Vous êtes sur la page 1sur 117

Servio Nacional de Aprendizagem Industrial

Departamento Regional de So Paulo

Faculdade SENAI de Tecnologia Antnio Adolpho Lobbe

PROJETO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FABRICAO MECNICA

EIXO TECNOLGICO: Produo Industrial Habilitao : Tecnlogo em Fabricao Mecnica

SO CARLOS 2013

Plano do Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica SENAI-SP, 2005 Diretoria Tcnica Grupo de Planejamento:

Coordenao Elaborao

Gerncia de Educao Gerncia de Educao Escola SENAI "Antnio Adolpho Lobbe

Colaborao

Escola SENAI "Gaspar Ricardo Jnior Escola SENAI "Flix Guisard" Gerncia Regional 3 Gerncia de Tecnologia Industrial

SUMRIO I JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS a) Justificativa b) Objetivos II REQUISITOS DE ACESSO III PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO a) Perfil do Tecnlogo em Fabricao Mecnica b) Perfil da qualificao profissional tecnolgica de nvel superior IV ORGANIZAO CURRICULAR a) estrutura do curso superior de tecnologia em Fabricao Mecnica b) Desenvolvimento metodolgico do curso c) Ementa de contedos ( Unidades Curriculares, bibliografia e ambientes pedaggicos) d) Organizao das turmas e) Estgio supervisionado V CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERINCIAS ANTERIORES VI CRITRIOS DE AVALIAO VII PESSOAL DOCENTE E TCNICO VIII CERTIFICADOS E DIPLOMAS ANEXO 1 Composio do Comit Tcnico Setorial da rea de Tecnologia em Fabricao Mecnica ANEXO 2 Anlise do Perfil Profissional do Tecnlogo em Fabricao Mecnica ANEXO 3 Controle de Revises

01 01 13 13 13 14 18 19 19 23 30 66 66 66 67 67 67 68 70 114

I JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS a) Justificativa A partir da dcada de 90 observou-se no Brasil uma significativa mudana no setor produtivo. Essa mudana foi ocasionada por diversos fatores, entre eles destacam-se: abertura de novos mercados; diversificao de produtos; surgimento de materiais alternativos; novas tecnologias.

No que tange a novas tecnologias, sem dvida, o destaque foi para a eletrnica com uma gama enorme de novos componentes aplicados indstria de transformao, possibilitando a automao de mquinas e equipamentos utilizados na produo de manufaturados. Um dos processos afetados positivamente com essas novas tecnologias foi o processo de usinagem para fabricao de peas para todo tipo de indstria, seja de fabricao de produtos acabados ou de fabricao de componentes e peas para manuteno. Os processos de Fabricao Mecnica passaram a ser conduzidos por clulas de manufatura integrada por meio de mquinas CNC de alta velocidade de usinagem e grande preciso (highspeed); geralmente com vrios eixos, aceleram a produo, diminuindo sensivelmente o tempo de execuo, melhorando a qualidade e reduzindo praticamente a zero o retrabalho. Esse novo conceito de mquinas de usinagem requer um novo perfil para o profissional que vai program-las e oper-las, em distintos tipos de indstria. O SENAI, atento a essa nova demanda, reorganizou os currculos dos cursos tcnicos, readequando-os ao novo perfil.

Nesse contexto, os novos profissionais de usinagem ganharam melhor qualificao. Conseqentemente, os responsveis pela programao de produo que exercem cargos de coordenao e de liderana de equipes que atuam nos processos de manufatura tambm necessitam de melhor formao tcnica e de gesto. Da a necessidade do Tecnlogo em Fabricao Mecnica que o SENAI pretende formar na Faculdade SENAI de Tecnologia Antnio Adolpho Lobbe, em So Carlos. A existncia de estrutura laboratorial nessa unidade, aliada demanda econmico-social da regio, justifica a oferta do curso visando formao desse profissional. So Carlos situa-se na Regio Administrativa Central. A rea de abrangncia geogrfica do curso proposto (Mapa 1) tem uma populao estimada de 8 milhes de pessoas (2005-IBGE). O municpio de So Carlos considerado um importante centro educacional e um plo de alta tecnologia e de produo industrial do Estado de So Paulo. Como centro educacional, abriga duas das mais conceituadas universidades do pas, a Universidade de So Paulo (USP) pblica estadual e a Universidade Federal de So Carlos (UFSCar) pblica federal. A USP mantm no municpio a Escola de Engenharia, o Instituto de Cincias Matemticas e o Instituto de Fsica e Qumica. A UFSCar integrada por trs centros de ensino: Cincias Biolgicas e da Sade, Cincias Exatas e Tecnologia e Cincias Humanas e de Educao. Alm das universidades pblicas, existem escolas de ensino superior privadas, oferecendo cursos de: Direito, Cincias da Computao, Geografia, Pedagogia, Histria, Administrao, Engenharia, Estatstica, Cincias Contbeis e Matemtica. O SENAI em So Carlos, que oferece atualmente a educao profissional tcnica de nvel mdio, a formao inicial e continuada de trabalhadores e os cursos de aprendizagem industrial passa a oferecer Curso Superior de Tecnologia. Neste nvel da educao profissional, no existe nenhuma instituio privada ou pblica atuando na regio, sendo assim, o Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica complementa a oferta de educao profissional do SENAI e seguramente ratifica a insero da Instituio no cenrio tecnolgico de So Carlos e regio.

Como plo de alta tecnologia e de produo industrial, a cidade abriga um dos mais destacados centros industriais do interior do Estado, com nfase nos setores de mecnica de preciso, instrumentao, material de ortodontia e aparelhos mdicos, na agroindstria e no setor txtil. Em So Carlos tambm est instalado o Centro de Alta Tecnologia (CEAT). O Departamento de Ao Regional da FIESP (DEPAR) So Carlos est liderando as aes para a implantao do Porto Seco (EADI Estao Aduaneira do Interior) e com o apoio da Agncia Brasileira de Desenvolvimento em Inovao Tecnolgica (ABDI), promoveu a reativao do Centro de Desenvolvimento de Indstrias Nascentes (CEDIN) na cidade. So Carlos abrigar um dos cinco Parques Tecnolgicos do Programa de

Desenvolvimento da Secretaria de Cincia e Tecnologia do Estado de So Paulo, o qual, em conjunto com o CEDIN, contribui e constitui-se em mais um aporte no fomento do desenvolvimento industrial da regio, certamente demandando profissionais qualificados em nvel superior constituindo-se assim, mais uma oportunidade de trabalho para o Tecnlogo em Fabricao Mecnica.

Demanda por tecnlogo no Estado de So Paulo Metodologia As estimativas de demanda por educao profissional tecnolgica de nvel superior so aqui apresentadas em duas vertentes a econmica e a social. Na vertente econmica busca-se quantificar as necessidades do mercado de trabalho a partir das informaes fornecidas pelas empresas. Na vertente social parte-se do princpio de que os candidatos aos cursos superiores, de modo geral, tm uma compreenso parcial das possibilidades do mercado de trabalho e no se pautam somente nele. So concluintes do ensino mdio que, por aspiraes das mais variadas vocao, curiosidade cientfica, necessidade de se manter em um mesmo grupo social, desejo de uma colocao futura no mercado de trabalho, etc., candidatamse a uma vaga, tendo como limitante os aspectos de renda. No Brasil, a lgica perversa decorrente da deteriorao do ensino pblico de nvel mdio coloca parcelas da populao menos abastadas no difcil dilema - garantir a sobrevivncia presente ou sacrificar parte dela para garantir melhores condies de vida futura.

As estimativas da demanda econmica fornecero informaes sobre possibilidades de colocao dos tecnlogos no mercado de trabalho a, b ou c, de uma dada rea de abrangncia geogrfica do Estado de So Paulo, embora tais concluintes possam migrar para outras regies do Estado ou do Pas. As estimativas de demanda social foram realizadas a partir do contingente anual de concluintes do ensino mdio e da participao histrica desses concluintes no ingresso de cursos de formao em Engenharia e reas correlatas, nas regies geogrficas consideradas. Tanto as estimativas econmicas como as sociais foram feitas com parmetros conservadores. Para as estimativas de demanda econmica do tecnlogo foram observadas as seguintes etapas: definio do ttulo e do perfil de sada, por meio de comit tcnico setorial, no qual participam representantes das indstrias, de entidades de classe patronal e dos trabalhadores, representantes do ensino superior; escolha da escola que dispe dos melhores recursos para a instalao do curso proposto; delimitao da abrangncia geogrfica regional do potencial de emprego para os concluintes do curso; seleo das classes de atividades econmicas da CNAE1 que so os potenciais empregadores; dessas classes, filtraram-se as famlias ocupacionais que compem o trabalhador coletivo com o qual cada tipo de tecnlogo ir at uar: tcnicos de nvel mdio pertencentes ao grande grupo 3 da Classificao Brasileira de Ocupaes e trabalhadores qualificados dos grandes grupos 7, 8 e 9 da mesma classificao;

Classificao Nacional de Atividades Econmicas

aplicao de propores para cada conjunto de trabalhador coletivo. E xemplo: no caso de tecnlogos de processos Fabricao Mecnica, a proporo foi de 1:12, ou seja, 1 tecnlogo para cada 12 trabalhadores, indiferentemente para os grandes grupos 3, 7, 8 e 9. H casos em que as propores foram de 1:4:16, ou seja, 1 tecnlogo para cada 4 tcnicos e 1 tecnlogo para cada 16 trabalhadores. E assim sucessivamente.

A estimativa da demanda social foi elaborada a partir das seguintes informaes por rea de abrangncia geogrfica: Estimativa da populao para os anos de 2005 e 2007; Nmero de concluintes do ensino mdio 2004 Censo Escolar 2005; Indicadores de concluintes do ensino mdio por 10 mil habitantes; Indicadores de ingressantes no ensino superior por 10 mil habitantes; Indicadores de ingressantes nas reas de engenharia por 10 mil habitantes.

Esses dados foram sistematizados pelo SENAI-SP, com base nas informaes do IBGE, da Secretaria de Estado da Educao de So Paulo e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Ansio Teixeira - INEP. Partiu-se da hiptese de que 30% dos concluintes do ensino mdio ingressam em cursos superiores. Do total de ingressantes, 10,1% vo para os cursos das reas de engenharia (Estado de So Paulo), com variaes em cada regio administrativa do Estado. A demanda econmica - Tecnlogo em Fabricao Mecnica A demanda econmica do Tecnlogo em Fabricao Mecnica, para a Faculdade SENAI de Tecnologia Antnio Adolpho Lobbe, considerou os seguintes parmetros: Geogrfico (mapa 1): Regies Administrativas: Araatuba, Presidente Prudente, So Jos do Rio Preto, Barretos, Marlia, Bauru, Central (onde se localiza So Carlos), Ribeiro Preto, Franca.

Atividades econmicas: Foram selecionadas atividades econmicas concentradoras de usinagem contidas nas seguintes divises da CNAE:

CNAE Divises
28 29 30 31 34 35 Fabricao de produtos de metal - exceto mquinas e equipamentos Fabricao de mquinas e equipamentos Fabricao de mquinas para escritrio e equipamentos de informtica Fabricao de mquinas e aparelhos eltricos Fabricao e montagem de veculos automotores, reboques e carrocerias Fabricao de outros equipamentos de transporte

Ocupacional: No conjunto dos trabalhadores das atividades econmicas filtradas, foram selecionadas as famlias ocupacionais da CBO2 que compem o trabalhador coletivo de processos de produo usinagem, exceto os de nvel superior:
CBO
3135 3141 3142 3143 3144 3146 3186 3911 3912 7201 7211 7212 7214 7250

Famlias ocupacionais
Tcnicos em fotnica Tcnicos mecnicos na fabricao e montagem de mquinas, sistemas e... Tcnicos mecnicos (ferramentas) Tcnicos em mecnica veicular Tcnicos mecnicos na manuteno de mquinas, sistemas e instrumentos Tcnicos em metalurgia (estruturas metlicas) Desenhistas projetistas da mecnica Tcnicos de planejamento e controle de produo Tcnicos de controle da produo Supervisores de usinagem, conformao e tratamento de metais Ferramenteiros e afins Preparadores e operadores de mquinas ... Operadores de mquinas de usinagem cnc Ajustadores mecnicos polivalentes

Com base nos filtros acima mencionados, foi estimada a demanda por Tecnlogos em Fabricao Mecnica que estaro procurando emprego no mercado em 2010. Para as regies consideradas, estima-se que o mercado de trabalho abrir oportunidades de emprego a 400 profissionais de nvel superior na rea de Fabricao Mecnica (Vide Tabela 1). Tais vagas resultam de reposio por aposentadoria, invalidez, morte, etc., alm de vagas j existentes, mais novas vagas decorrentes do crescimento da atividade econmica. O SENAI-SP ofertar 40 vagas semestrais e, considerando uma evaso de 20%, cada ano sero formados, em mdia, 64 tecnlogos.

Classificao Brasileira de Ocupaes

Cotejando a demanda por profissionais versus concluintes, tem-se que a participao do SENAI-SP no atendimento dessa demanda ser em torno de 61% (64/105). Imagina-se que outros tipos de formao podero concorrer a essas vagas, como por exemplo, as reas de Engenharia Mecnica. O curso ora proposto tem a vantagem de se aprofundar mais nos processos de Fabricao Mecnica, em resposta sofisticao da tecnologia da rea. Vale ainda ressaltar que So Carlos um centro universitrio que recebe alunos de vrias partes do Estado de So Paulo e do pas.

Tabela 1 Curso de Tecnologia em Fabricao Mecnica - Escola Senai "Antnio Adolpho Lobbe" - So Carlos - atividades selecionadas Estimativa de demanda baseada no coletivo de trabalhadores especficos que atuam em conjunto com o tecnlogo em processo de pruduo - usinagem Regies Administrativas: Presitente Prudente, Araatuba, So Jos do Rio Preto, Barretos, Franca, Marlia, Bauru, Central e Ribeiro Preto Demanda por tecnlogos - 2010 REPOSIO NOVOS POSTOS

Famlias ocupacionais da CBO 2002 MICRO Atividades selecionadas 0 3135 - Tcnicos em fotnica 3141 - Tcnicos mecnicos na fabricao e montagem de mquinas, sistemas e... 3142 - Tcnicos mecnicos (ferramentas) 3143 - Tcnicos em mecnica veicular 3144 - Tcnicos mecnicos na manuteno de mquinas, sistemas e instrumentos 3146 - Tcnicos em metalurgia (estruturas metlicas) 3186 - Desenhistas projetistas da mecnica 3911 - Tcnicos de planejamento e controle de produo 3912 - Tcnicos de controle da produo 7201 - Supervisores de usinagem, conformao e tratamento de metais 7211 - Ferramenteiros e afins 7212 - Preparadores e operadores de mquinas 7214 - Operadores de mquinas de usinagem CNC 7250 - Ajustadores mecnicos polivalentes TOTAL Fonte: MTE/Rais 2004 (*) Estimativa Senai - Estudos Ditec, sem considerar diferenciais de produtividade. ...

Rais dez/2004 PEQUENO MDIO GRANDE TOTAL

dez 2009(*)

TOTAL

40 1 1 2 8 11 2 23 34 84 586 66 96 954 954

73 7 1 71 22 71 74 190 112 306 2.300 516 440 4.183 4.183

114 18 0 12 6 99 102 252 82 116 1.306 349 194 2.651 2.651

52 33 111 17 4 41 179 353 116 199 1.419 362 128 3.014 3.014

279 59 113 102 40 222 357 818 344 705 5.611 1.293 858 10.802 10.802

308 65
125 113 44 245 394 903 380 778 6.195 1.428 947 11.926 11.926

1 0 0 0 0 1 1 2 1 2 17 4 3 33 66

1 0 0 0 0 0 1 2 1 1 10 2 2 20 40

1 0 1 0 0 1 2 4 2 3 27 6 4 53 105

(**) Demanda por tecnlogos em processos de produo e usinagem - proporo1:12; taxa de reposio 3,33%aa; crescimento econmico= 2% aa

CS Tecnologia em Fabricao Mecnica So Carlos

A Demanda Social - Tecnlogo Em Fabricao Mecnica

Com base em informaes estatsticas dos concluintes do ensino mdio e dos ingressos por vestibular3 para as mesmas reas de abrangncia geogrfica, estimou-se a demanda social para ingresso nos cursos da rea de engenharia, produo e construo (vide tabelas 2 e 3).
Tabela 2 Participao dos ingressos por vestibular e das matrculas de engenharia no total das reas Regies Administrativas do Estado de So Paulo Censo de 2004 - dados estatsticos de 2003 rea de engenharia... Regies Administrativas Participao dos ingressos por vestibular 12,7 6,0 8,0 17,6 14,2 27,6 0,9 6,4 3,1 0,0 3,6 7,9 5,5 17,4 16,2 10,1 Participao das matrculas 8,7 8,9 8,2 8,3 11,3 17,8 2,1 2,5 2,7 0,0 5,6 9,6 4,1 21,4 8,9 9,6

Aracatuba Baixada Santista Barretos Bauru Campinas Central Franca Marlia Presidente Prudente Registro Ribeiro Preto RMSP So Jos do Rio Preto So Jos dos Campos Sorocaba Total

Fonte: MEC/INEP - Censo 2004 - Informaes sistematizadas pelo Senai-SP - Diretora Tcnica

Em 2007, a demanda para a rea de engenharia, produo e construo estimada em 15 mil alunos - Estado de So Paulo - e 2,85 mil alunos na rea de abrangncia geogrfica da unidade de So Carlos - (Vide Tabela 3).

Os dados de concluintes do ensino mdio foram obtidos junto ao Centro de Informaes Educacionais (CIE)da Secretaria do Estado de Educao de So Paulo. Os dados de ingressos por vestibular e matrculas totais foram extrados do Censo 2004 Ensino Superior do MEC/INEP.

10

Tabela 3 Indicadores demogrficos dos ingressantes em ensino superior na rea de engenharia Estado de So Paulo - 2004, 2005 e 2007
2005 Regies Administrativas do Estado de So Paulo Populao1 (a) Concluintes do ensino mdio2 (b) Concluintes Ensino Mdio 10 mil hab (3) (c) PIU por 10 mil hab(4) (d) 2007 Ingressantes na PIE por 10 mil rea de (6) Populao 2007l Engenharia em hab(5) 2007 (7) (e) (f) (g)

REGIO DE ABRANGNCIA DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM FABRICAO MECNICA Araatuba 709.725 8.746 123 37 4,70 729.736 343 Barretos 418.329 5.251 126 38 3,03 430.124 130 Bauru 1.006.317 12.583 125 38 6,38 1.034.691 660 Central 874.100 10.648 122 37 10,09 898.746 907 Franca 710.023 7.512 106 32 0,30 730.043 22 Marlia 967.044 11.814 122 37 2,34 994.311 232 Presidente Prudente 829.371 10.279 124 37 1,17 852.756 100 Ribeiro Preto 1.162.108 13.534 116 35 1,25 1.194.875 149 So Jos do Rio Preto 1.453.123 17.614 121 36 2,01 1.494.095 301 SUBTOTAL 8.130.140 97.981 1.085 326 31 8.359.377 2.845 OUTRAS REGIES DO ESTADO Campinas 6.237.669 70.170 112 34 4,79 6.413.546 3.075 Sorocaba 2.735.496 32.344 118 35 5,76 2.812.626 1.619 RMSP 19.176.405 246.899 129 39 3,05 19.717.103 6.021 So Jos dos Campos 2.205.448 27.015 122 37 6,39 2.267.633 1.448 Registro 320.072 3.137 98 29 0,00 329.097 Regio Metropolitana da Baixada Santista ( Santos) 1.637.565 17.339 106 32 1,91 1.683.738 322 SUBTOTAL 2 32.312.655 396.904 686 206 22 33.223.743 12.485 TOTAL 40.442.795 494.885 122 37 41.583.120 15.330 Fontes: 1 IBGE - www.ibge.gov.br, estimativa da populao por municpio das unidades federativas 2 Governo do Estado de So Paulo - Secretaria do Estado da Educao - Centro Informaes Educacionais(CIE), dados por municpio 3 Indicador calculado pelo SENAI-SP - Diretoria Tcnica 4 Nmero de alunos ingressantes em curso superior por 10 mil habitantes, calculado pelo SENAI-SP - Diretoria Tcnica, com dados fornecidos pelo INEP Hiptese : 30% dos concluintes do ensino mdio ingressam em cursos superiores 5 Nmero ingressantes na rea de engenharia por 10 mil habitantes, calculado com base na participao dos ingressos do Censo 2004 do MEC/INEP 6 Estimativa da populao para 2007 - elaborada pelo SENAI-Diretoria Tcnica, com base em informaes do IBGE 7 Nmero de alunos ingressantes na rea de engenharia, calculado pelo SENAI-SP - Diretoria Tcnica, com dados fornecidos pelo INEP

11

Tabela 4 Educao Superior Concluintes de reas detalhadas de cursos de graduao de engenharia presenciais Censo de 2004 - Dados de 2003
CONCLUINTES POR REGIO ADMINISTRATIVA DO ESTADO DE SO PAULO

PRESIDENTE PRUDENTE

NOME DA REA DO CURSO

Engenharia de produo Engenharia de produo mecnica Engenharia industrial mecnica Engenharia mecnica Tecnologia mecnica Total

0 0 28 28 0 52 52

55 3 14 17 0 7 0 11 7 11

97 502 211 753 574 2.040

REA DE ABRANGNCIA

TOTAL DO ESTADO

RIBEIRAO PRETO

ARACATUBA

BARRETOS

CENTRAL

MARILIA

FRANCA

BAURU

55 21 0 94 0 170

FONTE: Dados sistematizados pelo SENAI-SP, com informaes do MEC/INEP-Censo 2004 (*) Curso Superior de Tecnologia em Manuteno Eletromecnica

Ao analisar as concluses dos cursos correlatos - Tabela 4 - tem-se, para o ano de 2003, um total de 170 formandos. O curso proposto agregar cerca de 38% a esse total. Vale ainda ressaltar que os servios de recrutamento e seleo de pessoal tm

procedimentos distintos para a contratao. H pelo menos trs prticas distintas e outras tantas derivadas de combinaes dessas trs. Uma delas a contratao baseada no desempenho neste caso, a experincia fator determinante (saber fazer). Outra a contratao baseada no potencial (saberes). E uma ltima, na percepo das atitudes (saber ser). As prticas de recursos humanos tm reduzido a prtica de prata da casa, o que provoca um dilema para o jovem recm-formado, no caso de contratao por desempenho. A mdio prazo, o acmulo de competncia adquirida no local de trabalho nas indstrias poder estar comprometido, principalmente nas reas de tecnologia, nas quais, somente o conhecimento acadmico insuficiente. O curso superior de tecnologia proposto pelo SENAI pode ser uma resposta, ainda que de pequena monta, a esse vcuo oriundo das novas prticas administrativas. A estrutura de oficina-laboratrio da instituio, na rea de usinagem, permitir um equilbrio entre o conhecimento acadmico e as prticas profissionais, aumentando as possibilidades de colocao do jovem formado.
12

b) Objetivos

O Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica tem por objetivo habilitar profissionais para gerenciar e implementar a instalao, a produo e a manuteno de processos de fabricao mecnica, coordenando equipes de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. II REQUISITOS DE ACESSO

A inscrio e a matrcula no Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica esto abertas a candidatos que comprovem a concluso do Ensino Mdio ou equivalente e aprovao em processo seletivo. III PERFIL PROFISSIONAL DE CONCLUSO

O itinerrio de formao do Tecnlogo em Fabricao Mecnica inclui a seguinte qualificao profissional tecnolgica de nvel superior, identificvel no mercado de trabalho:

Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno

So apresentados a seguir os perfis profissionais do tecnlogo e da qualificao profissional tecnolgica de nvel superior.

13

a - Perfil do Tecnlogo em Fabricao Mecnica

rea Profissional: Indstria Segmento Tecnolgico: Mecnica Qualificao Profissional: Tecnlogo em Fabricao Mecnica

I COMPETNCIAS PROFISSIONAIS

Competncia Geral Gerenciar e implementar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, coordenando equipes de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Relao das Unidades de Competncia

Unidade de Competncia 1: Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. Unidade de Competncia 2: Implementar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Unidade de Competncia 3: Coordenar equipes de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.

14

Unidade de Competncia n 1: Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. Elementos de Competncia 1.1 Planejar a instalao, a produo e a 1.1.1 manuteno 1.1.2 1.1.3 Padres de Desempenho Coletando informaes Elaborando planos Utilizando ferramentas da qualidade ferramentas

1.1.4 Utilizando administrativas 1.1.5 Estimando custos 1.1.6 1.2 Controlar a instalao, a produo e a 1.2.1 manuteno 1.2.2 1.2.3 Otimizando recursos Coletando informaes Monitorando os planos Realizando reunies o o

1.2.4 Comparando planejado 1.2.5 Monitorando processo

realizado

com

o do a

desempenho instalao,

1.2.6 Replanejando a produo e a manuteno 1.2.7 1.2.8 1.2.9 1.3 Analisar resultados 1.3.1 1.3.2 Emitindo relatrios

Utilizando recursos de informtica Cumprindo prazos Utilizando ferramentas estatsticas Interpretando dados e informaes com

1.3.3 Comparando o resultado planejado 1.3.4 Emitindo relatrios 1.3.5 1.4 Elaborar relatrios 1.4.1 1.4.2 Apresentando os resultados

Utilizando recursos de informtica Compilando dados e informaes e

1.4.3 Redigindo textos tecnicamente consistentemente 1.4.4 Formatando relatrios

15

1.5 Elaborar projetos e processos

1.5.1 1.5.2

Utilizando recursos de informtica Compilando dados e informaes normas tcnicas e

1.5.3 Utilizando procedimentos 1.5.4

Definindo recursos

1.5.5 Utilizando novas tecnologias, novos materiais e novos mtodos de trabalho

Unidade de Competncia n 2: Implementar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. Elementos de Competncia 2.1 Alocar recursos Padres de Desempenho 2.1.1 Definindo instalaes, equipamentos e ferramentas 2.1.2 Definindo mo de obra 2.1.3 2.1.4 2.2 Definir leiautes 2.2.1 2.2.2 2.2.3 2.2.4 2.3 Elaborar cronogramas Definindo fornecedores Elaborando fluxogramas Montando unidades produtivas Balanceando unidades de produo Utilizando softwares especficos mquinas,

Requisitando matria-prima e insumos

2.3.1 Utilizando tempos estimados, padres e histricos 2.3.2 Utilizando indicadores da empresa 2.3.3 Identificando caminhos crticos 2.3.4 Utilizando rotinas de manuteno Levantando recursos e disponibilidades Elaborando processos Simulando processos planejados Desenvolvendo fornecedores

2.4 Definir processos

2.4.1 2.4.2 2.4.3 2.4.4

2.4.5 Utilizando softwares de planejamento e controle de produo 2.4.6 2.5 Propor melhorias 2.5.1 2.5.2 Utilizando ferramentas administrativas Otimizando recursos e processos Avaliando resultados

2.5.3 Utilizando novas tecnologias e novos materiais 2.5.4 2.5.5 Utilizando tcnicas de motivao Identificando potenciais de melhoria 16

Unidade de Competncia n 3: Coordenar equipes de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho. Elementos de Competncia 3.1 Relacionar com pessoas Padres de Desempenho 3.1.1 Negociando fornecedores com os clientes todos e os

3.1.2 Comunicando-se com nveis hierrquicos 3.1.3 Administrando conflitos 3.1.4 Argumentando consistentemente 3.1.5 3.2 Montar equipes 3.2.1 3.2.2 3.2.3 3.2.4 3.3 Liderar equipes 3.3.1 3.3.2 3.3.3 Negociando metas

tecnicamente

Identificando competncias Definindo atividades Definindo metas claras Identificando necessidades Orientando a execuo do trabalho Motivando equipes Delegando responsabilidades com

3.3.4 Atuando e Administrando transparncia e tica 3.3.5 Avaliando desempenho 3.3.6 3.3.7 3.4 Propor treinamentos 3.4.1 Valorizando os colaboradores Cumprindo o planejado Avaliando desempenho necessidades

3.4.2 Identificando capacitao 3.5 Treinar pessoas 3.5.1 3.5.2 3.5.3

de

Elaborando treinamentos Ministrando treinamentos Utilizando tcnicas de apresentao

17

b) Perfil da qualificao profissional tecnolgica de nvel superior

O perfil da qualificao profissional tecnolgica de nvel superior - Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno - est contido no perfil do tecnlogo em Fabricao Mecnica e compreende as Unidades de Competncias 1 e 2 como a seguir demonstrado.

REA: Mecnica QUALIFICAO PROFISSIONAL TECNOLGICA DE NVEL SUPERIOR: Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno

Unidade de Qualificao: Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno

Competncia Geral: Gerenciar e implementar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. Unidades de Competncias que agrupam: UC 1 - Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. UC 2 - Implementar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. Contexto de Trabalho da Qualificao: de acordo com o Contexto Profissional e com o Contexto Funcional e Tecnolgico do perfil profissional do Tecnlogo em Fabricao Mecnica naquilo que se aplica.

18

IV ORGANIZAO CURRICULAR
a) Estrutura do Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica

Quadro de Organizao Curricular do Curso


LEGISLAO ANOS UNIDADES CURRICULARES 1 Metodologia do Trabalho Cientfico Desenho Tcnico Estatstica Clculo Fsica Tecnologia Mecnica Processos de Fabricao Usinagem Lei Federal n 9394/96 o Decreto Federal n 5154/04 o Resoluo CNE n 3/2002. Processos de Produo Automao Industrial Planejamento e Controle da Produo Manuteno Industrial Logstica Gesto Estratgica de Recursos Humanos Organizao e estruturao de empresas Projetos TOTAL HORAS-AULA (aula de 50 min) 960 960

(Horas aula de 50 min) 2

CARGA HORRIA TOTAL 3

HORASAULA 100 160 140 140 140 280

100 160 140 140 140 280 200 280 200 200 80 100 80 200 100 200 100 180 960

200 280 200 300 160 200 100 200 100 180 2880

TOTAL HORAS (h) Estgio Supervisionado (h) TOTAL GERAL (h) Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Optativa desenvolvida na Metodologia de Ensino Distncia

800

800

800

2400 400 2800

50

50 2850

TOTAL GERAL (h) com Unidade Curricular Optativa

19

Quadro de Organizao Curricular do Curso


LEGISLAO MDULOS UNIDADES CURRICULARES (Horas aula de 50 min) BSICO Metodologia do Trabalho Cientfico Desenho Tcnico Estatstica Clculo Fsica Tecnologia Mecnica Processos de Fabricao Usinagem Lei Federal n 9394/96 o Decreto Federal n 5154/04 o Resoluo CNE n 3/2002. Processos de Produo Automao Industrial Planejamento e Controle da Produo Manuteno Industrial Logstica Gesto Estratgica de Recursos Humanos Organizao e estruturao de empresas Projetos TOTAL HORAS-AULA 960 1440 100 160 140 140 140 280 200 280 200 300 160 200 100 200 100 180 480 ESPECFICO FINAL CARGA HORRIA TOTAL HORASAULA 100 160 140 140 140 280 200 280 200 300 160 200 100 200 100 180 2880

TOTAL HORAS (h) Estgio Supervisionado (h) TOTAL GERAL (h) Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS) Optativa desenvolvida na Metodologia de Ensino Distncia

800

1200

400

2400 400 2800

50

50 2850

TOTAL GERAL (h) com Unidade Curricular Optativa

20

Matriz do Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica

Unidades curriculares Mdulo final


Organizao e Estruturao de Empresas

Mdulo Bsico

MDULO ESPECFICO

Planejamento e controle da Produo

Processos de Produo

Manuteno Industrial

Metodologia do Trabalho Cientfico

e Qualificao Profissional em Nvel Superior: Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno

Gesto Estratgica de Recursos Humanos

Automao Industrial

Tecnologia Mecnica

Graduao: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


Carga Horria (h)

Processos de Fabricao

Desenho Tcnico

Estatstica

Usinagem

Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno UC1 e 2000 UC2 Tecnlogo em Fabricao Mecnica UC1, UC2 e UC3
2800

Projetos

Logstica

Clculo

Fsica

*Unidade Curricular Optativa - Lngua Brasileira de Sinais (LIBRAS), desenvolvida na Metodologia de Ensino a Distncia.

Estgio

21

Itinerrio do Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica

O itinerrio do Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica est organizado para permitir que o aluno freqente o curso de forma integral ou apenas os dois primeiros mdulos (bsico e especfico) possibilitando uma qualificao superior de nvel tecnolgico.

MDULO BSICO
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTFICO DESENHO TCNICO ESTATSTICA CLCULO FSICA TECNOLOGIA MECNICA

MDULO ESPECFICO
PROCESSOS DE FABRICAO USINAGEM PROCESSOS DE PRODUO MANUTENO INDUSTRIAL PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUO AUTOMAO INDUSTRIAL LOGSTICA PLANEJADOR E CONTROLADOR DA PRODUO E MANUTENO

MDULO FINAL
GESTO ESTRATGICA DE RECURSOS HUMANOS ORGANIZAO E ESTRUTURAO DE EMPRESAS PROJETOS

TECNLOGO EM

ESTGIO

FABRICAO MECNICA

22

b) Desenvolvimento metodolgico do curso

A implementao deste curso dever propiciar o desenvolvimento das competncias constitutivas do perfil profissional estabelecido pelo Comit Tcnico Setorial da rea da indstria, tanto para a habilitao completa Tecnlogo em Fabricao Mecnica, quanto para a qualificao profissional tecnolgica de nvel superior Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno, contidas nesse mesmo perfil.

O norteador de toda ao pedaggica so as informaes trazidas pelo mundo do trabalho, em termos das competncias requeridas pelo segmento da mecnica, numa viso atual, bem como o contexto de trabalho em que esse profissional se insere, situando seu mbito de atuao, tal como apontados pelo Comit Tcnico Setorial. Vale ressaltar que, na definio do perfil profissional do Tecnlogo em Fabricao Mecnica, o Comit teve como referncia essencial a caracterizao da rea da indstria, estabelecida na legislao vigente4.

Vale registrar, tambm, que o perfil profissional foi estabelecido com base em metodologia desenvolvida pelo SENAI5 para o estabelecimento de perfis profissionais baseados em competncias, tendo como parmetro a anlise funcional, centrando-se, assim, nos resultados que o Tecnlogo em Fabricao Mecnica deve apresentar no desempenho de suas funes.

fundamental, portanto, que a ao docente se desenvolva tendo em vista, constantemente, o perfil profissional de concluso do curso.

Resoluo CNE/CP n 3/2002 Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organizao e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia.
5

Metodologia de Formao com base em Competncias: SENAI DN, Braslia, 2002.

23

Para isso, necessrio que o docente:

tenha um claro entendimento da expresso competncia profissional, aqui definida nos mesmos termos estabelecidos tanto pela legislao educacional vigente, quanto pela metodologia adotada, ou seja, capacidade de mobilizar, articular e colocar em ao conhecimentos, habilidades, atitudes e valores necessrios para o desempenho eficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza do trabalho e pelo desenvolvimento tecnolgico6;

analise o perfil profissional de concluso, constitudo pela competncia geral da habilitao, suas unidades de competncia e correspondentes elementos de

competncia, bem como os padres de desempenho a eles relacionados e o contexto de trabalho da habilitao; reconhea a pertinncia da unidade curricular que ir ministrar no Curso de Tecnologia em Fabricao Mecnica, principalmente em relao ao seu objetivo e ao perfil profissional de concluso, contidos no Projeto do Curso; considere as competncias bsicas, especficas e de gesto implcitas no perfil profissional, em especial aquelas relacionadas unidade curricular que ir ministrar, discriminadas no Projeto do Curso, na ementa de contedos, como fundamentos tcnicos e cientficos, capacidades tcnicas e capacidades sociais, metodolgicas e organizativas, respectivamente; planeje o ensino estabelecendo as relaes entre os fundamentos tcnicos e cientficos, capacidades tcnicas e sociais, metodolgicas e organizativas, contemplados na ementa de contedos de cada componente curricular, fruto da anlise do perfil profissional estabelecido, e os conhecimentos selecionados para embasar o desenvolvimento das competncias; domine os pressupostos tericos gerais para o desenvolvimento curricular: formao e avaliao baseados em competncias.

Resoluo CNE/CP n 03/2002

24

Observe-se que a organizao curricular proposta para o desenvolvimento deste curso composta pela integrao de 3 mdulos: um bsico, um especfico (ambos

correspondentes qualificao profissional tecnolgica de nvel superior, cujo estgio supervisionado opcional), e um final, correspondente habilitao do tecnlogo, a qual requer, obrigatoriamente, a realizao de estgio supervisionado. O curso ter uma unidade curricular optativa LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais), na modalidade Educao a Distncia, com carga horria total de 50 horas, disponvel atravs da Rede SENAI de Educao a Distncia.

No Mdulo Bsico sero ministradas as unidades curriculares Metodologia do Trabalho Cientfico, Desenho Tcnico, Estatstica, Clculo, Fsica e Tecnologia Mecnica. Intencionalmente, os fundamentos tcnicos e cientficos7 relativos ao perfil do Tecnlogo em Fabricao Mecnica sero tratados neste mdulo, fornecendo, assim, as bases para o desenvolvimento dos mdulos especfico e final.

Assim, cabe observar que esses fundamentos objetivam preparar o profissional tecnicamente, contextualiz-lo em relao ao segmento da mecnica e proporcionar-lhe, principalmente, viso integrada de um processo produtivo. Dessa forma, nas unidades curriculares Estatstica, Clculo, Fsica e Tecnologia Mecnica, os fundamentos tcnicos e cientficos e os conhecimentos referentes a processos produtivos devem ser abordados no contexto de aplicao e desenvolvidos didaticamente.

Alm disso, esto definidas para esses componentes as capacidades sociais, organizativas e metodolgicas mais recorrentes e significativas8, que resultaram da anlise das competncias profissionais explicitadas neste mesmo perfil.

Os fundamentos tcnicos e cientficos esto explicitados no item Ementa de Contedos das respectivas unidades curriculares do Mdulo Bsico. 8 As capacidades sociais, organizativas ou metodolgicas mais recorrentes esto apontadas no item Ementa de Contedos das respectivas unidades curriculares do Mdulo Bsico.

25

No Mdulo Especfico a nfase recai sobre o desenvolvimento das capacidades tcnicas, sociais, organizativas e metodolgicas9 relativas produo e manuteno, com o desenvolvimento das unidades curriculares Processos de Fabricao, Usinagem, Processos de Produo, Manuteno Industrial, Planejamento e Controle da Produo, Automao Industrial e Logstica.

Este mdulo forma o profissional qualificado como Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno, cujas competncias profissionais definidas nas Unidades de Competncia 01 e 02 so: Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho e Implementar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho", que compem o perfil do Tecnlogo em Fabricao Mecnica.

O Mdulo Final do curso apresenta as unidades curriculares Gesto Estratgica de Recursos Humanos, Organizao e Estruturao de Empresas e Projetos, as quais se referem Unidade de Competncia 03 do perfil profissional Coordenar equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho. Dessa forma, completa a formao do Tecnlogo em Fabricao Mecnica, uma vez que: possibilita a aplicao de princpios e ferramentas voltadas gesto de processos produtivos e manuteno industrial, considerando-se a preservao do meio ambiente, da sade e segurana e a busca da excelncia de resultados, tendo em vista a legislao pertinente; proporciona a integrao das unidades curriculares por meio do desenvolvimento delas atravs de aulas aplicadas, as quais devem contemplar a proposta de soluo de problemas reais relativos gesto, nos nveis ttico e estratgico, incluindo-se nela questes relativas a planejamento, custos e produtividade.

As capacidades tcnicas, sociais, organizativas e metodolgicas propostas para o desenvolvimento das unidades curriculares esto registradas no item Ementa de Contedos dos respectivos Mdulos Especfico e Final .

26

importante salientar ainda que, durante o desenvolvimento do mdulo final do curso o aluno dever desenvolver um Trabalho, dentro da Unidade Curricular de Projetos, na forma de projeto, anlise de caso, desenvolvimento de instrumentos, equipamentos ou prottipos, considerando a natureza da rea profissional. A inteno permitir ao aluno vivenciar mais uma vez a interdisciplinaridade entre as unidades curriculares do curso e perceber que, a presena destas no currculo, est estreitamente relacionada com as competncias definidas no perfil profissional de concluso. Constitui-se, portanto, na culminncia do processo de ensino e aprendizagem da fase escolar, propiciando mais uma oportunidade para a consolidao do perfil de concluso do Tecnlogo em Fabricao Mecnica. Vale destacar que, na organizao curricular do curso, ao planejar e desenvolver as aulas das diferentes unidades curriculares, os docentes devem dar nfase aos fundamentos e s capacidades explicitadas na Ementa de Contedos deste Projeto de Curso. oportuno reiterar que os conhecimentos propostos para as unidades tm a funo de dar suporte ao desenvolvimento de tais fundamentos e capacidades.

Convm ainda lembrar que as capacidades sociais, organizativas e metodolgicas indicadas devem ser desenvolvidas com a utilizao de diferentes estratgias, tcnicas e dinmicas a serem implementadas no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que sero imprescindveis para o desempenho dos futuros profissionais.

Cabe, ainda, considerar que a anlise do perfil profissional explicitou claramente que o Tecnlogo em Fabricao Mecnica deve gerenciar e implementar processos de produo e manuteno, dessa forma, o curso, deve enfatizar a segurana e a sade ocupacional do trabalhador, a preservao dos recursos naturais, a diminuio de riscos e impactos ambientais, a legislao pertinente e a responsabilidade social do profissional em seu mbito de atuao.

27

Embora o curso seja modularizado, ele deve ser visto como um todo pelos docentes, especialmente no momento da realizao do planejamento de ensino, de modo que as finalidades de cada mdulo sejam observadas, bem como de suas unidades curriculares sem, no entanto, acarretar uma fragmentao do currculo. Para tanto, a interdisciplinaridade deve-se fazer presente no desenvolvimento do curso, por meio de formas integradoras de tratamento de estudos e atividades, orientados para o desenvolvimento das competncias objetivadas.

Assim, o desenvolvimento metodolgico deste curso deve assentar-se sobre uma proposta pedaggica que se constitua em fio condutor, perpassando, cada um dos mdulos, do bsico ao final. Para isso, o conjunto de docentes e a coordenao pedaggica devem definir um projeto integrador que permita envolver mdulo a mdulo todas as unidades curriculares e o maior nmero possvel de fundamentos tcnicos e cientficos e capacidades tcnicas, sociais, organizativas e metodolgicas, definidos para cada um deles.

Dessa forma exige-se o emprego de mtodos, tcnicas e estratgias de ensino e de aprendizagem que levem o aluno a mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes no desenvolvimento de atividades tpicas, privilegiando a busca de alternativas para a resoluo de problemas prprios do mundo do trabalho na rea. Isso significa que, alm dos conhecimentos cientficos e tecnolgicos sobre o Tecnlogo em Fabricao Mecnica, o curso visa levar os alunos a proporem solues para os problemas que estejam fundamentados numa viso global destes profissionais.

Portanto, uma base cientfica e tecnolgica slida, aliada ao desenvolvimento de situaes prticas, acrescidos do uso de linguagem tcnica, como base para a comunicao entre os diferentes nveis hierrquicos da rea, da capacidade de pesquisar, do cuidado com instalaes e equipamentos, do trabalho em equipe e do respeito higiene, sade, segurana e preservao ambiental so parmetros a serem privilegiados pelos docentes nas propostas de soluo de problemas.

28

Logo, o planejamento de ensino dever compreender a proposta de atividades que se traduzam em desafios significativos, exigindo do aluno pensamento reflexivo, com crescentes graus de autonomia intelectual e de ao, bem como a capacidade empreendedora e a compreenso do processo tecnolgico, em suas causas e efeitos, nas suas relaes com o desenvolvimento do esprito cientfico e tecnolgico10.

Alm disso, devem ser propostas situaes que ensejam a realizao de pesquisa cientfica, seja de campo, dadas pelas caractersticas da rea, seja bibliogrfica, propiciadas pelo incentivo a leituras tcnicas, incluindo-se o uso da internet, com largo uso de trabalho em grupo. Por meio dessa estratgia, devero ser exercitados o desenvolvimento da iniciativa, tomada de deciso, criatividade, relacionamento, liderana e tica contribuindo para o desenvolvimento das competncias de gesto, identificadas claramente no perfil profissional que foi estabelecido para o Tecnlogo em Fabricao Mecnica.

Convm enfatizar, ainda, que no deve haver dissociao entre teoria e prtica, uma vez que a prtica deve se configurar no como situaes ou momentos distintos do curso, mas como metodologia de ensino que contextualiza e pe em ao o aprendizado. Portanto, os

contedos tericos e prticos sero ministrados por meio de estratgias diversificadas que facilitem sua apreenso, possibilitando ao aluno perceber a aplicabilidade dos conceitos em situaes reais, contextualizando os conhecimentos apreendidos e possibilitem tambm a realizao individual de atividades, ao longo de todo o curso, incluindo o desenvolvimento de projetos, o conhecimento de mercado e de empresas e o estgio supervisionado a ser desenvolvido durante ou ao final do curso. Essa forma de desenvolvimento curricular alicera a avaliao por competncias tanto a formativa quanto a somativa - devendo, igualmente, privilegiar a proposta de situaesproblema, simuladas ou reais, que exijam a mobilizao de conhecimentos, habilidades e atitudes. Faz-se necessrio ressaltar que a avaliao deve ter como parmetros gerais as competncias do perfil profissional, em especial os padres de desempenho nele apontados pelo Comit Tcnico Setorial.

10

Parecer CNE/CP 29/2002

29

A avaliao da aprendizagem considerada estratgia para a melhoria do ensino e da aprendizagem, tendo as funes de orientao, apoio, assessoria e no simples deciso final a respeito do desempenho do aluno. Dessa forma, o processo de avaliao dever, necessariamente, especificar claramente o que ser avaliado, utilizar as estratgias e instrumentos mais adequados, possibilitar a auto-avaliao por parte do aluno, estimul-lo a progredir e a buscar sempre a melhoria de seu desempenho, em consonncia com as competncias explicitadas no perfil profissional de concluso do curso.

No decorrer do processo formativo, os seguintes critrios sero observados: a avaliao no tem um fim em si mesma, mas insere-se como estratgia fundamental para o desenvolvimento de competncias; a avaliao no enfocar aspectos isolados da teoria desvinculada da prtica, sem estabelecer relaes entre elas. Fomentar a resoluo de problemas em que seja necessrio mobilizar conhecimentos, habilidades e atitudes. Dessa forma, dever enfatizar a proposio de situaes, hipotticas ou no, de ordem terica e prtica, que envolva elementos relevantes na caracterizao de desempenho profissional do Tecnlogo em Fabricao Mecnica;

os resultados das avaliaes devero ser sempre discutidos com os alunos, para que haja clareza sobre o pretendido e o alcanado.

c) Ementa de contedos Considerando a metodologia de formao para o desenvolvimento de competncias, a ementa de contedos apresenta, para o desenvolvimento de cada unidade curricular, os fundamentos tcnicos e cientficos ou as capacidades tcnicas, sociais, metodolgicas e organizativas e os conhecimentos a esses relacionados.

30

UNIDADE CURRICULAR: Metodologia do Trabalho Cientfico MDULO: BSICO UNIDADES DE COMPETNCIA :1, 2 e 3.

OBJETIVO: Desenvolver a capacidade de comunicao oral e escrita, levando o aluno a compreender e utilizar as vrias linguagens envolvidas na comunicao empresarial, a qual

serve como mediadora entre o homem e o mundo do trabalho. Possibilitar a interao com o meio desenvolvendo a capacidade adequada de comunicao. COMPETNCIAS BSICAS (Fundamentos tcnicos e cientficos) 1. 2. Comunicar-se oralmente e por escrito / 24 . Comunicar-se verbalmente, nas formas oral e escrita, com clareza / 5. 3. Conhecer estrutura e tipos de relatrios. 4. Conhecer Relatrios / 4. 5. Elaborar comunicados. 6. Interpretar manuais, catlogos e publicaes tcnica. 7. Ler e interpretar documentao tcnica / 2. 8. Ler e interpretar texto / 9. 9. Ter conhecimento de Softwares de processamento de Textos e Apresentao Eletrnica. 10. Utilizar nvel de fala adequado ao interlocutor / 4. 11. Utilizar Tcnica de Argumentao / 6. 12. Desenvolver senso crtico sobre relaes tnicoraciais no mercado de trabalho.
11

DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22.

CONHECIMENTOS

Comunicao: Manter relacionamento interpessoal / 33 O Processo e seus elementos; Funes da linguagem; Lngua Oral Manter-se atualizado / 9. e Lngua Escrita; Nveis de Fala. Saber negociar/ 11 Nveis de Comunicao. Saber ouvir / 17 O Relacionamento entre a Comunicao e os Tipos de Ser analtico / 24. Organogramas das Empresas. Ser comunicativo / 10. O Texto dissertativo, Tipos de Pargrafos Argumentativos. Ser detalhista / 18. Plano de Escrita: Construo do Tpico Frasal. Ser disciplinado / 15. Concordncia verbal, Regncia verbal, Crase, Coeso, Coerncia, Ser tico / 30 Vcios de linguagem. Ser organizado / 31. Redao Empresarial: Cartas Comerciais, Ofcios, Memorandos, Ser transparente / 12 Atas de Reunies, Procurao, Fluxogramas e Tipos de Relatrios. Ter autonomia / 16. Resenha Temtica e Resenha Crtica. Ter autoridade / 11. Tcnica de Inteleco de Texto. Ter empatia / 14 Tcnica de Leitura: Resumo e Resenhas abordando a incluso Ter flexibilidade / 11. racial nas empresas. Ter raciocnio lgico / 11. Relatrio Tcnico: Ter responsabilidade / 18. Estrutura Bsica; Tipos de Relatrio: Relatrio de atividade, Ter sinergia / 22. Relatrio de ocorrncia, Relatrio de estudos ou de pesquisa. Ter viso sistmica / 23. Pesquisa Cientfica: Tomar decises / 15. Definio; Finalidades; Tipologia; Mtodos e Tcnicas; Etapas. Trabalhar em equipe / 19. Promover a igualdade racial no ambiente de Pesquisa Bibliogrfica: Monografias e Teses: trabalho. Definies; Planejamento; Estrutura: Sumrio, Introduo, Desenvolvimento, Concluso, Parte referencial; Normas metodolgicas para citaes. Editor de Texto: Software de Apresentao. Apresentao de trabalhos: Tcnicas: Seleo, Utilizao; INTERNET como fonte de pesquisa cientfica. Normas Tcnicas.

11

o nmero indica a recorrncia quando da anlise das unidades de competncia do perfil profissional.

31

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Metodologia

do Trabalho Cientfico

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. So Paulo: Atlas, 2010. MEDEIROS, Joao Bosco. Portugus instrumental: contm tcnicas de trabalho de concluso de curso. 9. ed. So Paulo: Atlas, 2010. Ajustada ao novo acordo ortogrfico da Lngua Portuguesa. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientifico. So Paulo: Cortez, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ECO, Humberto. Como se faz uma tese. So Paulo: Perspectiva, 2005. FIORIN, Jose Luiz; SAVIOLI, Francisco Plato. Para entender o texto: leitura e redao. So Paulo: tica, 2003. CUNHA, Celso; CINTRA, Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo . Rio de Janeiro: Lexicon, 2008. Texto atualizado de acordo com a nova ortografia. MANZANO, Andr Luiz N. G. Estudo dirigido de Microsoft office powerpoint 2010. So Paulo: rica, 2010. MARTINS, Dileta S. Portugus instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. So Paulo: Atlas, 2009.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de INFORMTICA Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, processador de texto e planilha eletrnica.

32

UNIDADE CURRICULAR: Desenho Tcnico. MDULO: BSICO UNIDADES DE COMPETNCIA: 1, 2 e 3

OBJETIVO: Desenvolver habilidades relativas leitura e interpretao de desenho tcnico mecnico, diagramas eltricos , leiautes e plantas industriais. COMPETNCIAS BSICAS (Fundamentos tcnicos e cientficos) 1. 2. 3. 4. Conhecer desenho tcnico / 8. Desenho Assistido por Computador / 13. Interpretar desenho tcnico mecnico. Ler e interpretar desenhos tcnicos / 4. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) Estabelecer relao custo-benefcio / 10. Ser analtico / 8. Ser detalhista / 11. Ser tico / 10. Ser organizado / 20. Ter autonomia / 11. Ter disciplina / 9. Ter flexibilidade / 9. Ter percepo de condies e atos inseguros / 9. Ter raciocnio lgico / 8. Ter relacionamento interpessoal / 9. Ter responsabilidade / 9. Ter sinergia / 9. Ter viso sistmica / 16. Ter viso sistmica / 16. CONHECIMENTOS

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

Desenho Artstico e Desenho Tcnico. Figuras e Slidos Geomtricos. Projees Ortogrficas no 1 Diedro. Cortes. Sees. Omisso de Cortes. Vistas Auxiliares. Rotao de Elementos. Cotagem. Supresso de Vistas. Cotagem Especiais. Escalas. Desenho de conjuntos Tolerncias Dimensionais e Geomtricas. Indicao de Estado de Superfcie. Desenho arquitetnico. Diagramas eltricos. Desenho Assistido por Computador: 18.1. Comandos de edio, 18.2. visualizao e impresso, 18.3. dimensionamento, 18.4. gerao de bibliotecas, 18.5. desenho tridimensional (3D),

33

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Desenho

Tcnico.

FRENCH, Thomas E.; VIERCK, C. Desenho tcnico e tecnologia grfica. So Paulo: Globo, 2005. MANFE, G.; POZZA, R.; SCARATO, G. Desenho tcnico mecnico. So Paulo, Hemus, [s.d.] v.1. MANFE, G.; POZZA, R.; SCARATO, G. Desenho tcnico mecnico. So Paulo, Hemus, [s.d.] v.2. MANFE, G.; POZZA, R.; SCARATO, G. Desenho tcnico mecnico. So Paulo, Hemus, [s.d.] v.3. PROVENZA, Francesco. Desenhista de mquinas. So Paulo: Provenza, 1996.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

KAMINSKI, Paulo Carlos. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2000. BALDAM, Roquemar de Lima; COSTA, Lourenco. AutoCAD 2000: utilizando totalmente. So Paulo: Erica, 2000 PREDABON, Edilar Paulo; BOCCHESE, Cassio. Solidworks 2011: projeto e desenvolvimento. So Paulo: Erica, 2004. LUPPI, Olavo. Mechanical desktop: guia pratico. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2002. PROVENZA, Francesco. Tolerncia ISO. So Paulo: Pro-tec, [s.d.]. PROVENZA, Francesco. Projetista de mquinas. So Paulo: Provenza, 1996.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de DESENHO ASSISTIDO POR COMPUTADOR Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, processador de texto, planilha eletrnica e software para CAD

34

UNIDADE CURRICULAR: Estatstica MDULO: BSICO UNIDADES DE COMPETNCIA: 1, 2 e 3

OBJETIVO: Desenvolver habilidades relativas utilizao de ferramentas estatsticas apropriadas para tomada de decises no gerenciamento dos processos de produo e manuteno de uma indstria. COMPETNCIAS BSICAS (Fundamentos tcnicos e cientficos)
1. 2. 3. 4.

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12.

13. 14. 15.

Conhecer estatstica bsica / 8. Conhecer grficos e tabelas / 4. Conhecer planilhas / 3. Conhecer clculos estatsticos (disperso, grficos, amostragem, regresso e correlao e sries temporais). Interpretar grficos / 6. Realizar clculos estatsticos e de controle Ter domnio de composio de custos e anlises estatstica. Utilizar Planilha Eletrnica. Aplicar ferramentas da qualidade no controle do processo Identificar as ferramentas da qualidade adequadas ao controle do processo Identificar as ferramentas da qualidade adequadas ao controle do produto Identificar os dados mais relevantes dentre os coletados aps aplicao das ferramentas da qualidade. Aplicar ferramentas da qualidade Calcular indicadores de desempenho da produo Analisar criticamente o processo, aplicando ferramentas

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) Estabelecer relao custo-benefcio / 9. Ser analtico / 7. Ser detalhista / 14. Ser tico / 11. Ser humilde / 6. Ser organizado / 18. Ser racional / 3. Ter autonomia / 12. Ter disciplina / 10. Ter flexibilidade / 11. Ter raciocnio lgico / 14. Ter relacionamento interpessoal / 11. Ter responsabilidade / 12. Ter sinergia / 12. Trabalhar em equipe / 12

CONHECIMENTOS
1. 2. 3. 4. 5. 6.

7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34.

Mtodos para coleta de dados. Variveis. Dados Brutos e Rol. Limites / Intervalos de Classe. Distribuio de Freqncia (Tabelas). Construo, Aplicao e Interpretao de Grfico: Linear ou em Curva, Colunas ou Barras, Colunas ou Barras Mltiplas, Setores, Polar, Cartograma e Pictograma. Valores de Tendncia Central. Medidas de Disperso. Construo, interpretao de Curva de Distribuio Normal. Ferramentas Estatsticas. Planilha Eletrnica. Sistema de qualidade Definies Histrico Programa Brasileiro de qualidade e produtividade Certificao Normas ISO 9000. Ferramentas da qualidade Ciclo PDCA Coleta de dados e extratificao Diagrama de Pareto Brainstorming e diagrama de causa e efeito Controle estatstico do processo Histograma Fluxograma Diagrama de disperso Programa de organizao e limpeza 5S Indicadores de desempenho Produtividade Refugos e retrabalho Mo de obra direta versus mo de obra indireta Matria prima versus produto acabado Implantao de um programa de qualidade Pr-requisitos e Procedimentos

35

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Estatstica

MILONE, Giuseppe. Estatstica geral e aplicada. So Paulo: Thomson, 2006. MORETTIN, Pedro A; BUSSAB, Wilton O. Estatstica bsica. So Paulo: Saraiva, 2010.
MONTGOMERY, Douglas C; RUNGER, George C; HUBELE, Norma Faris. Estatstica aplicada engenharia. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

NEUFELD, John L. Estatstica aplicada a administrao usando Excel. So Paulo: Prentice Hall, 2003. BARBETTA, Pedro A.; REIS, Marcelo M.; BORNIA, Antonio C. Estatstica para cursos de engenharia e informatica. So Paulo: Atlas, 2004. REISEN, V.A.; SILVA, A. N. O uso da linguagem R para clculos de estatstica bsica. So Paulo: EDUFES, 2011.

RYAN, Thomas. Estatstica moderna para engenharia. Rio de Janeiro: Elsevier, c2009.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional LABORATRIO DE INFORMTICA Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, processador de texto e planilha eletrnica.

36

UNIDADE CURRICULAR: Clculo MDULO: BSICO UNIDADES DE COMPETNCIA: 1, 2 e 3

Objetivo: Desenvolver o raciocnio lgico, a expresso grfica de funes matemticas e a base necessria para a compreenso dos fenmenos fsicos envolvidos nos processos de produo industrial. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades Tcnicas)
1.

DE GESTO (Capacidades Sociais, Metodolgicas e Organizativas) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ser organizado Ser racional Ter disciplina Ter flexibilidade Ter senso crtico Ser criterioso Ser minucioso Ser objetivo Ter iniciativa

CONHECIMENTOS

2. 3.

Domnio de ferramentas matemticas que permitam a aprendizagem dos princpios fsicos envolvidos nos processos de fabricao. Domnio de ferramentas matemticas que permitam a modelagem de processos. Domnio da expresso grfica de funes matemticas.

1. Introduo anlise Noo de funo Grficos de funes elementares Limites Infinitsimos e infinitos Continuidade das funes 2. Diferenciao das funes Clculo direto das derivadas Derivao por tabelas Derivada de funes no explcitas Aplicaes da derivada Derivadas de ordens superiores Diferenciais de 1a ordem e ordens superiores Teoremas do valor mdio 3. Extremos da funo e Aplicaes da Derivada Extremos de uma funo de um argumento Direo da concavidade Pontos de inflexo Assntotas Construo de grficos por pontos 4. Integral Indefinida Integrao direta Mtodo da substituio Integrao por partes Integrais elementares que contm trinmio ao quadrado Integrao de funes racionais Integrao de funes irracionais Integrao de funes trigonomtricas 5. Integral Definida Integral definida como limite da soma Clculo de integrais definidas por indefinidas Integrais imprprias Troca de varivel na integral definida Integrao por partes Teorema do valor mdio reas de figuras planas

37

Comprimento do arco da curva Volume de corpos slidos rea de superfcie de revoluo Momentos, centros de gravidade Aplicaes na Fsica 6. Funes de Diversas Variveis Noes fundamentais Continuidade Derivadas parciais Diferencial total da funo Derivada em uma direo e gradientes Derivadas e diferenciais de ordens superiores Troca de variveis Plano tangencial e normal superfcie Extremo da funo de diversas variveis 7. Integrais Mltiplas e Curvilneas Integral dupla em coordenadas retangulares Troca de variveis em integrais duplas reas de figuras Volume de corpos rea de superfcies Aplicaes na Fsica. 8. Clculos Aproximados Identificao grfica de funes

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Clculo

STEWART, James. Clculo. So Paulo: Thomson, 2006. v.1. STEWART, James. Clculo. So Paulo: Thomson, 2006. v.2 GUIDORIZZI, Hamilton L. Matemtica para administrao. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FLEMMING, Diva M.; GONALVES, Mirian B. Clculo: funes, limite, derivao e integrao. So Paulo: Pearson Education, 2006. GUIDORIZZI, Hamilton L. Curso de clculo. Rio de Janeiro: LTC, 2001. v.2. GUIDORIZZI, Hamilton L. Curso de clculo. Rio de Janeiro: LTC, 2001. v.1 BOULOS, Paulo. Introduo ao clculo: clculo diferencial. So Paulo: Edgar Blucher, 1974.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional

38

UNIDADE CURRICULAR: Fsica MDULO: BSICO UNIDADES DE COMPETNCIA: 1, 2 e 3

Objetivo: Desenvolver habilidades que possibilitaro ao aluno a compreenso dos fenmenos fsicos presentes nos processos de produo industrial. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades Tcnicas) 1. Conhecer unidades de medida. 2. Dominar os princpios fsicos envolvidos tecnologia de mquinas. 3. Dominar os princpios fsicos envolvidos processos de produo. 4. Dominar os princpios fsicos envolvidos elementos de mquina. 5. Dominar os princpios fsicos envolvidos ensaios laboratoriais. 6. Dominar os princpios fsicos envolvidos tecnologia dos materiais. 7. Dominar os princpios fsicos envolvidos equipamentos de produo e usinagem. na nos nos nos na nos DE GESTO (Capacidades Sociais, Metodolgicas e Organizativas) 1. Ter raciocnio lgico 2. Ser detalhista 3. Ser organizado 4. Ser racional 5. Ter disciplina 6. Ter flexibilidade 7. Ter senso crtico 8. Ser criterioso 9. Ser minucioso 10. Ser objetivo 11. Ter iniciativa CONHECIMENTOS
1. MECNICA: Cinemtica vetorial: Deslocamento, velocidade e acelerao. Acelerao constante. Queda livre. Movimento com acelerao negativa. Movimento circular. Leis de Newton: Fora e massa. Fora gravitacional. 1a, 2a e 3a leis de Newton. For as de atrito e de arrasto. Aplicaes: Polias, Plano inclinado, Movimento circular. Trabalho e energia mecnica: Trabalho. Energia cintica. Teorema da energia cintica. Potncia. Energia potencial. Equilbrio e estabilidade. Fora gravitacional e fora elstica. Foras conservativas e dissipativas. Lei da conservao da energia mecnica. Lei de Hooke. Sistemas de partculas: Centro de massa. 2a lei de Newton para sistemas de partculas. Momento linear e sua conservao. Colises: Impulso. Teorema do impulso. Colises elsticas em 1 e 2 dimenses. Colises inelsticas. Cinemtica e dinmica dos corpos rgidos: Cinemtica da rotao. Grandezas lineares e grandezas angulares. Energia cintica. Torque. Momento de inrcia. Momento angular e 2a lei de Newton. Conservao do momento angular. Translao e rotao simultneas. 2. MECNICA DOS FLUIDOS E TEMPERATURA Mecnica dos fluidos: Fluidos. Densidade e presso. Esttica dos fluidos. Fluxo. Equao da continuidade. Equao de Bernoulli. Fluidos ideais em movimento. Aplicaes: Macaco Hidrulico, Barmetro de mecrio, Transmisso de presso, Vazo, Atuador hidrulico. Temperatura: Conceitos bsicos. Escalas de temperatura. Dilatao. Capacidade trmica. Calor especfico. Mecanismos de transferncia de calor. Calor e trabalho. Aplicaes: Conformao mecnica e a energia; Mquinas trmicas Mquinas a vapor e motores a exploso. 3. ELETRICIDADE E MAGNETISMO Eletrosttica: Carga eltrica. Lei de Coulomb. Condutores e isolantes. Campo eltrico. Lei de Gauss. Potencial eltrico. Energia potencial eltrica. Capacitncia. Dieltricos: Capacitncia e capacitores. Dieltricos. Corrente eltrica e resistncia eltrica. Circuitos: Corrente e densidade de corrente.Resistncia e lei de Ohm. Energia e potncia nos circuitos eltricos. Leis de Kirchhoff. Instrumentos de medidas eltricas. Circuitos RC. Campo magntico: Campo magntico. Foras e torques. Efeito Hall. Lei de Biot -Savart. Lei de Ampre. Aplicaes. Lei de Faraday. Indutncia: Fluxo magntico. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Correntes de Foucault. Indutncia. Energia magntica. Aplicaes. Propriedades magnticas da matria: ms. Momento magntico. Paramagnetismo, diamagnetismo e ferromagnetismo. Susceptibilidade e permeabilidade magnticas Aplicao em eletricidade e magnetismo: bobinas; sensores; motores eltricos; usinas geradoras de energia.

39

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Fsica

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de fsica. Rio de Janeiro: LTC, 2005. 3v. TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene. Fsica para cientistas e engenheiros. Rio de Janeiro: LTC, 2006. 3v.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SERWAY, Raymond A.; JEWETT JR., John W. Princpios de fsica. So Paulo: Thomson Learning, 2007. 4v. GREF . Fsica. So Paulo: EDUSP, 2007. 3v. HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de fsica. Rio de Janeiro: LTC, 2005. v.4 HEWITT, Paul G. Fsica conceitual. Porto Alegre: Artmed, c2002.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de Fsica Convencional

40

UNIDADE CURRICULAR: Tecnologia Mecnica. MDULO: BSICO UNIDADES DE COMPETNCIA:1,2 e 3

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades relativas ao domnio das tcnicas de medio com instrumentos, reconhecer as propriedades dos materiais e meios utilizados nas diversas fases dos processos de produo industrial. COMPETNCIAS BSICO (Fundamentos tcnicos e cientficos) 1. Analisar resultados de ensaios destrutivos e nodestrutivos e/ou metalogrficos, solucionando problemas./ 2 Conhecer tecnologia dos materiais. Conhecer unidades de medida / 9. Identificar elementos de mquinas Ter conhecimentos de elementos de mquinas / 8. Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos. Ter conhecimentos de ensaios laboratoriais / 4. Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos / 9. Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos / 8. Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais / 9. Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao e produo / 11. Ter domnio de controle dimensional do processo produtivo / 4. Ter domnio de Tecnologia dos Materiais / 2. Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio / 8. Ter domnio sobre tecnologia dos materiais. Testar em laboratrios as propriedades fsicas e mecnicas./ 5 Utilizar instrumentos de medio./ 2 Validar medies dimensionais. Identificar elementos de mquinas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) Estabelecer relao custo-benefcio / 10. Manter relacionamento interpessoal / 8. Manter-se atualizado / 10. Ser analtico / 14. Ser detalhista / 17. Ser disciplinado / 10. Ser tico / 12. Ser organizado / 24. Ser racional / 6. Ter autonomia / 15. Ter bom senso / 5. Ter capacidade de negociao / 3. Ter flexibilidade / 6. Ter sinergia / 6. Ter viso sistmica / 6. Tomar decises / 6. Trabalhar em Equipe. 1. CONHECIMENTOS

2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

2.

12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

3.

Metrologia: Fundamentos, Critrios de seleo de instrumentos, Principais fontes de erro na medio, Rugosidade, Paqumetros, Tolerncias dimensional e geomtrica, Micrmetros, Relgios comparadores, Durmetro, Projetor de Perfil, Mquinas de medio por coordenadas. Materiais: Classificao dos materiais, Produo do ao e ferro fundido, Propriedades dos materiais, Ensaios destrutivos e no destrutivos, Metalografia, Tratamento trmico, superficiais e termoqumicos, Resistncia dos materiais, Tenso admissvel. Elementos de mquinas: Elementos comuns: pinos, roscas, anis, eixos, chavetas, molas, cabos de ao; engrenagem, polias e correias; Transmisses: tipos, aplicaes, rendimento e clculos; Mancais de deslizamento; Rolamentos; Acoplamentos.

41

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Tecnologia

Mecnica

GARCIA, A.; SPIM, J. A.; SANTOS, C. A. Ensaios dos materiais. 2 ed. So Paulo: LTC, 2012. ALBERTAZZI, Armando; SOUZA, Andr Roberto de. Fundamentos de metrologia cientfica e industrial. Barueri : Manole, 2008. CALLISTER JR, William D. Fundamentos da cincia e engenharia de materiais: uma abordagem introdutria. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SOUZA, Srgio Augusto. Ensaios mecnicos de materiais metlicos: fundamentos tericos e prticos. So Paulo: Edgard Blucher,1982. REMY, A.; GAY, M.; GONTHIER, R. Materiais. Curitiba: Hemus, 2002. LINK, Walter. Tpicos avanados da metrologia mecnica: confiabilidade metrolgica e suas aplicaes na metrologia. So Paulo: MITUTOYO, 2000. NOVASKI, Olvio. Introduo engenharia de fabricao mecnica. So Paulo: Blcher, 1994. BOTELHO, Manuel Henrique Campos. Resistncia dos materiais: para entender e gostar. So Paulo: Blucher, 2008. CALLISTER JR, William D. Cincia e engenharia de materiais: uma introduo. Rio de Janeiro: LTC, 2008. NIEMANN, Gustav. Elementos de mquinas. So Paulo: Edgard Blcher, 1971. 3v. BEER, Ferdinand P; JOHNSTON JR, Elwood Russell. Resistncia dos materiais. So Paulo: Pearson education, 2007. VAN VLACK, Lawrence H. Princpio de cincias dos materiais. So Paulo: Edgard Blucher,1970. ZELENY VAZQUEZ, Jose Ramon; GONZALEZ GONZALEZ, Carlos. Metrologia dimensional. Mexico: MACGRAW HILL, 1999. FISCHER, Ulrich; et al. Manual de tecnologia metal mecnica: traduo da 43 edio alem. So Paulo: Blcher, 2008.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de METROLOGIA Computador, Impressora, Televisor, Desempeno de granito, Desempeno de ao, Durmetro eletrnico, Projetor de perfil, Mesas de seno, Mquina de medir coordenada, Coluna pneumtica, Rugosmetro de mesa, Comparador eletrnico, Rugosmetros portteis, Durmetro mecnico, Micrmetros, Paqumetros.

42

UNIDADE CURRICULAR : Processos de Fabricao MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 1 e 2

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades para a identificao e aplicao dos melhores processos de fabricao em um arranjo fsico de produo visando obteno dos melhores resultados. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades tcnicas) 1. Avaliar a eficincia de mquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas na produo. 2. Descrever processos de fabricao. 3. Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas./4 4. Identificar matria-prima, recursos humanos e equipamentos. 5. Identificar oportunidades de aplicao de novas tecnologias 6. Selecionar tipo de material. 7. Selecionar a norma tcnica especfica para situao de produo e usinagem. 8. Especificar materiais e insumos. 9. Elaborar documentao tcnica. 10. Prever a utilizao de recursos e insumos. 11. Utilizar novas tecnologias comprovadas. 12. Avaliar desempenho de mquinas e equipamentos. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) CONHECIMENTOS

Estabelecer relao custo-benefcio/ 15 1. Processos siderrgicos (fabricao do ao, de ferro fundido e no Manter relacionamento interpessoal ferrosos) Manter-se atualizado/ 14. 2. Processos de fundio (areia verde, shell molding, cra perdida, Ser criterioso moldes metlicos) Ser detalhista/ 19 3. Tratamentos Trmicos e termoqumicos (Tmpera, revenimento, Ser observador/ 2 recozimento, normalizao, cementao e nitretao) Ser organizado/ 36 4. Processos de conformao mecnica (laminao, trefilao, Ter capacidade de negociao./ 4. extruso, forjamento, dobramento, corte e repuxo) Ter conscincia prevencionista em relao 5. Processos de unio (solda a gs, eletrodo, TIG, MIG, MAG, arco sade e segurana do trabalho e ambiental./ 6 submerso, brasagem, rebitagem) Ter esprito inovador. 6. Outros Processos (Injeo de termoplsticos e alumnio, Ter sinergia/ 12 sinterizao) Ter viso sistmica/ 29 Trabalhar com os fornecedores Trabalhar em equipe/ 12 Visitar feiras, congressos e empresas.

43

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Processos

de Fabricao

CHIAVERINI, Vicente. Tratamentos trmicos das ligas metlicas. So Paulo: ABM, 2003. CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia mecnica. 2. ed. So Paulo: Makron Books, c1977. 3v WAINER, Emlio, coord. Soldagem: processos e metalurgia. 2.ed. So Paulo: Edgard Blucher, 1992.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

PROVENZA, Francesco. Mecnica aplicada. So Paulo: PRO-TEC, 1977. 3v. SENAI-SP. Soldagem. So Paulo: SENAI-SP editora, 2013. ALTAN, Taylan; OH, Soo Ik; GEGEL, Harold L. Conformao de metais: fundamentos e aplicaes. So Carlos: USP/EESC, 1999. HARADA, Jlio. Moldes para injeo de termoplsticos: projetos e princpios bsicos. So Paulo: Art Liber, 2004. CHIAVERINI, Vicente. Aos e ferros fundidos: caractersticas gerais, tratamentos trmicos, principais tipos. So Paulo: ABM, 2005.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de FERRAMENTARIA (Conformao Mecnica) Torno Mecnico, Fresadora Ferramenteira, Furadeira de Coordenadas, Furadeira Sensitiva, Furadeira de Bancada, Esmeril, Mquina de Serrar e Limar, Serra de Fita Vertical, Retfica Plana, Retfica Cilndrica, Balancin, Desempeno de Ao, Centro de Usinagem / CNC, Eletro eroso por Penetrao, Estufa para Polmeros, Injetora para Termoplsticos, Prensa Excntrica, Afiadora de Ferramentas. Laboratrio de SOLDAGEM Mquinas multiprocessos, Transformador Retificador (TIG), Retificador, Maarico Oxiacetileno para Solda, Maarico Oxiacetileno para Corte, Mquina Oxiacetileno para Corte, Forno para Ressecagem de Eletrodos, Estufa, Estufa Porttil, Esmerilhadora Angular.

44

UNIDADE CURRICULAR: Usinagem MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 1e 2

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades relativas a operao de mquinas de usinagem convencional e a CNC. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades tcnicas) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. Avaliar a eficincia de mquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas na produo. Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas./4 Identificar oportunidades de aplicao de novas tecnologias. Relacionar novas ferramentas Selecionar tipo de material Especificar mquinas, ferramentas e equipamentos levando em considerao custo e benefcio. Selecionar informaes relevantes ao processo de produo e a usinagem. Selecionar a norma tcnica especfica para situao de produo e usinagem. Executar processos de fabricao. Especificar materiais e insumos. Utilizar softwares de simulao (modelar e simular o sistema) Ter conhecimento de operao mquinas convencionais e a CNC. Utilizar ferramentas e dispositivos. Aplicar especificaes tcnicas de mquinas e equipamentos. Elaborar documentao tcnica. Prever a utilizao de recursos e insumos. Utilizar novas tecnologias comprovadas. Estabelecer parcerias compartilhando processos de produo, de usinagem. Avaliar desempenho da aplicao de novas tecnologias e novos materiais 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) Estabelecer relao custo-benefcio/ 15 Manter relacionamento interpessoal Manter-se atualizado/ 14. Ser criterioso Ser detalhista/ 19 Ser observador/ 2 Ser organizado/ 36 Ter capacidade de negociao./ 4. Ter conscincia prevencionista em relao sade e segurana do trabalho e ambiental./ 6 Ter esprito inovador. Ter sinergia/ 12 Ter viso sistmica/ 29 Trabalhar com os fornecedores Trabalhar em equipe/ 12 Visitar feiras, congressos e empresas. 1. CONHECIMENTOS

10. 11. 12. 13. 14. 15.

Ferramentas de corte (planos de trabalho, geometria, materiais, classificao, princpio da formao de cavaco) 2. Movimentos de Usinagem:( corte, avano e profundidade ) 3. Mquinas ferramenta: torno, fresadora, serras, furadeira, retificadora, mandrilhadora) 4. Ferramentas de abraso: geometria, abrasivos 5. Parmetros de Usinagem: Velocidade de corte e avano, profundidade de corte, potncia (fora de corte, avano e profundidade), 6. Fluidos de corte: propriedades, ao lubrificante,, tipos de fluidos de corte, descarte. 7. Usinagem por corte: Torneamento, fresamento, alargamento, aplainamento, limagem, brochamento, serramento, mandrilamento, rosqueamento e furao 8. Usinagem por abraso: retificao, rebarbao, tamboriamento, jateamento, polimento e superacabamento. 9. Usinagem no convencional: Eletroeroso, corte laser, jato d gua, corte oxoacetilnico, microusinagem(qumica). 10. Prtica de usinagem Operaes manuais, Operaes mecnicas convencionais. 11. Comando Numrico Computadorizado: Programao bsica Preparao e operao

45

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: USINAGEM

DINIZ, Anselmo Eduardo; MARCONDES, Francisco Carlos; COPPINI, Nivaldo Lemos. Tecnologia da usinagem dos materiais. So Paulo: Art Liber, 2010. FERRARESI, Dino. Usinagem dos metais: fundamentos da usinagem dos metais. So Paulo: Edgard Blucher, c1970. MACHADO, Alisson Rocha et al.. Teoria da usinagem dos materiais. So Paulo: Blucher. 2009. 371 p.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ZANETTINI, Jos J. Mecnica geral: acabamento superficial. Porto Alegre: SENAI/RS, 1994. NUSSBAUM, Guilherme C. Rebolos e abrasivos: tecnologia bsica. So Paulo: cone, 1988. 3v. SILVA, Sidnei Domingues da. CNC: programao de comandos numricos computadorizados; torneamento. So Paulo: Erica, c2002. CASILLAS, A. L. Mquinas: formulrio tcnico. So Paulo: Mestre Jou, 1963. MACHADO, Aryoldo. Comando numrico aplicado s mquinas-ferramenta. So Paulo: ICONE, 1990. STEMMER, Gaspar Erich. Ferramentas de corte I. Florianpolis: Ed. da UFSC, 2007.
Ambientes Pedaggicos: Sala de aula Convencional Laboratrio de CAM Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, software de CAM Laboratrio de USINAGEM CONVENCIONAL Torno Mecnico, Fresadora Universal, Furadeira de Piso / Coluna, Furadeira de Bancada, Esmeril, Retfica Plana, Desempeno de Ao, Serra de Fita Vertical. Laboratrio de FERRAMENTARIA Torno Mecnico, Fresadora Ferramenteira, Furadeira de Coordenadas, Furadeira Sensitiva, Furadeira de Bancada, Esmeril, Mquina de Serrar e Limar, Serra de Fita Vertical, Retfica Plana, Retfica Cilndrica, Balancin, Desempeno de Ao, Centro de Usinagem / CNC, Eletro eroso por Penetrao, Estufa para Polmeros, Injetora para Termoplsticos, Prensa Excntrica, Afiadora de Ferramentas. Laboratrio de USINAGEM A CNC Computador, Torno CNC, Centro de Usinagem CNC.

46

UNIDADE CURRICULAR: Processos de Produo MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 1 e 2

Objetivo: Desenvolver habilidades para identificar e aplicar metodologias de processos produtivos industriais. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades tcnicas)
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27.

DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

CONHECIMENTOS
1.

Avaliar a eficincia de mquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas na produo. Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas./4 Identificar melhorias no processo de produo. Identificar novas tcnicas de aplicao no processo produtivo Identificar oportunidades de aplicao de novas tecnologias Identificar os parmetros principais do processo produtivo./2 Identificar capacidade de produo de mquinas e equipamentos. Selecionar informaes relevantes ao processo de produo e a usinagem. Selecionar a norma tcnica especfica para situao de produo e usinagem Especificar materiais e insumos. Aplicar os requisitos de produo. Identificar e selecionar mquinas, peas e equipamentos. Utilizar softwares de simulao (modelar e simular o sistema) Aplicar tcnicas de flexibilidade de processos de produo. Modelar e simular sistemas de produo Elaborar documentao tcnica. Definir a estrutura do produto. Elaborar cronograma do processo de produo Homologar processos. Estabelecer parcerias fornecendo treinamentos. Estabelecer parcerias compartilhando processos de produo, de usinagem. Avaliar os recursos e os processos de produo Validar e registrar as melhores prticas dos processos de produo Avaliar viabilidade econmica das melhorias propostas. Avaliar desempenho da aplicao de novas tecnologias e novos materiais. Avaliar processos de produo. Avaliar os pontos crticos do processo.

15.

Estabelecer relao custo-benefcio/ 15. Manter relacionamento interpessoal. Manter-se atualizado/ 14. Ser criterioso. Ser detalhista/ 19. Ser observador/ 2. Ser organizado/ 36. Ter capacidade de negociao/ 4. Ter conscincia prevencionista em relao sade e segurana do trabalho e ambiental/ Ter esprito inovador. Ter sinergia/ 12. Ter viso sistmica/ 29. Trabalhar com os fornecedores. Trabalhar em equipe/ 12. Visitar feiras, congressos e empresas

2. 3. 4. 5.

6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29.

Organizao: hierarquia, capacidade do sistema de produo, integrao dos leiautes de trabalho. Balanceamento da produo. Arranjo fsico: posicional, funcional, linear e clula, fluxo de materiais. Apurao de tempos de percurso e prazos. Planejamento e controle da produo: demanda, controle de estoque, plano de produo, ordem de produo, previso de compra, custos. Sistemas computacionais para manufatura(CAD, CAM CAPP,CIM) . Sistemas Flexveis de Manufatura. Otimizao dos processos. Sistema de Produo. Raciocnio sistmico. Viso individualizada. Concepo sistmica. Projeto de uma concepo sistmica. Noes gerais. Arranjo fsico x volume de produo. Princpio de Fluxo. Fabricao em oficina. Fabricao pelo princpio de fluxo. Conformao do ambiente. Ajuste do ciclo de produo. Confiabilidade metrolgica. Erros no processo de medio(e propagao). Administrao de sistemas de medio. Conceitos estatsticos em metrologia. Avaliao de um sistema de medio. Anlise de estabilidade. Avaliao de exatido e da linearidade. Estudos de repetitividade e reprodutividade. Credenciamento de laboratrio.

47

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE CURRICULAR: Processos de Produo BIBLIOGRAFIA BSICA:

GAITHER, Norman; FRAZIER, Greg. Administrao da produo e operaes . So Paulo: Thomson learning, 2007. SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administrao da produo. So Paulo: Atlas, 2002.. SHINGO, Shigeo. Sistema toyota de produo: do ponto de vista da engenharia de produo. Porto Alegre: Bookman, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

RAGO, Sidney Francisco Trama et al. Atualidades na gesto da manufatura. So Paulo: IMAM, 2003. KAMINSKI, Paulo Carlos. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2000. INSTITUTO FBRICA DO MILNIO . Tecnologias avanadas de manufatura. Jaboticabal: Novos Talentos, 2005. INSTITUTO FBRICA DO MILNIO . Gesto avanada de manufatura. Jaboticabal: Novos Talentos, 2005. INSTITUTO FBRICA DO MILNIO . Gesto do ciclo de vida dos produtos. Jaboticabal: Novos Talentos, 2005.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de CAM Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, software de CAM. Laboratrio de CNC Computador, Torno CNC, Centro de Usinagem CNC.

48

UNIDADE CURRICULAR: Manuteno Industrial MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 1 e 2

OBJETIVO: Planejar os diversos tipos de manuteno, determinando os danos e defeitos em materiais e conjuntos; especificar sistema de lubrificao ideal e melhorar as condies das mquinas, recuperar e reformar equipamentos utilizando as diversas tcnicas de manuteno. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades tcnicas)
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26.

Acompanhar cronogramas. Analisar indicadores de manuteno/ 3. Analisar relatrios. Aplicar clculos estatsticos (teoria das filas, Distribuio de Gauss, PERT /CPM)./ 2 Aplicar ferramentas da qualidade e normas ambientais./ 3 Aplicar tcnicas de flexibilidade de processos de manuteno./ 2 Aplicar tcnicas de manuteno: TPM, Preditiva, Preventiva, FMEA Avaliar desempenho do fornecedor. Avaliar necessidade de terceirizao da mo-de-obra Avaliar os recursos e os processos de manuteno. Avaliar processos de manuteno. Calcular tempos de manuteno. Comparar indicadores de instalao e de manuteno./ 5 Compatibilizar aes de manuteno com o planejamento da produo./ 2 Controlar custo de manuteno. Elaborar Planos de aes e correes para conter ou resolver problemas de qualidade ou manuteno industrial Elaborar relatrios dos resultados. Elaborar, implementar, monitorar e avaliar planos de ao. Emitir relatrios Estabelecer parcerias compartilhando processos de produo, de manuteno. Executar rotinas de recuperao. Homologar fornecedores. Identificar causas dos desvios em mquinas e equipamentos Identificar falhas em robs industriais. Identificar falhas propondo melhorias Identificar melhorias no processo de manuteno

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19.

DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) Elaborar, Acompanhar e monitorar cronograma de execuo. Estabelecer relao custo-benefcio/16. Manter relacionamento interpessoal/8. Manter-se atualizado/9. Raciocnio lgico. Realizar entrevistas. Ser analtico/13. Ser comunicativo e persistente. Ser detalhista/14. Ser negociador/2. Ser observador. Ser organizado/22. Ter conscincia prevencionista em relao sade e segurana do trabalho e ao ambiente. Ter flexibilidade/10. Ter raciocnio lgico/12. Ter sinergia/9. Ter viso sistmica/20. Trabalhar com os fornecedores. Trabalhar em equipe/10.

CONHECIMENTOS
1.

2.

3. 4.

5.

Gerenciamento da Manuteno: Manuteno; Metodologia aplicada; Suprimentos da manuteno; Aplicativos gerenciadores. Manuteno Preventiva: Pr-ativa; Preditiva; Preventiva; Corretiva; RCM; TPM. Manuteno Produtiva e Preditiva MPT Planejamento e Controle da Manuteno: Modelos administrativos; Arranjo fsico; Ferramentas; Custos; Terceirizao Documentao. Importncia da Manuteno X Produtividade: Avaliao de desempenho; Anlise de suprimentos; Anlise estatstica; Logstica; Metodologia de interferncia na produo.

49

27. Identificar oportunidades de reduzir desperdcios de tempo e 28. 29. 30. 31. 32. 33. 34. 35. 36.

37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46.

material. Ler esquemas eltricos Levantar tendncias que podem levar a falhas de manuteno Liberar mquinas e equipamentos para utilizao Simular processos de manuteno. Planejar as necessidades de materiais para a manuteno. Planejar os gastos operacionais da rea de manuteno, otimizando recursos. Selecionar a norma tcnica especfica para situao manuteno. Selecionar informaes relevantes manuteno. Supervisionar a execuo das atividades Utilizar ferramentas da qualidade na anlise de grficos de performance da manuteno do equipamento Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de manuteno produtiva total Ter conhecimentos dos indicadores Utilizar ferramentas da qualidade Utilizar grficos de controle estatstico do processo (CEP) e anlise de monitoramento nas manutenes industriais Utilizar instrumentos de medio. Utilizar softwares especficos de manuteno./ 3 Utilizar tcnicas e ferramentas administrativas no planejamento e instalao e manuteno Validar e registrar as melhores prticas dos processos de manuteno. Validar medies dimensionais

50

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Manuteno

Industrial

KARDEC, Allan; RIBEIRO, Haroldo. Gesto estratgica e manuteno autnoma. Rio de Janeiro: ABRAMAM; QUALITYMARK, c2002. VIANA, Herbert Ricardo G.. PCM: planejamento e controle da manuteno. Rio de Janeiro: Qualitymark,2009. NEPOMUCENO, L. X. Tcnicas de manuteno preditiva. So Paulo: Edgar Blucher, 1989. 2v
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SIQUEIRA, Iony Patriota de. Manuteno centrada na confiabilidade: manual de implementao. Rio de Janeiro: Qualitymark, c2005. TAKAHASHI, Yoshikazu; OSADA, Takashi. TPM/MPT: manuteno produtiva total. So Paulo: IMAM, 2010. SANTOS, Valdir Aparecido dos. Manual prtico da manuteno. So Paulo: ICONE, c2007. BRANCO FILHO, Gil. Custos em manuteno. So Paulo: Cincia Moderna, 2010. PEREIRA, Mario Jorge. Engenharia de manuteno: teoria e prtica. So Paulo: Cincia Moderna, 2009
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de INFORMTICA Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, processador de texto e planilha eletrnica. Laboratrio de USINAGEM CONVENCIONAL Torno Mecnico, Fresadora Universal, Furadeira de Piso / Coluna, Furadeira de Bancada, Esmeril, Retfica Plana, Desempeno de Ao, Serra de Fita Vertical. Laboratrio de ELETROELETRNICA Estrutura metlica de instalaes eltricas, Alicate de corte, Alicate Universal, Alicate de bico, Simuladores de defeito, Retroprojetor, Bancadas para ensaios, Fontes de energia, multmetros, osciloscpio, Componentes eltricos e eletrnicos.

51

UNIDADE CURRICULAR: Planejamento e Controle da Produo MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 1e 2

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades relativas ao planejamento, programao e controle dos custos e metas de produo , utilizando ferramentas estatsticas e de controle. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades Tcnicas)
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22. 23. 24. 25. 26. 27. 28. 29. 30.

Emitir relatrios Elaborar cronograma Acompanhar e monitorar o processo produtivo Acompanhar fluxo de produo./ 6 Acompanhar os indicadores de desempenho da produo Analisar indicadores de produo. Analisar os pontos crticos do processo. Analisar pedidos dos clientes. Aplicar clculos estatsticos (dimensionamento de amostras, equaes de estudo de tempo, regresso, correlao e sries temporais). Aplicar clculos estatsticos (teoria das filas, Distribuio de Gauss, PERT CPM) Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos./ 8 Avaliar processos de produo e manuteno Avaliar recursos Calcular tempos de produo. Coletar e tabular dados da produo Coletar, manipular e interpretar dados. Comparar indicadores de instalao, de produo./ 4 Controlar custo./ 2 Definir cronograma (prazos, quantidade e condies de entrega) Otimizar o fluxo de produo Detectar possveis perdas de materiais, tempos e insumos. Domnio de softwares de PCP (CAPP, etc). Elaborar plano de mo-de-obra e capacidade de produo Elaborar, implementar, monitorar e avaliar planos de ao. Estabelecer parmetros, padres, normas de fornecimento. Identificar oportunidades de reduo de custos no planejamento e instalao de processos fabris Identificar os dados mais relevantes dentre os coletados. Interpretar resultados e tomar decises Organizar dados e informaes, classificando-os./ 2 Otimizar os recursos humanos e equipamentos industriais

DE GESTO (Capacidades Sociais, Metodolgicas e Organizativas) 1. Estabelecer relao custo-benefcio./ 13 2. Ser analtico./ 11 3. Ser detalhista./ 16 4. Ser tico./ 17 5. Ser organizado./ 27 6. Ter autonomia./ 18 7. Ter disciplina./ 13 8. Ter flexibilidade./ 15 9. Ter raciocnio lgico/ 16 10. Ter responsabilidade/ 14 11. Ter sinergia./ 15 12. Ter viso sistmica/ 22 13. Tomar decises/ 16 14. Trabalhar em equipe./ 16

CONHECIMENTOS

1.Estatstica avanada Anlise de Varincia Anova Carta de Controle Anlise do Sistema de Medio Tipos de Variao Repetibilidade e Reprodutibilidade Box Cox Anlise de Regresso Intervalo de Confiana Amostra nica, T Test Teste Qui-Quadrado Matriz SWOT Box Plot Teste Z Chi Square FMEA DOE Delineamento de Experimento Matriz de Causa e Efeito Estudo de Varincia Percentual - % Study Var Tolerncia Percentual - Repetibilidade e Reprodutibilidade Regresso Mltipla Covarincia 2.Organizao industrial Evoluo da organizao industrial: Organizao de uma empresa individual; Organizao em linha; Estrutura de uma pequena empresa. Organizao tpica de uma empresa de mdio porte: Incumbncia e subordinao dos setores; O P.C.P- incumbncias e responsabilidades. Fluxo de informaes e produo. 3.Produto Estrutura do produto. Anlise do produto: Desmembramento e codificao;

52

31. Planejar os gastos operacionais da rea de produo, otimizando 32. 33. 34. 35. 36. 37. 38. 39. 40. 41. 42. 43. 44. 45. 46.

recursos. Planejar um processo de fabricao, visando maximizar a utilizao de pessoas, equipamentos e espaos industriais. Realizar clculos de tempos e mtodos./ 3 Registrar dados dos processos de produo relativos a tempo, mtodos, qualidade, eficcia e quantidade./ 6 Relacionar dados e informaes./ 2 Reprogramar a produo. Utilizar cronograma para acompanhamento do planejado Acompanhar fluxo de produo Utilizar ferramentas da qualidade na administrao da produo. Utilizar ferramentas da qualidade no desenvolvimento e anlise de fornecedores de produto, servios. Utilizar ferramentas da qualidade no planejamento, instalao dos processos de fabricao. Utilizar ferramentas de anlise de falhas na manufatura (FMEA), fluxogramas, processos de fabricao e equipamentos mecnicos. Utilizar indicadores da empresa. Utilizar tcnicas e ferramentas administrativas no gerenciamento da produo. Utilizar tempos estimados, padres e histricos. Aplicar tcnicas de produo JIT, KANBAM, 5S, Produo enxuta. Elaborar programa de fabricao baseado no planejamento de recursos de materiais(MRP)

Elaborao do projeto do novo produto. 4.Planejamento e controle Caractersticas de P.C.P: Contribuies; Tipos; Pr requisitos; Funes. 5.Organizao da produo Roteiro da produo: Definio e subordinao; Anlise de uma situao tpica; Roteiro das informaes; Decises tomadas baseadas no roteiro da produo. 6.Documentos de trabalho da produo Documentos emitidos pelo roteiro da produo: Estrutura do produto acabado; Relao geral das peas; Seqncia de operaes; Folha de matria-prima; Folha de mquina. 7.Planejamento e coordenao das capacidades Planejamento agregado: Previso da demanda; Demanda sazonal; Etapas da previso da demanda; Ponto de nivelamento. Administrao e apurao das capacidades. 8.Planejamento e coordenao de materiais Gesto de estoques: Definio e subordinao; Natureza da demanda; Classificao A.B.C; Estoque mximo, mdio, mnimo; Sistema de estoque base. Parmetros da gesto de estoques: Consumo mdio mensal; Tempo de reposio do lote de encomenda; Estoque de segurana. Planejamento das necessidades de material (M.R.P): Ambincia da MRP; Conceitos bsicos; Dinmica da MRP; Logstica na MRP.

53

9.Programao da fabricao e montagem Elaborao de Cronogramas Apurao de tempos de percursos e prazos. Ajustamento da programao: Corte das folgas; Agrupamento de operaes de fabricao (formao de semelhanas) Definio de prioridades. 10.Planejamento por redes Diagrama de Flechas (PERT-CPM): Atividades; Tempo otimista e tempo pessimista; Tempo mais provvel; Caminho crtico; Grfico de Gantt para acompanhamento do trabalho; Grfico de Gantt para cargas de trabalho. 11.Coordenao da execuo de projeto Custos no Diagrama de Flechas ( PERT- Custo). 12.Fundamentos do clculo de custos Introduo Terminologia Gastos Investimentos Despesas Custos Classificao e Tipos Diretos Indiretos Fixos e Semi-fixos Variveis Centros de Custos Fabricao Administrao Geral Setor de Vendas Margens de Contribuio Clculos Anlises e Simulaes Mtodos de Avaliao da Rentabilidade Ponto de Equilbrio Apurao do Coeficiente de Custos Variveis Comparao de Custos Clculos para Fabricao Interna Clculos para Compra

54

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE CURRICULAR: Planejamento e Controle da Produo BIBLIOGRAFIA BSICA:

SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administrao da produo. So Paulo: Atlas, 2002. CUKIERMAN, Zigmundo Salomo. Modelo PERT/COM: aplicado a gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: GEN, c2009. RODRIGUES, Marcus Vinicius. Entendendo, aprendendo, desenvolvendo qualidade padro seis sigmas. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

PALADY, Paul. FMEA: anlise dos mtodos de falhas e efeitos, prevendo e prevenindo problemas antes que ocorram. So Paulo: IMAM, 1997. CORRA, Henrique Luiz; GIANESI, Irineu Gustavo Nogueira. Just in time, MRP II e OPT: um enfoque estratgico. So Paulo: Atlas, 1993. COSTA, Antnio F. B.; EPPRECHT, Eugenio Kahn; CARPINETTI, Luiz C. R. Controle estatstico de qualidade. So Paulo: Atlas, 2008. MAHER, Michael. Contabilidade de custos: criando valor para a administrao. So Paulo: Atlas, 2001. TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produo: teoria e prtica. So Paulo: Atlas, 2009.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de INFORMTICA Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, processador de texto e planilha eletrnica.

55

UNIDADE CURRICULAR: Automao Industrial. MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 1 e 2

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades relativas a avaliao tcnica de projetos de instalaes industriais e propor melhorias em mquinas e equipamentos de produo. COMPETNCIAS ESPECFICAS (capacidades tcnicas) 1. 2. 3. 4. 5. 6. Automatizar mquinas e equipamentos. Elaborar relatrios justificando automaes, Especificar rob industrial. Identificar controlador programvel./ 2 Identificar falhas em robs industriais Integrar sistemas e processos. Ler e interpretar esquemas eltricos, eletrohidrulicos e eletropneumticos./ 3 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) CONHECIMENTOS

1. Acionamentos eletroeletrnicos: Estabelecer relao custo-benefcio/ 3 Tenso e corrente alternada trifsica; Ser detalhista/ 2 Motor trifsico; Ser tico/ 2 Diagramas eltricos, Ser organizado/ 2 Comandos eltricos; Ter disciplina/ 2 Tiristores e Inversores, Ter flexibilidade/ 2 Controladores de motor de corrente alternada; Ter percepo de condies e atos inseguros./ 2 Motor e controladores de corrente contnua. 2. Instalaes Industriais: Ter raciocnio lgico./ 2 Ter relacionamento interpessoal./ 2 Instalaes eltrica e redes de dados, Instalaes hidrulica, Ter sinergia./ 2 pneumtica, exausto e climatizao 3. Fundamentos da hidrulica: Ter viso de manufatura otimizada Ter viso sistmica na soluo de problemas. Caractersticas de sistemas hidrulicos, Ter viso sistmica./ 4 Grupo de acionamento, Atuadores, Trabalhar em equipe./ 2 Vlvulas direcionais, Vlvulas especiais e proporcionais, Circuitos hidrulicos, Motor hidrulico e montagem de circuitos. 4. Fundamentos da pneumtica: Caractersticas de sistemas pneumticos, Instalao de ar comprimido, Atuadores pneumticos, Vlvulas direcionais, Vlvulas especiais, Circuitos bsicos, Circuitos eletropneumticos. 5. Controladores Programveis: Partes do CLP, Caractersticas de operao, Programao, Especificao e seleo. 6. Robtica: Sistemas de segurana, Programao e operao de sistemas robotizados. Tipos de robs industriais.

56

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE CURRICULAR: Automao Industrial BIBLIOGRAFIA BSICA:

FIALHO, Arivelto Bustamante. Automao pneumtica: projetos, dimensionamento e analise de circuitos. So Paulo: Erica, 2007. FIALHO, Arivelto Bustamante. Automao hidrulica: projetos, dimensionamento e analise de circuitos. So Paulo: Erica, 2008. NATALE, Ferdinando. Automao industrial. So Paulo: rica, 2007. ROMANO, Vitor Ferreira, ed. Robtica industrial: aplicao na indstria de manufatura e de processos. So Paulo: Edgar Blucher, 2002.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ROLLINS, John P. Manual de ar comprimido e gases. So Paulo: Prentice Hall, 2004. GEORGINI, Marcelo. Automao aplicada: descrio e implementao de sistemas sequenciais com PLCs. So Paulo: Erica, 2007. MOREIRA, Ilo da Silva . Sistemas pneumticos. So Paulo: SENAI-SP editora, 2012. MOREIRA, Ilo da Silva. Comandos eltricos de sistemas pneumticos e hidrulicos. So Paulo: SENAI-SP editora, 2012. MOREIRA, Ilo da Silva. Sistemas hidrulicos industriais. So Paulo: SENAI-SP editora, 2012. MIYAGI, Paulo Eigi. Controle programvel: fundamentos do controle de sistemas a eventos discretos. So Paulo: Blucher, 1996. MAMEDE FILHO, Joo. Instalaes eltricas industriais. Rio de Janeiro: LTC, 2011. MARTIGNONI, Alfonso. Mquinas eltricas de corrente contnua. Rio de Janeiro: Globo, 1987. MARTIGNONI, Alfonso. Mquinas de corrente alternada. So Paulo: Globo, 1995.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de PNEUMTICA Painis para montagem de circuitos pneumticos, componentes pneumticos, mangueiras e conectores para pneumtica, Unidade de conservao (filtro, lubrificador, regulador de presso e registro de ligao geral), cadeiras e carteiras, quadro branco, tela de projeo, recursos audiovisuais. Laboratrio de ELETRNICA Computadores, Multmetro digital, Fontes DC Dawer, Osciloscpio digital , Gerador de Funo , Matriz de contato, Conjunto didtico de sensores, Inversor de freqncia, Kits didtico de microcontrolador 8051, Kits de comandos e acionamentos, Conjunto de Inversor de freqncia e freio, Laboratrio de HIDRULICA Painis para montagem de circuitos hidrulicos, componentes hidrulicos industriais, mangueiras com reteno, Unidade hidrulica, recursos audiovisuais. Laboratrio de CONTROLADORES PROGRAMVEIS Computadores, Impressora, Kits didticos com CLP.

57

Laboratrio de ROBTICA Computadores, Impressora, Rob Yaskawa SV3, Rob Mitsubishi Movemaster RV M1, Retroprojetor, Clula de aplicao da automao da manufatura - Festo

UNIDADE CURRICULAR: Logstica. MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 1 e 2

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades para compreender o planejamento e a sustentao do fluxo de produtos e informaes COMPETNCIAS ESPECFICAS (capacidades tcnicas) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Alterar leiautes Analisar leiautes e fluxogramas. Aplicar tcnicas de produo: JIT, KANBAN, 5s, produo enxuta. Classificar o descarte adequado de resduos industriais./ 2 Definir o arranjo fsico do processo. Definir o arranjo fsico em relao ao produto. Elaborar leiautes com caractersticas de flexibilidade Elaborar leiautes. Elaborar programa de fabricao baseado no planejamento de recursos materiais (MRP) Especificar leiaute de fbricas, objetivando um fluxo otimizado de materiais. Identificar oportunidades de reduzir desperdcios de tempo e material Implementar o arranjo fsico do processo. Ler e interpretar desenhos e leiautes./ 7 Planejar as necessidades de materiais para o processo produtivo. Preparar planos para descarte dos resduos industriais Utilizar ferramentas da qualidade no desenvolvimento e anlise de fornecedores de servios.
1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17.

DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) 1. Estabelecer relao custo-benefcio/ 10 Manter relacionamento interpessoal. Manter-se atualizado./ 4 Ser analtico./ 3 Ser detalhista./ 8 Ser tico./ 8 Ser organizado./ 12 Ter disciplina./ 8 Ter flexibilidade./ 8 Ter percepo de condies e atos inseguros./ 7 Ter raciocnio lgico./9 Ter sinergia/ 8 Ter viso de manufatura otimizada Ter viso sistmica na soluo de problemas Tomar decises./ 8 Trabalhar em equipe./ 8 Visitar feiras, congressos e empresas. 2.

CONHECIMENTOS

3.

4.

5. 6.

10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

7. 8. 9.

Logstica: Definio; Origem da Logstica; Estrutura da cadeia logstica; Fluxo de produtos e de informaes; Administrao de Materiais; Operaes de compra; Critrios de recebimento e inspeo; Controlar e homologar fornecedores. Classificar fornecedores; Administrao de Estoques; Organizao e estrutura; Controle; Previso; Nveis; Classificao ABC; Lote econmico; Sistemas de controle; Custo de armazenagem; Avaliao dos estoques; Operaes de Almoxarifado; Princpios de estocagem de materiais. Planejamento da Necessidade de Materiais: MRP I (Material Requirements Planning); MRP II ( Manufacturing Resource Planning); Arranjo Fsico: Tipos; Seleo; Normalizao. Ergonomia; Otimizao do Fluxo de Produo: Processo Produtivo; Anlise de tempos secundrios; Just in time; Housekeeping (5S); Kanban; Troca rpida; Clula de produo; Kaizen - Melhorias contnuas; Zero de Defeitos; Poka Yoke; SOL - Segurana, Organizao e Limpeza; PDCA Planejamento, desenvolvimento, controle e ao; GQT (Gesto da Qualidade Total); Manuteno produtiva total/TPM; Influncia da Manuteno: Cadastro geral de equipamentos; Eficincia; Vantagens e desvantagens da manuteno; Gesto pela Qualidade: Definio; Caractersticas; Ferramentas; Logstica da distribuio.

58

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Logstica

MOURA, Reinaldo A. Sistemas e tcnicas de movimentao e armazenagem de materiais . So Paulo: IMAM, 1997. MOURA, Reinaldo A. Equipamento de movimentao e armazenagem. So Paulo: IMAM, 2004. 167p. il. (Srie Manual de Logstica, 4). BALLOU, Ronald H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos/logstica empresarial. Porto Alegre: Bookman, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MOURA, Reinaldo A. Armazenagem: do recebimento expedio em almoxarifados ou centros de distribuio. So Paulo: IMAM, 2008. MOURA, Reinaldo A; BANZATO, Jos Maurcio. Embalagem, utilizao e conteinerizao. So Paulo: IMAM, 2007. BANZATO, Eduardo. Tecnologia da informao aplicada logstica. So Paulo: IMAM, 2005. OSADA, Takashi. Housekeeping 5S's: seiri, seiton, seiso, seiketsu, shitsuke: cinco pontos-chaves para o ambiente da qualidade total. So Paulo: IMAM, 1994. PEREIRA, Moacir. Just-In-Time na pequena e mdia empresa nacional: como implantar o Kanban em uma empresa que no do ramo de auto-peas . Itatiba: Moara, 2002.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de INFORMTICA Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, processador de texto e planilha eletrnica.

59

UNIDADE CURRICULAR: Gesto Estratgica de Recursos Humanos MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 3

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades para gerenciar os recursos humanos visando otimizao da produo e da manuteno industrial. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades tcnicas) DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Elaborar, Acompanhar e monitorar cronograma de execuo. Estabelecer relao custo-benefcio/ 16 Manter relacionamento interpessoal./ 8 Manter-se atualizado/ 9 Raciocnio lgico; Realizar entrevistas Ser analtico./ 13 Ser comunicativo e persistente. Ser detalhista./ 14 Ser negociador/ 2 Ser observador. Ser organizado/ 22 Ter conscincia prevensionista em relao sade e segurana do trabalho e ambiental. Ter flexibilidade/ 10 Ter raciocnio lgico./ 12 Ter sinergia/ 9 Ter viso sistmica./ 20 Trabalhar com os fornecedores Trabalhar em equipe/ 10 1. 2. 3. CONHECIMENTOS

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Desenvolver o esprito de liderana na equipe Dinmicas de grupo Domnio das qualidades pessoais Incentivar a participao dos funcionrios Motivar a equipe Avaliar adequadamente a equipe Promover o desenvolvimento das pessoas Saber negociar Transitar nas vrias culturas organizacionais Treinar funcionrios Liderar equipes Conduzir equipes multifuncionais nos nveis estratgico, ttico e operacional. Comunicar-se oralmente e por escrito Delegar tarefas Avaliar as necessidades das pessoas envolvidas nos processos de produo Avaliar desempenho dos recursos humanos

14. 15. 16. 17. 18. 19.

Tcnicas Gerenciais Planejamento, Organizao e Controle Liderana APTD Gesto Participativa Desenvolvimento Comportamental Comunicao Sensibilizao para o Uso de Ferramentas da Qualidade Racionalizao do trabalho Qualidade, Produtividade e Competitividade Anlise de Valor Recursos Humanos Recrutamento e Seleo Motivao Segurana Treinamento Avaliao de Desempenho

60

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE BIBLIOGRAFIA BSICA:

CURRICULAR: Gesto

Estratgica de Recursos Humanos

CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. RIBEIRO, Antonio de Lima. Gesto de pessoas. So Paulo: Saraiva, 2005. TAVARES, M. C. Gesto estratgica. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2010.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SPECTOR, P. E. Psicologia nas Organizaes. So Paulo: Saraiva, 2006 ROBBINS, Stephen P.. Comportamento organizacional. 11. ed. So Paulo: Pearson Prentice, 2005. CERT, S.; PETER, J. P.; MARCONDES, Reynaldo; ROUX, Ana Maria Administrao estratgica. So Paulo: Pearson, [s.d.] INSTITUTO FBRICA DO MILNIO. Gesto do ciclo de vida dos produtos. 1. ed. Jaboticabal: Novos Talentos, 2005. 347p. il. (Col. Fbrica do Milnio, v.3). MAXIMIANO, A.C.A. Fundamentos de administrao. 2ed. So Paulo: Atlas, 2012.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional

61

UNIDADE CURRICULAR: Organizao e Estruturao de Empresas MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 3

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades para gerenciar , organizar e estruturar uma empresa visando obter os melhores resultados nos processos de produo. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades tcnicas) 1. 2. 3. 4. 5. 6. Aceittar e incentivar sugestes Elaborar fluxogramas Elaborar cronogramas Selecionar treinamentos Analisar impactos ambientais e de sade ocupacional Aplicar tcnicas de flexibilizao dos processos de produo 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) Elaborar, Acompanhar e monitorar cronograma de execuo. Estabelecer relao custo-benefcio/ 16 Manter relacionamento interpessoal./ 8 Manter-se atualizado/ 9 Raciocnio lgico; Realizar entrevistas Ser analtico./ 13 Ser comunicativo e persistente. Ser detalhista./ 14 Ser negociador/ 2 Ser observador. Ser organizado/ 22 Ter conscincia prevensionista em relao sade e segurana do trabalho e ambiental. Ter flexibilidade/ 10 Ter raciocnio lgico./ 12 Ter sinergia/ 9 Ter viso sistmica./ 20 Trabalhar com os fornecedores Trabalhar em equipe/ 10 1. 2. 3. 4. CONHECIMENTOS

14. 15. 16. 17. 18. 19.

Treinamento Motivacional O empreendedor Ciclo de Vida das Pequenas Empresas Planejamento do Negcio O Processo O Ambiente Empresarial Constituio da Empresa Aspectos Tributrios e Trabalhistas Aspectos Legais Gesto Ambiental Efeitos Biolgicos da Poluio Ecologia Meio Ambiente Qualidade Ambiental Recursos Naturais Desequilbrios Ecolgicos Desenvolvimento Sustentvel

62

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE CURRICULAR: Organizao e Estruturao de Empresas BIBLIOGRAFIA BSICA:

WOMACK, J. P.; JONES, D.T.; FERRO, J. R. A mentalidade enxuta nas empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2004 MINTZBERG, H. Criando organizaes eficazes: estruturas em cinco configuraes. So Paulo: Atlas, 2003 BERNARDI, L. A. Manual de empreendedorismo e gesto: fundamentos, estratgias e dinmicas. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2012
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

OLIVEIRA, Djalma P. R. Sistemas, organizao e mtodos: uma abordagem gerencial. So Paulo: Atlas, 2006. OLIVEIRA, Djalma P.R. Estrutura organizacional: uma abordagem gerencial. 18 ed. So Paulo: Atlas, 2009. REGAZZI FILHO, Carlos Luiz. Normas tcnica: conhecendo e aplicando sua empresa. Rio de Janeiro: CNI, 1995. KAMINSKI, Paulo Carlos. Desenvolvendo produtos com planejamento, criatividade e qualidade. Rio de Janeiro: LTC, 2000. 132p. SHINGO, Shiego. Sistema Toyota de produo: do ponto de vista da engenharia de produo. Porto Alegre: Bookman, 1996
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional

63

UNIDADE CURRICULAR: Projetos MDULO ESPECFICO I UNIDADE DE COMPETNCIA: 1 e 2

OBJETIVO: Conhecer e desenvolver habilidades para planejar , implementar, acompanhar e apresentar projetos industriais, visando obter os melhores resultados dentro das condies encontradas. COMPETNCIAS ESPECFICAS (Capacidades tcnicas) 1 2 3 4 5 Automatizar mquinas e equipamentos. Elaborar relatrios justificando automaes, Integrar sistemas e processos. Liderar equipes Identificar oportunidades de reduo de custos no planejamento e instalao de processos fabris 6 Identificar os dados mais relevantes dentre os coletados. 7 Interpretar resultados e tomar decises 8 Otimizar os recursos humanos e equipamentos industriais 9 Planejar os gastos operacionais da rea de produo, otimizando recursos. 10 Ter conhecimento de Softwares de processamento de Textos e Apresentao Eletrnica. 11 Utilizar nvel de fala adequado ao interlocutor / 4. 12 Utilizar Tcnica de Argumentao / 6. DE GESTO (Capacidades sociais, metodolgicas e organizativas) 1. Elaborar, Acompanhar e monitorar cronograma de execuo. 2. Estabelecer relao custo-benefcio/ 16 3. Manter relacionamento interpessoal./ 8 4. Manter-se atualizado/ 9 5. Raciocnio lgico; 6. Ser analtico./ 13 7. Ser comunicativo e persistente. 8. Ser detalhista./ 14 9. Ser negociador/ 2 10.Ser observador. 11.Ser organizado/ 22 12.Ter conscincia prevensionista em relao sade e segurana do trabalho e ambiental. 13. Ter flexibilidade/ 10 14. Ter raciocnio lgico./ 12 15. Ter sinergia/ 9 16. Ter viso sistmica./ 20 17. Trabalhar em equipe/ 10 CONHECIMENTOS

1. Concepo do Projeto, 2. Planejamento: etapas, cronograma desenvolvimento estudo de viabilidade 3. Elaborao do memorial descritivo 4. Estruturao do documento final 5. Apresentao do trabalho de concluso de curso (TCC)

64

BIBLIOGRAFIA DA UNIDADE CURRICULAR: Projetos BIBLIOGRAFIA BSICA:

VALERIANO, Daniel L. Gerncia em projetos: pesquisa, desenvolvimento e engenharia. So Paulo: Makron Books, 1998. DUFFY, Mary. Gesto de projetos: arregimente os recursos, estabelea prazos, monitore o oramento e gere relatrios. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos: guia PMBOK . So Paulo: Saraiva, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

WOILER, Sanso; MATHIAS, Washington Franco. Projetos: planejamento, elaborao, anlise. So Paulo: Atlas, 2008. MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Administrao de projetos: como transformar ideias em resultados. So Paulo: Atlas, 2009. PAHL, Gerhard. et. al. Projeto na engenharia: fundamentos do desenvolvimento eficaz de produtos, mtodos e aplicaes. So Paulo: Edgar Blucher, 2005. CHENG, Lin Chih; MELO FILHO, Leonel Del Rey. QFD: desdobramento da funo qualidade na gesto de desenvolvimento de produtos. So Paulo: Blcher, 2010. BASTOS, Llia da Rocha et.al. Manual para elaborao de projetos de pesquisa e relatrios de pesquisas, teses, dissertaes e monografias . Rio de Janeiro: LTC, 2003.
AMBIENTES PEDAGGICOS: Sala de aula Convencional Laboratrio de PROJETOS Ambiente de informtica bsica com computadores, impressora, recursos de multimdia, pacote bsico de aplicativo, processador de texto e planilha eletrnica.

65

d) Organizao das turmas

As turmas matriculadas iniciam o curso com um nmero mnimo que no comprometa o equilbrio financeiro e mximo de 40 alunos, em regime semestral.

e) Estgio supervisionado

O aluno dever cumprir estgio supervisionado em empresa ou instituio que atue na mesma rea ou em rea afim de sua formao profissional, em conformidade com as diretrizes emanadas da legislao em vigor, podendo ser cumprido concomitantemente fase escolar .

O estgio ter durao mnima de 400 horas e ser, segundo critrios definidos no Regulamento de Estgio, planejado, executado, acompanhado e avaliado para propiciar a complementao do processo de aprendizagem.

Poder haver dispensa total ou parcial do cumprimento do estgio supervisionado para o aluno que comprovar exerccio profissional correspondente ao perfil de tecnlogo na mesma rea ou rea correlata de sua formao.

V - CRITRIOS DE APROVEITAMENTO DE CONHECIMENTOS E EXPERINCIAS ANTERIORES

A unidade escolar poder aproveitar conhecimentos e experincias anteriores, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de concluso da respectiva qualificao ou habilitao profissional, adquiridos em outros cursos de nvel superior e no trabalho ou por outros meios informais, mediante avaliao do aluno;

A avaliao ser feita por uma comisso formada por docentes do curso e especialistas em educao, especialmente designada pela direo da faculdade, atendidas as diretrizes e procedimentos constantes no regimento.

66

VI - CRITRIOS DE AVALIAO

Os critrios de avaliao, promoo, e reteno de alunos so os definidos pelo Regimento da Faculdade.

VII - PESSOAL DOCENTE E TCNICO

O quadro de docentes para o Curso Superior de Tecnologia em Fabricao Mecnica composto, pelos profissionais com titulao e experincia profissional condizentes com as unidades curriculares que compem a organizao curricular do curso.

A consulta das informaes do corpo docente pode ser acessada na secretaria acadmica da Faculdade e pelo Currculo Lattes do docente.

VIII - CERTIFICADOS E DIPLOMAS

Ao concluinte do curso ser expedido o diploma de Tecnlogo em Fabricao Mecnica e conferido o respectivo grau, nos termos da legislao em vigor.

Para a qualificao profissional tecnolgica de nvel superior concluda conferido o certificado correspondente:

Planejador e Controlador da Produo e da Manuteno

67

ANEXO 1 COMPOSIO DO COMIT TCNICO SETORIAL DE SO CARLOS

68

Comit Tcnico Setorial de So Carlos Validao do Perfil Profissional do Tecnlogo em Fabricao Mecnica. Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe Dia 22 de novembro de 2005

REPRESENTANTES DO SENAI-SP Lus Carvalho e Silva Junior Tcnico em Educao Gerncia de Educao Jos Antonio Figueiredo de Sousa Diretor da Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe Carlos Eduardo Carniatto Coordenador Pedaggico Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe Eduardo Gavira Bonani Tcnico de Ensino Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe REPRESENTANTE DO MEIO ACADMICO Nelson Guedes de Alcntara Prof . Dr. em Soldagem Diretor Executivo do CCDM
REPRESENTANTE DO SINDICATO PATRONAL

Ubiraci Moreno Pires Corra Engenheiro Eltrico Diretor Superintendente da Prominas Brasil S/A REPRESENTANTE DA ASSOCIAO DE REFERNCIA TCNICA Pedro Carlos Cavalcante Assistente da Seccional do CREA . Marcos Nagliati Engenheiro Civil Associao dos Engenheiros, Arquitetos e Agrnomos de So Carlos. REPRESENTANTES DE EMPRESAS CONSTRUTORAS, INSTALADORAS E FABRICANTES Jos Guilherme Sabe Engenheiro Eletrnico e Diretor Superintendente da Equitron Automao Eletrnico- Mecnica Ltda. Jos Abelardo Ianez Carbonel Engenheiro de Materiais Gerente Industrial da Prominas Brasil S/A Luiz Fernando Sverzuti Engenheiro Mecnico Gerente Industrial da Hece Mquinas e Acessrios Ind. e Com. Ltda. Eduardo Abdelnur Diretor FIESP-DEPAR So Carlos Presidente do Conselho Consultivo SESI-SENAI e Indstrias de So Carlos. OBSERVADORES Luciano Aparecido Casagrande Campaner - Agente de Treinamento Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe Luiz Ramiro Bretone - Instrutor Orientador Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe Rogrio Augusto Spatti -Tcnico de Ensino - Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe Salete Aparecida Tangerino Luchesi - Secretria Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe COORDENAO Luis Rodrigues da Silva - Coordenador Tcnico Escola SENAI Antnio Adolpho Lobbe

69

ANEXO 2
ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL DO TECNLOGO EM FABRICAO MECNICA

70

Contexto Profissional
Industrias de produo de bens em geral; Empresas de pequeno, mdio e grande porte; Ambientes de produo; Vendas e compras tcnicas; Ps-venda e suporte tcnico; Planejamento e controle da instalao, da produo e da manuteno; Gesto e controle da qualidade; Projetos e desenvolvimento de processos produtivos; Logstica industrial; Trabalho autnomo (consultor, assessor, etc.).

Contexto Funcional e Tecnolgico


Alto grau de responsabilidade e autonomia; Polivalncia e multifuncionalidade; Viso sistmica; Logstica; Organizao Industrial; Flexibilidade e versatilidade; Atualizao e acompanhamento de tendncias do mercado; Relacionamento interpessoal em diferentes nveis; Criatividade e capacidade de resoluo de problemas e de enfrentar situaes novas e diferentes; Empreendedorismo; Capacidade de comunicao oral e escrita; Pr-atividade; Capacidade de negociao; Usurio de informtica; Boas noes da lngua inglesa; Trabalho em equipe; Foco no resultado; Administrao de conflitos; tica Profissional; Liderana; Empatia; Sinergia.

71

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 1.1.1 Coletando informaes ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1.

UC 1

2. 3. 4. 5. 6. 7.

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

8. 9. 10. 11. 12.

13.

14.

15.

ELC 1.1
16.

Planejar a instalao, a produo e a manuteno

17.

18.

19.

Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de automao industrial Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de planejamento e controle da produo Ter conhecimento em segurana e medicina do trabalho Ter conhecimento de gerenciamento de fluxo de materiais, leiaute e logstica industrial

1.

2. 3.

4.

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

14.

15. 16.

17.

Identificar os parmetros principais do processo produtivo Analisar indicadores de produo e manuteno Ler e interpretar esquemas eltricos, eletrohidrulicos e eletropneumticos Classificar o descarte adequado de resduos industriais Levantar aspectos e impactos ambientais gerados Especificar rob industrial Identificar falhas em robs industriais Identificar controlador programvel Identificar elementos de mquinas Ler e interpretar desenhos tcnicos Validar medies dimensionais Utilizar instrumentos de medio Analisar resultados de ensaios destrutivos e nodestrutivos e/ou metalogrficos, solucionando problemas Compatibilizar aes de manuteno com o planejamento da produo Controlar custo Avaliar as atividades de risco a acidentes e sade na indstria Identificar oportunidades de reduzir desperdcios de tempo e material

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ser humilde Ter percepo de condies e atos inseguros.

72

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 1.1.2 Elaborando planos 1-Ter conhecimentos sobre processos de usinagem, conformao mecnica e de manuteno 2-Ter conhecimento dos impactos ambientais gerados no processo de fabricao, manuteno e de movimentao de materiais 3-Ter conhecimentos em rob industrial, qualidade e ergonomia 4-Ler desenhos tcnicos 5-Ler esquemas eltricos 6-Ler esquemas eletropneumticos e eletrohidrulicos 7-Conhecer normas e procedimentos da qualidade 8-Ter conhecimentos de processos de fabricao e logstica industrial 9-Ter conhecimentos de clculo de mo-de-obra e capacidade de produo dos equipamentos 10-Ter conhecimento em processo de compras e gerenciamento de materiais ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.1 Planejar a instalao, a produo e a manuteno

1- Descrever processos de fabricao, reduzindo tempos que no agregam valor 2- Elaborar programas de produo e manuteno preventiva eficientes 3- Preparar planos para descarte dos resduos industriais 4- Elaborar relatrios justificando automaes, baseado em operaes anti ergonmicas ou com alto potencial de falha de processos 5- Elaborar Planos de aes e correes para conter ou resolver problemas de qualidade ou manuteno industrial 6- Especificar leiaute de fbricas, objetivando um fluxo otimizado de materiais 7- Elaborar plano de mo-de-obra e capacidade de produo 8- Elaborar programa de fabricao baseado no planejamento de recursos materiais (MRP) 9- Otimizar os recursos humanos e equipamentos industriais 10- Interpretar esquemas eltricos, eletropneumticos e eletrohidrulicos 11- Aplicar normas e procedimentos da qualidade 1.1.3 Utilizando ferramentas da qualidade 1-Ter conhecimento de anlise estatstica de falhas na manufatura (FMEA), fluxogramas, processos de fabricao e equipamentos mecnicos 2-Ter conhecimentos dos indicadores da qualidade e metodologia na anlise e soluo de problemas na produo e manuteno 3-Ter conhecimentos de grficos de controle estatstico do processo (CEP) e anlise de monitoramento nas manutenes industriais Ter conhecimentos das tcnicas logsticas de anlise e comparao de fornecedores

1- Ter viso de manufatura otimizada 2- Estabelecer relao custobenefcio 3- Ter conscincia ambiental 4- Ter viso de otimizao de processos fabris 5- Ter viso sistmica na soluo de problemas 6- Ser racional

1-Utilizar ferramentas da qualidade no planejamento, instalao dos processos de fabricao e manuteno 2-Utilizar ferramentas da qualidade na administrao da produo e manuteno 3-Utilizar ferramentas da qualidade na anlise de grficos de performance da produo e manuteno de equipamento 4-Utilizar ferramentas da qualidade no desenvolvimento e anlise de fornecedores de produtos e servios

1-Estabelecer relao benefcio 2-Ser disciplinado 3-Ter viso sistmica 4-Ser imparcial 5-Ser tico

custo-

73

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 1.1.4 Utilizando ferramentas administrativas DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1.

2.

Ter conhecimento das tcnicas de otimizao de fluxo de produo Ter conhecimentos de rotinas administrativas

1.

2.

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.1 Planejar a instalao, a produo e a manuteno

3.

Utilizar tcnicas e ferramentas administrativas no planejamento e instalao de processos de fabricao e manuteno Utilizar tcnicas e ferramentas administrativas no gerenciamento da produo e manuteno industrial Ter habilidade em conduzir equipes multifuncionais nos nveis estratgico, ttico e operacional

1. 2. 3. 4. 5.

Ser racional Trabalhar em equipe Ter bom senso Ter flexibilidade Ser ponderado

1.1.5 Estimando custos

1. 1. Ter conhecimentos de clculo da necessidade de mo-de-obra para a execuo dos trabalhos baseado na demanda Ter conhecimentos de estoques mnimos e mximos utilizando tcnicas logsticas Conhecer os fundamentos do clculo de custos, administrando os gastos operacionais

2.

2.

3.

3.

Planejar um processo de fabricao, visando maximizar a utilizao de pessoas, equipamentos e espaos industriais Planejar as necessidades de materiais para o processo produtivo e manuteno Planejar os gastos operacionais da rea de produo e manuteno, otimizando recursos

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia

1.1.6 Otimizando recursos 1. 1. 2. Conhecer tcnicas de manufatura Ter conhecimento de programao e operao de mquinas a CNC e manuteno autnoma Ter conhecimento em tcnicas de Logstica industrial Ter conhecimentos planejamento e controle de produo Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno 2. Identificar oportunidades de reduo de custos no planejamento e instalao de processos fabris Melhorar processos de usinagem, conformao mecnica e manuteno industrial Maximizar recursos de materiais e equipamentos industriais 1. 2. 3. 4. 5. Ser racional Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser negociador Manter-se atualizado em relao aos processos produtivos

3.

3.

4.

5.

74

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 1.2.1 Coletando informaes ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1.

2. 3. 4. 5. 6. 7.

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.2 Controlar a instalao, a produo e a manuteno

8. 9. 10. 11. 12.

13.

14.

15.

16. 17.

18. 19.

20. 21.

22.

Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de automao industrial Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de Planejamento e Controle da Produo Ter conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho Ter conhecimento de Gerenciamento de Fluxo de Materiais, Leiaute e Logstica Industrial Conhecer estatstica bsica Conhecer ferramentas da qualidade e normas ambientais Conhecer tempos e mtodos

1. 2.

3.

4.

5.

6. 7. 8.

Ler e interpretar desenhos e leiautes Comparar indicadores de instalao, de produo e de manuteno Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos Testar em laboratrios as propriedades fsicas e mecnicas Registrar dados dos processos de produo relativos a tempo, mtodos, qualidade, eficcia e quantidade Acompanhar fluxo de produo Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas Aplicar ferramentas da qualidade e normas ambientais

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ser humilde Ter percepo de condies e atos inseguros.

75

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 1.2.2 Monitorando os planos ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1.

2. 3. 4. 5. 6. 7.

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.2 Controlar a instalao, a produo e a manuteno

8. 9. 10. 11. 12.

13.

14.

15.

16. 17.

18. 19.

20. 21.

22.

Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de automao industrial Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de Planejamento e Controle da Produo Ter conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho Ter conhecimento de Gerenciamento de Fluxo de Materiais, Leiaute e Logstica Industrial Conhecer estatstica bsica Conhecer ferramentas da qualidade e normas ambientais Conhecer tempos e mtodos

1.

Utilizar softwares especficos de produo e manuteno 2. Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos 3. Realizar clculos de tempos e mtodos 4. Identificar anomalias relevantes do processo 5. Ler e interpretar desenhos e leiautes 6. Comparar indicadores de instalao, de produo e de manuteno 7. Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos 8. Testar em laboratrios as propriedades fsicas e mecnicas 9. Registrar dados dos processos de produo relativos a tempo, mtodos, qualidade, eficcia e quantidade 10. Acompanhar fluxo de produo 11. Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas 12. Aplicar ferramentas da qualidade e normas ambientais

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ser humilde Ter percepo de condies e atos inseguros.

76

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 1.2.3 Realizando reunies ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.2 Controlar a instalao, a produo e a manuteno

1.

2. 3. 4. 5. 6.

Comunicar-se verbalmente, nas formas oral e escrita, com clareza Elaborar comunicados Tabular dados Elaborar planilhas Realizar clculos estatsticos e de controle Utilizar nvel de fala adequado ao interlocutor

1. 2. 3. 4.

5. 6. 7.

Aplicar tcnicas de conduo de reunio Aplicar tcnicas de planejamento Elaborar plano de ao Identificar caractersticas tcnicas e pessoais dos participantes da equipe Interpretar dados tcnicos, humanos, etc Atribuir atividades equipe Aplicar tcnicas de motivao

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Ter empatia Ter sinergia Manter relacionamento interpessoal Ter responsabilidade Ter comprometimento Planejar aes Ter capacidade de solucionar conflitos Ser organizado Ter liderana Ser comunicativo Ter viso sistmica Definir prioridade Trabalhar em equipe Ter transparncia Ter autoridade

77

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 1.2.4 Comparando o realizado com o planejado DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1.

2. 3. 4. 5. 6. 7.

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.2 Controlar a instalao, a produo e a manuteno

8. 9. 10. 11. 12. 13.

14.

15.

16.

17. 18.

19.

20.

21. 22.

23.

Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de robtica Ter conhecimentos bsicos de controlador programvel Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de Planejamento e Controle da Produo Ter conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho Ter conhecimento de Gerenciamento de Fluxo de Materiais, Leiaute e Logstica Industrial Conhecer estatstica bsica Conhecer ferramentas da qualidade e normas ambientais Conhecer tempos e mtodos

1.

Utilizar softwares especficos de produo e manuteno 2. Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos 3. Realizar clculos de tempos e mtodos 4. Identificar anomalias relevantes do processo 5. Ler e interpretar desenhos e leiautes 6. Comparar indicadores de instalao, de produo e de manuteno 7. Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos 8. Testar em laboratrios as propriedades fsicas e mecnicas 9. Registrar dados dos processos de produo relativos a tempo, mtodos, qualidade, eficcia e quantidade 10. Acompanhar fluxo de produo 11. Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas 12. Aplicar ferramentas da qualidade e normas ambientais

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ser humilde Ter percepo de condies e atos inseguros.

78

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 1.2.5 Monitorando o desempenho do processo DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1.

2. 3. 4. 5. 6. 7.

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.2 Controlar a instalao, a produo e a manuteno

8. 9. 10. 11. 12. 13.

14.

15.

16.

17. 18.

19.

20.

21. 22.

23.

Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de robtica Ter conhecimentos bsicos de controlador programvel Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de Planejamento e Controle da Produo Ter conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho Ter conhecimento de Gerenciamento de Fluxo de Materiais, Leiaute e Logstica Industrial Conhecer estatstica bsica Conhecer ferramentas da qualidade e normas ambientais Conhecer tempos e mtodos

1.

Utilizar softwares especficos de produo e manuteno 2. Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos 3. Realizar clculos de tempos e mtodos 4. Identificar anomalias relevantes do processo 5. Ler e interpretar desenhos e leiautes 6. Comparar indicadores de instalao, de produo e de manuteno 7. Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos 8. Testar em laboratrios as propriedades fsicas e mecnicas 9. Registrar dados dos processos de produo relativos a tempo, mtodos, qualidade, eficcia e quantidade 10. Acompanhar fluxo de produo 11. Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas 12. Aplicar ferramentas da qualidade e normas ambientais

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ser humilde Ter percepo de condies e atos inseguros.

79

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 1.2.6 Replanejando a instalao, a produo e manuteno DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1.

2.

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.2 Controlar a instalao, a produo e a manuteno

3. 4. 5. 6. 7.

8. 9. 10. 11. 12. 13.

14.

15.

16.

17. 18.

19.

20.

Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de robtica Ter conhecimentos bsicos de controlador programvel Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de Planejamento e Controle da Produo Ter conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho Ter conhecimento de Gerenciamento de Fluxo de Materiais, Leiaute e Logstica Industrial

1.

2. 3.

4.

5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

14.

15. 16.

17.

Identificar os parmetros principais do processo produtivo Analisar indicadores de produo e manuteno Ler e interpretar esquemas eltricos, eletrohidrulicos e eletropneumticos Classificar o descarte adequado de resduos industriais Levantar aspectos e impactos ambientais gerados Especificar rob industrial Identificar falhas em robs industriais Identificar controlador programvel Identificar elementos de mquinas Ler e interpretar desenhos tcnicos Validar medies dimensionais Utilizar instrumentos de medio Analisar resultados de ensaios destrutivos e nodestrutivos e/ou metalogrficos, solucionando problemas Compatibilizar aes de manuteno com o planejamento da produo Controlar custo Avaliar as atividades de risco a acidentes e sade na indstria Identificar oportunidades de reduzir desperdcios de tempo e material

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ser humilde Ter percepo de condies e atos inseguros.

80

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 1.2.7 Emitindo relatrios ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1.

UC 1
2.

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.2 Controlar a instalao, a produo e a manuteno

Comunicar-se verbalmente, nas formas oral e escrita, com clareza Ter conhecimentos de softwares de edio de textos, de planilhas, de banco de dados e de apresentao

1. 2.

Apresentar dados tcnicos de forma concisa e clara Utilizar recursos computacionais relativos edio de textos, planilhas e apresentao de dados

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional

1.2.8 Utilizando recursos de informtica

1.

2.

Ter conhecimentos de softwares de edio de textos, de planilhas, de banco de dados e de apresentao Ter conhecimentos de equipamentos bsicos de informtica: microcomputadores, impressoras, digitalizadores e multimdia

1.

2.

Utilizar recursos computacionais relativos edio de textos, planilhas e apresentao de dados Utilizar equipamentos de informtica, solucionando pequenos problemas quanto ao seu funcionamento

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional

1.2.9 Cumprindo prazos 1. 2. 3. Conhecer cronogramas Conhecer tempos e mtodos Conhecer planejamento e controle de produo e de manuteno 1. 2. Acompanhar cronogramas 1. Calcular tempos de produo 2. e de manuteno 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional Ter autonomia Ser negociador

81

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 1.3.1 Utilizando ferramentas estatsticas 1. 2. 3. 4. Conhecer os indicadores de desempenho Ter conhecimentos de ferramentas da qualidade Ter domnio de estatstica Conhecer tcnicas de administrao de estoque 1. 2. 3. Aplicar as ferramentas da qualidade Administrar estoques Identificar melhorias no processo de produo e de manuteno Levantar tendncias que podem levar a falhas de produo e/ou manuteno Demonstrar os indicadores de desempenho da produo Constatar a eficincia de mquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas no processo produtivo Identificar os dados mais relevantes dentre os coletados Identificar causas dos desvios em mquinas e equipamentos Reprogramar a produo e/ou manuteno DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

4.

5.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11.

Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional Ter raciocnio lgico

UC 1

6.

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.3 Analisar resultados

7.

8.

9.

1.3.2 Interpretando dados e informaes 1. Ter domnio de controle dimensional do processo produtivo Conhecer planejamento e controle da produo Conhecer normas de qualidade Conhecer planilhas e relatrios Conhecer grficos e tabelas Conhecer indicadores de produo Ter conhecimentos de ensaios laboratoriais 1. 2. 3. 4. 5. Ler e interpretar planilhas e relatrios Analisar relatrios de ensaios laboratoriais Acompanhar os indicadores de desempenho da produo Monitorar o fluxo de produo Avaliar a eficincia de mquinas, equipamentos e ferramentas utilizadas na produo Monitorar o sistema de gesto da qualidade Liberar mquinas e equipamentos para utilizao 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional Ter raciocnio lgico

2. 3. 4. 5. 6. 7.

6. 7.

1.3.3 Comparando o resultado com o planejado 1. 2. Conhecer tcnicas de logstica industrial Conhecer tcnicas de anlise crtica do processo de produo (PERT-CPM) Ter conhecimentos de manuteno produtiva total (TPM) Conhecer princpios de estocagem e custos de materiais 1. 2. 3. Otimizar o fluxo de produo Detectar possveis perdas de materiais, tempos e insumos Utilizar cronograma para acompanhamento do planejado Identificar falhas propondo melhorias 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional Ter raciocnio lgico

3.

4.

4.

82

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 1.3.4 Emitindo relatrios 1. Comunicar-se verbalmente, nas formas oral e escrita, com clareza Ter conhecimentos de softwares de edio de textos, de planilhas, de banco de dados e de apresentao 1. 2. ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.3 Analisar resultados

2.

Apresentar dados tcnicos de forma concisa e clara Utilizar recursos computacionais relativos edio de textos, planilhas e apresentao de dados

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional

1.3.5 Apresentando os resultados 1. Comunicar-se verbalmente, nas formas oral e escrita, com clareza Ter conhecimentos de softwares de edio de textos, de planilhas, de banco de dados e de apresentao Conhecer tcnicas de conduo de reunies 1. 2. Apresentar dados tcnicos de forma concisa e clara Utilizar recursos computacionais relativos edio de textos, planilhas e apresentao de dados Conduzir reunies 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional Ter raciocnio lgico

2.

3.

3.

83

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 1.4.1 Utilizando recursos de informtica 1. Ter conhecimentos de softwares de edio de textos, de planilhas, de banco de dados e de apresentao Ter conhecimentos de equipamentos bsicos de informtica: microcomputadores, impressoras, digitalizadores e multimdia 1. Utilizar recursos computacionais relativos edio de textos, planilhas e apresentao de dados Utilizar equipamentos de informtica, solucionando pequenos problemas quanto ao seu funcionamento DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

2.

2.

UC 1

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.4 Elaborar relatrios

1.4.2 Compilando dados e informaes 1. Ter domnio de controle dimensional do processo produtivo Conhecer planejamento e controle da produo Conhecer normas de qualidade Conhecer planilhas e relatrios Conhecer grficos e tabelas Conhecer indicadores de produo Ter conhecimentos de ensaios laboratoriais 1. 2. Relacionar dados e informaes Organizar dados e informaes, classificando-os 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia

2. 3. 4. 5. 6. 7.

1.4.3 Redigindo textos tecnicamente e consistentemente 1. Ter domnio de controle dimensional do processo produtivo Conhecer planejamento e controle da produo Conhecer normas de qualidade Conhecer planilhas e relatrios Conhecer grficos e tabelas Conhecer indicadores de produo Ter conhecimentos de ensaios laboratoriais 1. 2. Elaborar textos, grficos e planilhas Estruturar relatrios 1. 2. 3. 4. Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Ser racional

2. 3. 4. 5. 6. 7.

1.4.4 Formatando relatrios 1. Conhecer estrutura e tipos 1. Estruturar relatrios de relatrios 1. 2. 3. 4. Ser detalhista Ser organizado Ser analtico Ter autonomia

84

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 1.5.1 Utilizando recursos de informtica 1. Ter conhecimentos de softwares de edio de textos, de planilhas, de banco de dados, de apresentao e de desenho assistido por computador Ter conhecimentos de equipamentos bsicos de informtica: microcomputadores, impressoras, digitalizadores e multimdia 1. Utilizar recursos computacionais relativos edio de textos, planilhas, apresentao de dados e de desenho assistido por computador Utilizar equipamentos de informtica, solucionando pequenos problemas quanto ao seu funcionamento Pesquisar na interne DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 1

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.5 Elaborar projetos e processos

2.

2.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Ser organizado Ser detalhista Ser objetivo Ser analtico Ter bom senso Manter-se atualizado Tomar decises Ser disciplinado Ter viso sistmica Ser racional

3.

1.5.2 Compilando dados e informaes 1. Ter domnio de controle dimensional do processo produtivo Conhecer planejamento e controle da produo Conhecer normas de qualidade Conhecer planilhas e relatrios Conhecer grficos e tabelas Conhecer indicadores de produo Ter conhecimentos de ensaios laboratoriais 1. 2. Relacionar dados e informaes Organizar dados e informaes, classificando-os 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia

2. 3. 4. 5. 6. 7.

85

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 1.5.3 Utilizando normas tcnicas e procedimentos 1. Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de automao industrial Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de Planejamento e Controle da Produo Ter conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho Ter conhecimento de Gerenciamento de Fluxo de Materiais, Leiaute e Logstica Industrial Conhecer estatstica bsica Conhecer ferramentas da qualidade e normas ambientais Conhecer tempos e mtodos 1. Ler e interpretar desenhos e leiautes 2. Comparar indicadores de instalao, de produo e de manuteno 3. Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos 4. Testar em laboratrios as propriedades fsicas e mecnicas 5. Registrar dados dos processos de produo relativos a tempo, mtodos, qualidade, eficcia e quantidade 6. Acompanhar fluxo de produo 7. Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas 8. Aplicar ferramentas da qualidade e normas ambientais 9. Identificar as normas ambientais e de segurana a serem utilizadas nos projetos 10. Interpretar normas tcnicas 11. Elaborar procedimentos especficos para atender as normas utilizadas DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

2. 3. 4. 5. 6.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

UC 1

7.

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.5 Elaborar projetos e processos

8. 9. 10. 11. 12.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ter percepo de condies e atos inseguros.

13.

14.

15.

16. 17.

18.

19.

20. 21.

22.

86

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 1.5.4 Definindo recursos 1. Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de automao industrial Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de Planejamento e Controle da Produo Ter conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho Ter conhecimento de Gerenciamento de Fluxo de Materiais, Leiaute e Logstica Industrial Conhecer estatstica bsica Conhecer ferramentas da qualidade e normas ambientais Conhecer tempos e mtodos 1. 2. ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

2. 3. 4. 5. 6.

3.

4.

UC 1

7.

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.5 Elaborar projetos e processos

5.

8. 9. 10. 11. 12.

6. 7. 8.

9.

13.

10. 11.

14.

15.

12. 13. 14.

16. 17.

Ler e interpretar desenhos e leiautes Comparar indicadores de instalao, de produo e de manuteno Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos Testar em laboratrios as propriedades fsicas e mecnicas Registrar dados dos processos de produo relativos a tempo, mtodos, qualidade, eficcia e quantidade Acompanhar fluxo de produo Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas Aplicar ferramentas da qualidade e normas ambientais Identificar as normas ambientais e de segurana a serem utilizadas nos projetos Interpretar normas tcnicas Elaborar procedimentos especficos para atender as normas utilizadas Selecionar tipo de material Definir custos do projeto Identificar matria-prima, recursos humanos e equipamentos

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15.

Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ter percepo de condies e atos inseguros.

18.

19.

20. 21.

22.

87

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS DE GESTO ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades sociais, (capacidades tcnicas) cientficos) metodolgicas e organizativas) 1.5.5 Utilizando novas tecnologias, novos materiais e novos mtodos de trabalho 1. Conhecer os processos: de usinagem, de conformao mecnica e de manuteno Ter conhecimentos de equipamentos mecnicos Ler e interpretar textos Interpretar grficos Consultar a internet Ter conhecimentos de instalaes eltricas Ter conhecimentos de aspectos e impactos ambientais Ter conhecimentos bsicos de automao industrial Ter conhecimentos de elementos de mquinas Conhecer desenho tcnico Conhecer unidades de medida Ter conhecimentos sobre controle dimensional e geomtrico nos processos de instalao, produo e manuteno Ter domnio sobre a utilizao de instrumentos de medio Ter conhecimentos de tratamento e anlise de materiais Ter conhecimentos de ensaios mecnicos destrutivos e no-destrutivos Ter conhecimentos de ensaios metalogrficos Ter conhecimentos de Planejamento e Controle da Produo Ter conhecimento em Segurana e Medicina do Trabalho Ter conhecimento de Gerenciamento de Fluxo de Materiais, Leiaute e Logstica Industrial Conhecer estatstica bsica Conhecer ferramentas da qualidade e normas ambientais Conhecer tempos e mtodos 1. 2. Ler e interpretar desenhos e leiautes Comparar indicadores de instalao, de produo e de manuteno Aplicar ferramentas da qualidade para controle de processos e produtos Testar em laboratrios as propriedades fsicas e mecnicas Registrar dados dos processos de produo relativos a tempo, mtodos, qualidade, eficcia e quantidade Acompanhar fluxo de produo Especificar mquinas, equipamentos e ferramentas Aplicar ferramentas da qualidade e normas ambientais Identificar as normas ambientais e de segurana a serem utilizadas nos projetos Interpretar normas tcnicas Elaborar procedimentos especficos para atender as normas utilizadas Relacionar novas ferramentas Identificar novas tcnicas de aplicao no processo produtivo Pesquisar livros e catlogos tcnicos Identificar oportunidades de aplicao de novas tecnologias Estimar novos custos 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. Ter raciocnio lgico Ser detalhista Ter viso sistmica Ser organizado Tomar decises Estabelecer relao custobenefcio Ser tico Ter autonomia Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ter disciplina Ter responsabilidade Ter flexibilidade Ter sinergia Ter percepo de condies e atos inseguros Manter-se atualizado Visitar feiras, congressos e empresas Trabalhar com os fornecedores

2. 3. 4. 5. 6.

3.

4.

UC 1

7.

Gerenciar a instalao, a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 1.5 Elaborar projetos e processos

5.

8. 9. 10. 11. 12.

6. 7. 8.

9.

13.

10. 11.

14.

12. 13.

15.

16. 17.

14. 15.

18.

16.

19.

20. 21.

22.

88

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS DE GESTO ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades sociais, (capacidades tcnicas) cientficos) metodolgicas e organizativas) 2.1.1 Definindo Instalaes, mquinas, equipamentos e ferramentas

UC 2

Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 2.1

1.

Alocar Recursos
UC 2

Interpretar desenho tcnico mecnico. 2. Ter domnio de leiaute industrial e logstica. 3. Comunicar-se oralmente e por escrito. 4. Executar processos de fabricao. 5. Ter domnio sobre equipamentos de produo, usinagem e manuteno. 6. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD, banco de dados e software de simulao . 7. Saber pesquisar inclusive na Internet. 8. Ter domnio sobre grandezas eltricas. 9. Conhecer desenho tcnico. 10. Conhecer hidrulica e pneumtica. 11. Interpretar manuais, catlogos e publicaes tcnica

1.

2.

3.

4.

Especificar maquinas, ferramentas e equipamentos levando em considerao custo e benefcio. Identificar capacidade de produo de mquinas e equipamentos. Selecionar informaes relevantes ao processo de produo e usinagem e manuteno. Selecionar a norma tcnica especfica para situao de produo e usinagem e manuteno

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

Manter relacionamento interpessoal. Ter viso sistmica. Ser organizado. Ser detalhista. Ser analtico. Ter bom senso Saber negociar

2.1.2 Definindo mo de obra 1. Analisar qualidades profissionais e disponibilidades da mo de obra. Ter domnio dos processos de produo , usinagem e manuteno 1. Identificar caractersticas pessoais e tcnicas da mo de obra. Orientar os profissionais da produo em relao aos processos. Executar processos de fabricao. Distribuir tarefas e responsabilidades. Avaliar necessidade de terceirizao da mo de obra 1. Ter capacidade de negociao. 2. Ser organizado. 3. Manter relacionamento interpessoal. Realizar entrevistas

Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
ELC 2.1

2.

2.

3. 4. 5.

Alocar Recursos

89

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.1.3 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) Requisitando matria prima e insumos 1. Analisar custos de 1. transporte, estoques, matria prima e insumos 2. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, 3. apresentao eletrnica , CAD, banco de dados. Domnio de informtica em nvel de usurio. Ter domnio sobre tecnologia dos materiais. Ter domnio de logstica e leiaute industrial. Ter domnio de matemtica financeira ( apurao de custos) Analisar pedidos dos clientes. Especificar materiais e insumos. Definir cronograma( prazos, quantidade e condies de entrega) 1. 2. 3. 4. Ser organizado. Ser analtico. Ter viso sistmica Ser tico DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.1

2.

3. 4. 5. 6.

Alocar Recursos
UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.1
2.1.4 Definindo fornecedores 1. 2. 3. Conhecer legislao comercial e trabalhista. Conhecer normas tcnicas Ter domnio de: Processos de produo; processos de manuteno, especificaes tcnicas e tecnologia dos materiais e das maquinas. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica, banco de dados e meios de comunicao digital. Comunicar-se oralmente e por escrito Conhecer legislao ambiental e de qualidade 1. Estabelecer parmetros, padres, normas de fornecimento. Prospectar fornecedores Desenvolver fornecedores Elaborar cronogramas de: Operao; Fabricao; Produo; Manuteno. Homologar fornecedores 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Ser organizado Ser analtico Manter-se atualizado Ter autonomia Manter relacionamento interpessoal Solucionar problemas Ser tico

2. 3. 4.

4.

5.

5. 6.

Alocar Recursos

90

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.2.1 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
1. 2. Conhecer leiautes. Ler e interpretar desenhos tcnicos. 3. Ler e interpretar documentao tcnica. 4. Domnio de eletricidade bsica, hidrulica, pneumtica. 5. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica e CAD. 6. Conhecer normalizao sobre sade ocupacional(ergonomia). 7. Conhecer normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. 8. Ler e interpretar fluxogramas. 9. Conhecer Processos de produo e logstica industrial. 10. Conhecer tecnologia de mquinas. 11. Conhecer fsica aplicada: fluidodinmica(troca de calor).

Elaborando Fluxogramas
1. 2. Especificar maquinas, ferramentas e equipamentos. Identificar capacidade produtiva de mquinas e equipamentos. Definir o arranjo fsico do processo. Implementar o arranjo fsico do processo. Elaborar fluxos de pessoas e materiais. Aplicar os requisitos de produo . Elaborar leiautes com caractersticas de flexibilidade. 1. Ter conscincia prevencionista em relao sade e segurana do trabalho e ambiental. Ser organizado. Ser analtico. Ter viso sistmica Seguir normas e procedimentos

3. 4. 5. 6. 7.

2. 3. 4. 5.

ELC 2.2 Definir leiautes UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.2 Definir leiautes

2.2.2

Montando unidades produtivas


1. 2. 3. Ler e interpretar leiautes. Ler e interpretar documentao tcnica. Ter domnio de: tecnologia dos materiais e das mquinas. Conhecer normas tcnicas Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica e CAD. Ler e interpretar fluxogramas 1. Identificar e selecionar mquinas, peas e equipamentos. Aplicar normas e procedimentos Aplicar cronogramas de execuo Supervisionar a execuo das atividades. 1. 2. 3. 4. 5. Seguir normas e procedimentos. Ser analtico Ter viso sistmica Ter capacidade de negociao. Acompanhar e monitorar cronograma de execuo

2. 3. 4.

4. 5.

6.

91

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.2.3 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Balanceando unidades de produo


1. 2. 3. Ler e interpretar leiautes e fluxogramas Domnio de clculos estatsticos. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD e software de simulao. Domnio dos processos de produo, manuteno e logstica industrial. Comunicar-se oralmente e por escrito. Conhecer tecnologia dos materiais e mquinas 1. 2. 3. Analisar e elaborar leiautes e 1. fluxogramas. 2. Elaborar balanceamento de 3. linhas. Aplicar clculos estatsticos( teoria das filas, Distribuio de Gauss, PERT CPM) Analisar os pontos crticos do processo. Definir o arranjo fsico em relao ao produto. Elaborar relatrios tcnicos. Utilizar softwares de simulao(modelar e simular o sistema) Aplicar tcnicas de flexibilidade de processos de produo e manuteno Ser organizado. Ser analtico. Manter-se tecnicamente

atualizado

4. 5. 6. 7.

4.

5. 6.

8.

ELC 2.2 Definir leiautes UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.2 Definir leiautes
2.2.4

Utilizando softwares especficos


1. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica, CAD, software de modelamento e de simulao. Ler e interpretar leiautes e fluxogramas 1. Utilizar softwares de simulao ( modelar e simular o sistema). Analisar pontos crticos no processo. Aplicar clculos estatsticos( teoria das filas, Distribuio de Gauss, PERT CPM) 1. 2. 3. Ser organizado Ser analtico Manter-se atualizado tecnicamente

2. 3.

2.

92

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.3.1 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Utilizando tempos estimados, padres e histricos


1. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD e software de simulao . Conhecimentos de clculos estatsticos ( disperso, grficos, amostragem, regresso e correlao e sries temporais. Especificar tempo padro Domnio dos processos de produo, manuteno e logstica industrial. Domnio de conceitos de produtividade e segurana do trabalho. Domnio de metodologia para medio de tempos e estimativa de tempos 1. Aplicar clculos estatsticos ( dimensionamento de amostras, equaes de estudo de tempo, regresso, correlao e sries temporais. Modelar e simular sistemas de produo. Estabelecer padres e estudos de tempo. 1. 2. 3. 4. 5. 4. 5. Ser organizado. Ter viso espacial Ser minucioso Ser observador Ser detalhista Ser cuidadoso Ter conscincia prevencionista em relao sade e segurana do trabalho.

2.

2. 3. 4.

3. 4.

5.

6.

ELC 2.3 Elaborar cronogramas

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

2.3.2

Utilizando indicadores da empresa


1. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD e software de simulao . Conhecimentos de clculos estatsticos ( disperso, amostragem, e sries temporais. Especificar tecnicamente Domnio dos processos de produo, manuteno e logstica industrial. Domnio de conceitos de produtividade e segurana do trabalho. Domnio de metodologia para medio de tempos e estimao de tempos 1. Aplicar clculos estatsticos( dimensionamento de amostra e srie temporal). Modelar e simular sistema real de produo. Elaborar e apresentar relatrios. Analisar os resultados comparando-os com o projetado. Elaborar cronogramas 1. 2. 3. 4. 5. 7. Ser organizado Ser minucioso Ser analtico Manter relacionamento interpessoal. Ter autonomia Ter conscincia prevencionista em relao sade e segurana do trabalho.

2. 3. 4.

2.

3. 4.

5.

5.

6.

ELC 2.3 Elaborar cronogramas

93

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.3.3 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com

Identificando caminhos crticos


1. 2. 3. Dominar metodologia PERTCPM. Comunicar-se oralmente e por escrito. Dominar processos de produo, manuteno e logstica industrial. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD, banco de dados e software de simulao . 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Utilizar software de simulao (para modelar e simular o sistema) Utilizar tempos estimados, padres e histricos. Utilizar indicadores da empresa. Analisar leiautes e fluxogramas. Elaborar e apresentar relatrios. Elaborar cronograma. Monitorar cronograma. Aplicar tcnicas de flexibilidade dos processos de produo e manuteno. 1. 2. 3. Ser comprometido. Ser minucioso. Manter relacionamento interpessoal.

4.

normas
tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.
5.

ELC 2.3 Elaborar cronogramas


2.3.4

Utilizando rotinas de manuteno UC 2


1.

Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.3 Elaborar cronogramas

2.

3. 4.

5.

6. 7.

8.

Domnio de tipos e tcnicas de manuteno. Ler e interpretar manuais tcnicos, normas tcnicas e de segurana e higiene do trabalho. Ler e interpretar desenho tcnico. Conhecer tecnologia dos materiais e das mquinas. Conhecer eletricidade bsica, pneumtica e hidrulica e metrologia. Conhecer processos de soldagem. Utilizar especificaes tecnicas de manuteno de mquinas, equipamentos e instalaes Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD, banco de dados e software de simulao .

1. 2. 3. 4.

5. 6.

Executar rotinas de manuteno. Executar rotinas de recuperao. Utilizar instrumentos de medio. Operar mquinas operatrizes convencionais e a CNC. Utilizar ferramentas e dispositivos. Aplicar especificaes tcnicas de mquinas e equipamentos.

1. 2. 3. 4.

Ser organizado Seguir normas e procedimentos. Ter viso sistmica Ter comprometimento com os prazos.

94

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.4.1 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Levantando recursos e disponibilidades


1. 2. Conhecer tecnologia dos materiais e das mquinas. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas e apresentao eletrnica . Domnio dos processos de produo, usinagem , manuteno e servios. Domnio de clculos de tempos e mtodos. Domnio de mquinas e equipamentos convencionais e a CNC. Comunicar-se oralmente e por escrito. Ler e interpretar fluxogramas e leiautes produtivos. 1. 2. Analisar relatrios. Elaborar cronogramas de manuteno e de processos de produo e usinagem. Avaliar recursos 1. 2. 3. 4. Ser criterioso. Ser analtico. Ter viso sistmica. Manter bom relacionamento interpessoal

3.

3.

4. 5.

6. 7.

ELC 2.4 Definir processos

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.4 Definir processos

2.4.2

Elaborando processos
1. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD, banco de dados e software de modelamento e simulao . Domnio de mquinas e equipamentos convencionais e a CNC. Domnio de mtodos de processos de produo. Ler e interpretar desenho tcnico. Conhecer normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e Seg. no trabalho. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Elaborar documentao tcnica. Definir a estrutura do produto. Prever a utilizao de recursos e insumos. Elaborar cronograma do processo de produo Elaborar leiautes. Utilizar novas tecnologias comprovadas. Homologar processos 1. 2. 3. Ser organizado. Ter viso sistmica. Seguir normas e procedimentos

2.

3. 4. 5.

6.

95

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.4.3 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Simulando processos planejados


1. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD, banco de dados e software de Modelamento e de Simulao . Conhecimentos de clculos estatsticos ( disperso, amostragem, e correlao). Conhecimentos de produtividade. Domnio dos tipos e tcnicas de manuteno. Domnio dos mtodos e processos de produo 1. 2. Modelar e simular processos de produo e manuteno. Elaborar relatrios dos resultados. 1. 2. 3. 4. Seguir normas e procedimentos. Ser criterioso Ser analtico Ter viso sistmica

2.

3. 4. 5.

ELC 2.4 Definir processos UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.4 Definir processos
2.4.4

Desenvolvendo fornecedores
1. 2. 3. 4. Conhecer legislao comercial e trabalhista. Conhecer normas tcnicas Conhecer normas de garantia da qualidade. Ter domnio de: Processos de produo; processos de manuteno, especificaes tcnicas e tecnologia dos materiais e das maquinas. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica e internet. Comunicar-se oralmente e por escrito 1. Estabelecer parmetros, padres, normas de fornecimento. Estabelecer parcerias fornecendo treinamentos. Estabelecer parcerias compartilhando processos de produo, de usinagem e de manuteno. Avaliar desempenho do fornecedor 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Ser organizado Ser analtico Manter-se atualizado Ter autonomia Manter relacionamento interpessoal Solucionar problemas. Ser tico

2. 3.

4.

5.

6.

96

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.4.5 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Utilizando softwares de planejamento e controle de produo


1. 2. Domnio de softwares de PCP (CAPP, etc..) Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD e banco de dados. Conhecimento da metodologia de PCP 1. 2. 3. 4. 5. Emitir relatrios Coletar e tabular dados da produo Acompanhar e monitorar o processo produtivo Interpretar resultados e tomar decises 1. 2. 3. 4. 5. 6. Ser organizado; Manter-se atualizado; Raciocnio lgico; Ter autonomia Ser tico em relao direitos autorais;

3. 4.

ELC 2.4 Definir processos UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.4 Definir processos
2.4.6

Utilizando ferramentas administrativas


1. 2. 3. Conhecimentos na gesto da produo e manuteno. Conhecimentos em fundamentos da qualidade. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , CAD, banco de dados. Domnio de tcnicas de planejamento, execuo, controle e avaliao (PDCA) dos processos de produo e manuteno. 1. Aplicar tcnicas de produo: JIT, KANBAN, 5s, produo enxuta. Aplicar tcnicas de manuteno: TPM, Preditiva, Preventiva, FEMEA. Utilizar ferramentas da qualidade Elaborar, implementar, monitorar e avaliar planos de ao. Elaborar relatrios. Utilizar normas de gesto da qualidade. 1. 2. 3. 4. 5. Ser organizado. Manter-se atualizado Ser analtico Ser flexvel. Ter autonomia.

2.

3. 4.

4.

5. 6.

97

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.5.1 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Otimizando recursos e processos


1. 2. Ter domnio dos processos de produo, usinagem e manuteno. Conhecimentos de eletricidade bsica, eletrnica, comandos eltricos, controladores programveis, eletropneumtica, eletrohidrulica, tecnologia dos materiais e das mquinas e comunicao de dados. Comunicar-se oralmente e por escrito. Elaborar planos de aula. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas e apresentao eletrnica. 1. 2. Avaliar os recursos e os processos de produo e manuteno. Identificar e eliminar atividades que no agregam valor. Alterar leiautes. Automatizar maquinas e equipamentos. Treinar funcionrios. Avaliar desempenho de funcionrios. Substituir matria-prima, ferramentas e componentes. Integrar sistemas e processos. Validar e registrar as melhores prticas dos processos de produo e manuteno. 1. 2. 3. 4. 5. Manter-se atualizado. Ter raciocnio lgico. Ter viso sistmica. Ter autonomia. Ter senso crtico.

3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

3. 4. 5.

ELC 2.5 Propor melhorias UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.5 Propor melhorias
2.5.2

Avaliando resultados
1. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica e banco de dados. Ter domnio de composio de custos e analises estatsticas. Comunicar-se oralmente e por escrito. Conhecer legislao ambiental e trabalhista. 1. 2. 3. 4. 5. Interpretar e elaborar relatrios. Coletar, manipular e interpretar dados. Utilizar recursos de informtica. Comparar resultados com metas estabelecidas. Avaliar viabilidade econmica das melhorias propostas. Analisar impactos ambientais e de sade ocupacional. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Ter raciocnio lgico. Ser organizado. Ser analtico. Ter viso sistmica. Manter-se atualizado. Ter conscincia prevencionista em relao sade e segurana do trabalho e ambiental.

2.

3. 4.

6.

98

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.5.3 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Utilizando novas tecnologias e novos materiais


1. 2. 3. Domnio de tecnologia de materiais, mquinas, equipamentos e ferramentas. Conhecer novas tecnologias de mtodos e processos. Conhecer mtodos de anlise de propriedades dos materiais. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica e pesquisar na internet. 1. 2. Identificar possibilidades de melhorias no processo. Buscar novas tecnologias e novos materiais de aplicao comprovada. Avaliar desempenho da aplicao de novas tecnologias e novos materiais. Capacitar os usurios das novas tecnologias. 1. 2. 3. 4. 5. 6. Ter iniciativa. Ter espirito inovador. Manter relacionamento interpessoal. Manter-se atualizado Ter capacidade de negociao. Ser comunicativo e persistente.

3.

6.

4.

4.

ELC 2.5 Propor melhorias UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho. ELC 2.5 Propor melhorias
2.5.4

Utilizando tcnicas de motivao


1. 2. 3. 4. Comunicar-se oralmente e por escrito. Domnio de fundamentos de liderana situacional. Conhecer tcnicas de liderana. Conhecer conceitos das necessidades bsicas (Maslow). Conhecer tcnicas de dinmica de grupo e mediao. Conhecer princpios da cincia comportamental. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica . 1. 2. Aplicar tcnicas de liderana. Avaliar as necessidades humanas das pessoas envolvidas nos processos de produo e manuteno. Aplicar tcnicas de mediao. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Ter iniciativa. Manter relacionamento interpessoal. Manter-se informado. Ter capacidade de negociao. Ser comunicativo e persistente. Ter habilidade de reconhecimento. Ter autonomia. Transmitir credibilidade. Ter capacidade de agregao.

3.

5.

6. 7.

7.

99

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 2.5.5 ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 2 Implementar a instalao , a produo e a manuteno de processos de produo e usinagem, de acordo com normas tcnicas, de qualidade, ambientais, de sade e segurana no trabalho.

Identificando potenciais de melhoria


1. 2. 3. Conhecimento de tecnologias de mquinas e equipamentos. Domnio dos processos de produo e de manuteno. Utilizar editor de textos, planilhas eletrnicas, apresentao eletrnica , banco de dados e software de Modelamento e Simulao . Comunicar-se oralmente e por escrito. Domnio de desenho tcnico e desenho assistido por computador. 1. 2. 3. Avaliar processos de produo e manuteno. Avaliar desempenho de mquinas e equipamentos. Avaliar desempenho dos recursos humanos e materiais. Avaliar os pontos crticos do processo. Elaborar relatrios e propostas de melhorias. 1. 2. 3. 4. 5. Ter iniciativa. Ser detalhista. Ser observador. Ter perspiccia. Ter conscincia prevensionista em relao sade e segurana do trabalho e ambiental.

4. 5.

4. 5.

ELC 2.5 Propor melhorias

100

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 3.1.1 Negociando com clientes e fornecedores DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1. 2.

UC 3 Coordenar

3.

Comunicar-se oral e por 1. escrito Ter domnio de editor de texto, planilha eletrnica e Internet Saber argumentar

Negociar com fornecedores

clientes

e 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10.

Saber negociar Ser analtico Ser avaliativo Ter empatia Saber ouvir Argumentar tecnicamente Ser tico

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.

3.1.2 Comunicando-se com outros nveis hierrquicos

1. 2.

ELC 3.1

3. 4.

Comunicar-se oral e por escrito Ter domnio de editor de texto, planilha eletrnica e Internet Saber argumentar Utilizar o nvel de fala adequado ao interlocutor

1. 2.

Adotar comportamento adequado situao Decodificar mensagens implcitas ao ato de comunicao

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Ter empatia Ser avaliativo Saber ouvir Argumentar tecnicamente Ser tico Manter relacionamento interpessoal

Relacionar Com Pessoas

101

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 3.1.3 Administrando conflitos ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3 Coordenar

1. 2.

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.

3. 4.

Comunicar-se oral e por escrito Ter domnio de editor de texto, planilha eletrnica e Internet Saber argumentar Utilizar o nvel de fala adequado ao interlocutor

1.

Aplicar tcnicas de Liderana 1. 2. 3. 4. 5. 6.

Ter empatia Ser avaliativo Saber ouvir Argumentar tecnicamente Ser tico Manter relacionamento interpessoal 7. Ter equilbrio emocional 8. Ser prudente 9. Ser sutil 10. Ter autoridade 11. Ser ponderado 12. Ser pro ativo

ELC 3.1 Relacionar Com Pessoas

102

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 3.1.4 Argumentando tecnicamente e consistentemente DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

1. 2. 3.

Comunicar-se oral e por escrito Saber elaborar perguntas Saber argumentar

1. 2.

Aplicar tcnicas de relaes humanas Aplicar tcnicas de conduo de reunio

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

UC 3 Coordenar equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.

Ter empatia Ser avaliativo Saber ouvir Argumentar tecnicamente Ser tico Manter relacionamento interpessoal Ter equilbrio emocional Ser prudente Ser sutil Ter autoridade Ser ponderado Ser pro ativo Respeitar individualidades

ELC 3.1 Relacionar-se Com Pessoas

103

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos ) 3.1.5 Negociando metas ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3 Coordenar

1. 2. 3.

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.

Comunicar-se oral e por escrito Saber elaborar perguntas Saber argumentar

1. 2. 3. 4. 5.

Aplicar tcnicas de planejamento Aplicar tcnicas de conduo de reunio Interpretar dados tcnicos Aplicar tcnicas de motivao Definir parmetros para o alcance das metas propostas

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17.

Ter empatia Ser avaliativo Saber ouvir Argumentar tecnicamente Ser tico Manter relacionamento interpessoal Ter equilbrio emocional Ser prudente Ser sutil Ter autoridade Ser ponderado Ser pro ativo Respeitar individualidades Ser orientador Ser facilitador Incentivar pessoas Ser objetivo

ELC 3.1 Relacionar Com Pessoas

104

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 3.2.1 Identificando competncias 1. 2. 3. 4. 5. Comunicar-se oral e por escrito 1. Utilizar nvel de fala adequado ao interlocutor 2. Transitar nas vrias culturas organizacionais Possuir esprito empreendedor 3. Ter perfil de Coach ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

Identificar profissionais com caractersticas de liderana Identificar as caractersticas tcnicas e comportamentais dos profissionais Treinar constantemente as pessoas da equipe

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13.

Ser observador Saber ouvir Ser organizado Ser avaliativo Ser imparcial Ser flexvel Ter liderana Ter viso sistmica Ter relacionamento interpessoal Ter empatia Valorizar pessoas Saber avaliar Ser tico

UC3 Coordenar

3.2.2 Definindo atividades 1. Domnio das qualidades 1. pessoais Comunicar-se oral e por escrito 2. Ter viso macro da organizao 3. Identificar o potencial tcnico dos profissionais Identificar caractersticas pessoais dos profissionais da equipe Compatibilizar o servio a ser executado com o potencial tcnico e caractersticas pessoais dos profissionais da equipe Identificar as caractersticas tcnicas das atividades a serem realizadas Identificar a relao inter e intra-reas das atividades da empresa 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ter conscincia ecolgica Saber delegar Ter sinergia Ter autoridade Desenvolver o autoconhecimento 10. Respeitar as pessoas

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.


ELC 3.2 Montar equipes

2. 3.

4.

5.

105

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 3.2.3 Definindo metas claras ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3 Coordenar

1. 2. 3. 4. 5.

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho


ELC 3.2 Montar equipes

Comunicar-se oral e por escrito 1. Ter viso macro da organizao Ter conhecimento do ambiente 2. onde a empresa est inserida Ser negociador Ter informao sobre Plano 3. estratgico organizacional

Identificar potencial dos profissionais da equipe Identificar a interrelao entre os vrios seguimentos da organizao com a sua rea Planejar estrategicamente sua rea

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ter conscincia ecolgica Saber delegar Ter sinergia Ter autoridade Desenvolver o autoconhecimento 10. Ter relacionamento interpessoal 11. Trabalhar em equipe 12. Ser transparente

3.2.4 Identificando necessidades 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Comunicar-se oral e por escrito 1. Ter domnio da planilha eletrnica Ter domnio de leitor de texto 2. Apresentar as necessidades por correio eletrnico Elaborando o fluxograma Pesquisas na interne Ter uma viso macro da organizao Identificar Recursos fsicos, humanos necessrios ao tipo de servio priorizar seqncia adequada necessidade 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ser comunicativo Saber delegar Ter sinergia Ter autoridade Ter relacionamento interpessoal 10. Trabalhar em equipe 11. Ser transparente

106

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 3.3.1 orientando a execuo do trabalho 1. 2. 3. 4. 5. Comunicar-se oral e por escrito Ter domnio da planilha eletrnica Ter domnio de leitor de texto Ter amplo conhecimento do seu trabalho Ter viso macro da organizao 1. ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3

Coordenar

2. 3. 4.

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho

Identificar a seqncia, etapas necessrias para realizar o trabalho Aplicar tcnicas de segurana Demonstrar tecnicamente a execuo do trabalho Relacionar-se com respeito com as pessoas

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18.

Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ser comunicativo Saber delegar Ter sinergia Ter autoridade Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ser transparente Ser orientador Ter empatia Ser organizador Definir prioridades Ser transparente Ter responsabilidade Comportar-se adequadamente

ELC 3.3 Liderar Equipes

107

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 3.3.2 Motivando equipes 1. 2. Comunicar-se oral e por escrito Canalizar a energia emocional de forma positiva em direo s oportunidades e solues Dar e receber feedback Aceitar e incentivar o surgimento de sugestes 1. 2. 3. 4. 5. 6. Aplicar tcnicas de motivao Estabelecer metas desafiadoras Valorizar os colaboradores Compartilhar as dificuldades Incentivar a atualizao dos profissionais Valoriza colaborao mtua 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ser comunicativo Saber delegar Ter sinergia Apoiar equipe Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ser transparente Ser orientador Ter empatia Ser organizador Ser pro ativo Ser transparente Ter responsabilidade Comportar-se adequadamente ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3

Coordenar

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.

3. 4.

ELC 3.3 Liderar Equipes UC 3 Coordenar


3.3.3 delegando responsabilidades 1. 2. Comunicar-se oral e por escrito 1. Dar apoio sem retirar responsabilidade 2. Desenvolver o esprito de liderana na equipe Usar tcnicas desafiadoras como instrumento de motivao da equipe 3. 4. 5. 6. 7. 8. Identificar as competncias dos profissionais de equipe Aplicar tcnicas de conduo de reunio Valorizar os colaboradores Compartilhar as dificuldades Incentivar a atualizao dos profissionais Definindo prazos e metas Aplicar tcnicas de delegao Motivar a equipe a assumir responsabilidades 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ser comunicativo Saber delegar Ter sinergia Apoiar equipe Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ser transparente Ser orientador Ter empatia Ser organizador Ser pro ativo Ser transparente Ter responsabilidade Comportar-se adequadamente Ser prudente Ter liderana Ser descentralizador

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.


ELC 3.3 Liderar equipes

3. 4.

108

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 3.3.4 Administrando com transparncia tica DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3 Coordenar

1.

Comunicar-se oral e por escrito

1. 2. 3. 4.

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho

5. 6. 7.

Definindo prazos e metas Estabelecendo metas possveis Estimulando valores Dar feedback aos profissionais sobre sua coordenao Aplicar tcnicas administrao de pessoas Utilizar pesquisa de clima organizacional Estimular os profissionais a superar suas limitaes

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21. 22.

Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ser comunicativo Saber delegar Ter sinergia Apoiar equipe Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ser transparente Ser orientador Ter empatia Ser organizador Ser pro ativo Ser transparente Ter responsabilidade Comportar-se adequadamente Ser prudente Ter liderana Ser descentralizador Administrar conflitos

ELC 3.3 Liderar Equipes

109

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 3.3.5 Avaliando Desempenho 1. Manter registro de 1. informaes sobre o desempenho das pessoas Respeitar as individualidades Avaliar de modo amistoso, descontrado. Saber abordar os progressos e as conquistas alcanadas Evitar comparaes pessoais Avaliar o desempenho da equipe sob todos os ngulos ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3 Coordenar

Aplicar tcnicas de avaliao de desempenho

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.


ELC 3.3

2. 3. 4.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

5. 6.

Ser tico Saber avaliar Ser imparcial Ser organizado Ser transparente Ser analtico Saber ouvir Ter empatia Manter relacionamento interpessoal 10. Ter princpio de justia 11. Saber reverter 12. Saber reacender

3.3.6 Valorizando os Colaboradores 1. Ter claro quais so os valores fundamentais das pessoas Incentivar bons resultados Corrigir prontamente maus resultados Promover pessoas 1. 2. 3. Saber elogiar um bom desempenho Aplicar Tcnicas de encorajar iniciativas Aplicar Tcnicas de Administrao de pessoal 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Ser tico Saber elogiar Ser imparcial Ser transparente Saber ouvir Ser emptico Manter relacionamento interpessoal

2. 3.

Liderar Equipes UC 3 Coordenar

4.

3.3.7 Cumprindo o Planejado 1. 2. 3. 4. 5. 6. Elaborar cronogramas Delegar tarefas Envolver as pessoas com foco nos objetivos Aplicar tcnica ganha-ganha nos processos Assegure que a meta entusiasme a equipe Permitir que todos decidam como cumprir o planejado 1. 2. 3. 4. Aplicar o cronograma estabelecido Orientar as pessoas sob sua coordenao Tcnicas de motivao Aplicar tcnicas de administrao do tempo 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Ser organizado Ser focado Manter relacionamento interpessoal Ser disciplinado Ser pr-ativo Ser objetivo Ter sinergia Ser transparente

Equipes de acordo com normas de qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.

ELC 3.3 Liderar Equipes

110

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 3.4.1 Avaliando Desempenho 1. 2. Comunicar-se oral e por escrito Utilizar nvel de fala adequado ao interlocutor 3. Possuir esprito empreendedor 4. Ter perfil de Coach 5. Fazer a avaliao de modo amistoso e Descontrado 6. Promover o desenvolvimento sempre 7. Saber abordar os progresso e as conquistas alcanadas 8. Saber usar os erros cometidos como lio para o futuro 9. Dar espao para opinies 10. Saber identificar sinais de desinteresse pela empresa 1. 2. 3. ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3

Coordenar equipes de acordo com normas de Qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.
ELC 3.4 Propor Treinamento s

4.

Identificar se sua mensagem foi recebida e compreendida Saber avaliar o tipo de reao que ela provocou Reler os registros de avaliao periodicamente para verificar se houve avanos Formar uma viso objetiva de seus desempenhos anteriores

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16.

Ser observador Saber ouvir Ser organizado Ser avaliativo Ser imparcial Ser flexvel Ter liderana Ter viso sistmica Ter relacionamento interpessoal Ter empatia Valorizar pessoas Saber avaliar Ser tico Ser correto Saber reverter Saber reacender

3.4.2 Identificando Necessidades 1. Domnio das qualidades pessoais 2. Comunicar-se oral e por escrito 3. Ter viso macro da 4. Organizao 5. Saber encorajar iniciativas 6. Saber agradecer e recusar as sugestes recebidas 7. Estimular a equipe a dividir as idias e a se ajudar mutuamente 8. Criar um ambiente 9. Cooperativo, saudvel. 10. Permitir a equipe usar e aprimorar suas capacidades 1. 2. Identificar o potencial tcnico dos profissionais Identificar caractersticas pessoais dos profissionais da equipe Compatibilizar o servio a ser executado com o potencial tcnico e caractersticas pessoais dos profissionais da equipe Identificar as caractersticas tcnicas das atividades a serem realizadas 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ter conscincia ecolgica Saber delegar Ter sinergia Ter autoridade Desenvolver o autoconhecimento

3.

4.

111

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


COMPETNCIAS UNIDADES DE COMPETNCIA BSICAS (fundamentos tcnicos e cientficos) 3.5.1 Elaborando Treinamentos 1. 2. 3. 4. 5. Comunicar-se oral e por escrito Ter domnio de leitor de texto Ter amplo conhecimento do seu trabalho Ter viso macro da organizao Escolher Treinamentos curtos e regulares aos de longa durao Saber preparar o desenvolvimento de sua equipe Procurar treinamentos para resolver as necessidades, aspectos negativos 1. 2. ESPECFICAS (capacidades tcnicas) DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

3.

6.

4.

UC 3 Coordenar equipes de acordo com normas de Qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho.

Incentivar o aperfeioamento sempre que puder Saber identificar quais as habilidades a equipe deve adquirir para o cumprimento das metas Planejar pausas entre os treinamentos que permitam avaliar e revisar se houve progresso Utilizar Tcnicas de Apresentao Relacionar-se com respeito com as pessoas Analisar os cursos para julgar os benefcios que daro a equipe Escolher Treinamentos curtos e regulares aos de longa durao

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17.

7.

5. 6.

Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ser comunicativo Saber delegar Ter sinergia Ter autoridade Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ser transparente Ser orientador Ter empatia Ser organizador Definir prioridades Ter responsabilidade Comportar-se adequadamente

7.

3.5.2 Ministrando Treinamentos 1. 2. 3. 4. Comunicar-se oral e por escrito Ter domnio de leitor de texto Ter amplo conhecimento do seu trabalho Ter viso macro da organizao Escolher Treinamentos curtos e regulares aos de longa durao Saber preparar o desenvolvimento de sua equipe Procurar treinamentos para resolver as necessidades, aspectos negativos Oua a opinio dos treinados sobre os cursos ministrados Ao final de cada dia, pergunte se a equipe avanou 1. 2. 3. 4. Procure o melhor curso de treinamento Use consultores para ministrar os cursos Incentivar o aperfeioamento sempre que puder Saber identificar quais as habilidades a equipe deve adquirir para o cumprimento das metas Planejar pausas entre os treinamentos que permitam avaliar e revisar se houve progresso Utilizar Tcnicas de Apresentao Analisar os cursos para julgar os benefcios que daro a equipe Avaliar os Custos Saber Revisar e atualizar as qualificaes de sua equipe para enfrentar com sucesso desafios atuais e futuros 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. Ser tico Ser analtico Saber ouvir Saber negociar Ser comunicativo Saber delegar Ter sinergia Ter autoridade Ter relacionamento interpessoal Trabalhar em equipe Ser transparente Ser orientador Ter empatia Ser organizador Definir prioridades Ter responsabilidade Comportar-se adequadamente

ELC 3.4 Treinar Pessoas

5.

6.

5.

7.

6. 7.

8. 9.

8. 9.

112

ANLISE DO PERFIL PROFISSIONAL: Tecnlogo em Fabricao Mecnica


UNIDADES DE COMPETNCIA COMPETNCIAS BSICAS ESPECFICAS (fundamentos tcnicos e (capacidades tcnicas) cientficos) 3.5.3 Utilizando Tcnicas de Apresentao 1. 2. 3. Comunicar-se oral e por escrito Ter domnio de leitor de texto Saber utilizar softwares para apresentao (Power Point,Transparncia,) Argio Dinmicas de Grupo Preparar plano de aula Preparar Cronograma 1. Planejar as aulas, o material a ser utilizado com antecedncia Aplicar Tcnicas Pedaggicas Estudar com profundidade o tema a ser abordado Utilizar Tcnicas, Estratgias, adequadas para a apresentao. Preparar o ambiente torn-lo o melhor possvel. Aplicar Tcnicas de Situao Problema Motivar e estimular o envolvimento ao Treinamento DE GESTO (capacidades sociais, metodolgicas e organizativas)

UC 3 Coordenar equipes de acordo com normas de Qualidade, ambientais e de sade e segurana no trabalho. ELC 3.4 Treinar Pessoas

2. 3. 4.

4. 5. 6. 7.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7.

5. 6. 7.

Ser tico Ser analtico Saber ouvir Ser comunicativo Ter sinergia Ter autoridade Ter relacionamento interpessoal 8. Comportar-se adequadamente 9. Ser Orientador 10. Ser Treinador 11. Ser Objetivo 12. Ser Organizado

113

ANEXO 3
CONTROLE DE REVISES REV. DATA NATUREZA DA ALTERAO - Alterao da distribuio semestral da grade curricular para anual. - Introduo de LIBRAS (Lngua Brasileira de Sinais) como unidade optativa. - Introduo de contedo sobre Relaes tnico-raciais e ensino de histria e cultura afro-brasileira e africana na unidade curricular Metodologia do Trabalho Cientfico. - Alterao com a excluso dos currculos do corpo docente. - Alterao com a atualizao da bibliografia bsica e complementar das unidades curriculares.

01

15/01/2013

02

15/05/2013

114

Vous aimerez peut-être aussi