Vous êtes sur la page 1sur 69

1 ATOS ADMINISTRATIVOS (CONCEITO, CARACTERSTICAS, REQUISITOS) 1.

Escrevia o clssico italiano Lorenzo Meucci que o Direito Administrativo tem por objeto o estudo do conjunto de normas jurdicas, reguladoras dos atos editados pelo Poder Executivo. Essa definio a) b) c) d) Errada, pois tais atos so estudados pelo Direito Constitucional. Totalmente errada, porque o Direito Administrativo no rege tais atos. Incompleta, embora no errada, pois ao Trs Poderes editam atos administrativos. Certa, porque o Direito Administrativo rege apenas atos do Poder Executivo.

2. Os rgos pblicos so, no dizer de Hely Lopes Meirelles, centros de competncia, institudos para o desempenho de funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertencem. Considerando a assertiva feita, pode-se afirmar que a) Adota o autor uma teoria mista, unindo os conceitos alusivos s teorias da representao e do mandato. b) Acolhe o autor a teoria do rgo, que considera o agente como representante da pessoa, semelhana do tutor e do curador dos incapazes. c) Faz o autor opo pela teoria do mandato, que considera o agente como mandatrio da pessoa jurdica, investindo que se acha do uso de poder delegado. d) Adota o autor, em linhas gerais, a teoria do rgo, formulada por Oto Gierke, afirmando que, embora despersonalizados, os rgos podem manter relaes funcionais entre si e com terceiros. 3. O governo e a Administrao Pblica, como criaes abstratas do sistema legal, desempenham suas funes a) Apenas e exclusivamente atravs de seus agentes, que so pessoas fsicas ou jurdicas, integrados a sua estrutura legal. b) Por meio de delegao aos entes de direito pblico que compem a estrutura da federao. c) Atravs de suas identidades, de seus rgos e de seus agentes. d) Apenas atravs dos agentes polticos eleitos para os altos cargos de sua estrutura administrativa, j que a estes incumbe formular os planos e as metas a alcanar. 4. Assinale a alternativa correta: O ato administrativo formalmente considerado aquele a) b) c) d) De contedo administrativo. De contedo administrativo, independentemente de origem. Ato praticado pelo Poder Executivo. Que se limita a aplicar a lei, tanto pelo Executivo quanto pelo Legislativo e Judicirio.

5. Na interpretao do Direito Administrativo, alm da utilizao analgica das regras de direito privado que lhe forem aplicveis, deve ser considerado como pressuposto de sua eficcia a) b) c) d) A necessidade de poderes discricionrios para a Administrao atender ao interesse pblico. A separao de poderes. A distino entre Governo e Administrao. As condies de validade do ato administrativo.

6. O ato administrativo que infringe o princpio constitucional da impessoalidade, previsto no art. 37 da Constituio Federal, est naturalmente falho no elemento essencial de validade referente a a) b) c) d) Motivo. Competncia. Finalidade. Forma.

7. A imposio do ato aos seus destinatrios, independentemente da concordncia destes, e o efeito jurdico produzido pelo ato constituem um atributo e um requisito do ato administrativo que so, respectivamente, a) b) c) d) e) Imperatividade e objeto. Imperatividade e finalidade. Auto-executoriedade e objeto. Auto-executoriedade e finalidade. Presuno de legitimidade e finalidade.

8. A finalidade do ato administrativo deve ser sempre o interesse pblico, constituindo o seu desvio abuso de poder. Dessa forma a) lcito conjugar nos atos administrativos negociais e nos contratos pblicos o interesse pblico com o de particulares, ainda que coincidentes. b) lcito conjugar nos atos administrativos negociais e nos contratos pblicos o interesse pblico com o de particulares, ainda que coincidentes. c) Ambas as preposies esto erradas. d) Est correta porque o lucro da Administrao deve ocorrer sempre. 9. O ato administrativo, usualmente definido como uma manifestao unilateral da vontade da Administrao Pblica, deve necessariamente reunir, para sua validade, os requisitos relativos a a) b) c) d) Convenincia, forma competncia, oportunidade e legitimidade. Imperatividade, auto-executoriedade e presuno de legitimidade. Competncia, forma, finalidade, motivo e objeto. Legitimidade, convenincia, oportunidade e imperatividade.

10. Os elementos do ato administrativo so a) b) c) d) e) Agente capaz, objeto lcito e forma prescrita ou no defesa em lei. Competncia, objeto, forma e causa. Capacidade do agente, competncia, objeto, forma e motivo. Competncia, objeto, forma, motivo e finalidade. Capacidade do agente, competncia, objeto, forma, motivo e finalidade.

11. Das afirmaes seguintes: I So requisitos do ato administrativo a competncia, a forma, o objeto e a imperatividade. II O mrito do ato administrativo abrange os seus elementos vinculados. III Nos atos discricionrios a administrao tem liberdade de escolha dos motivos e do contedo. a) b) c) d) Todas esto corretas. I e II so corretas. I e II so incorretas. Todas so incorretas.

12. Motivo, em Direito Administrativo, a) b) c) d) e) o pressuposto de fato que autoriza ou exige a prtica do ato. Deve estar especificado em lei. Cinge-se apenas ao interesse da Administrao. questo que se insere no inteiro poder discricionrio do administrador. No integra a vontade poltica do legislador.

13. Quanto ao ato administrativo, correta a resposta: a) A incompetncia do agente que pratica o ato administrativo, quando h evidente interesse pblico, sempre irrelevante. b) A presuno de legitimidade dos atos administrativos absoluta. c) Os motivos expressos como razo determinante do ato administrativo discricionrio nunca vinculam a Administrao. d) Todas as alternativas esto erradas. 14. Qual dos componentes abaixo irrelevante para a eficcia do ato administrativo vinculado? a) b) c) d) e) Competncia. Mrito. Forma. Motivo. Objeto.

15. Assinale a alternativa inteiramente correta: O exame do ato administrativo revela a existncia de requisitos necessrios sua formao. Admitindo, como faz Hely Lopes Meirelles, a exigncia de cinco requisitos bsicos, assinale a resposta mais completa e correta: a) b) c) d) Competncia, finalidade, motivo, publicidade, forma. Competncia, capacidade, motivo, publicidade, objeto. Competncia, finalidade, forma motivo, objeto. Capacidade, finalidade, publicidade, motivo, forma.

16. A situao de direito ou de fato que determina e autoriza a realizao do ato administrativo denomina-se a) Competncia. b) Finalidade. c) Forma. 3

d) Motivo. e) Objeto, finalidade e forma. 17. O ato administrativo a) b) c) d) Consubstancia-se na lei. Realiza a vontade da administrao pblica. sempre expresso do poder de polcia da administrao pblica. sinnimo de ato material.

18. Servidor pblico cometeu falta funcional. Seu chefe, competente para puni-lo, preferiu transferilo a suspend-lo. Enfocada a questo quanto ao aspecto de finalidade dos atos administrativos, a) A hiptese de invalidade, porque as transferncias no tm finalidade punitiva e os atos administrativos so sempre vinculados finalidade para a qual a lei os concebeu. b) A conduta do chefe foi vlida se atender bem aos interesses do servio, porque o poder punitivo poder discricionrio, autorizando, na hiptese, a opo adotada. c) O ato foi vlido porque benevolente, sem qualquer violao ao interesse pblico. d) O ato ter sido invlido se a transferncia do servidor teve por finalidade castig-lo com maior severidade do que a falta cometida ensejaria, manifestando-se abuso de poder. 19. Motivo do ato administrativo a) Uma realidade objetiva, externa ao agente. b) Uma realidade subjetiva, externa ao agente, correspondendo a um antecedente, que transcorre na realidade emprica, servindo de suporte expedio do ato. c) Uma representao subjetiva, interna do agente e correspondente quilo que suscita a sua vontade. d) O propsito do agente que praticou o ato. 20. Assinale a alternativa correta: a) Os atos administrativos podem ser tidos como legtimos desde sua expedio, mas, em regra, apenas se tornam eficazes e vinculativos para a Administrao aps a necessria e correspondente confirmao pela autoridade competente. b) A presuno de legitimidade que milita em favor dos atos administrativos autoriza, de logo, a sua imediata execuo ou operatividade, mesmo que argdos de vcios ou defeitos que os levem invalidade. c) A invalidao dos atos administrativos apenas pode surtir plenos efeitos quando vier a ser determinada judicialmente. d) O atributo da imperatividade, embora decorrente diretamente da existncia doa to administrativo, no autoriza, de imediato, o seu cumprimento. 21. Os atos administrativos tm, de regra, os seguintes atributos: a) b) c) d) Presuno de legitimidade, ultratividade e irrevogabilidade. Presuno de legitimidade, irrevogabilidade e imperatividade. Presuno de legitimidade, presuno de legalidade e imprescritibilidade. Presuno de legitimidade, imperatividade e exeqibilidade.

22. Os atos administrativos

a) b) c) d) e)

Necessitam de demonstrao de sua conformidade legalidade. Presumem-se verdadeiros e conformes ao direito, at prova em contrrio. So sempre verdadeiros e conformes ao direito, no se admitindo prova em contrrio. So sempre legais, pelo princpio de responsabilidade objetiva. Presumem-se verdadeiros, sendo a presuno iuris et de iure.

23. Assinale a alternativa incorreta: a) b) c) d) H atos de exigibilidade, mas que no possuem executoriedade. A exigibilidade garante, s por si, a possibilidade de coao material de execuo do ato. A executoriedade um plus em relao exigibilidade. A exigibilidade o atributo do ato pelo qual se impele obedincia da obrigao j imposta, sem necessidade de recorrer ao Poder Judicirio para induzir o administrado a observ-la.

24. Ao ato administrativo que cria nova situao jurdica individual para seus destinatrios em relao administrao pblica, d-se o nome de a) b) c) d) e) Ato administrativo declaratrio. Ato administrativo modificatrio. Ato administrativo alienatrio. Ato administrativo constitutivo. Ato administrativo extensivo.

25. A nomeao um ato administrativo a) b) c) d) Da administrao ativa. Da administrao consultiva. Da administrao controladora. Da administrao contenciosa.

26. Assinale a alternativa correta: a) H de se ter como arbitrrio e abusivo o ato administrativo praticado com liberdade de escolha de seu contedo, de seu destinatrio, de sua convenincia, de sua oportunidade e do modo de sua realizao. b) So puramente discricionrios os atos praticados pelo administrador usando de sua supremacia sobre os administrados ou servidores e lhes impondo obrigatrio atendimento. c) Em relao a determinada espcie de ato administrativo recaem determinadas imposies legais que absorvem, quase por completo, a liberdade do administrador, restringindo a sua ao ao atendimento dos pressupostos estabelecidos pela norma para a validade da atividade administrativa. d) Compreende-se como ato complexo o que resulta da vontade nica de um rgo, mas depende da verificao por parte de outro para se tornar exeqvel. 27. Quanto formao o ato administrativo pode ser classificado em simples, complexo e composto. Da, correto afirmar que o ato complexo se forma pela manifestao de vontade a) b) c) d) e) De um nico rgo administrativo. Unitria de um rgo colegiado. nica de um rgo, condicionada verificao de outro para se tornar exeqvel. De rgos administrativos deferentes, em concurso, para a formao de um ato nico. Nenhuma das alternativas. 5

28. Um ato administrativo para cuja prtica se exige a conjugao de vontades de mais de um rgo da Administrao denomina-se a) b) c) d) e) Ato administrativo conjunto. Ato administrativo misto. Ato administrativo vinculado. Ato administrativo mltiplo. Ato administrativo complexo.

29. A investidura de Desembargador, provindo do Ministrio Pblico, resulta de ato administrativo a) b) c) d) e) Declaratrio. Composto. Complexo. Simples. Restritivo.

30. Ao ato administrativo, cuja prtica dependa da vontade nica de um rgo da administrao, mas cuja exeqibilidade dependa da verificao de outro rgo, se d o nome de a) b) c) d) e) Ato administrativo complexo. Ato administrativo mltiplo. Ato administrativo vinculado. Ato administrativo composto. Ato administrativo conjunto.

31. A deciso proferida em recurso fiscal, pelo Conselho de Contribuintes da Unio, classifica-se como ato a) b) c) d) Complexo. Conjunto. Simples. Composto.

32. No ato administrativo discricionrio a) A motivao obrigatria. b) A motivao do ato facultativa, e, se feita, no vincula a Administrao aos motivos declarados. c) A autoridade administrativa est sempre subordinada lei quanto competncia, forma e finalidade doa to. d) O desvio de poder est imune ao controle do Poder judicirio. 33. Nos atos discricionrios a) A liberdade de escolha do administrador, mas pode o Judicirio exercer o controle judicial, adentrando no exame do seu mrito. b) A norma reguladora da conduta do administrador descreve antecipadamente a situao em vista da qual ser suscitado o comportamento do administrador. c) O administrador no tem a faculdade de escolha, estando limitado pelo enunciado da lei.

d) O administrador ajuizar sobre o melhor meio de dar satisfao ao interesse pblico por fora da indeterminao legal. e) No cabe reexame pelo Judicirio acerca do atendimento da sua finalidade, visto que ela fica ao prudente arbtrio do administrador. 34. pressuposto do ato administrativo considerado discricionrio, para assegurar sua validade: a) b) c) d) e) Arbtrio. Desvio razovel de poder. Abuso tolerado de poder. Observncia dos limites da lei. Dispensa de processo legal.

35. admissvel para o cometimento do ato discricionrio a) Que o ato no seja invalidvel. b) Que o direito e a legislao administrativa confiram tal poder ao administrador e assinalem os limites da opo. c) Que o ato no seja contrrio aos princpios gerais da Administrao. d) Nenhuma das repostas acima. 36. Os ato discricionrios, se forme motivados, ficam vinculados a esses motivos e sujeitam-se ao confronto da existncia e legitimidade dos motivos indicados. Havendo desconformidade entre os motivos que embaraam a prtica do ato e a realidade, esse ato ser invlido. Essa assertiva referese a) b) c) d) teoria da motivao implcita. Ao dever de subveno do ato realidade social. teoria dos motivos determinantes. legalidade estrita da prtica dos atos administrativos.

37. No campo do Direito Administrativo, na parte relativa aos requisitos do ato administrativo, temse que um funcionrio demissvel ad nutum foi demitido pelo superior competente por motivo de improbidade. No se conformando, ajuizou ao visando invalidao do ato de dispensa, tendo em vista que no ocorrera alegada improbidade. Na defesa, a Administrao Pblica limitou-se a defender a tese de que se tratava de funcionrio demissvel ad nutum, pelo que vlido seria o ato de dispensa, independente da existncia de improbidade. Quanto tese defendida pela Administrao Pblica, assinale a resposta correta: a) Tratando-se de funcionrio demissvel ad nutum, ser legalmente vlida a dispensa, ainda que no tenha ocorrido a alegada improbidade, porque dispensada estava a Administrao Pblica de alegar motivo para a dispensa. b) Tratando-se de funcionrio demissvel ad nutum, ser legalmente vlida a dispensa, ainda que no tenha havido improbidade, porque se presume a legitimidade dos atos da Administrao Pblica. c) Tratando-se de funcionrio demissvel ad nutum, ser legalmente vlida a dispensa, ainda que no tenha havido improbidade, porque a Administrao Pblica estava dispensada de alegar motivo para a dispensa e porque se presume a legitimidade dos atos de Administrao Pblica. d) Embora se trate de funcionrio demissvel ad nutum, a inexistncia da improbidade passou a ser elemento decisivo porque a Administrao Pblica ficou vinculada ao motivo alegado

para a prtica do ato, em decorrncia da teoria dos motivos determinantes, que se aplica, tambm, Administrao Pblica. 38. Quando o agente administrativo, no uso de competncia de natureza discricionria, declara a motivao que justifica o ato administrativo que houver baixado, a) b) c) d) Esse ato continua discricionrio. A validade desse ato passa a depender da existncia do motivo declarado. Tal declarao constitui mero arbtrio do agente administrativo. O eventual prejudicado no poder argir, perante a Administrao, a invalidade desse ato, ainda que demonstre a inexistncia do motivo declarado.

39. Os atos administrativos a) b) c) d) Podem ser revogados pela Administrao, se viciados de ilegalidade. Podem ser revogados pela Administrao, com efeitos ex tunc. Podem ser anulados pela Administrao, se inconvenientes ou inoportunos. So irrevogveis, se geram direitos adquiridos a seus destinatrios certos.

40. So atributos doa ato administrativo a) b) c) d) Discricionariedade, impessoalidade e credibilidade. Discricionariedade, impessoalidade e moralidade. Discricionariedade, auto-executoriedade e credibilidade. Auto-executoriedade, imperatividade e presuno de legitimidade.

2. DA LEGALIDADE, DA DISCRICIONARIEDADE, DA VINCULAO E DO ABUSO DE PODER 41. Assinale a alternativa correta: A publicidade dos atos administrativos observar o seguinte: a) No poder configurar a promoo pessoal de autoridade, restrio que no atinge os servidores pblicos em geral. b) Ter carter de orientao social, informativo ou educativo. c) A mera veiculao de imagem ou smbolo, sem aluso a nomes, no pode configurar a promoo pessoal constitucionalmente proibida. d) A proibio de promoo pessoal compreende apenas a veiculao de imagem. e) A proibio de promoo pessoal compreende apenas meno a nomes. 42. A Constituio Federal de 1988, em captulo dedicado Administrao Pblica, determinou estrita obedincia, dentre outros, aos princpios de a) b) c) d) Finalidade, publicidade, economicidade e moralidade. Finalidade, impessoalidade, legalidade publicidade. Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. Legalidade, economicidade, moralidade e publicidade.

43. Dentre os princpios que presidem a administrao pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos Municpios, destacam-se a) Legalidade, liberdade e igualdade. 8

b) Impessoalidade, moralidade, publicidade, legalidade e impessoalidade. c) Legalidade, liberdade, igualdade, publicidade e impessoalidade. d) Pessoalidade, moralidade, publicidade e legalidade. 44. Pode-se afirmar que a) Pelo princpio da impessoalidade, no so imputveis ao funcionrio os atos que pratica, mas ao rgo ou entidade que representa, e se reconhece validade ao ato praticado por funcionrio irregularmente investido na funo. b) Em vista do princpio da presuno de legitimidade ou de veracidade da Administrao Pblica, os atos administrativos gozam de presuno iuris et de jure de legalidade e so passveis de execuo imediata. c) As alternativas a) e b) so corretas. d) Nenhuma das alternativas est correta. 45. So princpios fundamentais da Administrao Pblica a legalidade e a supremacia do interesse pblico sobre o particular, sendo que a) Por princpio da legalidade entende-se que a Administrao Pblica pode fazer apenas o que a lei ordena. b) Por princpio da legalidade entende-se que a Administrao Pblica pode fazer tudo o que no vedado em lei. c) Por princpio da legalidade entende-se que a Administrao Pblica pode fazer o que lhe autorizado por lei. d) Todas as alternativas esto corretas. 46. Assinale a alternativa incorreta: a) O princpio da legalidade explicita a subordinao da atividade administrativa lei. b) A legalidade, como princpio de administrao, significa que o administrador pblico est sujeitos aos mandamentos da lei. c) O princpio da legalidade permite que o administrador possa tudo, menos o que a lei expressamente tipifica como proibido. d) A atividade administrativa s pode ser exercida nos termos de autorizao contida no sistema legal. e) O administrador deve ater-se aos comandos legais. 47. No mbito do Direito Administrativo, a legalidade a) formada apenas de elementos externos, relacionados com a competncia, objeto e forma. b) No indaga dos motivos nem do fim do ato administrativo. c) No constituda apenas de elementos externos, mas penetra at os motivos e at o fim do ato. d) composta apenas de elementos subjetivos, relacionados com a forma e a competncia. e) integrada por elementos apenas contidos na legislao especfica sobre competncia e formalidade. 48. Assinale a alternativa incorreta: Para fins de legalidade do ato, necessrio por ocasio do exame dos motivos verificar a) A materialidade do ato, isto , verificar se realmente ocorreu o motivo em funo do qual foi praticado o ato. 9

b) A correspondncia do motivo existente (e que embasou o ato) com o motivo previsto em lei. c) Se a autoridade administrativa tinha competncia para a prtica do ato. d) Se a autoridade administrativa responsvel pela prtica do ato se embasou em motivo de fato inexistente ou incorretamente qualificado. 49. dever do agente administrativo atuar segundo a lei, proibida sua atuao contra legem e extra legem. Esse princpio do Direito Administrativo se chama a) b) c) d) e) Do condicionamento. Da moralidade. Da ultratividade. Da impessoalidade. Da restritividade ou legalidade estrita.

50. Assinale a opo correta: Os princpios bsicos da Administrao Pblica esto consubstanciados em regras de observncia permanente e obrigatria para o bom administrador. Esses princpios so a) b) c) d) Princpio da legalidade, da moralidade e da disciplina. Princpio da publicidade do ato, da impessoalidade e da legalidade. Princpio da moralidade, da executoriedade dos contratos e da legalidade. Princpio da legalidade, moralidade, impessoalidade e publicidade.

51. Marque a opo correta: A atividade da Administrao Pblica no Brasil, a) b) c) d) e) exercida unicamente pelo Poder Executivo. Sujeita-se apenas ao controle do Tribunal de Contas. No est sujeita a controle judicial em perodos de estado de defesa ou de estado de stio. Subordina-se aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. Est sujeita ao controle exclusivo do Poder Judicirio.

52. Administrao tem como escopo a realizao do bem comum, cabendo ao intrprete aplicador da lei delimitar o campo da discricionariedade administrativa, cingindo-o ao interesse pblico, razo pela qual devem ser observados sempre os seguintes pressupostos: a) Presuno de ilegitimidade dos atos da Administrao, igualdade jurdica entre esta e os administrados, e necessidade de poderes discricionrios para atender ao interesse pblico. b) Presuno de legitimidade dos atos da Administrao, igualdade jurdica entre esta e os administrados, e necessidade de poderes discricionrios para atender ao interesse pblico. c) Presuno de legitimidade dos atos da Administrao, igualdade jurdica entre esta e os administrados, e necessidade de poderes arbitrrios para a administrao atender ao interesse pblico. d) Nenhuma das hipteses. 53. A Administrao Pblica, numa viso global, pode ser definida como o instrumental bsico necessrio de que dispe o estado para a realizao de seus servios, visando satisfao das necessidades coletivas. Sobre a Administrao Pblica seria incorreto afirmar ainda que a) No pratica atos de governo, mas atos de execuo, com maior ou menor autonomia funcional, segundo a competncia do rgo e de seus agentes.

10

b) Consiste numa atividade neutra, normalmente vinculada lei ou norma tcnica, s podendo opinar sobre a decidir sobre assuntos jurdicos, tcnicos, financeiros ou de convenincia e oportunidade administrativas. c) Pratica atos de governo, constituindo atividade poltica e discricionria. d) Acepo operacional o desempenho perene e sistemtico, legal e tcnico, dos servios prprios do estado ou por ele assumidos em benefcio da coletividade. 54. Sob a perspectiva do Direito Administrativo, o que caracteriza, como trao essencial, os bens do patrimnio administrativo serem eles a) b) c) d) e) Objetos de uma relao de domnio do estado. Objeto de uma relao de domnio e de posse do Estado. De uso comum do povo. De uso especial da administrao. Vinculados a fim peculiar da administrao pblica.

55. O desvio de poder a) Verifica-se quando a autoridade, mesmo atuando nos limites de sua competncia, pratica o ato por motivo ou com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico. b) Ocorre quando a discrio administrativa no tem como limite o critrio legal da competncia. c) Ocorre somente com afronta expressa da lei. d) Ocorre somente quando existe deliberada vontade do agente. e) Exige m-f do administrador. 56. O abuso de poder pode ocorrer de forma a) b) c) d) Comissiva, omissiva, dolosa e culposa. Comissiva e dolosa. Comissiva, dolosa e culposa. Omissiva e culposa.

57. Se a autoridade competente declara de utilidade pblica para fins de expropriao bem de inimigo poltico, visando a afront-lo, embora invocando motivo de interesse pblico, caracteriza-se a) b) c) d) O exerccio de poder discricionrio. Desvio de poder ou de finalidade. Exerccio de poder poltico, insuscetvel de controle judicial. Excesso de poder.

58. Assinale a assertiva incorreta: a) A criao das empresas pblicas, assim como das sociedades de economia mista, depende de lei autorizativa. b) Quanto aos motivos e ao objeto, os atos administrativos discricionrios e vinculados se equiparam. c) O que caracteriza o contrato administrativo a participao da Administrao, derrogando normas de direito privado e agindo publicas utilitatis causa, sob a gide do direito pblico. d) Tratando-se de forma originria de aquisio da propriedade, no porm de nenhum ttulo anterior, o bem expropriado torna-se insuscetvel de reivindicao. 11

59. Qual das alternativas abaixo constitui trao comum do ato atacvel por via de mandado de segurana e habeas corpus? a) b) c) d) e) Privao do direito de ir e vir. Agresso ao direito funcional. Transgresso disciplinar. Abuso de poder. Leso aos cofres pblicos.

Nas questes seguintes so dadas duas afirmativas ligadas pela conjuno explicativa. De acordo com a tabela abaixo, escolher a afirmativa que melhor corresponder questo: a) b) c) d) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a 2 justificar a 1. Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a 2 no justificar a 1. Se a 1 afirmativa for verdadeira e a 2 falsa. Se a 1 afirmativa for falsa e a 2 verdadeira.

60. A discricionariedade sempre relativa e parcial, porque quanto competncia, forma e finalidade do ato, a autoridade est subordinada ao que a lei dispe. 61. Entende a doutrina que os atos administrativos, qualquer que seja a sua categoria ou espcie, nascem com a presuno de legitimidade, porque a Administrao Pblica, na prtica de quaisquer atos, est sempre vinculada quanto ao contedo deles. 62. A desconstituio da relao jurdica administrativa pode ocorrer pelo a) Uso de penalidades contratuais. b) Desfazimento discricionrio do ato administrativo como resultado de uma reavaliao de mrito. c) Apelo ao contencioso administrativo. d) Exame de mrito do ato administrativo. 63. O gnero abuso de poder ou abuso de autoridade se configura em situao como a) b) c) d) Desvio de finalidade. No poder discricionrio. No poder hierrquico. Na omisso administrativa.

64. No poder disciplinar a) O discricionarismo da Administrao se estende escolha e graduao da pena dentre as que estiverem enumeradas em lei ou regulamento. b) Quando existente a prova material, pe cabvel a demisso sumria, independentemente de processo administrativo, bastando que se escolha a verso do servidor. c) indispensvel a descrio tpica do fato na lei para configurar a falta disciplinar. d) A aplicao da sano disciplinar tem carter facultativo para o administrador. e) O delito funcional no acarreta necessariamente a responsabilidade disciplinar. 3. DA INVALIDAO E DO CONTROLE ADMINISTRATIVO, LEGISLATIVO E JUDICIRIO 12

65. O ato administrativo vlido a) b) c) d) e) Quando expedido em absoluta conformidade com exigncias do sistema normativo. Quando est disponvel para a produo de alguns efeitos. S quando no depender de qualquer evento posterior. Quando esgotadas as fases necessrias sua produo. Quando no disponvel para todos os efeitos.

66.Assinale a alternativa incorreta: a) b) c) d) O ato administrativo pode ser imperfeito, invlido e ineficaz. O ato administrativo pode ser perfeito, vlido e eficaz. O ato administrativo pode ser perfeito, invlido e ineficaz. O ao administrativo pode ser perfeito, invlido e eficaz.

67. Quanto ao ato administrativo, correta a resposta: a) O ato administrativo discricionrio e o ato administrativo vinculado esto sujeitos ao controle judicial. b) O ato administrativo pode pleitear a revogao judicial de ato administrativo praticado pelo Poder Executivo. c) Revogado o ato administrativo como se nunca tivesse existido. d) A declarao de nulidade do ato administrativo depende sempre de deciso judicial. 68. Assinale a assertiva incorreta: a) A revogao a declarao de inviabilidade de um ato administrativo ilegtimo ou ilegal, feita pela prpria Administrao ou pelo Poder Judicirio. b) O desvio de finalidade, verdadeira violao ideolgica da lei, afigura-se como vcio nulificador do ato administrativo lesivo ao patrimnio pblico. c) Configura-se como ato administrativo discricionrio a escolha, por parte do reitor, aps a apreciao de lista trplice votada pela congregao, de diretor das unidades universitrias federais. d) Conceitua-se atos de gesto como aqueles que a Administrao pratica sem usar de sua supremacia sobre os destinatrios. 69. Dentre os princpios do procedimento administrativo destaca-se a) b) c) d) O princpio da verdade material. O abuso de poder. Convalidao do ato administrativo. O poder regulamentar e de polcia.

70. O juiz ao examinar ato administrativo, na ao adequada, poder a) b) c) d) e) Revogar o ato inoportuno ou inconveniente. Declarar a nulidade do ato inoportuno ou inconveniente. Declarar a nulidade do ato ilegal. Revogar o ato praticado em prejuzo da Administrao pblica. Renovar o ato praticado por autoridade administrativa incompetente.

13

71. Assinale a alternativa correta: A anulao e a revogao, no mbito da prpria Administrao, so necessariamente e sempre classificados como a) b) c) d) Atos discricionrios. Atos vinculados. Atos administrativos desconstitutivos. Atos administrativos declaratrios.

72. Assinale a alternativa correta: a) A invalidao tanto pode resultar de um ato administrativo quanto de um ato jurisdicional. b) A revogao privativa de autoridade administrativa e pressupe sempre o exame de ilegitimidade doa to. c) Podem ser sujeitos ativos da revogao tato a Administrao quanto o Poder Judicirio. d) As alternativas a) e b) so corretas. 73. Assinale a alternativa correta A anulao do ato administrativo inicial a) b) c) d) No influi, em nada, sobre os atos posteriores. Importa a anulao de todos os atos conseqentes. Implica a revogao de todos os atos subseqentes. Opera seus efeitos ex nunc.

74. No que pertine ao controle jurisdicional da Administrao, o Direito brasileiro adota a) b) c) d) Sistemas conjuntos e contenciosos. Sistema do contencioso administrativo. Sistema judicirio ou de jurisdio nica. Sistema misto e sistema vinculado.

75. Quanto invalidao dos atos administrativos, assinale a afirmao correta: a) A revogao do ato administrativo se d pela prpria Administrao e tem efeito retroativo. b) A revogao do ato administrativo no pode se fundar em critrios de convenincia e oportunidade. c) A anulao do ato administrativo pode se dar pela prpria Administrao, mas, nesse caso, no tem efeito retroativo. d) Tanto a anulao como a decretao de nulidade podem se dar pela Administrao ou pelo controle judicial e tm efeito retroativo. e) A anulao do ato administrativo pelo Judicirio, quando se funda no exame da convenincia de sua prtica pelo administrador, no tem efeito retroativo. 76. Assinale a alternativa incorreta: a) Em face do princpio da legalidade, Administrao Pblica s permitido fazer o que a lei autoriza, enquanto que administrao particular ilcito fazer tudo o que a lei no probe. b) Por gozarem de presuno de legitimidade, os atos administrativos so tidos como vlidos e operantes mesmo que argidos de vcios ou defeitos que os levem nulidade. c) Revogao a declarao de invalidade de um ato administrativo ilegtimo ou ilegal, feita pela prpria Administrao Pblica ou pelo Poder Judicirio. 14

d) Atos administrativos discricionrios so os que podem ser praticados com liberdade de escolha de seu contedo, de seu destinatrio, de sua convenincia, de sua escolha e do modo de sua realizao. e) Auto-executoriedade o atributo do ato administrativo de ser validamente executado pela Administrao Pblica, independentemente de prvio pronunciamento judicial sobre sua legalidade. 77. O ato administrativo pode ser submetido ao exame do Poder Judicirio, exceto quanto a) b) c) d) e) sua finalidade. Ao seu contedo. sua convenincia ou oportunidade. competncia do agente que o baixou. sua forma.

78. Assinale a proposio correta: a) O desvio de finalidade do ato administrativo, no Direito brasileiro, insusceptvel de exame pelo Poder Judicirio. b) A ilegalidade do objeto no torna nulo o ato administrativo. c) O ato administrativo, quanto sua oportunidade, escapa ao controle jurisdicional. d) A existncia ou no dos motivos do ato administrativo no se submete ao exame do Poder Judicirio. e) O ato administrativo discricionrio, mas motivado, no se sujeita ao controle do Poder Judicirio. 79. Autotutela administrativa significa a) b) c) d) e) Poder da Administrao de revisar seus prprios atos. Controle jurisdicional da Administrao. Controle da Administrao pelo Tribunal de Contas. Poder de polcia que a Administrao exerce sobre o particular. Exerccio do poder discricionrio da Administrao.

80. A invalidao do ato administrativo a) b) c) d) No pode ser reconhecida pela autoridade no exerccio da funo administrativa. Decorre de um juzo sobre a convenincia do ato. Somente pode resultar de um ato jurisdicional. Vincula-se ilegitimidade do ato.

81. Ao constatar vcio que possa invalidar o ato administrativo, o rgo que o produziu a) Poder anul-lo de ofcio. b) Dever aguardar a iniciativa de eventual interessado. c) Dever provocar o Poder Judicirio para que este declare a existncia do vcio. 82. Os motivos de convenincia ou de oportunidade utilizados pela prpria Administrao Pblica para a supresso de seus atos, esto intimamente relacionados com a) A anulao do ato administrativo. b) A revogao do ato administrativo. 15

c) A anulao e a revogao do ato administrativo. d) A ilegalidade do ato administrativo. e) Nenhuma das alternativas. 83. Assinale a resposta correta: No campo do Direito Administrativo, no captulo referente invalidao dos atos administrativos, tem-se entendido o seguinte: a) b) c) d) A Administrao Pblica s pode anular seus atos administrativos. A Administrao Pblica s pode revogar seus atos administrativos. A Administrao Pblica pode anular e revogar seus atos administrativos. A Administrao Pblica pode anular e revogar seus atos administrativos, no podendo, porm, quanto anulao, faz-lo de ofcio.

84. Assinale a resposta correta: Sobre invalidao dos atos administrativos a) A Administrao pode desfazer seus prprios atos por consideraes de mrito e de ilegalidade; j o judicirio s os pode invalidar quando ilegais. b) A revogao do ato administrativo opera ex nunc e a anulao ex tunc. c) Se o ato administrativo for ilegal, no cabe revogao, mas sim anulao. d) Anulada a nomeao de funcionrio, permanecem vlidos os atos por ele praticados no desempenho de suas atribuies funcionais. e) Todas as opes so verdadeiras. 85. Um ato administrativo ilegal invlido a) b) c) d) Somente pelo Judicirio. Somente pela Administrao. Pelo Judicirio e pela Administrao. Pelo legislativo.

86. O controle interno da Administrao d-se a) b) c) d) Por meio da homologao dos atos, da aprovao, da revogao e da invalidao. Por declarao judicial. Pela prescrio. Pela configurao da categoria dos chamados atos inexistentes.

87. Assinale a alternativa correta: a) Em Direito Administrativo, revogao a supresso de um ato administrativo legtimo e eficaz, por no mais convir a sua existncia. Pode ser realizada pela Administrao ou pelo Poder Judicirio. b) A revogao de um ato administrativo opera efeitos ex tunc. c) Anulao a declarao de invalidade de um ato administrativo ilegtimo e ilegal. de realizao privativa do Poder Judicirio. d) Esto corretas as alternativas a) e c). e) Nenhuma das anteriores. 88. A revogao de um ato administrativo, quando total, como se chama? a) Ab-rogao. 16

b) Derrogao. c) Invalidao. d) Repristinao. 89. Por sistema administrativo entende-se a) O regime adotado pelo estado, para a correo de atos administrativos ilegais ou ilegtimos, praticados pelo Poder Pblico, em qualquer de seus departamentos de governo. b) A possibilidade do Estado de emprestar s suas decises fora definitiva, como ocorre nas hipteses de julgamento judicirios. c) A correo dos atos administrativos de ofcio, pelo prprio Estado. d) Nenhuma das afirmativas correta. 90. A revogao do ato administrativo a) prerrogativa do rgo que o produziu, quando pela natureza do ato essa providncia seja possvel. b) Pode ser feita pelo Poder Judicirio, quando em ao prpria for demonstrada a existncia de vcios do ato. c) No possvel, pois, uma vez produzido, o ato irretratvel. 91. Assinale a opo correta: Na revogao do ato administrativo pela prpria Administrao a) b) c) d) No h que se falar em direito adquirido. A revogao h de respeitar os direitos adquiridos. A revogao importa em anular o ato marcado pela ilegalidade. Nenhuma das alternativas est correta.

92. Assinale a proposio correta: a) Pode a Administrao revogar um ato administrativo legtimo e eficaz, realizado por ela, por motivo de convenincia. b) A Administrao no pode anular seus prprios atos, mesmo eivados de vcios e ilegais, porque a tarefa cabe ao Poder Judicirio. c) Os prestadores de servios pblicos no respondem diretamente pelos danos que vierem causar a terceiros. d) Os concessionrios de servio pblico so agentes pblicos. e) O administrador pblico no exerccio de suas atribuies pode fazer tudo o que a lei no probe. 93. A anulao dos atos administrativos distingue-se da revogao porque a) b) c) d) A anulao s pode ser feita pelo Poder Judicirio. A anulao no produz efeitos ex tunc. A revogao pode fundar-se na ilegalidade do ato. A revogao no limitada pela existncia de direito subjetivo.

94. Os atos administrativos vinculados, sendo tais os regulados pela lei em todos os aspectos do comportamento a ser adotado,

17

a) Podem ser revogados pela Administrao Pblica quando inoportuno ou inconvenientes ao interesse pblico, respeitados os efeitos precedentes. b) So passveis de anulao pela prpria Administrao por ilicitude de objeto, desvio de poder e falta de motivo, hipteses em que no podero ser convalidados. c) S podem ser anulados pelo Poder Judicirio. d) S podem ser revogados pelo Poder Judicirio, desde que assegurados os direitos de terceiros de boa-f. 95. Alertada de que o ato administrativo praticado por um subordinado seu fora injusto, Ministra de Estado avocou o caso para dar-lhe novo encaminhamento, sendo, nessa ocasio, informada de que vrias pessoas, de boa-f, j se haviam beneficiado em decorrncia da edio do mencionado ato. Pode-se afirmar: a) Pode a Ministra, nesse caso, anular o ato, por ter sido ele injusto. b) Pode a Ministra revogar o ato. c) J tendo produzido efeitos em relao a terceiros de boa-f, o ato administrativo irrevogvel. d) Os beneficirios do ato, no caso de ele ser revogado, devem arcar com os prejuzos. e) Deve a Ministra anular o ato ex tunc, mais indenizando os prejuzos dos beneficirios. 96. O controle dos atos administrativos pelo Poder Judicirio a) integral, cabendo-lhe examinar, nos atos discricionrios, a convenincia e a oportunidade da medida. b) restrito ilegalidade. c) Envolve a anlise do mrito. d) restrito aos atos vinculados. 97. Marque a opo correta: O controle jurisdicional do ato administrativo exerce-se no somente quanto ao erro de fato, a que autoriza a a) b) c) d) e) Revogao do ato. Anulao do ato. Revogao, salvo se discricionrio. Torn-lo sem efeito ex nunc. Anul-lo ex nunc.

98. Todas as alternativas esto corretas, exceto: a) Ato discricionrio aquele praticado pela Administrao com liberdade referente : escolha de seu contedo, de seu destinatrio, de sua convenincia, de sua oportunidade e modo de realizao. b) O ato discricionrio est sujeito aos requisitos da competncia da forma e ao fim a que se destina. c) As desapropriaes, as interdies de atividades, as ordens estatutrias so exemplos de atos discricionrios. d) Aos atos administrativos, de qualquer categoria, atribui-se, no seu nascedouro, a presuno de legitimidade, independente de norma legal que a estabelea. e) O ato administrativo vinculado pode ser revogado pelo judicirio em todos os seus aspectos.

18

99. Um ato administrativo legal pode ser, no obstante sua flagrante conformidade com a lei, declarado imoral (e por isso mesmo invlido) pelo Poder Judicirio? a) No, pois o controle jurisdicional se restringe ao exame da legalidade do ato. b) Sim, uma vez que o princpio da moralidade, de acordo com a nova Constituio, quando somado ao princpio da finalidade, veda a prtica de ato administrativo sem interesse pblico, e assim o ato imoral uma forma de abuso de poder. c) No, uma vez que os critrios morais so subjetivos e refogem apreciao judicial. d) Sim, pois a moralidade do ato pressuposto necessrio validade da conduta do administrador pblico. 100. No tocante competncia do Judicirio para a reviso dos atos administrativos, incorreto dizer: a) Ao Poder Judicirio permitido perquirir todos os aspectos de legitimidade, para descobrir e pronunciar a nulidade do ato. b) Os motivos determinantes do ato so sempre passveis de verificao em Juzo. c) Permite-se ao Judicirio pronunciar-se sobre a convenincia e a oportunidade do ato, emitindo inclusive pronunciamento de administrao. d) O Judicirio poder e dever sempre examinar o cabimento e a regularidade formal de aplicao de uma penalidade administrativa. 101. Assinale a alternativa correta: A Administrao Pblica, na prtica do ato administrativo, observa os aspectos de convenincia e oportunidade. Referentemente ao controle pelo Poder Judicirio, quanto ao exame da convenincia e oportunidade do ato administrativo, tem-se que a) Refoge integralmente ao controle do Poder Judicirio esse exame. b) Refoge algumas vezes ao controle jurisdicional o citado exame. c) O exame da convenincia e oportunidade do ato administrativo sempre sujeito ao controle jurisdicional. d) Apenas se h falar no controle pelo Poder Judicirio do aspecto da convenincia do ato administrativo. e) Apenas se submete ao controle jurisdicional a oportunidade e no a convenincia do ato administrativo. 102. Os atos administrativos a) No podem ter eficcia sujeita a termo inicial ou condio suspensiva, modalidades exclusivas dos atos de direito privado. b) Tm sempre eficcia sujeita homologao por rgo superior, quando emanados da Administrao direta. c) So impassveis de execuo direta pela Administrao Pblica em todas as hipteses que envolvam bens patrimoniais particulares. d) Contendo leso ou ameaa de leso a direito, podem ser atacados judicialmente, no se exigindo esgotamento prvio das vias administrativas. 103. O Presidente da Repblica, atravs de decreto, cancelou o programa de Bolsas de Estudo para universitrios cursando a cadeira de doenas tropicais, respeitando, apenas, as situaes j definitivamente constitudas. Considerando anti-social e impatritica essa deciso, um grupo de estudantes ligado ao Sindicato dos Profissionais de sade ingressou com mandado de segurana

19

contra o decreto, e foi concedida liminar. Para pedir a revogao dessa liminar, que argumento voc usaria? a) De que os atos do Presidente da Repblica no esto sujeitos ao controle jurisdicional. b) De que no teria havido qualquer prejuzo para os impetrantes. c) De que esto atualmente proibidas as medidas liminares contra atos do Presidente da Repblica. d) De que no cabe ao Judicirio ingressar no exame da convenincia do ato administrativo discricionrio. e) De que tinham sido respeitadas as situaes definitivamente constitudas e, portanto, no caberia sequer mandado de segurana. Nas questes seguintes so dadas duas afirmativas ligadas pela conjuno explicativa. De acordo com a tabela abaixo, escolher a afirmativa que melhor corresponde questo: a) b) c) d) Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a 2 justificar a 1. Se as duas afirmativas forem verdadeiras e a 2 no justificar a 1. Se a 1 for verdadeira e a 2 falsa. Se a 1 afirmativa for falsa e a 2 verdadeira.

104. O Poder Judicirio pode, ao examinar o exerccio do poder vinculado da Administrao Pblica, verificar a competncia para a prtica do ato, porque a Constituio impe o respeito ao Princpio da publicidade. 105. O ato discricionrio da Administrao Pblica est imune ao controle judicial, porque ela, no exerccio do poder discricionrio, tem liberdade na escolha da convenincia, oportunidade e contedo do ato administrativo. 106. O processo administrativo obedece aos princpios da a) b) c) d) Legalidade objetiva, oficialidade, verdade material, garantia de defesa e informalismo. Legalidade objetiva, garantia de defesa, oficialidade, verdade formal. Formalismo, legalidade objetiva, garantia de defesa, oficialidade, verdade material. Informalismo, legalidade objetiva, oficialidade, verdade formal e garantia de defesa.

107.Assinale a alternativa correta: Os atos administrativos no podem ser revogados a) b) c) d) e) Pela Administrao, em face do juzo de convenincia, oportunidade e razoabilidade. Por deciso judicial. Pela Administrao, no exerccio de seu poder discricionrio. Pela Administrao, se contrrios exclusivamente ao interesse pblico. Se atendidos os requisitos da legalidade e da legitimidade.

108. Assinale a alternativa incorreta: a) Ato administrativo praticado no exerccio de uma competncia vinculada pode ser revogado pela Administrao. b) Inexiste ato propriamente discricionrio, mas apenas discricionariedade por ocasio da prtica de certos atos. c) O ato administrativo sempre vinculado com relao ao fim e competncia, pelo menos. d) As alternativas a), b) e c) so incorretas. 20

109. Quanto revogao dos atos administrativos, a) b) c) d) S o judicirio tem o poder de revogar qualquer ato administrativo. preciso que haja norma expressa que autorize o poder de revogar. No preciso competncia atual sobre a matria a ser objeto de deciso. O fundamento do poder de revogar deflui da mesma regar de competncia que habilitou o agente prtica do ato anterior. e) A autoridade administrativa no tem o poder de revogar seus prprios atos. 110. Assinale a alternativa incorreta: a) De acordo com a teoria dos motivos determinantes, os motivos que determinam a vontade do agente integram a validade do ato administrativo. b) A invocao de motivos de fatos falsos vicia o ato administrativo apenas quando a lei haja estabelecido, antecipadamente, os motivos que ensejariam a prtica do ato. c) No desvio de poder h um mau uso da competncia que o agente possui para praticar atos administrativos, traduzindo na busca de uma finalidade que simplesmente no pode ser buscada ou, quando possa, no pode s-lo atravs do ato utilizado. d) No se confunde o motivo do ato administrativo com a motivao feita pela autoridade administrativa. Motivao integra a formalizao do ato, sendo um requisito formalstico dele. 111. Os atos de anulao e de revogao, no mbito da prpria Administrao, so necessariamente e sempre, classificados como a) b) c) d) Atos administrativos discricionrios. Atos administrativos vinculados. Atos administrativos constitutivos de direitos. Atos administrativos desconstitutivos.

112. O poder de regulamentar uma lei a) de natureza administrativa. b) Exclusivo do Chefe do Poder Executivo. c) No est sujeito ao prazo eventualmente determinado naquela para ser exercido. d) Compreende todos os elementos acima mencionados. 113. Podem ser convalidados os atos administrativos praticados com vcios atinentes a) b) c) d) e) Causa e formalidade. Formalidade e competncia. Finalidade e competncia. Motivao e formalidade. Causa e finalidade.

114. O controle jurisdicional da Administrao exercido atravs dos seguintes sistemas: a) Sistema contencioso administrativo, misto e de jurisdio espontnea. b) Contencioso administrativo, tambm chamado de sistema francs; de sistema judicirio ou de jurisdio nica, tambm chamado ingls. c) Sistema de jurisdio contenciosa e sistema de jurisdio voluntria. d) Misto, jurisdio nica e jurisdio trabalhista. 21

4. DA LICITAO E DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS 115. As afirmativas seguintes so verdadeiras, exceto: a) As obras, servios, compras e alienaes sero contratadas, pela Administrao Pblica, com o particular, mediante licitao, ressalvadas as hipteses legais de sua dispensa e inexigibilidade; b) A licitao exigida para contratao de obras, servios, compras e alienaes pela Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional e pelas demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios; c) A alienao de bens da Administrao Pblica depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta e entidades autrquicas e fundacionais, avaliao prvia e licitao, na modalidade de concorrncia, ressalvadas as hipteses legais de dispensa de concorrncia; d) So quatro as modalidades de licitao; a concorrncia, a tomada de preos, o convite, o leilo. 116. Marque a alternativa errada: a) A inexigibilidade da licitao caracterizada pela inviabilidade de competio. b) So modalidades de licitao a concorrncia, a tomada de preos, o convite, o concurso e o leilo. c) Concorrncia a modalidade de licitao entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condies exigidas para cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas, observada a necessria qualificao. d) O procedimento licitatrio no sigiloso, sendo pblicos e acessveis todos os atos, exceto quanto ao contedo das propostas at a sua respectiva abertura. 117. Quanto as licitaes pblicas, correta a resposta: a) b) c) d) A prestao de servios pblicos por meio de permisso depende de prvia licitao. A concorrncia, a tomada de preos e o convite so as nicas modalidades de licitao. Finda a licitao, a Administrao Pblica sempre obrigada a contratar. As sociedades de economia mista no esto sujeitas obrigatoriedade de licitar.

118. A ocorrncia de guerra ou de grave perturbao da ordem so situaes que tornam a licitao a) b) c) d) Previamente dispensada ex vi legis. Mesmo assim obrigatria. Dispensvel ao alvedrio do administrador pblico. Dispensvel para os contratos relacionados com tais eventos.

119. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I So modalidade s de licitao a concorrncia, a tomada de preo, o convite, o concurso e o leilo. II Considera-se Administrao Pblica a administrao direta e indireta da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos Municpios, abrangendo inclusive as entidades com personalidade jurdica de direito privado sob o controle do Poder Pblico e as fundaes por ele institudas ou mantidas. III- Revogao a extino pela Administrao Pblica de um ato administrativo por razes de oportunidade e convenincia, gerando efeitos ex nunc.

22

IV Uma das caractersticas do contrato administrativo a presena das chamadas clausulas exorbitantes, como por exemplo a prerrogativa que tem a Administrao Pblica de alterar ou rescindir unilateralmente os contratos administrativos. a) b) c) d) Todas as alternativas esto erradas. Todas as afirmativas esto corretas. Somente a afirmativa I est correta. Somente a afirmativa IV est correta.

120. A contratao de profissional de qualquer setor artstico, diretamente ou atravs de empresrio exclusivo, desde que consagrado pela crtica especializada ou pela opinio pblica , nos termos da Lei de Licitao, caso de a) b) c) d) Dispensabilidade de licitao. Inexigibilidade de licitao. Licitao na modalidade convite. Licitao na modalidade concurso.

121. A licitao um procedimento a) Que no vincula a Administrao Pblica quanto ao cumprimento do seu objeto. b) Que vincula a Administrao Pblica, porm sua observncia fica ao arbtrio e discricionariedade do administrador. c) Vinculado, obrigando o administrador a que observe o mesmo, inexistindo cominao de pena pelo no-cumprimento. d) Vinculado cuja violao ou inobservncia acarreta sua nulidade. e) Vinculado apenas s normas exaradas pela prpria Administrao. 122. Licitao o gnero, de que so espcies as seguintes modalidades a) b) c) d) Tomada de preos, alienao pblica, concorrncia, convite e leilo. Concorrncia, alienao pblica, convite e leilo. Tomada de preos, convite e leilo. Leilo, concurso, convite, concorrncia e tomada de preos.

123. As modalidades de licitao mais importantes, do ponto de vista do valor, so a) b) c) d) A concorrncia, a tomada de preos e a adjudicao compulsria. O leilo internacional, a concorrncia e a tomada de preos. O leilo internacional, a concorrncia e o convite. A concorrncia, a tomada de preos e o convite.

124. Qual a modalidade de licitao cabvel para concesso de direito real de uso de bens imveis integrantes do patrimnio pblico? a) b) c) d) e) Tomada de preos. Convite. Concorrncia. Leilo. Concurso.

125. Acerca da licitao correto afirmar: 23

a) O convite modalidade de licitao destinada a obras, compras e servios, cujos valores totais estejam entre o limite mximo para dispensa de licitao e o mnimo para a tomada de preos, podendo participar, no mnimo, cinco convidados, cadastrados ou no. b) A tomada de preos cabvel para obras, compras e servios cujos valores totais se encontrem entre o limite mnimo para convite e o mximo para concorrncia. c) O concurso modalidade de licitao cabvel para trabalhos tcnicos, cientficos ou artsticos, podendo participar quaisquer interessados que preencham os requisitos previstos no edital do certame. d) O leilo cabvel para venda de mveis inservveis para a Administrao, cujo valor, isolado ou globalmente, no seja inferior ao limite mximo referente a tomada de preos para compras e servios. e) A concorrncia cabvel para licitao internacional, cujos valores totais se encontrem acima do limite mximo para tomada de preos. 126. Para a habilitao nas licitaes ser exigida dos interessados documentao alusiva a a) b) c) d) Capacidade jurdica, tcnica, alm da regularidade fiscal. Habilitao jurdica, regularidade fiscal, qualificao tcnica e econmico-financeira. Idoneidade financeira, tcnica e regularidade fiscal. Capacidade jurdica, qualificao tcnica e regularidade fiscal.

127. Assinale a alternativa correta: a) O voto obrigatrio para os analfabetos, desde que maiores de 18 anos e menores de 70 anos. b) Concorrentemente, os Estados podem legislar sobre direito civil. c) A administrao pblica indireta no precisa obedecer ao princpio da publicidade, quando atuar em rea considerada de segurana nacional. d) As fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico devem submeter-se s normas gerais de licitao e contratao. 128. A licitao condio prvia do contrato administrativo. As excees a essa regra ocorrem nos casos de a) b) c) d) e) Licitao contratada e inexigibilidade de licitao. Dispensa e inexigibilidade de licitao. Dispensa de licitao e adjudicao do contrato. Licitao contratada e adjudicao do contrato. Inexigibilidade de licitao e adjudicao do contrato.

129. A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao, sendo processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da a) Legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhe so correlatos. b) Legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhe so correlatos.

24

c) Legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhe so correlatos. d) Legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da sujeio ao edital de chamamento, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhe so correlatos. e) Legalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhe so correlatos. 130. Assinale a alternativa incorreta: a) A alienao de bens da administrao Pblica deve subordinar existncia de interesse pblico devidamente justificado, ser precedida de avaliao e, tratando-se de imveis, depender de autorizao legislativa para rgos da administrao direta, entidades autrquicas e fundacionais, bem como de licitao na modalidade de concorrncia. b) Constatado o superfaturamento em alguma das hipteses que autorizam a dispensa ou inexigibilidade de licitao, respondero pelos danos causado ao errio pblico apenas os agentes pblicos responsveis, podendo eles se eximir das demais sanes previstas em lei, desde que reparem a leso patrimonial. c) Inexiste direito adquirido a ser oposto Administrao Pblica quando ocorrer nulidade constatada no curso do procedimento licitatrio, no podendo o particular exigir a manuteno do ato nulo ou de seus efeitos. d) A Administrao Pblica, para revogar ou declarar nulo um ato praticado no curso do procedimento licitatrio que implique desfazimento deste, deve observar os princpios do contraditrio e da ampla defesa. e) O regime jurdico dos contratos administrativos, institudo pela Lei de Licitaes, confere Administrao Pblica, em relao a eles, prerrogativa de modific-los ou rescindi-los, unilateralmente, para melhor adequao s finalidades de interesse pblico, respeitados os direitos do contratado. 131. Assinale, dentre os servios enumerados a seguir, um que no constitua servio tcnico especializado: a) b) c) d) e) Restaurao de obras de arte e bens de valor histricos. Ajardinamento de um logradouro pblico. Treinamento e aperfeioamento de pessoal. Patrocnio ou defesa de causas judiciais ou administrativas. Pareceres, percias e avaliaes em geral.

132. O funcionrio pblico, diretor-geral de um rgo pblico, admitiu uma licitao e, afinal, celebrou contrato com uma empresa privada que sabia haver sido declarada inidnea. Praticou ele a) b) c) d) e) Uma mera irregularidade administrativa. Um s ilcito administrativo. To-s um ato civilmente nulo. Apenas um ato administrativamente nulo. Tambm um fato delituoso, punvel.

133. As obras, servios, compras e alienaes, na Administrao Pblica brasileira, a) Podem ser realizados sem licitao pblica, no ltimo ms do ano civil. b) S podem ser realizados pelos rgos do Poder executivo. 25

c) Sero contratados sempre mediante prvio processo de licitao pblica que assegure a igualdade de condies a todos os concorrentes. d) No podem ser realizados no ltimo trimestre do ano civil. e) Exigem licitao pblica, ressalvados os caos indicados na legislao especfica. 134. Com referncia aos princpios da administrao Pblica, incorreta a seguinte afirmativa: a) Os princpios que constam da Constituio da repblica so aplicves aos trs nveis de governo da federao. b) O princpio da publicidade comporta excees, tratando-se de procedimento licitatrio. c) O princpio da motivao impe que o agente pblico explicite o fundamento de todo ato praticado. d) O desvio de finalidade exprime, muito freqentemente, desrespeito ao princpio da moralidade. 135. Constitui hiptese de inexigibilidade de licitao a) Aquisies realizadas pela Administrao, por ocasio de guerra, grave perturbao da ordem ou calamidade pblica. b) Em situaes de emergncia, quando caracterizada a urgncia no atendimento de situaes que possam acarretar prejuzo ou comprometer a segurana da pessoa, obras, servios, equipamentos e outros bens, pblicos ou particulares. c) Quando a operao envolver concessionrio de servio pblico e o objeto do contrato for pertinente a concesso. d) Quando houver fornecedor exclusivo, em face de ser nico fabricante do bem pretendido. 136. Assinale a opo incorreta: a) Concorrncia a modalidade de licitao a que ocorre a Administrao nos casos de compras, obras ou servios de vulto, admitida a participao de qualquer licitante, mediante convocao ampla. b) Tomada de preos a modalidade de licitao entre interessados, convocados mediante edital publicado no rgo oficial do Estado onde ocorre, e em jornal de circulao nacional. c) Cabe tomada de preos quando se tratar de obras cujo valor seja igual ou superior a quinze mil vezes o valor do maior salrio mnimo mensal e igual ou superior a quinhentas vezes o valor do maior salrio mnimo mensal. d) Convite a modalidade de licitao entre interessados no ramo pertinente ao objeto da licitao, em nmero de trs, escolhidos pela unidade administrativa, registrados ou no, e convocados por escrito com antecedncia mnima de trs dias teis. e) O leilo um procedimento licitatrio, empregado nas hipteses de alienaes empreendidas pelo Poder Pblico. 137. Marque a alternativa correta: Um rgo pblico deseja contratar os servios da grfica do Senado Federal: a) b) c) d) e) A licitao dispensvel, por envolver exclusivamente pessoas de direito pblico. A licitao inexigvel, em face da notria especializao da grfica em destaque. A licitao dispensvel, no relevante interesse pblico. A contratao estar sujeita a prvio processo de licitao. A contratao independe de licitao por tratar-se de servio tcnico especializado e com ente pblico.

26

138. Quanto aos contratos administrativos, correta a resposta: a) A alterao unilateral do contrato pela Administrao somente pode ocorrer se no houver aumento de despesas para o contratado. b) No contrato de concesso de servio pblico, quem remunera o contratado so os particulares. c) A lei poder permitir ao particular contratar com o Poder Pblico, mesmo estando em dbito com o sistema de seguridade social. d) Todas as alternativas esto erradas. 139. O contrato de concesso a) Administrativa de uso confere ao concessionrio um direito pessoal, transfervel a terceiros. b) De direito real de uso confere ao concessionrio um direito real, transfervel a terceiros por ato inter vivos ou por sucesso legtima ou testamentria. c) De direito real de uso contrato de colaborao, no qual o particular se obriga a prestar ou realizar algo para a Administrao. d) De servio pblico contrato de atribuio, exigindo sempre prvia licitao. 140. As afirmativas seguintes so verdadeiras, exceto: a) Convnios administrativos so contratos firmados entre entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre estas e organismos particulares, para a realizao de objetivos de interesse comum dos participantes. b) Consrcios administrativos so acordos firmados entre entidades estatais, autrquicas ou paraestatais, da mesma espcie, para realizao de objetivos de interesse comum dos participantes. c) Compete ao estado-Membro os servios pblicos no reservados constitucionalmente Unio Federal, nem atribudos ao Municpio pelo critrio de interesse local. d) Compete ao Estado-Membro explorar diretamente, ou mediante concesso a empresa estatal, com exclusividade de distribuio, os servios locais de gs canalizado. 141. Nos contratos administrativos no cumpridos o contratado infrator sujeita-se sano denominada declarao de inidoneidade, que tem por escopo a) b) c) d) Admoestar o contratante que descumpriu a avana. Alertar as administraes pblicas para prevenir futuras infraes. Afastar o inadimplente de entre os fornecedores da Admnistrao contratante. Responsabilizar civilmente o inadimplente que causou leso patrimonial.

142. Quando, por um ato geral do Poder Pblico probe-se a importao de determinado produto, ocasionando o impedimento da plena execuo de um contrato celebrado entre particular e a Administrao Pblica, estamos diante de uma hiptese de a) b) c) d) Fato da administrao. Fato do prncipe. Teoria da impreviso. Inexecuo forada.

143. Escolha a alternativa correta:

27

a) Contrato administrativo o ato bilateral envolvendo a Administrao Pblica, nessa qualidade, e terceiros, sempre objetivando uma finalidade pblica, formal, oneroso, comutativo e realizao intuitu personae. b) Permisso o ato administrativo negocial, discricionrio e precrio, pelo qual o Poder Pblico contrata com o particular a execuo de servio coletivo. c) Autorizao o ato administrativo bilateral pelo qual se conforma atividade de interesse exclusivo do particular. d) Licena ao ato administrativo unilateral, vinculado, de que no exsurge direito, facultando desempenho de atividade. 144. O contrato administrativo celebrado intuitu personae a) Porque o seu objeto apenas poder ser exigido pelo rgo pblico ou entidade contratante e ainda assim no seu prprio interesse. b) Porque enseja o pagamento de uma remunerao em prol da pessoa fsica ou jurdica contratada pela Administrao. c) Porque deve, em regra, ser executado pelo prprio contratado ou estar submetido sua responsabilidade. d) Porque esta uma caracterstica exclusiva dos contratos celebrados pela Administrao Pblica. 145. Os acordos firmados por entidades pblicas de qualquer espcie, ou entre estas e organizaes particulares, para realizao de objetivos do interesse comum dos partcipes, denomina-se a) b) c) d) Contratos administrativos. Convnios administrativos. Concesso administrativa. Permisso administrativa.

146. A determinao estatal, positiva ou negativa, geral, imprevista e imprevisvel, que onera substancialmente a execuo de contrato administrativo, denomina-se a) b) c) d) Fato do prncipe. Fato da administrao. Ato de imprio. Ato negocial.

147. A critrio da autoridade competente, em cada caso, poder ser exigida a prestao de garantia no mbito dos contratos administrativos. Considerando a afirmativa feita, assinale a alternativa correta: a) A exigncia de garantia diz respeito apenas a obras, servios e compras, devendo ela estar contida no instrumento convocatrio da licitao, onde tambm dever estar indicada a modalidade desejada. b) A exigncia de garantia, como faculdade posta na lei para a Administrao, geral, cabendo apenas que ela declare, no instrumento convocatrio, a modalidade desejada. c) Deve estar prevista no instrumento convocatrio, mas apenas para a contratao de obras, servios e compras, competindo ao licitante, na proposta, indicar a modalidade escolhida. d) No poder, em nenhuma hiptese, exceder a 5% do valor do contrato. 148. So elementos necessrios ao contrato administrativo:

28

a) Indicao do critrio pelo qual correr a despesa, da classificao funcional programtica e da categoria econmica. b) Vinculao ao edital de licitao ou do termo que a dispensou ou a inexigiu, e proposta do licitante vencedor. c) Durao adstrita aos respectivos crditos oramentrios, ressalvadas as excees previstas na Lei n 8.666/93. d) Serem regulados por suas clusulas, aplicando-se-lhes, precipuamente, as disposies de direito privado. e) Somente as alternativas a) e c) esto corretas. 149. A Administrao Pblica celebrou contrato com empresa privada para a explorao de servio pblico de transporte de passageiros. O contrato diz que a explorao ser feita a ttulo precrio, por prazo certo, sendo rescindvel nas hipteses enumeradas, taxativamente, em lei determinada. Tratase de a) b) c) d) e) Concesso. Autorizao. Permisso. Permisso condicionada. Licena.

150. Depois de formalmente celebrados, os contratos administrativos devem ser publicados, em resumo, no rgo oficial, como condio de sua validade. Esta publicao deve ser feita a) b) c) d) e) No prazo de cinco dias. No prazo de oito dias. At o quinto dia til do ms seguinte ao de sua assinatura. No prazo de trinta dias. No prazo de sessenta dias.

151. Quando a Administrao Pblica pratica atos ou celebras contratos, em regime de direito privado (civil ou comercial), a) Poder alter-los, revog-los, anul-los ou rescindi-los por ato universal. b) Poder apenas revog-los aps o devido processo administrativo. c) Poder anul-los unilateralmente se no tiverem sido observadas as devidas providncias administrativas. d) Nenhuma das respostas acima. 152. Marque a opo correta: A aplicao da clusula rebus sic stantibus est diretamente ligada a) b) c) d) e) Teoria do pacta sunt servanda. Teoria da infortunstica. Teoria da odiosa sunt restringenda. Teoria da obrigao acessria in facultate solutione. Teoria da impreviso.

153. A retomada cativa de servio pelo poder concedente, vigente ainda a concesso, em face de convenincia ou interesse administrativo, denomina-se a) Resciso. 29

b) Revogao. c) Resgate. d) Anulao. 5. DESAPROPRIAO (SERVIDO ADMINISTRATIVA, OCUPAO TEMPORRIA E TOMBAMENTO) 154. Quanto desapropriao, correta a resposta: a) Na desapropriao so cumulveis juros compensatrios e moratrios. b) Na desapropriao para fins de reforma agrria, a indenizao sempre realizada com ttulos da dvida agrria. c) A desapropriao consuma-se com a expedio do decreto expropriatrio. d) Todas as alternativas esto erradas. 155. Quanto desapropriao, correta a resposta: a) Na desapropriao direta os juros compensatrios s so devidos a partir do trnsito em julgado da sentena. b) A desapropriao forma originria de aquisio da propriedade. c) Na desapropriao por zona desapropria-se somente rea necessria realizao da obra ou servio. d) Todas as alternativas esto erradas. 156. Considera-se caso de utilidade pblica, pra fins de desapropriao de propriedade imvel, a) b) c) d) Proteo da rea de fronteiras. Socorro em caso de calamidade pblica. Promoo da segurana pblica. Abertura de rodovia estadual.

157. A obrigao imposta ao expropriante de oferecer o bem ao expropriado, mediante devoluo do valor da indenizao, caso no utilizado no interesse, necessidade ou utilidade pblicos motivadores da desapropriao, denomina-se a) b) c) d) Retrovenda. Resgate. Retrocesso. Investidura.

158. A desapropriao a) S pode ser feita em favor das pessoas de direito pblico. b) Pode ser feita em favor de quaisquer pessoas de direito pblico ou de todas as pessoas de direito privado. c) Pode ser feita em favor das pessoas de direito pblico ou de pessoas de direito privado delegadas ou concessionrias de servio pblico. d) S pode ter como objeto bem imvel. e) Pode ter como objeto bens personalssimos. 159. A desapropriao forma originria de aquisio da propriedade. correto concluir que

30

a) A ao judicial de desapropriao pode prosseguir independentemente de saber a Administrao quem seja o proprietrio ou onde possa ser o mesmo encontrado, embora se possa questionar o seu domnio. b) A transcrio da desapropriao no registro de imveis depende da verificao da continuidade em relao s transcries anteriores. c) Com a desapropriao no h possibilidade de eventuais prejudicados reivindicarem o imvel, que no fica sujeito evico. d) A incidncia dos juros moratrios sobre os compensatrios, nas aes expropriatrias, constitui anatocismo, vetado por lei. e) Todas esto erradas. 160. Na desapropriao indireta a) Pode o juiz deferir liminar para que o Poder Pblico deposite, previamente, em dinheiro, o valor da indenizao. b) Descabe indenizao, porque o princpio que rege a matria o da funo social da propriedade. c) Cabe indenizao, em razo do princpio da igual repartio dos encargos pblicos. d) As partes so conduzidas necessariamente retrocesso, em virtude do desvio de finalidade do ato. e) O ato caracteriza-se como espcie de desapropriao por interesse pblico. 161. Na desapropriao a) b) c) d) e) considera-se de necessidade pblica o aproveitamento industrial de minas. A imisso provisria na posse s poder efetuar-se aps a citao do ru. Considera-se caso de utilidade pblica a salubridade pblica. A desapropriao de bens privados depende de autorizao legislativa especfica. Ao Poder Judicirio permitido decidir se ocorrem ou no os casos de utilidade pblica.

162. A declarao de utilidade pblica, para fins de expropriao a) b) c) d) e) S pode ser expedida pela Unio. No pode ser expedida pelos Municpios. Pode ser expedida pela Unio, Estados e Municpios. No pode ser expedida pelo Poder Legislativo. No pode ser expedida por decreto.

163. O decreto expropriatrio suscetvel de controle jurisdicional mediante ao direta a) b) c) d) Sempre. No que tange ocorrncia genrica da necessidade ou utilidade pblica. No que tange aos cinco elementos constitutivos da medida declaratria. No tocante oportunidade e convenincia da medida.

164. Ao direito que tem o expropriado de reaver os bens ou indenizao, correspondente no utilizados no interesse, necessidade ou utilidade pblicas, por que foram desapropriados, denominase a) Tredestinao. b) Retrocesso. c) Retrovenda. 31

d) Extenso. 165. Assinale a alternativa incorreta: a) A caducidade da declarao de utilidade pblica ocorre num prazo de cinco anos nas desapropriaes por necessidade ou utilidade pblica, e em prazo de dois anos nas desapropriaes por interesse social. b) Os juros moratrios e os compensatrios na desapropriao contam-se a partir do trnsito em julgado da sentena condenatria. c) Violado o direito de preferncia, o expropriado dispe de cinco anos para intentar a ao de retrocesso pleiteando perdas e danos. d) A jurisprudncia admite a desapropriao em favor de pessoa de direito privado, que desempenha atividade de interesse pblico. 166.Das afirmaes seguintes: I A teoria da impreviso tem apoio do princpio do pacta sunt servanda; II A Administrao pode desfazer seus atos por consideraes de mrito e ilegalidade. O judicirio s os pode invalidar se ilegais. III Decretar uma desapropriao por utilidade pblica mas, visando, na realidade, satisfazer interesse prprio ou de outrem com a subseqente transferncia do bem expropriado configura desvio de finalidade. a) b) c) d) I e II so corretas. Todas so incorretas. Todas so corretas. II e III so corretas.

167. O Municpio M, com o objetivo de ali construir escoa profissionalizante rural, e sem outras formalidades, declarou de utilidade pblica para fins de desapropriao a parte situada em seu territrio do lveo abandonado de um rio navegvel que banha os Municpios M e F", situados nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, respectivamente, e cuja corrente, atravessando propriedade particular, havia sido desviada pelos mencionados Estados-Membros em decorrncia de convnio entre ambos celebrado para construo de usina hidreltrica. Com base nestes dados, pode-se afirmar que o decreto expropriatrio a) Ilegal, porque no se inclui na competncia do Municpio a prestao do servio para que se deu a declarao de utilidade pblica. b) Ilegal, porque o bem expropriado insuscetvel de desapropriao. c) Ilegal por falta de autorizao legislativa municipal. d) Legal e constitucional. e) Legal por atender ao Plano Energtico do estado. 168. Assinale a alternativa incorreta: a) A declarao de utilidade pblica do imvel submete o bem fora expropriatria do estado, fixa o estado do bem e de suas benfeitorias existentes, tornando-o insuscetvel de modificaes. b) As desapropriaes se fazem em favor das pessoas de direito pblico, das pessoas de direito privado delegadas ou concessionrias de servio pblico e, excepcionalmente, da pessoa de direito privado que desempenha atividade considerada de interesse pblico. 32

c) suscetvel de desapropriao tudo aquilo que seja objeto de propriedade, ou seja, bem mveis e imveis, corpreos e incorpreos, incluindo-se os direitos. d) Desapropriao por zona a desapropriao de uma rea maior que a necessria realizao de uma obra ou servio, por abranger a zona contgua a ela, tendo em vista reserv-la para ulterior desenvolvimento da obra ou revende-la, a fim de absorver a valorizao extraordinria que receber em decorrncia da prpria execuo do projeto. e) Os bens polticos so passveis de desapropriao. 169. A ampliao da desapropriao de um bem particular s reas que se valorizarem acentuadamente, em conseqncia da realizao de obra ou de servio pblico na rea primitivamente desapropriada, caracteriza a) b) c) d) e) Desapropriao indireta. Expanso obrigatria. Desapropriao por zona. Desapropriao paralela. Expropriao seqencial.

170. incorreto afirmar: a) b) c) d) e) A retrocesso um instituto invalidatrio da desapropriao. A retrocesso consiste num direito real inerente ao bem expropriado. A retrocesso devida ao proprietrio e seus sucessores. O bem expropriado pode ser objeto de reivindicao pelo expropriado. Se o expropriante no oferecer o bem ao expropriado, o seu direito resolve-se em perdas e danos.

171. Em sede de desapropriao, assinale a alternativa incorreta: a) Ocorre interesse social quando o Estado esteja diante dos chamados interesses sociais, isto , daqueles diretamente atinentes s camadas mais pobres da populao e massa do povo em geral, concernentes melhoria de vida, eqitativa distribuio e atenuao das desigualdades em sociedade. b) A desapropriao a forma originria de aquisio da propriedade, pois a transferncia forada do bem para o patrimnio pblico independe de qualquer vnculo com o ttulo anterior de propriedade, no interessando, para fins de expropriao, verificar a existncia de ttulo justo ou injusto, de boa-f ou de m-f, podendo a ao judicial respectiva prosseguir independentemente de saber a Administrao quem seja o proprietrio ou onde possa ser encontrado. c) Se a indenizao for paga a terceiro, que no o proprietrio, reputa-se invlida a desapropriao, podendo o bem expropriado ser objeto de reivindicao aps incorporado Fazenda Pblica. d) A imisso provisria na posse a transferncia da posse do bem objeto da expropriao para o expropriante, j no incio da lide, obrigatoriamente concedida pelo Juiz, se o Poder Pblico declarar urgncia e depositar em juzo, em favor do proprietrio, importncia fixada segundo critrio previsto em lei. e) A transcrio da desapropriao no registro de imveis independe da verificao da continuidade em relao s transcries anteriores, no ficando o imvel sujeito evico. 172. Os honorrios advocatcios no processo de desapropriao devero ser fixados pelo juiz, na sentena, a) Entre 10% e 20% do valor da condenao. 33

b) c) d) e)

Entre 10% e 20% do valor depositado previamente pelo ente pblico. Entre 10% e 25% da diferena entre o valor depositado e o da condenao. At 20% do valor da condenao. At 20% da diferena entre o valor depositado e o da condenao.

173. Assinale a assertiva correta: a) O recurso de apelao interposto pelo expropriado, no processo de desapropriao, contra a sentena que fixa o preo da indenizao, tem efeito suspensivo e devolutivo. b) lcito, a qualquer momento, o expropriante desistir, mesmo aps a incorporao do bem ao seu patrimnio, em razo da cessao da utilidade pblica ou do interesse social, da desapropriao. c) No so cumulveis, na sentena que fixa o preo da indenizao, em razo da natureza peculiar do processo de desapropriao, onde h prevalncia do interesse pblico, juros compensatrios e moratrios. d) A declarao expropriatria feita mediante decreto do Executivo autoriza, independentemente do depsito provisrio, a autoridade expropriante a penetrar nos prdios. 174. insuscetvel de desapropriao para fins de reforma agrria a) A mdia propriedade rural, tal como definida em lei, que constitui o nico imvel rural de seu proprietrio. b) O imvel rural que tenha aproveitamento racional e adequando. c) A pequena propriedade rural, tal como definida em lei. d) A propriedade fundiria, que se caracteriza pela utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente. 175. Marcar a alternativa incorreta: Na desapropriao por interesse social para fins de reforma agrria, a) b) c) d) Ocorre indenizao prvia e justa em ttulos da dvida agrria. As benfeitorias teis e necessrias sero indenizadas em dinheiro. Pode ocorrer a desapropriao da propriedade produtiva. As operaes de transferncias de imveis desapropriados so isentas de impostos federais, estaduais e municipais. e) So insuscetveis de desapropriao a pequena e mdia propriedade rural, desde que seu proprietrio no possua outra. 176. Compete a) Unio desapropriar, por interesse social, para fins de reforma agrria, o imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria, com clusula de preservao do valor real, resgatvel no prazo de at vinte anos. b) Unio, ao Estado e ao Municpio desapropriar, por interesse social, para fins de reforma agrria, imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social, mediante indenizao em ttulos da dvida pblica. c) Ao municpio, por necessidade pblica, desapropriar imvel rural da Unio, mediante indenizao em ttulos da dvida agrria municipal. d) Ao Estado desapropriar, por interesse social, para fins de reforma agrria, imvel rural que no esteja cumprindo sua funo social.

34

e) Unio desapropriar, por interesse pblico, qualquer imvel rural, mediante prvia e justa indenizao em ttulos da dvida agrria. 177. Assinale a opo incorreta: a) A desapropriao poder ser feita por via administrativa ou por processo judicial. b) A via administrativa se consubstancia no acordo entre as partes quanto ao preo, reduzido a termo para a transferncia do imvel expropriado, via instrumento particular. c) No processo judicial de desapropriao, o foro para a ao o da situao do bem expropriado, salvo quando houver interesse da Unio, quando competente a Justia Federal com sede na Capital do Estado correspondente. d) admitida a imisso provisria na posse, antes da citao do expropriado, quanto declarada a urgncia e efetue em juzo o depsito prvio, observados os crditos estabelecidos no Decreto-Lei n 3.365/41. e) A imisso provisria na posse de prdios residenciais urbanos tem rito prprio, que s a admite aps intimao da oferta ao expropriado, desde que, no impugnado. 178. Marque a opo correta: Na desapropriao por utilidade pblica e por interesse social, o decreto expropriatrio caducar, respectivamente, a) b) c) d) Em cinco anos, tanto no caso de utilidade pblica, quanto no de interesse social. Em cinco anos, no caso de utilidade pblica, e em dez anos, na hiptese de interesse social. Em cinco anos, no caso de utilidade pblica, e em dois anos, na hiptese de interesse social. Em cinco anos, no caso de utilidade pblica e, em trs anos, na hiptese de interesse social.

179. Marque a opo correta: Tratando-se de desapropriao, sero indenizadas a) b) c) d) As benfeitorias aps a desapropriao, as necessrias, as teis e as volupturias. As benfeitorias feitas aps a desapropriao, as necessrias e as teis. Apenas as benfeitorias teis feitas aps a desapropriao. Nenhuma das alternativas est correta.

180. Marque a opo correta: Ao direito que tem o proprietrio de exigir que na desapropriao se inclua a parte restante dos bens expropriados, que se tornou intil ou de difcil utilizao, denomina-se a) b) c) d) e) Direito de retrocesso. Direito de tredestinao. Direito de extenso. Direito de requisio. Direito de desapropriao indireta.

181. Considere as caractersticas abaixo: I Definida como instrumento de interveno estatal na propriedade. II Fundamentada no atendimento do interesse pblico abstrato e genericamente considerado. III Dotada de natureza gratuita. IV Materializada em comandos de ordem pblica de carter geral e abstrato. a) Requisio. b) Desapropriao. 35

c) Restrio de vizinhana. d) Servido administrativa. e) Limitao administrativa. 182. A fixao, por lei, da altura mxima de edificao a) b) c) d) e) Exerccio do poder de polcia. Requisio da propriedade privada. Desapropriao de espao. Limitao administrativa. Servido administrativa.

183.As limitaes ao uso da propriedade particular a) Dependem de lei federal, pois o direito civil privativo da Unio. b) Dependem de prvia indenizao. c) Podem ser expressas em lei ou regulamento dos Municpios, estados, Distrito federal ou Unio, no campo das respectivas atribuies institucionais. d) matria exclusiva de postura municipal, a teor do art. 572 do Cdigo civil. e) Devem ser expressas em lei complementar, devido filiao constitucional do direito de propriedade. 184. O proprietrio pode levantar em seu terreno construes que lhe aprouver, salvo o direito dos vizinhos e os regulamentos administrativos: a) b) c) d) e) Os aludidos regulamentos implicam servido administrativa. Citados regulamentos constituem limitaes administrativas. Os regulamentos em destaque no podem afetar o jus utendi, fruendi et abutendi. Esses regulamentos so meras restries de vizinhanas. Os regulamentos em epgrafe s podem ser editados por lei.

185. Assinale a opo correta: A servido administrativa e a limitao administrativa, contempladas no Direito Administrativo brasileiro, a) Constituem nus real pblico, imposto a prdios determinados. b) Confundem-se, tendo em vista a finalidade comum e especfica para prestao de servios pblicos. c) Distinguem-se, eis que a servido administrativa publica utilitatis e a limitao administrativa ut universi. d) O legislador constitucional no as distingue, pois ambas constituem delegaes do Poder Pblico. e) Ambos os institutos so onerosos ao Poder Pblico, quando acarretam prejuzos ao particular. 186. Atendendo ao interesse pblico, a administrao constitui um direito real sobre bem imvel, de domnio privado. D-se no caso a) b) c) d) Uma desapropriao. Uma concesso de uso. Uma servido administrativa. Uma limitao administrativa. 36

e) Uma desapropriao indireta. 187. Assinale a alternativa correta: a) Tombamento o instituto de direito pblico pelo qual o Estado faz restries superficiais ao direito de propriedade. b) A natureza jurdica da medida do executivo que declara imvel de utilidade pblica ou de interesse social a de ato complexo e vinculado. c) Todo e qualquer vcio do decreto expropriatrio deve ser atacado na contestao, precisamente no incio da fase judicial. d) A expresso caducidade do decreto expropriatrio, no sentido tcnico significa a perda de vigncia por decurso do tempo. e) Todas esto erradas. 188. Tombamento o instituto de direito pblico mediante o qual o Estado a) Faz restries superficiais ao direito de propriedade, como, por exemplo, a descaracterizao da fachada de certos edifcios histricos. b) Desapropria bens e incorpora ao domnio pblico, com fundamento na utilidade pblica. c) Procede a restries amplssimas ao direito de propriedade, incluindo a transferncia do domnio. d) Restringe apenas o jus utendi e o jus fruendi, permitindo apenas o jus abutendi. 189. A desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, a) b) c) d) e) Ser estabelecida em lei complementar, quanto aos procedimentos. Ter prvia indenizao em dinheiro ou em ttulos da dvida pblica. Est sujeita a ressalvas. As respostas a) e c) esto corretas. As respostas a) e b) esto corretas.

190. Assinale a assertiva correta: a) O tombamento caracteriza-se como servido pblica. b) A natureza jurdica da medida do executivo que declara imvel de utilidade pblica ou de interesse social a de ato complexo e vinculado. c) Todo e qualquer vcio do decreto expropriatrio deve ser atacado na contestao, precisamente no incio da fase judicial. d) A expresso caducidade do decreto expropriatrio, no sentido tcnico, significa a perda de vigncia por decurso do tempo. e) Todas esto erradas. 191. O ato de desafetao do bem pblico nulo, uma vez que formalizado a) b) c) d) Visando a objeto defeso em lei. Com malversao de bem ou interesse pblico. Com desvio de finalidade. Por autoridade incompetente.

192. Constitui hiptese para requisio da propriedade particular a existncia de a) Absoluta necessidade pblica. 37

b) Interesse pblico relevante e urgente. c) Iminente perigo pblico. d) Calamidade pblica. 193. Assinale a opo correta: A requisio administrativa, condicionada existncia de perigo pblico iminente, a) b) c) d) Depende de interveno prvia do Poder Judicirio, para imisso na posse. No abrange bens imveis e servios. No est sujeita ao controle judicial, prvio ou posterior, por ser ato de imprio. Nenhuma das alternativas est correta.

6. SERVIO E FUNO PBLICA 194. O contrato pelo qual a Administrao Pblica transfere a um particular a utilizao privativa de imvel pblico, mediante remunerao mensal, constitui a) b) c) d) e) Permisso de uso. Cesso de uso. Concesso de uso. Concesso de direito real de uso. Locao.

195. Imvel dominical do Municpio pode ser permutado por outro, contguo, a) b) c) d) e) Na forma da legislao federal. Na forma da legislao estadual. Pelo Prefeito Municipal, autorizado pela Cmara dos Vereadores, dispensada licitao. Pelo Prefeito Municipal, autorizado pela Cmara de Vereadores, exigida licitao. Pelo Prefeito Municipal, independentemente de autorizao da Cmara de Vereadores.

196. Assinale a alternativa correta: a) A permisso de servio pblico, ao contrrio da concesso, no necessita ser precedida de licitao. b) A permisso de servio pblico tem lugar nas hipteses em que a possibilidade de revogao unilateral a qualquer tempo e sem qualquer indenizao no acarreta conseqncia econmica desastrosas para o permissionrio. c) Outorgando a Administrao permisso a prazo certo, a clusula concernente h de se reputar vlida. d) A concesso de servio pblico enquadra-se como ato administrativo discricionrio e precrio. 197. Se a Administrao Pblica, de forma coativa, por motivo de interesse ou convenincia, retomar determinado servio concedido, opera-se a) b) c) d) e) Uma anulao. Uma reverso. Uma resciso. Uma encampao ou resgate. Um confisco.

38

198. Ao ato administrativo discricionrio e precrio pelo qual facultada ao particular, pelo Poder Pblico, a execuo de servios de interesse coletivo ou uso especial de bens pblicos, em condies estabelecidas pela Administrao, designa-se a) b) c) d) e) Concesso de uso. Concesso real de uso. Permisso. Autorizao. Licena.

199. Quando os particulares prestam servios pblicos, eles o fazem mediante a) Contrato de locao de servios. b) Investidura em cargo pblico. c) Concesso de permisso. 200. Assinale a resposta correta: Com relao aos servios delegados pela Administrao Pblica, a) A delegao pode ser feita sob as modalidades de concesso, permisso, liberao e autorizao. b) O contrato de concesso pode ser alterado unilateralmente pela Administrao, no que se refere s clusulas regulamentares. c) A fiscalizao do servio concedido somente pode ser exercida por rgo da prpria Administrao concedente. d) A permisso para a prestao de servio pblico ou de utilidade pblica, como ato unilateral, no exige licitao. e) A remunerao dos servios autorizados cabe exclusivamente ao autorizatrio. 201. O Ministrio da agricultura transfere gratuitamente a posse para a Legio Brasileira de Assistncia de 50 mesas de gabinete e de 100 cadeiras executivas. Tal transferncia caracteriza a) b) c) d) Permisso de uso. Autorizao de uso. Cesso de uso. Direito real de uso.

202. A retomada coativa do servio, pelo poder concedente, durante o prazo da concesso, por motivos de interesse pblico, mediante lei autorizativa especfica e aps prvio pagamento de indenizao ao concessionrio, denomina-se a) b) c) d) Reverso. Resciso. Encampao. Anulao.

203. As afirmativas seguintes so verdadeiras, exceto: a) A pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indgenas s podem ser efetuadas com autorizao do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, que tero assegurada a participao dos resultados da lavra;

39

b) A concesso de lavra ato administrativo unilateral, pelo que, quando a Unio federal, fora das hipteses legais de caducidade, suprime ou restringe a concesso de uso fica obrigada a indenizar o concessionrio da lavra; c) Os bens pblicos de uso comum do povo e os de uso especial conservam a inalienabilidade enquanto no forem, por lei, desafetados de sua destinao originria especfica; d) Investidura a alienao, aos proprietrios de imveis lindeiros, de rea pblica remanescente ou resultante de obra pblica e que se tornou inaproveitvel isoladamente. 204. Quanto aos servios pblicos, correta a resposta: a) Depende de autorizao legislativa a criao de sociedade de economia mista subsidirias de outras sociedades de economia mista preexistentes. b) As autarquias integram o gnero administrao direta. c) A criao de empresas pblicas, sociedades de economia mista, autarquias ou fundaes pblicas no depende de lei especfica. d) As empresas pblicas e fundaes pblicas tm personalidade jurdica de direito pblico. 205. Assinale o que for correto: a) Relativamente s fundaes pblicas so elas criadas e institudas pela administrao Pblica destinadas essencialmente realizao de atividades no lucrativas e de interesse dos administrados, sujeitas ao controle positivo do Estado e impossibilitadas de se extinguir pela sua prpria vontade. b) Empresa pblica estadual sempre empresa privada mercantil-industrial criada atravs de lei autorizada, cujo patrimnio no pode ser utilizado, onerado e alienado sem prvia autorizao legislativa. c) Sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito privado, essencialmente mercantil-industrial, destinadas exclusivamente para a prestao e explorao de servios pblicos e privados e seu patrimnio utilizado, onerado e alienado independentemente de prvia autorizao legislativa. d) As alternativas a) e c) esto corretas. 206. A natureza jurdica da autarquia administrativa a) b) c) d) A pessoa jurdica de direito privado. Pessoa jurdica de direito pblico interno. Pessoa jurdica de direito privado de fins pblicos. Pessoa pblica autnoma e descentralizada.

207. Pessoa jurdica de direito privado criada por lei especfica, com capital exclusivamente pblico para realizar atividade de interesse da administrao instituidora nos moldes da iniciativa particular, podendo revestir qualquer forma e organizao empresarial conceito jurdico de a) b) c) d) Fundao governamental. Sociedade de economia mista. Ente paraestatal. Empresa pblica.

208. Trata-se de Ministrio integrante do chamado setor pblico a) Das Relaes Exteriores. b) Da fazenda. 40

c) Do Interior. d) Das Comunicaes. 209. Sobre servio pblico correto afirmar: a) Segundo o critrio subjetivo, seria todo aquele prestado pelo Estado. b) Segundo o critrio subjetivo, seria toda a atividade que tem por fim a satisfao das necessidades coletivas. c) Segundo o critrio formal, seria aquele exercido sob o regime de direito pblico. d) Todas as alternativas esto corretas. 210. So exemplos de servios pblicos uti universi a) b) c) d) Calamento, gua e limpeza pblica. Energia eltrica e iluminao pblica. Telefone, gua, energia eltrica e polcia. Nenhuma das alternativas anteriores est correta.

211. Os funcionrios das fundaes institudas pelo Poder Pblico a) b) c) d) So considerados funcionrios pblicos para todos os efeitos. No so considerados funcionrios pblicos, exceto para fins de mandado de segurana. No esto sujeitos proibio da acumulao de cargos. Nenhuma das alternativas anteriores est correta.

212. correto afirmar: a) A empresa pbica da Unio pessoa de direito pblico, criada por lei especfica mediante proposta do Presidente da Repblica, dotada de capital pblico, com o objetivo de exercer atividades econmicas. b) A autarquia pessoa jurdica de direito pblico, criada por lei, com patrimnio prprio e funes tpicas do Estado, sem subordinao hierrquica. c) O bem do patrimnio disponvel o que pode ser alienado (vendido, permutado ou cedido para explorao econmica), mediante licitao pblica, desde que declarada sua desafetao. d) As fundaes pblicas, embora institudas pelo Poder Pblico e por ele mantidas, se extinguem pelo distrato. e) Todas esto erradas. 213. As autarquias a) So entes administrativos autnomos com personalidade de direito privado. b) So entes administrativos autnomos, com personalidade de direito pblico interno. c) No esto sujeitas, como entes administrativos autnomos, ao controle da entidade estatal a que pertencem. d) No tm patrimnio prprio. e) No tm atribuies estatais especficas. 214. Quanto sua natureza, a) As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado. b) As sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito pblico. 41

c) As fundaes no so pessoas jurdicas. d) Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado. e) Os Estados-Membros so pessoas jurdicas de direito pblico externo. 215. Escolha a alternativa incorreta: a) Embora as disciplinas jurdicas das denominadas empresas estatais sejam muito semelhantes, o que as diversifica fundamentalmente o modo de composio do seu capital e a forma societria dotada. b) O Estado pode ter responsabilidade subsidiria em caso de responsabilizao civil das suas autarquias. c) A autonomia dos servios autrquicos federais est balizada pelas disposies de DecretoLei n 200/67, dependendo sua ampliao ou reduo de lei complementar de iniciativa privativa do Presidente da Repblica. d) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, excetuadas as normas constitucionais que a todas se apliquem, tm regimes jurdicos diversos, preponderantemente de direito privado ou de direito pblico, conforme, respectivamente, explorarem atividade econmica ou desenvolvam quaisquer atividades de ndole pblica propriamente. 216. Assinale a alternativa correta: a) Quanto ao gozo ou fruio dos servios pblicos, o Administrador est obrigado a prestalos a todos os cidados, sem discriminaes. b) A Administrao no pode estabelecer condies para a fruio ou gozo dos servios pblicos. c) A Administrao pode, desde que amparada em texto legal, estabelecer regalias para beneficiar quem se encontre, em relaes a outros, em igualdade de condies. d) Na concesso do servio pblico existe a transferncia de direitos relativos atividade pblica para o concessionrio. e) Na concesso do servio pblico no so transferidos apenas o exerccio da atividade, seno tambm os direitos concernentes prpria atividade. 217. Assinale a afirmao correta: a) As fundaes tm personalidade jurdica de direito privado e esto sujeitas fiscalizao do Tribunal de Contas. b) As entidades paraestatais so criadas por lei, e seu patrimnio exclusivamente pblico. c) A empresa pblica constituda, organizada e controlada pelo Poder pblico e tem personalidade jurdica de direito privado. d) As autarquias so entes que integram a administrao direta e gozam de autonomia poltica. e) As autarquias no esto imunes aos impostos institudos pelo Poder Pblico. 218. Integram a Administrao Pblica indireta, segundo a Constituio do Estado, a) O Tribunal de Contas, os Conselhos de Contas e as entidades de direito privado, sob controle do Estado ou Municpio. b) A Cmara de Vereadores e as comisses que esta venha a constituir. c) Apenas as sociedades de economia mista e as fundaes de direito privado. d) As Secretarias de Estados e as Secretarias Municipais. e) As autarquias, sociedades de economia mista, empresas pblicas e fundaes pblicas.

42

219. A Administrao Federal indireta, nos termos do Decreto-lei n 200/67, integrada por pessoas jurdicas de direito pblico e de direito privado. A Constituio Federal vigente, no captulo referente Administrao Pblica, a) Distinguiu as entidades administrativas em razo de sua natureza jurdica, estabelecendo que somente as autarquias seriam criadas por lei, do que decorre sua natureza de direito pblico. b) Conferiu tratamento idntico, quanto a regime de pessoa, s autarquias e s empresas pblicas, estendendo-lhes o foro privativo da Unio. c) Submeteu ao princpio da legalidade todas as entidades integrantes da administrao indireta, bem como a administrao direta de todos os poderes nas trs esferas polticoadministrativas do pas. d) Excluiu expressamente as sociedades de economia mista e as empresas pblicas das regras sobre concurso pblico para contratao de empregados. 220. Examinada a Constituio Federal vigente no tocante s entidades da administrao indireta destinada explorao de atividades econmicas pelo Estado, verifica-se a) Absoluta isonomia de tratamento entre as referidas entidades e as empresas particulares. b) Competncia da Justia federal para julgamento das questes trabalhistas das empresas pbicas federais exploradoras de monoplio estatal. c) Extenso do foro privativo da Unio empresas pblicas federais, excetuadas, entre outras, as aes trabalhistas. d) Absoluta igualdade de tratamento entre as empresas pblicas e as sociedades de economia mista federais. 221. Os Estados e os Municpios, no exerccio de sua autonomia, a) Podem instituir sociedades de economia mista e empresas pblicas para a prestao de servios pblicos, mediante deliberao de seu Poder Executivo. b) Podem instituir, mediante lei, sociedades de economia mista e empresas pblicas para explorao de atividades econmicas, desde que observados os limites e termos da Constituio Federal. c) Podem instituir, mediante lei, sociedade de economia mista e empresas pblicas, que integraro sua administrao indireta, sendo seus bens impenhorveis. d) Podem instituir, mediante lei, regime jurdico de direito publico, de ndole estatutria, para as relaes de trabalho dos servidores de suas sociedades de economia mista e empresas pblicas. 222. No tocante s sociedades de economia mista e s empresas pblicas, que integram a Administrao Federal indireta, a) Seus servidores so submetidos a regime jurdico idntico ao das autarquias, igualmente inseridas da administrao indireta. b) Sendo entidades de direito privado, seus empregados so em tudo identificados aos das empresas particulares, segundo a Constituio Federal vigente. c) Seus empregados so empregados pblicos, regidos pela Constituio Federal, como a de vedao de acumulao explicitadas na Constituio Federal, como a de vedao de acumulao de cargos e empregos, salvo hipteses estritas. d) So dispensadas do procedimento de licitao para obras, compras, servios e alienaes, quando destinadas explorao de atividades econmicas, para preservao do princpio constitucional da livre concorrncia entre os agentes do mercado.

43

223. O regime jurdico das sociedades de economia mista e das empresas pblicas a) b) c) d) Exclusivamente de direito pblico. Estatutrio. Misto, em parte de direito pblico e em pare de direito privado. Inteiramente de direito privado.

224. O governo do Estado do Rio de Janeiro pretende criar a Poupana S/A, uma empresa destinada a administrar os recursos bloqueados pelo Plano Collor, quando de sua liberao. Ela ser criada por lei, ter patrimnio prprio e capital exclusivo do estado, revestindo-se da forma de sociedade annima, com personalidade de direito privado. Qual ser a sua natureza jurdica? a) b) c) d) e) Empresa pblica. Sociedade de economia mista. Autarquia. Empresa atpica sui generis. Nenhuma dessas acima.

225. Assinale a resposta incorreta: Sobre autarquia: a) pessoa jurdica de direito pblico, com funo pblica prpria e tpica, outorgada pelo Estado. b) Sua personalidade nasce com o registro de seu estatuto, elaborado segundo a lei que autoriza sua criao. c) No h subordinao hierrquica da autarquia para com a entidade estatal a que pertence. d) Pode ser criada por qualquer entidade estatal: Unio, Estado-Membro e Municpio. 226. A autarquia, a empresa pblica e a sociedade de economia mista tm personalidade jurdica a) b) c) d) De direito pblico, as duas primeiras, e de direito privado, a sociedade de economia mista. De direito pblico, a autarquia, e de direito privado, as duas ltimas. De direto privado, todas as trs. De direito pblico, todas as trs.

227. So comuns organizao administrativa federal e mineira os rgos e entidades a seguir relacionadas, exceto: a) b) c) d) Empresas pblicas. rgos autnomos. Sociedades de economia mista. Autarquias territoriais.

228. Os bens de entidades paraestatais (empresas pblicas, sociedades de economia mista, fundaes governamentais, servios autnomos, etc.) so bens pblicos com destinao especial e administrao particular, prestando-se onerao com garantia real e sujeitando-se penhora por dvidas da entidade, podendo at mesmo ser alienados na forma estatutria, mas no podem ser objeto de usucapio porque a) Tais entidades no podem abandonar seu patrimnio. b) Os bens pblicos so inalienveis. 44

c) O usucapio no forma de onerao ou alienao. d) Perderiam sua destinao especial. 229. Marque a opo correta: Os bens imveis de propriedade das autarquias a) b) c) d) e) So insuscetveis de usucapio. No podem ser alienados. So penhorveis. Podem ser objeto de direitos reais de garantia. No age por delegao; age por direito prprio e com autoridade pblica.

230. Assinale a opo correta: Fundao a) b) c) d) Um patrimnio destinado a um fim. Uma unio de pessoas com fins sociais. Uma unio de pessoas com objetivos comuns. Uma associao civil de fins filantrpicos.

7. REGIME JURIDICO DOS SERVIDORES PBLICOS 231. Diante do princpio da paridade de vencimentos entre os servidores dos Trs Poderes, mantido na vigente Constituio da Repblica, assinale a afirmao correta: a) O teto para a remunerao dos funcionrios que exeram funes iguais ou assemelhadas no Executivo, Legislativo e Judicirio fixado por uma comisso paritria. b) Os Poderes Legislativo e Judicirio no podem estabelecer retribuies a seus funcionrios inferiores s do executivo. c) O princpio foi estabelecido em termos amplos, falando em vencimentos, no incluindo, entretanto, adicionais ou gratificaes. d) Nenhuma das respostas acima. 232. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica a) Permitir ou facilitar a aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao de mercado. b) Perceber vantagem econmica para intermediar a liberao ou aplicao de verba pblica de qualquer natureza. c) Negar publicidade aos atos oficiais. d) Frustrar a licitude de processo licitatrio ou dispensa-lo indevidamente. 233. Na condenao do agente pblico ou terceiro pela prtica do ato de improbidade administrativa a aplicao das sanes pertinentes (Lei n 8.429/92) independe a) Da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. b) Da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno da pessoa jurdica prejudicada pelo ilcito. c) Da aprovao ou rejeio das contas pelo Tribunal ou Conselho de Contas. d) Todas as alternativas esto corretas.

45

234. Sobre a ao de improbidade administrativa prevista na Lei n 8.429/92, assinale a alternativa correta: a) Tem legitimidade para prop-la o Ministrio Pblico liminar ou a pessoa jurdica interessada ou lesada. b) de rito especial, admitindo a concesso de medida liminar nos casos em que h enriquecimento ilcito do agente pblico. c) Admite a possibilidade de transao, acordo ou conciliao, desde que haja anuncia da fazenda Pblica nos autos. d) Deve ser proposta invariavelmente no lugar onde est a sede da pessoa jurdica interessada ou lesada. 235. Ao dispor sobre a Administrao Pblica, estabelece a Constituio que a) Apenas a primeira investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos. b) A reviso geral da remunerao dos servidores pblicos far-se- sempre na mesma data, admitindo-se ndices diferenciados para servidores civis e servidores militares. c) Somente por lei especfica pode ser criada empresa pblica, mas a criao de suas subsidirias independe de autorizao legislativa. d) A proibio de acumulao de cargos pblicos estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes mantidas pelo Poder Pblico. 236. Administrao Pblica Federal, Estadual ou Municipal, de acordo com A Constituio da Repblica, I incumbe observar, dentre outros, os princpios da legalidade, do concurso pblico para investidura em cargos ou empregos pblicos e da licitao pblica para contratao de obras, alienaes e aquisies de bens de servios. II Cumpre assegurar aos servidores pblicos civis e militares a liberdade de associao sindical e o direito de greve, competindo aos servidores decidir sobre seus limites, a oportunidade e as condies para o seu exerccio. III Cabe dar cumprimento s vedaes de vinculao ou equiparao de vencimentos e de acumulao remunerada de cargos pblicos, ressalvadas as excees previstas na prpria Constituio. IV - Compete ao promover a reviso geral da remunerao dos servidores pblicos, faz-lo na mesma data, sem distino de ndices entre servidores civis. Analisando-se as assertivas acima, pode-se afirmar que a) b) c) d) Todas esto corretas. Apenas as opes I, II e IV esto corretas. Somente esto corretas as opes I, II e III. Esto corretas apenas as opes II e IV.

237. Constitui forma de provimento derivado de cargo pblico, no recepcionada pela Constituio Federal de 1988, a) b) c) d) Reintegrao. Aproveitamento. Ascenso. Reverso. 46

238. A ao por ato de improbidade administrativa prescreve em a) Trs anos contados a partir da data da prtica do ato ilcito. b) Cinco anos aps o trmino do exerccio de mandato, de cargo em comisso ou de funo de confiana. c) Dentro do prazo prescricional previsto em lei especfica para faltas disciplinares punveis com demisso a bem do servio pblico, nos casos de exerccio de cargo efetivo ou emprego. d) As alternativas b) e c) esto corretas. 239. Quanto aos servidores pblicos, correta a resposta: a) A mudana de uma carreira para outra por concurso interno constitucionalmente vlida. b) Por serem independentes as rbitas administrativas, civil, penal, a responsabilidade administrativa do servidor nunca ser afastada pela absolvio criminal. c) A declarao de improbidade administrativa, com perda do cargo, suspenso dos direitos polticos, indisponibilidade de bens e ressarcimento ao errio, feita exclusivamente pelo Presidente da Repblica. d) Todas as alternativas esto erradas. 240. Depende de aprovao prvia em concurso pblico de prova ou de provas e ttulos, a investidura do agente pblico em a) b) c) d) Cargo pblico ou funo pblica. Cargo pblico ou emprego pblico. Cargo pblico de provimento em comisso. Funo pblica ou emprego pblico.

241. O controle sobre atos e servios auxiliares na Justia abrangendo os notariais e de registro do estado de So Paulo, compete a) b) c) d) Ao plenrio do Tribunal de Justia. presidncia do Tribuna de Justia. Corregedoria-Geral da Justia da mencionada corte. Ao Colgio Normal.

242. O inciso I do art. 37 da Constituio Federal, ao prescrever que os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, quer abranger: a) b) c) d) e) Somente os brasileiros natos. Os brasileiros natos e os naturalizados, inexistindo exceo constitucional a tal princpio. Os brasileiros natos e os naturalizados, excetuados os Deputados e os Senadores. Os brasileiros natos e os naturalizados, excetuados, apenas, o Presidente da Repblica. Os brasileiros natos e os naturalizados, excetuados os Ministros do Supremo Tribunal Federal.

243. So estveis, aps trs anos de efetivo exerccio, os servidores nomeados em virtude de concurso pblico (Constituio Federal, art. 41). Este preceito constitucional vale a) Somente para os ocupantes de cargos vitalcios. 47

b) c) d) e)

Somente para os ocupantes de cargos efetivos. Somente para os ocupantes de cargos de livre nomeao. Para ocupantes de cargos efetivos e de livre nomeao. Somente para ocupantes de cargos eletivos.

244. Assinale a alternativa correta: O servidor pblico estvel s perde o cargo a) b) c) d) Em virtude de aposentadoria. Mediante processo administrativo. Em virtude de sentena judicial transitada em julgado. Em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa, por insuficincia de desempenho e por excesso de despesas com folha de pagamento. e) At dois anos de efetivo exerccio. 245. Os cargos isolados caracterizam-se por a) No admitirem promoo, pois no se integram em classes e correspondem a certa determinada funo. b) Admitirem a possibilidade de promoo. c) S poderem ser exercidos por um nico funcionrio. d) Admitirem promoo por antiguidade e por merecimento. 246. Candidato aprovado em terceiro lugar em concurso pblico municipal a) No pode ser preterido por outro, classificado em lugar inferior, quando da nomeao. b) Somente poder ser nomeado depois que o primeiro e o segundo classificados tiverem sido nomeados. c) Tem direito lquido e certo nomeao, na eventualidade de os dois primeiros no poderem ser nomeados. d) Tem direito certo nomeao, enquanto no declarado extinto o cargo. e) Tem direito nomeao, respeitado o prazo de validade do concurso, nunca superior a quatro anos. 247. Em que hiptese automtica a aposentadoria do servidor pblico? a) Em caso de invalidez comprovada mediante inspeo de sade realizada pelo rgo competente. b) Quando o funcionrio se encontrar em disponibilidade por mais de noventa dias consecutivos. c) Em hiptese alguma, pois inexiste aposentadoria automtica. d) Quando requerida e no deferida, decorridos mais de trinta dias. e) Em caso de aposentadoria compulsria por implemento de idade. 248. Assinale a alternativa correta: Na Administrao Pblica, verifica-se o seguinte: a) vedada acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios, a de um cargo de professor e um privativo de mdico. b) O servidor ser aposentado voluntariamente aos 65 anos de idade, se homem, e aos 60 anos de idade, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio, desde que 48

cumprido tempo mnimo de 10 anos de servio pblico e 5 anos no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. c) vedada ao servidor pblico civil a associao sindical. d) O prazo de validade do concurso pblico ser de dois anos vedada sua prorrogao. e) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros e aos estrangeiros residentes na Repblica Federativa do Brasil. 249. Assinale a alternativa correta: So constitucionalmente extensivos aos servidores pblicos civis os seguintes direitos dos trabalhadores urbanos e rurais. a) b) c) d) Licena paternidade, nos termos fixados em lei. Reconhecimento das convenes e acordos coletivos de trabalho. Fundo de garantia do tempo de servio. Seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregador, sem excluir a indenizao a que este est obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa. e) Assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 6 anos de idade em creches e pr-escolas. 250. A aposentadoria voluntria ocorre a) Aos 35 anos de servio, se homem, e aos 30 anos, se mulher, com proventos integrais, comprovados pelo menos 35 anos de idade para homem e 50 anos para, mulher. b) Aos 30 anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se mulher, e 25, se homem, e 50 anos de idade para mulher. c) Aos 65 anos de idade, se homem, e aos 60 anos, se mulher, com proventos proporcionais, comprovados 35 anos de contribuio, para o homem, e 30 anos, para a mulher. d) Aos 30 anos de servio, se homem, e aos 25, se mulher, com proventos proporcionais, independentemente de comprovao do tempo de contribuio. e) Todas esto erradas. 251. Funcionrio que tem seu cargo pblico declarado extinto pela administrao, como conseqncia por tal extino, poder ocorrer a) Se o funcionrio j tinha estabilidade, dever ser posto em disponibilidade remunerada. De outro lado, se o funcionrio estava ainda em estgio probatrio, dever ser exonerado. b) Pelo princpio de isonomia, no pode ser feita distino no caso. Por isso independentemente de o funcionrio ser estvel ou no, dever ser colocado em disponibilidade remunerada. c) Face ao bice da inamovibilidade, o funcionrio, tanto o estvel quanto o que estiver em estgio probatrio, dever ser aproveitado em outro cargo pblico. d) Se o funcionrio for estvel, dever ficar em disponibilidade; se porm, estiver em estgio probatrio, dever ser posto em disponibilidade no remunerada. e) Todas esto erradas. 252. A reinvestidura do servidor estvel no cargo anteriormente ocupado, ou em cargo resultante de sua transformao, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens, denomina-se a) Readaptao. b) Reverso. c) Reintegrao. 49

d) Reconduo. 253. Assinale a alternativa correta: a) Exonerao a dispensa do servidor, sem carter de sano, podendo ser a pedido ou por deliberao da Administrao, tendo lugar nos casos de cargos em comisso ou antes de o servidor adquirir a estabilidade, independentemente de processo apuratrio administrativo. b) Demisso a excluso do servidor como medida sancionatria. Tratando-se de servidor vitalcio, depender de processo judicial ou, pelo menos, processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. c) Reintegrao o reingresso do servidor, ilegalmente desligado de seu cargo, ao mesmo cargo que antes ocupava ou, no sendo possvel, ao seu sucedneo ou equivalente, com integral ressarcimento dos prejuzos decorrentes do afastamento. d) Disponibilidade o ato de desligamento do servio ativo de servidor estvel, titular de cargo em comisso, por motivo de extino do cargo com direito percepo de proventos, os quais podero ser integrais ou proporcionais, nos termos da lei. e) Todas esto erradas. 254. No regime jurdico dos servidores pblicos brasileiros, aproveitamento a) Reingresso de aposentado no servio pblico. b) Reingresso de funcionrio no cargo do qual fora demitido. c) Reingresso no servio pblico de servidor colocado em disponibilidade. d) Reingresso do servidor ilegalmente desligado de seu cargo. 255. Assinale a alternativa correta: Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade, o servidor estvel a) b) c) d) e) Ser demitido. Ser aposentado compulsoriamente. Ser exonerado. Ficar em disponibilidade no remunerada. Ficar em disponibilidade remunerada.

256. Assinale a alternativa correta: O regime jurdico estatutrio no constitucionalmente extensivo a) b) c) d) e) s fundaes pblicas. s empresas pblicas. s autarquias. Aos Estados e Municpios. Ao Distrito Federal.

257.Acumulao de cargos pblicos tornar-se- legtima a) Em qualquer situao, quando houver correlao de matrias e compatibilidade de horrios. b) Em qualquer caso, mas apenas quando se verificar compatibilidade de horrios. c) Entre dois cargos de mdico, dois cargos de professor, um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico, verificada a compatibilidade de horrios. d) Entre dois cargos de mdico, dois cargos de professor, um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico, verificada a compatibilidade de horrios e correlao de matrias.

50

258. No curso de um depoimento em processo administrativo, uma testemunha faz afirmao em processo administrativo, uma testemunha faz afirmao falsa; porm, sendo-lhe procedida nova oitiva, confessa a falsidade e declara a verdade. Nessa situao a) b) c) d) e) Restou demonstrado o crime de falso testemunho. No se permite a retratao, persistindo, portanto, a punibilidade. Mesmo aps a sentena, no h punio se o agente se retratar ou declarar a verdade. No privativa a retratao em processo administrativo ou arbitral. A partir do momento da retratao, o fato deixou de ser punvel.

259. Antnio Sampaio, funcionrio pbico, foi demitido da prefeitura Municipal sem prvia sindicncia, sem qualquer direito de defesa. Inconformado, ingressou com mandado de segurana, cumulado com pedido de liminar. O Juiz de Direito concedeu a liminar requerida, sem ouvir a municipalidade. No prazo, o Prefeito Municipal informou que realmente demitira o impetrante, a bem do servio pblico, pois o funcionrio vivia fazendo gracinhas s servidoras, inclusive tentara estuprar sua secretria durante o horrio de expediente. A par das informaes, o juiz entendeu estar cabalmente provado o cerceamento de defesa, dispensando inclusive a oitiva do Promotor de Justia, j que nenhum fato novo traria ao deslinde do feito, e concedeu a segurana. Neste caso, o processo a) b) c) d) Vlido, pois a manifestao do Ministrio Pblico no alteraria o decisum. Vlido, desde que o Promotor de Justia, ao ser intimado, concordasse com a r. sentena. Nulo, a partir da sentena. caso de nulidade relativa, e que ser sanada no segundo grau.

260. Assinale a alternativa correta, em face da Lei n 8.112/90: a) O servidor pblico, ocupante do cargo de professor universitrio, poder acumula-lo com um outro de professor primrio, desde que compatveis as matrias e os horrios. b) lcita a acumulao de cargos tcnicos nas esferas distrital e municipal, desde que comprovada a compatibilidade de horrios. c) A demisso do servidor de cargo em comisso por ter logrado proveito pessoal em detrimento da dignidade da funo pblica, impede o seu retorno ao servio pblico pelo prazo de cinco anos. d) A licena do servidor pblico para atividade poltica ser concedida com remunerao integral a partir do registro da candidatura e at o dcimo dia til seguinte ao da eleio. 261. Ainda em relao ao servidor pblico, correto afirmar a) As penalidades sero aplicadas pelo Presidente da Repblica quando se tratar de Ministro do Tribunal de Contas da Unio, na hiptese de demisso e cassao de aposentadoria ou disponibilidade. b) Tratando-se de cargo em comisso, incumbe autoridade nomeante aplicar a pena de advertncia, excluda a de destituio. c) A penalidade de advertncia ter ser registro cancelado, aps o decurso de cinco anos de efetivo exerccio, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. d) A penalidade de suspenso ter seu registro cancelado, aps o decurso de trs anos de efetivo exerccio, se o servidor no houver, nesse perodo, praticado nova infrao disciplinar. e) A ao disciplinar prescrever a contar da data em que o fato se tornou conhecido, sendo de dois anos quanto pena de suspenso. 51

262. Assinale a alternativa incorreta: a) A regra inscrita no art. 37, II, da Constituio da Repblica, segundo a qual exigido concurso pblico para ingresso no servio pblico, aplica-se apenas Administrao direta e s suas autarquias, no estando a ela submetidas as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as fundaes governamentais de direito privado. b) As nicas formas de ingresso no servio pblico pela Constituio da Repblica, ocorrem atravs de a) concurso pblico, de provas ou de provas e ttulos (art. 37, III), b) preenchimento de cargo em comisso, aps editada a lei integradora exigida pelos incisos II (parte final) e V, do art. 37, e somente, para os cargos especificados em lei, c) contratao por prazo determinado, aps editada a lei integradora exigida pelo art. 37, IX. c) Durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. d) O ato administrativo do qual decorre a admisso de algum no servio pblico sem observncia das exigncias constitucionais nulo e, por caracterizar improbidade administrativa, pode acarretar para seu autor a perda da funo pblica, suspenso dos direitos polticos, indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio, alm das sanes de ordem penal. e) O Ministrio Pblico tem legitimidade para instaurar inqurito civil ou propor ao civil pblica destinada a apurar a prtica de atos de improbidade, independentemente de ter sido instaurado o processo administrativo correspondente. 263. Assinale a assertiva correta: a) A Constituio Federal no impede a acumulao de provento para os vencimentos de cargo pblico efetivo obtido mediante concurso. b) A asceno funcional forma ilegtima de provimento de cargo pblico. c) O tempo de exerccio de mandato eletivo federal ser computado para fins de promoo por merecimento ou antiguidade. d) A Constituio Federal assegura ao servidor pblico civil direito livre associao sindical e ao direito de greve incondicionado. e) A Constituio Federal reserva aos brasileiros o exerccio de cargos pblicos. 264. A aprovao de candidato, em concurso pblico, gera para o aprovado a) Mera expectativa de direito, dependente do critrio da Administrao no que se refere oportunidade e convenincia. b) Direito lquido e certo nomeao. c) Direito lquido, mas no certo. d) Direito certo, mas no lquido. e) Direito nomeao, mesmo decorrido prazo, no ampliado, de validade do concurso. 265. Assinale a assertiva correta: a) O sistema constitucional de remunerao permite que se excluam, para fins de aplicao do teto, as vantagens de carter individual. b) Segundo a jurisprudncia do Supremo Tribunal Federal, devem ser reconhecidas como vantanges individuais todas aquelas vantagens assim consideradas pelo prprio legislador. c) A ascenso funcional no incompatvel com a Constituio de 1988.

52

d) O regime constitucional de acumulao de cargos no tem qualquer influncia sobre a situao jurdica do servidor pblico, aposentado empossado em cargo de provimento efetivo. e) nula de pleno direito a concesso legal de vantagens pecunirias aos servidores pblicos sem a autorizao especfica da Lei de Direito Oramentrias. 266. Os agentes administrativos espcie do gnero agente publico constituem-se a) b) c) d) Membros do Poder do Estado. Representantes do Estado. Prestadores de servios administrao direta e indireta do Estado. Pessoas s quais o Poder Pblico delega a incumbncia de executar determinadas atividades, obra ou servio pblico. e) Pessoas escolhidas por nomeao, eleio, designao ou delegao para o exerccio de atribuies constitucionais. 267. A Administrao Pblica, nos trs nveis da federao, obedecer, dentre outros, aos seguintes princpios: a) Todos os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros, natos ou naturalizados, desde que aprovados em concurso. b) O direito de greve, reconhecido a todos os servidores, ser exercido nos termos e limites definidos em lei complementar. c) A proibio de acumular cargos estende-se aos proventos da aposentadoria, que no podero ser percebidos junto com a remunerao de qualquer novo cargo ocupado pelo servidor aposentado. d) A garantia do salrio mnimo aplica-se remunerao de emprego, mas no de cargo pblico. e) Atendidas as exigncias da lei, at os militares podero adquirir estabilidade no servio pblico. 268. Trs funcionrios pblicos federais forma submetidos a inqurito administrativo. A comisso de inqurito no relatrio concluiu que a) ao primeiro deles deveria ser imposta a pena de advertncia; b) ao segundo, a pena de suspenso por quinze dias; e c) ao terceiro, a pena de demisso. competente para o julgamento do processo a) b) c) d) e) O Diretor da rea de atuao dos funcionrios. O Secretrio Executivo do Ministrio a que pertencem os funcionrios. O Ministro de Estado, ao qual esto submetidos os funcionrios. O Poder Judicirio. O Presidente da Repblica.

269. A Ao disciplinar administrativa a) b) c) d) e) Prescreve em quatro anos, s infraes punveis com pena de demisso. Prescreve em vinte anos. Prescreve em cinco anos, quanto s infraes punveis com pena de demisso. imprescritvel, na hiptese de apropriao de dinheiro pblico. Prescreve em trs anos, quando a penalidade a ser imposta for a pena de suspenso.

53

270. Na lei n 8.429/92 (improbidade administrativa), as disposies excluem uma das alternativas abaixo. Aponte-a: a) O Ministrio Pblico tem legitimidade concorrente para propor ao destinada a compor o dano do ato de improbidade. b) Ao dispor a lei que, sendo proposta a ao pelo Ministrio Pblico, a pessoa jurdica interessada integrar a lide na qualidade de litisconsorte, quis o legislador a formao de um litisconsrcio necessrio, embora a esse respeito haja grande divergncia doutrinria. c) Ocorre nulidade quando o Ministrio Pblico no intervir como fiscal da lei, naqueles processos em que no atua como parte. d) O Ministrio Pblico tem legitimidade para propor medida cautelar de indisponibilidade de bens em face daquele que pratica ato de improbidade administrativa. e) possvel a transao nesta espcie de ao que visa reparao de dano ou perda dos bens havidos ilicitamente, desde que vantajosa para a pessoa jurdica interessada e com isto concordar o Ministrio Pblico. 271. Com relao ao regime jurdico-administrativo, pode-se afirmar que a) O Estado e o administrado comparecem em posio de igualdade nas relaes jurdicas que instalam entre si. b) O Poder Pblico tem a faculdade de renunciar s suas prerrogativas em defesa do interesse coletivo. c) O ato jurdico nascido de relao em que o Estado seja parte, sob o regime jurdicoadministrativo, no necessariamente unilateral. d) O ato tpico da relao jurdico-administrativa caracteriza-se pela bilateralidade, quando o Poder Pblico exerce suas prerrogativas. 272. Marque a opo correta: Funcionrio pblico federal, no Direito Administrativo brasileiro, pode ser encontrado a) b) c) d) S na administrao direta federal. Na administrao direta e autrquica federal. Na administrao direta da Unio e nos Poderes Legislativo e Judicirio. Na administrao direta e indireta federal.

273. A Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios obedecer aos seguintes princpios: a) Os vencimentos dos cargos do Poder Legislativo e do Poder Judicirio no podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. b) A reviso geral da remunerao dos servidores pblicos, sem distino de ndices entre servidores pblicos civis e militares, far-se- sempre na mesma data. c) Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia. d) O prazo de validade do concurso pblico ser de at dois anos, prorrogvel uma vez, por igual perodo. e) Todas as alternativas so verdadeiras. 274. Assinale a resposta correta: Na Constituio do Estado de Minas Gerais vigora a seguinte norma: a) O servidor pblico nomeado em virtude de concurso estvel aps um ano de exerccio. b) O vitalcio somente perder o cargo por sentena judicial transitada em julgado. 54

c) O servidor pblico poder aposentar-se voluntariamente aos 35 anos de servio, se homem, e aos trinta, se mulher, com vencimentos integrais. d) O beneficio da penso por morte corresponder totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido. 275. Assinale a resposta incorreta: Na Constituio do Estado de Minas Gerais vigoram estes princpios a) O servidor pblico nomeado em virtude de concurso pblico estvel aps dois anos de efetivo exerccio. b) O servidor pblico estvel somente perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado. c) Para provimento de cargo de natureza tcnica exigir-se- a respectiva habilitao profissional. d) Ser institudo regime jurdico nico no Estado. e) O beneficio da penso por morte corresponder totalidade dos vencimentos ou proventos do servidor falecido, sempre com reviso e atualizao. 276. O servidor em estgio probatrio a) Pode ser demitido ou exonerado livremente sem qualquer formalidade, em razo da precariedade de seu vnculo com a Administrao. b) No tem direito disponibilidade, no caso de extino do cargo para o qual foi nomeado. c) Somente pode ser demitido por deciso judicial. d) No pode acumular cargos pblicos em nenhuma hiptese. 277. Marque a opo correta: Aprovado em concurso pblico, o candidato a) Adquire direito nomeao. b) Tem direito nomeao se, dentro do prazo de validade do concurso, a Administrao preencher o cargo sem observncia da classificao. c) No tem direito nomeao em nenhuma hiptese, pois a aprovao confere ao candidato mera expectativa de direito. d) Nenhuma das alternativas est correta. 278. Os servidores pblicos que ingressarem mediante concurso pblico e com mais de trs anos de servio tem a) b) c) d) Efetividade, vitaliciedade e inamovibilidade. Estabilidade, vitaliciedade e inamovibilidade. Estabilidade, efetividade e vitaliciedade. Estabilidade e efetividade.

279. A Constituio federal vigente, em suas disposies transitrias, conferiu estabilidade aos servidores pblicos, nas condies que explicitou. Quanto ao tema, com base no texto mencionado, a) Estabilidade e efetividade so conceitos idnticos, correspondendo situao do servidor aprovado em estgio probatrio. b) A estabilidade no servio pblico integrou os servidores na carreira, conferindo-lhes efetividade.

55

c) Os servidores nomeados para cargos de confiana tornam-se efetivos aps dois anos de exerccio, sob a condio de aprovao em procedimento seletivo interno. d) Estabilidade e efetividade de so conceitos distintos, a primeira conferindo garantia de permanncia no servio pblico, enquanto segunda atributo do cargo, vocacionado permanncia de seus titulares, necessariamente concursados. 280. Distingue-se o funcionrio efetivo do estvel porque a) O funcionrio efetivo pode ser despedido ad nutum. b) A efetividade uma caracterstica da nomeao, ao passo que a estabilidade um atributo pessoal do ocupante do cargo. c) A efetividade uma etapa para obteno da estabilidade. d) A efetividade uma opo para o funcionrio no poder ser removido da funo. 281. Os funcionrios pblicos de fato a) b) c) d) Exercem cargo pblico com investidura viciada. So os funcionrios tarefeiros. So o pessoal de obras. Exercem suas funes em carter provisrio.

282. Assinale a resposta correta: Pela Constituio Federal devem ser obedecidos os seguintes princpios na Administrao Pblica: a) Os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que satisfaam o requisito da competncia. b) A investidura em qualquer cargo ou funo pblica exige, sem exceo, a prvia classificao em concurso pblico. c) A greve legal, no podendo a Administrao toler-la no srvio pblico. d) garantido ao servidor o direito livre associao sindical. e) Todas as opes so verdadeiras. 283. Assinale a alternativa correta: admitida a acumulao de cargos, desde que haja compatibilidade de horrios, na seguinte hiptese: a) b) c) d) e) Cargo de Promotor de Justia com um cargo de Magistrio. Dois cargos de professor. Um cargo de professor com outro tcnico ou cientfico. Dois cargos privativos de mdico. Todas as alternativas anteriores esto corretas.

284. Assinale a opo incorreta: A Carta de 1988 estabeleceu para a Administrao Pblica estes princpios: a) Garantia ao servidor pblico civil do direito livre associao sindical. b) Direito de greve, a ser regulamentado em lei complementar. c) No h reserva de percentual dos cargos e empregos pblicos para deficientes. d) No vedada a acumulao remunerada de dois cargos pblicos privativos de mdicos. e) Somente por lei especfica podero ser criadas empresas pblicas, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao pblica. 285. Assinale a poo correta: 56

Vigoram quanto Administrao Pblica os seguintes princpios: a) A reviso geral da remunerao dos servidores pblicos, sem distino de ndices entre servidores pblicos civis far-se- sempre na mesma data. b) Vencimentos dos cargos dos Poderes Legislativo e Judicirio podero ser pagos em valor superior aos pagos pelo Poder Executivo. c) No se permite ao servidor pblico civil o direito de livre associao sindical. d) No h vedao de vinculao ou equiparao de vencimentos para efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. e) No h irredutibilidade de vencimentos a no ser para membros do Ministrio Pblico e Magistrados. 286. Assinale a opo correta: Vigoram os seguintes princpios quanto remunerao do servidor pblico na Constituio Federal: a) A lei no fixar o limite mximo nem a relao de valores entre a maior e menor remunerao dos servidores pblicos. b) Os vencimentos dos cargos do poder Legislativo e do Poder Judicirio podero ser superiores aos pagos pelo Poder Executivo. c) Os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados, para fins de concesso de acrscimos ulteriores. d) No necessidade de reviso geral da remunerao dos servidores pblicos na mesma data e sem distino de ndices entre servidores pblicos civis e militares. e) No vedada vinculao ou equiparao de vencimentos, para efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. 287. Marque a alternativa correta: devida ajuda de custo a) Ao servidor pblico que passar mais de noventa dias em servio realizado fora da sede. b) Para compensar as despesas de instalao do servidor pblico que, a pedido e no seu interesse, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente. c) Aquele que, no sendo servidor da Unio, for nomeado para cargo em comisso com mudana de domiclio. d) Ao servidor que se afastar do cargo ou reassumi-lo, em decorrncia de mandato legislativo. 288. Assinale a afirmativa correta: O direito aposentadoria adquirido a) Segundo a lei vigente poca em que os respectivos requisitos foram preenchidos. b) Segundo a lei vigente data em que o requerimento de aposentadoria firmado pelo funcionrio. c) Segundo a lei vigente data em que for expedido o ato de concesso de aposentadoria. d) Segundo a lei vigente data da publicao do ato de concesso da aposentadoria. 289. Para computar o tempo de servio prestado a diferentes pessoas jurdicas de direito pblico interno o direito brasileiro adotou a seguinte posio: a) No consagra o somatrio dos cargos ou empregos. b) No exigiu que o tempo de exerccio fosse no mesmo cargo ou emprego, nem proibiu que se somassem tempos de servios prestados a entidades pblicas distintas. 57

c) No tratou da matria. d) Declara a extino do cargo por sua desnecessidade. 290. O retorno atividade de servidor em disponibilidade far-se- a) Mediante impretervel aproveitamento em cargo anteriormente ocupado. b) Em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental verificada em inspeo mdica. c) No mesmo cargo ou cargo resultante de sua transformao. d) Mediante aproveitamento obrigatrio em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. 291. Invalidada por sentena a demisso de servidor federal estvel e transitada em julgado a deciso, caber Unio Federal a) Cumprir a condenao, procedendo reintegrao do servidor estvel, sob pena de responsabilizao penal da autoridade administrativa. b) Reintegrar o servidor, ainda que em cargo diverso daquele que ocupava na hiptese de ter sido preenchido durante o perodo de seu afastamento. c) Aguardar a citao no processo de execuo, oferecendo bens penhora, para apresentao de embargos, na hiptese de pretender a desconstituio do ttulo executivo. d) Optar pelo cumprimento da sentena em espcie ou pela converso da obrigao de dar quantia certa, sob o risco de ter penhorado seus bens na hiptese de permanecer inadimplente. 292. Aulus, ex-servidor pblico civil, foi absolvido, no juzo criminal, por insuficincia de provas, da imprecao de prtica de crime contra a Administrao Pblica, esclarea-se que Aulus, aps processo administrativo disciplinar (inqurito administrativo), fora demitido do servio pblico precisamente pela acusao da aludida prtica criminosa. a) b) c) d) e) Em conseqncia, deve ser reintegrado. Em conseqncia, deve ser readmitido. Em conseqncia, deve reverter ao servio. A absolvio em tela no altera sua demisso. A absolvio em destaque o bastante o bastante para a reviso administrativa.

293. Invalidade, por sentena judicial, a demisso de servidor estvel, ser ele reintegrado. Nessa hiptese o eventual ocupante da vaga a) Ser reconduzido ao cargo de origem sem direito indenizao, inexistindo qualquer outra opo de acordo com a norma constitucional. b) Poder ser aproveitado em outro cargo, mesmo que os vencimentos sejam inferiores queles do cargo de origem. c) Ser necessariamente posto em disponibilidade. d) Ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao, aproveitado em outro cargo ou posto em disponibilidade. 294. A exonerao, como ato extintivo do vnculo estatutrio, quando originado da administrao Pblica, a) Aplica-se ao funcionrio ocupante de cargo de provimento em comisso. b) Tem natureza punitiva. 58

c) No se aplica ao funcionrio estvel. d) Dever ser sempre motivada. 295. A legislao federal, a no ser nos casos expressamente previstos no texto constitucional, s atinge os servidores estaduais e municipais quando dispe sobre a) b) c) d) A retroatividade do ato administrativo. Inviolabilidade no exerccio da funo pblica e crimes funcionais. A definio de classe, carreira, quando e cargos dos servidores. Regras especficas de administrao e de aplicao de rendas.

8. RESPONSABILIDADE ADMINISTRATIVA, CIVIL E CRIMINAL DOS AGENTES PBLICOS 296. Assinale a opo correta: Quanto reparao do dano causado pela Administrao a terceiros, pode-se afirmar: a) b) c) d) e) Obtm-se somente por via judicial, jamais amigavelmente. Impossvel a ao regressiva contra o servidor estvel. Ainda que a culpa seja totalmente da vtima, pode ser exigida a indenizao do Estado. A indenizao do dano abrange somente o que a vtima perdeu. A indenizao por morte da vtima abranger o sepultamento e a prestao alimentcia, que ter prazo de durao.

297. No direito brasileiro, as afirmativas seguintes so verdadeiras, exceto: a) A empresa pblica federal integra a administrao federal indireta, tem personalidade jurdica de direito privado e se sujeita ao regime prprio das empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias; b) Durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos ser convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego na carreira; c) As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros; d) O condenado no pode responsabilizar civicamente o estado, por erro judicirio. 298. Quanto responsabilidade civil do Estado, correta a resposta: a) Dano ao particular derivado de conduta lcita do estado nunca gera obrigao de indenizar. b) A responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito privado, prestadoras de servios pblicos, depende da existncia de culpa. c) A responsabilidade objetiva do estado, no direito vigente, impe Unio o dever de indenizar, ainda que o dano decorra de fora maior. d) Todas as alternativas esto erradas. 299. Funcionrio Pblico encarregado do recebimento de valores, para encobrir apropriao de certa quantia em dinheiro, declara falsamente, em formulrio prprio da repartio, haver efetuado o recolhimento, a) H falsidade ideolgica (art. 299). b) H estelionato (art. 171). c) H apropriao indbita (art. 168, 1, III). 59

d) H concurso de crimes: falsidade e peculato. 300. A responsabilidade patrimonial extracontratual do Estado incide sobre a) b) c) d) As pessoas jurdicas de direito pblico. As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos. Ambas as mencionadas categorias de pessoas. As pessoas jurdicas de direito pblico e mais as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e as fundaes governamentais.

301. No direito positivo brasileiro, no se verifica responsabilidade civil do estado se o dano causado a terceiro decorrer de a) b) c) d) e) Culpa do lesado. Omisso do agente pblico. Dolo do agente pblico que o praticou. Culpa do agente pblico que o praticou. Ato de concessionrio de servio pblico.

302. Na Constituio, a responsabilidade civil aquiliana do Estado encontra fundamento na teoria a) b) c) d) Da responsabilidade objetiva sob a modalidade da culpa concorrente. Da responsabilidade objetiva sob a modalidade do risco administrativo. Da responsabilidade objetiva sob a modalidade do risco integral. Da responsabilidade subjetiva.

303. As causas excludentes da responsabilidade civil do Estado so a) b) c) d) A culpa concorrente. A fora maior, a culpa da vtima e o estado de necessidade. Apenas a culpa da vtima. Apenas o fato previsvel.

304. A Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e suas autarquias, bem como entidades de direito privado prestadoras de servios pblicos, pelos prejuzos causados a terceiros, em decorrncia de atividade administrativa pelos seus prepostos, respondero a) b) c) d) Somente pelo dolo. Independentemente de dolo ou culpa. Por dolo e culpa. Em nenhuma das situaes.

305. Assinale a alternativa incorreta: a) Para que nasa o dever pblico de indenizar mister que o dano corresponda a um direito da vtima. b) Para ser indenizvel cumpre que o dano, ademais de incidente sobre um direito, seja certo. Tanto poder ser atual como futuro, desde que certo, real. c) A regra em nosso direito a responsabilidade objetiva para os comportamentos comissivos do Estado e responsabilidade subjetiva para os comportamentos omissivos. d) A culpa do lesado, em si mesma causa excludente da responsabilidade objetiva do Estado.

60

306. Quanto aos danos que os agentes das pessoas jurdicas de direito pblico causarem a terceiros, a Constituio Federal a) b) c) d) e) Adotou a teoria do risco integral. Adotou a teoria subjetiva da culpa. Adotou o princpio objetivo da responsabilidade sem culpa. Desobrigou a Unio, os Estados e os Municpios de indenizar o dano causado a terceiros. Assegurou Unio, aos Estados e aos Municpios o direito de regresso contra o responsvel somente nos casos de dolo.

307. Assinale a alternativa correta: Respondem pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros apenas a) As pessoas jurdicas de direito pbico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos. b) As pessoas jurdicas de direito pblico, se comprovado dolo ou culpa. c) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos. d) A Unio, os Estados e os Municpios. e) A Administrao direta, autarquias, e fundaes pblicas. 308. A condenao criminal de um servidor pblico por um delito funcional importa o reconhecimento, tambm, de culpa administrativa e civil; conseqentemente, sua absolvio em processo criminal, a) Implica iseno das responsabilidades civil e administrativa. b) Somente implica iseno das responsabilidades civil e administrativa, quando ficar decidido a inexistncia do fato ou a no-autoria imputada ao servidor, desde que no-estvel. c) Nenhuma das proposies. d) Somente implica responsabilidade administrativa e civil, quando o agente exercer cargo em comisso. 309. Em termos de responsabilidade civil, assinale a opo que se demonstra incorreta: a) A responsabilidade civil independente da criminal; no se poder, porm, questionar mais sobre a existncia do fato, ou quem seja o seu autor, quando estas questes se acharem decididas no crime. b) Os que gratuitamente houverem participado nos produtos do crime, at a quantia, so tambm responsveis pela reparao civil. c) O dono ou detentor do animal ressarcir o dano por este causado, se no provar: que guardava e vigiava com o cuidado preciso; que o animal foi provocado por outro; que houve imprudncia do ofendido; que o fato resultou de caso fortuito ou fora maior. d) A responsabilidade objetiva, fundada no risco integral, rege as pessoas jurdicas de direito pblico nas suas relaes com o administrado, devendo sempre aquelas responderem pela indenizao, inclusive na ausncia de nexo causal entre a leso e o ato do agente do Poder Pblico, dentro da concepo da Constituio vigente. 310. A evoluo histrica da teoria da responsabilidade Civil do Estado tem a seguinte seqncia: a) Responsabilidade sem culpa, responsabilidade com culpa, responsabilidade integral e irresponsabilidade. b) Responsabilidade com culpa, irresponsabilidade, responsabilidade sem culpa e responsabilidade integral. 61

c) Irresponsabilidade, responsabilidade sem culpa, responsabilidade com culpa e responsabilidade integral. d) Responsabilidade integral, responsabilidade sem culpa, responsabilidade com culpa e irresponsabilidade. e) Irresponsabilidade, responsabilidade com culpa, responsabilidade sem culpa e responsabilidade integral. 311. As pessoas jurdicas de direito pblico respondem pelos danos que seus servidores, nessa qualidade, causem a terceiros, assegurado o direito de regresso, apenas nas hipteses de dolo ou culpa do agente, a) b) c) d) e) A assertiva est correta. A assertiva est incorreta, porque s cabe a responsabilidade se houver culpa do agente. A assertiva est incorreta, porque s cabe ao de regresso se houver dolo do agente. A assertiva est incorreta porque, na hiptese, no cabe ao regressiva. A assertiva est incorreta porque, havendo dolo, a responsabilidade pessoal e direta do agente.

312. A responsabilidade do Estado, pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, observar, dentre outros, os seguintes preceitos: a) Somente em caso de dolo poder o Estado agir regressivamente contra o funcionrio causador do prejuzo. b) Em nenhuma hiptese poder o funcionrio causador do dano eximir-se de ressarcir o Estado, se este for condenado a indenizar os prejuzos. c) Se no denunciar a lide ao funcionrio causador do dano, o Estado perder o direito de regresso. d) A responsabilidade do Estado estar afetada, se o funcionrio causador do dano no tiver agido na qualidade de agente do Poder Pblico. e) A responsabilidade do estado desaparecer se o funcionrio causador do dano desconhecia o carter ilcito do seu procedimento. 313. Assinale a assertiva correta: a) veda ao legislador ordinrio estabelecer limite de idade para provimento de cargo pblico. b) O servidor pblico poder ser colocado em disponibilidade com proventos proporcionais. c) O servidor pblico est isento de responsabilidade civil caso o dano por ele provocado decorra de simples negligncia. d) A idia de responsabilidade civil objetiva dispensa a demonstrao da culpa ou da existncia de uma relao de causalidade entre a ao atribuda ao rgo estatal e o evento danoso. e) O modelo de responsabilidade civil do Estado consagrado pela Constituio no exclui a possibilidade de responsabilizao de pessoa jurdica de direito pblico por atos ilcitos. 314. Em face do mandamento constitucional vigente, correto afirmar que no respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros a) b) c) d) As sociedades de economia mista. As fundaes pblicas. As empresas pblicas. As empresas jurdicas de direito privado, concessionria so permissionrias de servios pblicos. e) Os empreiteiros de obras pblicas. 62

315. A, 58 anos de idade, condenado a mais de 29 anos por homicdios, roubo e estupro, aguardava a transferncia de cela de delegacia de polcia de seu domiclio para a Penitenciria Central, quando foi assassinado a facadas, dormindo e pelas costas, por um bbado recolhido ao mesmo crcere. B e C, filho menores de A, com base nesse fato, movera, ao de indenizao contra o Estado, alegando falta de vigilncia. Assinale a alternativa correta: a) No haver indenizao alguma, por tratar-se de pessoa que presumivelmente no viveria mais com seus parentes, to elevada a pena a que foi condenado. b) hiptese de fora maior, excludente do dever de indenizar. c) A responsabilidade civil do estado encontra limite nas faltas cometidas por seus agentes, no podendo como tal ser considerado o bbado. d) Os menores sobreviviam sem o pai, que estava encarcerado, e por isso no sofreram prejuzo indenizvel. e) A responsabilidade do Estado decorre da falta do servio, que na hiptese presumida, pois o bbado no podia ser encarcerado com a faca que usou. 316. A sano administrativa a) b) c) d) e) S pode ser cumulada com a pena privativa de liberdade. S pode ser cumulada com a imposio de perdas e danos, de natureza civil. No pode ser cumulada com qualquer outra sano. Pode ser cumulada com a sano penal e com a sano civil. No pode ser cumulada com a imposio de multa pelo juzo criminal.

317. No que tange Lei n 8429/92 (Lei de Improbidade Administrativa), assinale a alternativa incorreta: a) A aplicao das sanes previstas independe da aprovao ou rejeio das contas pelo rgo de controle interno ou pelo Tribunal ou Conselho de Contas. b) A aplicao das sanes previstas independe da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. c) A aplicao das sanes previstas independe da efetiva ocorrncia de enriquecimento ilcito. d) As sanes previstas no tm natureza criminal. e) As sanes previstas podem ser aplicadas a qualquer agente pblico, exceto aos agentes polticos. 318. A Constituio de 1988, no seu 6, art. 37, consagrou a) A teoria privatstica ou teoria subjetiva. b) Orientou-se por doutrina de direito pblico e manteve a responsabilidade civil objetiva da Administrao, sob a modalidade de risco administrativo. c) Consagrou a teoria do risco integral. d) Faz distino entre atos de imprio e atos de gesto. 319. No sistema jurdico brasileiro, a responsabilidade civil da Administrao Pblica a) b) c) d) Fundada na culpa. Subjetiva. Predominantemente objetiva. Inteiramente subordinada noo de falta do servio. 63

320. Assinale a alternativa correta: A legislao ptria, em matria de responsabilidade civil do estado, consagra a) A teoria da culpa (subjetiva), exigindo ilegalidade do ato ou violao do direito para se pensar em reparao de qualquer dano. b) O princpio segundo o qual a responsabilidade estatal reparatria s subsistir se restar comprovada, ainda que indiretamente, sua culpa omissiva no evento danoso. c) A teoria segundo a qual o Estado s ser responsvel pelo dano ocorrendo de sua parte a chamada culpa aquiliana. d) A teoria do risco (objetiva), bastando o nexo de causalidade entre o procedimento comissivo ou omissivo da administrao pblica e o evento danoso conseqente para haver responsabilidade estatal reparatria. e) Nenhuma das alternativas correta. 321. Segundo o 6 do art. 37 da Constituio Federal, que define a responsabilidade do estado pelos danos que seu agente venha a causar, por ao ou omisso, a terceiros, a ao de indenizao dever se proposta a) Contra o agente e o Estado, ambos responsveis solidrios. b) Contra o agente, demonstrado que agiu com culpa. c) Contra o Estado, independentemente da existncia ou no de culpa do agente causador do dano. d) Contra o estado, uma v demonstrado que seu agente agiu com dolo. 322. Os requisitos para existncia de culpa extracontratual latu sensu so a) Nexo causal, dano, sujeito ativo, sujeito passivo. b) Ato ilcito, perdas ou danos, vtima e responsabilidade objetiva. c) Ausncia de culpa, prejuzos, autor do evento e previso legal. 323. Em matria de responsabilidade do estado, a concausa a) b) c) d) uma excludente da responsabilidade. uma hiptese de atenuao do quantum indenizatrio. uma hiptese de responsabilidade subjetiva em sua modalidade falta ao servio. uma hiptese de responsabilidade objetiva com invocao de fora maior.

324. A responsabilidade civil da Administrao, que se diz objetiva, a) S ocorrer diante da prova de que o servidor pblico, preposto da Administrao, agiu com culpa. b) S ocorrer diante da prova de que o servidor pblico agiu com dolo. c) Ser atenuada ou mesmo elidida, se provada a culpa do particular que se diz prejudicado. d) Nenhuma das alternativas est correta. 325. O Estado responde pelos danos que seus funcionrios, nessa condio, causarem a terceiros. Aps isso poder, quanto ao funcionrio, a) Em ao regressiva, recuperar o que despendeu quando indenizou o prejudicado pela ao do funcionrio.

64

b) Submete-lo a processo disciplinar para aplicar-lhe punio cabvel, sem prejuzo do ressarcimento em ao regressiva. c) Optar entre o ressarcimento e a punio, sendo inadmissvel, adotar cumulativamente as duas medidas, a de punir e a de buscar ressarcimento. 326. As pessoas jurdicas de direito pblico a) Respondero pelos danos que seus agentes causarem a terceiro, assegurando o direito de regresso contra a pessoa jurdica de direito privado prestadora de servios pblicos. b) Tm ao de regresso contra os seus agentes, em casos de responsabilidade objetiva, mesmo que queles no se atribua dolo ou culpa. c) Respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. d) Respondero pelos danos que seus agentes causarem a terceiros, procedendo de modo contrrio ao direito ou faltando a dever prescrito em lei. e) Respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, desde que aqueles tenham agido com culpa ou dolo. 327. O servidor pblico, pelo exerccio irregular de suas atribuies, a) b) c) d) Responde civil e penalmente. Sua responsabilidade penal fica restrita aos crimes, excludas as hiptese de contraveno. Responde civil, penal e administrativamente. Responde apenas pelos ilcitos de natureza contravencional.

328. No campo do Direito Administrativo, na parte referente aos servidores pblicos, cuida-se do tratamento constitucional a eles atribudo. Assinale, a seguir, a resposta mais completa e correta, em funo do disposto na vigente Constitua Federal: a) As pessoas jurdicas de direito pblico respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel. b) As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. c) As pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servio pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem s terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel no caso de dolo. d) As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel no caso de dolo. 329. Preocupado com a demora injustificada do juiz em determinar providncia que requereu, a parte consultou o seu advogado o para saber se podia responsabilizar o Estado pelos prejuzos que eventualmente viesse a sofrer em decorrncia do aludido retardamento. Qual a melhor resposta para essa consulta? a) b) c) d) e) No h, em nosso Direito, responsabilidade civil do estado por ato judicial. Pode haver a responsabilidade civil por ato judicial, mas no na hiptese de retardamento. H responsabilidade nesse caso, mas ela pessoal do juiz. O estado, se aprovada a sua culpa, pode ser responsabilizado por ato judicial. O juiz no civilmente responsvel no exerccio de suas funes

65

9. PODERES ADMINISTRATIVOS 330. O poder de polcia a) Exige que o Poder Pblico utiliza sempre, previamente, a via judicial cominatria para executar suas decises de policiamento administrativo. b) Tem sanes caracterizadas pela auto-executoriedade, sem exceo. c) Tem como atributos especficos a discricionariedade, a auto-executoriedade e a coercibilidade. d) Originrio e delegado autoriza a imposio de taxas para custear policiamento administrativo. 331. Marque a alternativa correta: a) Poder discricionrio o que concede o direito Administrao para a prtica de atos administrativos com liberdade de escolha de sua convenincia, oportunidade e contedo. b) No obstante no seja absoluta a discricionariedade, ela no encontra restries quanto competncia, forma e finalidade do ato administrativo envolvido. c) tambm fundamental no poder disciplinar da Administrao o princpio da pena especfica, que afirma a inexistncia da infrao sem prvia lei que a defina e puna. No pode o administrador, considerado o caso concreto, aplicar a sano que julgar cabvel, oportuna e conveniente, dentre o rol de penalidades enumeradas em lei ou regulamento para a generalidade de infraes administrativas. Para cada infrao tem de existir uma pena especfica, prpria, delimitada. d) Esto corretas as alternativas a) e c). e) Nenhuma das alternativas anteriores. 332. Mecanismo de trenagem da Administrao Pblica contra os abusos de direito individual uma forma de conceituar a) b) c) d) Poder de polcia. Poder vinculado. Poder discricionrio. Poder hierrquico.

333. A correlao entre o ato e o pode r administrativo utilizado na sua prtica no est correta na seguinte opo: a) b) c) d) Avocao poder hierrquico. Apreenso de mercadoria imprpria para a comercializao poder de polcia. Deferimento de pedido de aposentadoria voluntria de servidor pblico poder vinculado. Exonerao de servidor ocupante de cargo de demissibilidade ad nutum poder discricionrio. e) Invalidao por agente administrativo superior de ato praticado por subordinado pode disciplinar. 334. Sobre o controle da Administrao no correta a seguinte afirmativa: a) A manuteno de controle interno no mbito da Administrao Pblica exigncia constitucional. b) O controle administrativo, subdividido em controle de mrito e de legalidade, privativo do Poder Executivo. 66

c) O efeito do recurso administrativo, diante da omisso da norma, tido apenas como devolutivo. d) O controle judicial no incide sobre os aspectos de oportunidade e convenincia do ato administrativo. e) As Comisses Parlamentares de Inqurito, embora dotadas de poderes de autoridade judicial, no tm competncia para a invalidao dos atos investigados. 335. O poder que dispe o Executivo para distribuir e escalonar as funes de seus rgos, ordenar e rever a atuao de seus agentes, estabelecida relao de subordinao entre os servidores do seu quadro de pessoal, a) b) c) d) Disciplinar. Orgnico. Hierrquico. Regulamentar.

336. p poder poltico, pelo qual o Estado submete sua vontade todas as coisas de seu territrio, denomina-se a) b) c) d) Domnio eminente. Domnio pblico. Domnio de imprio. Domnio patrimonial.

337. Ao poder de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade e do prprio Estado, denominase a) b) c) d) Discricionrio. Regulamentar. Disciplinar. De polcia.

338. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que corresponde faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado: a) b) c) d) Poder disciplinar. Poder de polcia. Poder regulamentar. Poder discricionrio.

339. O poder administrativo instrumento confiado ao administrador pblico para que seja usado em benefcio da coletividade administrada, devendo ser usado nos justos limites que o bem-estar social exigir. Inobservar os limites traados e a forma legal para o exerccio do poder configura abuso, ensejando a decretao da nulidade do ato. Considerando a assertiva feita, indique a alternativa correta: a) O desvio de finalidade ou de poder corresponde violao ideolgica da lei, ensejando a nulidade do ato, ainda quando aparente haver sido consumado sob o manto da legalidade e do interesse pblico.

67

b) A autoridade que, ao praticar o ato administrativo, exorbita no uso de suas faculdades e vai alm do que lhe permitido, torna o ato arbitrrio, ilcito e nulo, incorrendo em desvio de finalidade qualificada pelo excesso. c) Embora atuando nos limites de sua competncia, pratica a autoridade o ato por motivos ou fins diversos daqueles objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse pblico, dando ensejo, com sua atitude, caracterizao de excesso de poder. d) autoridade administrativa no permitido anular ao ato praticado com excesso de poder ou desvio de finalidade. 340. Coordenar, ordenar e corrigir as atividades administrativas, no mbito da Administrao Pblica, incluem-se entre os objetivos fundamentais do a) b) c) d) e) Poder de polcia. Poder disciplinar. Poder vinculante. Poder hierrquico. Poder discricionrio.

341. O poder de polcia prerrogativa da Administrao para, em razo do interesse pblico, regular a prtica de ato ou a absteno de fato, estabelecendo o disciplinamento de a) b) c) d) e) Costumes. Atividades comerciais. Ordem ou segurana. Direito, interesse ou liberdade. Direitos individuais ou coletivos.

342. Marque a opo correta: Ao conjunto de atribuies outorgadas Administrao para disciplinar ou restringir, em favor do interesse social, determinados direitos e liberdades individuais, denomina-se a) b) c) d) e) Poder regulamentar. Poder de policia. Poder disciplinar. Poder vinculado. Poder hierrquico.

343. A delegao de atribuies feita pela chefia de rgo pblico a determinado servio constitui uma decorrncia do poder a) b) c) d) Regulamentar. Disciplinar. Hierrquico. De polcia.

344. O recurso hierrquico prprio a) b) c) d) e) Tem apenas efeito devolutivo. Admite a reformatio in pejus. Tem sempre feito suspensivo. Pode, suprimindo instncia, ser dirigido autoridade de maior hierarquia da Administrao. Decorre da avocatria, prevista no Decreto-Lei n 200/67. 68

345. Marque a alternativa correta: No direito brasileiro, o regulamento pode ser a) b) c) d) De execuo e autnomo. Autnomo. De execuo. Nenhuma das alternativas est correta.

346. Quanto auto-executoriedade, caracterstica do poder de polcia, no correto afirmar: a) Consiste no atributo atravs do qual a Administrao compete materialmente o administrado, usando meios direto de coao. b) Est presente em todas as medidas de polcia. c) a possibilidade que tem a Administrao de, com os prprios meios, pr em execuo as suas decises, sem precisar recorrer previamente ao Poder Judicirio. d) Revela-se, por exemplo, na interdio de uma fbrica. 347. Considerado o poder disciplinar da Administrao Pblica, a) vedada ao Poder Judicirio a apreciao de punio imposta a servidor pblico, desde que precedida de apurao regular, assegurada ampla defesa ao acusado. b) Falece ao Poder Judicirio competncia para a investigao dos motivos da punio, que envolvem juzo de convenincia e oportunidade afeta esfera estrita do administrador. c) cabvel ampla investigao, pelo Poder Judicirio, da atuao punitiva, quanto a requisitos formais e tambm quanto aos motivos para a verificao de sua realidade e adequao ao direito, na correspondncia entre a fundamentao, os fatos e a sano. d) O poder disciplinar tem natureza discricionria, cabendo apreciao do ato pelo poder Judicirio apenas quanto aos aspectos da competncia e forma do procedimento.

69

Vous aimerez peut-être aussi