Vous êtes sur la page 1sur 4

ESTUDO BBLICO PARA OS GRUPOS PEQUENOS

CONEXO IBT-GP
REUNIO DE LIDERANA 01/11/2012 (QUINTA). DOS GRUPOS PEQUENOS:

Estudo Bblico 026

EVITANDO GUARDAR RESSENTIMENTOS *


LEITURA BBLICA: 14Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem
santos; sem santidade ningum ver o Senhor. Cuidem que ningum se exclua da graa de Deus; que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbao, contaminando a muitos (Hebreus 12.14-15).

REFLEXO
O ressentimento um sentimento desagradvel que causa enormes estragos pessoa ressentida e aos que vivem a seu redor. O patriarca J sentiu o gosto amargo do ressentimento. Olhe o que ele disse: Se to somente pudessem pesar a minha aflio e por na balana a minha desgraa! ( J 6.2). Como vo suas dores interiores? A pergunta se aplica a todos ns, pois ningum passa pela vida sem ferir e ser ferido. Ningum est imune, nem mesmo voc. Como esto as coisas com vocs? Machucaduras? Agitao? Sofrimento?

ENCARANDO OS FATOS
Voc pode at ignorar seus ressentimentos, mas nem por isso eles deixaro de existir. Ao terminar de ler essa entrevista, perguntei-me: como posso ser atingido pelas mgoas? Numa ligeira reflexo, consegui pensar e definir as seguintes vias pelas quais posso ser afetado emocionalmente e ficar magoado: 1) Somos magoados por meio de palavras. Nossas palavras tm um enorme poder para ferir ou restaurar: A lngua tem poder sobre a morte; os que gostam de us-la comero do seu fruto (Pv 18.21). No h nada to poderoso para magoar pessoas como a lngua. Ela um perigo solta, pois ningum consegue controla-la. Jesus, referindo-se as palavras malficas, afirmou que o que sai da boca, procede do corao, e isto contamina o homem, pois
IGREJA BATISTA TEOSPOLIS Ministrio Estratgico de Apoio aos Grupos Pequenos (MEAGRUPE)

ESTUDO BBLICO PARA OS GRUPOS PEQUENOS


2
do corao procedem os maus pensamentos, mortes, falsos testemunhos e blasfmias (Mt 15. 18-19). 2) Somos magoados por meio de atitudes. A bblia diz que um irmo ofendido mais difcil de conquistar do que uma cidade (Pv 18.19) Nossas atitudes revelam nosso carter. O carter moldado sem princpios espirituais uma tragdia. Muitas pessoas possuem estruturas de personalidade disfuncionais, por terem sido magoadas por atitudes erradas. 3) Somos magoados por nossos prprios interesses. Muitos, com interesses at religiosos, tm deixado fileiras de pessoas magoadas pelo caminho. Sabe qual a melhor maneira de voc ter ressentimento? esperar demais que as pessoas o tratem bem, que lhe deem ateno, que faam o que voc deseja. Quanto maior a expectativa que voc colocar na resposta emocional ou comportamental da outra pessoa em relao a voc, talvez pior seja seu ressentimento quando a pessoa o frustre. E pessoas, mesmo as que o amam de verdade, podem lhe frustrar sem inteno de fazer isto. E voc pode frustrar uma pessoa, e isto to comum no dia-a-dia, tambm sem ter tido nenhuma inteno de mago-la ou machuca-la. Pelo fato de que nenhum de ns, seres humanos, perfeito, acabamos por magoar as pessoas ou frustr-las. E tanto maior ser a sensao de frustrao ou mgoa, quanto mais esperamos uma resposta perfeita daquela pessoa naquele determinado momento ou situao. errado esperar boas coisas das pessoas? Claro que no! Como, ento, podemos manter a esperana ou desejo de receber boas respostas das pessoas sendo elas e ns imperfeitos? Talvez existam vrias respostas para esta pergunta. Uma delas poderia ser: evite colocar expectativas altas em como as pessoas iro agir com voc. Outra poderia ser: no coloque o centro de sua felicidade em qualquer ser humano. Ainda outra poderia ser: converse com a pessoa com quem voc est ressentido para explicar o que ocorreu. Fale com respeito, sinceridade, honestidade emocional, dizendo como se sente com o ocorrido. Com isto, talvez, a pessoa lhe diga coisas que amenizem ou eliminem sua dor, porque voc poder compreender que o que lhe disse ela no teve inteno de lhe ferir. E tambm voc poder deixar claro para ela sobre o que voc no gosta que ela faa e isto a ajudar a evitar aquele comportamento que o feriu e que realmente um problema daquela pessoa no relacionamento com voc. tambm muito importante aceitar que voc no o centro do universo e por isso as pessoas ao redor no tem que estar a sua disposio na hora que voc desejar. Elas tambm tm outras coisas a fazer e outras pessoas para ajudar. Voc no a nica. Abaixar as expectativas no deixar de amar uma pessoa e nem abandonar o relacionamento. evitar colocar sobre o outro aquilo que no justo colocar sobre ele, esperando ele, com isso, uma resposta boa sempre. Para facilitar compreender isto basta pensar no contrrio, ou seja: imagine que uma pessoa fique esperando de voc, o tempo todo, atitudes perfeitas. Como voc se sentiria? No se sentiria
IGREJA BATISTA TEOSPOLIS Ministrio Estratgico de Apoio aos Grupos Pequenos (MEAGRUPE)

ESTUDO BBLICO PARA OS GRUPOS PEQUENOS


3
pressionado a ter que ser um super-homem ou supermulher, no podendo falhar nunca, no podendo relaxar estando perto dessa pessoa? Abaixe as expectativas. Evite ressentimentos, voc no precisa deles. E eles machucam voc, e no a outra pessoa.

POR QUE NO DEVEMOS GUARDAR RESSENTIMENTO?


A exortao santidade, de Hebreus 12. 14-16, feita ao cristo individualmente, no sentido dele assumir sua responsabilidade diante do Senhor quanto ao assunto em foco. Observe que o autor relaciona a santidade pessoal com os relacionamentos interpessoais, ressaltando que precisamos estar atentos ( cuidem), em trs reas chaves da espiritualidade crist: 1) Que ningum se exclua da graa de Deus. O significado desta expresso no sair da graa de Deus, como alguns pensam, mas ficar para trs, que implica numa obedincia parcial da Palavra de Deus; 2) Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbao. Veja que a amargura algo venenoso. Ela ameaa a sade espiritual tanto do indivduo quanto da comunidade na qual ele est inserido. A raiz de amargura (ressentimentos intensos) se aloja no corao. Mesmo que a pessoa demonstre certa amabilidade, no ser duradoura. O esforo carnal ser em vo. A raiz de amargura se forma quando permitimos que uma decepo qualquer se transforme em ressentimento ou quando alimentamos rancores relacionados a mgoas passadas. A amargura traz consigo cime, a dissenso e a imoralidade. Porm, quando o Esprito Santo nos enche, Ele pode curar a mgoa que causa amargura. Se a amargura existe, deve ser tratada, ela no pode crescer (egosmo, maldade, mau humor), pois ao espalhar seu veneno, causar prejuzos irreparveis comunho do Corpo de Cristo. 3) Que no haja nenhum imoral ou profano, como Esa. O cristo amargo tipificado pelo irmo mais velho da parbola do filho prdigo. Esa, por outro lado, tipifica a manifestao grosseira da carnalidade. O cristo que no santificado pode degenerar para o tipo Esa. Existe muita gente na igreja, at pessoas respeitadas, que ao invs de submeter-se humildemente ao Senhor esto num estado avanado de amargura, por isto vivem expelindo veneno amargo contra os outros e caminhando rapidamente para um colapso espiritual completo como Esa. Concluso: o corao amargo afasta-se deliberadamente de Deus e afeta aqueles que esto ao redor. O que fazer a respeito? Livrem-se de toda amargura, indignao e ira, gritaria e calnia, bem como de toda maldade. Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo (Ef 4.31-32).
IGREJA BATISTA TEOSPOLIS Ministrio Estratgico de Apoio aos Grupos Pequenos (MEAGRUPE)

ESTUDO BBLICO PARA OS GRUPOS PEQUENOS


4

APLICAO PESSOAL
01. Pense em trs pessoas com quem voc entrou em conflito ultimamente. Com qual delas voc est mais ressentido? 2. Voc deseja ser libertado disso? Escreva duas ou trs coisas que pretende fazer para se libertar deste ressentimento. 3. Como e quando voc pretende colocar em prtica essas duas ou trs ideias que citou? 4. O que Deus est dizendo para mim? O que vou fazer com base nisto? (*) LIMA, Josadak. EM BUSCA DO EQUILIBRIO EMOCIONAL. Srie Discipulado de Liderana. Curitiba: A. D. Santos Editora, 2008.

IGREJA BATISTA TEOSPOLIS Ministrio Estratgico de Apoio aos Grupos Pequenos (MEAGRUPE)

Vous aimerez peut-être aussi