Vous êtes sur la page 1sur 6

Manual de Instrues

Kit de densidade para balanas de preciso

DG-DRN-02
NDICE
Certificado de garantia .........................................................................2 Especificaes.......................................................................................3 Massa especfica de uma amostra slida.................................................4 Descrio das partes..............................................................................5 Instrues de uso...................................................................................6

MAN. 157 REV. 02


SOFT.

1. Certificado de garantia
A Digimed assegura ao primeiro proprietrio deste produto, garantia de 36 meses contra defeitos de fabricao, comprovada pela nota fiscal ou revenda autorizada. A Digimed declara a garantia nula, sem efeito, se este equipamento sofrer qualquer dano por motivo de acidente de qualquer natureza, por produtos qumicos ou corrossivos, uso abusivo ou em desacordo com o manual de instrues, no caso de apresentar sinais de violao dos lacres dos componentes da placa eletrnica ou de conserto por pessoa no autorizada. A utilizao do equipamento de forma no especificada neste manual, poder prejudicar a segurana oferecida pelo mesmo. Os equipamentos so fabricados sob o "SISTEMA DA GARANTIA DA QUALIDADE DIGIMED", conforme ISO 9001:2000, o que nos permite dar como garantia, os prazos mencionados. Esta garantia no abrange eventuais despesas de frete, transporte e embalagem. Declarao de Conformidade Certificamos e declaramos sob nossa responsabilidade que o equipamento, escopo deste certificado, est em conformidade com as caractersticas propostas em projeto e aplicao a que se destina. NOTA: O contedo informativo deste manual, est sujeito a alteraes a qualquer momento sem prvio aviso. Abaixo assinado Digicrom Analtica Ltda. Rua Marianos, 227 - Campo Grande - SP - Brasil 55(0xx11) - 5633-2200 2 55(0xx11) - 5633-2201 @ vendas@digimed.ind.br www.digimed.ind.br

2. Especificaes

MODELO
Volume do Becker Cesto ( x h) Gancho

KN-DRN-02
1000mL 70 x 140mm 70mm

4 3

3. Medida especfica de uma amostra slida


O uso do kit na determinao da massa especfica de uma amostra slida, basea-se no princpio de Arquimdes. Este mtodo de medio comumente chamado de Mtodo do Empuxo e a frmula aplicada dada abaixo:

(r - r ) rx = mxa L a + ra (mxa - mxL) * K


Onde: rx= Massa especfica da amostra rL = Massa especfica do lquido ra = Massa especfica do ar mxl = Massa de amostra no lquido mxa = Massa da amostra no ar K = Correo do empuxo do cesto ( K=0,99983) Logo, torna-se necessria a determinao da massa da amostra em pelo menos dois meios com massas especificas diferentes. Os meios mais comuns so o ar e a gua destilada. Valores usuais de massa especfica para estes meios so: ra= 0,0012 g/cm rL = 0,998 g/cm (a 20 C) Caso algum dos meios utilizados no seja a gua ou o ar, a sua densidade dever ser determinada. Uma obervao importante o grau de preciso na determinao da massa especfica de uma amostra. A medida que este grau se eleva, as condies de temperatura e presso passam a influenciar cada vez mais nos valores de massa especfica dos meios. Neste caso recomendvel a determinao dos valores exatos de massa especfica dos meios. Outro fator a resoluo da balana que dever estar de acordo coma preciso desejada. No tem seguinte, um procedimento passo a passo de como determinar o mxa, mxL e consequentemente o rx ser mostrado para a total compreenso do uso do Kit .

4. Descrio das partes


Modelos de balanas compatveis: KN-1000, KN-2000, KN-3000, KN-4000, KN-5000,KN-5000C, KN-8000, KN-8000 ou DG-15

1. Gancho: Utilizado para fazer a unio entre a clula de pesagem e o cesto. 2. Cesto: Utilizado para suportar a amostra na etapa de determinao de sua massa no lquido. 3. Copo (Becker): Recipiente utilizado para armazenar o lquido.

5. Instrues de uso

Os itens seguintes referem-se ao procedimento passo a passo de como determinar a massa especfica de uma amostra slida. 1. Instale a balana de acordo com as especificaes do manual de instrues 2. Retire a tampa do compartimento de acesso clula de pesagem (fig.1). 3. Coloque o gancho (fig.2). 4. Coloque o cesto no gancho (fig.3). 5. Apoie a balana em uma superfcie que tenha uma abertura para acesso balana pela parte inferior (fig.4) 6. Coloque o becker com lquido sob o cesto (fig.4). 7. Tare a balana 8. Coloque a amostra no prato da balana e anote o valor aps a estabilizao da leitura. Este ser o valor Mxa (massa da amostra no ar). 9. Retire a amostra do prato e coloque-a no esto, imergindo-o totalmente no lquido. Efetue a leitura e anote o valor. Este ser o valor Mxl (massa da amostra no lquido).

Basta substituir os valores na frmula e determinar rx (massa especfica da amostra).

Vous aimerez peut-être aussi