Vous êtes sur la page 1sur 10

1

INOVAR PRECISO: CONCEPES DE INOVAO EM EDUCAO


Claudia Maria Francisca Teixeira Mestra em Educao UDESC e-mail: claudiatei@yahoo.com.br

INOVAR PRECISO: CONCEPES DE INOVAO EM EDUCAO A inovao como campo de estudos H algumas dcadas mudana e inovao tem sido alvo de estudos de educadores e pesquisadores como Fullan (2002), Huberman (1973), Correia (1989), Hernandez et al (2000), Thurler (2001), Cardoso (2003). Destacamos, tambm, os primeiros trabalhos relativos inovao educacional, no Brasil, de Saviani, Ferretti, Wanderley, Goldenberg e Krasilchik organizados por Garcia em 1985. O termo inovao foi importado para educao do mundo da produo e da administrao. Nas dcadas de 1950/60, os tericos da inovao concebiam-na como um processo em etapas previsveis, desde a gestao at a implementao e generalizao (MESSINA, 2001). Assim, o conceito de inovao relacionado educao surgiu impregnado da concepo de que os avanos da Cincia e da Tecnologia determinariam o desenvolvimento econmico, social e cultural. Para esta viso o progresso cientfico e tecnolgico deveria consistir em benefcios e valorizao onde quer que fosse empregado seja no individuo, num produto ou no antigo processo (GOMEZ, 2007). A nfase no dispositivo tecnolgico como deflagrador de inovaes desta perspectiva progressista influenciou programas e reformas educacionais a partir dos anos 19501. As iniciativas de aplicao das inovaes tecnolgicas nos sistemas educativos, em diferentes pases ensejaram pesquisas que viriam a constituir a inovao educacional como objeto de estudo de especialistas e polticos. Gomez (2007) e Wanderley (1985) destacam os estudos de Everett M. Rogers, nos anos 1960, que ao centrar-se na difuso da inovao, abriu caminhos para se referendar a conexo da comunicao, educao e desenvolvimento s proposies tericas de modernizao. Rogers estabelecia a inovao como expresso de uma
1

Nos Estados Unidos, sobretudo, no ensino de Cincias; no Brasil, pela ao do IBECC (Instituto de Educao Cincia e Cultura seo de So Paulo), tambm na dcada de 1950, no intuito de promover as primeiras inovaes no ensino de Cincias das escolas secundrias brasileiras atravs da atualizao dos contedos e materiais didticos, utilizao de novos mtodos e tcnicas, e tentativa de tornar o ensino mais prtico; e, na Inglaterra, a Fundao Nuffield inspirada nas experincias norte-americanas financiou projetos com objetivos semelhantes, visando atender estrutura do sistema educacional ingls. (Krasilchik, 1995).

ideia de novidade, que ao ser percebida como tal pelo indivduo, este decidiria por sua adoo ou rechao. Esta concepo de inovao ressaltava a difuso da inovao como vital a sua permanncia como novidade. Por acontecer dentro de um sistema social, a difuso poderia ser afetada pela estrutura social, que teria influncia, impedindo ou facilitando a sua velocidade de adoo. O destaque dado difuso nos processos de aceitao e realizao das inovaes influenciou e ainda influencia a concepo de acesso como condicionante ao sucesso da inovao. Garcia, em 1985 j alertava para a no neutralidade do conceito de inovao, o qual pode trazer em si valores positivistas de progresso e desenvolvimento, tambm destacando que inovao no soluo mgica que possa ser aplicada para resolver todos os problemas da educao. Para o mesmo autor, muitas das propagadas inovaes podem provocar at mesmo retrocesso e prejuzos qualidade dos sistemas educacionais. Assim, destaca que inovao em educao deve ser acompanhada de questionamentos como: a quem interessa; por quem foi proposta ou implementada e a quem poder beneficiar. TIC, sociedade da informao e do conhecimento e inovao educacional O aparecimento histrico da chamada Sociedade da Informao e do Conhecimento motiva mudanas no mundo do trabalho e da educao, que, respectivamente, vivem o constante desafio do gerenciamento do conhecimento associado s tecnologias digitais, moldando uma cultura do aprender a aprender. Esta sociedade tecnolgica em que a quantidade e a velocidade de informaes so intensas e a presena macia das tecnologias de comunicao e informao digitais no cotidiano e nas prticas sociais provocam mudanas na maneira de ser, de pensar e de agir das pessoas caracteriza a Sociedade da Informao. Castells (2003) nos fala da Sociedade de Redes, como uma estrutura caracterstica da era da informao, que est presente na maioria das sociedades de todo o mundo e nas numerosas manifestaes institucionais e culturais, da mesma forma que a sociedade industrial caracterizou a estrutura social do capitalismo durante a maior parte do sculo XIX. No que diz respeito insero das TIC nos processos educacionais, na busca por uma resposta positiva a indagao de que estas poderiam realmente contribuir para processos inovadores na educao promovendo mudanas significativas, podemos destacar os estudos

de pesquisadores e educadores, como Valente (1993, 1999), Fagundes (1999) e Moran (2000) dentre outros, que empreenderam esforos para que as tecnologias de comunicao presentes na sociedade atravessassem os muros da escola, como suporte a novas concepes do processo de ensino e aprendizagem. Ao fazerem uso de instrumentos tecnolgicos os sujeitos de alguma forma podem modificar seu uso e por eles serem modificados. No tocante especificamente educao, intensifica-se o discurso da necessidade do uso dos novos instrumentos tecnolgicos, bem como, na formao dos professores. Nas palavras de Belloni:
a escola deve integrar as tecnologias de informao e comunicao TIC porque elas esto presentes e influentes em todas as esferas da vida social, cabendo escola, especialmente escola pblica, atuar no sentido de compensar as terrveis desigualdades sociais e regionais que o acesso desigual a estas mquinas est gerando (BELLONI 2005 p.10)

Manfio, no prefcio da obra organizada por Garcia (1995, p.7), ao afirmar que A sociedade pede uma escola eficaz e inovadora enfatiza a concepo de que o desenvolvimento de novos instrumentos tecnolgicos gera novos conhecimentos, assim como as possibilidades de utilizao destes levam expanso e construo de novos ambientes de aprendizagem que, certamente, so responsveis pela produo e disseminao de outros conhecimentos. Esta premncia em inovar a educao, ou imprimir um carter inovador nas aes educativas, pode reforar uma incerteza proveniente da impossibilidade de traar conseqncias precisas para estas mesmas aes inovadoras. Correa (1989) chama ateno para o que denomina verdadeira indstria da mudana responsvel em criar, planejar e aplicar inovaes controladas uma vez que
Para se reproduzir e reproduzir a estrutura social onde se insere, a escola no pode limitar-se a assegurar a sua reproduo. Ela tem de produzir inovaes, tem de reproduzir na inovao e reproduzir inovaes. Inovaes que sejam parcelares, segmentares, racionais, e controladas e cuja introduo no questione o contexto institucional em que so concebidas, em suma, inovaes que no sejam inovantes, que no desencadeiem um movimento incontrolado e irracional de produes de inovaes. (CORREA, 1989, p. 14)

Vale lembrar que na anlise de Saviani (1995, p. 30) sobre inovao educacional esta entendida como "colocar a experincia educacional a servio de novas finalidades", isto , para se inovar preciso partir do questionamento das finalidades da experincia educacional. Em decorrncia, podemos compreender que toda inovao educacional, explicita ou implicitamente, questiona a finalidade da ao educativa que se est desenvolvendo e busca novos meios que se adquem s novas finalidades da educao.

Independente da forma como o processo de inovao realizado, introduzir uma inovao educativa implica uma mudana planejada com propsito de dotar de capacidade a organizao, instituio ou sistema, para satisfazer aos objetivos que motivam a prpria inovao. Assim, inovao educacional pode ser entendida como a busca de respostas aos desafios presentes na dinmica dos processos escolares, a partir da anlise e reflexo que se faz do contexto scio-cultural e efetivas contribuies que tais inovaes podem oferecer para enfrentar estes desafios. Nas conceituaes de inovao pesquisadas podemos perceber uma constante referncia da relao que esta pode ter com mudanas na mediao pedaggica atravs, sobretudo, na insero de novos materiais, recursos, atividades e, at mesmo, novas tcnicas no mbito da ao/prtica pedaggica, visando alcanar novos objetivos e/ou resultados. Cabe esclarecer que mediao pedaggica pode ser entendida como a atuao do professor como ponte entre o aluno/aprendiz e sua aprendizagem no processo de produo de conhecimento. Segundo Masetto (2000)
a forma de se apresentar e tratar um contedo ou tema que ajuda o aprendiz a coletar informaes, relacion-las, organiz-las, manipul-las, discuti-las e debat-las com seus colegas, com o professor e com outras pessoas (interaprendizagem), at chegar a produzir um conhecimento que seja significativo para ele, conhecimento que se incorpore ao seu mundo intelectual e vivencial, e que o ajude a compreender sua realidade humana e social, e mesmo a interferir nela. (MASETTO, 2000, p.145)

O que Moran (2000, p. 67) referenda em sua definio do que seja educar na sociedade da informao como o ato de colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizaes - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem, por meio da integrao de todas as tecnologias: as telemticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, ldicas e corporais ao processo ensino aprendizagem dentro de que denomina viso inovadora de educao. O conceito de brecha digital e as TIC na educao como estratgia para sua superao Da percepo das transformaes que a digitalizao de dados por meio das TIC repercutiu e ainda repercute na forma de organizao da produo e das relaes que se estabelecem com o uso, e at mesmo para o uso, cada vez mais intenso das tecnologias digitais emana o conceito de sociedade da informao (KATZ e HILBERT, 2003). E, da associao das TIC

como recursos necessrios otimizao dos processos produtivos e gerao de benefcios econmicos e sociais decorre sua associao ao desenvolvimento dos pases. Tendo em conta o acesso ou atraso no uso destas tecnologias nos diferentes mbitos da economia, poltica, sociedade e cultura de cada pas que surge o conceito de brecha digital. Segundo organismos internacionais, necessrio contar com polticas pblicas que no s procurem reduzir a brecha digital internacional, como tambm promover uma maior integrao social dos benefcios destas tecnologias, sobretudo nos setores da educao e da sade, cuja brecha no somente se observa entre pases, mas tambm dentro dos mesmos. Esta integrao digital, tambm denominada incluso digital, decorre da compreenso, por parte das organizaes internacionais, de que os esforos de incluso dos pases na chamada sociedade da informao no podem basear-se unicamente nas foras do mercado com o risco de agravamento dos problemas de desigualdade distributiva j existente na regio. Em conseqncia, o acesso ao conhecimento e utilizao das TIC como ferramenta cotidiana no deveriam depender da capacidade econmica individual, mas do papel distributivo do Estado, cuja adoo de polticas voltadas para a reduo da brecha digital em relao a outros pases precisariam ser tambm adotadas internamente no sentido de se evitar uma ampliao, do que se pode chamar de brecha social. Deste entendimento emana a aplicao de polticas que estimulem o uso das TIC em diferentes setores da sociedade A brecha digital tem implicaes que superam as consideraes econmicas e materiais. E temos, nos ltimos 25 anos, um crescente conjunto de aes pblicas orientadas a integrar tecnologias de comunicao digital aos processos de ensino e aprendizagem de crianas, jovens e adultos, na America Latina, como parte de um conjunto de aes voltadas para a reduo das desigualdades sociais, fundamentalmente, atravs da reduo da brecha digital, materializadas em programas nacionais. Inovao, mudana, melhoria ou reforma? Algumas definies e possibilidades de anlise. Em pesquisa mais recente Cardoso (2003), a partir dos estudos de Marmoz (1979), Serrano (1992), Adamczewski (1996) e Cross (1998) apresenta as concepes de: novidade, mudana, processo e melhoria como atributos essenciais para definio de inovao. Assim, para a pesquisadora, o conceito de inovao compreende necessariamente a introduo de

uma novidade num sistema educativo que promova uma real mudana resultante do esforo deliberado e conscientemente assumido, fruto de uma ao persistente e integrada num processo dinmico, que objetive uma melhoria pedaggica. Segundo Hernandez et al (2000), um sistema educacional inovador aquele no qual existem canais de comunicao entre o planejador e os que realizaro a inovao, todos os grupos relacionados com a inovao esto vinculados a ela, o sentido da inovao claro para todos os grupos envolvidos e os conflitos so interpretados como sinnimo de que a inovao necessria. Garcia (1995), tambm alerta para a necessidade de ampliar a inovao para alm das metodologias, atingindo o sistema educacional. Para tal, seria preciso a noburocratizao da inovao, abertura de espaos para a criatividade, reestruturaes e anlise de avanos e erros em sua execuo. O autor enfatiza que a centralizao exagerada e o excesso de formulrios funcionam como barreiras s iniciativas de aplicao e produo de inovaes no sistema educacional. Bem como, a importao de medidas e modelos construdos para outros contextos sociais podem agir como limitadores em grande parte das inovaes. A chave da mudana seria segundo Fullan (2002) e Hargreaves (2005) o significado desta para os docentes. Na construo deste significado coloca-se em jogo o papel de primeira ordem da cultura escolar como determinante da rejeio, da adaptao ou do desenvolvimento da inovao. Da a necessidade dos dispositivos que gerem um ambiente favorvel mudana, uma vez que, de acordo com a cultura de cada instituio escolar pode ser antecipado o porqu de algumas reformas serem condenadas a falharem mesmo antes de serem iniciadas. Encontramos em Cardoso (2003), a partir dos estudos de Canrio (1987) e Huberman (1973), a classificao das inovaes de acordo com as estratgias de implantao. So elas: as poltico-administrativas que se sustentam no poder coercitivo do Estado, possuem carter centralizador da criao difuso, so geralmente acionadas por leis e decretos e ignoram os fatores subjetivos, ou seja, os sujeitos afetados; as emprico-racionais, so as fundamentadas na racionalidade humana, como justificativa para sua adoo. No entanto a racionalidade que prevalece dos que as concebem e difundem, desconsiderando a racionalidade dos adotantes da inovao; e, por fim, as estratgias normativo-reeducativas, que consideram o adotante da inovao como sujeito ativo, seus valores e atitudes, procurando sua participao na soluo

dos problemas num processo de anlise dos problemas pessoais do adotante e reflexo de suas prticas. Quanto ao processo de realizao da inovao, Hernandez et al. (2000) apresentam duas formas bsicas: uma denominada cooptation relativa inovao executada fora do planejado pelos especialistas, conforme a interpretao ou os interesses dos usurios, no caso, escolas. E, uma segunda, a mutual adaptation, resultante de uma negociao entre os impulsionadores da inovao e os professores, o que destaca a importncia do papel destes na implementao de uma inovao no mbito escolar. A partir do at aqui exposto, podemos considerar inovao em educao como a tentativa de criao de respostas novas aos desafios oriundos das necessidades de adequar os sistemas educativos sociedade da informao e do conhecimento, a partir da anlise e reflexo envolvidas no processo nas esferas administrativas e pedaggicas, dos diferentes nveis e modalidades de ensino, verificando avaliativamente as efetivas contribuies que tais inovaes podem oferecer para enfrentar os desafios e produzir as respostas esperadas. E que para serem compreendidas como componentes da inovao em educao as atuais tecnologias de informao e comunicao precisam ampliar o que chamamos frmula dos trs is (insero, instrumento e impacto), investigando no a sua insero, mas sua apropriao; mudando a viso de instrumento restrito a ferramental de ensino, para potencializador de processos de aprendizagem e enfatizando no o impacto cultural, mas sua condio de produto cultural e social. Consideraes no to finais A Amrica Latina, ao longo das duas ltimas dcadas, experimentou e avaliou quase todo o repertrio de polticas e aes que tem sido recomendado pelos organismos internacionais para melhoria da qualidade da educao. Dentre estas polticas, inclumos as voltadas a implementar inovaes na descentralizaro e na autonomia de gesto escolar, nos incentivos ao desempenho, na implantao do perodo integral, nas reformas curriculares, na formao inicial superior e permanente de professores, bem como na aplicao de sistemas de avaliao nacionais de educao bsica e superior. Muitos estudos procuram acompanhar e avaliar os resultados dessas polticas. Coube-nos na pesquisa investigar as inovaes educacionais

relativas s propostas de insero das TIC nos programas nacionais do Brasil ( Proinfo), Argentina (Educar) e Chile (Enlaces), no que concerne s concepes de inovao neles apresentadas. No processo investigativo percebemos a polissemia do termo inovao, procurando levantar algumas destas diferentes concepes no intuito de encontr-las nos documentos analisados. No entanto, o que vimos foram pontos de convergncia nas propostas de insero das TIC, que se apropriam de diferentes aspectos dos conceitos de inovao em educao como suporte para justificarem tal insero. Vimos que bem generalizada a concluso de que a inovao quanto s formas de ensino e aprendizado est associada com a introduo das TIC na sala na aula. Como tambm, a viso da inovao da educao como facilitadora do processo de modernizao e assim participar da globalizao da economia. Diferentes possibilidades so relacionadas insero das TIC como caracteres inovadores para educao so apresentadas nas trs propostas analisadas, tais como: inovao no pedaggico como ferramenta de apoio e material didtico, elemento motivador; ampliao da viso do mundo por meio do acesso informao e da participao em redes; apoio administrao da escola, e; acesso e manejo dos instrumentos tecnolgicos contemporneos por todos, professores e alunos. Pudemos observar uma tendncia das polticas em promover modelos que complementem o uso das TIC atividade educativa diria e prtica pedaggica dos professores, mesmo que em laboratrios, vinculando as tecnologias s aulas nas propostas de contedos curriculares ou no Guia de Formao analisados. Como o laboratrio ou sala de computadores a maneira mais comum de dispor tecnologia nas escolas os professores de alguma forma so impulsionados a desenvolver algum aspecto do currculo, aproveitando o potencial educativo dos recursos digitais ou organizando atividades mais ativas e colaborativas. Ao mesmo tempo, experincias educativas onde cada estudante conta com seu prprio dispositivo digital ao longo das atividades no ambiente escolar, como laptops e celulares, so cada dia mais comuns e, aos poucos, so difundidas e talvez venham a fazer parte de modelos promovidos massivamente pelas polticas pblicas nos pases estudados. Acrescentamos a estas concluses provisrias uma percepo de que as polticas de TIC na educao buscam contribuir para que os setores mais pobres da populao destes

pases possam acessar s recentes tecnologias digitais, atendendo s diretrizes internacionais de oferecer educao de qualidade para todos. No entanto, parece que mais difcil do que reduzir a brecha digital transpor os abismos socioeconmicos ainda to presentes no s na America Latina, como em outras regies do planeta, resultantes e mantidos pelo sistema de produo vigente, cuja capacidade de adaptao e estratgias de sobrevivncia de sua hegemonia, deixa claro que o impacto que estas polticas pretendem ter, sobretudo no que tange reduo das desigualdades sociais, requer muito mais do que a simples oportunidade de acesso s TIC. Apesar de quase duas dcadas de implementao destes programas, parece-nos haver certa desconexo entre a viso de integrar as TIC aos sistemas educativos e seus reflexos como inovadores nas prticas pedaggicas, metodolgicas e organizacionais. Neste contexto, espera-se que a ao das escolas e docentes em relao s TIC seja influenciada por polticas governamentais, assim como, tambm pelos meios de comunicao, empresas tecnolgicas e pelas famlias dos alunos e, por conseguinte, todos os envolvidos no processo inovador devem ser considerados e tomarem parte de todas as etapas de implemento da inovao. (idem) Mesmo assim, podemos observar nos documentos certo otimismo das propostas sobre a capacidade das TIC de produzir mudanas educativas, subestimando o carter subjetivo e emocional que podem envolver os processos de ensino e aprendizagem. preciso considerar mais que os processos racionais da instituio, pois a implementao de um novo comportamento passa pela cultura das organizaes. Para realizar a mudana cultural necessrio que as justificativas do comportamento tambm sejam mudadas, o que pode significar que as mudanas tm que se basear em razes intrnsecas, em novos valores e crenas. A inovao no se decreta. A inovao no se impe. A inovao no um produto. um processo. Uma atitude. uma maneira de ser e estar na educao. (NVOA apud CARDOSO, 2003. p. 14)

REFERNCIAS ALMEIDA, F J; FONSECA, F. Aprendendo com projetos. Braslia, PROINFO/MEC, 1999. BELLONI, M. L. O que mdia-educao? Florianpolis: Autores Associados, 2005. CASTELLS, M. A galxia da internet: reflexes sobre a internet, os negcios e a sociedade Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. 2003. CARDOSO, A. P. O. A Receptividade Mudana e Inovao Pedaggica : o professor e o contexto

10 escolar. Porto. Edies Asa. 2003 COLL, C.; ANRUBIA, J. Anlisis de los usos reales de las TIC en contextos educativos formales: una aproximacin sociocultural. Revista Electrnica de Investigacin Educativa, n10 (2008). Disponvel em: http://redie.uabc.mx/vol10no1/contenido-coll2.html, Acesso em 13/03/2009 CORREIA, J A. Inovao Pedaggica e Formao de Professores. Porto. Edies ASA. 1989 FERRETTI, C. J. A inovao na perspectiva pedaggica. In: GARCIA W. E. (Org.). Inovao educacional no Brasil: Problemas e perspectivas. So Paulo: Cortez, 1995. FULLAN, M. Los nuevos significados del cambio en la educacin. Barcelona. Octaedro. 2002 GARCIA, W. E. (org). Inovao Educacional no Brasil. Problemas e perspectivas. 3a Edio. Campinas: Editora dos Autores Associados. 1995. GOLDBERG, M. A. A. Inovao educacional: a saga de sua definio. In: GARCIA W. E. (Org.). Inovao educacional no Brasil: Problemas e perspectivas. So Paulo: Cortez, 1995. GOMEZ, G. O. Podemos ser mais criativos ao adotar a inovao tecnolgica em educao? Uma proposta em comunicao. Revista Matrizes (on line). N 1, p.209-216, out. 2007 HERNNDEZ, F.; SANCHO, J. M.; Aprendendo com as Inovaes nas Escolas . Porto Alegre: Artmed, 2000. KRASILCHIK, M. Inovao no Ensino de Cincias. In: GARCIA W. Inovao Educacional no Brasil. Cortez. 1995. MESSINA, G. Mudana e inovao educacional: notas para reflexo. Cadernos de Pesquisa. N 114, 2001, p. 225 233. MORAN, J. M., MASETTO, M. T., BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediao pedaggica. Campinas, SP: Papirus, 2000. SAVIANI, D. A Filosofia da educao e o problema da inovao em educao . In: GARCIA, W. E. Inovao Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. So Paulo, Cortez Editora, 1995 THURLER, M. G. Inovar no interior da escola. Porto Alegre. Artmed, 2001. VALENTE, J. Diferentes usos do computador na educao . Em Aberto, Braslia, ano 12, n.57, jan./mar. 1993 VEIGA-NETO, A. Crise da Modernidade e inovaes curriculares: da disciplina para o controle. In: Eliane peres et al.. (Org.). Trajetrias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currculos e culturas. 1 ed. Porto Alegre (RS): EDIPUCRS, 2008, p. 35-58. WANDERLEY, L. E. Parmetros sociolgicos da inovao. In: GARCIA, W. E. Inovao Educacional no Brasil: problemas e perspectivas. So Paulo, Cortez Editora, 1995.

Vous aimerez peut-être aussi