Vous êtes sur la page 1sur 7

Fisiologia aula 06

O sistema sensorial dividido em duas partes: -Receptores sensoriais, ou seja, aqueles que recebem os estmulos seja um estimulo externo como a luz, minha voz, tato como interno como pH, presso, que fazemos de forma mais inconsciente. Essas informaes vo atravs de vias neurais at o sistema nervoso central, em regies especificas, ou seja, o tato vai pra uma regio neural diferente do paladar, mas todas elas do a percepo da sensao. Receptores entram em contato e vo traduzir e as vias neurais que levam at as regies corticais. Ns temos dois tipos de sensibilidade (capacidade de detectar e processa uma informao sensorial gerada por estmulos tanto do meio interno quanto do meio externo), temos a sensibilidade especial (viso, audio, olfato, gustao e equilbrio) e sensibilidade somtica (somestesia como tato, temperatura, dor, propriocepo). Os estmulos tm quatro propriedades (importantes para diferenciar se estamos na praia ou levando uma alfinetada) 1. Modalidade: Define a classe geral do estimulo, ou seja, determina o tipo de energia que transmitida e isso est relacionado aos receptores, ento os receptores so aqueles que vo responder a modalidades diferentes, tenho uma modalidade que o tato, outra que a viso. Ento tendo diversas modalidades teremos diversos receptores, ento os receptores do tato so estimulados pelo tato e no pela luz, mas os fotorreceptores da retina sero estimulados pela luz. E assim percebemos que cada modalidade, ou seja, cada caracterstica que temos de estimulo como tato, audio e paladar tero receptores especficos e eles vo entender aquele estmulos, na cabea temos os chamados sentidos especiais, sabemos que estamos de cabea pra baixo atravs dos receptores do sistema vestibular, temos os fotorreceptores que esto na retina relacionado viso, temos os quimiorreceptores tanto pro olfato quando pro paladar, s que do olfato os quimiorreceptores so volteis e sentimos o cheirinho da comida. Na audio os estmulos so ondas de som, no sistema somestesico espalhado por todo corpo temos uma energia que mecnica que pode ser presso ou vibrao (mo prxima ao alto falante), energia trmica. Presso e temperatura so receptores diferentes (sol ou lendo?). intuitivo que se temos receptores diferentes, que a via e todas as informaes para chegar ao sistema nervoso central ser parecida, mas diferentes). Temos estmulos chamados lesivos ou potencial lesivos que podem causar dor, e temos receptores por todo nosso corpo que informa posio dos membros, por isso mesmo de olhos fechados conseguimos determinar se estamos de braos levantados ou no. E ainda temos os rgos sensrias j nas vsceras dando ideia de pH, presso, medindo a glicemia mas completamente inconsciente.

2. Localizao: representada pelo conjunto de receptores dentro do sistema sensorial que so as fibras, informando exatamente onde o estimulo feito, conseguimos determinar de onde vem o estimulo sonoro, de tato. OBS: No olfato e paladar no temo muito essa relao. importantssimo no tato (ajuda a diferenciar um alfinete no dedo da mo e no p). Campo receptor Ns temos reas inervadas por uma fibra, e cada rea dessas chamada de campo receptor, e cada campo receptor inervado por uma fibra sensorial. Quando estimulados a informao traduzida e levada atravs de potencial de ao at o SNC. A quantidade de inervao maior no centro do campo receptivo e menor na periferia. 3. Intensidade: Est relacionada s taxas de disparos, ou seja, potenciais de ao. Pode ser fracos ou fortes potenciais de ao 4. Durao: Tempo que aqueles disparos acontecem. Pode ser curta ou longa.

Enquanto o estimulo est ali ele gera potencial de ao, liberando uma quantidade maior de neurotransmissor, sendo essa liberao de neurotransmissores proporcional frequncia e a durao do potencial de ao. Via sensorial ascendente A via que vai levar essa sequencia de informaes at o SNC, considerada uma cadeia de neurnios. Ento todos os sentidos se relacionam com o sentindo ascendente, saindo da periferia levando a informao do tipo de receptor e localizao do estimulo. A fibra que capta o estmulo chamada de neurnios de primeira ordem, estes fazem sinapse com os neurnios de segunda ordem na medula ou no bulbo (tronco enceflico), estes vo at o tlamo onde fazem sinapse com os neurnios de terceira ordem, e estes agora levam at a regio especifica do crtex (se for de tato na regio do crtex somestsico, se for estimulo visual pra regio do crtex visual).

Lembrando: Olfato no passa pelo tlamo. O tlamo uma regio muito importante, chamada de regio integradora do sentindo porque todos os sentidos, com exceo do olfato, passam pelo tlamo. Como que o crebro discrimina as diferentes formas modalidades (tato, viso)? Especificidade dos receptores, via rotulada (especifica de cada receptor/ estimulo), organizao topogrfica da via sensorial (regies do crebro responsveis por cada estimulo). OBS: A localizao da audio est relacionada com a frequncia da onda sonora. No tlamo existem diferentes ncleos que recebem os diferentes estmulos, estes ncleos so chamados de ncleos de retransmisso (rel), reas sensoriais primarias As informaes so ento enviadas para reas especificas como, por exemplo, a viso pro crtex visual primrio, o tato pro crtex somestesico primrio e a audio por crtex aditivo primrio. primrio porque recebe a primeira informao, e temos tambm os secundrios que vo aprimorar, nos dar a exata informao de localizao e cor. O crtex associativo vai associar mais de uma informao/ sentido como, por exemplo, um co latindo atrs de voc ou vindo de um rdio teremos reaes diferentes, ele integra memoria (sentir um cheiro e lembrar da infncia, sentir perfume e lembrar da pessoa). No giro ps central nos temos o crtex somestesico grudado nele temos o crtex gustativo, na regio occipital temos o crtex visual e na parietal o crtex auditivo (O crtex auditivo ela fala parietal mas pelo desenho do slide parece ser temporal). reas do crtex associativo Depois da percepo nas regies primaria e secundria, vai pro cortex associativo Resumindo: 1. Cada receptor mais sensvel a um tipo particular de estmulo. 2. Um estmulo acima do limiar desencadeia potenciais de ao em um neurnio sensorial que se projeta para o SNC. 3. A intensidade e a durao do estmulo so codificadas pelos padro de potenciais de ao que chegam ao SNC. 4. A localizao e a modalidade do estimulo so codificadas de acordo com quais receptores so ativados ou (no caso do som) pelo tempo de ativao do receptor. (chega primeiro a um ouvido depois a outro)

5. Cada via sensorial projeta-se para a regio especfica do crtex cerebral dedicada a um campo receptivo particular. O crebro pode ento determinar a origem de casa sinal de entrada. Sistema somestesico Somestesia: a combinao de subsistemas que transmite ao crebro sinais sobre vrios aspectos do corpo, como temperatura, tato, dor. Na somestesia existe algumas funes que so as: - Funes Exteroceptivas, vulgarmente chamada de tato, engloba a mecanorecepo (tato), termorecepo e Nocirecepo (dor). -Funes Proprioceptivas: informaes vestibulares e musculoesquelticas -Funes Interoceptivas: Mais inconsciente relacionadas ao pH, temperatura, liberao de hormnios. Tato Percepo sobre as caractersticas dos objetos que tocam a pele de leve, na nossa pele espalhada por todo nosso corpo temos receptores. Receptores, mecanoreceptores: So receptores cutneos que vo dar a informao de dor superficial (lenta e rpida), temperatura (frio e calor), tato-presso; tato-vibrao, coceira ou prurido (ocorre na pele e na mucosa). -Corpsculo de Meissner: prximo epiderme, campos receptivos pequenos com resposta (disparo de potencial de ao) com adaptao rpida (ele dispara no inicio e quando o estimulo for retirado que responderemos a ele novamente), est relacionado ao movimento (caneta na mo) -Corpsculo de Pacini: na derme, campos receptivos grandes, sem preciso, pois comandam grandes regies, com adaptao rpida. Esto mais relacionados a vibrao (mo no alto falante) -Discos de Merkel: prximo epiderme, apresentam campos receptivos pequenos com adaptao lenta (enquanto o estimulo estiver presente h resposta). Alta preciso! - Corpsculo de Ruffini: na derme, campos receptivos grandes com adaptao lenta. Relacionado ao movimento. Existem ainda terminaes livres que levam a sensao de dor. H diferentes campos receptivos por todo corpo, sendo na boca, dedo essa discriminao bem pequenininha enquanto nas costas, antebrao e panturrilha a discriminao bem maior. Ou seja, uma fibra inerva uma rea bem maior nas costas do que na boca. Quando estimulamos com duas peas, mas esse estimulo cai dentro de um mesmo campo sensorial, s uma fibra estimulado logo temos a percepo de s um estimulo. Percepo do crebro do nosso corpo, de acordo com os campos receptores:

Homunculo (Beeel) Informao chegando ao SNC Ao captar o estimulo pelo receptor, a fibra conectada a este campo receptor leva a informao at a medula, j que seu corpo celular est na clula ganglionar da raiz dorsal, passa pela raiz dorsal e pelo corno dorsal at chegar medula. Estas fibras so diferentes entre si, apresentando nomes e mielinizao diferentes, nas fibras A podemos observar um maior dimetro e a propagao de 80-120 m/s, que possibilita uma passagem mais rpida da informao. Essa fibras A levam informaes dos Proprioceptores e musculo-esqueletica. Fala das outras na imagem.

Cada raiz dorsal est inervando uma regio determinada, esse territrio chamado de dermtomo. Um estimulo no dedo da mo entra na medula por uma raiz dorsal localizada mais no topo da medula que um estimulo no dedo do p. -Herpes zoster: parecido com herpes labial, mas d no corpo umas bolinhas de gua que vo ficar no dermtomo onde o vrus da catapora se alocou na raiz dorsal Propriocepo Percepo da posio esttica e dinmica do corpo e das suas partes. Quando se bebe h um desequilbrio no cerebelo e perde-se a propriocepo. Est relacionada tambm com a determinao da diferena de pesos dos objetos. Pode ter percepo consciente ou inconsciente (olhos fechados).

Mulher desencarnada: perde a propriocepo, s consegue ficar de p se estivesse de olhos abertos. Os seus receptores esto nos fusos musculares (receptores de estiramento dos msculos), Orgos tendinosos de Golgi (Nos tendes, percebe a tenso muscular) e receptores articulares (detectam mudanas de ngulo, direo e velocidade). Temorrecepo Percepo da temperatura dos objetos e do ar. Ns temos receptores trmicos que so sensveis a variaes de 0,01C , apresentam adaptao rpida, temos receptores por todo o corpo e tambm uns centrais localizados no hipotlamo que do noo de febre. Podemos observar que os receptores do frio respondem em uma faixa de 10C a 25C. Enquanto os receptores do quente disparam entre 30C e 45C. Depois de 45C deixa de responder os receptores de temperatura e passam a responder os receptores de dor. A 38C os receptores para quente disparam potencial de ao, quando a temperatura diminui pra 32C os receptores de frio disparam potenciais de ao

Vias nervosas da Somestesia

1. Coluna-Dorsal/ Lemnisco Medial: Leva informao do tato epicritico (tato fino, consegue tocar e identificar do que falamos), propriocepo e vibrao. Temos estmulos no dedo do p, na mo e na face, que vo transmitir a informao atravs de fibras A (levam informaes do tato), entra na medula pelo gnglio dorsal e vai seguir na espinha via ascendente at o bulbo, seguindo pelo lado ipso-lateral (mesmo lado do estimulo), ai faz sinapse no bulbo com os neurnios de segunda ordem, esses neurnios fazem decussa (cruzar a linha media) para o lado contralateral, esses neurnios de segunda ordem chegam no tlamo onde ocorre sinapse com os neurnios de terceira ordem que levam a informao at o crtex somentesico.

2. Antero-lateral/ Espino-talamico: Leva informao do tato protoptico (tato grosseiro), dor e temperatura. Temos um estimulo trmico que levado atravs de fibras A ou do tipo 6 at a espinha onde faz sinapse com o neurnio secundrio, este decussa para o lado contralateral ao estimulo, ainda na medula onde segue via ascendente at o tlamo (regio integradora), onde faz sinapse com os neurnios tercirios que levam at a regio do crtex. Somestesia

Penfield na dcada de 30 a 50, fazia cirurgia cerebrais e conseguiu determinar experimentalmente a relao de cada regio do crtex com estmulos no corpo. Fez o homnculo, chamado de estmulos de Penfield. Essa distoro observada no s em pessoas mais tambm em diversos animais, essa distoro proporcional a densidade de receptores sensoriais e de tecido nervoso dedicado ao processamento das respectivas informaes.

Vous aimerez peut-être aussi