Vous êtes sur la page 1sur 12

Escola Secundaria Vitorino Nemsio Turma PA do ano lectivo 2012/2013.

Trabalho Elaborado por:

Diogo Martins n 6549

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

Este trabalho foi realizado por Diogo Martins da turma PA do curso profissional de gesto e programao de sistemas informticos do ano lectivo 2012/2013, no mbito da disciplina de arquitectura de computadores, como a professora Laudalina Arruda.

Placa de som
Placa de som um dispositivo de hardware que envia e recebe sinais sonoros entre equipamentos de som e um computador executando um processo de converso com um mnimo de qualidade e tambm para gravao e edio.

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

ndice
Folha de rosto .2 ndice..3 Historia..4 Introduo..4 Caractersticas das placas de som..5 Canais de udio...9

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

Histrico
Antes que se pensasse em utilizar placas, com processadores dedicados, os primeiros IBM PC/AT j vinham equipados com um dispositivo para gerar som, que mantm-se at hoje nos seus sucessores, os speakers, pequenos alto-falantes, apesar dos PCs atuais contarem com complexos sistemas de som tridimensional de altssima resoluo. O funcionamento destes dispositivos era, e ainda , bem primitivo. Um oscilador programvel recebe um valor pelo qual dividir a frequncia base, e um flip-flop, liga e desliga o alto-falante. No h como controlar o volume, mas isso no impede que ao utilizar-se de recursos de algoritmos bastante complexos, um programador possa conseguir um razovel controlo. Tanto o beep inicial que afirma que as rotinas de inicializao do computador foram concludas com sucesso, quando os beep informando falhas neste processo, e as musicas dos jogos so gerados do mesmo modo.

Introduo
O nome j diz tudo: as placas de som so dispositivos responsveis por prover o udio gerado em seu computador. No incio da era dos PCs, esse item nem existia - o nico dispositivo sonoro presente em alguns computadores era o "PC Speaker", utilizado at os dias de hoje para emitir avisos sonoros da placa-me. Mas, no demorou muito para as placas de som se tornarem comuns. Hoje, at difcil encontrar uma placa-me nova que no tenha uma placa de som integrada (onboard). Neste artigo, voc conhecer as principais caractersticas das placas de som e, a partir disso, ter meios de avaliar os vrios modelos desse componente disponveis no mercado.

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

Caractersticas das placas de som


Conversores ADC e DAC As placas de som so constitudas por dispositivos com um ou mais chips responsveis pelo processamento e emisso do udio gerado pelas aplicaes. Para que isso seja possvel nos computadores, necessrio trabalhar com sinais sonoros digitais. neste ponto que entra em cena os conversores denominados ADC (Analog-to-Digital Converter - Conversor Analgico-Digital) e DAC (Digital-to-Analog Converter Conversor Digital-Analgico). Ao ADC (tambm conhecido como Conversor A/D) cabe a tarefa de digitalizao dos sinais sonoros. A placa de som recebe esses sinais de um dispositivo externo, por exemplo, um microfone ou um instrumento musical. O som oriundo desses dispositivos disponibilizado por sinais analgicos. Todavia, os computadores s trabalham com informaes digitais, sendo necessrio, portanto, fazer uma converso de analgico para digital. exactamente isso que o ADC faz. Para ouvirmos o som emitido pelos computadores, conectamos placa de som caixas acsticas ou fones de ouvido. Para o udio chegar at os nossos ouvidos por esses dispositivos, necessrio fazer outra converso: a de sinais digitais (isto , os sinais trabalhados pela mquina) para sinais analgicos. Essa tarefa feita pelo DAC (tambm conhecido por Conversor D/A). claro que h situaes em que necessrio trabalhar com ambos os conversores ao mesmo. Isso possvel na maioria das placas de som, em um recurso denominado ful duplex.

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

Resoluo das placas de som comum encontrar nas especificaes das placas de som indicaes que sugerem que o dispositivo trabalha a 32, 64 ou 128 bits. Na verdade, a maioria das placas sonoras trabalha com resolues de 16 bits (as mais antigas trabalhavam apenas com 8 bits), com exceo para alguns modelos mais sofisticados, que podem trabalhar com mais bits. Os nmeros superiores a 16 informados nas especificaes, geralmente indicam a quantidade de tons simultneos que a placa pode trabalhar (polifonia). Os tradicionais 16 bits so suficientes para reproduzir com alta qualidade sonora os sons que somos capazes de ouvir, por isso no h a necessidade de trabalhar com mais bits. As placas que possuem 20 bits (ou mais) geralmente so usadas para evitar perda de qualidade em certas aplicaes. Isso significa que possuem alta fidelidade sonora, embora nem sempre notemos a diferena. Taxa de amostragem Muitas das placas de som atuais trabalham com uma taxa de amostragem de at 100 KHz (aproximadamente) e, dependendo do modelo, esse valor pode ser muito superior. Mas, o que isso quer dizer? Para entender, observe o grfico de onda abaixo:

A ilustrao representa um som na forma analgica. Como o computador trabalha apenas com sinais digitais, necessrio fazer uma converso, todavia, no possvel "capturar" todos os pontos do sinal. A freqncia determina o intervalo entre cada ponto capturado. Quanto mais pontos, mais fiel ser o udio. Veja um comparativo entre os grficos abaixo. Note que, com 11 KHz, a captura ser menor que com 44 KHz, indicando que a qualidade do udio ser inferior:

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

Repare que, com 44 KHz, o sinal digital (em vermelho) muito fiel ao sinal analgico (em azul), indicado boa qualidade de udio. No entanto, com 11 KHz, o sinal digital acaba no sendo fiel ao sinal analgico, causando perda de qualidade do udio.

Resposta de frequncia A resposta de frequncia indica a faixa de frequncias que a placa de som pode oferecer. Nos dispositivos mais comuns, esse intervalo fica entre 20 Hz e 20 KHz, um valor satisfatrio aos ouvidos humanos. Dependendo da frequncia, pode haver desvios, isto , perdas ou ganhos. Esse parmetro medido em decibis (dB). Placas que possuem esse desvio numa taxa inferior a 1 dB (para mais ou para menos) so indicadas para se obter uma boa qualidade de udio nos mais diversos tons.

SNR e THD O SNR (Signal to Noise Ratio ou Relao Sinal/Rudo) indica o nvel de rudo (uma espcie de interferncia) existente na placa de som. Esse indicativo medido em decibis. Placas de boa qualidade geralmente tm SNR acima de 90 dB.

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

Quanto ao THD (Total Harmonic Distortion ou Distoro Harmnica Total), trata-se de um indicativo do nvel de distoro, neste caso, um rudo captado durante a emisso do udio para as caixas de som ou para os fones. Essa medio feita em porcentagem e, quanto menor esse valor, melhor. curioso notar que nem sempre os fabricantes indicam os valores de SNR e THD. Geralmente, essas taxas s so especificadas quando a placa de som tem qualidade muito boa. Sintetizadores e MIDI Quando um som gerado no computador, o arquivo final costuma ficar muito grande, fazendo com que seja necessrio usar formatos de compactao de udio (como MP3 e Ogg Vorbis) e, principalmente, sintetizadores. Estes so "orientados" por um padro conhecido como MIDI (Musical Instrument Data Interface). Os arquivos MIDI so muito pequenos, se comparados aos formatos de udio tradicionais. Isso se deve ao fato desse formato conter, na verdade, seqncias de notas musicais. Assim, cabe aos sintetizadores a tarefa de seguir essas seqncias para gerar o udio. O sintetizador FM (Freqncia Modulada) um dos mais comuns, j que permite a gerao de udio na placa de som sem a necessidade de usar udio digitalizado. Os efeitos sonoros existentes em jogos, por exemplo, podem ser gerados dessa forma. Para garantir um udio mais real, as placas de som tambm podem utilizar um tipo de sintetizador conhecido como Wave Table. Por meio dele, possvel constituir udio atravs de amostras oriundas de instrumentos sonoros reais. Neste caso, as amostras podem ficar gravadas em uma memria prpria da placa de som. Esse sintetizador tambm pode ser emulado por software.

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

DSP (Digital Signal Processor) O DSP um item importante para a qualidade do udio, portanto, sua presena praticamente obrigatria em placas de som mais sofisticadas. Trata-se de um chip dedicado a processar informaes sonoras, liberando o processador do computador de tal tarefa. O DSP especialmente importante na edio de udio, j que torna mais rpida a aplicao de efeitos e de outros recursos de manipulao. Algumas placas-me de qualidade superior possuem DSPs integradas. Isso importante para evitar que o usurio tenha que comprar uma placa de som offboard (isto , uma placa de som "separada", no integrada placa-me) por falta de qualidade do udio onboard. Canais de udio Os canais de udio indicam quantas caixas de som voc pode conectar na placa. As mais simples suportam dois canais, isto , os canais direito e esquerdo. Placas que suportam, por exemplo, a tecnologia Surround, costumam ter canais extras para prover um melhor aproveitamento de tal recurso. O que quer dizer ento, sistemas de som 5.1, por exemplo? Esse nmero indica que a placa de som capaz de trabalhar com kits acsticos compostos por cinco caixas de som e uma caixa subwoofer (usada para tons graves). O mesmo vale para kits 6.1 e 7.1. Vale frisar, no entanto, que a expresso "canais de udio" tambm pode fazer aluso quantidade de sons que a placa pode executar ao mesmo tempo (a j mencionada polifonia)

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

Conexes As placas de som podem ter vrios tipos de conexes, tudo depende do modelo e da finalidade de uso do dispositivo. A lista abaixo mostra os tipos de conexo mais comuns: -MIC: entrada para microfone;

- Line-In: entrada para conectar aparelhos sonoros, como um rdio, por exemplo; - Line-Out: entrada para conectar caixas de som ou fone de ouvido; - Speaker: nesta entrada, pode-se ligar caixas de som sem amplificao; - Joystick/MIDI: entrada para ligar joystick (controle para jogos) ou instrumentos MIDI; - SPDIF: entrada para conexo de aparelhos externos.

10

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

No caso da conexo SPDIF (Sony/Philips Digital Interface), cabe uma observao: esse padro, na verdade, composto por vrios tipos de conexo, uma delas serve para conectar um drive de CD/DVD placa de som, fazendo com que esta tenha a tarefa de converter os sinais digitais para analgicos do udio de CDs de msica. Alm disso, o SPDIF tambm pode usar conectores pticos e coaxiais, onde pode-se ligar, por exemplo, um home theater.Como mostra a tabela abaixo, convencionou-se aplicar cores para cada conexo. Essas cores podem ser aplicadas nos dispositivos a serem encaixados, assim fica mais fcil localizar qual a entrada correta para cada um. Vale frisar, no entanto, que no so todas as placas que utilizam esse esquema. Aqui no InfoWester, por exemplo, j foi testada uma placa Sound Blaster X-FI Platinum cujos encaixes eram dourados.

Rosa Azul

MIC Line-In

Verde Line-Out Preto Speakers SPDIF e

Laranja

Subwoofer

11

Escola segundaria Vitorino Nemsio 2012/2013

Finalizando Como dito no incio desse artigo, a quase totalidade das placas-me atuais vm com placa de som integrada. Isso bom, j que representa uma despesa a menos na aquisio de um computador. Por outro lado, deve-se observar as caractersticas do udio oferecido para no comprar um produto de baixa qualidade. As placas-me de qualidade superior costumam oferecer um bom sistema de udio. Agora, se o que voc quer um som de altssima fidelidade e compatvel com as tecnologias de udio mais recentes, no tenha dvida, compre uma placa de som de qualidade. Assim voc ter uma tima experincia ao ouvir suas msicas, jogar seus games preferidos, assistir a um filme e, se for o seu caso, trabalhar com edio de udio. No se esquea de utilizar caixas de som ou fones de ouvido de qualidade para usufruir de tudo o que sua placa de som oferece!

12

Vous aimerez peut-être aussi