Vous êtes sur la page 1sur 9

04/10/2013

Tema 2: Interao Estratgica e o Equilbrio de Nash


Professor Me. Jefferson Dias

Objetivos de Aprendizagem
Como se modela um jogo. Quais so os elementos fundamentais em uma interao estratgica, e que tipos de modelos podem ser construdos. Quais so os possveis resultados a serem esperados de jogos de informao completa, assim como do equilbrio de Nash.

O Mercado e a Teoria dos Jogos


Uma montadora de automveis est decidindo se reduz o preo de seu modelo de carro com vendas mais baixas. O que acontecer com as vendas das empresas que produzem modelos concorrentes ao seu? Considerando essa possibilidade, como ficar a programao de produo das empresas concorrentes?

04/10/2013

O Mercado e a Teoria dos Jogos


Uma indstria de eletrnicos est decidindo se constri uma nova fbrica em um mercado no qual ela ainda no possui nenhuma. Quais podero ser as reaes das concorrentes que ali j esto instaladas? Essa possibilidade poderia influenciar os planos de investimentos em capacidade produtiva das empresas j instaladas?

Tipos de Jogos
Jogo simultneo: jogo em que os participantes esto tomando deciso simultaneamente. Ex.: jogo de futebol. Jogo sequencial: jogo em que um participante sempre joga aps seu oponente tomar sua deciso. Em alguns jogos pode existir a vantagem da primeira jogada. Como fazer? Ex.: jogo de xadrez.

Conceitos Importantes
Jogo de informao completa: jogos cujas informaes so conhecidas por ambas as partes, e ambas partes sabem que ambas as partes possuem esse conhecimento. Jogo de informao incompleta: so jogos em que as caractersticas dos jogadores no so de conhecimento comum, o que tem consequncias sobre as recompensas dos jogadores, uma vez que por meio dessas recompensas que expressamos, em jogos, a natureza dos jogadores.

04/10/2013

Elementos Bsicos de um Jogo


Jogadores: quem est envolvido Regras: quem joga e quando? O que ele sabe quando joga? O que ele pode fazer? Resultados: para cada conjunto de aes possvel, qual o resultado do jogo. Payoffs (ganho): quais so as preferncias dos jogadores sobre os possveis resultados do jogo?

A Batalha dos Sexos


Um casal est decidindo sobre onde ir no fim de semana. Se o homem for ao futebol, ele se sente totalmente satisfeito (10), mas a mulher no (5) Se a mulher for ao cinema, ela se sente totalmente satisfeita (10), mas o homem no (5). Se eles sairem sozinhos, ambos se sentem totalmente insatisfeitos (0). Como resolver essa situao?!?!?

04/10/2013

Representao Matricial ou Estratgica de um Jogo


Abatalhadossexos sairounosairjuntos
Estratgias paraohomem Mulher futebol 10,5 cinema 0,0 Estratgias paraa mulher

futebol Homem cinema

0,0

5,10

Payoff dohomem

Payoff damulher

O Dilema dos Prisioneiros


Formulado por Albert W. Tucker em 1950 para ilustrar a dificuldade de se analisar certos tipos de jogos (decises). Situao: Al e Bob so capturados e acusados de um crime. Presos em celas separadas e sem poderem se comunicar, recebem uma proposta do delegado de planto.

O Dilema dos Prisioneiros Vamosassistiragoraaovdeodo dilemadosprisioneiros.Ateno!

04/10/2013

O Dilema dos Prisioneiros

O Dilema dos Prisioneiros


Cada um pode escolher entre confessar ou negar o crime. Se nenhum deles confessar, ambos sero submetidos a uma pena de um ano. Se os dois confessarem, ento ambos tero uma pena de 5 anos. Mas se um confessar e o outro negar, ento o que confessou ser libertado e o outro ser condenado a 10 anos de priso.

O Dilema dos Prisioneiros


Al pensaria: Duas coisas podem acontecer: Bob pode confessar ou Bob pode negar. Se Bob confessar, ento melhor para mim confessar tambm. Se Bob no confessar, ento eu fico livre se eu confessar. Em qualquer um dos casos melhor para mim confessar

Qual seria a melhor soluo?!?

04/10/2013

O Dilema dos Prisioneiros


Bob confessar Al confessar negar (-5, -5) (-10, 0) negar (0, -10) (-1, -1)

Matriz de Recompensas/Resultados Modelo matricial que representa as possibilidades de decises que podem ser tomadas

O Dilema dos Prisioneiros

Confessar (ou trair) a melhor opo, independentemente da deciso do outro prisioneiro; Confessar, em teoria dos jogos, chamada de estratgia dominante; Se o esquema de incentivos (matriz de recompensas) de um jogo demonstra que um jogador no precisa se preocupar com a deciso alheia, porque existe uma opo melhor independente do competidor, ento ele deve escolher a estratgia dominante; Se ambos agirem de forma racional, ento a tendncia ambos escolherem confessar.

04/10/2013

O Dilema dos Prisioneiros


Haveria uma soluo de equilbrio entre as partes?

Equilbrio de Nash
Uma soluo de equilbrio, ou equilbrio do jogo, ou Equilbrio de Nash, representa uma situao em que, em um jogo envolvendo dois ou mais jogadores, nenhum jogador tem mais a ganhar mudando sua estratgia unilateralmente.

O Dilema dos Prisioneiros


Bob confessar Al confessar negar (-5, -5) (-10, 0) negar (0, -10) (-1, -1)

No dilema o perfil de estratgia confessar/confessar um equilbrio de Nash. De fato, se um prisioneiro confessar e o outro no, aquele fica preso por 10 anos, ao invs de 5 caso tivesse confessado. E ambos negarem no seria um equilbrio?!?

04/10/2013

O Dilema dos Prisioneiros


Voc acha que essa seria a melhor opo?

O Dilema dos Prisioneiros

O grande problema que, embora ambos confessarem seja um equilbrio de Nash, este, na realidade, no o melhor resultado. Ambos ficarem em silncio seria um resultado melhor pelo fato de cada um ficar com apenas um ano de priso. A escolha do melhor individual, portanto, conduz traio mtua, enquanto que a colaborao proporcionaria melhores resultados. Temos um equilbrio ineficiente.

04/10/2013

O Dilema dos Prisioneiros


E se eles pudessem combinar as aes?

O Dilema dos Prisioneiros

Veja que se eles pudessem combinar as aes ou seja, pudessem se comunicar quem garantiria que ambos iriam cumprir sua palavra? Ambos teriam um incentivo (uma recompensa maior) para no manter a palavra, visto que quebrando o acordo poderiam sair livres da situao. Temos, portanto, o que poderamos chamar de dilema de confiana, o qual ser abordado novamente nos prximos temas.

Tutoria no Moodle
At o nosso prximo encontro! Prof. Me. Jefferson Dias

Vous aimerez peut-être aussi