Vous êtes sur la page 1sur 4

Jornais Papis e Formatos

Essa semana vou fazer um especial jornal, onde, a cada dia desse semana, pretendo apresentar uma informao a respeito desse veculo: os Papis e Formatos existentes (abaixo), como comercializado o espao de anncio, formatos especiais de annciose outras formas de colocar propaganda em jornal, sem ser atravs de anncio.

Primeiramente vale a pena falar que jornal trabalha com impresso offset (o nosso colunista Roberto Marchesoni ainda vai explicar como isso funciona), mas, ao contrrio das grficas convencionais que trabalham com folhas de papel em diversos tamanhos para impresso em mquina plana, as grficas de jornais trabalham com bobinas de papelenormes, que so impressas em mquinas rotativas (clique aqui para assistir um vdeo de um parque grfico de jornal). Voc pode me perguntar Ento no posso imprimir um jornal em uma grfica convencional, que s tenha mquinas plana? Pode, desde que voc respeite os limites da folha, fazendo uma medida deste jornal que d aproveitamento dentro da folha, se informando antes com a grfica se ela trabalha com impresso da folha inteira ou meia folha. Ah, s que as grficas de mquina plana no trabalham com papel jornal, nem LWC (falo abaixo destes), voc ter que optar entre offset ou couch. Tipos de papel para jornais: Existem vrios papis, mas alguns so inclusive importados, por isso pouco utilizados, sendo que os mais usados so:
Papel jornal: o mais utilizado (at por ser o mais barato), que vemos na maioria das publicaes de grande circulao; Papel offset: a folha branquinha, igual o papel que voc utiliza em sua impressora, sendo que em grfica o mais utilizado o offset 70g, geralmente utilizado para cadernos especiais ou jornais de empresas; e LWC: tem um leve brilho nos dois lados do papel, lembrando um pouco o Couch, sendo mais utilizado por jornaizinhos promocionais de grandes magazines (Casas Bahia, Carrefour) por ter uma aparncia melhor. Quanto ao Formato, so trs os comumente utilizados para jornais, a saber:

Formato Standard a medida mais utilizada nos grandes jornais, pois aproveita o mximo da rea da chapa de impresso das mquinas offset. Nesse formato a mancha grfica da pgina (rea onde se imprime textos e imagens) mede 52,5 x 29,7 cm (existem variaes nos diversos jornais impressos nacionalmente), sendo que a rea total de papel (com bordas brancas) depois de impresso de 56 x 32 cm. H alguns anos tentou-se uma padronizao da altura da pgina (rea impressa) nessa medida, pois sempre

foi muito complicado para as agncias de grandes anunciantes terem que mudar a medida do anncio para cada jornal que seria veiculado.

Espao amplo para matrias, parece mais imponente (por ser grande), pode ser dividido em cadernos. Aspectos negativos: S pode ser impresso em editoras de grande porte e, por isso mesmo, s compensa rodar se for uma tiragem muito grande (acima de
Aspectos positivos:

30.000, pelo menos); devido seu tamanho que grande, o manuseio pelo leitor mais restrito (difcil ler em nibus, p.ex.); pelo formato maior, o custo com envio por correio tambm maior; exige grande volume de matrias. Formato Tabloide Formato utilizado para cadernos especiais encartados nos grandes jornais e alguns jornais que so distribudos em ruas, sendo que este formato resultado da diviso do formato Standard em duas partes ( a metade do formato). Nesse formato, a pgina possui uma mancha grfica de 26,5 x 29,7 cm (existem publicaes com variaes), entretanto existem variaes desse formato. O papel total de duas pginas impressas (pgina espelhada) de 56 x 32 centmetros (como se pode observar, a mesma medida da pgina Standard).

um formato ideal para se encartar em jornais de grande circulao que sejam no formato Standard, pois se encaixa facilmente no jornal dobrado (por serem a metade dele), por ser menor mais fcil se conseguir completar com notcias, podendo ser impresso em grficas de pequeno ou de mdio porte. Seu custo para postagem bom (por ser menor que o Standard) e mais fcil de ser manuseado pelo leitor nas diversas situaes (inclusive em transporte pblico). Aspectos negativos: no funciona quando se tem textos longos; pelo seu processo de produo s pode ser produzido em UM caderno (dois ter o preo dobrado, j que o trabalho maior). Formato Berliner (ou Germnico)
Aspectos positivos:

Formato criado na Europa e introduzido recentemente no mercado nacional, sendo que sua utilizao vem crescendo por questo de economia e praticidade para o leitor. um pouco mais alto que o tabloide e esse formato traz um melhor aproveitamento do papel, sendo a mancha grfica de por pgina de 24,5 x 40cm (podendo haver variaes) e a rea total de papel de cada pgina de 28 x 42 cm.

um formato que tem menor custo para impresso, j que tem a largura do tabloide (portanto so impressos dois exemplares lado a lado, na rea da chapa; extremamente prtico para o leitor, por ser menor, podendo ser manuseado na rua, no transporte, etc. Aqui em Jundia temos o Jornal Bom Dia (ao lado) que migrou para esse formato e apesar de no incio acharmos que no daria certo, hoje, como leitora, posso afirmar que muito mais prtico (at estranho pegar os outros jornais local que so Standard). Aspectos negativos: formato que necessita se repensar o volume de informao (tem-se que trabalhar pensando em uma diagramao de tabloide, com menos texto); alm disso ainda so poucas grficas que sabem (e querem) trabalhar com esse formato e tm as informaes a respeito de medidas para passar s agncias.
Aspectos positivos:

http://tudibao.com.br/2010/07/jornais-papeis-formatos.html

Vous aimerez peut-être aussi