Vous êtes sur la page 1sur 17

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR PROSEL 2013 / PRISE SUBPROGRAMA XVI 1 ETAPA

BOLETIM DE QUESTES

LEIA, COM ATENO, AS SEGUINTES INSTRUES


1. Este Boletim de Questes constitudo de 56 questes objetivas. 2. Voc receber, tambm, um CARTORESPOSTA destinado marcao das respostas. 3. Confira seu nome, nmero de inscrio na parte superior do CARTORESPOSTA que voc recebeu. 4. No caso de no coincidir seu nome e nmero de inscrio, devolva-o ao fiscal e pea-lhe o seu. Se o seu carto no for encontrado, solicite um carto virgem, o que no prejudicar a correo de sua prova. 5. Aps a conferncia, assine seu nome no espao correspondente do CARTORESPOSTA, utilizando caneta esferogrfica de tinta preta ou azul. 6. Para cada uma das questes existem 5 (cinco) alternativas, classificadas com as letras a, b, c, d, e. S uma responde corretamente ao quesito proposto. Voc deve marcar no Carto-Resposta apenas uma letra. Marcando mais de uma, voc anular a questo, mesmo que uma das marcadas corresponda alternativa correta. 7. O CARTO-RESPOSTA no pode ser dobrado, nem amassado, nem rasgado. LEMBRE-SE 8. A durao desta prova de 5 (cinco) horas, iniciando s 8 (oito) horas e terminando s 13 (treze) horas.
PROGRAD Pr-Reitoria de Graduao DAA Diretoria de Acesso e Avaliao Belm Par Dezembro de 2012

9. terminantemente proibida a comunicao entre candidatos. ATENO 10. Quando for marcar o Carto-Resposta, proceda da seguinte maneira: a) Faa uma reviso das alternativas marcadas no Boletim de Questes. b) Assinale, inicialmente, no Boletim de Questes, a alternativa que julgar correta, para depois marc-la no Carto-Resposta definitivamente. c) Marque o Carto-Resposta, usando caneta esferogrfica com tinta azul ou preta, preenchendo completamente o crculo correspondente alternativa escolhida para cada questo. d) Ao marcar a alternativa do CartoResposta, faa-o com cuidado, evitando rasg-lo ou fur-lo, tendo ateno para no ultrapassar os limites do crculo. Marque certo o seu carto como indicado: CERTO e) Alm de sua resposta e assinatura, nos locais indicados, no marque nem escreva mais nada no Carto-Resposta. 11. Releia estas instrues antes de entregar a prova. 12. Assine a lista de presena, na linha correspondente, o seu nome, do mesmo modo como foi assinado no seu documento de identidade.

BOA PROVA!

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia com ateno o Texto I para responder s questes de 1 a 7. Texto I


E se todo mundo ficasse cego? Para Jos Saramago seria o caos. Em seu livro Ensaio sobre a Cegueira, o mundo praticamente acaba enquanto a humanidade vai perdendo a viso. Mas para a cincia as coisas poderiam tomar um caminho diferente. H vrias tecnologias que ajudariam: bengalas ultrassnicas que poderiam indicar se h objetos pela frente ou at robs que atuariam como ces-guias, diz o especialista em robtica Darwin Caldwell, diretor do Instituto Italiano de Tecnologia. Alm disso, precisaramos de coisas como carros que andassem sozinhos e mquinas capazes de substituir mdicos em cirurgias. Mas como esses carros-robs e outros aparelhos seriam construdos sem ningum para ver que pea apertar? Fbricas totalmente automatizadas tambm no esto longe de ser realidade. Robs seriam capazes de se autoconstruir, diz Ken Young, presidente da Associao Britnica de Automao e Robtica. Ou seja: se a cegueira generalizada se espalhasse devagar, daria para a gente remodelar o mundo mudando tudo para que nada mude. Com algumas adaptaes, claro. Teramos que aprender novas maneiras de lidar com computador, por exemplo. Seria algo como tocar um instrumento musical tendo o som como a resposta para cada ao na mquina diz o engenheiro Ken Goldberg, da Universidade de Berkeley, nos EUA. Impossvel? Os cegos que usam computador hoje, com uma mozinha de softwares de reconhecimento de voz e de programas que leem o que aparece na tela, provam que no. E as tecnologias que existem, ou que esto nascendo, tambm.
(In: Revista Superinteressante, 264/abr., 2009)

2.

Com a generalizao da cegueira, a constante modernizao de equipamentos eletrnicos e cibernticos proporcionaria para o ser humano, alm da manuteno das interaes sociais: a a reconstruo de outros sistemas de interao computadorizada mais participativa. b c a construo de combate ao preconceito e excluso social. a definio de novos parmetros de incluso digital que certamente iniciariam novos direcionamentos para a humanidade sem viso.

d a criao de hardwares que seriam aplicados aos PCs mais automatizados, facilitando os servios. e a criao de softwares que seriam verdadeiros olhos, pois manobrariam veculos, leriam semforos, e, portanto, no teramos acidentes, alm de reservar vagas nos estacionamentos.

3.

Considerando a temtica abordada no Texto I, afirma-se que a cegueira: a destruiria a humanidade em pouco tempo. b traria boas mudanas para a humanidade. c praticamente acabaria com a humanidade. d no seria impedimento para a existncia da humanidade. e proporcionaria a extino da humanidade.

4.

1.

Generalizada a cegueira entre os seres humanos, no haveria tantos problemas, o que j afirma a tecnologia da atualidade, e seria necessrio: a a criao de programas sociais, buscando envolvimento em melhorias, visando a melhores condies de vida. b algumas adaptaes, propiciando mudanas necessrias para se conviver nessa sociedade. c a criao de fbricas totalmente robotizadas, nas quais ningum encontraria emprego, e, assim, no haveria nenhum tipo de problema. d a ideia de que, generalizada a perda do sentido da viso, a sociedade humana j poderia antever o seu fim e o comeo de outra. e a implantao de modernos sistemas de comunicao e interao que priorizassem a viso, assim sendo, a generalizao da cegueira teria efeito sobre essa sociedade.

H, atualmente, tecnologias que auxiliam as pessoas. Mas se, de repente, ficssemos todos cegos, essas tecnologias: a no auxiliariam, porque no haveria pessoas capazes de operacionaliz-las. b auxiliariam, cegueira. c d e porque nos adaptaramos

auxiliariam, porque houve tempo adapt-las a novas necessidades. auxiliariam, porque capazes de utiliz-las. j haveria homens

para

pessoas sempre

auxiliariam, porque os vencem as adversidades.

5.

O mundo praticamente acaba enquanto a humanidade vai perdendo a viso, o termo destacado indica que: a o mundo acaba quando a humanidade perde a viso. b a humanidade vai perdendo a viso medida que o mundo acaba. c no existe nenhuma relao entre o fato do mundo acabar e a humanidade perder a viso. d o fato do mundo acabar tem a ver com a garantia de novas tecnologias. e o mundo acaba medida que a humanidade vai perdendo a viso.

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 2

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

6.

Robs capazes de se autoconstruir" seria uma soluo para uma humanidade cega, porque dispensa a/o: a viso b olfato c paladar d tato e audio

9.

Um dos preconceitos que tem atravessado os espaos culturais de todas as pocas, presente no episdio de Os Doze de Inglaterra, e ainda no plenamente superado, : a a ideia de que somente aos homens cabe praticar atos de refinadas boas maneiras. b o de que as mulheres jamais tm meios de reagir s ofensas masculinas, sendo necessrio a outros homens assumir por elas a reao, de vez que isso implica o uso da fora fsica. c a noo de que todos os homens so agressivos, grosseiros e todas as mulheres so delicadas. d a ideia de que somente os homens so capazes de manusear armas de fogo. e a compreenso de que s mulheres cabe cuidar das crianas no lar e aos homens lutar nos campos de batalha quando o seu pas invadido por tropas estrangeiras.

7.

A medicina, tal como a conhecemos hoje, sofreria mudanas radicais em seu desenvolvimento no estgio da generalizao da cegueira. Assim sendo, os mdicos: a trabalhariam, mas com poucos recursos humanos. b seriam considerados profissionais do passado, mas ainda existiriam. c continuariam trabalhando, mas como programadores. d deixariam de ter trabalho, mas fariam outras atividades. e levariam mais tempo para desenvolver seus exames, mas teriam os mesmos resultados. O estudo e a compreenso da pea O Pranto de Maria Parda permite ao leitor: a perceber um contraste entre o contedo profano do texto e sua estruturao, baseada em um modelo litrgico catlico srio, o planctus, ou pranto medieval. b aceitar melhor a noo muito divulgada do respeito absoluto aos valores do teocentrismo na Idade Mdia. c entender por que Gil Vicente registra sempre com seriedade o acatamento aos princpios cristos predominantes na Idade Mdia pela pobreza. d se esclarecer sobre os motivos que fizeram os valores catlicos terem sido acatados pelos camponeses, na Idade Mdia. e concluir que os valores cristos no serviram de suporte nem para as formas literrias do perodo medieval, nem para inspirar seu contedo.

Leia o fragmento abaixo para responder questo 10. Incultas produes da mocidade Exponho a vossos olhos, leitores. Vede-as com mgoa, vede-as com piedade, Que elas buscam piedade e no louvores. [...] E se entre versos mil de sentimento Encontrardes alguns, cuja aparncia Indique festival contentamento, Crede, mortais, que foram com violncia Escritos pela mo do Fingimento, Cantados pela voz da Dependncia. 10. Neste fragmento de soneto, preocupado com a m impresso causada pelos seus primeiros textos, escritos poca da mocidade, Bocage intenta explicar ao leitor como os escreveu. Segundo se l no fragmento, a motivao do poeta quando moo era (m): a a colonizao europeia e o alargamento dos espaos mundiais. b os valores dos quais era dependente quando iniciou sua obra. c o espao buclico onde obrigatoriamente escreviam os neoclssicos. d as crenas e valores cristos da esttica barroca. e o apego s formas e temas ligados cultura medieval.

8.

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

11. Assinale a alternativa correta, considerando os valores, crenas e preconceitos presentes no episdio de Os Doze de Inglaterra, de Os Lusadas, ou na pea teatral O Pranto de Maria Parda. a Em O Pranto de Maria Parda, valoriza-se mais as mulheres do que os homens que frequentam bares, tavernas, porque as mulheres tm maior poder aquisitivo. b O Magrio, de Os Doze de Inglaterra, prefere ir a cavalo at Inglaterra por entender que viajar pelo mar atividade indigna de um guerreiro. c O episdio de Os Doze de Inglaterra, em Os Lusadas, mostra que os valores medievais da cavalaria andante ainda eram apreciados durante a Renascena. d O preconceito contra a mulher que a associa maledicncia e incapacidade de guardar segredos o tema de O Pranto de Maria Parda. e Como o nico dono de taverna que vende fiado bebida alcolica a Maria Parda um judeu, conclui-se que Gil Vicente posiciona-se em sua pea contra o preconceito que associa o judeu prtica da usura.

Leia com ateno o Texto II para responder questo 13. Texto II A boca para cravo pequenina, Pequenina sim , ser rubi, Rubi no tem a cor to peregrina, To peregrina cor eu a no vi: Vi a boca, julguei-a por divina, Divina no ser, eu no o cri: Mas creio, que no quer a vossa boca Por rubi, nem por cravo fazer troca. Ver o aljfar nevado que desata A aurora sobre a gala do rosal, Ver em rasgos de ncar tecer prata, E prolas em conchas de coral, Ver diamantes em golpes de escarlata, Em pingos de rubi puro cristal, E ver os vossos dentes de marfim, Por entre os belos lbios de carmim. 13. Entendido como produo esttica, o Barroco circulou numa extensa rede de trocas chegando s terras colonizadas como valor esttico exportado pelas metrpoles europeias. Conquistadora dos espaos geogrficos, a Europa tambm emprestar ao Brasil os contornos da linguagem literria cultista, por influncia de Gngora, presente nas estrofes acima. Nelas, o cultismo consiste no(a): a rima regular, sinal de uma ruptura com a linguagem fcil da poesia barroca. b exagero descritivo, na ornamentao excessiva do rosto feminino, descrito em cores e formas abundantes. c jogo de conceitos e raciocnios antagnicos que finalmente convergem para uma sntese. d apelo descrio clara e objetiva do mundo valorizando assim a conteno da subjetividade do artista. e aproveitamento de temas medievais da tradio crist, como o conflito entre os gozos fsicos e as penitncias, em favor da salvao da alma.

12. A potica de Bocage nasce no espao racionalista das ideias Iluministas adotadas pela Revoluo Francesa. Sua poesia tem razes prestabelecidas pelos valores e crenas do neoclassicismo. Seus versos lricos inspirados no modelo clssico de poesia, registram, s vezes, o cenrio tpico do locus horrendus, anunciando o que se chamaria mais tarde de Romantismo. A partir dos comentrios, marque a alternativa que demonstra este aspecto de seu pr-romantismo. a s dos cus o composto mais brilhante; Deram-se as mos Virtude e Formosura Para criar tua alma e teu semblante. b Oh, tranas, de que Amor prises me tece, Oh, mos de neve, que regeis meu fado! Oh tesouro! oh mistrio ! oh par sagrado, Onde o menino algero adormece! c Oh trevas, que enlutais a Natureza, Longos ciprestes desta selva anosa, Mochos de voz sinistra, e lamentosa, Que dissolveis dos fados a incerteza. d Deixa louvar da corte a v grandeza: Quanto me agrada mais estar contigo Notando as perfeies da Natureza! e Sofrei que logre os vos contentamentos Que sonham minhas doidas esperanas; A posse de alvo rosto, e loiras tranas, Onde presos esto meus pensamentos.

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia com ateno o Texto III para responder questo 14. Texto III Sobre Gregrio de Matos: Pelo seu gnio malfico e satrico com que deixara Portugal, pelo seu desapego da terra, onde se encontrava deslocado e contrafeito, e a qual no cuidou de afeioar-se, achou-se naturalmente mal e contrariado nesta, e em oposio com ela. Mais de trinta anos de Portugal lhe tornaram insuportvel a mesquinha vida da sua mesquinha Bahia.
(VERSSIMO. 1998, p.101)

15. No Antigo Egito, as crenas religiosas estavam na base de manifestaes culturais como a arte, a medicina, a astronomia, a literatura e o prprio governo. Por isso, deve-se considerar que para alm do desenvolvimento das tcnicas de embalsamamento dos corpos, o processo de mumificao indicava: a o respeito memria dos mortos que tinham seus corpos mumificados com vistas perpetuao das tradies da linhagem familiar a que o morto pertencia. b a venerao dos mortos como princpio da religio egpcia que era politesta e, portanto, concebia em seu panteo a existncia de semideuses. c a crena na vida aps a morte, pressupondo que o corpo do morto deveria ser preservado para retorno do esprito que o faria renascer para a nova vida. d o ritual de passagem dos mortos que eram julgados pelos sacerdotes e considerados dignos de terem seus corpos preservados para o dia da ressurreio dos mortos. e a crena na proteo dos templos atravs da presena e exposio pblica dos corpos embalsamados dos antigos faras e de seus guerreiros. 16. A condio social dos hilotas espartanos era a de escravos do Estado, fato que os particularizava em comparao com os escravos privados dos proprietrios de terras em outras cidades-estado gregas. Com a tendente militarizao da sociedade espartana, a partir do sculo VII a.C, a formao guerreira dos jovens soldados espartanos estimulou uma alterao no papel social desempenhado pelos hilotas. Com isso, afirma-se que: a a condio produtiva de hilotas e periecos tornou-se indistinta, como fora de trabalho devotada ao suprimento de recursos para o treinamento militar. b foi adotada uma poltica de insero de hilotas nas foras militares, como subordinados dos jovens espartanos, atuando como seus auxiliares nas guerras. c foi praticada uma poltica de extermnio total de hilotas, usados no treinamento dos jovens soldados como alvos indefesos. d os jovens soldados espartanos foram inseridos nas atividades produtivas dos hilotas, de modo a habilit-los auto-suficincia nas guerras. e houve intensificao da explorao da mo de obra escrava hilota, voltada para suprir as necessidades econmicas e os recursos materiais no treinamento militar.

14. Gregrio de Matos Guerra desconstruiu valores e crenas da Bahia do sculo XVII e isto lhe causou certo mal estar junto ao espao social da poca, como afirma o texto de Jos Verssimo. O poeta sentia-se desconfortvel com a indiferena que lhe fora dispensada pelo povo baiano e este estado de alma por muitas vezes foi evidenciado em seus poemas. Com base no texto de VERSSIMO (1998) e nesta afirmao, marque a alternativa que melhor evidencie o descontentamento do poeta: a Tristes sucessos, casos lastimosos, Desgraas nunca vistas, nem faladas, So, Bahia! Vsperas choradas De outros que esto por vir mais estranhosos. b Sou um herege, um asnote, mau cristo, pior ministro, mal entendido entre todos, de nenhum bem entendido. Tudo consiste em ventura, que eu sei de muitos delitos mais graves que os meus alguns, porm todos sem castigo. c Ide donde meu amor apesar desta distncia no h perdido constncia nem demitido o rigor: antes to superior d Que s terra homem, e em terra hs de [tornar-te, Te lembra hoje, Deus, por sua Igreja. e Que atropelando a justia S com virtude postia, Se premie o delinquente, Castigando o inocente Por um leve pensamento: Anjo Bento.

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Analise os documentos 01 e 02 para responder questo 17. Doc. 01 Na maior parte das obras produzidas ao longo da Idade Mdia, existe um nico plano. A ausncia de profundidade nas pinturas medievais no fruto de um desconhecimento tcnico, mas de intensa religiosidade [...] Para o homem medieval, o espao era uma dimenso divina, no material, e que no poderia, portanto ser representado. Deus era concebido simultaneamente, entidade onisciente capaz de ver tudo e a todos ao mesmo tempo [...] muitas imagens representavam uma srie de aes em um mesmo plano. O protagonismo dos personagens era dado pelo tamanho: quanto maior a imagem, maior a sua importncia.
(BRAICK, Patrcia Ramos & MOTA, Myriam Becho. Histria: das cavernas ao terceiro milnio. Das origens da Humanidade s reformas Religiosas. So Paulo: Moderna, 2010. p. 184.)

18. Os camponeses franceses do sculo XIV eram conhecidos pelos nobres do reino pelo termo Jacques (que pode ser traduzido em portugus pelo nome Tiago), por ser este considerado como nome comum entre as camadas populares. As revoltas dos Jacques (ou Jacqueries), como ficaram conhecidas, estouraram no norte do Reino da Frana em 1358. Sua emergncia no contexto de crise da Guerra dos Cem Anos (1337-1453) assumiu um sentido de contestao dos privilgios da nobreza rural e foi estimulada pelo/a: a pilhagem das vilas camponesas promovidas por lderes militares aristocratas. b terror implantado no campo pelos viles, mobilizados pela conjuntura de guerra. c aumento de taxas feudais e pelos saques de soldados espalhados pelos campos. d desmonte da ordem social feudal por conta da guerra entre Frana e Inglaterra. e fragilidade das foras militares da nobreza na represso a levantes populares.

Doc. 02

19. Ao compararmos o desenvolvimento do direito escrito em Atenas, confrontando as medidas de reforma social adotadas por Slon (em meados do sculo V a.C.) com a nova ordem democrtica instituda pela reforma poltica de Clstenes (no final do sculo V a.C.), correto inferir que: a ocorreu a sucesso de uma ordem legal tirnica, baseada nas leis draconianas, por um sistema poltico representativo (democracia) que garantia acesso a todos os atenienses s decises sobre a vida da plis. b houve a substituio de uma organizao poltica de categorias sociais delimitadas pelo poder econmico (plutocracia) por uma ordem sociopoltica de igualdade de direitos entre os cidados atenienses (democracia). 17. Os Documentos 01 e 02 so referncias s pinturas medievais. A concepo de mundo que se apreende destes documentos identifica-se com o: a Estoicismo, que enfatizava o desprezo aos prazeres do corpo e a valorizao das virtudes e da alma. b Antropocentrismo, que formulava os conceitos de arte a partir da centralidade do homem e da cincia. c Helenismo, que influenciou na formulao de conceitos humanistas adequados tanto para a pintura quanto para a arquitetura. d Teocentrismo, pelo qual o conceito de Deus encontra-se na centralidade da compreenso de tempo e de espao na Idade Mdia. e Hedonismo, que desprezava os princpios da concepo teolgica da divindade crist onisciente e apegava-se ideia pag dos deuses romanos. c houve a transio de uma ordem legal democrtica, que abolia os privilgios polticos da aristocracia rural, para a ascenso de um regime tirnico de fachada democrtica. d ocorreu um movimento coordenado de ampliao dos direitos polticos, de modo que as reformas de Clstenes completaram o pioneirismo das medidas de Slon, mantendose uma conexo entre plutocracia e democracia. e criou-se um impasse entre a reforma de Slon, que eliminou os privilgios polticos da aristocracia rural, e a nova ordem democrtica de Clstenes, que reps alguns dos privilgios aristocrticos como o controle da Eclsia.

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 6

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Observe a iconografia abaixo para responder questo 20

(CASSON, Lionel(org.)O Antigo Egito. Rio de Janeiro: Jos Olympio, 1983( Biblioteca de Histria Universal Life) In ALVES, Alexandre e OLIVEIRA, Letcia Fagundes de. Conexes com a Histria. Vol 1. Das origens do homem conquista do Novo Mundo).1 ed. So Paulo: Moderna, 2010, p.52

20. A partir da iconografia acima e dos estudos histricos sobre o assunto, afirma-se que no mundo do trabalho no Antigo Egito: a os escravos, mesmo no sendo a maioria da populao, eram os que sustentavam a economia egpcia, pois eram a mo de obra predominante na pesca, base da economia egpcia, assim como eram responsveis pela construo das grandes obras pblicas. b os camponeses trabalhavam na agricultura, na pecuria e na poca das inundaes, provocadas pelo rio Nilo, eram deslocados para a construo e manuteno dos canais de irrigao e para a edificao de templos, palcios e pirmides. os comerciantes prestavam servio ao fara tanto na execuo do comrcio interno como no externo, administrando as trocas de produtos entre as regies do imprio e internamente, entregando ao fara uma parte do lucro obtido. os artesos faziam parte de um grupo de trabalhadores autnomos que concentravam suas atividades na produo de papel, cordas, cestas e esteiras feitas do papiro, planta que se desenvolvia nas margens do Nilo, destinada ao consumo das elites. os escribas faziam parte do corpo de trabalhadores do Estado Egpcio que, por serem os mais letrados junto com os sacerdotes, assessoravam o fara na organizao do mundo do trabalho.

Observe a Iconografia abaixo para responder questo 21 21. A iconografia ao lado ilustra as formas de relaes sociais construdas na sociedade medieval. O modelo de relao que nela se representa ficou assim denominado: a Servido e Colonato b Ordenao e Investidura de cavaleiros c Suserania e Vassalagem d Padroado e Benefcio e Principado e Condato
(MONTELLATO, Andrea Rodrigues Dias.Histria Temtica: terra e propriedade, 7 srie. So Paulo: Scipione, 2000, p.51)

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 7

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia o Texto IV para responder questo 22 Texto IV O fim da Segunda Guerra Mundial marca o incio de uma nova era dentro do percurso capitalista, com as perspectivas abertas pela revoluo tcnico-cientfica.
(SANTOS, Milton; SILVEIRA, Maria Laura. O Brasil: Territrio e Sociedade no incio do Sculo XXI. 2. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001, p. 47. Adaptado.)

22. Considerando o contexto citado no Texto IV e o modo de produo em questo, o atual perodo tcnico-cientfico informacional apresenta: a avano da mundializao da economia decorrente do atual perodo, que gerou reduo da difuso das atividades industriais em pases emergentes, a exemplo do Brasil. b inovaes de grande importncia, porm sem proporcionar maior rapidez tanto nas redes de transportes quanto nas comunicaes, a exemplo da internet. c modernizao da agricultura, resultante do atual perodo que foi responsvel pela intensificao das fronteiras agrcolas e pela reduo dos trabalhadores volantes os boias-frias das reas rurais brasileiras. d novas tecnologias de informao e comunicao, pela maior fluidez no mercado, e uma sociedade vinculada s modernidades como o celular, computadores e a internet. e comrcio, servios e indstrias que se transformaram a partir da modernizao atual do modo de produo capitalista, em espaos mais individualizados e menos competitivos.

23. O socialismo posto em curso pela Revoluo Cubana, em plena guerra fria, soma mais de meio sculo de existncia. Porm, apesar de Cuba ter sido bem sucedida na formao de seu Estado-Nao, apresenta dificuldades para se posicionar poltica e economicamente na reordenao do mundo contemporneo. Destacam-se como fatores importantes deste processo: a o desenvolvimento econmico modesto que Cuba apresentou nestes 50 anos decorrente de sua condio primrio-exportadora, e de sua frgil atividade industrial agravada pelo bloqueio econmico americano. b a inexistncia de um mercado consumidor devido a sua pequena populao absoluta, a falncia de seu parque industrial, efeito exclusivo do bloqueio comercial dos Estados Unidos, alm da falta de autonomia nacional e da descentralizao poltica. c a lenta abertura de Cuba ao capitalismo, fruto da poltica socialista, que tem promovido distribuio igualitria de renda, acesso sade e educao de padro elevado, colocando a Ilha em situao confortvel com relao qualidade de vida de sua populao. d as reformas recm implementadas em Cuba, alterando o sistema unipartidrio e promovendo abertura do mercado cubano, permitindo a entrada de empresas de capital internacional do ramo das telecomunicaes e commodityes. e as dificuldades impostas pelo Estado para a sada de cubanos, em oposio liberalizao da circulao de pessoas e mercadorias estrangeiras, em territrio nacional, o que tem criado uma relao conflituosa entre a ilha e organismos de direitos humanos.

24. No h dvida de que a expanso e a consolidao de um sistema de agronegcios no mundo constituram uma das manifestaes mais importantes dos processos de globalizao, contudo, sem eliminar outras formas de produo agrcola, como por exemplo, a oriunda da agricultura familiar e camponesa. Sobre a dinmica de produo do espao agrrio no contexto do perodo denominado como tcnico-cientfico e informacional, correto afirmar que: a as mudanas econmicas e institucionais, vinculadas ao processo de liberalizao dos mercados e crescimento do domnio do capital financeiro em escala global apresentam impactos diretos na produo agrcola, com destaque para o fim da agricultura familiar. b ocorre uma reestruturao de cadeias produtivas do sistema agroalimentar em nvel global, sob o domnio de corporaes internacionais, que controlam a produo e sua comercializao, estabelecendo uma nova diviso internacional do trabalho. c verifica-se, no Brasil e no mundo, uma tendncia de desenvolvimento da agricultura em duas frentes: o modelo da agricultura orgnica, que domina o mercado latino americano, e o modelo europeu e americano, produtivista- exportador voltado para um tipo de consumidor mais exigente. d a proposta da agroecologia, o agronegcio, as atividades tursticas, alm da valorizao das populaes rurais, vem modificando a paisagem rural e impondo um ritmo acelerado de formas sustentveis de manejo da natureza e conservao do meio ambiente. e a acelerada expanso da produo de gros, atravs da modalidade do agronegcio, vem contribuindo, no Brasil e no mundo, para suavizar a concentrao fundiria, ao mesmo tempo em que se apresenta como soluo para a crise alimentar mundial.

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 8

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

25. Os avanos do meio tcnico-cientificoinformacional significaram uma revoluo nos mais variados campos da vida humana. Desta forma, as sociedades contemporneas tm assistido, ao longo das ltimas dcadas, significativas repercusses deste fato na dinmica de produo e nas formas de apropriao do espao agrrio capitalista. Sobre estas repercusses correto afirmar que: a o desenvolvimento da biotecnologia proporcionou ao homem uma vitria sobre a natureza, pois atravs da inveno das sementes geneticamente modificadas, as transgnicas, utilizadas principalmente no cultivo de produtos alimentares bsicos, conseguiu aumentar a produo e eliminar a fome endmica do mundo. b ocorreram intensas alteraes nas relaes socio-produtivas, com a utilizao de maquinrio moderno e da robotizao nas diversas etapas das atividades agropecurias que ocasionam farta liberao de mo-de-obra no setor primrio. c o uso cada vez mais frequente de tcnicas avanadas como a uniformidade de espcies, que tem levado modernidade e invulnerabilidade s pragas e doenas para as reas rurais do mundo, melhorando no apenas a produo agrcola, mas tambm a qualidade de vida do trabalhador do campo. d com os avanos tecnolgicos e informacionais usados na previso do tempo, o homem tem conseguido eliminar os efeitos catastrficos de fenmenos naturais que atingem as reas rurais e provocam perdas de safras agrcolas. e no Brasil, a chegada da chamada modernidade s reas rurais acompanhada das relaes sociais capitalistas eliminou a presena de figuras bem comuns a este cenrio, como o caso dos trabalhadores temporrios.

26. O espao urbano industrial atual caracterizado por uma maior fluidez, resultado do atual perodo tcnico-cientfico informacional. Essa fluidez influencia em diversas atividades, como as financeiras, administrativas e cientficas dentre outras. Uma das consequncias desse perodo atual o surgimento das metrpoles, conhecidas como cidades globais. A respeito dessas cidades correto afirmar que: a so metrpoles mundiais que apresentam centros de poder poltico nacional e internacional, centros bancrios, de seguros e servios financeiros, sedes de grandes companhias como conglomerados e multinacionais, e centros universitrios de pesquisa de alta tecnologia, como ocorre em Hong Kong. b so centros nacionais que tm como rea de influncia seu pas, em razo de suas atividades financeiras, administrativas, cientficas e, no campo da informao, estarem vinculados s cidades mdias e suas metrpoles regionais. c so grandes aglomeraes urbanas que funcionam como centros de baixa influncia nacional devido precariedade em suas infraestruturas urbanas e no sistema de telecomunicaes, tornando-se centros de comrcio com pouca influncia no mercado nacional. d so metrpoles nacionais que, nas ltimas dcadas, passaram a influenciar exclusivamente em seu entorno, atravs de uma rede bastante hierarquizada que controla e articula a produo econmica de seu pas. e so centros de comando do sistema capitalista, que apresentam baixo nvel de polarizao nos fluxos de redes mundiais o que contribui para a perda do controle e da articulao da produo econmica mundial.

27. Ao longo do tempo da histria da humanidade, as relaes entre sociedade e natureza que resultam na (re) construo do espao geogrfico sofreram modificaes. Nos dias atuais, essas relaes: a so extremamente agressivas, pois o homem usa da natureza alm das necessidades fundamentais para a sua sobrevivncia, estabelecendo valores diferenciados aos recursos por ele explorados, porm respeitando integralmente lugares e culturas de onde se estabelecem. b estabelecem novos comportamentos pois, ao produzirem uma sociedade territorial, investem maciamente na preservao e continuidade da vida, usando tcnicas agrcolas preservacionistas a exemplo do pousio, rotao de terras, dentre outras. c so iguais s do perodo ps Revoluo Industrial, quando se instala o chamado meio tcnico-cientficoinformacional, poca de intensa explorao de recursos naturais e de expanso harmnica do espao virtual que possibilita a transmisso de informaes e imagens em tempo real para todos os lugares do mundo. d so marcadas pelo desenvolvimento da tcnica, da cincia e da informao que determina intensa preservao do meio ambiente, uma vez que as mais novas tecnologias industriais apresentam eficientes artefatos antipoluio, que solucionaram os impactos ambientais antrpicos. e evidenciam a exigncia de enorme demanda de energia eltrica, devido ao uso intenso das inovaes tecnolgicas, a exemplo dos computadores, o que tem forado uma maior explorao das fontes energticas com utilizao cada vez mais intensa dos recursos naturais.

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 9

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

28. No mundo atual, as disputas pelos recursos naturais renovveis e no renovveis apresentam-se na pauta do dia, sob o discurso da crise do uso excessivo de determinados recursos indispensveis sobrevivncia das sociedades contemporneas. Sobre a importncia desses recursos para as sociedades em questo, correto afirmar que: a a escassez da gua, nas reas ridas e semiridas, aliada poluio dos recursos hdricos pela descarga de dejetos industriais urbanos tem acirrado as disputas entre as naes pelo domnio das reas de maior disponibilidades deste recurso, a exemplo da nascente do Rio Jordo. b o uso do Carvo mineral, fonte indispensvel para a indstria de base, a exemplo da siderurgia, aumentou consideravelmente no incio do sculo XXI, decorrncia, principalmente, da exigncia da sociedade por uma fonte pouco poluente. c o uso do gs natural tem se tornado indispensvel devido a sua larga utilizao no mbito domstico, nos transportes e indstrias, dentre outros. Porm a dificuldade de transporte aliada queima extremamente poluente, se comparada a do petrleo, tm inviabilizado seu uso.

Observe o grfico questes 29 e 30

abaixo

para

responder

9,6

4,8 2,4 1,2

d o petrleo, recurso natural no renovvel, fundamental para as sociedades industrializadas tem sua produo e comercializao controladas pelos pases detentores dessas reservas, o que tem se traduzido em pases de economias dinmicas e desenvolvimento social. e o perodo tcnico, cientifico e informacional tem demandado cada vez mais pelo uso de ferro, direcionado principalmente indstria siderrgica, porm o exaurimento das jazidas desse recurso no mundo tem diminudo a oferta e gerado o seu encarecimento.

29. No Brasil, uma empresa de comrcio para internet multiplicou suas vendas nos ltimos anos, conforme ilustrado no grfico acima. Em relao s vendas afirma-se que: a tiveram um crescimento de 2 milhes de reais de 2008 para 2009. b em 2009 cresceram quatro vezes em relao a 2008. c triplicaram de 2009 para 2010. d em 2010 cresceram 2,4 milhes de reais em relao a 2009. e tiveram um crescimento de 4,8 milhes de reais de 2009 para 2011. 30. Considerando o grfico acima em que os valores das vendas, em milhes de reais, continuaro crescendo na mesma forma estabelecida, o valor das vendas no ano de 2015 ser de: a 76,8 b 89,7 c 124,4 d 145,5 e 153,6 31. A ingesto de protenas combinada com prticas de exerccios regulares tm sido costume incorporado ao cotidiano de muitos brasileiros. Um pesquisador verificou que determinada protena absorvida pelo corpo humano em funo do tempo t, em minutos, segundo a expresso p(t) = A.t B.t2, sendo A e B constantes positivas obtidas experimentalmente. Nessas condies, a absoro ser mxima para t (em minutos) igual a: a b c d e

2 2 2 2
Pg. 10

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

32. Uma agncia de proteo ambiental divulgou que, em 2007 foram descartados 2,25 milhes de toneladas de equipamentos eletrnicos, sendo que, 80% desse material foram jogados nos lixes. Considere que essa quantidade de equipamentos eletrnicos jogados nos lixes seja reduzida em 0,225 toneladas a cada ano, a partir de 2007 at 2013. Nessas condies, o percentual da quantidade de equipamentos eletrnicos lanados nos lixes em 2013 em relao quantidade de equipamentos eletrnicos descartados em 2007 ser de:
(Fonte: Scientific American Brasil. Aula Aberta, o prazer de ensinar cincias. Editora Moderna. ANO I-N010-2012. Texto Adaptado).

34. A reportagem METRPOLE VERDE OU SELVA DE PEDRAS (Revista GALILEU, julho de 2012) afirma que um tero dos brasileiros no tem sombra de um arvoredo perto de casa. Nos quadros abaixo, constam as capitais dos Estados da Regio Norte com os respectivos valores da proporo de casas perto de rvores e o nmero de cidades brasileiras distribudas por faixa de percentuais em relao proporo de casas perto de rvores.
REGIO NORTE Proporo de casas Capitais perto de rvores Palmas 0,7990 Macap 0,6600 Boa Vista 0,4750 Porto Velho 0,4000 Manaus 0,2400 Belm 0,2230 Rio Branco 0,1380 Faixa de percentuais em relao proporo de casas perto de rvores Acima de 90% Acima de 70% a 90% Acima de 50% a 70% At 50% Quantidade de cidades brasileiras 1506 1606 1020 1434

a 75% b 45% c 30% d 25% e 15% 33. No Brasil, o advento da internet com os grandes portais e os blogs no representou uma mega ruptura em termos de espao criativo das pessoas. A verdadeira ruptura chegou junto com as redes sociais: Orkut e youtube no comeo, e depois twitter,e, mais recentemente, o facebook. Um pesquisador que investiga o comportamento de brasileiros nessas redes sociais concluiu que, ao longo de um mesmo intervalo de tempo, os acessos mensais (A) ao youtube e ao facebook ocorreram de acordo com as leis A(t) = m e A(t) = n.at, respectivamente, sendo m e n inteiros positivos, com m > n e a > 1. Nessas condies o instante t em que o nmero de acessos ao youtube coincide com o nmero de acessos ao facebook :
(Fonte: Revista Galileu. Resolva seus problemas usando cincia. Editora Globo, Julho de 2012, N0 252. Texto Adaptado).

O percentual de cidades brasileiras que se encontram na mesma faixa que a maioria das capitais da Regio Norte em relao ao total das cidades brasileiras : a Menor que 20% b Maior do que 20% e menor do que 25% c Maior do que 25% e menor do que 30% d Maior do que 30% e menor do que 35% e Maior do que 35% 35. Uma pesquisa realizada com 1000 pessoas, quanto ao tipo de equipamento com que acessam a Internet, constatou que: 150 pessoas utilizam celular e tablet; 200 pessoas utilizam computador porttil e tablet; 300 pessoas utilizam computador porttil e celular; 300 pessoas utilizam tablet; 600 pessoas utilizam computador porttil; 650 pessoas utilizam celular; 75 utilizam computador porttil, celular e tablet. Tomando por base os dados desta pesquisa, correto afirmar que o nmero de pessoas que acessam a Internet, utilizando outros meios, : a 275 b 225 c 175 d 75 e 25

a log log b log log c log log d log log e log log

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 11

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

36. O crescimento em altura de uma determinada espcie de rvore, a partir do plantio, pode ser modelado pela equao

h = a t2,
em que h a altura expressa em metros, a = 0,2 m/ano2 uma constante e t o tempo em anos. Passados 5 anos do plantio de uma dessas rvores, um fruto se desprende do ponto mais alto de sua copa. Neste caso, o intervalo de tempo que o fruto levar para atingir o solo, em segundos, igual a:
Dado: acelerao da gravidade g = 10 m/s2

39. Um motorista atendeu a uma ligao enquanto dirigia seu automvel, utilizando o telefone celular. A perda de concentrao momentnea ocasionada por esse ato durou 2 s, tempo suficiente para o automvel percorrer 30 m, com velocidade constante. Aps esse intervalo de tempo, o automvel colidiu com um caminho que estava parado logo sua frente, de tal forma que, aps a coliso, os dois veculos ficaram atrelados. Admitindo que a massa do automvel seja de 1000 kg e que a massa do caminho seja de 4000 kg, a velocidade do sistema formado pelos dois veculos, logo aps a coliso, em m/s, foi igual a: a 1 b 2 c 3 d 4 e 5 40. A figura abaixo mostra o brasileiro Arthur Zanetti se apresentando nas Olimpadas de Londres, em trs situaes, nas argolas, aparelho em que ele conquistou a medalha de ouro para o Brasil. Sejam TA, TB e TC as traes experimentadas pelas cordas que sustentam o atleta, respectivamente nas situaes A, B e C. Sendo P o peso do atleta, e sabendo-se que os ngulos e satisfazem a desigualdade < , afirma-se que:

a 1 b 2 c 3 d 4 e 5 37. Na construo de um prdio na cidade de Belm, empregado um guindaste de potncia igual a 6 kW para o transporte de materiais. Admita que uma caixa de 400 kg, contendo ferramentas, seja iada do cho at a parte superior de um prdio de 20 andares, em que cada andar possui 3 m de altura. Neste caso, o tempo de iamento da caixa pelo guindaste, em segundos, igual a:
Dado: acelerao da gravidade g = 10 m/s2

a 10 b 20 c 30 d 40 e 50 38. Uma forte chuva provocou a queda de uma mangueira de 8 m de altura na cidade de Belm. Considerando que a rvore, levou 4 s para atingir o solo, a velocidade mdia, em m/s, do topo da copa da rvore foi aproximadamente igual a:
Dado: = 3

a 3 b 6 c 9 d 12 e 15 (Fotos-Arthur Zanetti.com.br) a a trao TA menor do que a trao TB b a trao TC maior do que a trao TB c as traes TA, TB, e TC so iguais e valem P/2 d desprezando o peso das argolas e das cordas, TC igual a P/2 e nas trs situaes o equilbrio do atleta instvel
UEPA PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI Pg. 12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

41. Este ano ocorreu, no Rio de Janeiro, a megarrampa, a competio mais radical do esqueitismo, que faz uso da estrutura mostrada na figura abaixo. A rampa tem 27 m de altura, o que corresponde a um prdio de 9 andares, e um vo livre, aps a primeira descida, para manobras areas. A parte mais baixa da rampa, na primeira descida, se encontra a 3 m do solo. Um competidor de massa igual a 70 kg, partindo do topo da rampa, inicialmente em repouso, atinge a velocidade de 72 km/h ao final da primeira descida.
(Adaptado de skateonline.com.br) Dados: acelerao da gravidade g = 10 m/s2 Despreze a massa do esqueite

Leia o Texto V para responder questo 42 Texto V Com 82 anos, morreu, em 25 de agosto de 2012, aquele que reescreveu a histria da humanidade no sculo XX, o primeiro homem a pisar na Lua. O astronauta americano Neil Armstrong, comandante da misso Apollo 11, pisou em solo lunar em 20 de julho de 1969, quando cunhou a clebre frase: " um pequeno passo para um homem, mas um grande salto para a humanidade". A nave Apollo 11 orbitou em torno da Lua em uma rbita circular de raio aproximadamente igual a 1850 km, movendo-se a uma velocidade constante de aproximadamente 5800 km/h.
(Adaptado de www.g1.globo.com acessado em 25/08/2012)

42. Sobre o Texto V so feitas as seguintes afirmaes: I. Se Armstrong, aps descer na Lua, tivesse lanado uma moeda verticalmente para cima, o tempo gasto pela moeda para atingir a altura mxima seria menor do que o tempo gasto na Terra. II. Sabendo-se que a rbita circular da Apollo 11 foi mantida por meio da aplicao da fora gravitacional lunar, a acelerao centrpeta da nave foi aproximadamente igual a 18 m/s2.

Sobre as informaes seguintes afirmaes: I.

acima,

so

feitas

as

A energia mecnica dissipada at atingir o ponto mais baixo da primeira descida vale 2,8 kJ. A energia potencial, em relao ao solo, ao atingir o ponto mais baixo da primeira descida, vale 16,8 kJ.

II.

III. A fora aplicada pelo solo nos ps de Armstrong, ao pisar pela primeira vez na Lua, foi menor do que a fora exercida pela superfcie terrestre em seus ps antes dele subir na nave. IV. Sabendo-se que a Apollo 11 deu 12 voltas completas em torno da Lua, descrevendo um movimento circular uniforme, o perodo do movimento orbital da nave foi aproximadamente igual a 115 min.
Dado: = 3

III. A energia mecnica inicial em relao ao solo vale 18,9 kJ. IV. A energia cintica, ao atingir o ponto mais baixo da primeira descida, vale aproximadamente 180 kJ. A alternativa que contm todas as afirmativas corretas : a I e II b I e III c II e III d I e IV e III e IV

A alternativa que contm todas as afirmativas corretas : a I e II b I e III c II e III d I e IV e III e IV

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 13

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia o Texto VI para responder questo 43 Texto VI O mal de Parkinson, doena amplamente divulgada com propagandas de preveno, causada pela diminuio de produo de dopamina pelas clulas cerebrais (neurnios). Especialistas acreditam que podero substituir essas clulas por clulas nervosas criadas em laboratrio. [...] dessa forma, pesquisadores dessa doena realizam experimentos com ratos, utilizando clulas em estgio embrionrio, as clulas-tronco, que so retiradas do crebro de ratos adultos e transformadas em neurnios, que substituem as clulas lesadas nestes animais.
(Adaptado de Minimanual Compacto de Biologia: Teoria e pratica Cleusa Boschila, So Paulo, 2003).

Leia o dilogo abaixo para responder questo 45 Al! - Oi Tati voc se conectou no face hoje? - esto falando que a Lucy est grvida, imagina s, o quinzola (festa de 15 anos) dela foi um dia desses e dizem que ela est no segundo ms de "gravidez, essa notcia esta bombando na net. 45. Quanto ao processo biolgico em destaque no dilogo acima, correto afirmar que: a a fecundao do vulo ocorre na poro superior do tero. b o pncreas, os pulmes e o fgado possuem origem Endodrmica. c a nidao o processo de penetrao do espermatozoide no ovcito II. em de d a neurulao do embrio se completa na 2 semana aps a fecundao. e as vilosidades corinicas so projees formadas pela proliferao do blastocisto. Leia o Texto VII para responder questo 46 Texto VII Foi veiculado, recentemente, no portal da UNESP, um curativo desenvolvido por biotecnologia que aguarda sua aprovao pela Agencia Nacional de Vigilncia Sanitria. O biocurativo, como chamado, auxiliar na cicatrizao de leses. A composio bsica do mesmo a celulose pura, obtida a partir da sntese realizada por bactrias da espcie Acetobacter xylinum. A obteno do componente bsico do curativo economicamente vantajoso e ecologicamente correto, pois evitar a extrao da celulose de espcies vegetais na confeco deste produto. (Adaptado: Pelcula de celuloses. Disponvel em
HTTP://www.unesp.br/aci/jornal/192/biotecnologia.php. Acesso em 30/08/2012)

43. A vantagem da utilizao das clulas destaque no Texto VI a seguinte: a apresentam reduzida capacidade multiplicao celular.

b o processo de diviso celular que ocorre nessas clulas a meiose. c quando extradas de organismos apresentam genoma haploide. adultos

d so capazes de gerar todas as demais clulas especializadas do organismo. e ao se dividirem, do origem a clulas filhas com a metade do nmero de cromossomos. 44. Em busca da esttica perfeita e de boa sade, as academias tornaram-se pontos de encontro onde a comunicao extensa, ampla e irrestrita. Nesses espaos, os carboidratos so utilizados como substrato energtico celular durante cada srie de exerccios. Dentre esses carboidratos, destaca-se a glicose. Sobre o carboidrato em destaque, afirma-se que: I. II. produzido pelas plantas por meio do processo de fotossntese. Nos animais armazenado sob a forma de glicognio.

III. um polissacardeo utilizado pelos vegetais como reserva energtica. IV. encontrado em alimentos como uva, mel e frutas de modo geral. V. Nos vegetais armazenado na forma de amido.

46. Os organismos produtores de celulose, em destaque no Texto VII, so diferenciados pela estrutura celular: a Cloroplasto b Ribossomo c cido Nuclico d Parede Celular e Membrana Plasmtica 47. Campanhas publicitrias recomendam a utilizao de preservativos (camisinhas) na preveno de doenas sexualmente transmissveis. Esta orientao, amplamente veiculada nos meios de comunicao, no surte o efeito desejado na seguinte DST: a AIDS b Sfilis c Gonorreia d Candidase vaginal e Pediculose pubiana

A alternativa que contm todas as afirmativas corretas : a I, II, III e IV b II, III, IV e V c I, II, IV e V d I, III, IV e V e I, II, III, IV e V

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 14

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

48. A utilizao de substncias que promovem a ereo peniana um fato corriqueiro no nosso cotidiano, sendo amplamente citado nas mdias, inclusive em programas de humor. As restries e contra indicaes destes medicamentos so informadas pelos mdicos durante a consulta e na prescrio de tais substncias. O objetivo da medicao alcanado quando a estrutura anatmica responsvel pela ereo est funcionando adequadamente. A estrutura anatmica referida no texto a (o): a Uretra b Prstata c Epiddimo d Vescula seminal e Corpo cavernoso Leia o Texto VIII para responder questo 49 Texto VIII Recentemente um documentrio televisivo apresentou a estrutura do DNA, elemento fundamental na constituio dos seres vivos, mostrando o seguinte passo-a-passo: 1 - Na espcie humana, os cromossomos encontram-se no ncleo de cada clula. 2 - Nossas clulas reprodutivas possuem 23 cromossomos. 3 - As clulas somticas (exceto hemcias maduras) possuem um par de cada cromossomo. 4 - O cromossomo constitudo por um longo filamento de DNA, que por sua vez, corresponde a uma sequncia de nucleotdeos compostos por molculas ligadas umas s outras na forma de uma dupla hlice.
(Adaptado de http://www.umavisaodomundo.com/ 2008/08/teoria-evolucao-darwin-neodarwinismo.html).

Leia o Texto IX para responder s questes 50 e 51 Texto IX Uma das misses envolvidas no envio do rob CURIOSITY pela NASA a investigao da composio qumica do solo que constitui o planeta Marte, pois sabido que metais como Ferro (Fe), Alumnio (Al) e Cobre (Cu) so muito importantes para a manuteno e desenvolvimento de novas tecnologias. Assim, pesquisas de outras fontes minerais tornam-se estratgicas. Com relao composio qumica da Terra, alguns elementos qumicos no so encontrados em seu estado fundamental, o que requer o uso de processos fsicos e/ou qumicos para obteno em estado puro. Exceto os gases nobres, que so formados por tomos isolados, os tomos dos demais elementos qumicos atraem-se mutuamente formando os compostos qumicos. Exemplos destes compostos so os minrios extrados da natureza pelas indstrias deste setor, os mais comuns so a Hematita (Fe2O3), a Cuprita (Cu2O), e a Alumina (Al2O3). 50. Baseado no Texto IX, correto afirmar que: a os elementos qumicos combinam-se entre si para adquirir uma configurao eletrnica estvel. b os elementos qumicos combinam-se entre si somente quando pertencem a um mesmo perodo da tabela peridica. c os elementos qumicos representados pelos smbolos Fe, Cu e Al se enquadram entre os representativos da tabela peridica. d os elementos qumicos combinam-se entre si somente quando h transferncia de eltrons entre eles. e os elementos qumicos combinam-se entre si, atravs de ligao inica, para formar o composto Al2O3. 51. A respeito dos minrios citados no texto IX (Fe2O3), (Cu2O) e (Al2O3), correto afirmar que: a seus nomes IUPAC so: xido de ferro, xido de Cobalto e xido de alumnio. b na reao qumica do Fe2O3 com o H2SO4 gera-se como um dos produtos um sal. c os estados de oxidao do Fe, Cu e Al nestes minrios so respectivamente: +2, +1 e +3. d na reao qumica do Cu metlico com o H2SO4 gera-se como um dos produtos o xido de cobre (Cu2O). e as massas moleculares do Fe2O3, Cu2O e Al2O3 so, respectivamente: 159,6; 153 e 103 g.mol-1.

49. Sobre o assunto abordado no Texto VIII, analise as assertivas abaixo e coloque V ou F conforme sejam verdadeiras ou falsas: ( ) Os gametas humanos so clulas haploides. ( ) As clulas somticas apresentam 46 cromossomos. ( ) As hemcias maduras apresentam 23 cromossomos. ( ) A Adenina, guanina, citosina e uracila so bases nitrogenadas do DNA. ( ) Nucleotdeos so constitudos por bases nitrogenadas, pentose e acido fosfrico. A alternativa que apresenta a sequncia correta de cima para baixo : a V, V, F, F, V b V, F, V, V, F c F, V, V, F, V d F, V, F, V, F e V, V, F, V, F

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 15

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia o Texto X para responder s questes 52 e 53 Texto X Mesmo com a minimizao da gerao de poluentes no ambiente, muitos compostos liberados para a atmosfera ainda promovem malefcios populao. Dentre eles, os xidos de enxofre (SO2 e SO3) e de nitrognio (N2O, NO e NO2) presentes na atmosfera formam cidos, aumentando a acidez no ambiente. 52. Considerando o texto acima e as equaes qumicas abaixo, avalie as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I.

Os xidos das equaes 1 e 2 so xidos bsicos, pois reagem com a gua produzindo cidos. A nomenclatura dos cidos, das equaes 1 e 2 so, respectivamente: cido nitroso, cido ntrico, cido sulfuroso e cido sulfrico.

54. Em um trabalho escolar, um estudante de qumica acessou a internet para compreender a importncia do clcio na nossa vida e no nosso cotidiano. Descobriu que estes compostos so utilizados na fabricao de uma ampla variedade de produtos, que vai desde tintas at fertilizantes, incluindo-se os vidros, assim como a disfuno metablica do clcio nos seres humanos que pode dar origem a problemas cardacos, clculos renais, raquitismo, m dentio, osteoporose, etc. Descobriu, tambm, que o carbonato de clcio (CaCO3) sofre decomposio trmica e forma o CaO, que entra na composio de mais de 90% de todos os vidros comercializados: com 72% de slica, 13% de Na2O a partir do Na2CO3, cerca de 11% de CaO a partir do calcrio e 4% de outros ingredientes. Considerando-se a situao apresentada acima, correto afirmar que: I. O elemento qumico clcio possui a configurao eletrnica 1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2 II. III. A reao do CaO com H2O forma o Ca(OH)2. O NOX do clcio no CaCO3 igual a +1.

II.

IV. O xido de clcio (CaO) um xido bsico. A alternativa que contm todas as afirmativas corretas : a I, II e III b II, III e IV c I, III e IV d I, II e IV e I, II, III e IV 55. A tabela peridica sistematizou o estudo dos elementos qumicos e favoreceu o amplo desenvolvimento da qumica. Com relao ao estudo dos elementos qumicos, considere as seguintes configuraes eletrnicas atribudas aos elementos A, B, C e D. A-1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6 B-1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d10, 4p5 C-1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p6, 4s2, 3d3 D-1s2, 2s2, 2p6, 3s2, 3p4. Analise as configuraes dos elementos: I. II. O elemento A um gs nobre. O elemento B pertence a famlia 17.

III. A nomenclatura do composto NO2 dixido de nitrognio. IV. No composto N2O, o nitrognio tem NOX +2. A alternativa que contm todas as afirmativas corretas : a I e IV b II e III c I e II d III e IV e II e IV 53. Ao realizar o balanceamento das equaes 1 e 2 da questo anterior, os coeficientes estequiomtricos obtidos so, respectivamente: a 2, 2, 1, 1 e 4, 4, 3, 2, 2 b 2, 2, 2, 1 e 4, 1, 4, 2, 2 c 1, 1, 2, 2 e 4, 4, 1, 2, 1 d 2, 1, 1, 1 e 4, 4, 1, 2, 2 e 2, 1, 1, 1 e 4, 4, 1, 1, 1

III. Os elementos A, B e D so representativos e o elemento C de transio. IV. Os elementos A e C pertencem ao mesmo perodo. A alternativa que contm todas as afirmativas corretas : a I, III e IV b II, III e IV c I, II e IV d I, II e III e I, II, III e IV
UEPA PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI Pg. 16

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PAR

Leia o Texto XI para responder questo 56 Texto XI Num dia claro de setembro de 1991, um casal de montanhistas, caminhando pela cordilheira dos Alpes, deparou-se com um cadver. Autoridades locais presumiram ser o corpo de algum alpinista. Ao enviarem o corpo para uma Universidade local para fazer bipsia, foi comprovado que o cadver era pr-histrico. Dataes de carbono feitas por trs laboratrios diferentes confirmaram que ele viveu h cerca de 5.300 anos.
(Extrado e adaptado de : Jim Dickson, Klaus Oeggl e Linda Handley. A saga revivida de tzi, o Homem do Gelo. In: Scientific American Brasil. Disponvel em:http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/ a_saga_ revivida_de_otzi_o_homem_do_gelo.html. Acessado em 30/08/2012)

56. O mtodo utilizado para a determinao da idade do corpo foi feita por dosagem do istopo radioativo 14C, cujo tempo de meia vida de 5.715 anos. Assim, a concentrao de 14C contida no cadver no ano 1991, em comparao com a concentrao por ocasio de sua morte, decaiu em aproximadamente: a 25% b 75% c 12,5% d 6,25% e 50%

UEPA

PROSEL 1 Etapa / PRISE - Subprograma XVI

Pg. 17

Vous aimerez peut-être aussi