Vous êtes sur la page 1sur 13

IGREJA INTERNACIONAL DA RENOVAO 2 GINCANA BBLICA DO GRUPO DE JOVENS LEO DE JUD 1. Quebra gelo 2.

Introduo I Objetivo: Alm do conhecimento bblico este um momento de descontrao e confraternizao. II - Exposio das regras 1 No permitido correr 2 No permitido forar ou danificar os materiais da igreja 3 No permitido discusso entre as equipes, qualquer problema falar com o juiz da prova. 4 No permitido falar palavras de baixo calo, ofensas, etc 5 No permitido deixar de se divertir 6 Antes de cada prova haver uma explicao do que vai ser pedido, as equipes devero tirar todas as dvidas antes do incio da atividade, a prova no poder ser interrompida no meio. 7 Lembre-se que estamos entre irmos, na presena de Deus. 8 Para saber qual equipe iniciar a prova sero feitas disputas antes de cada prova. Total de pontos da gincana: Aproximadamente 100 pontos. 1 Prova: Nmero de Bblias 1 Explicao: Ganha a equipe que tiver o maior nmero de bblias. PONTOS 10 2 Prova: Organizando os livros 1 Explicao: Cada equipe dever colocar todos os livros da bblia em ordem no menor tempo possvel, ganha a equipe que organizar em menos tempo. No poder utilizar a bblia como auxlio PONTOS: 10 Escrever no quadro a pontuao de cada equipe.

3 Prova: perguntas gerais sobre a bblia 1 Explicao: Essa parte ser colocada no jogo da velha (explicar as regras) quem conseguir fechar os quadrados ganha o jogo, mais todos os quadros sero completados com pontuao por cada pergunta, caso d velha ser contada a pontuao por pergunta. PONTOS 20 PONTOS POR PERGUNTAS SOBRESSALENTES 01 1. Quem foi o pai de todos os que tocam harpa e flauta ? R: Jubal. Gnesis 4.21. 2. Quem foi o primeiro bgamo citado na Bblia e quais eram os nomes das esposas? R: Lameque. Ada e Zil. Gnesis 4-19. 3- Em qual dia foram criados as aves do cu e os peixes do mar? R: No quinto dia (Gn 1.20.23) 4. Quem foi o homem que mais viveu em todos os tempos, quantos anos ele viveu? R: Metusalm viveu 969 anos. Gnesis 5.27 5. Qual a nica mulher cuja idade mencionada no Antigo Testamento. Quantos anos ela viveu? R: Sara, ela viveu 127 anos. Gnesis 23.1. 6. Qual o menor versculo da Bblia ? R: xodo 20-13. No mataras (possui 10 letras) na Bblia Almeida Revista e corrigida ou J 3.2 Disse J, possui 7 letras na Bblia Almeida revista e atualizada. 7. Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo ? R: Melquisedeque. Gnesis 14.18. 8 Qual foi a primeira coisa que Deus criou do mundo visvel? R: Os cus e a terra (Gn 1.1) 9. Qual foi o primeiro homem que cometeu homicdio? Quem ele matou?

R: Caim. Ele matou Abel, seu irmo. Gnesis 4.8

4 Prova: Perguntas de ouro 1 - Explicao: Os participantes deveram se reunir por 5 minutos e relembrar as perguntas, podendo utilizar como apoio uma folha de papel, aps isso 1 participante ir responder. Dever acertar pelo menos 70% da histria. PONTOS: 10 1. Cite os principais nomes da genealogia de Ado que se encontra no livro de Gnesis e qual a sua importncia? R: Aps Caim matar Abel (Gn 4.8), Ado teve outro filho com Eva, que se chamou Sete (Gn 4.25); da descendncia de Sete nasceu No (Gn 28,29), ento houve o dilvio; da descendncia de No nasceu Abro (Gn 11,26). Abro teve o nome mudado para Abrao e recebeu a promessa de Deus de que teria uma descendncia muito grande (Gn 17.5) como a areia do mar e as estrelas do cu (Gn 22.17), de Abrao com Sara nasceu Isaque (Gn 17.19 e 21.3) e desse com Rebeca nasceu Jac (Gn 25.26) que de Lia gerou a Jud (Gn 29.35). A importncia desses nomes que fazem parte da Genealogia de Jesus que veio da tribo de Jud. Lucas 3.34-38 Observao no livro de Lucas est em ordem decrescente (de trs pra frente) Obs. No precisa memorizar as referncias bblicas; exemplo (Gn 4.8) 2. Cite o nomes dos 12 filhos de Jac na sequncia e sua importncia: R. Rben, Simeo, Levi, Jud, D, Naftali, Gade, Aser,Issacar, Zebulon, Jos e Benjamin (Gnesis 29.31 at Gnesis 30.25 e Gn 35.16-18). A importncia desses nomes que eles deram origem s 12 tribos de Israel. Desses nomes os nicos que no aparecem so: Levi e Jos; Levi no teve um territrio separado para a sua tribo, pois foram separados para o servio do Senhor (Sacerdotes, Cantores, Instrumentistas, Guardas do templo, carregadores do tabernculo e dos objetos do culto, etc) (Deuteron. 10.8,9); estes tiveram cidades separadas entre todas as tribos de Israel, 48 cidades ao todo com os seus arredores (nmeros 35.7). Ficou faltando ento 1 para 12. Jos por sua vez teve a sua possesso dobrada, na figura dos seus dois filhos, Efrain e Manasss, que foram adotados por Jac, antes deste morrer (Gn 48.1-5). Manasss teve o seu territrio dividido em Manasss oriental (do outro lado do Jordo) e Manasses (entre o jordo e o mediterrneo) Obs: No precisa memorizar as referncias.

3 Prova Nomes Bblicos 1 Explicao Nessa brincadeira os participantes devero citar nomes bblicos: PONTOS: 10 1 Que comecem com a ltima letra do nome que o outro participante falou Ex Jesus o prximo fala Salomo, o outro fala Obede e assim segue a brincadeira. 2 Nomes bblicos de personagens do livro de Gnesis (__ Min) 3 Nomes bblicos que comeam com a letra J (__ Min) Ganha a equipe que vencer 2 fases. 5PROVA CITE UMA MSICA 1 Explicao Nesta brincadeira o participante dever CANTAR a msica que contenha a palavra que foi falada. Ex alegria: A alegria est no corao de quem... PONTOS: 10 1 2 3 4 5 678910 6 PROVA PERGUNTAS DO LIVRO DE RUTE PONTOS 30

1) Com qual personagem do Novo Testamento Boaz pode ser comparado? R: Jesus.

2) Cite 2 objetivos principais do livro de Rute? 1 Mostrar o resultado da desobedincia para aqueles que abandonam o lugar escolhido por Deus para a nossa habitao. 2 Mostrar o resultado da lealdade de Rute, que mesmo sendo estrangeira abandonou tudo para seguir Noemi. 3 Mostrar a descendncia de Davi real antepassado de Jesus. 3) Quantas pessoas peregrinaram da terra de Belm de Jud para a terra de Moabe no incio do livro de Rute? R: quatro pessoas (Rt 1.1) 4) O que significa Belm de Jud? R: Casa do po. 5) Explique o que aconteceu com a famlia que peregrinou para a terra de Moabe: R: Quando l chegaram Elimeleque morreu, Malon e Quilion casaram se com Orfa e Rute, aps um tempo Malon e Quilion tambm morreram e Noemi decidiu voltar para sua terra, suas noras a acompanharam no incio da jornada. (Rt 1.1-7) 6) Aps a morte de Elimeleque, quantos anos Noemi com seus filhos e noras ficaram em Moabe? R: Quase 10 anos. (Rt 1.4) 7) O que significa Malom e Quiliom? R: Significa franzino e debilitado, respectivamente. 8) Quando os filhos morreram Noemi partiu com suas noras em direo a Belm de Jud, mas durante o caminho Noemi conversou com suas noras. O que Noemi falou para elas e o que aconteceu como resultado da conversa? R: Noemi agradeceu a elas pela solidariedade mas falou a elas que voltassem cada uma para suas famlias e suas casas, pois ela no tinha filhos e mesmo se os tivesse, eles demorariam muito a crescer, suas noras choraram muito. Orfa decidiu voltar para sua terra, mas Rute prosseguiu para Belm com Noemi. (Rt 1.11-19)

9) Qual a atitude do povo de Belm de Jud para com Noemi quando ela retornou para a cidade e o que ela lhes respondeu? R: Todo o povo se comoveu por causa delas, mas Noemi disse que no lhe chamassem mais Noemi (graa), mas lhe chamassem Mara (amargura) por causa das perdas que ela teve na terra de Moabe. 10) O que Rute fez ao chegar a Belm de Jud para conseguir o sustento para ela e sua sogra? R: Foi rebuscar nos campos de Boaz. (Rt 2.2,3) 11) Qual o risco principal que Rute corria ao rebuscar nos campos daquela regio? R: Risco de ser molestada. (Rt 2.9) 12) Aps cumprimentar os seu segadores, Boaz perguntou ao supervisor dos segadores a respeito de Rute e respondeu que a moa era a moabita que tinha vindo de sua terra com Noemi, que ele a havia deixado colher e falou sobre o esforo de, aps isso o que Boaz disse a Rute? R: Disse para ele rebuscar tranqila nos seus campos, pois ele lhe daria proteo e gua. (Rt 2.8,9) 14 ) Como foi o primeiro dia de trabalho de Rute nos campos de Boaz, o quanto ela colheu? R: Foi um dia de muito trabalho, mas muito prspero. Ela colheu um efa (entre 20 e 40 litros), pesava, portanto uns 25 kg (2.17) 13) Qual foi a estratgia que Noemi deu a Rute para que Boaz a remisse?

R: Ela descobriu que durante a noite ele iria peneirar a cevada na sua eira, sabia que depois do trabalho ele iria comer, se deitar e dormir. Rute deveria se deitar aos ps dele e esperar que ele fizesse a sua parte. 14) Qual foi a atitude de Boaz ao ver que Rute estava deitada aos seus ps?

R: Boaz ficou espantado ao vela deitada aos seu ps, mas elogiou-a por no ter ido atrs de um homem mais jovem e se comprometeu a assumi-la caso o remidor mais prximo no o fizesse.

15) Noemi disse que havia voltado vazia de Moabe, mas Boaz, aps encontrar Rute deitada aos seus ps, disse a ela que ela no voltaria para casa vazia. Qual foi o presente que ele deu a ela? R. Seis medidas de cevada, aproximadamente vinte kg. 16) Quantos ancios da cidade Boaz chamou para serem testemunhas entre ele e o remidor? R: 10 Rt 4.2 17) Por que o remidor mais prximo abriu mo do direito de comprar as terras que pertenciam a Elimeleque e tambm de se casar com Rute? R: Ele no queria prejudicar a sua herana. (Rt 4.6) 18) Qual era o costume que o povo de Israel tinha para confirmar uma troca ou compra de uma propriedade? R: Eles tiravam o sapato (sandlia) e davam para a outra pessoa. 19) Quem foi o responsvel por cuidar do filho de Rute com Obede? R: Noemi 20) Qual o grau de parentesco de Obede com Davi? R: Ele era av de Davi (Rt 4.22) 21) Cite 3 qualidades de Rute? Explique

Companheira. Nunca abandonou Rute. Fiel. Nunca abandonou Rute Obediente. Atendeu s instrues de Noemi Trabalhadora. Colheu entre 20 e 40kg de cevada, parando apenas duas vezes durante a tarde. Virtuosa. No procurou outros homens, mas foi quele que estava reservado a ela. Valorosa. Valia mais que 7 filhos (Rt 4.15) 22) Cite 3 qualidades de Boaz

Bondoso Era um bom patro Justo No aproveitou de Rute, procurou o remidor mais chegado antes de tomla como esposa.

Fiel Passou a noite inteira com Rute sem a tocar Cuidadoso Procurou logo resolver a situao com o remidor mais prximo para tomar Rute. Generoso No fez caso do dinheiro e suscitou descendncia para Rute. As terras que ele comprou pertenceria a Obede, filho dele com Rute. Temente a Deus Rute 2.4 A maneira que ele cumprimentou seus empregados. 7 PROVA MMICA 1 Explicao Cada equipe escolher um participante para fazer a mmica. Os demais participantes devero descobrir qual passagem bblica est sendo encenada. Caso a equipe no consiga no prazo de 02 (dois) minutos a outra equipe poder responder. S podero ser utilizados gestos com o corpo. PONTOS: 10 1 A criao do universo 2 O primeiro homicdio 3 Abrao preparando-se para sacrificar Isaque 4 O servo de Abrao foi buscar uma esposa para Isaque. 5 Jac e a viso da escada 6 Jos vendido por seus irmos 7 Rute rebuscando espigas. 8 Rute aos ps de Boaz.

EQUIPE 01 PONTO 01 MARCOS 11.4

EQUIPE 01 PONTO 02 I SAMUEL 1.9

EQUIPE 01 PONTO 03 EXODO 15.20

EQUIPE 01 PONTO 04 II SAMUEL 9.13

EQUIPE 01 FINAL PARABNS!!!!!! VOC MAIS QUE VENCEDOR

EQUIPE 02 PONTO 03 PROVRBIOS 22.6

EQUIPE 02 PONTO 01 GNESIS 28.6

EQUIPE 02 PONTO 04 SALMO 119.176

EQUIPE 02 FINAL PARABNS!!!!!! VOC MAIS QUE VENCEDOR

EQUIPE 02 PONTO 02 MARCOS 7.3

Vous aimerez peut-être aussi