Vous êtes sur la page 1sur 5

MOVIMENTOS RESPIRATRIOS

O ar um elemento essencial vida, entra e sai dos pulmes constantemente atravs das vias respiratrias, permitindo a ventilao pulmonar. Os pulmes pertencem ao sistema respiratrio e encontram-se dentro da caixa torcica. A caixa torcica protege os pulmes e constituda pelas costelas que esto ligadas coluna vertebral (nas costas) e ao esterno (no peito). As costelas esto ligas umas s outras atravs dos msculos intercostais. A separar a caixa torcica da zona abdominal encontra-se um msculo chamado diafragma que controla os movimentos respiratrios. Cada movimento respiratrio composto por duas fases: A inspirao entrada de ar nos pulmes. A expirao sada de ar nos pulmes.

Num minuto, efetuamos cerca de 14 a 16 movimentos respiratrios, mas este nmero depende das nossas necessidades de oxignio. O ar que entra nos pulmes na inspirao rico em oxignio e mais quente, enquanto que o ar que expulso dos pulmes rico em dixido de carbono e vapor de gua.

SISTEMA RESPIRATRIO HUMANO


O sistema respiratrio humano composto pelos pulmes e pelas vias respiratrias. Pulmes: Os pulmes so rgos elsticos e esponjosos, muito irrigados pelo sangue, esto cobertos pela pleura que os protege do contacto com as costelas, durante os movimentos respiratrios. O pulmo esquerdo mais pequeno do que o direito porque se encontra no lado do corao. As vias respiratrias conduzem o ar que entra e sai dos pulmes. Vias respiratrias: Fossas nasais situam-se dentro do nariz, filtram, aquecem e humedecem o ar que entra nos pulmes. Faringe comum ao sistema respiratrio e digestivo. Laringe composta por cartilagens e comunica com a traqueia.

Traqueia coberta por muco e clios (pelos microscpicos) que removem poeiras e micrbios que possam estar no ar. Brnquios dois tubos que penetram nos pulmes. Bronquolos tubos mais pequenos que resultam de ramificaes dos brnquios. Os bronquolos terminam numas bolsas de ar cobertas por capilares sanguneos,

onde ocorrem as trocas gasosas, que se chamam alvolos pulmonares. Hematose pulmonar A hematose pulmonar o conjunto de trocas que ocorrem nos alvolos pulmonares. O sangue nos pulmes fica rico em oxignio, para ser distribudo pelas clulas de todo o corpo, tornando-se rico em dixido de carbono. Quando o sangue est rico em dixido de carbono, regressa aos pulmes para libertar o dixido de carbono e receber mais oxignio. Cuidados com o sistema respiratrio O sistema respiratrio fundamental para o bom funcionamento do organismo, para o manter saudvel devemos: Evitar ambientes poludos Praticar exerccio fsico No fumar

SISTEMA RESPIRATRIO DOS PEIXES


Os peixes no vm superfcie para respirar porque conseguem fazer trocas gasosas diretamente com a gua. As trocas gasosas so realizadas nas brnquias ou guelras, que so formadas por lamelas finas, dispostas lado a lado e ligadas a ossos chamados arcos branquiais. Estas estruturas encontram-se na cmara branquial e esto protegidas por um osso chamado oprculo. Existem duas cmaras branquiais que se situam em cada lado da cabea.

Hematose branquial Quando o peixe abre a boca entra, nas brnquias, gua que tem oxignio dissolvido, esse oxignio passa para o sangue e o dixido de carbono sai pela fenda oprcular que se forma quando o operculo se abre.

SANGUE
O sangue essencial nossa vida e constitudo por:

Plasma - Lquido amarelado que transporta os elementos figurados e outras substncias como medicamentos ou nutrientes. Glbulos vermelhos, Hemcias ou Eritrcitos - So clulas em forma de disco e sem ncleo, tm cor vermelha devido presena de hemoglobina que transporta o oxignio e o dixido de carbono. Glbulos brancos ou Leuccitos - Tm forma variada e tamanho grande, so responsveis por defender o organismo contra os micrbios.

Plaquetas - So fragmentos de clulas, tm tamanho pequeno e so responsveis pela coagulao do sangue. Quando temos uma ferida so as plaquetas que "tapam" a ferida.

CIRCULAO DO SANGUE
Corao O corao formado por um msculo chamado miocrdio. Est dividido em quatro cavidades: duas aurculas e dois ventrculos. As aurculas e os ventrculos esto divididos pelas vlvulas que impedem que o sangue retroceda (volte para trs). O sangue que rico em oxignio chama-se arterial e circula apenas no lado esquerdo do corao, enquanto que do lado direito circula apenas sangue venoso que rico em dixido de carbono. A dividir o lado esquerdo do direito do corao encontra-se o septo que impede a mistura entre o sangue venoso e arterial. O sangue conduzido para o corao pelas veias e sai do corao pelas artrias, assim, as veias ligam-se s aurculas e as artrias ligam-se aos ventrculos. No seu percurso o sangue entra pela veia cava na aurcula direita, passa para o ventrculo direito e sai do corao em direo aos pulmes pela artria pulmonar. Quando regressa dos pulmes (rico em oxignio) o sangue entra no corao, pela veia pulmonar, para a aurcula esquerda e passa para o ventrculo esquerdo que impulsiona o sangue, pela artria aorta, para todo o corpo. O movimento do sangue no corao deve-se alternncia de contraes e relaxamentos do corao.

Circulao sangunea O sangue sai do corao pelas artrias que se ramificam em arterolas, que por sua vez se ramificam em vasos capilares onde ocorrem as trocas gasosas entre o sangue e as clulas. Os capilares renem-se em vnulas que se renem em veias responsveis por conduzir o sangue at ao corao. As veias possuem vlvulas que impedem que o sangue retroceda (volte para trs). A circulao sangunea divide-se em: Gran de circulao conduz o sangue s clulas de todo o corpo. Pequ ena circulao conduz o sangue aos pulmes para receber oxignio.

Vous aimerez peut-être aussi