Vous êtes sur la page 1sur 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO UFMA BACHARELADO INTERDICIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA - BCT CINCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PROF.

: ANA LCIA

SOBREVIVENDO AO PROGRESSO
Resenha Crtica
Erickson Fernando Carvalho de Azevedo

So Lus, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHO UFMA BACHARELADO INTERDICIPLINAR EM CINCIA E TECNOLOGIA - BCT CINCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PROF.: ANA LCIA

Resenha crtica ao documentrio Sobrevivendo ao Progresso.


Como seres que vivem a plenitude do sculo XXI, conhecedores e testemunhas de incrveis conquistas, que vo desde a descoberta da escrita at a construo de aceleradores de partculas atmicas, o homem moderno vive emerso numa tecnologia que a cada dia se renova e se mostra cada vez mais precpua a resolver os problemas da humanidade. Por conta dessa falsa crena iluminista, temos a impresso de que no a h problemas que o progresso tecnolgico e cientfico seja incapaz de resolver. No documentrio Sobrevivendo ao Progresso somos levados a repensar a maneira como estamos progredindo. A grande questo levantada ao longo do documentrio : Ser que o nosso crescimento econmico, a nossa tecnologia, os nossos nmeros poderiam ameaar a existncia humana? A primeira novidade que nos lanada que o progresso apresenta tambm um lado negativo e isso antagnico at prpria noo que temos de progresso, uma vez que a prpria palavra progresso em si mesma j traz uma ideia positiva. Ento como fundamentar a teoria de que o progresso tem armadilhas? Para fundamentar o conceito de Armadilhas do Progresso um dos entrevistados utiliza a seguinte exemplo:
Um exemplo seria voltar Idade da Pedra, na poca em que os nossos ancestrais estavam caando mamutes. Eles chegaram a um ponto em que suas armas e tcnicas de caa ficaram to boas que eles acabaram destrudo a caa como meio de vida. As pessoas que descobriram como matar 2 mamutes em vez de 1 fizeram um progresso real. Mas as pessoas que descobriram que podiam alimentar-se muito bem derrubando do penhasco um rebanho inteiro matando 200 de uma s vez caram na armadilha do progresso porque avanaram muito. Eles acreditavam que sempre haveria outra manada de mamutes do outro lado do penhasco

Diante disso, v-se que o motivo da queda nas armadinhas do progresso avanar muito, ir alm daquilo o ambiente pode suportar. Durante o documentrio foi abordado o fato de o crebro humano ser estruturalmente semelhante aos crebros dos chimpanzs, mas quando as duas espcies esto diante de situaes inesperadas apenas uma delas, os humanos, tem a capacidade de se perguntar: Por qu?

Segundo os entrevistados esse fator foi determinante para que o processo evolutivo escolhesse o homem como fator do progresso. Existe porem em tudo isso uma grande incoerncia, que nos faz pensar: se o processo evolutivo fez os homens diferentes dos animais, porque no usamos a nossa capacidade de perguntar por que para nos questionarmos: Por que eu poluo o meioambiente? Por que eu me esqueo dos pobres? Se refletssemos sobre essas e outras questes como o consumismo exagerado, a destruio das florestas e o desperdcio da gua, caminharamos para uma conscientizao que se refletiria na forma como estamos progredindo. Se trabalharmos para construir uma sociedade mais crtica e mais rica de valores, poderemos gerenciar com inteligncia os recursos naturais do nosso planeta, e viver o progresso sem que cairmos em suas armadilhas. Para isto, devemos primeiramente traar um caminho e abordar os temas que influem e impe obstculos consecuo da tica e da moral plena em nossas vidas.

Vous aimerez peut-être aussi