Vous êtes sur la page 1sur 2

ANARQUISMO E SOCIALISMO

Vladimir Ilitch Lnine 1901

Escrito em 1901. Presente traduo na verso das Obras Escolhidas de V.I.Lnine Edio em Portugus da Editorial Avante, 1986, t1, pp 36-37 Traduzido das O. Completas de VI Lnine 5Ed. russo t.5, pp. 377-378

Teses: 1) O anarquismo, nos 35-40 anos (Baknine e a Internacional 1 1866-) da sua existncia (e muitos mais anos desde Stirner), no deu nada alm de frases gerais contra a explorao. Estas frases usam-se h mais de 2000 anos. Falta (a) a compreenso das causas da explorao; (b) a compreenso do desenvolvimento da sociedade que conduz ao socialismo; (c) a compreenso da luta de classes como fora criadora da realizao do socialismo. 2) Compreenso das causas da explorao. A propriedade privada como base da economia mercantil. A propriedade social dos meios de produo. Nil 2 no anarquismo. O anarquismo o individualismo burgus voltado do avesso. O individualismo como base de toda a concepo do mundo do anarquismo. Defesa da pequena propriedade e da pequena explorao na terra. Keine Majoritat3 Negao da fora unificadora e organizadora do poder. 3) Incompreenso do desenvolvimento da sociedade - papel da grande produo - desenvolvimento do capitalismo transformando-se em socialismo. (O anarquismo fruto do desespero. Psicologia do intelectual sado dos carris ou do vadio, mas no do proletrio.) 4) Incompreenso da luta de classe do proletariado. Negao absurda da poltica na sociedade burguesa. Incompreenso do papel da organizao e da educao dos operrios. Panaceias feitas de meios unilaterais, sem coerncia. 5) Na histria contempornea da Europa, que deu o anarquismo, outrora dominante nos pases latinos? - No tem nenhuma doutrina, nenhuns ensinamentos revolucionrios, nenhuma teoria. - Fraccionamento do movimento operrio. - Completo fiasko4 nas experincias de movimento revolucionrio (proudhonismo5 1871, bakuninismo 6 1873). - Subordinao da classe operria poltica burguesa sob a aparncia de negao da poltica.

1 2 3 4 5

Trata-se da I Internacional (Associao Internacional dos Trabalhadores) Nihil: nada. (N. Ed.) Nenhuma maioria (isto , negao pelos anarquistas da subordinao da minoria maioria). (N. Ed.) Fracasso (N. Ed.) Proudhonismo: corrente pequeno-burguesa hostil ao marxismo, que deve a sua designao ao nome do seu idelogo, o anarquista francs Proudhon. Criticando a grande produo capitalista, Proudhon e os seus adeptos lutavam pela perpetuao da pequena produo mercantil; rejeitando a luta poltica, os partidos polticos, os sindicatos e as greves, avanavam projectos utpicos de liquidar a explorao por meio da criao de cooperativas de produo, de crdito e de consumo, da troca no monetria de mercadorias e da liquidao pacfica do Estado. Marx e Engels travaram uma luta consequente contra as tentativas de Proudhon de impor as suas concepes I Internacional. O proudhonismo foi refutado com uma critca implacvel na obra de K.Marx Misria da Filosofia. A decidida luta de Marx, de Engels e dos seus partidrios contra o proudhonismo na I Internacional terminou com a vitria completa do marxismo. 6 Bakuninismo: corrente que deve o seu nome a M.A.Baknine, idelogo do anarquismo, inimigo do marxismo e do socialismo cientfico. A tese fundamental do bakuninismo a negao de qualquer Estado, incluindo a ditadura do proletariado, e a incompreenso do papel histrico universal do proletariado. Os bakuninistas travaram uma luta persistente contra a teoria e a tctica marxista do movimento operrio. A sua tctica de conspirao, de motins imediatos e de terrorismo era aventureirista e hostil doutrina marxista da insurreio. A teoria e a tctiva dos bakuninistas foram severamente condenadas por Marx, Engels e Lnine.

Vous aimerez peut-être aussi