 24 24 23 22 22

10 min 53,8 37 36 34 30 27 24 24 23 22 22

15 min 69 46 42 39 33 29 25 25 23 22 22

20 min 80 55 49 46 36 31 26 26 24 22 22

25 min 80,5 58 53 49 39 33 28 27 25 23 23

30 min 79,9 58 54 51 41 35 29 28 25 23 23

35 min 80,5 58 54 52 42 35 30 29 26 24 23

40 min 80,6 58 55 52 42 36 31 29 26 25 24

TABELA 4. Barra B (alumnio) 13 mm dimetro, para TF = 40 oC.

5 min TF T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10 22,8 22 21 21 21 22 21 20 21 20 20

10 min 40,4 28 24 23 21 22 22 20 21 20 20

15 min 40,2 32 28 26 23 23 21 20 21 20 20

20 min 39,9 33 29 27 25 25 22 20 21 21 20

25 min 40,4 33 30 28 25 25 23 21 22 21 20

30 min 40,2 34 30 28 26 26 23 21 22 21 20

35 min 39,8 34 30 28 26 26 23 21 22 21 20

20

TABELA 5. Barra B (alumnio) 13 mm dimetro, para TF = 80 oC.

5 min TF T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10 40,5 34 30 28 26 26 23 21 22 21 20

10 min 53,8 37 32 30 27 27 23 21 22 21 21

15 min 69 46 38 34 29 28 24 21 22 21 21

20 min 80 54 45 39 32 29 25 22 23 21 21

25 min 80,5 57 48 43 34 31 26 22 23 22 21

30 min 79,9 58 50 44 36 33 27 23 23 22 21

35 min 80,5 58 50 44 36 33 27 23 24 22 21

40 min 80,6 58 50 44 36 33 27 24 24 22 21

TABELA 6. Barra C (ao inox) 13 mm dimetro, para TF = 40 oC.

5 min TF T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10 22,8 21 21 20 20 21 20 20 20 21 19

10 min 40,4 22 22 21 20 21 20 20 20 21 19

15 min 40,2 25 22 21 20 21 20 21 20 21 19

20 min 39,9 26 23 21 20 21 20 21 20 22 20

25 min 40,4 27 24 22 21 22 20 21 21 22 20

30 min 40,2 28 25 22 21 22 20 21 21 22 20

35 min 39,8 28 25 23 21 22 20 21 21 22 20

21

TABELA 7. Barra C (ao inox) 13 mm dimetro, para TF = 80 oC. 5 min 10 min 53,8 28 25 23 21 22 20 22 21 23 20 15 min 69 31 26 23 21 22 20 22 21 23 20 20 min 80 35 27 24 21 22 20 22 21 23 20 25 min 80,5 39 29 24 22 22 21 22 21 23 20 30 min 79,9 4 30 25 22 22 21 22 21 23 20 35 min 80,5 41 32 26 22 22 21 22 21 23 20 40 min 80,6 42 32 26 22 22 21 22 21 23 20

TF T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10

40,05 28 25 23 21 22 20 21 21 22 20

TABELA 8. Barra D (ao inox) 25 mm dimetro, para TF = 40 oC. 5 min 10 min 40,4 22 20 21 21 20 21 20 21 21 21 15 min 40,2 25 21 21 21 20 21 20 21 21 21 20 min 39,9 26 22 22 21 20 21 20 21 22 21 25 min 40,4 27 23 22 21 20 22 20 21 22 22 30 min 40,1 27 24 22 21 20 22 20 21 22 22 35 min 39,8 28 25 23 22 20 22 20 22 22 22

TF T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10

21,8 22 20 21 20 20 21 20 21 21 21

22

TABELA 9. Barra D (ao inox) 25 mm dimetro, para TF = 80 oC. 5 min 10 min 53,8 28 25 24 22 20 22 20 22 22 22 15 min 69 30 26 24 22 21 22 20 22 22 22 20 min 80 34 27 24 22 21 22 20 22 22 22 25 min 80,5 37 29 25 22 21 22 20 22 22 22 30 min 79,9 38 31 26 23 21 22 20 22 22 22 35 min 80,5 40 33 28 23 21 22 20 22 22 22 40 min 80,6 40 34 29 23 21 22 20 22 22 22

TF T1 T2 T3 T4 T5 T6 T7 T8 T9 T10

40,5 28 25 23 22 20 22 20 22 22 22

TABELA 10. Dimenses das barras metlicas. Barras Cobre Alumnio Ao Inox Ao Inox Dimetro (mm) 13 13 13 25

TABELA 11. Posies dos termopares ao longo das narras metlicas. Barras Posies dos termopares ao longo das barras metlicas (mm). T1 A,B,C,D 50 T2 100 T3 150 T4 250 T5 300 T6 450 T7 600 T8 750 T9 900 T10 1100

23

TABELA 12. Valores dos adimensionais de temperatura para cada barra. X (mm) Barra de cobre Barra de Alumnio 50 100 150 250 300 450 600 750 900 0,93 0,87 0,81 0,70 0,66 0,53 0,43 0,35 0,28 0,91 0,83 0,76 0,63 0,58 0,45 0,33 0,26 0,19 Barra de Ao Inox (13 mm) 0,92 0,85 0,79 0,67 0,62 0,49 0,39 0,31 0,24 Barra de Ao Inox (25 mm) 0,94 0,89 0,84 0,75 0,71 0,60 0,51 0,43 0,36

24

Vous aimerez peut-être aussi