Vous êtes sur la page 1sur 2

Outros produtos

Autor(es): Andr Ricardo Alcarde

Busca r Busca Avanada

Da cana-de-acar pode-se aproveitar praticamente tudo, pois os subprodutos e resduos podem ser utilizados na alimentao humana e animal, como fertilizantes de plantas e para a co-gerao de energia. Dentre os subprodutos e resduos, destacam-se: Bagao: resduo fibroso da extrao do caldo pelas moendas. A quantidade produzida depende do teor de fibra da cana processada, apresentando, em mdia, 46% de fibra e 50% de umidade, resultando, aproximadamente, em 280 quilos de bagao por tonelada de cana processada. Pela proporo em que produzido e devido sua composio, o bagao (Figura 1) constitui-se em um dos mais importantes subprodutos para a indstria sucroalcooleira. Suas principais aplicaes so: combustvel para caldeira, produo de celulose e na alimentao de gado confinado.

Fig. 2. Depsito de bagao para co-gerao de energia eltrica. Foto: Raffaella Rossetto.

Torta de filtro: resduo da filtrao mecnica do lodo na fabricao do acar e tambm na do lcool direto, quando o caldo submetido ao tratamento de clarificao. A torta de filtro (Figura 2) produzida na proporo de 20 a 40 quilos por tonelada de cana, apresentando, em mdia, 75% de umidade e utilizada como fertilizante, rica fonte de fsforo.

Fig. 2. Torta de filtro. Foto: Raffaella Rossetto.

Melao (ou mel final): constitui-se no principal subproduto da indstria do acar, sendo produzido na proporo de 40 a 60 quilos por tonelada de cana processada. No Brasil, devido ao elevado teor de acares totais e demais componentes, o melao utilizado, sobretudo, na fabricao de lcool etlico, sendo aproveitado, tambm, em outros processos biotecnolgicos como matria-prima para a produo de protena, raes, levedura prensada para panificao, antibiticos, entre outros. Vinhaa: resduo da destilao do vinho. Sua produo , normalmente, relacionada de lcool, variando na proporo de 12 a 18 litros de vinhaa por litro de lcool, dependendo da natureza da matria-prima processada. Suas principais aplicaes so para a alimentao de animais, produo de protenas (biomassa), produo de metano e fertilizao de solos, sendo esta ltima a mais utilizada. leo fsel: constitudo de lcoois (lcool etlico e superiores), furfural, aldedos, cidos graxos etc. O leo fsel produzido na proporo de 0,05 a 0,2 litros para 100 litros de lcool, apresentando uma composio varivel em funo da natureza e qualidade da matria-prima, bem como da qualidade do lcool produzido. matria-prima para processamento de refinao, de onde se extraem lcoois com diversos graus de pureza e para obteno de outras substncias qumicas, como, por exemplo, solventes. lcool bruto: constitudo por uma mistura impura de gua e lcool. O lcool bruto produzido na proporo de um a cinco litros por 100 litros de lcool, em funo da natureza da matria-prima, da qualidade do lcool a ser produzido e das condies operacionais do aparelho de destilao. O lcool bruto encontra aplicao na produo de lcoois extra-fino e neutro, sendo tambm empregado como combustvel. Levedura seca: obtida da secagem de uma parte do leite de levedura sangrado no processo de conduo da fermentao. A levedura seca, que produzida na proporo de 2,5 quilos para 100 litros de lcool, possui em sua composio 35% de protena e alto teor de vitaminas do complexo B, encontrando aplicao especialmente na composio de raes animais.

Vous aimerez peut-être aussi